Вы находитесь на странице: 1из 19

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

ANA MARGARIDA ARRUDA1 CATARINA VIEGAS2 PATRCIA BARGO3

Na Alcova de Santarm, o consumo de produtos alimentares de origem andaluza est testemunhado desde o sculo VIII a.C. atravs da importao de vinho e de preparados de peixe, mas tende a intensificar-se na viragem da Era. As nforas romanas produzidas na baa gaditana so o objecto deste trabalho, sendo aqui apresentados os seus tipos, e discutidas as suas morfologias e contedos. Se a origem destes contentores no levanta grandes dvidas, a sua cronologia ser tambm perspectivada tendo em considerao os dados que as sequncias estratigrficas, obtidas durante os extensos trabalhos de campo, proporcionaram. Os contentores fabricados na Btica meridional, e que transportaram vinho, azeite e preparados de peixe para a Alcova de Santarm, so objecto de anlise, o que permitiu discutir, num centro de consumo, o processo de romanizao dos contentores verificado nos centros produtores, concretamente os que se localizavam na Btica. Durante a poca republicana, estas nforas chegaram acompanhadas de outras de diferentes origens e de contedos diversos. Durante o Alto Imprio, a actual Andaluzia continuou a abastecer a antiga colnia scallabitana de produtos alimentares, estando os preparados de peixe documentados em nforas Dressel 7/11, ainda que outras regies, como por exemplo a prpria Lusitnia, se tenham tambm constitudo enquanto centros abastecedores.

In the Alcova of Santarm the consumption of alimentary products from

Andaluzia is well known since the 8th century BC (through the wine and fish sauces importations), but in the turning of the Era this trade tends to intensify. The study of the roman amphoras produced in the Cadiz Bay is the gold of this paperwork, therefore the different amphora types, its morphology and its contents are here presented. Through the stratigrafic sequence data that the archaeological diggings revelled, we will discuss chronologies and try to establish a life time term to each type of amphora. This kind of analyses will allow us to study the Romanisation process that took place in Baeticas pottery. During the Roman republic the amphora trade was made along with other amphorae of different origins with several contents. This trade continued during the 1st and 2nd centuries BC, where the Baetican fish sauces, putted in to Dressel 7-11 amphora, were dominant, although other regions, like Lusitania, also supplied this Roman colony.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

279

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

1. Introduo: o stio, os trabalhos de campo e a diacronia da ocupao A actual cidade de Santarm, que corresponde colnia romana de Scallabis, situa-se na margem direita do Tejo, aproximadamente a 80 km da sua foz. Localiza-se sobre um amplo planalto, sobranceiro ao rio Tejo, escarpado nas vertentes sul, este e oeste, implantado no macio calcrio estremenho.

Fig. 1 Localizao de Santarm no actual

Fig. 2 Localizao da Alcova de Santarm na Carta Militar 1:25 000.

territrio portugus.

O stio possui uma acessibilidade favorvel do ponto de vista fluvio-martimo, podendo ter funcionado, na Antiguidade, como porto com acesso ao interior. A sua proximidade do rio, aliada implantao em altura, confere ao planalto uma posio estratgica fundamental, de grande domnio visual sobre o Tejo e as lezrias envolventes. A rea escavada na Alcova de Santarm tem j uma considervel extenso, o que possibilitou traar um quadro relativamente preciso da diacronia da ocupao deste stio arqueolgico. Ainda que a sua ocupao humana possa remontar Idade do Bronze, parece ser durante a Idade do Ferro que a importncia do stio se assume plenamente. A poca romana republicana, sobretudo nos seus momentos finais, est tambm muito bem documentada, o que parece natural dada a funo que ter desempenhado durante o pretorado de Csar. Do perodo imperial restam abundantes testemunhos, tanto arquitectnicos como ao nvel do esplio, com particular incidncia no alto Imprio. A ocupao islmica foi intensa e manifesta-se sobre-

280

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

tudo por um impressionante conjunto de silos escavados no calcrio. A longa diacronia da ocupao da Alcova de Santarm, e sobretudo os silos e fossas construdos durante o perodo muulmano, foram, no entanto, responsveis pelo mau estado de conservao de alguns nveis arqueolgicos, muito particularmente dos que correspondem aos momentos finais da ocupao romana.

2. As nforas romanas da baa gaditana no conjunto das importaes anfricas de poca romana A importao de produtos alimentares envasados em nforas uma realidade na Alcova de Santarm desde os primeiros momentos da ocupao sidrica, sendo, contudo, durante a poca romana que esta importao est atestada de forma mais significativa. O momento melhor documentado no que respeita s importaes anfricas , sem dvida, a poca republicana, momento em que a futura provncia da Btica e a Itlia se assumem como os centros abastecedores por excelncia, apesar de algumas nforas norte africanas desta cronologia terem sido tambm recolhidas. O perodo compreendido entre a segunda metade do sculo I a.C. e o final do sculo I d.C. registou o maior nmero de exemplares de provenincia andaluza, onde se encontrou igualmente uma grande diversidade de formas e contedos, que atestam que a futura provncia da Btica foi o centro abastecedor, por excelncia, das populaes que aqui habitavam. As produes costeiras da actual Andaluzia, em momentos tardo-republicanos ou mesmos durante o principado de Augusto, so maioritrias. Apesar de estarem documentadas grandes quantidades de nforas produzidas no vale do mdio e alto Guadalquivir, concretamente Haltan 70, Classe 67 e Oberaden 83, as primeiras so claramente dominantes. Essa situao mantm-se durante o Alto-Imprio, com a importao de significativas quantidades de nforas de preparados de peixe, nas formas Dressel 7 a 11, e com o azeite btico a chegar em nforas Dressel 20 produzidas no vale do Guadalquivir. Durante todo o sculo I d.C., esto tambm j presentes alguns exemplares de produo lusitana, sob a forma arcaica da Dressel 14 (Arruda, Viegas e Bargo, no prelo). A partir de meados do sculo II d.C., as importaes de nforas oriundas da baa gaditana diminuem drasticamente, estando apenas documentados escassos fragmentos de Beltrn II. A presena de nforas lusitanas agora significativa (Arruda, Viegas e Bargo, no prelo) e foram recolhidos escassos exemplares norte-africanos. Importa ainda referir que a amostra que objecto deste estudo se reporta apenas s nforas da baa gaditana recolhidas entre 1983 e 1998. Ficaram pois a aguardar estudo posterior as que foram exumadas nos trabalhos levados a efeito entre 1999 e 2001, estudo esse, que tendo em conta os dados de outras categorias cermicas j analisadas, no dever alterar significativamente o quadro formal e cronolgico agora apresentado. Os dados quantitativos relativos s produes do Guadalquivir (em estudo por Rui Almeida) abarcam j a totalidade da amostra. Assim, as comparaes entre as duas reas da Andaluzia so sempre feitas em termos percentuais e nunca em nmeros estritos, indicando pois tendncias, e, naturalmente, estaro sujeitas a alteraes posteriores.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

