Вы находитесь на странице: 1из 5

A OBRA-PENSAMENTO FANOMELOPAICA DE DCIO PIGNATARI Daniel Lacerda Doutorando pela UFPR Mestre em Comunicao e Linguagens pela UTP

Em Haroldo, Irmo Siamesmo, depoimento concedido por ocasio do ento recente falecimento (2003) de seu irmo Haroldo de Campos, Augusto de Campos afirma: com Dcio Pignatari, poeta-inventor, fanomelogopaico, atrevido e imprevisvel, formaramos o trio-base da poesia concreta e de outras aventuras literrias. Poeta-inventor; fanomelogopaico: tais denominaes, extradas do iderio poundiano inventor seria o autor responsvel pela criao de uma nova forma de composio, enquanto que a palavra-valise fanomelogopaico conjuga trs modalidades de poesia, quais sejam, a fanopia (projeo de imagens visuais sobre a mente), a melopia (palavras impregnadas de som) e a logopia (dana do intelecto entre as palavras) do conta da verve intersemitica / interdisciplinar que permeia a obra e o pensamento de Dcio Pignatari. Obra e pensamento, alis, que, em Dcio, precisamente por fora de suas naturezas intersemitico-disciplinares a logopia a incrustar-se nos seus eminentemente fanomelopaicos poemas concretos, ou a fanopia a irromper no logos de seu, at aqui, nico romance Panteros (que termina em um desenho), ou nos fototemas de seu Errncias acham-se irremediavelmente interseccionadas. Tal interseco acha suporte em reflexo de punho prprio, extrada de Semitica da Arte e da Arquitetura, sua tese de livre-docncia, na qual o autor comea por atribuir Revoluo Industrial a gnese da modernidade e, por conseqncia, de duas linhagens terico-

artsticas nascidas de sua ecloso: a Revoluo Industrial, como no podia deixar de ser, abateu-se tambm sobre a arte e a arquitetura; do impacto, nasceram a arte e a arquitetura chamadas modernas, com seu chuveiro de ismos e movimentos diversos, uns propondo uma metaarte (neoplasticismo, desenho industrial), outras uma antiarte (Dada, Duchamp). A primeira destas vertentes adviria do fato que, sempre sob a presso crescente da Revoluo Industrial, os artistas j no se satisfazem com as linguagens-objeto que criam e partem para a metalinguagem e a metassignagem para a elaborao de princpios estticos, a doutrinao artstica, a polmica, os manifestos, a teoria. Ora, nos anos de 1950, a poesia concreta seria o momento culminante desta linhagem metalingstica, ou, como quer Dcio, metasgnica. No plano piloto do movimento, l-se: poesia concreta: produto de uma evoluo crtica de formas. Dando por encerrado o ciclo histrico do verso, a tenso de palavras-coisas no espao-tempo que caracterizava sua sintaxe verbovocovisual operava, no corpus grfico mesmo do poema, uma crtica s vanguardas do incio do sculo (mormente Dada e Futurismo), as quais haviam operado precisamente na linhagem oposta, qual seja a da antiarte Hans Richter, um dos actantes do movimento dadasta, afirma, em seu fundamental DADA: Art and Anti-art, que o movimento no s no tinha programa, como era contra todos os programas. Em carta a Haroldo de Campos, o poeta mexicano Octavio Paz ilustra bem este carter crtico da poesia concreta: os senhores descobriram ou inventaram uma verdadeira topologia potica. parte dessa funo de explorao e inveno, a poesia concreta por si mesma uma crtica do pensamento discursivo e, assim, uma crtica de nossa civilizao. Essa crtica exemplar.

