Вы находитесь на странице: 1из 15

Externato So Miguel de Refojos

Escola: Externato So Miguel De Refojos Disciplina: Geografia Nome do Professor: Pedro Fonseca Ttulo do trabalho: Nome do aluno: Sara Marilda Castro Fernandes Ano: 11 Turma: E Nmero: 22 Ano Letivo: 2008/2009

Unio Europeia
Historia Antes da primeira metade do sculo XX, a ideia de uma Europa unida comeou por ser esbatida por vrios filsofos e visionrios, como foi o caso de Vtor Hugo, que imaginou uns Estados Unidos da Europa pacficos e inspirados num ideal Humanstico. Porm esses sonhos de uma Europa movida pela unio dos povos, parecia estar bem longe da realidade devido aos conflitos existentes na 1 metade do sculo. Na dcada de 40, a Europa foi palco de uma das maiores guerras que o mundo j conheceu, a II guerra mundial, que marcou profundamente o sculo XX pela ascenso e mais tarde, pela queda das ideologias totalitrias. Todavia, foi das cinzas da II guerra mundial que nasceu uma nova esperana e um maior empenhamento em iniciar-se uma nova era. Em 1947 j se tinha feito anunciar, um plano (plano Marshall), que tinha como objetivo, elaborar um programa de reconstruo econmica. Porm em 1950 (cinco anos depois da segunda guerra mundial) os antigos adversrios ainda estavam longe da reconciliao e ainda planava no ar, a ameaa de um conflito entre a zona Leste e Oeste do continente. Para evitar repetir os erros do passado e promover a paz e o bem-estar da populao, Jean Monnet (principal inspirador da famosa Declarao Schuman de 9 de maio de 1950) prope a Robert Schuman, ministro francs dos negcios estrangeiros e ao chanceler alemo Konrad Adenauer a formao de um interesse comum entre os seus pases, ou seja, a criao de uma entidade que gerisse em comum a produo Franco-alem do ao e do carvo, e assim, desta forma, evitar as rivalidades entre estes dois pases. A ideia fundamental, relativamente proposta, era que: A paz mundial no poder ser salvaguardada sem uma criatividade medida dos perigos que a ameaam.

Adenauer viu nesta proposta de Schuman, uma oportunidade para apaziguar a Europa pelo que acabou por aprova-la. Posteriormente foi a vez de mais quatro pases dos quais Itlia, Blgica, Holanda e Luxemburgo reagirem favoravelmente a proposta de Schuman acabando por assinar em abril de 1951 um acordo constitutivo da comunidade europeia do carvo e do ao (CECA) com o tratado de Paris. 3

Os pases fundadores pretendiam ainda uma gesto interligada das economias dos vrios pases destrudos pela famosa e j referida II Guerra Mundial . Esta ideia proporcionou assim, unir politicamente e economicamente os pases europeus. Este foi o inicio de mais de meio sculo de cooperao pacifica entre os estados-membros, onde assim surgiu uma nova Europa ocidental, baseada nos interesses comuns dos seus povos e naes e assente em tratados que garantissem a primazia da lei e a igualdade das naes. Estava assim formada a unio europeia.

Fig. 1 Pases Fundadores (Alemanha, Frana, Blgica, Holanda e Luxemburgo)

Tratados
Os tratados constituem o direito primrio da unio europeia. Definem os princpios, objetivos e disposies institucionais da unio, e so a base legal das polticas e do funcionamento da unio europeia. So negociados entre os governos dos estados membros em conferncias intergovernamentais, onde depois devem ser ratificados segundo os procedimentos previstos a nvel nacional, em princpio, pelos parlamentos nacionais ou por meio de referendo.

Principais Tratados:
TRATADO (CECA)
Assinado: Entrado em vigor: Objetivos: Paris 23 De julho de 1952 - Criar um mercado comum do carvo e do ao.

TRATADO (CEE)
Roma a 25 de maro de 1957 1 De janeiro de 1958 - Criar um mercado comum baseado nas quatro liberdades de circulao: mercadorias; pessoas; capitais e servios; - Aproximar gradualmente as politicas econmicas e nacionais.

