Вы находитесь на странице: 1из 29

Residncia Jardim Paulista

1 VERSIDADE FEDERAL DO PIAU

Arthur Casas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA: OFICINA DE MAQUETE PROFESSORA: BETNIA GUERRA

RESIDNCIA JARDIM PAULISTA


COMPONENTES: Dcio Cardoso Enoque da Silva Vitor Brito

Teresina, setembro de 2013


2

Apresentao
O mundo contemporneo exigiu uma nova forma de se projetar, uma forma que no agrida o meio ambiente. E foi pensando nisso que a indstria da Construo Civil buscou de maneira constante e insistente: uma arquitetura limpa, no sentido literal da palavra, com materiais alternativos ecologicamente corretos, que venham atender as condies de reduo de custos, agilidade de execuo e durabilidade. Atualmente contamos com tecnologias anteriormente jamais pensadas, como avanados programas de computao grfica, simuladores que preveem o comportamento da edificao em qualquer momento do ano. A arquitetura contempornea est fazendo o uso de todas estas ferramentas se preocupando cada vez mais com o meio ambiente, que de nossa responsabilidade a sua conservao e manuteno. Dito isto, iremos apresentar uma casa que explora bem a integrao entre a construo e a natureza, de modo harmnico e respeitoso. Tambm, iremos apresentar o arquiteto responsvel pelo projeto e o seu estdio.

Sumrio
Biografia ................................................................................................................................... 05 Studio Arthur Casas .................................................................................................................. 06 Residncia DS Jardim Paulista ................................................................................................. 07 Ficha Tcnica............................................................................................................................ 08 Avaliao do Projeto ................................................................................................................ 09 Material de Projeto ................................................................................................................... 10 Avaliao Fotogrfica............................................................................................................... 18 Materiais para a produo da maquete ..................................................................................... 24 Fotos da maquete ...................................................................................................................... 25 Bibliografia ............................................................................................................................... 29

Biografia
Arthur Casas Mattos formou-se em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Mackenzie de So Paulo em 1983. considerado um dos cones da arquitetura contempornea nacional e internacional, com projetos reconhecidos em So Paulo, Tquio, Paris e Nova York. Desde criana, Casas sempre teve um grande apreo pela arquitetura. Gostava muito de passear de carro com seu pai para ver os casares da Zona Oeste de So Paulo, um lugar rico em informaes e um cenrio perfeito para experimentaes. Sendo que aos12 anos concebeu seus primeiros projetos. As principais caractersticas de suas edificaes so: o uso de concreto armado, pr-moldados, madeira, alvenaria de pedra e tijolos, estruturas metlicas, uso de formas simples e geomtricas, uso constante de vidro dentre vrias outras caractersticas. Segundo Arthur, a cidade vive um momento de arquitetura conformista, em que so erguidos os mesmos prdios de outrora (anos 1990), todavia, sem adornos, tornando-se, segundo ele, uma arquitetura pobre.

Studio Arthur Casas


O Studio Arthur Casas trabalha com projetos distintos que vo desde o design do mobilirio at projetos de grande porte. Os projetos idealizados pelo estdio so de arquitetura de linhas simples e modernas, sempre buscando uma integrao entre o interior e o exterior de forma funcional e dinmica. Trabalha ainda na linha da contemporaneidade, com materiais e tecnologias que no agridem o meio ambiente. Exigncias do mundo moderno, que a cada dia evolui na rea da construo civil, investindo em materiais ditos ecologicamente corretos. A sede do estdio fica localizada Rua Itpolis, 818, Pacaembu, na cidade de So Paulo SP, com filial em Nova Iorque e projetos reconhecidos por todo o mundo.