281

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

3. poca republicana 3.1. As formas Tipo 9.1.1.1. de Ramon Torres Na Alcova de Santarm, foram recolhidos seis fragmentos de bordo de uma pequena nfora inspirada em modelos pnicos de produo ocidental. Trata-se do tipo T.9.1.1.1. (E2 de Cdis, e de Muoz, CC.NN de Sanmart) (Ramon Torres, 1995, p. 227). No conjunto escalabitano, apenas um fragmento de origem norte-africana. Os exemplares gaditanos, que tambm no so abundantes, representam cerca de 1 2% do conjunto republicano e apresentam bordos e paredes verticais, espessados internamente. A cronologia destas nforas est bali2 zada entre o final do sculo IV (segundo a cronologia do Cerro Macareno) e o sculo I a.C., e o seu contedo pisccola est atestado atravs da iconografia, tendo sido encontradas estampilhas de cartelas com 3 atuns em alguns exemplares da baa gadi10 cm tana. A sua produo est documentada em vrios locais da rea de Cdis, nomeFig. 3 nforas do T. 9.1.1.1. de Ramon Torres. adamente em San Fernando e Perry Junquera (Garca Vargas, 1996, p. 64). Esta forma, abundante nos acampamentos numantinos do sculo II a.C., no frequente no actual territrio portugus, mas parece fundamental referir que nos poucos stios da futura Lusitnia em que est documentada surge, exclusivamente, em contextos republicanos, como o caso de Castro Marim (Arruda et al., no prelo) e do Castelo de So Jorge (Pimenta, 2004). Tudo indica, portanto, que a distribuio deste tipo anfrico no Ocidente j de mbito romano, apesar de o seu fabrico se ter iniciado no sculo IV a.C.

Ma C2 As nforas de tipo Ma C2 esto presentes em grandes quantidades na Alcova de Santarm, correspondendo a 82% da amostra de mbito das produes republicanas da Baa de Cdis. Foram j alvo de publicao especfica, onde se tratou a questo dos fabricos, dos contextos e das cronologias (Arruda e Almeida, 1998). Parece, contudo, importante referir aqui que a esmagadora maioria dos fragmentos apresenta pastas e caractersticas de fabrico passveis de serem integradas em ateliers ocidentais, concretamente da rea de Cdis, existindo, no entanto, um cuja pasta e a forma permitem associ-lo a uma produo da rea Cartago/Tunes (Arruda e Almeida, 1998). Este foi recolhido num contexto que pode relacionar-se com a instalao, em 138 a.C., de efectivos militares no acampamento romano dos Ches de Alpomp, localizado em rea prxima.

282

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

As nforas Ma C2 correspondem a um modelo pnico de nfora (da que tenham sido, algumas vezes, chamadas de neo-pnicas) e tm corpo cilndrico, bordo exvertido e moldurado, colo estreito e bitroncocnico, asas curtas, de seco circular, colocadas na parte inferior do ombro e fundos ocos e cilndricos. A maioria dos exemplares recolhidos em Santarm integra-se no tipo 7.4.3.3.de Ramn Torres (1995), tipo que alis tambm o melhor documentado em todos os outros centros de consumo portugueses, de que o conjunto de Castro Marim, no Algarve, constitui um bom exemplo (Arruda et al., no prelo). Ainda que o incio da produo desta forma possa datar-se entre os finais do sculo III/incios do II a.C., o certo que o seu fabrico se prolongou at ao final do sculo I a.C. Desta cronologia mais tardia data a grande maioria dos fragmentos recolhidos no stio ribatejano, com excepo do que ter sido fabricado no Norte de frica. O contedo pisccola deste tipo anfrico no discutvel e a rea da sua disperso no territrio actualmente portugus no apresenta alteraes significativas em relao que os artigos anteriormente citados indicaram (Arruda e Almeida, 1998 e Arruda et al., no prelo). A grande maioria dos exemplares de nforas do tipo Ma C2 de Santarm proveniente de nveis sem contexto arqueolgico preciso. Muitos, no entanto, foram recolhidos em unidades estratigrficas tardo republicanas (Arruda e Almeida, 1998). Aquele que foi considerado de produo africana est associado, como j se referiu, a materiais de cronologia mais antiga, concretamente da segunda metade do sculo II a.C.

Castro Marim 1 No Castelo de Castro Marim, em nveis tardo republicanos, identificmos um tipo de nfora caracterizado por bordos de pequeno dimetro, sem espessamento ou com um leve engrossamento interno, ombro de paredes rectas e horizontais, constituindo uma espcie de disco. O corpo cilndrico e estreito, de paredes rectas, e a ligao entre o corpo e o bordo efectuada por uma carena, formando um ngulo prximo dos 90. No sendo passvel de integrao em nenhuma das tipologias conhecidas, foi a denominada de Castro Marim 1, stio onde a sua presena muito significativa (130 fragmentos) (Arruda et al., no prelo). Reconhecemos, no entanto, que esta morfologia apresenta grandes semelhanas com alguns tipos de anloga cronologia, nomeadamente o T.5.2.3.1. e o T.5.2.1.2. de Ramon Torres (Arruda et al., no prelo), sendo perceptvel a sua filiao nas formas D de Pellicer, particularmente a forma D4, e suas variantes evolucionadas (Pel4 licer, 1978, 1982). As caractersticas morfolgicas, bem como a descrio macroscpica das pastas (que indi5 cam um fabrico gaditano), permitiram que tivesse sido proposto um contedo pisccola, que, dado o reduzido dimetro de bordo, teria que ser, obri6 gatoriamente, lquido ou colide. Na Alcova de Santarm, foram recolhidos 10 cm cinco fragmentos de bordo que podemos incluir Fig. 4 nforas Castro Marim I. nesta forma (2% do conjunto republicano), cujas

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

283

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

pastas, sendo idnticas s de Castro Marim, possibilitam associ-los a centros de fabrico localizados na rea da baa gaditana. Em Portugal, e para alm dos 130 exemplares de Castro Marim (Arruda et al., no prelo) e de Santarm, sabemos da sua presena, alis muito abundante, em Faro (materiais em estudo por uma de ns C.V.). O contexto de recolha de dois exemplares (Fig. 4, n.os 4 e 5) localiza-se numa rea da Alcova, escavada em 1998, onde os nveis escavados no ultrapassavam a poca republicana.

