Вы находитесь на странице: 1из 6

TERCEIRO SLIDE CONTROLE DA ADMINISTRAO PBLICA

A Administrao Pblica s pode atuar visando a proteo dos interesses da coletividade. Por isso, a legislao atribui competncias aos agentes pblicos e, ao mesmo tempo, define claramente os limites para o exerccio de tais atribuies. A prpria noo de competncia implica a existncia de limites dentro dos quais quem recebe determinada atribuio pode atuar. O tema controle da Administrao estuda os instrumentos jurdicos de fiscalizao sobre a atuao dos agentes, rgos e entidades componentes da Administrao Pblica. De acordo com Jos dos Santos Carvalho Filho, os mecanismos de controle sobre a Administrao Pblica tm como objetivos fundamentais garantir o respeito aos direitos subjetivos dos usurios e assegurar a observncia das diretrizes constitucionais da Administrao. No exerccio de suas funes, a administrao pblica sujeita-se ao controle por parte do Poder Legislativo e Judicirio (controle externo). O controle interno aquele realizado pela prpria administrao pblica. O art. 74 da CF88 disciplina que:
Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio;

IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. 1 - Os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. 2 - Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio.

Observar a participao popular no controle interno e externo (2 do art. 74 da CF88).

Controle interno - realizado por um Poder sobre seus prprios rgos e agentes. Exemplo: controle exercido pelas chefias sobre seus subordinados; Controle externo - quando o rgo fiscalizador se situa fora do mbito do Poder controlado. Exemplo: anulao judicial de ato da Administrao Os mecanismos de controle tm natureza jurdica de princpio fundamental da Administrao Pblica . o que se extrai da norma contida no art. 6, V, do Decreto-Lei n. 200/67: As atividades da Administrao Federal

obedecero aos seguintes princpios fundamentais: (...); e) controle.

Poder de Autotutela permite Administrao Pblica


rever os prprios atos quando ilegais, inoportunos ou inconvenientes. Baseado nos princpios da legalidade e da finalidade. (Smulas 346 e 473 do STF) Controle de legalidade (princpio da legalidade): analisa a compatibilidade da atuao administrativa com o ordenamento jurdico. O controle de legalidade pode ser exercido pela prpria Administrao ou pelo Poder Judicirio. Exemplo: anulao de contrato administrativo por violao da Lei n. 8.666/93; Controle de mrito (princpio da finalidade): exercido somente pela prpria Administrao quanto aos juzos de convenincia e oportunidade de seus atos. No se admite controle do mrito de atos administrativos pelo Poder Judicirio, exceto quanto aos atos praticados pelo prprio Judicirio no exerccio de funo atpica. Exemplo: revogao de ato administrativo. Os meios de controle administrativo so a superviso ministerial sobre as entidades descentralizadas e o controle hierrquico tpico dos rgos da Administrao direta. Controle por subordinao (hierrquico): aquele realizado por autoridade hierarquicamente superior quele que praticou o ato controlado. Importante relembrar que as entidades descentralizadas no esto submetidas sujeio hierrquica em relao ao Poder Central, inexistindo controle por subordinao da Administrao direta sobre a indireta. Exemplo: anulao, pelo Presidente da Repblica, de ato praticado por Ministro de Estado; Controle por vinculao ou superviso ministerial (controle finalstico ou controle sobre as entidades da administrao indireta): o poder de influncia exercido

pela Administrao direta sobre as entidades descentralizadas, no se caracterizando como subordinao hierrquica. Exemplo: poder de fiscalizao do Ministro de Estado sobre autarquia vinculada sua pasta (poder do Ministro da previdncia de fiscalizar as atividades do INSS, autarquia vinculada ao ministrio da previdncia). QUAL A FINALIDADE DO CONTROLE DA ADMINISTRAO PBLICA ? A finalidade do controle de assegurar que a Administrao atue em consonncia com os princpios que lhes so impostos pelo ordenamento jurdico , como os da legalidade, moralidade, finalidade pblica, publicidade, motivao, impessoalidade. Em determinadas circunstncias, abrange tambm o controle chamado de mrito e que diz respeito aos aspectos discricionrios da atuao administrativa. Trata-se do RESPEITO AOS DIREITOS SUBJETIVOS DOS USURIOS. O CONTROLE CONSTITUI PODER-DEVER DOS RGOS A QUE A LEI ATRIBUI ESSA FUNO, PRECISAMENTE PELA SUA FINALIDADE CORRETIVA; ELE NO PODE SER RENUNCIADO NEM RETARDADO, SOB PENA DE RESPONSABILIDADE DE QUEM SE OMITIU. ELE ABRANGE A FISCALIZAO E A CORREO DOS ATOS ILEGAIS E, EM CERTA MEDIDA, DOS INCONVENIENTES OU INPORTUNOS. O Ministrio Pblico desempenha papel importante no controle da Administrao Pblica. o rgo mais bem estruturado e apto para o controle da Administrao Pblica. O art. 129 da CF88 prescreve que:
Art. 129. So funes institucionais do Ministrio Pblico: I - promover, privativamente, a ao penal pblica, na forma da lei; II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Pblicos e dos servios de relevncia pblica aos direitos assegurados nesta Constituio, promovendo as medidas necessrias a sua garantia;

III - promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; (...) VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior; (...)

A participao do administrado (cidado) no controle da Administrao Pblica possvel, tendo em vista os seguintes dispositivos da CF88:
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) (...) 3 A lei disciplinar as formas de participao do usurio na administrao pblica direta e indireta, regulando especialmente: (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) I - as reclamaes relativas prestao dos servios pblicos em geral, asseguradas a manuteno de servios de atendimento ao usurio e a avaliao peridica, externa e interna, da qualidade dos servios; (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) II - o acesso dos usurios a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo , observado o disposto no art. 5, X e XXXIII; (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) III - a disciplina da representao contra o exerccio negligente ou abusivo de cargo, emprego ou funo na administrao pblica. (Includo pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: (...) 2 - Qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio.

O controle popular tambm pode ser exercido pelos seguintes instrumentos: Direito de petio; Direito de certido; Ao popular.

Вам также может понравиться