Вы находитесь на странице: 1из 35

SANTA E DIVINA LITURGIA DE SO JOO CRISSTOMO

MISSA BIZANTINA POLIFNICA


(4 VOZES)
BIBLIOGRAFIA

R.P. COUTURIER
IGREJA DE SO BASLIO
Rua Repblica do Lbano, 17 - Centro Rio de Janeiro - RJ CEP: 20061- 030 - Tel.: (21) 2222.1762 Missa todos os Domingos, s 11h00min horas.

FAVOR DEIXAR ESTE LIVRO NO BANCO DA IGREJA

INCIO DA MISSA
CELEBRANTE:

Bendito

seja o reino do Pai, do Filho e do Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos.

CORAL:

CELEBRANTE:

Em paz oremos ao Senhor.

CORAL:

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Pela paz que vem do alto e pela salvao de

nossas almas, oremos ao Senhor.

CORAL: Repetio da anterior

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Pela paz do mundo inteiro, pela estabilidade das Santas Igrejas de Deus e pela unio de todas, oremos ao Senhor.

CORAL:

P- Senhor, tende piedade.

3
CELEBRANTE:

Por esta casa santa e pelos que nela entram com f, devoo e temor de Deus, oremos ao Senhor.

CORAL: Repetio da anterior r

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Pelo nosso Arcebispo N...., pela ordem venervel dos sacerdotes, pelo Diaconato em Cristo e por todo o clero e o povo, oremos ao Senhor.
CORAL:

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Pelos

nossos

governantes,

seus

auxiliares,

as foras

armadas e pela sua assistncia em toda obra boa, oremos ao Senhor.


CORAL: Repetio da anterior

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Por esta cidade, por toda cidade e aldeia, e pelos fiis que nelas residem, oremos ao Senhor.

CORAL:

P- Senhor, tende piedade.

4
CELEBRANTE:

Pela salubridade do ar, pela abundncia dos frutos da terra e por tempos pacficos, oremos ao Senhor.

CORAL: Repetio da anterior

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Pelos que viajam por mar, terra e ar, pelos doentes, aflitos, encarcerados e pela sua salvao, oremos ao Senhor.

CORAL:

Uma vez

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Para que sejamos livres de toda aflio, ira, perigo, e necessidade, oremos ao Senhor.

CORAL:

Uma vez

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Socorrei-nos, salvai-nos,

tende

piedade

de

ns

conservai-nos, Deus, pela vossa graa.


CORAL:

ltima

P- Senhor, tende piedade.

5
CELEBRANTE:

Comemorando nossa santssima, purssima, bendita e gloriosa Senhora, Me de Deus e sempre Virgem Maria, e todos os Santos, recomendemo-nos, ns mesmos, uns aos outros, e toda nossa vida, a Cristo, nosso Deus.

CORAL:

P- A Vs, Senhor.

CELEBRANTE:

Porque a Vs se deve toda glria, honra e adorao, Pai, Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos.

CORAL:

PROCISSO DO SANTO EVANGELHOI

- De p -

P- Pela intercesso da + Me de Deus, Salvador, salvai-nos (3 vezes). + Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm! Filho Unignito de Deus, sempre imortal, / que quisestes para a nossa salvao/ encarnar-Vos da Santa Me de Deus e sempre Virgem Maria,/ e fazer-Vos homem sem deixar de ser Deus;/ fostes crucificado,/ Cristo, nosso Deus,/ vencendo a morte pela morte;/ Vs que sois uma das pessoas da Santssima Trindade,/ glorificada com o + Pai e o Esprito Santo,/ salvai-nos.

7
CORAL:

S- Vinde, adoremos e prostremo-nos ante o Cristo. P- Salvai-nos, Filho de Deus, Vs que ressuscitastes dos mortos, a ns que Vos cantamos. Aleluia!