E a obra de Dcio, em sua totalidade abrangendo, alm de sua poesia (compendiada no volume Poesia Pois Poesia), seus estudos sobre: a)semitica (Semitica e Literatura; Semitica da Arte e da Arquitetura); b) comunicao (Informao, Linguagem e Comunicao; Contracomunicao), c) cultura (LETRAS ARTES MDIA; Cultura PsNacionalista), d) poltica (Pob(d)re Brasil) e e) esttica (O Que Comunicao Potica); sua prosa (os contos de O Rosto da Memria e o romance Panteros), sua dramaturgia (Aquelarre; Cu de Lona) e suas tradues (Retrato do Amor Quando Jovem; 31 Poetas 214 Poemas), alm do inclassificvel biobalano de Errncias uma obra-pensamento elaborada, toda ela, sob a gide do signo novo, ou seja, aquele que, segundo o prprio Dcio, em oposio informao redundante, previsvel, tende a produzir isolamento, ininteligvel primeira abordagem por sua raridade e inesperado e pelo fato de ser mais dispendioso (para o sistema nervoso, por exemplo). Das agruras de se trilhar a ngreme e pedregosa estrada do signo novo fala, ainda mais uma vez, e de forma lapidar, na apresentao a seu Errncias, o autor: rudes parecem os labores especulativos quando levados a um campo novo, pois mais fcil ser fluente em terrenos tratados e mais toscos ainda se configuram quando imersos em ambientes confusos, onde a norma possvel a que se estratifica na medianidade da informao, implicando o interdito do signo novo perturbador (por apontar para uma nova ordem possvel), que igualado aos ruidosos signos da confuso, operao habitual do poder que exclui, para impedir o advento do poder que inclui a liberdade criadora.

No centro desta aventura que a obra de Dcio, via signo novo, pela liberdade criadora, uma cincia e seu mestre: a semitica, de Charles Sanders Peirce. A semitica a cincia dos signos signo aqui entendido como tudo aquilo que est para alguma coisa (o seu objeto) em determinados momentos e sob determinadas condies. Peirce estabelece uma trade sgnica (cone, ndice, smbolo), baseada na mais conhecida das ligaes signoobjeto, qual seja, a do grau de relao entre ambos. Mantendo uma relao de analogia com seu objeto (ao contrrio do ndice, que com ele estabelece relao direta e do smbolo, cuja relao com seu objeto acha-se previamente instituda) o cone o signo da arte. E da poesia. Dcio estabelece uma percucientssima analogia entre a iconizao do smbolo implicando esta em dizer que quando a palavra escrita ou falada (reino, por tradio, do smbolo) deixa de estabelecer links meramente institucionalizados com outras palavras, cria-se, entre elas, uma relao analgica (paronomsias, aliteraes, etc) e a funo potica da linguagem (esta cunhada por Roman Jakobson): em termos da semitica de Peirce, podemos dizer que a funo potica da linguagem se marca pela projeo do cone sobre o smbolo ou seja, pela projeo de cdigos no-verbais (musicais, visuais, gestuais, etc.) sobre o cdigo verbal. Fazer poesia transformar o smbolo (palavra) em cone(figura). Pois, seja em sua poesia, seja em sua prosa de fico, seja em sua dramaturgia, seja, mesmo, em sua ensastica, a linguagem pignatariana perpassada pela incessante busca da iconicidade, qual seja, pela quebra da primazia do verbal que, nela, acha-se permanentemente interpenetrada por cdigos outros.

E esta obra-intersemitica por excelncia que est a merecer ser lida. Faz falta, muita falta, um corpo crtico consistente sobre a potica de Dcio, a qual, diferentemente das de seus companheiros concretos Augusto de Campos teve, em 2004, a coletnea de estudos Sobre Augusto de Campos, dedicada s vertentes tradutria, (anti)crtica e potica propriamente dita de sua obra, ao passo que sobre a linguagem de Haroldo de Campos editou-se, ainda que postumamente, a bela coletnea de ensaios Cu Acima acha-se ainda encoberta pelo limbo que insiste em lhe impor a crtica mais conservadora (notadamente a acadmica).

Вам также может понравиться