Dressel 1 Inspiradas na morfologia das nforas greco-itlicas, possuem lbios verticais de seco triangular, colos cilndricos, corpos fusiformes e bicos cnicos, geralmente macios. O incio da sua produo situa-se, na Pennsula Itlica, no sculo II a.C., havendo dados que documentam diversas reas de fabrico (Peacock, 1977; Hesnard e Lemoine, 1981). Durante a primeira metade do sculo I a.C., com o chamado fenmeno de romanizao dos contentores, verificou-se uma proliferao dos centros produtores deste tipo de nfora em vastas reas exteriores Itlia, nomeadamente na Glia e no que corresponder s provncias imperiais da Tarraconense e da Btica, tendo sido reproduzidos os modelos itlicos das Classes 2 e 3/5 (Peacock e Williams, 1991). No que respeita especificamente s produes da Andaluzia meridional, a forma est documentada na rea de Cdis, Algeciras e Mlaga. Trata-se de imitaes ou reprodues locais de prottipos itlicos, enquadrveis no tipo Dressel 1 (Garca Vargas, 2000, p. 61). Nas primeiras produes romanizadas da baa gaditana, a forma mais abundante a variante C (Garca Vargas, 2000, p. 61), situao que tambm ficou provada nos exemplares recolhidos em Santarm. Se a associao de um contedo vinrio aos contentores desta forma de fabrico itlico no questionvel, no que respeita aos peninsulares a situao mais problemtica. Com efeito, tanto para as nforas greco-itlicas produzidas em Cdis, como para as Dressel 1C de igual origem foi j estabelecida a sua associao a um contedo pisccola (Garca Vargas, 2000, p. 62; Bernal et al., 2003, p. 305-313). A Dressel 1 est abundantemente documentada na Alcova de Santarm. Trata-se do contentor de transporte de vinho melhor representado no stio, nos nveis republicanos. Contudo, a esmagadora maioria dos exemplares recolhidos possui as caractersticas pastas do Lcio e da Campnia, sendo escassos os fragmentos de produo andaluza. Estes ltimos correspondem, exclusivamente, variante C deste tipo.

8 7
10 cm Fig. 5 nforas do tipo Dressel 1.

284

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

Em Santarm, foram recolhidos quatro fragmentos cujo fabrico se insere nas produes costeiras, o que corresponde a cerca de 1% da amostra de poca republicana com esta provenincia. Estes dados reflectem a escassez, na Alcova de Santarm, destas produes hispnicas costeiras de Dressel 1, situao tambm verificada no caso de nforas do mesmo tipo, mas produzidas no vale do Guadalquivir (Arruda e Almeida, 2000, p. 714). Um dos fragmentos (Fig. 5, n. 8) ocorre num contexto datado do perodo tardo republicano onde se registaram nforas da Classe 32, da Classe 67 e da Classe 15, alm de cermica de paredes finas e de cermica comum cinzenta romana (Viegas, 2003, p. 240).

Classe 67 A Classe 67 corresponde a uma das primeiras nforas, tipicamente ocidentais, de inspirao romana, tambm conhecida na bibliografia espanhola por Lomba do Canho 67 (Molina Vidal, 1995, 2000). So contentores de morfologia ovide, cuja particular caracterstica a existncia de uma moldura ou ressalto, bem marcado e saliente, que estabelece a separao entre o lbio e o colo (Fabio, 1989, p. 65). Os bicos fundeiros so pequenos e cnicos (Fabio, 1998, p. 398), podendo existir exemplares ocos e macios. O incio da sua produo est situado na primeira metade do sculo I a.C., ainda que esta perdure at ao reinado de Augusto. Existem evidncias do fabrico deste tipo de nforas, quer no norte de frica (Sala), quer no sul da Pennsula Ibrica (Baa de Cdis e Algeciras), sendo, actualmente, consensual alguma variabilidade do contedo transportado (preparados de peixe, azeite, vinho ou defrutum). Esta forma encontra-se largamente difundida desde a Pennsula Itlica at ao Norte de Portugal, existindo mais de uma dezena de stios no nosso territrio onde est documentada, ainda que os locais que possuem quantidades significativas de nforas desta classe sejam escassos. Numerosos so os conjuntos da Lomba do Canho (Fabio, 1989, p. 65-67) e de Castro Marim (Arruda et al.,

10 9

11
10 cm Fig. 6 nforas da Classe 67.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

285

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

no prelo). No Norte de frica, Lixus (Aranegui, 2001) e Thamusida (Callu et al., 1965) so os lugares que se destacam como centros consumidores do produto transportado neste tipo anfrico. As nforas da Classe 67 esto bem documentadas na Alcova de Santarm. No entanto, a grande maioria foi produzida no vale do Guadalquivir, sendo escassas as fabricadas na Baa de Cdis. Estas ltimas correspondem apenas a 2% da amostra republicana. Assim, e tal como em todos os outros centros de consumo conhecidos, a predominncia, nesta forma, das produes do vale do Guadalquivir sobre as do litoral tornou-se evidente.

Dressel 12 Foi j proposto (Garca Vargas, 2000) que a forma Dressel 12 poderia ter evoludo a partir da Dressel 1C de produo hispnica. De qualquer modo, a contemporaneidade de ambas, em momentos muito recuados (sculo I a.C.), est demonstrada. Certo tratar-se de uma produo andaluza, quer do vale do Guadalquivir, quer da baa gaditana, produo essa que, tendo sido iniciada em meados do sculo I a.C., ainda uma realidade nos meados da centria seguinte. A evidncia dos centros de consumo permite constatar a existncia de duas reas de produo btica, concretamente o Vale do Guadalquivir e a baa gaditana, a ltima das quais tambm demonstrada nos fornos de Puerto de Santa Mara e Puerto Real (Garca Vargas, 1998, p. 95). Quanto ao contedo, os tituli picti publicados por Gottwalles (apud Garca Vargas, 2000, p. 64) no deixam dvidas: trata-se de preparados de peixe. No so muitos os stios portugueses onde foram recolhidos fragmentos destas nforas, havendo que citar o acampamento militar da Lomba do Canho (Fabio, 1989, p. 71) e Monte Mozinho (Soeiro, 1984). No entanto, nestes dois stios as caractersticas das pastas das nforas deste tipo fazem supor uma rea produtiva localizada no vale do Guadalquivir. Em Santarm, os fragmentos de bordo integrveis nesta forma no so muito frequentes, apesar de as duas reas produtivas terem sido identificadas. No conjunto gaditano de poca republicana, representam 6%. Os nossos exemplares possuem bordos altos, de paredes rectas ou ligeiramente exvasadas, de seco rectangular, com dimetros compreendidos entre os 18 cm e 21 cm. Os colos so tendncia cilndrica ou troncocnica. Quanto ao contexto arqueolgico destes exemplares, verifica-se que uma pea (Fig. 7, n. 18) foi recolhida em nveis datados, atravs da presena de terra sigillata itlica e sudglica, de meados do sc I (Viegas, 2003, p. 234). A ocorrncia de nforas desta forma est igualmente atestada em nveis com cronologia dos finais do reinado de Augusto ou incios de Tibrio, como ficou comprovado pela presena de terra sigillata do tipo itlico das formas Consp. 12, 18, 22, 23 e 30 (Viegas, 2003, p. 240). Um dos fragmentos (Fig. 7, n. 15) originrio de um contexto que ofreci bastante material del periodo tardo republicano (nforas Dressel 1, Haltern 70, Ma C2, cermica campaniense A, B y B-oide, cermica de paredes finas y comn (Arruda, 1999/2000, p. 149).

nforas olerias Do conjunto anfrico destaca-se a presena de 3 fragmentos de bordo que correspondem nforas olerias e so passveis de integrao na Classe 24 (Peacock e Williams, 1991), forma produzida na Btica que precede o aparecimento da Dressel 20 (Classe 25).

