Вы находитесь на странице: 1из 4

Controle Discreto Engenharia EltricaUnioeste Notas de Aula Professor: Marcos Mendes Aula 3

Mauri Gauer
maurigauer@gmail.com

18 de Julho de 2012
Resumo Conceitos e denies em sistemas discretos. Sinais: contnuos, analgicos, discretos,digitais. Sinais no controlador digital

1
1.1

Conceitos e denies I
Sinal contnuo no tempo

um sinal denido para todos os instantes de tempo dentro de um intervalo, sendo uma funo da varivel contnua t. y = f (t) a<t<b t, a, b R

1.2

Sinal analgico

Sinal contnuo no tempo que pode ter qualquer valor de amplitude dentro de um intervalo determinado (que tambm pode ser um intervalo innito). A maioria das grandezas fsicas so sinais analgicos, como os valores de tenso, corrente, temperatura etc. y = f (t) ymin < y < ymax 1 yR

1.3

Sinal discreto no tempo

Sinal denido apenas para determinados instantes de tempo. uma funo da varivel inteira k , sendo portanto uma srie (ou sequncia) numrica. A gura 1 apresenta a representao grca de um famoso sinal discreto. 13

y (k )

8 5 3 2 1 1 2 3 4 k 5 6 7

Figura 1: Sinal discreto - srie y (k ) = y (k 1) + y (k 2) Um exemplo de sinal discreto seria a medida da temperatura em dada regio, tomada a cada 1 hora1 . O sinal obtido foi amostrado a partir de um sinal analgico, por isso ele tambm denominado sinal amostrado Os momentos em que so tomadas as amostras so chamados de instantes de amostragem . E o tempo entre dois instantes de amostragem o intervalo de amostragem e para o caso especco onde estes intervalos sejam constantes, ele chamado de perodo de amostragem . Exemplo 1. Um sinal analgico fa (t) do qual se tomam fs amostras por segundo tem um perodo de amostragem, Ts = f (k ) = fa (kTs ) 1 fs (sinal discreto)

O sinal discreto admite vrias notaes na literatura: f (k ) = f (kT ) = fk = f [n]


1

(1)

Um exemplo relacionado com a gura 1 o crescimento da populao de coelhos na cidade de Pisa da Itlia

Comentrios. Alguns sinais so naturalmente discretos2 . O ndice k pode estar relacionado com outras variveis, que no seja o tempo, como o espao ou outra qualquer.

1.4

Sinal digital

So sinais discretos no tempo que s podem assumir valores de um conjunto nito. O processo de seleo de um valor do conjunto nito chamado de quantizao . O intervalo entre dois valores consecutivos do conjunto chamado de passo de quantizao , geralmente constante. Exemplo 2. Leitura a cada hora de um termmetro digital com 1o C de resoluo.3 . Normalmente o sinal digital codicado em algum sistema numrico.

1.5

Sinais no controlador digital

Apresenta-se a descrio dos tipos de sinais de entrada e sada em um controlador digital. e(t) A/D e (k ) Computador (Algoritmo) u (k ) D/A u (t)

Clock Figura 2: Sinais no controlador digital e(t)- Sinal de erro atuante contnuo no tempo e na amplitude. e (k )- Sinal de erro atuande digital, discreto no tempo e quantizado na amplitude.
Como a populao de coelhos na cidade de Pisa na Itlia. Outro exemplo, seria a populao de coelhos, agora no na cidade de Pisa na Itlia, mas em Pequim na China, onde o governo tivesse uma poltica severa de controle de natalidade de coelhos. Desta forma a populao poderia ter somente um nmero nito dentro de um conjunto possvel.
3 2

u (k )- Sinal de controle digital, discreto e quantizado. u (t)- Sinal de controle contnuo no tempo e quantizado na amplitude. (Na prtica, chamado de sinal analgico) Este a arquitetura bsica de um controlador digital. No desenvolvimento matemtico das ferramentas de anlise, os sinais digitais so obtidos principalmente atravs da amostragem de sinais analgicos.

Вам также может понравиться