Вы находитесь на странице: 1из 9

UCAM UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES MARCOS ANDR DURAND PEREIRA

A DANA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR DE JOVENS PARA VOCAO EDUCACIONAL, COMUNITRIA E FAMILIAR.

CORONEL FABRICIANO MG 2012

UCAM UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES MARCOS ANDR DURAND PEREIRA

A DANA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR DE JOVENS PARA VOCAO EDUCACIONAL, COMUNITRIA E FAMILIAR.

Artigo Cientfico Apresentado Universidade Candido Mendes UCAM, como requisito parcial para obteno do titulo de Especialista em Politicas Pblicas, Gesto e Servios Sociais.

CORONEL FABRICIANO MG 2012

A DANA COMO INSTRUMENTO MOTIVADOR DE JOVENS PARA VOCAO EDUCACIONAL, COMUNITRIA E FAMILIAR.

Marcos Andr Durand Pereira

RESUMO
A importncia bsica deste estudo refletir sobre o ensino das danas urbanas em comunidade considerada desprovida de cultura, esporte, e politicas pblicas para jovens tendo em vista o seu fortalecimento comunitrio e intrafamiliar por meio da dana. Este artigo tem como objetivo fortalecer jovens na comum idade onde moram, permanecendo inseridos em suas famlias, num sistema interligado por meio da dana, com propsito fincado na escola, diante de estimulo para a futura vida acadmica num processo de transformao e autoestima por meio da prtica das danas urbanas, procurando enfatizar sua importncia do bom convvio na famlia, comunidade, e escola, bem como a necessidade de ensino desta arte e fortalecer o conhecimento da dana por meio de jovens, de modo a garantir por meio da dana um meio a sua permanncia no seio familiar, comunitrio e escolar. Conclui-se a importncia de ter a participao da famlia, comunidade e escola atuando como mediadores para o aprendizado e execuo da dana como garantia de um processo de aprendizagem, e incentivo s praticas das danas urbanas com maestria, talento e qualidade por meio dos jovens envolvidos nesta prtica.

Palavras-chave: Comunidade. Dana. Escola. Famlia. Jovens.

Introduo A dana uma atividade fsica e expressiva que permite aprofundar a percepo de cada um sobre si mesmo e sobre os outros. Utilizada como instrumento pedaggico, a dana pode contribuir no desenvolvimento emocional e na estruturao da identidade, promovendo a formao do sujeito singular, com maneiras prprias de ser, sentir e agir. Este um requisito bsico para a construo da autonomia e da liberdade, condies que, em ltima instncia, fundamentam a proposta de promoo de sade, de acordo com suas diretrizes contidas na Carta de Ottawa (1986). O trabalho com o corpo gera a conscincia corporal. O aluno questiona-se e comea a se compreender melhor e perceber o que se encontra ao seu redor, tornase mais espontneo e expressando seus desejos de modo mais natural, possibilitando um melhor comportamento e envolvimento destes jovens com a sociedade, familiares e responsabilidades.

A dana tambm facilita a descoberta de limites e potencialidades individuais por meio de vivncias corporais. Este processo impacta positivamente os relacionamentos interpessoais e o desenvolvimento do autoconceito e da autoestima (Falsarella; Amorim, 2008). Quando se fala em processo de interao por meio da dana pressupem-se estmulos de troca entre sujeitos nas relaes sociais, desencadeados em comportamentos negativos ou positivos. Dai a importncia de investigar o papel das relaes entre Ongs, ou Academias de Danas, Grupos de Danas, no decorrer do processo ensino aprendizagem, como proposito o papel destas Companhias de Danas diante de possveis embates entre famlia, comunidade e escola.
Na dana, o corpo torna-se um meio de interao do indivduo com o mundo, facilitando o desenvolvimento da conscincia corporal e das possibilidades de comunicao com o outro (Godoy et al., 2005).

Considerando o Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA, e programas direcionados aos adolescentes e jovens, seja na escola, na comunidade ou os especficos voltados famlia, tendo em vista a autoestima alcanada por adolescentes e jovens. O referido trabalho tem como tema principal a dana como instrumento motivador para jovens onde a vocao educacional, comunitria e familiar desta arte, serviro para autoestima do jovem envolvido e de seus familiares, assim como, motivao de estudo e viso futura na vida escolar, em direo a vida acadmica. Diante desses pressupostos e por tantos adolescentes, e jovens que mostram-se interessados e envolvidos com projetos voltados para artes e especificamente a dana, surgem questes que nortearam este trabalho: As relaes afetivas estabelecidas entre pais, filho, escola, comunidade interferem no processo ensino aprendizagem? Qual deve ser a colaborao de trabalhos desenvolvidos na comunidade por meio da dana frente aos impasses relacionados a interao do filho, comunidade e escola a fim de proporcionar elementos de autoestima e que favoream o sucesso da vida escolar para a vida acadmica? O objetivo deste estudo mostrar que por meio da dana e outras linguagens da arte possvel a integrao de adolescentes e jovens em uma sociedade

participativa e igualitria, facilitando e empreendendo conhecimentos, respeitos sociais na vida e vivncia na comunidade, escola e famlia destes jovens. Proporcionando assim, mostrar que a dana possui um papel essencial nas interaes que ocorrem na famlia, escola e comunidade com relao a autoestima de adolescentes e jovens, e acima de tudo estmulo de vivncia em grupo, respeito, determinao e cobrana, para com o adolescente e o jovem, como foco descentralizador.