286

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

12 13

14

15

16

17

18 19
10 cm

Fig. 7 nforas do tipo Dressel 12.

Os seus limites cronolgicos podem balizar-se entre os meados do sculo I a.C. e os incios do reinado de Augusto. A diferenciao entre as vrias nforas ovides gaditanas antigas difcil, dada a grande variao formal ao nvel do bordo. Alguns autores consideram que a distino morfolgica dos bordos possui um significado cronolgico, e as semelhanas existentes entre alguns deles e os das nforas da Classe 15 permitiram propor uma cronologia relativamente antiga para aqueles exemplares. Por outro lado, a existncia de bordos moldurados, que se assemelham aos da Classe 67, levariam a integrar esta variante de bordo na forma conhecida por Oberaden 83. Os bordos da Alcova de Santarm so oblquos de perfil ovalado ou subcircular, com 15 cm de dimetro mdio. Existem em Santarm grandes quantidades de exemplares desta forma com origem no Vale do Guadalquivir. A produo na rea costeira, talvez mais antiga (Garca Vargas, 2000, p. 67), encontra-se no stio ribatejano escassamente documentada.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

287

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

No actual territrio portugus, logramos encontrar um bom paralelo formal para os nossos fragmentos no acampamento romano da Lomba do Canho (Fabio, 1989, p. 72, Fig. 6, n.os 721 e 880). Dois outros exemplares parecem tratar-se de fragmentos integrveis na forma Dressel 20 augustana, ainda que esta classificao seja feita com reservas. Tal como as anteriores, a sua produo, sendo btica, est associada, fundamentalmente, ao vale do Guadalquivir, estando a forma raramente documentada em fabricos costeiros. Quanto ao contexto estratigrfico, verifica-se que um dos bordos da forma Oberaden 83 (Fig. 8, n. 20) foi recolhido em estratos datados do perodo tardo republicano, onde est ausente a terra sigillata e onde se recolheram outros tipos de nforas, concretamente Classe 32, ovides antigas do Guadalquivir, Dressel 2-4, Dressel 1, Classe 15 e 16, alm de cermica de paredes finas (Arruda e Sousa, 2003), e Campaniense B-ide (Viegas, 2003, p. 219). Outra pea desta forma (Fig. 8, n. 21) ocorre em estratos associados fase de construo do templo romano do final perodo republicano (Viegas, 2003, p. 252).

20

21

22

23

10 cm

Fig. 8 nforas olerias.

4.poca imperial 4.1. As formas Dressel 7-11 Embora as nforas dos tipos Dressel 7, 8, 9, 10 e 11 possuam caractersticas formais distintas que, quando estamos perante exemplares inteiros, permitem identificar a sua indiscutvel singularidade, torna-se tarefa difcil enquadrar apenas fragmentos de bordo em cada um dos tipos diferenciados por Dressel. Por este motivo, alguns investigadores como N. Lamboglia ou F. Zevi agruparam algumas, ou mesmo todas, destas formas num nico tipo, com excepo da forma Haltern 70 (Classe 15), que foi individualizada e desvinculada do grupo I de Beltrn, na sequncia da publicao do naufrgio de Port Vendres (Colls et al., 1977). Trata-se de nforas de preparados de peixe, produzidas, em grande nmero, na baa gaditana, entre o reinado de Augusto e o incio do sculo II d.C. Os centros produtores, localizados

288

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

em San Fernando, Puerto Real ou Puerto de Santa Mara fabricaram, em grandes quantidades, contentores desta morfologia, em todas as suas variantes. A validade da aplicao da tabela de Dressel no que respeita aos exemplares provenientes das olarias possibilitou que a se tornasse possvel considerar cada uma destas formas individualmente (Garca Vargas, 1998, p. 77). A quantidade de exemplares e a variedade formal patente nos bordos de Santarm poder indicar que estamos perante diferentes morfologias enquadrveis nas diversas formas publicadas no CIL (Dressel, 1889). Mas tambm sabemos que algumas Dressel 7 e Dressel 10 apenas se diferenciam pela dimenso do corpo e pelo tipo de bico fundeiro. Por outro lado, as semelhanas formais entre os bordos da Dressel 10 e da Dressel 9 so grandes, fala-se mesmo de Dressel 9/10, estando as diferenas assinaladas exclusivamente ao nvel do corpo e das asas. Por outro lado, as Dressel 11 esto mal caracterizadas morfologicamente nos prprios centros produtores, existindo similitudes entre os bordos das Dressel 9 e 10 e as primeiras Dressel 11. De um modo geral, as nforas Dressel 7 a 11 possuem um corpo ovide ou piriforme, colos cilndricos ou troncocnicos, fundos ocos, cilndricos, cnicos ou troncocnicos. Os bordos so exvertidos, de seco triangular, rectangular ou sub-rectangular, podendo em alguns casos ser pendentes, verticais e apresentar uma ou vrias molduras (Garca Vargas, 1998). As nforas dos tipos 7 a 11 de produo gaditana conheceram uma ampla difuso por toda a bacia do Mediterrneo Ocidental, atingindo tambm as provncias a norte, incluindo a Gr-Bretanha (Tyers, 1996, p. 99). Na Lusitnia, a totalidade dos stios com ocupao imperial inclui nos seus inventrios nforas destas formas, ainda que a diviso nos tipos concretos no tenha sido efectuada. Conmbriga (Alarco et al., 1976), Tria (tienne, Makaroun e Mayet, 1994), S. Cucufate (Alarco, tienne e Mayet, 1990), Castro Marim (Arruda et al., no prelo), Faro (Viegas, no prelo) e Torre dAres (Fabio, 1993 e em estudo) so exemplos de stios que importaram grandes quantidades destas nforas, que, pelo menos em parte, convivem nos mesmos nveis com as de produo Lusitana, concretamente as Dressel 14 arcaicas. Na Alcova de Santarm, existe uma considervel variao morfolgica ao nvel do perfil, da seco e da inclinao dos bordos, o que poder traduzir justamente a presena de tipos diversificados no grupo das 7 a 11 e que ter eventualmente um significado formal e cronolgico. No entanto, e pelas razes atrs explicitadas no pudemos efectuar a diviso de acordo com os tipos inventariados pelo investigador alemo. De qualquer modo, podemos afirmar que abundam os tipos caractersticos da viragem da era, com produo iniciada ainda nos finais do sculo I a.C., com bordos de tendncia vertical ou ligeiramente exvertidos, de seco triangular ou rectangular e sem quaisquer molduras, que podem ser integrados nos tipos Dressel 7 A e 10 A de Garca Vargas (1998), tipos que, tal como as Dressel 9, evoluem das formas ovides gaditanas. Dentro deste grupo, pensamos que os bordos de seco rectangular (Fig. 9, n.os 26 e 28) podero integrar o grupo da Dressel 10 A e os de seco triangular (Fig. 9, n.os 24, 31 e 34) o da Dressel 7. Neste mesmo grupo, inclumos outros exemplares, de bordo ainda de tendncia vertical e sem molduras, mas cuja parede externa do lbio apresenta uma acentuada concavidade (Fig. 9, n.os 25 e 32). Para alm deste grupo, pudemos constatar a existncia de um outro (Fig. 10), constitudo por bordos consideravelmente exvertidos, moldurados com uma ou mais molduras, de seco de rectangular ou triangular. Caso os nossos fragmentos tivessem maior dimenso do que efectivamente tm, e os corpos, as asas e os fundos pudessem, na sua dimenso, ter sido tambm avaliados seria talvez possvel atribuir-lhes uma classificao mais exacta. Assim, podemos apenas dizer que se trata de bordos que cabem indistintamente no grupo 10 D e 9 de Dressel (Garca Vargas, 1998).

