Вы находитесь на странице: 1из 6

TC DE FSICA OLIMPADA NVEL I Professor: Edney Melo

ALUNO(A): TURMA: SEDE:


01. Durante o intervalo de tempo em que uma nica fora age sobre um corpo, esse corpo necessariamente: a) tem o mdulo de sua velocidade aumentado. b) adquire um movimento uniformemente retardado. c) adquire um movimento com velocidade constante. d) varia de velocidade. e) adquire um movimento uniformemente acelerado. 02. Uma pessoa mediu, sucessivamente, as aceleraes produzidas em dois blocos, 1 e 2, pelas correspondentes foras resultantes que sobre eles atuaram. O grfico abaixo expressa a relao entre as intensidades dessas foras e de suas respectivas aceleraes.

N TURNO: DATA: / /

e) a intensidade da fora que P exerce sobre A menor do que a intensidade da fora que A exerce sobre P. 05. Um corpo de 4 kg descreve uma trajetria retilnea que obedece seguinte equao horria: 2 x = 10 + 2t +4t , onde x medido em metros e t em segundos. Conclui-se que a intensidade da fora resultante do corpo em newtons vale: a) 16 b) 64 c) 4 d) 8 e) 32

06. Um corpo de 3,0 kg est se movendo sobre uma superfcie horizontal sem atrito com velocidade v0. Em um determinado instante (t = 0) uma fora de 9,0 N aplicada no sentido contrrio ao movimento. Sabendo-se que o corpo atinge o repouso no instante t = 9,0 s, qual a velocidade inicial v0, em m/s, do corpo? 07. A figura abaixo mostra a fora em funo da acelerao para trs diferentes corpos 1, 2 e 3. Sobre esses corpos correto afirmar:

Se o valor da massa do bloco 1 igual a trs quartos do valor da massa do bloco 2, podemos afirmar que o valor de F0, indicado no grfico, : a) 7,0 b) 6,0 c) 5,0 d) 4,0 e) 3,0

03. Uma motocicleta sofre aumento de velocidade de 10 m/s para 30 m/s enquanto percorre, em movimento retilneo uniformemente variado, a distncia de 100 m. Se a massa do conjunto piloto + moto de 500 kg, pode-se concluir que o mdulo da fora resultante sobre o conjunto : a) 2,0 10 N 2 b) 4,0 10 N 2 c) 8,0 10 N
2

d) 2,0 10 N 3 e) 4,0 10 N

a) O corpo 1 tem a menor inrcia. b) O corpo 3 tem a maior inrcia. c) O corpo 2 tem a menor inrcia. d) O corpo 1 tem a maior inrcia. e) O corpo 2 tem a maior inrcia. 08. Um astronauta leva uma caixa da Terra at a Lua. Podemos dizer que o esforo que ele far para carregar a caixa na Lua ser: a) maior que na Terra, j que a massa da diminuir e seu peso aumentar. b) maior que na Terra, j que a massa da permanecer constante e seu peso aumentar. c) menor que na Terra, j que a massa da diminuir e seu peso permanecer constante. d) menor que na Terra, j que a massa da aumentar e seu peso diminuir. e) menor que na Terra, j que a massa da permanecer constante e seu peso diminuir. caixa caixa caixa caixa caixa

04. Um asteroide A atrado gravitacionalmente por um planeta P. Sabe-se que a massa de P maior do que a massa de A. Considerando apenas a interao entre A e P, conclui-se que: a) o mdulo da acelerao de P menor do que o mdulo da acelerao de A. b) o mdulo da acelerao de P maior do que o mdulo da acelerao de A. c) o mdulo da acelerao de P igual ao mdulo da acelerao de A. d) a intensidade da fora que P exerce sobre A maior do que a intensidade da fora que A exerce sobre P.

