Вы находитесь на странице: 1из 11

Profa. Lo Mendes Facebook : Profa.

Lo Mendes

Concurso Professor do Estado do Cear Administrao Pblica

TD EXTRA III
Agosto 2013

Profa. Lo Mendes Facebook : Profa. Lo Mendes

Administrao Pblica
01) (CESPE/TJ-DFT/2008) A Constituio Federal faz meno expressa apenas aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade.

02) (CESPE/ME/2008) A inaugurao de uma praa de esportes, construda com recursos pblicos federais, e cujo nome homenageie pessoa viva, residente na regio e eleita deputado federal pelo respectivo estado, no chega a configurar promoo pessoal e ofensa ao princpio da impessoalidade.

03) (CESPE/ANAC/Analista/2009) O princpio da razoabilidade impe administrao pblica a adequao entre meios e fins, no permitindo a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico.

04) (CESPE/TJ-RJ/Analista/2008) O princpio da ampla defesa e do contraditrio tm sua aplicao, no mbito administrativo, limitada aos processos administrativos punitivos.

05) (CESPE 2009 Tc.Finanas) A responsabilidade civil do Estado no inclui a obrigao de ele reparar danos causados a terceiros por seus agentes nessas condies, nos casos de:

a)

Atos de gesto

Profa. Lo Mendes Facebook : Profa. Lo Mendes

b) c) d)

Culpa do paciente Culpa do agente Defeito em obra pblica

06) (TRE-SE, FCC - Analista Judicirio 2007) A respeito da Administrao Pblica INCORRETA a afirmao: a) Pode-se conceituar Administrao Pblica como o conjunto de rgos e de pessoas jurdicas que, por lei, desempenham a funo administrativa. b) A distribuio de competncias de uma para outra pessoa, fsica ou jurdica, caracterstica prpria da descentralizao. c) As entidades da Administrao Pblica Indireta podem ter personalidade jurdica de direito pblico ou privado, mas sempre devem ser criadas por lei. d) Quando a distribuio de competncias ocorre dentro da mesma pessoa jurdica, pautada pela hierarquia, denomina-se desconcentrao administrativa. e) Descentralizao e desconcentrao so formas semelhantes, mas no idnticas, de distribuio de competncias da Administrao Pblica Indireta.

07) (FCC- Analista Judicirio- TRE-AL/2010) Quando a Administrao Pblica, diante da complexidade das atividades por ela desenvolvidas, distribui competncias, no mbito de sua prpria estrutura, a fim de tornar mais gil e eficiente a prestao dos servios, ocorre a tcnica administrativa intitulada a) descentralizao. b) desconcentrao. c) delegao. d) privatizao. e) desburocratizao.

Profa. Lo Mendes Facebook : Profa. Lo Mendes

08) (Curso de Formao 2009- Professor do Estado CESPE) Assinale a opo correta com relao administrao pblica. a) Todos os entes da federao exercem os Poderes Executivo, Judicirio e Legislativo, de forma independente e harmnica entre si. b) Como garantia de sua autonomia poltico-administrativa, os estados no esto obrigados a observar, em suas constituies estaduais, os princpios da Constituio Federal. c) O Estado brasileiro se organiza em uma Repblica Federativa, isto , o governo ser exercido por perodos pr-definidos, com alternncia no poder, sendo indissolvel a unio entre os estados, municpios e Distrito Federal. d) Em sentido subjetivo, administrao pblica significa a prpria atividade administrativa.

09) (Curso de Formao 2009- Professor do Estado CESPE) Com relao a provimento e vacncia de cargo pblico, assinale a opo correta. a) O prazo para posse em cargo pblico estabelecido por ato de nomeao do rgo oficial de 30 dias, improrrogveis. b) Para ocupao de cargo em comisso, no necessria a realizao de concurso pblico. c) Um candidato a cargo pblico apenas se torna servidor quando entra em exerccio no cargo, ou seja, no momento em que inicia o desempenho das atividades inerentes ao respectivo cargo. d) Quando um candidato aprovado nomeado e no toma posse,ele demitido do cargo.

10) Assinale a alternativa correta: a) o princpio da razoabilidade somente aplicvel pelo administrador pblico na forma e nos casos taxativamente previstos em lei. b) para o exerccio da autotutela a Administrao Pblica dispe somente de duas formas de atuao: anulao e convalidao. c) a ampla defesa e o contraditrio so de facultativa aplicao nos processos administrativos sendo obrigatrio nos processos judiciais. d) a presuno de legitimidade pressupe que o ato administrativo praticado pelo Estado dever sempre estar de acordo com a lei.

