Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIGRANRIO - Universidade do Grande Rio

Arquitetura TCP/IP
Protocolo SNMP

Data: 04/09/2013 Alunos: Hector Campos, Gustavo Lopes, Marcus Felipes Santos, Matrculas: 5305394,0700159,5403942 Aluno: Professor: Etienne Oliveira

UNIGRANRIO SNMP

TCP/IP

SUMRIO
1. Introduo......................................................................................................................2 2. Histria..........................................................................................................................2 3. SNMP............................................................................................................................2 4. Funcionamento..............................................................................................................3 5. Vantagens......................................................................................................................4 6. Desvantagens.................................................................................................................4 7. Concluso......................................................................................................................4 8. Bibliografia....................................................................................................................5

- 1 -

UNIGRANRIO SNMP

TCP/IP

1. Introduo
Em uma administrao de rede, devemos maximizar sua eficincia e produtividade. Para isso a ISO (International Organization for Standardzation) definiu um modelo de gerenciamento de rede baseado em 5 princpios: Administrao de falhas; Administrao de configurao; Administrao de segurana; Administrao de desempenho; Administrao de contas;

Para ajudar nesta tarefa, so usados protocolos de rede, de forma que automatizem estas tarefas. Um dos protocolos mais usados para isso o SNMP - Simple Network Management Protocol, desenvolvido para monitorar ativos e servios em uma rede.

2. Histria
Na dcada de 80, cada vez mais era adotado a arquitetura TCP/IP, com isso foi necessrio criar um protocolo que atendesse as necessidades de uma gerncia de rede. A IETF (Internet Engineering Task Force) com o objetivo de disponibilizar uma forma simples e prtica de realizar o controle de equipamentos em uma rede de computadores, desenvolveu o protocolo SNMP, especificado no RFC 1157.

3. SNMP
SNMP O protocolo SNMP um protocolo que funciona na camada 7 do modelo OSI (aplicaes). Foi projetado para dar a capacidade de administrao remota de uma rede de computadores. Baseado na arquitetura cliente/servidor onde o cliente chamado de gerente e o servidor de agente. O gerente faz requisies ao programa servidor (agente), informando ou fazendo modificaes, essas requisies so feitas usando as camada de transporte UDP (User Datagram Protocol). O gerenciamento de rede atravs do SNMP, permite o acompanhamento do estado em tempo real de uma rede, e pode ser utilizado em diversos tipos de sistema e equipamentos.

- 2 -

UNIGRANRIO SNMP

TCP/IP

Podemos utilizar o SNMP de diversas maneiras: Para configurar equipamentos remotamente; Supervisar a eficincia de uma rede (velocidade, desempenho, disponibilidade); Detectar falhas em equipamentos;

4. Funcionamento
O funcionamento do SNMP baseado em dois dispositivos o agente e o gerente. O dispositivo a ser monitorado um agente e quem faz as consultas ou modificaes gerente. O agente tambm responsvel por gerar alertas. Os tipos de equipamentos usados com o SNMP so equipamentos ativos, como por exemplo hubs, roteadores, switches e servidores. Esses so conhecidos como Seu funcionamento consiste na troca de informaes da rede, atravs de mensagens conhecidas como PDU (Protocol Data Unit). O PDU contm variveis com nomes e valores, alm de informaes para a autenticao do gerente, para que o agente saiba, quem foi que o gerente que modificou ou solicitou dados de uma rede.

Agente
O agente um processo executado em uma mquina gerenciada. As funes de um agente so: Atender requisies feitas pelo gerente; Enviar informaes sobre o gerenciamento ao gerente, quando programado; O agente responsvel por informar funes de envio, alertas e eventos.

Gerente
O gerente executado em uma estao, permite obter e enviar mensagens de gerenciamento aos dispositivos gerenciados. O gerente responsvel pelo monitoramento, modificaes e relatrios.

- 3 -

UNIGRANRIO SNMP

TCP/IP

PDU
No padro SNMP clssico, h 4 tipos de PDU. Na verso SNMPv2 foi acrescentado mais 2 tipos de PDU. GET- L o valor de uma ou mais variveis, o gerente solicita ao agente o valor de varivel. GET-NEXT - L o valor da prxima varivel. SET Atualiza variveis, o gerente solicita ao agente que faa alteraes em uma varivel. TRAP - Comunicao de eventos feita pelo agente. O agente comunica ao gerente um evento pr-determinado.

5. Vantagens
Uma das maiores vantagens do protocolo SNMP ser popular, diversos dispositivos de rede so compatveis com o SNMP, desde computadores, modens, roteadores, switches e at mesmo impressoras. possvel o seu uso em grande escala, principalmente por ser um protocolo simples, concentrando o processamento na mquina gerente, permitindo que ns da rede usem o protocolo, mesmo com pouco poder de processamento. O seu uso em si no difcil, escalvel, flexvel, de fcil configurao e fcil de programar.

6. Desvantagens
H diversas falhas de segurana, no protocolo SNMP, permitindo dar acesso a intrusos. Com isso possvel desligar ou mesmo dar acesso a informaes da rede. Outro problema que por usar um endereamento IP, se houver problemas com roteamento, se torna invivel configurar o dispositivo

7. Concluso
O SNMP muito til na tarefa de administrao de redes, permitindo diversas tarefas e ferramentas. De uso disseminado em larga escala sem dvida o protocolo mais usado.

- 4 -

UNIGRANRIO SNMP

TCP/IP

8. Bibliografia
Wikipedia(SNMP) http://en.wikipedia.org/wiki/Simple_Network_Management_Protocol IETF (RFC1157) http://www.ietf.org/rfc/rfc1157.txt SNMP Essencial Schmidt, Maura, Editora Campus, 2001. Rede de computadores S. Tanenbaum, Andrew, Editora Pearson, 2011.

- 5 -

Вам также может понравиться