TC DE FSICA OLIMPADA NVEL I

09. Dois blocos, A e B, de massas 2,0 kg e 6,0 kg, respectivamente, e ligados por um fio, esto em repouso sobre um plano horizontal. Quando puxado para a direita pela fora F mostrada na figura, o 2 conjunto adquire acelerao de 2,0 m/s . A partir das situaes dadas, assinale a alternativa correta: a) Nas situaes 1 e 2, a fora resultante que atua no bloco B no se altera. b) Nas situaes 1 e 2, a acelerao do conjunto se altera. c) A fora que o bloco A exercer no bloco B (situao 1) a mesma que o bloco C exercer no bloco B (situao 2). d) A fora que o bloco B exercer no bloco C (situao 1) a mesma que o bloco B exercer no bloco A (situao 2). e) Em qualquer situao a fora que cada bloco exercer sobre o outro ser sempre a mesma. 13. No sistema sem atrito e de fio ideal da figura, o corpo B de massa 2 kg desce com acelerao 2 constante de 4 m/s .

Nestas condies, pode-se afirmar que o mdulo da resultante das foras que atuam em A e o mdulo da resultante das foras que atuam em B valem, em newtons, respectivamente: a) 4 e 16. b) 16 e 16. c) 8 e 12. d) 4 e 12. e) 1 e 3.

10. Um livro de peso igual a 4 N est apoiado, em repouso, na palma de sua mo. Complete as sentenas abaixo: I) Uma fora para baixo de 4 N exercida sobre o livro pela __________. II) Uma fora para cima de __________ exercida sobre o(a) __________ pela mo. III) A fora para cima (item II) reao fora para baixo (item I)? __________ a) mo, 14 N, Terra, Sim. d) Terra, 8 N, Terra, Sim. b) Terra, 4 N, livro, Sim. e) Terra, 4 N, livro, No. c) Terra, 4 N, Terra, No. 11. O conjunto abaixo, constitudo de fio e polia ideais, abandonado do repouso no instante t = 0 e a velocidade do corpo A varia em funo do tempo segundo o diagrama dado.

Sabendo que a polia tem inrcia desprezvel, a 2 massa do corpo A de: (Adote g = 10 m/s .) a) 4,0 kg. e) 1,0 kg. b) 3,0 kg. c) 2,0 kg. d) 1,5 kg.

14. O grfico mostra a variao da velocidade de um carro desde um instante zero no qual o motorista comea a frear, at o instante T, no qual o carro para.

Desprezando o atrito e admitindo g =10 m/s , a relao entre as massas de A (mA) e de B (mB) : a) mB = 1,5 mA d) mB = 0,5 mB b) mA = 1,5 mB e) mA = mB c) mA = 0,5 mB 12. Considere trs corpos, A, B e C com as respectivas massas: mA = 4 kg, mB = 2 kg e mC = 6 kg, que so acelerados por uma fora de intensidade de 12 N e que se encontram em uma superfcie horizontal e lisa, conforme as duas situaes apresentadas nas figuras a seguir: O motorista imprime ao carro uma desacelerao 2 constante de 3,0 m/s e a massa do carro igual a 1000 kg. Calcule o valor: a) de T. b) da fora resultante que atua sobre o carro durante a frenagem.

TC DE FSICA OLIMPADA NVEL I

15. Os corpos A e B, de massas mA = 2,0 kg e mB = 3,0 kg, so presos por um fio de massa desprezvel. O sistema acelerado verticalmente para cima com 2 acelerao de 2,0 m/s . A acelerao local da 2 gravidade adotada 10 m/s

Se m1 m2 m3, pode-se afirmar corretamente que: a) quando m3 + m2 = m1, a acelerao do sistema nula. b) quando m3 + m2 = m1, T1 = T2. c) quando m3 + m2 = 2m1, a acelerao do sistema g/2. d) invertendo-se a posio das massas m2 e m3, a acelerao do sistema no se altera. e) quando m3 > m2, T2 > T1 18. Uma carga de 10 .10 kg abaixada para o poro de um navio atracado. A velocidade de descida da carga em funo do tempo est representada no grfico da figura.
3

Nessas condies, a trao T no fio que une os dois corpos vale, em newtons: a) 18. b) 24. c) 30. d) 36. e) 50.