Profa. Lo Mendes Facebook : Profa. Lo Mendes

11) (CESPE/TRT-17/Analista/2009) As sociedades de economia mista e as empresas pblicas que prestam servios pblicos esto sujeitas ao princpio da publicidade tanto quanto os rgos que compem a administrao direta, razo pela qual vedado, nas suas campanhas publicitrias, mencionar nomes e veicular smbolos ou imagens que possam caracterizar promoo pessoal de autoridade ou servidor dessas entidades.

12) (CESPE/MPE Gois/2009) Os princpios bsicos da administrao pblica se limitam esfera institucional do Poder Executivo, ou seja, tais princpios no podem ser aplicados no desempenho de funes administrativas pelo Poder Judicirio ou pelo Poder Legislativo.

13) (CESPE/PC-TO/2007) Em toda atividade desenvolvida pelos agentes pblicos, o princpio da legalidade o que precede todos os demais.

14) (CESPE/TCU/2007) O atendimento do administrado em considerao ao seu prestgio social angariado junto comunidade em que vive no ofende o princpio da impessoalidade da administrao pblica.

15) (CESPE/STF/Tcnico/2008) Nos municpios em que no exista imprensa oficial, admite-se a publicao dos atos por meio de afixao destes na sede da prefeitura ou da cmara de vereadores.

16) (ESAF TJ 2008)

Profa. Lo Mendes Facebook : Profa. Lo Mendes

A conduta funcional que acarreta prejuzo ao Patrimnio do Estado hiptese de responsabilidade: a) penal b) administrativa c) funcional d) material e) civil 17) (CESPE-Eletronorte) Uma viatura policial envolveu-se em acidente de trnsito com automvel dirigido por particular que trafegava na mo contrria de direo. No acidente, o motorista do automvel particular sofreu leso de carter permanente, perdendo a mobilidade de um dos membros superiores. Nesse caso: a) existe responsabilidade objetiva do Estado em decorrncia da prtica de ato ilcito, na medida em que h nexo causal entre o dano sofrido pelo particular e a conduta do agente pblico. b) no h o dever de indenizar se restar configurada a culpa exclusiva da vtima, excludente da responsabilidade do Estado c) no se cogita de responsabilidade objetiva do Estado porque no h falha do servio. A indenizao dever ser pleiteada pelo particular diretamente em face do motorista da viatura policial d) existe responsabilidade objetiva do Estado. A indenizao do particular, no entanto, ficar restrita aos danos materiais, na medida em que o Estado no responde por danos morais

18)(CESPE- ANTAQ -2009) A responsabilidade civil do Estado, pelos danos causados por seus agentes a terceiros, hoje tida por ser a) subjetiva passvel de regresso b) objetiva insusceptvel de regresso c) objetiva passvel de regresso d) subjetiva insusceptvel de regresso e) dependente de culpa do agente

Profa. Lo Mendes Facebook : Profa. Lo Mendes

19) (MP-RS- FCC - Agente Administrativo 2009) Assinale a alternativa referente a rgos ou entidades que NO integram a Administrao Indireta:

a)

Ministrios; Secretarias de Estado; e Secretarias Municipais.

b) c)

sociedades de economia mista; empresas pblicas; e autarquias. fundaes institudas pelo Poder Pblico; autarquias; e sociedades de economia mista. autarquias; sociedades de economia mista; e ministrios. sociedades de economia mista; secretarias e empresa pblica.

d) e)

20) Analise definies Administrao Pblica:

abaixo

referentes

aos

princpios

implcitos

da

I Tambm chamado de Presuno de Legalidade II- Visa proibir os excessos dos atos do administrador pblico III- Exige-se do administrador os fundamentos legais e de fato que ensejaram suas aes So definies respectivamente dos princpios: a) ampla defesa, legalidade, eficincia b) autotutela, proporcionalidade, impessoalidade c) presuno de legitimidade, proporcionalidade, motivao d) ampla de defesa, supremacia do interesse pblico, moralidade

21) Conforme dispe a Lei 12.066/93, que aprova a estrutura do Grupo Ocupacional Magistrio 1. 2. Graus, pode-se afirmar que o concurso pblico para integrar o referido quadro, poder ser realizado em : a) em quatro etapas todas eliminatrias

Profa. Lo Mendes Facebook : Profa. Lo Mendes

b) em duas etapas todas classificatrias c) em at quatro etapas cuja primeira ter carter eliminatrio d) em at quatro etapas cuja primeira ser de prova escrita e) em at duas etapas classificatrias e eliminatrias

22) Sobre o Terceiro Setor e as entidades paraestatais, pode-se afirmar, exceto: a) voltam-se s atividades coletivas relacionadas a questes educacionais dentre outras b) so pessoas jurdicas de direito pblico c) so entes paralelos ao Estado, nele no se incluindo atuando de forma paralela d) respondem por seus dbitos, podendo contrair obrigaes, gozando de autonomia

