Вы находитесь на странице: 1из 10

ISSN: 1981-3031 FUNO SOCIAL DA ESCOLA: Entre a Teoria e a Prtica

Fernanda Santos do Nascimento Rafaela da Silva Feitosa

Resumo:A escola que se preocupa com a transformao e a formao do sujeito crtico precisa estar
buscando modos de fazer com que o processo educativo se torne algo motivador e desafiador que permita o educando intervir e modificar sua realidade, isso implica levar em considerao aspectos que faam parte de seu cotidiano e, sobretudo aspectos relacionados ao seu contexto histrico-sciocultural. Nesse sentido, esse trabalho surgiu da necessidade de abordar a temtica e refletir sobre a real funo social da escola observando como ela acontece na prtica cotidiana, contrapondo com alguns estudiosos da rea. Tendo como perspectiva analisar como est sendo desenvolvida e qual a concepo que professores gestores, alunos e comunidade (famlia) tm sobre o papel social da escola, alm de perceber o que essa funo possibilita e contribui para o desenvolvimento e para vida do educando, compreendendo o que a escola precisa fazer para cumprir sua funo e por fim, saber se a escola est realmente cumprindo ou procurando cumprir para tornar o sujeito um agente de intervm na sociedade. O presente artigo enfatiza a funo social da escola que foi sendo transformada ao perpasse do tempo e de cada sociedade atravs das tendncias pedaggicas, observando quais os tipos de prticas pedaggicas que esto sendo desenvolvidas no mbito escolar na atualidade, qual o efeito e que resultados tm-se obtido. Palavras chave: Funo Social da escola - Prtica escolar - Tendncias Pedaggicas.

INTRODUO:

Para refletir sobre essa temtica foi imprescindvel fazer inicialmente um embasamento terico que propiciou uma compreenso com relao s transformaes da funo social da escola ao perpasse do tempo histrico e como ela est sendo desenvolvida na atualidade. Desse modo, foi necessrio fazer um trabalho de campo, que incidiu em entrevistas numa Escola da Rede Pblica de Ensino de Messias que envolveu professores, gestores, alunos e comunidade (famlia). Para dar iniciao ao trabalho foi preciso elaborar um questionrio referente s questes de compreenso sobre a temtica, se a funo social da escola est efetivamente sendo cumprida, o que a mesma traz para o desenvolvimento e a vida do aluno, alm de saber se essa funo est possibilitando o educando ser um agente que interfere na sociedade.

Estudante do 5 perodo do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Alagoas


(fernandasantos0302@hotmail.com)

Estudante do 5 perodo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas


(rafaelafeytosa@gmail.com)

Posteriormente foram realizadas as entrevistas com o pblico alvo, em que se tiveram dados, e a partir dessa etapa foi possvel fazer a analise dessas informaes coletadas, contrapondo com os tericos estudados, em que diante desses dois vis podem-se encontrar crticas sobre os posicionamentos. Desse modo, o trabalho partiu desse principio observar a prtica e relacionar com a teoria para resgatar a real funo da escola, numa perspectiva de tornar o sujeito crtico, reflexvel e participativo que questiona e interfere no contexto, o qual est inserido. A FUNO SOCIAL DA ESCOLA A escola por muito tempo no foi o centro das polticas educacionais no Brasil.S a partir dos anos oitenta foi ganhando espao e apenas nos anos noventa tornou-se o foco das discurses a respeito da sua funo poltica e social na formao da cidadania. Para fazer uma reflexo sobre a funo social da escola, seria possvel iniciar fazendo um questionamento: que integrao existe entre a escola e a cidadania? Com relao a esse aspecto vale levar em considerao a afirmativa de CANIVEZ:
Se toda comunidade poltica se caracteriza pela coexistncia de vrias tradies, a escola tem significado particular. A escola, de fato, institui a cidadania. ela um lugar onde as crianas deixam de pertencer exclusivamente famlia para integrarem-se numa comunidade mais ampla em que os indivduos esto reunidos no por vnculos parentescos, mas pela obrigao de viver em comum. A escola institui, em outras palavras, a coabitao de seres diferentes sob a autoridade de uma mesma regra (1991: 33).

