Вы находитесь на странице: 1из 9

Introduo Movimento Retilneo Uniforme aquele que o mvel percorre, sobre uma reta, distncias iguais em intervalo de tempos

s iguais, ou seja, o movimento em que todas as vezes que for mensurada a sua velocidade esta permanecer constante. o movimento em que a trajetria se d com velocidade constante e acelerao nula, percorrendo sempre distncias iguais em intervalo de tempos iguais. Funes horrias a) Posio em funo do tempo [

funo horria das posies do MU b) Velocidade em funo do tempo [ significa que o mvel possui, em toda a trajetria, a velocidade do incio do movimento. c) Acelerao em funo do tempo [ No existe variao de velocidade durante o movimento Grficos a) A Posio em funo do tempo [ para o movimento uniforme a funo do 1 grau , cujo grfico uma reta.

1 Caso: velocidade positiva (v > 0) o mvel deslocase no sentido da trajetria e as posies aumentam com o tempo.

O grfico representativo de uma reta inclinada para a direita.

2 Caso: velocidade negativa (v < 0) o mvel desloca-se no sentido contrrio ao da trajetria e as posies decrescem com o tempo.

O grfico representativo de uma reta inclinada para a esquerda.

Caractersticas destes grficos: O valor da ordenada em que a reta corta o eixo s representa o espao inicial ( ). Se , a posio do mvel no alterar.

No grfico

,a

numericamente igual velocidade.

OBS: Quanto maior for a velocidade mais inclinada em relao ao tempo ser a reta que representa o movimento.

a) Velocidade em funo do tempo [

A rea numericamente igual ao espao percorrido Como , temos:

Quando o corpo no estiver em movimento, o grfico ter a seguinte forma:

b) Acelerao em funo do tempo No movimento uniforme nula.


a

Procedimento Experimento do plano inclinado com fluido 1. Objetivos Gerais Caracterizar o movimento retilneo e uniforme; Calcular a velocidade de um mvel em MRU; Prever a posio futura a ser ocupada por um mvel que se desloca em MRU; Construir os grficos de posio tempo e grficos de velocidade tempo de um mvel em MRU. 2. Material necessrio: Uma base de sustentao articulvel; Um tubo lacrado, contendo leo, uma esfera de ao e bolha; Um im; Um cronmetro. 3. Montagem: Eleve o plano 15 acima da horizontal; Com o auxlio do im posicione a esfera na marca = 0 mm; OBS: No encoste o im no tubo, pois quando for liberar a esfera ocorrero alteraes na posio do tubo que podem alterar os resultados. 4. Andamento das atividades: 4.1. Prepare o cronmetro, zerando o mesmo; 4.2. Desencoste o im do tubo deixando-o a uma distncia de aproximadamente , o suficiente para posicionar a esfera sem causar movimentos bruscos no tubo; 4.3. Libere a esfera, ligue o cronmetro e pare-o quando a esfera passar pela marca . 4.4. Anote na tabela 1a posio ocupada pela esfera e o tempo transcorrido. 4.5. Repita a operao 4.4 para , e , respectivamente at preencher completamente a tabela 1.

5. Resultados TABELA 1 Espao Intervalo de percorrido tempo

Posio ocupada

Velocidade mdia

5.1

Utilizando os valores de x e t da Tabela 1 construa o grfico x (espao) versus t(tempo).

5.2

Como voc denomina a figura obtida no grfico de x versus t? Este grfico caracterstico de um MRU? Justifique sua resposta.

A figura geomtrica obtida no grfico o tringulo retngulo e ela caracterstica de um MRU, pois o mvel percorre distncias iguais em intervalos de tempo iguais, mantendo uma velocidade constante e acelerao nula.

5.3

Utilizando os valores de v e t da tabela 1, construa o grfico v versus t.

5.4

Como voc denomina a figura geomtrica obtida no grfico de v versus t? Este grfico caracterstico de um MRU? Justifique sua resposta.

A figura geomtrica o trapzio e ele no representa um MRU, pois houve variao da velocidade e no MRU a velocidade deve sempre permanecer constante. 5.5 O que representa fisicamente a declividade da reta no grfico v versus t?

Representa a variao da velocidade nos intervalos de tempo medidos. 5.6 O que representa fisicamente a rea abaixo da reta no grfico v versus t? e .

Representa numericamente o espao percorrido entre os instantes 5.7

A funo horria de um MRU : . Calcule a velocidade mdia da esfera e escreva a funo horria do movimento que ela efetua.

5.8

Empregando a funo horria, calcule a posio que ir ocupar o mvel aps 10s de movimento.

O espao percorrido no tempo de 10s foi 191 mm. 5.9 Arraste a esfera at a posio 0 mm, libere-a e ligue o cronmetro. Desligue-o aps terem transcorrido 10s e anote a posio do mvel neste instante. Esta posio coincide com o valor calculado.

O valor encontrado aps 10s foi de 21 mm; a posio no coincide com o valor calculado e isto pode ser explicado devido aos erros na marcao dos tempos que foram feitos manualmente.

6. Concluso Pode-se notar que aps termos todos os resultados do experimento com plano inclinado e fluido, a figura obtida no grfico espao ( ) X tempo ( ) representa um tringulo retngulo e ela caracterstica de um MRU, pois o mvel percorre distncias iguais em intervalos de tempo iguais, mantendo uma velocidade constante e acelerao nula. J a figura geomtrica obtida no grfico velocidade ( ) X tempo ( ) um trapzio e ele no representa um MRU, pois houve variao da velocidade e no MRU a velocidade deve sempre permanecer constante. Conclui-se ento que embora o experimento tenha sido realizado com o intuito de reproduzir e comprovar as particularidades do MRU, no foi de todo possvel devido coleta de dados (cronometragem de tempos) terem sido manual, o que provocou a impreciso na coleta de informaes e provocando a variao da velocidade que, como j afirmado anteriormente, no MRU deve permanecer constante.

7. Bibliografia

BONJORNO, Jos Roberto. BONJORNO, Regina Azenha. BONJORNO, Valter. Ramos, Clinton Mrcio. Fsica: Histria & Cotidiano. 3 Ed. So Paulo: FTD, 2005. (Coleo Delta). Grficos do Movimento Uniforme - CAVALCANTE, Klber disponvel em <http://www.brasilescola.com/fisica/graficos-movimento-uniforme-mu.htm>. Acesso em 18 maio. 2013. Movimento Retilneo uniforme PEDRO, Iv. disponvel em <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4485/1/MOVIMENTO-RETILINEOUNIFORME/Paacutegina1.html>. Acesso em 18 maio. 2013.

10

Вам также может понравиться