P- Medianeira dos cristos, nunca repelida/ Vs que intercedeis continuamente junto ao Criador,/ no desprezeis a voz suplicante dos pecadores;/ mas, Vs que sois Bondosa,/ vinde em nosso socorro,/ a ns que Vos clamamos com f./ Apressai-Vos em interceder por ns;/ instai as Vossas splicas, Me de Deus,/ que velais sempre pelos que Vos honram. LITURGIA DA PALAVRA 2.1- Trisaon = (Trs vezes Santo)

S- Porque sois santo, nosso Deus, e ns Vos rendemos glria, + Pai, Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. P- Amm!

P- + Santo Deus,/ Santo Poderoso,/ Santo Imortal, tende piedade de ns (3 vezes). + Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm! Santo imortal, tende piedade de ns. + Santo Deus,/ Santo Poderoso,/ Santo imortal, tende piedade de ns.

8 NO NATAL, EPIFANIA, PSCOA e PENTECOSTES, canta-se o O SIIS KRISTON

(vide no final)

3 X)

CELEBRANTE:

EPSTOLA
S- Fiquemos atentos! S- A Sabedoria! Fiquemos atentos! S- + Paz a ti, leitor!

- Sentados (O Leitor l Epstola)

CORAL:

EVANGELHO
CELEBRANTE:

A Sabedoria! Fiquemos de p! Escutemos o Santo Evangelho segundo So ... Paz a todos.

CORAL:

P- + E a teu esprito. CELEBRANTE: CORAL:

Leitura do Santo Evangelho segundo So ...

P- Glria a Vs, Senhor, glria a Vs!

Terminada a leitura, o coral repete:


CORAL:
(se tem um bispo)

P- Glria a Vs, Senhor, glria a Vs.

- HOMILIA -

.LITURGIA EUCARSTICA.
INTERCESSO
CELEBRANTE:

10

Digamos todos, de toda nossa alma e de todo nosso esprito, digamos:

CORAL: Uma vez

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Senhor Onipotente, Deus de nossos pais, ns Vos suplicamos, ouvi-nos e tende piedade de ns.

CORAL:

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Tende piedade de ns, Deus, segundo vossa grande misericrdia, ns Vos suplicamos, ouvi-nos e tende piedade de ns.

CORAL:

Uma vez

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

CORAL:

Rogamos ainda pelo nosso Arcebispo N..., pela venervel ordem dos Sacerdotes, pelos Diconos, pelos Religiosos, pelas Religiosas e por todo Irmo nosso em Cristo.

Uma vez

P- Senhor, tende piedade.

CORAL: Uma vez

11

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Rogamos ainda, implorando misericrdia, vida, paz, sade, salvao, visita de Deus, perdo e remisso dos pecados dos servos de Deus que habitam nesta cidade.

CORAL: Uma vez

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Rogamos ainda pelos bem-aventurados fundadores desta Igreja santa, cuja memria eterna; por todos os nossos pais e irmos mortos que, fiis f verdadeira, repousam piedosamente aqui e em toda parte do universo.

CORAL: Uma vez

P- Senhor, tende piedade. CELEBRANTE:

Rogamos ainda por aqueles que ofertam frutos a este santo e venervel templo, por seus benfeitores, por aqueles que nele se afadigam e cantam e por este povo, aqui presente, que espera de Vs a grande e abundante misericrdia.

CORAL: Uma vez

P- Senhor, tende piedade. CORAL:

12
CELEBRANTE:

A fim de que, protegidos sempre pelo vosso poder, Vos rendamos glria, Pai, Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos.

CORAL:

De p

PROCISSO DAS OFERTAS P- Ns, que misticamente representamos os Querubins/ e cantamos o hino trs vezes santo Trindade Vivificadora,/ ponhamos de lado toda preocupao

temporal/ para que possamos acolher o Rei do universo. CORAL:


I-

S- Que o Senhor Deus se lembre de ns todos em seu reino, a todo momento, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. 13 P- Amm!
S- Inteno da missa: O sacerdote cita a (as) inteno (es). P- Que as legies dos anjos acompanham invisivelmente. Aleluia! Aleluia! Aleluia!