Desse modo, existe uma estreita integrao entre a semelhana de convivncia social proposta pela escola e a cidadania.Assim na prtica de vivncia cotidiana entre os diferentes sujeitos que se aprendem as regras sociais, nas quais imprescindvel para que a sociedade exista. Nesse sentido, a escola no existe apenas para propiciar a convivncia social e a socializao, em que os educandos iro conviver com as diferenas e respeita-las, ela surgir da necessidade que se tem de transmitir de modo sistematizado o conhecimento acumulado pela humanidade, o qual a sociedade julga necessrio ser transmitido s geraes, exerce tambm a funo depreparar o individuo para a cidadania e qualifica-lo para o trabalho, alm de contribuir para o pleno desenvolvimento do sujeito, isso significa cuidar no apenas do processo de ensino, mas deve levar em considerao outras dimenses que levem os gestores e os educadores refletirem e repensarem, que desenvolvimento estamos propiciando para que nossos educandos tornem-se um sujeito perfeito, completo e feliz como define Constituio e

a LDB, ser que isso possvel diante das diferentes condies econmicas e sociais que as escolas vem enfrentando, outra indagao e a famlia que tambm responsvel pelo cumprimento dessa funo, ser que a mesma est contribuindo com a escola nesse aspecto. Essas investigaes tornam-se necessrias para que a prtica da funo social da escola seja repensada por todos que a exercem no cotidiano. define:
Art.2005. A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser promovida com a colaborao da sociedade, visando ao pleno da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. ( Constituio Federal. 2010, p.42)

Nesse sentido, a Constituio Federal

Outros importantes princpios definidos pela Constituio e da LDB a igualdade de condies ao acesso e permanncia na escola( Constituio, art.2006, I e LDB, art.3,I). Esses artigos destacam um aspecto central da funo social da escola, a democratizao do conhecimento. Mas essa igualdade de condies para o acesso nem sempre abrange a esfera da escola, isso est vinculada as condies econmicas e sociais que so externas a ela. Entretanto a escola pode canalizar as demandas de lutas sociais da comunidade em que est inserida, particularmente no que diz respeito busca de novas vagas para a comunidade escolar. Pode-se observar que esse aspecto muito presente na realidade atual, em que pais e mes de famlia passam dias e noites em uma fila para conseguir uma vaga para seu filho estudar, e que muitas vezes so humilhados e desrespeitados por funcionrios e at mesmo pelos gestores. Nesse sentido, existe uma contradio, pois que democratizao do conhecimento essa que ao invs de acolher, exclui-se? Mas sabe-se que as dificuldades so muitas na oferta de vagas, pois as escolas no atende a demanda. Outro aspecto a permanncia, em que a escola deve assegur-la, sendo que os ndices de evaso esto muito altos nas escolas pblicas. Assim necessrio rever tanto as atitudes dos profissionais da educao, quanto as Polticas Pblicas Educacionais. Diante dessa declarao feita pela constituio, importante salientar que a escola uma instituio que foi sendo transformada ao longo da histria atravs de cada sociedade, cada tempo perpassa seu prprio modelo escolar, de acordo com a sua realidade histricoscio-cultural. Esse modelo marcado por diferentes interesses. A esse respeito importante destacar que:
A prtica escolar consiste na concretizao das condies que asseguram a realizao do trabalho docente. Tas condies no se reduz ao estritamente pedaggico, j

que a escola cumpre funes que lhe so dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituda por classes sociais com interesses antagnicos. A prtica escolar, assim, tem atrs de si condicionantes sociopolticos que configuram diferentes concepes de homem e de sociedade e, consequentemente diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relaes professor-aluno, tcnicas pedaggicas, etc. (Libneo, 1996: 19)

Assim, as funes polticas e sociais da escola consistem em interesses diferenciados das classes sociais, nas quais as tendncias pedaggicas trazem contribuio nas diferentes concepes da funo escolar. Desse modo, a escola numa perspectiva da tendncia liberal tradicional encarregada na transmisso da cultura e do conhecimento, a mesma implica na preparao intelectual e moral do aluno para assumir posies na sociedade. Em contra partida, a pedagogia progressista valoriza a experincia dos alunos para sua educao, num processo ativo de construo e reconstruo do conhecimento, esse conhecimento construdo atravs de uma interao entre o individuo e o ambiente. Com a influncia do ensino tcnico, a escola molda o comportamento, focaliza o conhecimento voltado para a organizao do processo de aquisio de habilidades, atitudes e conhecimentos especficos, sua funo de produzir indivduos competentes para o mercado de trabalho. No campo da tendncia crtico-social dos contedos, a funo da escola est vinculada a preparao do aluno para o mundo adulto e suas contradies, essa preparao atravs da aquisio dos contedos e da socializao, para uma vida organizada e ativa na democratizao da sociedade. Relacionando esses aspectos necessrio que a escola mantenha uma funo de ensino baseada na transformao e formao do sujeito crtico. No se resumir a um ensino no qual o professor apenas transmita seus conhecimentos sem oferecer nenhuma oportunidade para que o aluno possa posicionar-se, assim o educando precisa ser ativo na construo do conhecimento. A escola no pode exclusivamente produzir indivduos competente para o mercado de trabalho, mas deve est interessada em buscar a formao dos seus educandos enquanto ser histrico, poltico, social e cultural, produzindo e socializando o conhecimento, para a construo de indivduos crticos e autnomos. As concepes sobre as tendncias pedaggicas surgem numa realidade em que a grandeza crtica da educao ocupava o cerne das discurses no campo educacional. Onde