TRATADO (EUROATOM)
Roma a 25 de maro de 1957 1 De janeiro de 1958 - Coordenar os programas de investigao previstos ou j alcanados pelos estados membros com vista a utilizao pacfica da energia nuclear.

TRATADO Ato nico Europeu


28 De fevereiro de 1986 1 De julho de 1987 - Permitir a realizao ate 31 de dezembro de 1992 do mercado interno europeu, ou seja, de um espao de livre circulao de pessoas, servios, capitais e mercadorias; - Criao de uma nova competncia comunitria na rea de coeso econmica e social, assim como novos meios de ao na politica social, de investigao e de desenvolvimento tecnolgico e do ambiente.

TRATADO Unio Europeia


Assinado: Entrado em vigor: Objetivos: Maastricht a 7 de fevereiro de 1992 1 De novembro de 1993 - Instituio de uma cidadania da unio; - Realizao de uma unio monetria (euro)

TRATADO Amesterdo
2 De outubro de 1997 1 De maio de 1999 - Criao de uma poltica comunitria do emprego; - Consolidao da politica ambiental; - Melhoria dos instrumentos disponveis s polticas da sade pblica e de proteo dos consumidores; - Reforma da PAC.

TRATADO Nice
26 De fevereiro de 2001 1 De fevereiro de 2003 - Adaptar o funcionamento da unio europeia na perspetiva do alargamento que iria ter lugar a 1 de maio de 2004 a 10 pases.

TRATADO Lisboa
13 De dezembro de 2007 ________ - Aumentar a democracia na EU; - Aumentar a eficcia da atuao da EU e a sua capacidade para enfrentar os atuais desafios globais, tal como alteraes climticas, a segurana e o desenvolvimento sustentvel.

Alargamentos
O alargamento tem constitudo a unio europeia paz, estabilidade, prosperidade e democracia no continente europeu. Desde a origem da unio europeia, no inicio dos anos 50, sucessivos alargamentos fizeram-se sentir ate aos dias de hoje, de onde fazem parte, 27 pases. 1 Alargamento: Europa dos 9 (1972) 2 Alargamento: Europa dos 10 (1981)

Fig. 2 1 Alargamento (Reino Unido, Irlanda e Dinamarca 3 Alargamento: Europa dos 12 (1986)

Fig. 3 2 Alargamento (Grcia) 4 Alargamento: Europa dos 15 (1995)

Fig. 4 3 Alargamento (Portugal e Espanha)

Fig. 5 4 Alargamento (Sucia, Finlndia e ustria)

5 Alargamento: Europa dos 25 (2004)

6 Alargamento: Europa dos 27 (2007)

Fig. 6 5 Alargamento (Estnia, Letnia, Litunia, Polnia, Rep. Checa, Eslovquia, Hungria e Eslovnia)

Fig. 7 6 Alargamento (Romnia e Bulgria)

A chegada da Bulgria e da Romnia unio europeia foi ate aos dias de hoje, o mais recente alargamento da unio, tendo aderido a este pacto em 2007.

Fig. 8 Mapa da unio Europeia.

Objetivos da unio Europeia


Desde cedo que a unio europeia tem em mente a criao de um conjunto de objetivos que permitam uma melhor coeso com o mundo a nvel social, politico e econmico. Esses objetivos passam por: Abraar politicas comuns em diversos campos como a agricultura, pesca, ambiente, energia, educao etc. Melhorar as condies de livre comrcio entre os pases membros; Criao da moeda nica de forma a facilitar a unificao monetria e a facilitao do comrcio; Criao de um mercado nico para a melhoria do funcionamento dos mercados, contribuindo para um Europa mais concorrencial e sustentvel onde a concorrncia no falseada; Melhorar as condies de vida e do trabalho dos cidados europeus; Reduzir as desigualdades sociais e econmicas entre as regies; Fomentar o desenvolvimento econmico dos pases em fase decrescimento; Proporcionar um ambiente de paz, equilbrio e harmonia na Europa; Promover a unidade poltica e econmica da Europa; Promoo da paz, dos seus valores e do bem da populao, a que se associam outros objetivos igualmente importantes: Promoo da coeso econmica, social e territorial e a solidariedade entre os estados membros; Promoo do progresso cientfico e tcnico; Criao de uma Europa de desenvolvimento sustentvel (crescimento econmico equilibrado, economia social e competitiva, proteo do ambiente); Oferecer aos cidados um espao de liberdade, segurana e justia; Lutar contra a excluso e discriminaes e fomentar a justia e a proteo social, a igualdade entre os sexos, a cooperao entre as geraes e a proteo dos direitos das crianas.