Residncia DS Jardim Paulista


Localizada em uma das reas mais valorizadas de So Paulo, a residncia DS Jardim Paulista ocupa dois lotes de rea do terreno, sendo que um manteve-se a paisagem natural composta por algumas espcies nativas da Mata Atlntica, e o outro foi projetado toda a residncia. O arquiteto aproveitou-se dessa integrao e criou um green wall, tambm com espcies nativas da mata, constituindo uma composio distinta do restante da paisagem urbana. O interior da casa voltado para um pequeno osis de mata, onde se implantou uma piscina, sendo visvel em todos os ambientes da casa atravs de janelas de vidro do piso ao teto, promovendo uma total integrao entre o interior e o exterior. A madeira se faz presente nos espaos internos, tanto nos pisos quanto nas paredes e mobilirio. Com uma decorao leve e minuciosa com tons neutros e claros. Merecendo destaque a escada de mrmore com guarda corpo de vidro que d acesso aos pisos superiores e o caminho feito de pedras rsticas dando levando at o lavabo, passando ainda por um espelho dgua que faz referencia beleza dos lagos.

Ficha Tcnica
Localizao: So Paulo SP Projeto: 2006 Ano de concluso: 2008 Nmero de pavimentos: 3 Projeto arquitetnico e interior: Arthur Casas Coordenao: Regiane Khristian

Avaliao do Projeto
A integrao entre homem e meio, de que tanto se falou nesse contexto, algo que se tem que levar em considerao, pois o homem capaz de modificar o meio em que vive, e dependendo do uso ou da maneira em que o mesmo o faz, esse meio pode ser totalmente devastado. E foi pensando nisso que o arquiteto e urbanista Arthur Casas fez., levando em considerao a rea disponvel do terreno e aproveitando ao mximo possvel as espcies nativas da Mata Atlntica, preservando-as e envolvendo-as com o edifcio, marcando ponto positivo. O projeto de incio mostrou-se complicado, mas com o avanar das pesquisas tornouse mais compreensivo. Contudo, a anlise das plantas baixas, no pde ser feita de maneira eficiente, devido a pouca disponibilidade de informaes. No entanto, no contexto geral, as pesquisas realizadas foram suficientes para esta produo analtica da residncia Jardim Paulista. A residncia em si no configura uma arquitetura pobre, muito pelo contrrio, estabelece uma integrao entre o homem e o meio, distinguindo-se da paisagem urbana paulista acinzentada e feia - forte caracterstica do arquiteto. Alm do acabamento impecvel e do uso racional da madeira.

MATERIAL DE PROJETO

10

Fachada

Figura 1. Fonte: Studio Arthur Casas

11

Planta Baixa: Trreo

Figura 1. Fonte: Arthur Casas

12

Planta baixa: primeiro pavimento

Figura 2. Fonte: Arthur Casas

13

Planta baixa: segundo pavimento

Figura 3. Fonte: Arthur Casas

14

Corte M-M

Figura 4. Fonte: Studio Arthur Casas.

15

Corte C-C

Figura 5. Fonte: Studio Arthur Casas.

16

Elevao

Figura 6. Fonte: Arthur Casas

17

ANLISE FOTOGRFICA

18

Fachada

Figura 7. Fonte: Arthur Casas

19

Vista lateral

Figura 8. Fonte: Arthur Casas

20

Jardim

Figura 9. Fonte: Arthur Casas

21

Interior - sala

Figura 10. Fonte: Arthur Casas

22

Escadas

23
Figura 11. Fonte: Arthur Casas

Materiais para a produo da maquete

Cola branca, de isopor e supercola; Papel madeira Poliestireno Acetato Estilete Nanquim 02 Placa de isopor de 15 mm Tinta spray na cor branco brilhante Massa corrida

24

FOTOS DA MAQUETE

25

Vista lateral

Figura 12. Fonte: Vitor Brito

26

Em perspectiva

Figura 13. Fonte: Vitor Brito.

27

Lateral posterior

Figura 14. Fonte: Vitor Brito

28

Bibliografia

BARROS, Mariana. Morar em SP. So Paulo: Veja, 2012. Disponvel em: <http://vejasp.abril.com.br/blogs/morar-em-sp/2012/12/a-sao-paulo-de-arthur-casas/>. Acesso em: 01 set. 2013. Studio Arthur Casas. Disponvel em: www.arthurcasas.com. Acesso em 01 set. 2013. Wikiarq. Disponvel em: <http://www.wikiarq.com/projetos/1292/casa-jardim-paulista/>. Acessoem 01 set, 2013. Wikiarq. Disponvel em: <http://www.wikiarq.com/profissionais/arthur-casas/>. Acesso em: 01 set. 2013.

29

Вам также может понравиться