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

289

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

A existncia das molduras sobre o bordo, para alm dos dados cronolgicos que para estes tipos se documentam nos fornos da baa gaditana, permite afirmar que as nossas nforas Dressel 7 a 11 de lbios moldurados e exvertidos podero datar-se entre os primeiros decnios do sculo I e o reinado de Tibrio, ainda que saibamos que a forma continuou a ser produzida na segunda metade do sculo II, como ficou provado nos fornos da baa gaditana, concretamente em Los Cipreses, Puente Melchor, Villanueva (Garca Vargas, 1998, p. 86).

Grupo 1 As nforas recuperadas na Alcova da Santarm, que podem pertencer quer ao tipo 7 A quer ao 10 A, so maioritrias no conjunto alto imperial, representando 47% dos exemplares desta forma. Como j referimos, tm bordos verticais, ou muito ligeiramente exvasados e no possuem qualquer moldurao (Fig. 9). So bordos tpicos dos primeiros momentos da produo gaditana de poca augustana. No impossvel pensar que os de seco triangular (e.g. Fig. 9, n. 32) correspondessem a colos mais altos e estreitos e integrassem assim a Dressel 7, variante A de Garca Vargas (1998). Os bordos de Santarm medem entre 3,3 e 4,5 cm de altura, e um dimetro mdio de 20 cm. Tais valores correspondem exactamente aos apresentados por Garca Vargas na caracterizao do tipo (1998, p. 78). Os dados do limes germnico, nomeadamente de Oberaden e Haltern, documentam a produo das 7 A no ltimo decnio do sculo I a.C. (apud Garca Vargas, 1998, p. 78). Alguns naufrgios e centros de consumo, tanto hispnicos como glicos, e mesmo italianos, provam a sua exportao nos incios do sculo I d.C. Tudo indica que o seu fabrico no ultrapassa o final do principado de Augusto, quando so substitudas pelo subtipo B. Na baa gaditana, os fornos de Las Galineras, em San Fernando, e de Torre Alta (Puerto Real) fabricaram estas nforas (Garca Vargas, 1998, p. 79). Importa ainda referir o contexto estratigrfico de alguns exemplares. Referimo-nos em particular a um conjunto de algumas nforas (Fig. 9, n. 31) que so provenientes de nveis do perodo tardo republicano, onde se recolheram igualmente nforas Dressel 1, Haltern 70, Ma C2, cermica campaniense A, B e B-ide, e ainda cermica de paredes finas e comum (Arruda, 2002, p. 149). Um dos contextos de recolha deste tipo anfrico (Fig. 9, n. 27) foi possvel datar com maior preciso do reinado de Augusto, incios do reinado de Tibrio, dada a presena de terra sigillata tipo itlico: formas Consp. 12, 18, 22, 23 e 30, alm de um exemplar de nfora Dressel 12 (Viegas, 2003, p. 240). Em nveis associados fachada norte do templo romano de Scallabis, datados do sculo I, recolheu-se igualmente um exemplar de nfora do tipo Dressel 7 (Viegas, 2003, p. 262). Pertencem ainda ao nosso Grupo 1 nforas de bordos tambm verticais e de seco triangular, mas cujos lbios possuem uma acentuada convexidade (Fig. 9, n.os 33 e 34). So muito semelhantes aos do forno de Las Galineras, aqui classificados como 7 C, embora no tenham sido as caractersticas formais do bordo que suscitou a Garca Vargas a separao entre a 7 C e a 7 A, dizendo mesmo que estes dois subtipos possuem bordos morfologicamente idnticos e iguais em todos os parmetros (Garca Vargas, 1998, p. 80). O que os diferencia so apenas as dimenses dos colos, e, logicamente, dos corpos e suas capacidades. Em Santarm, os bordos deste grupo que possuem seco sub-rectangular poderiam ser associados ao subtipo 10 A, subtipo que est, contudo, muito mal caracterizado e pouco abundante,

290

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

25 24

27

26

30 28

32 31

34 33
10 cm

Fig. 9 nforas Dressel 7-11, Grupo 1.

tanto nos centros oleiros, como nos locais de consumo (Garca Vargas, 1998, p. 87). Segundo o colega de Sevilha, tambm quanto filiao formal quase nada se sabe, para alm da evidente inspirao nos tipos ovides gaditanos (Garca Vargas, 1998, p. 87). A cronologia do subtipo 10 A est mal definida nos fornos da baa gaditana, dada a sua escassa representatividade, mas pde ser documentada nos acampamentos do limes germnico, nomeadamente em Oberaden, no primeiro decnio antes da Era. O naufrgio de Moro Boti permitiu localizar a sua produo ainda no primeiro quartel do sculo I d.C. Um exemplar da nfora Dressel 10A (Fig. 9, n. 33) foi recolhido num nvel com materiais bastante heterogneos do ponto de vista cronolgico, associados ao templo romano de Scallabis, nvel esse que foi datado genericamente dos incios do sculo I d.C. pela presena de terra sigillata itlica (Viegas, 2003, p. 261).

