Вы находитесь на странице: 1из 5

Alguns linfomas Uso do Glicocorticoides na Terapeutica: So agentes importantes no tratamento de numerosos distrbios inflamatrios, alrgicos, hematolgicos e outros distrbios.

O emprego principal no alvio da dor e no combate s inflamaes na artrite reumatoide. Essa aplicao teraputica estimulou o desenvolvimento de muitos esteroides sintticos com atividade anti-inflamatria e imunossupressora. Na ao anti inflamatria, descoberta em 1952: Os GC inibem a transcrio de vrias citoquinas, que so relevantes nas respostas inflamatrias, e a induo do gene codificador do COX-2 (CicloOxigenase 2) em moncitos, alm de bloquearem a transcrio de uma forma de fosfolipase A2 induzida por citoquinas, reduzirem a ativao, a proliferao e a sobrevivncia de eosinfilos e linfcitos T e bloquearem a liberao de vrias citoquinas. Esse processo leva morte celular ou apoptose.

Na terapia tpica, estudos entre 1950 e 1960 reconheceram a eficcia da hidrocortisona tpica no tratamento de patologias cutnea inflamatria ou proliferativa, pois foram capazes de curar dermatites e alergias em questo de dias. Doenas linfoproliferativas Os GC so empregados no tratamento de uma variedade de tumores em combinao com agentes citotxicos, por exercerem efeitos inibitrios sobre a proliferao de linfcitos e com base em seu efeito sobre o metabolismo do clcio e sua capacidade de reduzir a presso intracraniana (BAVARESCO et al., 2005, p. 59). Resposta imune Numerosos derivados sintticos de glicocorticoides so usados como agentes imunossupressores. A prednisona e a prednisolona so as drogas de primeira escolha em esquemas de imunossupressores teraputicos (CARVALHO et al., 2003, p. 167). Quando usados clinicamente para suprimir a rejeio de enxertos, os GC suprimem o desencadeamento e a produo de uma nova resposta imune com mais eficincia do que uma reposta j estabelecida, na qual ocorreu proliferao clonal (RANG et al., 2003, p. 475). HIV Os GC tambm so usados no tratamento de distrbios relacionados ao vrus da imunodeficincia humana (HIV), incluindo exantema muco cutneo, pneumonite

intersticial linfoide e neuropatia perifrica desmielinizante. A pneumonia por Pneumosystis carinnii a mais comum infeco com risco de vida associada AIDS/SIDA (CRAIG; STITZEL, 1996, p. 665).

GLICOCORTICIDES Os glicocorticides so hormnios esterides, com um ncleo bsico, podendo ser naturais ou sintticos. So sintetizados no crtex da glndula adrenal, que afetam o metabolismo dos carboidratos e reduzem a resposta inflamatria (GOODMAN & GILMAN, 2003). A sua sntese e liberao ocorrem naturalmente pelo organismo, de acordo com sua necessidade, sob influncia do ACTH (hormnio adrenocorticotrfico). uma das classes de medicamentos mais frequentemente usadas em razo das suas propriedades anti-inflamatrias e imunossupressoras. O cortisol o glicocorticide humano mais importante. Ele essencial para a vida e regula ou sustenta uma grande variedade de funescardiovasculares, metablicas, imunolgicas e homeostticas. Os receptores de glicocorticides so encontrados nas clulas de quase todos tecidos de vertebrados. Os glicocorticides so um grupo de frmacos utilizados como imunossupressores e anti-inflamatrios. Estes efeitos so particularmente teis nas desastrosas doenas autoimunes.

Exemplo de Glicocorticoide Natural: Cortisol ou Hidrocortisona.

Figura 1 Estrutura qumica do Cortisol. Fonte: Goodman e Gilman, 2003. Exemplo de Glicocorticoide Sinttico: cortisona, hidrocortisona, beclometasona, betametasona, dexametasona, metilpredinsolona, prednisolona e triancinolona. So desenvolvidos pela indistria farmceutica e so muito semelhantes aos naturais se levarmos em considerao sua estrutura qumica. A diferena bsica deve-se ao fato de que todos os GC sintticos apresentam duas ligaes duplas no anel A do ciclopentanoperhidrofenantreno (Figura 1), ncleo bsico dos hormnios glicocorticoides (BAVARESCO et al., 2005, p. 58).

PRINCIPAIS AES DOS GLICOCORTICOIDES: Aes Metablicas: - Sobre os Carboidratos: a captao e utilizaao da Glicose e a Gliconeogenese, resultando em Hiperglicemia. - Sobre as protenas: catabolismo, do anabolismo. - Sobre os Lipideos: efeito permissivo sobre os hormnios lipolticos e redistribuio da gordura (Sndrome de Cushing). Aes Reguladoras: -Sobre o hipotlamo e a hipfise anterior: ao de retroalimentao negativa, resultando em diminuio da liberao dos glicocorticides endgenos. -Sobre os eventos vasculares: vasodilatao reduzida, diminuio da exsudao de lquidos. -Sobre os eventos celulares: Nas reas de inflamao aguda: do influxo e da atividade dos leuccitos; Nas reas de inflamao crnica: da atividade nas clulas mononucleares, proliferao de vasos sangneos, fibrose. Nas reas linfides: expanso das cels T e B e ao das cels T secretoras de citocinas. Sobre os mediadores inflamatrios e imunes: na produo e ao das citocinas, incluindo muitas interleucinas, TNF , GM-CSF; da produo de eicosanides. da produo de IgG dos componentes do complemento do sangue. Efeitos globais: da inflamao crnica e nas reaes autoimunes; entretanto, ocorre tambm deteriorizao da cicatrizao

Deteriorizao da cicatrizao e nos aspectos protetores da resposta inflamatria.

Indicaes Clinicas: Terapia de reposio para pacientes com insuficincia renal (p. ex. doena de Addison). Terapia antiinflamatria e imunossupressora -- na asma (por inalao, ou, nos casos graves, por via sistmica) - topicamente, em condies inflamatrias da pele, dos olhos, ouvidos e nariz. - nos estados de hipersensibilidade (p. ex., reaes alrgicas graves a drogas ou ao veneno de insetos) - em doenas auto-imunes ( lupus eritematoso sistmico, artrite reumatide, anemia hemoltica, prpura trombocitopnica idioptica) - na preveno da doena de enxerto - versus -hospedeiro aps transplante de rgos

Efeitos Indesejveis com o uso de Glicocorticides.

Вам также может понравиться