Вы находитесь на странице: 1из 7

FACULDADE DE SAO PAULO 2012 OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo realizar o estudo da legtima defesa e seus desdobramentos. Destaca, assim, sua importncia para a sociedade como um todo, observado o fato de que o Estado, como responsvel pela tutela de todos os bens jurdicos, no poder proteger todos os referidos bens, ante o fato de no ser onipresente, ou seja, impossvel para o Estado estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Desta forma o Estado delega ao particular poder para que possa se defender diante de uma eventual agresso injusta, porm de maneira moderada utilizando os meios necessrios para que seja lcita sua defesa. Desta feita, o trabalho conceitua e fundamenta o tema abordado para ento trazer e explicar seus requisitos, apresentando questes relevantes e outras no to pacificadora.

JUSTIFICATIVA

Para explicar os fundamentos da legitima defesa, existem as teorias subjetivas, que a consideram como causa excludente da culpabilidade e fundam-se na perturbao de animo da pessoa agredida ou nos motivos determinantes e do agente, que conferem licitude ao ato de quem se defende. Durante a realizao da pesquisa, houve momentos que fora necessrio muita

parcimnia para entender os vrios pontos controversos sobre as excludentes de ilicitude, mormente queles referente ao exerccio regular do Direito. Entender como possvel obedecer s condies objetivas do Direito sem desrespeitar os limites traados pela lei, ou seja, no abusar do direito, foi o ponto culminante da pesquisa. Tendo em vista o contedo deste trabalho, pode-se afirmar que se somente um dos trs elementos do crime (fato tpico, ilcito e culpvel ) no estiver presente, no h possibilidade de punio pelo agente. A ilicitude, contrariedade da conduta a norma penal incriminadora, e um fator imprescindvel para tal fato, visto que um fato tpico ilcito.

RESUMO

O presente trabalho tem a finalidade de analisar uma causa de excludente da ilicitude, qual seja a legtima defesa, tendo como objetivo conceitu-la e verificar situaes fticas onde esta caber como excludente da antijuridicidade, dando sociedade uma forma de defender-se diante da ausncia do Estado. a segunda causa de excluso da antijuridicidade prevista no artigo 23, inciso II, e regulada pelo artigo 25: Entende-se em legtima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessrios, repele injusta agresso, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

SUMRIO PROVISRIO

CAPTULO - I I LEGTIMA DEFESA 1.2 LEGTIMA DEFESA RECPROCA 1.3 EXCESSO NA LEGTIMA DEFESA 1.4 EXCESSO CULPOSO OU INOCENTE CAPTULO - II 2.1 EXCESSO DOLOSO OU CONSCIENTE 2.2 LEGTIMA DEFESA DA HONRA 2.3 LEGTIMA DEFESA CONTRA AGRESSO DE INIMPUTVEIS 2.4 A REPULSA A UMA AGRESSO CAPTULO - III 3.1 ATUAL OU IMINENTE INJUSTA 3.2 A DIREITO PRPRIO OU ALHEIO 3.3 A MODERAAO NO EMPREGO DOS MEIOS NECESSRIOS

Bibliografia

ALMADA, Clio de Melo. LEGTIMA DEFESA, 2 ed. So Paulo: Bushatsky

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal Parte Geral, vol. 01. 14 ed. So Paulo: Saraiva, 2004.

COSTA JNIOR, Paulo Jos. Direito Penal Curso Completo, vol. nico, 8ed. So Paulo: Ed. DPJ, 2005.

DELMANTO, Celso. [et.al.]. Cdigo Penal Comentado. 7ed. atual. ampl. Rio de Janeiro: Renovar, 2007.

I-CAPTULO

LEGTIMA DEFESA PUTATIVA

Primeiro falaremos do conceito da legitima defesa putativa dado pelo cdigo penal ptrio, em seu artigo 20 1 que diz: isento de pena quem, por erro plenamente justificado pelas circunstncias, supe situao de fato que, se existisse, tornaria a ao legtima. No h iseno de pena quando o erro deriva de culpa e o fato punvel como crime culposo. Ocorre de maneira que o agente imagine que esta realmente se defendendo, ou seja, s existe na cabea do agente. Isto acontece por erro de tipo ou de proibio. Capez define legtima defesa putativa da seguinte maneira a errnea suposio da legtima defesa por erro de tipo ou de proibio. S existe na imaginao do agente, pois o fato objetivamente ilcito. No que diz respeito natureza jurdica das discriminantes putativas, a doutrina possui opinies diversas. H quem entenda se tratar de excludente de culpabilidade por erro de tipo; outra parte entende se tratar de excludente de culpabilidade por erro de proibio. Paulo Jos da Costa Jr. entende que ora h erro de tipo, ora h erro de proibio, sendo as descriminantes putativas um tertum genus. De qualquer maneira, o legislador no pargrafo primeiro do art. 20 do Cdigo Penal diz que o agente, ao praticar um fato acobertado por uma descriminante putativa, estar isento de pena, de modo que se trata de excludente de culpabilidade. O art. 23 do mesmo texto legal dispe que no h crime, quando o agente pratica o fato acobertado por uma das excludentes elencadas no dispositivo citado acima, de tal forma que estar configurada a excludente de ilicitude apenas quando o agente praticar a reao defensiva de legtima defesa real.

METODOLOGIA

O mtodo utilizado para realizao do presente trabalho consiste na pesquisa de livros relacionados ao assunto discutido constantes na bibliografia.

INTRODUO

Causadoras de muitas controversas e aclamada inmeras vezes nos tribunais, a legtima defesa, est expressa nos artigos 23 ao 25 do Cdigo Penal, e um instinto natural do ser humano, uma vez que este ante uma agresso injusta reagir naturalmente. A legtima defesa uma das causas de excluso de ilicitude mais antigas do direito penal e mais discutido nos debates jurdicos atuais. Com o aumento da criminalidade e a ineficincia do poder publico para conter a ao dos criminosos, a legtima defesa surge, habitualmente, para pr efeitos jurdicos aos fatos que se tornaram habituais na sociedade em que se vive. Sendo, portanto, um instinto de ndole scio-jurdica, merece detalhado estudo, seja ele no campo probatrio, jurdico e de legislao comparada, isto se fez presente para que, no caso em questo, no opere o carter da impunidade. Suas configuraes somente sero encontradas quando houver presentes alguns requisitos, quais sejam: agresso atual ou iminente e injusta, direito prprio ou alheio a ser preservado e moderao nos meios necessrios repulsa. Presentes todos os requisitos, estar-se- tipificada a legtima defesa. Interessante notar o critrio consuetudinrio, muitas vezes, o magistrado poder se deparar em casos de legtima defesa da honra quando tratar-se de adultrio. Esta bifurcao da legtima defesa encontra-se quase que ausente dos juzes dos grandes centros urbanos. Por outro lado, os indivduos se excedero nos meios necessrios repulsa. Assim ocorrendo, surge a figura do excesso de legtima defesa. No caso em tela, o indivduo no ser condenado pelas agresses que cometeu a obstar a ao agressiva atual e injusta, mas daquelas que ocorreu aps a cessao do perigo. Por meio da legislao, doutrina e Jurisprudncia, v-se a preocupao em no tornar este instituto num marco a impunidade, o Magistrado dever, mediante minucioso exame probatrio decidir pela excluso ou no da ilicitude. Desta forma, seguindo a teoria tridimensional do direito, verifica-se que o instituto mencionado passa por um processo de atualizao de acordo com o passar do tempo e os fatores sociais ocorridos no os torna em desuso, mas em constante atualizao e em sintonia com o mundo em que se vive.

Вам также может понравиться