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

291

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

Grupo 2 Com bordos muito exvasados e moldurados encontraram-se 24 exemplares na Alcova de Santarm, que correspondem tipologicamente aos tipos 9 e 10 D (Fig. 10). No possvel ir mais longe na integrao destes fragmentos na tabela de Dressel e na subdiviso que esta mereceu por parte de Garca Vargas (1998, 2000), uma vez que a diferenciao destas formas feita atravs da forma geral das asas e da dimenso do corpo e da altura dos bicos fundeiros. Ambos os tipos iniciaram a sua produo nos incios do principado de Augusto, estando documentados no depsito de Longarina, datado do primeiro decnio do sculo I. No entanto, enquanto que o fabrico de Dressel 9 perdurou durante todo o sculo I, a Dressel 10 D parece ter desaparecido ainda na 1. metade do mesmo sculo. Ainda includo neste grupo 2, est um fragmento que nos parece pertencer a uma nfora de tipo Dressel 11 (Fig. 10, n. 38). Trata-se de um bordo alto, com caneluras fundas na superfcie externa do lbio. A ligao do bordo ao colo no to acentuada como nos fragmentos anteriormente descritos, sendo obtida atravs de um ressalto.

36 35

37

38

40 39

41
10 cm Fig. 10 nforas Dressel 7-11, Grupo 2.

292

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

Uma cronologia de meados do sculo I e princpio do sculo II foi demonstrada em Villanueva e na necrpole de Esperilla, respectivamente. Apenas um exemplar do tipo Dressel 9 apresenta contexto estratigrfico digno de meno. Trata-se da nfora (Fig. 10, n. 41), que originria de um contexto que ofereceu abundante esplio do perodo tardo republicano que j se referiu a propsito do contexto de recolha das nforas do tipo Dressel 7 (Arruda, 2002, p. 149).

Dressel 14 (Beltrn IV) Recolhemos apenas um fragmento passvel de ser enquadrado neste tipo. Trata-se de um bordo de seco subcircular, espessado externamente, com um colo troncocnico (Fig. 11, n. 42). Na Alcova de Santarm, existem outros exemplares enquadrveis nesta forma, mas de produo Lusitana (Arruda et al., no prelo), estando as produes da baa gaditana representadas por este nico bordo. Trata-se de uma nfora de tendncia ovide ou cilndrica, destinada ao transporte de preparados de peixe. O incio da sua produo ocorre no sculo I d.C. O inegvel ar de famlia existente entre o tipo Dres42 sel 2-4 e estes recipientes sugere uma possvel filiao morfolgica destes naquele (Garca Vargas, 1998, p. 103), 10 cm ainda que esta no seja completamente segura. Fig. 11 nfora Dressel 14. A sua produo na baa gaditana est bem documentada em Ponte Melchor (Puerto Real) (Garca Vargas, 1998, p. 83), e a cronologia da sua produo foi balizada entre o sculo I e III d.C. Contudo, os momentos finais do seu fabrico apenas se documentam nos centros oleiros da rea de Mlaga e Granada (Bernal Casasola, 2000, p. 274).

Beltrn II B Um fragmento de bordo (Fig. 12, n. 43) cuja pasta indica uma produo btica costeira integra-se, embora com algumas reservas, neste tipo anfrico. Trata-se de um fragmento de bordo ligeiramente aplanado, seco semicircular e apresenta uma moldura exterior. uma forma amplamente difundida no Imprio e o incio da sua produo ocorre entre o reinado de Tibrio e o de Cludio. Contudo, s est atestada na Baa de Cdis na segunda metade do sculo I d.C. (Garca Vargas, 1998, p. 108). O final da produo situa-se em meados do sculo III d.C. (Bernal Casasola, 1998, p. 239; Fabio e Guerra, 1993). Na baa gaditana, esto documentados centros de produo em Puerto Real e na zona de Jerez (Garca Vargas, 43 1998, p. 110). No que respeita ao contedo transportado por estes 10 cm contentores, esto documentados tituli alusivos a vinho e azeite (Liou, 1987, p. 70; Garca Vargas, 1998, p. 199). Fig. 12 nfora Beltrn II B.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

293

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

5. Consideraes finais O conjunto das nforas produzidas na rea costeira da actual Andaluzia, e atrs apresentado, sugere ainda um conjunto de observaes que parece importante discutir. Em primeiro lugar, destaca-se a grande quantidade de importaes de preparados de peixe fabricados no sul da Btica, sobretudo durante a poca republicana, mas tambm no Alto Imprio. Os outros produtos (vinho e azeite) pesam muito pouco no conjunto. Esta apreciao seria ainda mais evidente se tivssemos tambm em considerao os contentores oriundos do vale do Guadalquivir. Com efeito, se verdade que as Haltern 70, as ovides gaditanas, as Classe 67 e as Dressel 20 produzidas no vale daquele rio esto presentes em Santarm entre o sculo I a.C. e o sculo I d.C., o certo que o nmero global de nforas desta rea consideravelmente inferior ao obtido para a costa, concretamente a baa gaditana. Por outro lado, h que referir que em Santarm grande o nmero de nforas Dressel 1 de produo itlica, tudo indicando, assim, que, durante quase todo sculo I a.C., o vinho que se consumia na actual capital ribatejana era italiano, no surpreendendo pois a escassez percentual de contentores bticos destinados ao envasamento deste produto. De qualquer modo, no podemos esquecer que as Haltern 70 produzidas no Guadalquivir comeam a chegar a Santarm num momento em que o nmero de Dressel 1 itlicas diminuiu, para desaparecerem do contedo do inventrio imediatamente a seguir (Arruda e Almeida, 2000). Importa tambm dizer que, ainda em poca republicana, domina, de forma muito expressiva, um tipo anfrico de caractersticas punicizantes a Ma C2, estando os restantes representados de modo apenas residual. Infelizmente, no so muitos os dados que possumos de outros centros de consumo urbanos desta poca para sabermos se a predominncia desta forma ocorre tambm em outros stios. No entanto, no outro caso onde uma amostra de considervel dimenso foi estudada o Castelo de Castro Marim , verificou-se que o tipo domina tambm no conjunto das importaes da baa gaditana em momento localizado em torno aos meados do sculo I a.C.(Arruda et al., no prelo). De facto, o fabrico de nforas da classe 67 e das olerias antigas, bem como das primeiras Haltern 70, nforas de morfologia tipicamente romanas, ocorre num momento em que as olarias da rea de Cdis produzem, maioritariamente, contentores de caractersticas eminentemente pnicas, como o caso das Ma-Pascual A4 evoludas, das T.9.1.1.1. de Ramon Torres, das de tipo Carmona e, naturalmente, das Ma C2.
300

250

200

150

100

50

T.9.1.1.1 T.9.1.1.1.

Ma C2

Castro Castro Marim I Marim I

Dressel 1 Classe Classe 67 67

Dressel 12

Dressel Dressel 20 20

Dressel Beltran Beltrn II 7-11 II B B

Dressel 14

Fig. 13 nforas de produo btica costeira documentadas na Alcova de Santarm.