Que desafios traz a Portugal o alargamento da Unio Europeia?


Portugal abraa atualmente diversas organizaes entre as quais se encontra com destaque, a unio Europeia. Esta organizao j passou por sucessivos alargamentos onde atualmente acolhe 27 pases. Foi com a entrada de dez novos pases em 2004, que permitiu a reunificao da unio europeia dividida na 2 Guerra Mundial concretizando o sonho dos fundadores: Fazer da Europa um espao e uma unidade livre e unida. Esta reunificao permitiu tambm um crescimento do mercado de emprego e do mercado interno, o que representa um acrscimo de cerca de 75 milhes de consumidores e claro, um aumento do comrcio de bens e servios. Porem esses pases no representam um nvel de riqueza elevado ou igualitrio ao dos restantes pases membros. Embora a o numero de habitantes e a superfcie tenham aumentado na unio europeia, o se PIB (produto interno Bruto) cresceu apenas 5% o que mostra as disparidades e diferenas entre os pases que integram a Unio Europeia. Para alm das disparidades de rendimentos, estes pases apresentam Caractersticas polticas e sociais muito especificas o que obriga a uma mudana no interior da EU. Como objetivo para diminuir as diferenas entre os pases , o crescimento das econoias dos novos estadosmembros ajuda os pases aderentes a beneficiar de uma maior prosperidade, o que ajuda a reduzir as disparidades dos nveis de vida no EU. Consequentemente os restantes pases beneficiam de um aumento do poder de compra e de oportunidades de exportao e investimentos.

Queda do Muro de Berlim

Foi com a crise do sistema socialista na Europa de Leste e com o fim deste, na Alemanha oriental que se iniciou a queda do muro de Berlim a 9 de novembro de 1989. Este muro tinha sido construdo aps a 2 Guerra Mundial, onde a capital da Alemanha (Berlim) fora dividida em quatro seces. Seces essas, ocupados e/ou comandadas pelos Estados Unidos, a Frana, a unio sovitica e a Gr-Bretanha. A queda do muro de Berlim veio

alterar radicalmente o panorama politico europeu e em toda a regio. Como sequela desse acontecimento deu-se: O desmembramento da URSS (Unio das Republicas Socialistas Soviticas); Desmembramento da Jugoslvia; Formao de novos pases; Reunificao da Alemanha;

Foi com o colapso do comunismo que se ps fim a diviso ideolgica que originou portanto a guerra fria e criou condies para que a Europa ocidental e a de leste se aproximassem, porem no se originou mais que uma grande instabilidade politica e econmica que veio condicionar esta aproximao. Emergiram nacionalismos onde as antigas repblicas da ex-URSS e de alguns pases da Europa de leste exigiram a sua independncia. Nos pases do bltico (Letnia, Estnia e Litunia) este processo foi pacfico; j em pases como na Jugoslvia surgiram conflitos armados que nos dias de hoje ainda no esto totalmente resolvidos. A antiga Jugoslvia com uma diversidade cultural e tnica irreverente conheceu um violento processo de degradao e conflitos internos que originou novos pases, onde muitos deles na atualidade ainda no so reconhecidos oficialmente. Com a evoluo de uma economia de mercado, foi inevitvel a criao de inmeras desigualdades entre esses pases (pases de leste) e a grande instabilidade econmica o que levou a uma profunda crise econmica de onde muitos pases ainda no conseguiram sair. ento que entra a Unio Europeia como a possvel soluo para os seus problemas, permitindo a entrada destes pases para a sua organizao e abrindo portas a novas candidaturas de outros estados como o caso da famosa Turquia que embora ainda no fazendo parte j tem uma longa historia com a unio europeia, da Crocia e da Macednia. O inicio de uma nova era foi marcada pela reunificao alem que permitiu a construo de uma nova Unio Europeia e a sua recentralizao a Leste onde o conselho europeu de Copenhaga estabeleceu os critrios a seguir que os pases candidatos tem de cumprir para poderem iniciar o seu processo de adeso.