CELEBRANTE: CORAL: CELEBRANTE:

Pela misericrdia de vosso Filho Unignito com o qual 14 sois bendito, assim como vosso santssimo, bom e 2 CREDO E SCULO DA PAZoferecidos, oremos ao Pelos preciosos dons que foram vivificante Esprito, agora e sempre e pelos sculos Senhor. Completemos nossa orao ao Senhor. P-PSenhor, PSenhor, + E a tende teu tende esprito. piedade. piedade. dosa sculos. Paz todos!

CELEBRANTE:

CORAL: SAmemo-nos uns aos outros para confessarmos em unidade CELEBRANT 15 de esprito. E: P- O Pai, o Filho e o Esprito Santo, Trindade consubstancial e indivisvel. CELEBRANTE: S- Amemo-nos uns aos outros para confessarmos em unidade de esprito. P- O Pai, o Filho e o Esprito Santo, Trindade consubstancial e indivisvel.

CORAL:

CELEBRANTE:

CELEBRANTE:

Com sabedoria fiquemos atentos.

POVO:

POVO:

Creio em um s Deus,/ Pai todo-poderoso;/ Criador do cu e da terra,/ de todas as coisas visveis e invisveis, / Creio em um s Senhor, Jesus Cristo, / Filho Unignito de Deus,/ nascido do Pai antes de todos os sculos: / Deus de Deus,/ Luz da Luz,/ Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;/ gerado, no criado,/ consubstancial ao Pai./ Por Ele todas as coisas foram feitas./ E por ns, homens, e para a nossa salvao,/ desceu dos cus;/ e se encarnou pelo Esprito Santo,/ no seio da Virgem Maria,/ e se fez homem./ Tambm por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos;/ padeceu e foi sepultado./ Ressuscitou ao terceiro dia,/ conforme as Escrituras,/ e subiu aos cus,/ onde est sentado a direita do Pai./ E de novo h de vir, em sua glria,/ para julgar os vivos e os mortos;/ e seu reino no ter fim./ Creio no Esprito Santo,/ Senhor que d a vida,/ que procede do Pai e do Filho;/ e com o Pai e o Filho/ adorado e glorificado;/ Foi Ele que falou pelos profetas./ Creio na Igreja/ una, santa, catlica e apostlica./ Professo um s batismo para remisso dos pecados./ E espero a ressurreio dos mortos/ e a vida do mundo que h de vir. Amm.

16

ORAO EUCARSTICA
S- Fiquemos A graa de respeitosamente Nosso Senhor Jesus de p, Cristo, fiquemos o amor de p decom Deus temor, Pai e a CORAL: CELEBRANTE: estejamos P+ AE misericrdia com teu atentos esprito! depara paz, o PREFCIO oferecer sacrifcio em de louvor. paz a santa oblao. comunho do Esprito Santo estejam com todos vs.

S- Com estas potncias bem-aventuradas,/ ns tambm, Senhor amigo dos Homens,/ clamamos e dizemos:/ sois Santo e Santssimo./ Vs, Vosso Filho Unignito e Vosso Esprito Santo./ Sois Santo e Santssimo/ e magnfica Vossa glria./ Vs que amastes tanto o Vosso mundo/ que destes o Vosso Filho Unignito,/ para que todo aquele que nEle cr no perea,/17 mas tenha a vida eterna./ Ele veio/ e, tendo cumprido toda a sua misso a nosso respeito,/ na noite em que foi entregue,/ ou melhor, em que se entregou a si mesmo para a vida do CELEBRANTE: P- digno e justo o Pai, o Filho e osantas, Esprito mundo,/ tomando o adorar po entre as suas mos/ puras e imaculadas,/ rendeu graas,/o Santo, Trindade consubstancial e indivisvel. abenoou/, santificou,/ partiu/ e deu seus santos discpulos e apstolos, dizendo:/ CORAL: CELEBRANTE: SRendamos graas ao Senhor. S- Elevemos PNs osaos temos nossos SANTO para coraes o Senhor. ao alto. CORAL:

CORAL:

18

P- Santo, Santo, Santo, o Senhor dos Exrcitos;/ o cu e a terra esto cheios S- Tomai, comei, isto o meu Corpo que partido por vs, para a remisso de Vossa glria./ Hosana nas alturas. Bendito seja o que vem em nome do CELEBRANTE: CONSAGRAO: Senhor./ Hosana alturas! dos pecados. P-nas + Amm!