muitos procedimentos sociais mudaram no perodo entre os anos oitenta e o momento atual. Exemplo disso a realidade de uma sociedade caracterizada pela globalizao econmica e pela internet, onde a funo social da escola redimensionada, pois novas modalidades do tecnicismo configuram e facilitam pela presena do computador na vida de muitas crianas, mas no de todas, assim estabelecer uma excluso social. Sobre tal situao deve ser repensado o papel da educao a relao professor-aluno, contedo, metodologia entre outros. Desse modo, segundo CORTELLA (2000), a concepo da relao sociedade/escola est vinculada a trs atitudes, relacionado ao otimismo ingnuo que impe a escola uma funo salvadora, em que a mesma ir resolver todos os problemas pertencentes aos seus membros e a sociedade em geral essa compreenso est relacionada a uma viso reprodutivista, outra o pessimismo ingnuo, no qual a escola caracterizada como um instrumento de dominao, onde se concentra a conservao um ambiente burocrtico, no existe uma comunicao entre sociedade/escola, mas sim uma comunicao verticalizada de forma hierrquica onde uns mandam e outros obedecem e por fim o otimismo crtico onde ela constitui como uma instituio social contraditria que simultaneamente conserva e inova, podendo servir para reproduzir as injustias, mas tambm pode funcionar como organismo para mudanas. EXERCCIO DO PAPEL DA ESCOLA NO COTIDIANO Tendo como inicio da pesquisa de campo a concepo terica dos estudiosos da rea com relao funo social da escola, posteriormente foi realizada a anlise de como a mesma se dar no exerccio no cotidiano. A partir das entrevistas foi possvel analisar que muitos professores conhecem a funo social da escola, baseada nos princpios do art. 205 da Constituio Federal. Entretanto outros no tm essa concepo e sim uma funo fundamentada na sua realidade cotidiana. Nesse sentido, foi possvel constatar que 60% dos professores entrevistados tm uma concepo de que o papel da escola consiste na transmisso do conhecimento cientfico que foi adquirido ao longo da histria, e a mesma faz com que a criana se alfabetize e torne um sujeito letrado, outra funo mostrar a realidade social ao sujeito, tornando o individuo crtico, bem como um ser que consiga enxergar os acontecimentos e entender o porqu de tal acontecimento, como tambm formar cidados para o mercado de trabalho.

Com relao aos 40% dos professores relataram que a funo social da escola implica na educao do aluno atravs da mediao do conhecimento que envolve o processo de ensino-aprendizagem, ao pedaggica entre escola e famlia e o letramento e alfabetizao do educando. Diante desses aspectos pode-se perceber que existem diferentes pontos de vistas com relao funo social da escola, em que alguns professores priorizam o contexto no qual o sujeito est inserido, fazendo com que o mesmo tenha uma percepo das aes pertencentes sociedade, levando em considerao tambm os conhecimentos que foram construdos por um processohistrico sociocultural, bem como preparar o individuo para o vestibular, j que isso uma prioridade da escola. Outros professores priorizam a ao pedaggica como principal funo, enfatizando a alfabetizao e o letramento como meios de educar o aluno para a vida na sociedade, mas destacam a participao da famlia. Portanto so duas vertentes que de fato a escola d preferncia, porm uma se preocupa mais com a questo social e a outra com relao ao desenvolvimento-aprendizagem relacionado s questes de escrita e leitura. Porm todos os professores e gestores entrevistados afirmaram que a escola no est cumprindo a sua funo, mas tenta cumprir dentro das possibilidades da instituio, referente a esse aspecto um docente alega:
Na verdade, a escola no est conseguindo cumprir com nenhuma das suas funes, pois a escola necessita de uma nova roupagem para conseguir cumprir as carncias dos educandos. Falta um olhar das reais necessidades dos discentes, fazendo com que esses se sintam contemplados com atividades que so desenvolvidas na instituio escolar. (depoimento de um entrevistado, 2011).

