Вы находитесь на странице: 1из 18

FUNES ADMINISTRATIVAS

FUNES ADMINISTRATIVAS
Teoria Clssica
Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar (Henry Fayol)

Teoria Neoclssica
Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (Willian Newman) Planejar, Organizar, Liderar e Controlar (Peter Drucker)

Prever, Planejar, Implantar, Comandar, Coordenar e Controlar

(Nogueira de Faria)

FUNES ADMINISTRATIVAS
Quando considerados de forma separada, planejamento, organizao, direo e controle constituem funes administrativas; Quando tomados em conjunto, para o alcance de objetivos, formam o processo administrativo. Planejar e organizar representam aspectos mais abstratos do processo administrador enquanto dirigir e controlar caracterizam aspectos mais concretos.

O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Significa uma seqncia de funes que se sucedem, uma maneira sistemtica de fazer as coisas

PLANEJAMENTO

ENTRADAS
CONTROLE ORGANIZAO

SADAS RESULTADOS
DIREO

INSUMOS

AMBIENTE EXTERNO

PLANEJAR
Significa que os administradores pensam antecipadamente nos seus objetivos e aes, e que seus atos so baseados em algum mtodo, plano, ou lgica, e no em palpites. So os planos que do organizao seus objetivos e que definem o melhor procedimento para alcan-los.

PLANEJAR
Planejar especificar os objetivos a serem atingidos e decidir as aes apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. As atividades de planejamento incluem a anlise da situao atual, a previso de cenrios futuros, a determinao de objetivos e metas, a deciso sobre os negcios que a empresa dever se engajar, a escolha das estratgias corporativas e a determinao dos recursos e relacionamentos internos e externos necessrios para que a empresa atenda aos objetivos propostos.

PLANEJAR
Caractersticas:
um processo permanente e contnuo. sempre voltado para o futuro. Visa a racionalidade da tomada de decises. Visa selecionar uma, entre vrias alternativas. uma tcnica de alocao de recursos. uma tcnica de mudanas e inovaes.

PLANEJAR
Processo seqencial:

Define objetivos bsicos

Desenvolve planos ou caminhos alternativos

Elabora planos operacionais detalhados

AO

PLANEJAR
Indagaes necessrias sobre os planos
O QUE dever ser feito? Esclarece e identifica as orientaes dos escales superiores que servem como guias para os escales inferiores. So as polticas as diretrizes da organizao. POR QUE deve ser feito? uma pergunta para esclarecer a necessidade real do trabalho. ONDE dever ser feito? Esta pergunta considera local e espao e a centralizao e descentralizao das atividades. QUANDO dever ser feito? Esta pergunta considera o tempo requerido, o incio e o trmino de cada parte do trabalho.

PLANEJAR
Indagaes necessrias sobre os planos
QUANTO dever ser feito? Esclarece os tipos e quantidades requeridas de materiais, insumos, mquinas, equipamentos, pessoal, enfim, quais os recursos necessrios? QUEM dever fazer? Esta pergunta considera a disponibilidade, a capacidade e a experincia das pessoas envolvidas e necessrias para a execuo do trabalho planejado. COMO dever ser feito? Esta pergunta considera os meios ou mtodos propostos para a realizao do trabalho. No fundo, ela serve para avaliar a eficcia com que as seis perguntas anteriores foram respondidas.

PLANEJAR
Tipos:
Planejamento Estratgico: orientado a longo prazo, aborda a empresa em sua totalidade, atravs de um contedo genrico, sinttico e abrangente. Planejamento Ttico: menos genrico e mais detalhado, sendo orientado a mdio prazo. Sua amplitude aborda cada unidade da empresa separadamente. Planejamento Operacional: orientado a curto prazo, apresentando um contedo detalhado, especfico e analtico. Com amplitude microorientada, aborda cada tarefa ou operao apenas.

ORGANIZAR
Distribuir Autoridade e Recursos o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos na organizao, criando a estrutura organizacional, de modo que ela possa alcanar eficientemente seus objetivos. Objetivos diferentes requerem estruturas diferentes. Assim os administradores devem adequar a estrutura da organizao aos seus objetivos e recursos.

ORGANIZAR
Etapas da funo de organizao

Listar o trabalho

Dividir o trabalho em tarefas

Ajustar tarefas por unidades organizacionais

Criar mecanismos de integrao

DIRIGIR
Para que o planejamento e a organizao possam ser eficazes, precisam ser complementados pela orientao a ser dada s pessoas por meio de uma adequada comunicao, da habilidade de liderana e da motivao. No exerccio da funo de direo, os administradores se limitam a conduzir as atividades dos participantes internos, o que um erro, pois alm dos empregados, fazem parte da empresa tambm, os fornecedores, os consumidores e as agncias reguladoras.

DIRIGIR
O papel da direo
A M B I E N T E

Variveis Organizacionais Misso Objetivos Estrutura Tecnologia

Papel do Administrador Integrao Planejamento Organizao Direo Controle

Variveis Humanas Habilidades Atitudes Valores Necessidades

A M B I E N T E

A direo a funo administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados.

CONTROLAR
a verificao e comparao dos resultados obtidos com os previstos no planejamento. restringir e regular os fatores administrativos de modo que os projetos sejam completados conforme previstos Certificar-se de que os atos dos membros da organizao rumam aos objetivos estabelecidos.

CONTROLAR
O processo do controle
Padres (planejamento) Desempenho

Comparao

Correo

SEQUNCIA IDEAL DAS ATIVIDADES


PLANEJAR ORGANIZAR LIDERAR CONTROLAR Lgica e Mtodos Distribuir Autoridade e Recursos Motivao Rumo

Вам также может понравиться