19
CELEBRANTE:

S- Bebei todos dele, isto o meu Sangue, o da Nova Aliana, que derramado por vs e por muitos, para a remisso dos pecados. P- + Amm!

CORAL:

C- Lembrando-nos deste mandamento do Salvador e de tudo o que se realizou por ns: a cruz, o tmulo, a ressurreio ao terceiro dia, a ascenso ao cu, a entronizao direita do Pai, a segunda e gloriosa vinda.

S- O que Vosso do Vosso, ns Vos oferecemos em tudo e por tudo. P- Ns Vos louvamos, Vos bendizemos, Vos rendemos graas, Senhor, e vos suplicamos, nosso Deus. CORAL:

20
HINO A NOSSA SENHORA

CELEBRANTE:

Especialmente a nossa Santssima, Purssima, Bendita e Gloriosa Senhora, Me de Deus e sempre Virgem Maria.

P- verdadeiramente justo glorificar-Vos,/ Me de Deus,/ que sois bem-aventurada para sempre,/ isenta de todo pecado/ e Me de nosso Deus./ Sois mais venervel que os Querubins,/ incomparavelmente mais gloriosa que os Serafins./ Vs que gerastes o Verbo de Deus,/ sem deixar de ser Virgem./ A Vs que sois realmente a Me de Deus,/ ns Vos exaltamos. CORAL:

21 21

21 A AOS SANTOS

S - Ns Vos oferecemos tambm esta adorao espiritual pelo santo profeta e precursor Joo Batista, pelos santos e gloriosos Apstolos dignos de todo louvor, pelo(s) Santo(s) N..., cuja memria hoje celebramos e todos os Vossos Santos. P - Pelos seus rogos, Senhor, olhai para ns. AOS MORTOS

S - Lembrai-Vos tambm dos que adormeceram com ressurreio para a vida eterna, (especialmente de N...). P - Dai-lhes o descanso onde brilha a luz de Vossa Face. AOS VIVOS

esperana

na

S - Oferecemo-Vos ainda esta adorao espiritual pelo universo, pela Santa Igreja Catlica e Apostlica. P - Dai a todos a salvao.

SANTOS APSTOLOS PEDRO E PAULO


(Mosaico na Baslica de So Paulo. Harissa, Lbano)

Lembrai-vos, Senhor em primeiro lugar, do bemE concedei-nos que numa s voz e num s corao, 22 aventurado Sumo Pontfice, o Papa N..., de se nosso Patriarca MEMENTO S- Lembrai-Vos, Senhor, dos benfeitores e daqueles que lembram glorifiquemos e celebremos vosso Nome venerveldos e N..., de nosso Arcebispo N..., concedei ae vossas Santas CELEBRANTE: E que a misericrdia de nosso grande Deus Salvador, pobres. magnfico, Pai, Filho e Esprito Santo, agora e sempre e que eles vivam longos dias, em paz, sade e honra, CELEBRANTE: CELEBRANTE: Jesus Cristo, esteja com todos vs. PEnviai sobre todos Igrejas a Vossa misericrdia. CORAL: pelos sculos dos sculos. P- + EE decom todos de todas. CORAL: CORAL: teue esprito. AOS BENFEITORES distribuindo fielmente a palavra de vossa verdade.