10

Critrios de Copenhaga
Em 1993, face aos pedidos formulados pelos antigos pases comunistas no sentido de integrarem a unio, o conselho europeu estabeleceu trs critrios a preencher para poderem aderir. No momento da adeso, os novos membros devem possuir: Instituies estveis que garantam a democracia, o estado de direito e o respeito pelos direitos humanos, o respeitam pelas minorias e a sua proteo; Uma economia de mercado que funcione, bem como condies para fazer face as foras de mercado e concorrncia no interior da unio; Capacidade para assumir as obrigaes decorrentes da adeso, nomeadamente a consecuo dos objetivos da Unio, assim como uma administrao pblica capaz de aplicar e de gerir, na prtica, a legislao da Unio Europeia. http://www.europa.eu (adaptado)

As instituies europeias
Atualmente, fazem parte da unio europeia, um conjunto de diversas instituies que visam melhorar as trocas comerciais e coagir os governos dos estados-membros no sentido da concretizao de reformas sociais e da defesa dos direitos humanos bem como da preservao ambiental. De todas as instituies da UE, as principais intitulamse por: Parlamento Europeu: Considerada a nica instituio que resulta de eleies diretas, permite a todos os cidados europeus recenseados eleger os seus representantes nos respetivos pases de origem por sufrgio universal direto. Este organismo representa portanto a vontade democrtica e os interesses de todos os cidados europeus; Tribunal de justia: Visa assegurar o cumprimento e a interpretao do direito comunitrio. Tem tambm como competncia responder a questes de

11

interpretao do direito Comunitrio colocadas por um tribunal nacional, no mbito de um processo pendente nessa instncia; Comisso europeia: Defende o interesse geral da Unio Europeia, sendo o guardio de todos os tratados at agora realizados. Goza ainda de uma total independncia no que se refere aos governos nacionais; Conselho da Unio europeia: Que representa os governos dos estadosmembros. O tratado de Maastricht, tem conhecido sucessivas mudanas devido aos contnuos alargamentos que tem posto em causa, o sistema de governao, que vem desde a fundao desta organizao em 1957. Como fazem parte cerca de 27 pases, a desunio em certas reas comum. Ambos reconhecem que se deviam reformar instituies polticas ou redistribuir poderes mas a chegada a um consenso em comum no foi ainda alcanado. A reforma do sistema decisivo da unio europeia no panorama do alargamento chegou a um acordo com a entrada de um novo tratado ao qual o concelho europeu chegou a um acordo em Nice. A carta dos direitos fundamentais da unio europeia foi majestosamente louvada pelos presidentes do parlamento europeu, do conselho europeu e da comisso europeia.

Consequncias do alargamento
O alargamento da Unio Europeia uma segura abertura a oportunidades e necessidades, fundamentais para a concretizao de objetivos como: Reforo da Unidade Europeia; Alargamento do mercado comum que permite a criao de mais emprego; Criao de condies de maior estabilidade e prosperidade aos pases aderentes; Consolidao poltica e econmica dos pases de leste; Aumento da influncia da UE no sistema-mundo. Porm alargamentos anteriores e previstos, como o caso da Turquia, Crocia e Macednia, trouxeram e trazem para Portugal consequncias positivas e negativas, assim como aos restantes pases-membros. Nomeadamente para Portugal, vantagens de que o pas pode beneficiar com o alargamento encontram-se, por exemplo, a abertura de novos mercados para as empresas portuguesas. No que se refere a consequncias negativas/desvantagens encontram-se uma mo de obra mais competitiva.