294

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

O estudo do esplio anfrico alto-imperial de Santarm proveniente da rea costeira da actual Andaluzia possibilitou ainda concluir que o auge das importaes se localizou entre o incio do principado de Augusto e o reinado de Tibrio, no fim do qual decrescem, para, a partir dos finais do perodo jlio-claudiano, se verificar uma muito acentuada quebra no abastecimento. Os dados permitem efectivamente ler uma tendncia para a diminuio das exportaes bticas para Santarm, a partir do final do reinado de Tibrio, altura em que a Lusitnia, concretamente as olarias de Setbal/Tria, Lisboa e Peniche j abastecem Scallabis de preparados de peixe. Com efeito, a partir dos finais do reinado de Augusto, nforas inspiradas em prottipos bticos, mas produzidas nos centros oleiros do Sado, do Tejo e de Peniche, comeam, ainda que timidamente, a chegar a Santarm, situao que se prolonga por toda a segunda metade do sculo I e primeira metade do II d.C. e que se reacende nos meados do III (Arruda, Viegas e Bargo, no prelo). De qualquer modo, no se trata de uma substituio efectiva, uma vez que o volume das nforas lusitanas em momentos mais tardios sempre consideravelmente inferior ao das produzidas na Btica, em poca imediatamente anterior. O que parece tratar-se , como se ver, da perda da capacidade econmica do stio, situao que ter que relacionar com o facto de a sua importncia ser grande entre os finais da repblica e o reinado de Augusto, mas que parece, a partir do sculo II d.C., ter sido perdida para Lisboa. No entanto, convm insistir que, para a poca alto-imperial, concretamente entre os incios de Augusto e o final da dinastia flvia, os preparados de peixe bticos continuam a dominar sobre os outros produtos com a mesma origem, dominando tambm, como bvio, as produes costeiras face s do vale do Guadalquivir, rea de onde chegam agora escassas Dressel 20 flvias. Parece evidente que, durante o Alto-Imprio, os preparados de peixe chegaram a Santarm envasados, quase exclusivamente, no grande grupo das Dressel 7 a 11, ainda que, dentro deste, se possa dizer que o 8 est ausente e o 11 poder incluir um nico exemplar. Com efeito, a Beltrn II e a Dressel 14 registadas so to residuais que servem apenas para no desmentir a unicidade das 7 a 11.

Dressel 14

Beltran II

Dr. 7/11

Dressel 12 Dressel 1

Ob. 83

Classe 67

C. Marim 1

Classe 32

T.9.1.1.1. 120 90 60 30 0 a..C. 30 60 90 120 150 180 210 d.C.

Fig. 14 Cronologia do conjunto anfrico de origem btica costeira na Alcova de Santarm.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

295

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

Uma palavra impe-se ainda sobre o abrandamento das importaes exteriores Lusitnia em Santarm, a partir dos finais dos Flvios. A situao que as nforas bticas evidenciam est tambm patente noutros conjuntos cermicos j estudados, tendo ficado demonstrado que a importncia que a cidade possui durante a poca republicana e os momentos iniciais do Alto Imprio no comparvel que assume a partir dos finais do sculo I. Tal facto, pode ser j atestado pelo estudo de outros conjuntos cermicos, concretamente o da terra sigillata (Viegas, 2003), das paredes finas (Arruda e Sousa, 2003) e da cermica de engobe vermelho pompeiano (Arruda e Viegas, 2002) e poder relacionar-se com o predomnio crescente de Olisipo enquanto o mais importante ncleo urbano da rea ocidental da Lusitnia. Espera-se que os estudos sobre a Lisboa imperial, que certamente resultaro dos muitos milhares de metros quadrados escavados na actual capital, possam confirmar ou infirmar esta nossa convico. Durante todo o sculo I, mas sobretudo na sua primeira metade, produtos manufacturados de origem btica acompanharam a chegada a Santarm dos preparados pisccolas. Muitos so os almofarizes fabricados na baa gaditana e no Guadalquivir exumados durante os trabalhos de campo (Arruda e Viegas, 2004) e a terra sigillata de Andjar est tambm bem representada (Viegas, 2003). As relaes estabelecidas entre o litoral ocidental portugus e o Sul da actual Andaluzia so, pois, grandes entre os finais da Repblica e pelo menos os finais do sculo I d.C., e parecem recuperar a situao existente no incio da Idade do Ferro, quando Gadir assumiu papel preponderante na ligao ao litoral ocidental portugus (Arruda, 1999-2000).

NOTAS
1

UNIARQ. Centro de Arqueologia Faculdade de Letras 1600-214 Lisboa a.m.arruda@fl.ul.pt UNIARQ. Centro de Arqueologia Faculdade de Letras 1600-214 Lisboa c.viegas@fl.ul.pt

Colaboradora da UNIARQ. Centro de Arqueologia Faculdade de Letras 1600-214 Lisboa patricia_bargao@mail.pt

BIBLIOGRAFIA
ALARCO, J. (1976) - Les amphores. In Fouilles de Conimbriga VI. Ceramiques diverses et verres. Paris: Diffusion de Boccard, p 79-91. ALARCO, J.; TIENNE, R.; MAYET, F. (1990) - Les villas romaines de So Cucufate (Portugal). Paris: Editions de Boccard. ARANEGUI GASC, C. (2001) - Lixus colonia fenicia y ciuidad pnico-mauritana. Anotaciones sobre su ocupacin medieval. Saguntum Extra 4. Valncia: Universidad. ARRUDA, A. M. (1999/2000) - Los fenicios en Portugal: fenicios y mundo indgena en el centro y sur de Portugal. Barcelona: Universidad Pompeu Fabra (Cuadernos de Arqueologa Mediterrnea; 5-6). ARRUDA, A. M.; ALMEIDA, R. R. (1998) - As nforas da Classe 32 da Alcova de Santarm (Campanhas 1983 - 1991). Conimbriga. Coimbra. 32, p. 201-231. ARRUDA, A. M.; ALMEIDA, R. R. (2000) - Importao e consumo de vinho Btico na Colnia Romana de Scallabis (Santarm, Portugal). In Actas Congresso Internacional Ex Baetica Amphorae (Ecija 1998). Sevilha: Editorial Grficas Sol. II, p. 703-715. ARRUDA, A. M.; SOUSA, E. (2003) - A cermica de paredes finas na Alcova de Santarm. Revista Portuguesa de Arqueologia. Lisboa. 6:1, p. 236-286. ARRUDA, A. M.; VIEGAS, C. (2002) - A cermica de engobe vermelho pompeiano na Alcova de Santarm. Revista Portuguesa de Arqueologia. Lisboa. 5:1, p. 221-238.