Para que o nosso Deus, amigo dos homens, que se dignou


CELEBRANTE: CORAL: CORAL: CELEBRANTE: CORAL: CORAL: CELEBRANTE:

recebe-los sobre o seu altar santo, celeste e imaterial, 23 Tendo lembrado todos os santos, ainda e novamente Pelos preciosos dons que foram oferecidos e santificados, como odor deinteiro perfume espiritual, envie em troca a em paz, oremos ao Senhor. Que este dia seja perfeito, nos santo, pacfico e sem oremos ao Senhor. pecado, roguemos Senhor. PPP- Senhor, Senhor, Concedei-nos, tende tende oremos piedade. Senhor. piedade. ao SPLICA graa divina e o ao dom do Esprito Santo,

24
CELEBRANTE:

Um anjo de paz, guia fiel, guarda de nossas almas e de nossos corpos, roguemos ao Senhor.

CORAL:

P- Concedei-nos, Senhor. CELEBRANTE:

O perdo de nossos pecados e a remisso de nossas culpas, roguemos ao Senhor.

CORAL:

P- Concedei-nos, Senhor. CELEBRANTE:

Os bens teis s nossas almas e a paz para o mundo, roguemos ao Senhor.

CORAL:

P- Concedei-nos, Senhor. CELEBRANTE:

O restante de nossa vida passado na paz e na penitncia, roguemos ao Senhor.

CORAL:

P- Concedei-nos, Senhor.

25
CELEBRANTE:

O fim de nossa vida cristo, pacfico, isento de dor e de remorso, e uma boa defesa perante o temvel tribunal de Cristo, roguemos ao Senhor.

CORAL:

P- Concedei-nos, Senhor. CELEBRANTE:

Pedindo a unidade na f e a comunho do Esprito Santo, recomendemo-nos, ns mesmos, uns aos outros e toda nossa vida a Cristo, nosso Deus.

CORAL:

P- A Vs, Senhor. CELEBRANTE:

E tornai-nos dignos, Senhor, de ousar, com confiana e sem condenao, chamar-Vos Pai, a Vs que sois o Deus Celeste, e dizer: ORAO DOMINICAL

(de p.)

POVO:

Pai nosso que estais nos cus, santificado seja o vosso nome, venha a ns o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no cu. O po nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido. E no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal. Porque a Vs pertence o reino, o poder e a glria, Pai, Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos.

CELEBRANTE:

26 INCLINAO DA CABEA

CELEBRANTE:

Paz a todos.

CORAL:

P- + E a teu esprito.

CELEBRANTE:

Inclinai vossas cabeas ante o Senhor.

CORAL:

P- Diante de Vs, Senhor.

CELEBRANTE:

Pela graa e misericrdia e pelo amor que aos homens, tem o vosso Filho unignito, com o qual sois bendito, assim como o vosso santssimo, bom e vivificante Esprito, agora e sempre e pelos sculos dos sculos.

CORAL:

P- Senhor Jesus Cristo, nosso Deus, olhai da vossa santa morada e do trono de glria de vosso Reino. Vinde santificar-nos, Vs que estais sentado no Alto, com o Pai e que estais presente aqui conosco de modo invisvel. Tornai-nos dignos, pela vossa mo poderosa, de participar de vosso Corpo puro e de vosso Sangue precioso e por nosso intermdio, distribui-los a todo o povo.

27 ELEVAO DA HSTIA

CELEBRANTE: POVO:

Fiquemos atentos! O que Santo, aos Santos! Um s Santo, um s o Senhor, Jesus Cristo, para a glria de Deus Pai. Amm!

CORAL:

A SANTA COMUNHO
CELEBRANTE: POVO:

Com temor de Deus, f e amor, aproximai-vos. Amm! Amm! Bendito seja O que vem em nome do Senhor,/ o Senhor Deus e nos apareceu.

CORAL:

Aps a Comunho:
CELEBRANTE:

28

Deus, salvai o vosso povo e abenoai a vossa herana. Vimos a verdadeira luz,/ recebemos o Esprito Celeste,/ encontramos a f verdadeira,/ adorando a Trindade Indivisvel,/ porque Ela nos salvou.