Desenvolvimento

Para alcanar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodolgico, a pesquisa bibliogrfica, realizada a partir de analise de relatos em materiais j publicados na literatura e artigos cientficos divulgados no meio eletrnico. O texto final foi fundamentado nas ideias e concepes, vivncias de adolescentes e jovens, e de autores como Godoy (2005), Falsarella; Amorim (2008), Costa (2008). A vivncia com a dana sendo ela trabalhada com adolescentes e jovens proporcionou o direcionamento desta pesquisa. Tendo em vista que muitos dos jovens inseridos neste trabalho no apresentavam perspectiva de vida, autoestima, vontade de estudar e boa convivncia no seio familiar, o intuito foi utilizar a dana e outras linguagens como ao motivadora para tais fatores. Assim sendo os que participaram e aqueles que ainda esto inseridos no trabalho com a dana procura aprender o trabalho em equipe, respeito ao prximo, motivao para estudos, autoestima, e direo em suas aes familiares, como escola e comunidade. Portanto, a dana pode ser um significativo instrumento da ao pedaggica, no sentido de estimular a concentrao e sociabilidade, no resgate de valores culturais, no aprimoramento do senso esttico e o prazer da atividade de danar para o desenvolvimento fsico, mental e social. O termo autoestima e seu autoconceito so construtos da personalidade que representam o sentimento com relao ao Eu, auxiliando na formao da identidade do sujeito. O autoconceito est relacionado ao que cada um pensa que e, a autoestima reflete a percepo da habilidade pessoal para lidar com os desafios da vida e a adequao s situaes do cotidiano (Saeta, 1999). A capacidade de

sentir-se feliz e estabelecer boas relaes com os outros depende desta percepo de cada um com respeito a si mesmo.
A verdadeira adaptao sociedade vai-se fazer automaticamente, quando o adolescente, de reformador transformar-se em realizador. E a afetividade liberta-se pouco a pouco do eu para se submeter, graas reciprocidade e coordenao dos valores, as leis da cooperao, e torna-se autnomo, segundo Piaget (2001, p.31).

Outro enfoque do trabalho, a melhora da possibilidade de interao entre comunidade, escola e famlia. Os participantes so envolvidos como coregrafos, diretores e intrpretes, recebem convites para apresentaes em diversos festivais de dana a nvel estadual, regional e nacional, os envolvidos ainda ministram workshop e oficinas. So estas aes e envolvimentos que instigam a interao com os familiares para possibilitar apoio e com todos os envolvidos, melhorando a capacidade de comunicao destes jovens.

Concluso

Diante do exposto, concluiu-se que ao oferecer atividades que contribuam com a formao para cidadania de jovens entre 15 e 24 anos, possibilita a construo de competncias humanas, sociais, educacionais e culturais, tendo como linha de trabalho a criao coreogrfica, explorao, a experimentao por meio da dana e a autonomia. Os adultos enquanto promotores de atividades que contribuam com a formao pr-profissional: de jovens, possibilitar a construo de

competncias humanas, sociais, educacionais e culturais, tendo como linha de trabalho a criao coreogrfica, aprendizagem de danas urbanas e outras linguagens artsticas, reflexo, o desenvolvimento e o protagonismo. Oferecendo momentos de formao artstica educacional e comunitria, atravs do fomento e democratizao do acesso s diferentes manifestaes culturais por meio da dana e de produes artsticas, eventos culturais, sociais e educacionais, possibilitando a construo de novos conhecimentos e movimentos, tendo como linha de trabalho a criao coreogrfica, o aprendizado de danas