12

Maioria cr que o alargamento da UE vai prejudicar Portugal


Uma maioria de portugueses (43 por cento) acha que o alargamento da Unio Europeia vai ter para Portugal mais consequncias negativas do que positivas, revela uma sondagem realizada pela Universidade Catlica para a RTP e o PBLICO. () No , portanto, com grande otimismo que os portugueses encaram o alargamento Europa do Leste. E, entre os fatores que consideram que sero mais prejudicais, destaca-se, com uma clara maioria de 64 por cento, "a concorrncia de uma mo de obra mais barata e qualificada". Em segundo lugar, a grande distncia, com 15 por cento de respostas vem a "diminuio dos fundos comunitrios", e em terceiro, reunindo apenas sete por cento das respostas, a "diminuio do peso poltico de Portugal na Unio Europeia". A sondagem mostra tambm que os portugueses sabem o que que tem que mudar no pas para que este possa beneficiar mais com o alargamento: a educao, respondem 46 por cento dos inquiridos, muito longe de todas as outras opes. () Apesar da convico maioritria de que seremos prejudicados com a entrada na UE da Repblica Checa, Hungria, Polnia, Eslovquia, Eslovnia, Estnia, Letnia, Litunia, Malta e Chipre, na resposta pergunta sobre qual dos aspetos do alargamento nos poder beneficiar mais, 37% acha que ser a abertura de novos mercados para as empresas portuguesas. As questes polticas surgem nuns distantes segundo e terceiro lugares () S 18 por cento pensa que um dos benefcios do alargamento ser colocar na Unio pases que podem ser nossos aliados polticos. E 12% acredita que "vai dar garantias de paz e segurana na Europa". H tambm 15% que escolhem a opo "outro", sem especificar em que outros benefcios esto a pensar. E, significativamente, 18 por centos dos inquiridos sobre os benefcios do alargamento no sabe ou no responde. Alexandra Prado Coelho PBLICO Segunda-feira, 26 de abril de 2004 Qualquer alargamento compromete sempre alteraes a nvel da poltica estrutural e coeso (PEC), na poltica agrcola comum (PAC) assim como, um aumento das despesas oramentais da EU.

13

Quais so os impactos da Politica Agrcola Comunitria?


Por Poucas Palavras A proteo do ambiente essencial para a qualidade de vida tanto das atuais como das futuras geraes. O desafio que se coloca como combinar essa proteo com um crescimento econmico contnuo e sustentvel a longo prazo. Atendendo s alteraes climticas, esse desafio cada vez mais premente. A poltica da Unio Europeia em matria de ambiente baseia-se na convico de que normas ambientais elevadas estimulam a inovao e as oportunidades de investimento e que as polticas econmicas, industrial, social e ambiental devem estar estreitamente integradas. www.europa.eu

Desde a criao da UE, que o ambiente tem adquirido uma importncia cada vez mais relevante, principalmente desde a dcada de 70. Desde o tratado de Maastricht em 1992, consagrou-se a existncia de uma poltica no domnio do ambiente. Mas foi no tratado de Amesterdo que se reforou ainda mais, esta preocupao em que se afirma solenemente que viver num ambiente so uma exigncia dos europeus. Um dos projetos previstos e j alcanados ter em vista, a anlise da situao de cada pais no que se refere s polticas ambientais, calculando o ndice de sustentabilidade ambiental (ISA), que estabelecido a partir de 76 variveis, que se baseiam desde a qualidade do ar capacidade de resposta das instituies e aos problemas ambientais. Quando comparamos o ndice de sustentabilidade ambiental entre os pases da Unio Europeia, os que apresentam melhores ndices de condies ambientais so os pases do norte da Europa. O que no deixa de ser curioso, pois so precisamente estes pases o que apresentam um maior nvel de desenvolvimento. O lugar que Portugal ocupa neste ranking o 37 Lugar, o que no deixa de ser uma boa posio a nvel global. Como foi a pouco referido, atualmente questes ambientais to se a tornar prioridade para a organizao da Unio Europeia, mas em Portugal esse processo ainda se encontra num longo caminho a percorrer pois a Lei das Bases do Ambiente s foi aprovada em 1987. Foi em 2001 lanado o 6 programa de Ao sobre o Ambiente, a funcionar desde 2002 ate 2012 e que privilegia os temas seguintes: Alteraes climticas e aquecimento do planeta; Natureza e biodiversidade; 14

Ambiente, sade e qualidade de vida; Recursos naturais e gesto dos resduos.

15

Вам также может понравиться