Nesse sentido, o entrevistado aborda que o no cumprimento da funo social da escola est relacionado s aes pedaggicas, pois a instituio focaliza como artefato principal o letramento e alfabetizao no cotidiano escolar, deixando de lado o contexto sociocultural do educando, isso faz com que a escola de fato no cumpra sua funo, tornando-se um espao educativo que no atende as necessidades do discente. Esse aspecto faz com que o mbito escolar no seja um espao atrativo, motivador e desafiador, pois as atividades propostas no despertam o interesse do educando. Conforme Libneo:
Eis o grande desafio da escola, fazer do ambiente escolar um meio que favorea o aprendizado, onde a escola deixe

de ser apenas um ponto de encontro e passe a ser, alm disso, encontro com o saber com descobertas de forma prazerosa e funcional. (LIBNEO, 2005, p.117):

Desse modo, a escola deve repensar suas prticas enquanto instituio de socializao de conhecimento para que o sujeito torne-se ativo, participativo que interfiram na sua realidade social tanto dentro como fora do ambiente escolar. Outros aspectos que os professores e gestores abordaram, que os pais deixam toda responsabilidade para a escola no que diz respeito educao de seus filhos. Ento sugerem que a famlia participe de forma efetiva desse processo. Assim deve haver uma integrao entre famlia e escola em que todos possam sugerir, decidir e avaliar as aes que so desenvolvidas na instituio. Nesse sentido o Gestor diz: de suma importncia que os pais e familiares participem para que juntos articulem as atividades que nortearo a prtica educativa contribuindo para o sucesso da escola. Desse modo, compreender que a participao incide como um elemento democrtico possibilita ao educando uma aprendizagem de prticas democrticas. Assim, o exerccio da participao faz com que os mesmos interfiram em diversas ambientes e problemas pertencentes sociedade, como questes polticas, econmicas e sociais que esto no seu cotidiano. Com relao essa forma de participao que acontece nas decises democrticas Cohen discursa que:
As correntes tericas democrticas dividem-se em dois grupos que se distinguem pela interpretao das decises coletivas. As duas so a agregativa centrada no voto em que defende um modelo democrtico, no qual as preferncias j esto fixas; e deliberativa centrada no dialogo busca desenvolver o processo de formao da vontade atravs do dialogo. (Cohen: 1999 Young: 2002).

Foi perguntado aos profissionais se os mesmos tm repensado o papel da escola. Dessa forma, o gestor respondeu que sim, promovendo eventos e projetos para se trabalhar as questes sociais integrando a comunidade no processo de execuo. Entretanto um professor afirmou a reflexo de duas vises. Pois de um lado, tm-se um quadro de profissionais, principalmente os recm- formados, que na medida do possvel contribuem para o sucesso da funo social da escola, propondo a atualizao do Projeto Poltico Pedaggico da mesma, visando s necessidades pedaggicas e sociais da comunidade escolar e quem est no exterior dela, uma vez que o mesmo foi elaborado h muito tempo e no est devidamente completo. Outro fator a autorizao da Secretaria de Educao do Municpio, pois a proposta da escola

padronizada de acordo com as especificidades que so definidas pela Secretaria. Nesse sentido, a Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional promulga no seu Art. 23 As escolas tm a autonomia para prever formas de organizao que permitam atender s peculiaridades regionais e locais, s diferentes clientelas e necessidades do processo de aprendizagem. Do outro lado, tm-se os profissionais mais antigos que no se preocupa em fazer acontecer funo social da escola, j que esto focalizando a alfabetizao e em como alfabetizar deixando de lado a cultura e os aspectos histricos e sociais que est veiculado ao cotidiano do educando. Outro alvo da pesquisa foi perceber a concepo dos educandos com relao funo social da escola e um dos questionamentos foi relacionado ao significado da escola para os mesmos, em que relatam que o mbito escolar a segunda famlia, um lugar de aprendizagem em que aprendem lies de vida, a ser um cidado que tm direitos e deveres alm de ser obrigados a frequentarem para no perderem o Programa Bolsa Famlia e sua preocupao fazer com que passem no vestibular para ter um futuro melhor, e contribui para que os mesmos se integrem na sociedade, de modo, a perceber os problemas cotidianos atravs de palestras e debates. Os mesmos afirmaram ainda que a escola oferea oportunidades de se posicionarem no que se refere aos contedos em que a partir do mesmo fazem debates. Desse modo, pode- se observar que os discentes tm uma viso de funo social da escola relacionada ao ingresso deles na universidade e enfatizam a mesma como uma obrigao, pois tm o dever de frequenta-la para no perderem a ajuda do Programa Federal. Quando foram questionados se a escola oferece oportunidades para o mesmo se expressarem apresentando suas crticas, seus questionamentos diante da sua realidade dentro ou fora do mbito escolar, os mesmos afirmaram que sim, porm essa forma de se expressarem limita-se apenas as discusso referentes a contedos da matriz curricular, ou seja, eles no percebem que o ato de criticar a realidade social no esta relacionado apenas a dvidas e discusso de contedos, mas envolve aspectos poltico, econmicos e sociais, bem como as questes do seu cotidiano, como os direitos bsicos para uma vida digna em sociedade. Desse modo, pode-se constatar que a escola no tem se preocupado em formar sujeitos com senso crtico. Assim, segundo COSTA:
A escola uma instituio social com objetivo explcito: o desenvolvimento das potencialidades fsicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos

contedos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que, alis, deve acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidados participativos na sociedade em que vivem. (COSTA, p. 3).

Porm, essa perspectiva de escola no exercida, visto que no leva em considerao essa contextualizao entre os conhecimentos cientficos e o contexto o qual o sujeito esta inserido, fazendo com que o educando seja um participante, mas que no est includo, pois tais conhecimentos no se adequam a sua realidade tornando-se assim um indivduo desvinculado desse processo educativo. Outro alvo da nossa pesquisa foi comunidade (famlia), em que foi indagada a definio de escola, a sua contribuio e se h a integrao entre escola e comunidade. O que se obteve como resposta foi que a escola um espao que educa para a vida em sociedade, tornando o indivduo conhecedor de seus direitos e deveres,e a integrao entre escola e comunidade apenas atravsdas reunies de pais para saber as dificuldades de aprendizagem dos educandos, boletins e frequncias, porm a mesma no tem a preocupao em reunir os mesmo para mostrar o que est desenvolvendo, nem o que deseja, ou seja, a escola ainda um ambiente fechado sociedade em que se considera um espao desvinculado a ela. CONSIDERAES FINAIS Com base na fundamentao terica e na pesquisa de campo foi possvel observar que a funo social da escola vem passando por um processo de transformao ao longo da histria e de cada sociedade e que a mesma reflete na atualidade, isso implica nas diversas funes que a escola deve cumprir, porm a partir da anlise da pesquisa foi possvel perceber que ela vem sendo exercida de forma preocupante, dando nfase na transmisso dos conhecimentos cientficos e no adequando a realidade do aluno, pois sua preocupao que o educando ingresse na universidade, esquecendo-se de contextualizar questes presentes em seu cotidiano. Desse modo, no oferecendo oportunidades para que o aluno torne um sujeito crtico, ativo e questionador que seja capaz de refletir e intervir propiciando assim mudanas na sua realidade social. Nesse sentido, h a necessidade de rever as Politicas Pblicas da Secretaria de Educao do Municpio, pois a mesma no oferece autonomia para que a escola adeque sua proposta pedaggica a realidade da comunidade escolar e quem esto no exterior dela, e para que essa adequao acontea faz-se necessrio participao da comunidade, sendo assim a

mesma deve participar de modo que todos ( professores, diretores, funcionrios, alunos e pais) possam decidir, sugerir e avaliar as aes que so desenvolvidas na escola.

Outro aspecto a ser repensado a formao continuada da equipe pedaggica, visto que h educadores que atuam a muitos anos fazendo uso da mesma metodologia, e no tem a preocupao de mud-la, pois no percebe as necessidades dos educandos da atualidade. Portanto a funo da escola fica restrita a contedos curriculares, deixando de lado, a prtica poltica e social que a mesma deve cumprir, para que de fato seja exercida.

REFERNCIAS

VIEIRA, Sofia Lerche. Escola - Funo Social, Gesto e poltica Educacional. IN: AGUIAR, Mrcia Angela da S., FERREIRA, NauraSyriaCarapete (orgs.). Gesto da educao: Impasses, perspectiva e compromissos. 5 ed. So Paulo: Cortez, 2006. p. 129-145.

GALINA, Irene de Fatima. Instncias Colegiadas: espao de participao na gesto deocratica da escola pblica.

Brasil. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, 1988

Brasil, Lei n. 9394, de 20. 12. 96 estabelece as Diretrizes e Bases da Educao nacional, in Dirio da Unio, ano CXXXIV, n. 248, 23. 12. 96.

COSTA, Vera Lcia Pereira. A Funo Social da Escola.

Disponvel em: www.drearaguaina.com.br/projetos/funcao_social_escola.pdf-

Depoimentos de professores, alunos, gestores e comunidades de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Messias.

Вам также может понравиться