16. A figura a seguir mostra uma corrente formada por trs elos. A massa de cada elo de 100 g e uma fora vertical F puxa essa corrente para cima. A 2 corrente sobe com uma acelerao de 3,0 m/s . a) Esboce um grfico da acelerao a em funo do tempo t para esse movimento. b) Considerando g = 10 m/s , determine os mdulos das foras de trao T1, T2 e T3, no cabo que sustenta a carga, entre 0 e 6 segundos, entre 6 e 12 segundos e entre 12 e 14 segundos, respectivamente. Considerando essas informaes, calcule: a) o mdulo da fora F que puxa a corrente; b) o mdulo da fora resultante que atua sobre o elo do meio; c) o mdulo da fora que o elo do meio faz sobre o elo de baixo. 17. Atravs de uma polia ideal, passa uma corda C1, que sustenta duas massas, m1 e m2. Outra corda, C2, presa a m2, sustenta uma massa m3, conforme a figura. Considere as cordas idnticas e ideais. Considere tambm que a trao em C1 T1, e em C2 T2. 19. Ao executar um salto de abertura retardada, um paraquedista abre seu paraquedas depois de ter atingido a velocidade, com direo vertical, de 55 m/s. Aps 2s, sua velocidade cai para 5 m/s. a) Calcule o mdulo da acelerao mdia am do paraquedista nesses 2s. b) Sabendo que a massa do paraquedista 80 kg, calcule o mdulo da fora de trao mdia resultante Fm nas cordas que sustentam o paraquedista durante esses 2s. (Despreze o atrito do ar sobre o 2 paraquedista e considere g = 10 m/s ) 20. No salvamento de um homem em alto-mar, uma boia largada de um helicptero e leva 2,0s para atingir a superfcie da gua. Considerando a 2 acelerao da gravidade igual a 10 m/s e desprezando o atrito com o ar, determine: a) a velocidade da boia ao atingir a superfcie da gua; b) a trao sobre o cabo usado para iar o homem, sabendo que a massa deste igual a 120 kg e que a 2 acelerao do conjunto 0,5 m/s .
2

TC DE FSICA OLIMPADA NVEL I

21. Um operrio usa uma empilhadeira de massa total igual a uma tonelada para levantar verticalmente uma caixa de massa igual a meia 2 tonelada, com uma acelerao inicial de 0,5 m/s , que se mantm constante durante um curto intervalo de tempo.

Use g = 10 m/s e calcule, neste curto intervalo de tempo: a) a fora que a empilhadeira exerce sobre a caixa; b) a fora que o cho exerce sobre a empilhadeira. (Despreze a empilhadeira.) massa das partes mveis da

24. Um homem tenta levantar uma caixa de 5 kg, que est sobre uma mesa, aplicando uma fora vertical de 10 N.

22. No sistema da figura, mA = 4,5 kg, mB =12 kg e 2 g = 10 m/s . Os fios e as polias so ideais.

Nesta situao, o valor da fora que a mesa aplica na caixa de: a) 0 N. b) 5 N. c) 10 N. d) 40 N. e) 50 N.


25. Na Terra, um fio de cobre capaz de suportar, em uma de suas extremidades, massas suspensas de at 60 kg sem se romper. Considere a acelerao da gravidade, na 2 2 Terra, igual a 10 m/s e, na Lua, igual a 1,5 m/s . a) Qual a intensidade da fora mxima que o fio poderia suportar na Lua? b) Qual a maior massa de um corpo suspenso por esse fio, na Lua, sem que ele se rompa? 26.

a) Qual a acelerao dos corpos? b) Qual a trao no fio ligado ao corpo A? 23. Uma balana na portaria de um prdio indica que o peso de Chiquinho de 600 newtons. A seguir, outra pesagem feita na mesma balana, no interior de um elevador, que sobe com acelerao de sentido contrrio ao da acelerao da gravidade e 2 mdulo a = g/10, em que g = 10 m/s . Nessa nova situao, o ponteiro da balana aponta para o valor que est indicado corretamente na seguinte figura:

Um fio, de massa desprezvel, est preso verticalmente por uma de suas extremidades a um suporte. A trao mxima que o fio suporta, sem se romper, de 5,80 N. Foram pendurados, sucessivamente, objetos de 50 g cada, separados um do outro por uma distncia de 10 cm, at o fio se romper. Adotando g = 10 m/s2, responda: a) Quantos objetos foram pendurados? b) Onde o fio se rompeu?