POVO:

CORAL:

CELEBRANTE:

Bendito seja o Nosso Deus a todo momento, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Sejam nossas bocas, Senhor,/ cheias de Vossos louvores,/ porque nos tornastes dignos de participar de Vossos Mistrios/ Santos, Imortais e Puros./ Guardai-nos na santidade para cantar Vossa glria/ e proclamar Vossa justia o dia inteiro./ Aleluia! Aleluia! Aleluia!

POVO:

AO DE GRAAS

CELEBRANTE:

Ficai de p, Vs que recebestes os mistrios de Cristo, divinos, santos, puros, imortais, celestes, vivificantes e temveis, para darmos ao Senhor dignas aes de graas.

CORAL:

P- Senhor, tende piedade.

29
CELEBRANTE e POVO:

Ns Vos rendemos graas, Senhor, amigo dos homens e benfeitor de nossas almas, porque nos tornastes dignos, neste dia tambm, dos vossos mistrios celestes e imortais. Endireitai nosso caminho, firmai-nos todos em vosso temor, velai sobre a nossa vida e dai segurana a nossos passos, pelos rogos e intercesso da gloriosa Me de Deus e sempre Virgem Maria e de todos os vossos santos, porque sois nossa santificao e ns Vos rendemos glria, Pai, Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos.

CORAL:

CELEBRANTE:

Vamos em paz.

CORAL:

P- Em nome do Senhor. CELEBRANTE: CORAL:

Oremos ao Senhor.

P- Senhor, tende piedade.

CELEBRANTE:

Senhor, Vs que abenoais os que Vos bendizem e santificai os que Vs confiam, salvai o Vosso povo e abenoai a Vossa herana. Conservai a plenitude da Vossa Igreja, santificai os que prezam a beleza de Vossa casa; em troca, dai-lhes a glria pelo Vosso divino poder; e no nos abandoneis, ns que em Vs confiamos; dai a paz ao Vosso mundo, s Vossas Igrejas, aos sacerdotes, aos nossos governantes, as foras armadas e a todo o Vosso povo, porque todo dom excelente e toda ddiva perfeita vem do alto, procedente de Vs Pai das luzes; e ns Vos rendemos glria, ao de graas e adorao, Pai, Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos.

CORAL:

30

P- Bendito seja o nome do Senhor, agora e sempre.


(3 vezes)

(3 x)

A BENO FINAL
CELEBRANTE:

Oremos ao Senhor.

CORAL:

P- Senhor, tende piedade.

CELEBRANTE:

(Abenoando o povo): A beno do Senhor e sua misericrdia desam sobre vs por sua graa e seu amor pelos homens, a todo momento, agora e sempre e pelos sculos dos sculos.

CORAL:

31 DESPEDIDA (APOLICIS)

CELEBRANTE:

Glria a Vs, Cristo, nossa esperana, glria a Vs. Cristo, nosso verdadeiro Deus, (aos domingos: que ressuscitastes dos mortos) pela intercesso de vossa Me purssima, dos santos e gloriosos Apstolos dignos de todo louvor, de nosso santo Pai Joo Crisstomo, Arcebispo de Constantinopla, (de So N..., padroeiro desta Igreja Santa), dos Santos cuja memria recordamos, dos santos e justos Avs de Cristo Deus, Joaquim e Ana, e de todos os Santos, tende piedade de ns e salvai-nos, porque sois bom e amigo dos homens. Pelas oraes dos nossos santos Padres, Senhor Jesus Cristo, nosso Deus tende piedade de ns.

CORAL:

(se tem um bispo)

In Memoriam: Raymond Khalil Gebara (1924-2001) Georges Gebara (1957-2000)

NO NATAL, EPIFANIA, PSCOA e PENTECOSTES canta-se no lugar do AGHIOS.