e outras linguagens artsticas, debate e a socializao em escola, grupo, comunidade e famlia. O Hip-Hop hoje Danas Urbanas, uma cultura que consiste em 4 subculturas ou subgrupos, baseadas na criatividade. Onde sero desenvolvidas atividades para exposio de ideias sobre a situao dos em vulnerabilidade, jovens adultos integrantes ou no da rea da Dana. Sabe-se que as populaes em situao de vulnerabilidade tm acesso cultura, ao lazer, aos bens e servios sociais, entre outras situaes. Nesse contexto, a proposta e atingir os jovens oriundos desses bolses de pobreza, assim abrangendo a cidade de Manaus e municpio do Amazonas onde detm as reas consideradas perifricas, e o acesso ao entretenimento considerado precrio, a ideia atingir o objetivo proposto que o de incluso social por meio da dana. Assim sendo procurar atuar de forma direta na formao e informao dos jovens, onde brevemente profissionais, da famlia da escola e da comunidade, atravs de workshops, ensaios, debates e atelis coreogrficos, acreditando na arte da dana como um veculo para a construo da cidadania. Sobre importncias: Considera-se a necessidade de refletir e propor articulaes e trnsitos entre distintos princpios, tcnicas e modos de se pensar e fazer dana visando o aprofundamento e desenvolvimento de particularidades dessa linguagem artstica. E o encontro desses distintos profissionais, que j danam juntos e no possuem uma formao similar o que propomos como premissa a viso e uma criao e aprendizado das Danas Urbanas, contribuindo para transcender diferenas ao mesmo tempo em que sublinhar os limites que permitem que um Gnero de Dana se distinga do outro, e possam existir em sua aprendizagem outras variantes. Tanto a partir de pontos de convergncia entre as tcnicas selecionadas quanto a partir da definio dos pontos distintos entre elas. Para cultura urbana que vem com fora total com as Danas Urbanas, essas questes podem ser feies privilegiadas para a criao e a busca de uma linguagem particular, e nesse sentido, so importantes para o desenvolvimento da rea. E nesse trabalho se prope apontar para um modo que trabalhe a partir de princpios de movimento que entrelacem os distintos gneros mencionados e que provoquem nos padres corporais dos distintos danarinos, ajustes claros e reorganizaes e compreenso do movimento em grupo, individual, conjunto e duo.

De modo especfico, teremos ainda a importncia de dar continuidade ao trabalho criativo de diversas coreografias, por meio de recursos prprios e de apoios culturais para as Danas Urbanas que trar como forma investigao acerca de padres de movimentos corporais e seus limites e possibilidades com grau de dificuldade para a criao em dana, criando produtos como vdeo dana apresentaes de dana, ensinamento de dana, catlogo de imagens e performances em espaos pblicos, ou em espaos particulares, e que a partir desse patamar tenham a oportunidade de compartilhar algumas das ideias e vincular essas apresentaes e futuros estudos a artistas mais jovens e potenciais criadores e produtores de pensamento em dana, que executam suas apresentaes e trabalham em Manaus no Amazonas. Pois a necessidade que se apresenta maior, ainda que atualmente, seja a criao de Lei especifica para a Dana nesse municpio ou Lei de Incentivo a Cultura para a construo de uma permanncia criativa e de produo para os artistas da Dana na cidade de Manaus e tambm nos 61 municpios do Estado do Amazonas e do Pas. Algo fortalecedor para a sociedade de modo mais amplo em vista da necessidade pela Arte e toda a cultura onde bairros considerados longnquos, tendo em vista que a Arte e toda a Cultura se mostra h milnios como um recurso de sobrevivncia da espcie humana por sua capacidade de mostrar outros olhares e modos de produzir e viver. Demonstra-se ainda, nesse trabalho, pela necessidade da cidade de Manaus da qual poder ser atendida por uma contrapartida social direcionada a um pblico que no tem acesso aos Teatros e suas produes culturais como a dana na cidade. Como beneficirios diretos: adolescentes, jovens e adultos da comunidade e de escolas estaduais e municipais de ensino mdio e fundamental da cidade de Manaus e municpios do Amazonas. Como beneficirios indiretos: (assistentes), demais alunos da Rede Particular de Ensino, idosos, famlias, que tenham oportunidade de apreciar e incentivar jovens a pratica de dana. Consideraes Inovadoras: Verdadeiramente de ter sido oferecido

(ensaios), e acesso as diferentes oficinas culturais (ensaios) de danas a exemplos as Danas Urbanas e outras linguagens artsticas, dando-lhes oportunidade aos bens culturais existentes, o conhecimento, a criao, o aprendizado da dana e suas

variantes, a autoestima, a motivao, e o respeito famlia, e seu fortalecimento junto escola e sua formao superior pela arte pela vocao por meio da Dana. Resultados Quantitativos / Qualitativos: Com os ensaios da Dana (workshop e oficinas), cerca de 100 participantes divididos por faixa etria jovens de Manaus, e municpios vizinhos que tambm vem realizando trabalhos sociais, e motivadores educacionais e familiares por meio da Dana.

REFERNCIAS

www.festivaldedanca.com.br www.thefusiondancemanaus.blogspot.com www.brasilescola.com/artes/arte www.significados.com.br/danca

Вам также может понравиться