296

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

As nforas da Btica costeira na Alcova de Santarm

Ana Margarida Arruda,Catarina Viegas e Patrcia Bargo

ARRUDA, A. M.; VIEGAS, C. (2004) - Les mortiers de lAlcova de Santarm (Portugal). In Actes du Congrs de la Socit Franaise dEtude de la cramique Antique en Gaule. Marseille, p. 341-349. ARRUDA, A. M.; VIEGAS, C.; BARGO (no prelo) - nforas lusitanas da Alcova de Santarm. In Actas do colquio de Homenagem a Franoise Mayet (Setbal, Junho de 2004). ARRUDA, A. M.; VIEGAS, C.; BARGO, P.; PEREIRA, R. (no prelo) - As importaes de preparados de peixe em Castro Marim: da Idade do Ferro poca romana. In Actas do colquio de Homenagem a Franoise Mayet (Setbal, Junho de 2004). BERNAL CASASOLA, D. (2000) - La produccin de nforas en la Btica en el s. III y durante el bajo imperio romano. In Actas Congresso Internacional Ex Baetica Amphorae (Ecija 1998). cija: Grficas Sol, I, p. 239-372. BERNAL, D.; ARVALO, A.; LORENZO, L.; AGUILERA, L. (2003) - Imitations of Italic amphora for fish sauce in Baetica. New evidence from the salt-fish factory of Baelo Claudia (Hispania). In Rei Cretaniae Romanae fautores. 38. Abdington, p. 305-314. BERNAL D.; DAZ, J. J.; EXPSITO, J. A.; SEZ, A. M.; LORENZO, L.; SEZ, A. (2003) - Arqueologa y urbanismo. Avance de los hallazgos de poca pnica y romana en las obras de la carretera de Camposoto (San Fernando, Cdiz). Cdiz: Universidad. CALLU, J.P. [et al.] (1965) - Thamusida I. Paris: De Boccard. COLLS , D.; ETIENNE, R.; LEQUEMENT, R.; LIOU,B.; MAYET, F. (1977) - Lpave Port-Vendres II et le commerce de la Btique lpoque de Claude. Archeonautica. Paris. 1. DRESSEL, H. (1889) - Corpus Inscriptonum Latinarum, XV, 2, Inscriptiones Urbis Romae Latinae. Instrumentum Domesticum. Partis posterioris fasciculus I, Berlin: Reimer. TIENNE, R.; MAKAROUN; MAYET, F. (1994) - Un grand complexe industriel Tria Portugal. Paris: De Boccard. FABIO, C. (1989) - Sobre as nforas do acampamento romano da Lomba do Canho (Arganil). Lisboa: INIC. FABIO, C. (1998 ) - O mundo indgena e a sua romanizao em rea cltica do territrio hoje portugus. Dissertao de Doutoramento apresentada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Policopiado. FABIO, C.; GUERRA, A. (1994) - As ocupaes antigas de Mesas de Castelinho, resultados preliminares das campanhas de 1990-92. In Actas das V Jornadas Arqueolgicas da Associao dos Arquelogos Portugueses (Lisboa, 1993). Lisboa: Associao dos Arquelogos Portugueses, II, p. 275-289. GARCIA VARGAS, E. (1996) - La produccin anfrica en la Baha de Cdiz durante la Repblica como ndice de romanizacin. Habis. Sevilla. 27, p. 49-62. GARCIA VARGAS, E. (1998) - La produccin nforas en la Bahia de Cdiz en la poca romana (Siglos II a.c.- IV d.c.). cija: Editorial Grficas Sol. GARCIA VARGAS, E. (2000) - La produccin de nforas romanas en el Sur de Hispania. Repblica y Alto Imperio. In Actas del Congreso Internacional Ex Baetica Amphorae (cija 1998). cija: Grficas Sol, I, p. 57-174. GUERRA, A.; FABIO, C. (1988) - Escavaes do acampamento romano da Lomba do Canho (Arganil): resultados preliminares. In Actas del 1er Congreso Peninsular de Historia Antiga (Santiago de Compostela, 1986). Santiago de Compostela: Universidade I, p. 307-328. HESNARD, A.; LEMOINE, C. (1981) - Les amphores du Ccube et du Falerne: prospections, typologie, analyses. Mlanges de lcole Franaise de Rome (Antiquit). Roma. 93, p. 243- 295. LIOU, B. (1987) - Lexportation du vin de Tarraconaise daprs les paves. In El Vi a lAntiguitat Economia Produccio i Comer al Mediterrani Occidental (I Colloqui dArqueologia Romana). Badalona: Museu (Monografies Baladonines; 9), p. 271-284. MOLINA VIDAL, J. (1995) - Las nforas Lomba do Canho 67. Aportaciones al estudio de un nuevo tipo: difusin y valoracin econmica. In Actas del XXII Congreso Nacional de Arqueologa (Vigo 1993). Vigo: Ministerio de Cultura, II, p. 419-424. MOLINA VIDAL, J. (2000) - Las primeras exportaciones bticas en el Mediterrneo Occidental In Actas Congreso Internacional Ex Baetica Amphorae (Ecija 1998). cija: Editorial Grficas Sol. II, p. 665-682. PEACOCK, D. P. S. (1977) - Amphorae and the Baetican fish industry. Antiquaries Journal. London. 57, p. 262-269. PEACOCK, D. P. S.; WILLIAMS, D.F. (1991) - Amphorae and the Roman Economy. An Introductory Guide. London: Longman. PELLICER CATALN, M. (1978) - Tipologa y cronologa de la nforas prerromanas del Guadalquivir segn el Cerro Macareno (Sevilla). Habis. Sevilla. 9, p. 365-400. PELLICER CATALN, M. (1982) - Las cermicas del mundo fenicio en el Bajo Guadalquivir: evolucin y cronologa segn el Cerro Macareno (Sevilla). In Phonizier im Westen. Mainz: Philipp v. Zabern (Madrider Beitrge; 8), p. 371-402 PIMENTA, J. P. (2004) - As nforas romanas do Castelo de S. Jorge (Lisboa). Dissertao de mestrado em Pr-Histria e Arqueologia apresentada Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Edio policopiada. RAMON TORRES, J. (1995) - Las nforas fenicio-pnicas del Mediterrneo central e occidental. Barcelona: Universidade de Barcelona. SOEIRO, T. (1984) - Monte Mozinho: apontamentos sobre a ocupao entre Sousa e Tmega em poca romana. Penafiel. Boletim Municipal de Cultura. Penafiel. 3 Srie, 1. TYERS, P. (1996) - Roman Pottery in Britain. London: Routledge. VIEGAS, C.(2003) - A terra sigillata da Alcova de Santarm. Cermica, economia e comrcio. Lisboa: Instituto Portugus de Arqueologia (Trabalhos de Arqueologia; 26). VIEGAS, C. (no prelo) - O forno romano da Manta Rota (Algarve). In Actas do Colquio de Homenagem a Franoise Mayet (Setbal, Junho 2004).

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia.volume 8.nmero 1.2005,p.279-297

297

Вам также может понравиться