23) Sobre o Estatuto do Funcionrio Pblico do Estado do Cear Lei 9826/74 marque a opo correta: I-A nomeao seguida da posse consolida o ponto de partida para contagem do prazo para estgio probatrio. II- O direito ao exerccio do poder disciplinar prescreve passados cinco anos da data em que o Estado tiver tomado conhecimento do ilcito.So imprescritveis o ilcito de abandono de cargo e a respectiva sano. III- A responsabilidade administrativa do funcionrio pblico se extingue com a morte do funcionrio, somente a) so corretas: I e II b) so corretas: II e III c) so corretas: I e III d) todas esto incorretas

24) No uma espcie de sano disciplinar aplicvel ao funcionrio : a) repreenso b) suspenso c) multa d) cassao de aposentadoria

Profa. Lo Mendes Facebook : Profa. Lo Mendes

e) exonerao do servio pblico

25) Verificada, em inqurito administrativo, acumulao proibida a) provada a boa-f, o funcionrio optar por um dos cargos, funes ou empregos, ficando obrigado a restituir o que houver percebido durante o perodo de acumulao vedada. b) provada a boa-f, o funcionrio optar por um dos cargos, funes ou empregos, no ficando obrigado a restituir o que houver percebido durante o perodo de acumulao vedada c) provada a boa-f, o funcionrio poder continuar acumulando os cargos, funes ou empregos d) provada a m-f, o funcionrio perder um dos cargos, funes ou empregos acumulados ilicitamente devolvendo ao Estado o que houver percebido no perodo da acumulao e) provada a m-f, o funcionrio perder os cargos, funes ou empregos acumulados ilicitamente, no havendo previso de devolver ao Estado o que houver percebido no perodo de acumulao

26) Segundo previso da Lei 12.066/93 Plano de Carreira do Magistrio o profissional do Magistrio ser avaliado em seu desempenho, quando em exerccio nos estabelecimentos oficiais de ensino e quando em exerccio nas sedes ou delegacias regionais de ensino, respectivamente, pelo Conselho Tcnico Administrativo e pela Comisso Setorial de Avaliao de Desempenho da SEDUC, sendo assegurado ao profissional avaliado interposio de recurso no caso de discordncia quanto a avaliao.

27) Com base no Decreto Estadual 25.851/2000, o afastamento do servidor da administrao pblica do Estado, objetivando a realizao de cursos de psgraduao, depender da permisso de representante do Estado, sendo que o referido afastamento s poder ocorrer mediante portaria do Dirigente mximo do rgo ou entidade, quando o mesmo se realizar fora do Estado.

28) Conforme dispe a Lei 10.884/84 Estatuto do Magistrio a remoo como uma forma de deslocamento do profissional do magistrio de uma para outra unidade

Profa. Lo Mendes Facebook : Profa. Lo Mendes

escolar, poder ocorrer a pedido do servidor, dentro das normas e convenincias do ensino, de ofcio ou por permuta das partes interessadas no sendo necessria, nesse caso, a anuncia dos Diretores das Unidades Escolares.

29) (FCC-TCE/AP- 2012) Conforme a Constituio Federal, servidor pblico nomeado para cargo de provimento efetivo, em virtude de concurso pblico, e que adquiriu estabilidade, a)receber aumento de remunerao a cada trinio trabalhado. b)no perder o cargo mediante processo administrativo, mesmo que lhe seja assegurada ampla defesa. c)ser aposentado, caso sua demisso seja invalidada por sentena judicial. d)ficar em regime de disponibilidade, sem remunerao, caso o cargo que ocupa seja extinto. e)poder perder o cargo mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho.

30) (FCC TRF 2. Regio 2012 - adaptada) Maurcio, servidor pblico estvel de um rgo da Administrao Direta do Estado do Cear, concludo regular processo administrativo, acaba deixando o servio pblico, aps a aplicao da pena de demisso. Inconformado, Maurcio ingressa com ao judicial e consegue invalidar sua demisso, com sentena transitada em julgado. Neste caso, Maurcio ser a) reaproveitado b) exonerado c) posto em disponibilidade d) reintegrado e) aposentado

"Grandes realizaes no so feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizaes". (Van Gogh)

Profa. Lo Mendes Facebook : Profa. Lo Mendes

Sucesso para todos! Profa. Leonides

Gabarito:
01 -E 11 -C 21 -D 02 -E 12 -E 22 -B 03 -C 13 -C 23 -D 04 -E 14 -E 24 -E 05 -B 15 -C 25 -B 06 -E 16 -E 26 -C 07 -B 17 -B 27 -E 08 -C 18 -C 28 -E 09 -B 19 -A 29 -E 10 -D 20 -C 30 -D

Вам также может понравиться