(3 x)

+ Vs todos que fostes batizados no Cristo, vos revestistes do Cristo. Aleluia! (3 vezes). + Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm! Vos revestistes do Cristo. Aleluia! + Vs que fostes batizados no Cristo,/ vos revestistes do Cristo./ Aleluia!

NO NATAL, EPIFANIA, PSCOA, PENTECOSTES, canta-se no lugar do AGHIOS

QUEM FOI SO CRISSTOMO


So Joo Crisstomo (que significa Boca de Ouro), Arcebispo de Constantinopla, Doutor da Igreja Catlica, nasceu em Antioquia no ano de 344. conhecido pela sua eloqncia e estrita observncia da F Catlica transmitida pelos Apstolos. Seu rigor e zelo reformador dos costumes de seu tempo valeram-lhe, decretado pelos poderosos, o exlio onde ele faleceu no ano de 407. Deixou um grande legado de obras religiosas, entre as quais a missa conhecida pelo seu nome e que celebrada at hoje no rito bizantino. Foi contemporneo de So Baslio, o Magno, tambm doutor da Igreja Catlica.

HOMILIA PASCAL DE SO JOO CRISSTOMO


Quem tiver piedade e amor a Deus, regale-se nesta gloriosa e brilhante festa; quem for servo bom, entre alegre no gozo de seu Senhor; quem suportou a fadiga do jejum, receba agora o denrio; quem trabalhou desde a primeira hora, receba hoje o seu justo salrio; quem veio aps a terceira hora, festeje com gratido; quem chegou aps a sexta hora entre sem hesitar, porque no ser castigado; quem atrasou-se at a nona hora, venha sem receio; quem chegou somente na undcima hora, no tenha medo por causa de sua demora, porque o Senhor generoso, acolhe o ltimo como o primeiro; remunera o operrio da undcima hora como o da primeira; cobre um com sua misericrdia e outro com sua graa; a um d, a outro perdoa; aceita as obras e abenoa a inteno; recompensa o trabalho e louva a boa vontade. Entrai, pois, todos no gozo de Nosso Senhor; primeiros e ltimos recebei a recompensa; ricos e pobres, alegrai-vos juntos; justos e pecadores, honrai este dia; vs que jejuastes e vs que no jejuastes, regozijai-vos uns com outros; a mesa farta, saciai-vos vontade; o vitelo gordo, que ningum se retire com fome; tomai todos parte no banquete da f; participai todos da abundncia da graa; que ningum se queixe de fome, porque o reino universal foi proclamado; que ningum chore por causa de seus pecados, porque o perdo jorrou do tmulo; que ningum tema a morte, porque a morte do Salvador nos libertou a todos. O Salvador destruiu a morte, quando a ela se submeteu; despojou o inferno, quando nele desceu; o inferno tocou seu corpo e foi aniquilado. Foi isto que profetizou Isaias, exclamando: o inferno foi aniquilado e arruinado; aniquilado e menosprezado, aniquilado e executado, aniquilado e espoliado, aniquilado e subjugado. Agarrou um corpo e encontrou um Deus; apossou-se da terra e achou-se defronte ao cu; pegou no que viu e caiu donde no viu. Onde est a tua vitria, inferno? Onde est o teu aguilho, morte?. Cristo ressuscitou e foste arrasada: Cristo ressuscitou (Todos-Verdadeiramente ressuscitou!) e os demnios foram vencidos; Cristo ressuscitou (TodosVerdadeiramente ressuscitou!) e os Anjos rejubilaram-se; Cristo ressuscitou (Todos- Verdadeiramente ressuscitou!) e a vida foi restituda; Cristo ressuscitou (Todos- Verdadeiramente ressuscitou!) e no ficou morto nenhum no tmulo, porque Cristo, pela sua ressurreio dos mortos, tornou-se primcias de todos os mortos. A Ele a glria e o poder pelos sculos dos sculos. Amm.
(Esta homilia faz parte da Liturgia Bizantina da Missa da Ressurreio).

Вам также может понравиться