TC DE FSICA OLIMPADA NVEL I

27. Na figura, os blocos A, B e C tm massas respectivamente iguais a 3M, 2M e M; o fio e a polia so ideais. Os atritos so desprezveis e a acelerao da gravidade tem intensidade g.

que em um trecho retilneo e horizontal da ferrovia o fio mantm-se na posio indicada, formando com a vertical 2 um ngulo = 45 . No local, adota-se | g | = 10 m/s .

Admitindo os blocos em movimento sob a ao da gravidade, calcule as intensidades da fora de trao no fio (T) e da fora de contato trocada por B e C (F). 28. Na figura, esto representadas uma caixa, de massa igual a 4,7 kg, e uma corrente constituda de dez elos iguais, com massa de 50 g cada um.

Sendo v a velocidade vetorial do trem e a sua acelerao, responda: a) Qual a orientao de a, de A para B ou de B para A? b) Qual a intensidade de a? c) Qual a orientao de v, de A para B ou de B para A? 32. No esquema abaixo, o homem (massa de 80 kg) acelerado verticalmente para cima juntamente com a plataforma horizontal (massa de 20 kg) sobre a qual est apoiado.

Um homem aplica no elo 1 uma fora vertical dirigida para cima, de intensidade 78 N, e o sistema adquire acelerao. 2 Admitindo | g | = 10 m/s e desprezando todos os atritos, responda:

a) Qual a intensidade da acelerao do sistema? b) Qual a intensidade da fora de contato entre os elos 4 e 5? 29. Na figura, o sistema est sujeito ao da resultante externa F, paralela ao plano horizontal sobre o qual o carrinho est apoiado. Todos os atritos so irrelevantes e as inrcias do fio e da polia so desprezveis. As massas dos corpos A, B e C valem, respectivamente, 2,0 kg, 1,0 kg e 5,0 kg e, no local, o mdulo da acelerao da gravidade 10 m/s2.
30. Num elevador, h uma balana graduada em newtons. Um homem de 60 kg de massa, em p sobre a balana, l 720 N quando o elevador sobe em movimento acelerado e 456 N quando o elevador desce em movimento acelerado, com a mesma acelerao da subida em mdulo. Determine: a) quais os mdulos da acelerao da gravidade e do elevador; b) quanto registrar a balana se o elevador subir ou descer com velocidade constante. 31. No teto de um vago ferrovirio, prende-se uma esfera de ao por meio de um fio leve e inextensvel. Verifica-se

Isso possvel porque ele puxa verticalmente para baixo a corda que passa pela polia fixa. A acelerao do conjunto 2 homem-plataforma tem mdulo 5,0 m/s e adota-se |g| = 2 10 m/s . Considerando ideais a corda e a polia e desprezando a influncia do ar, calcule: a) a intensidade da fora com que o homem puxa a corda; b) a intensidade da fora de contato trocada entre o homem e a plataforma. 33. No esquema da figura, tem-se o sistema locomovendose horizontalmente, sob a ao da resultante externa F . A polia tem peso desprezvel, o fio que passa por ela ideal e a influncia do ar no local do movimento irrelevante. No h contato da esfera B com a parede vertical.

Sendo mA = 10,0 kg, mB = 6,00 kg, mC = 144 kg e 2 g = 10,0 m/s , determine a intensidade de F que faz com que no haja movimento dos dois corpos A e B em relao ao C.

TC DE FSICA OLIMPADA NVEL I

GABARITO: 01. d 02. b 03. d 04. a 05. e 06. d 07. d 08. e 09. a 10. e 11. a 12. a 13. b 14. a) 10 s; b) 3000N 15. d 16. a) 3,9 N; b) 0,30 N; c) 1,3N 17. As alternativas A e D so corretas. 18. a)

26. a) 12 objetos;
b) O fio se rompeu em um ponto entre a extremidade fixa e o primeiro objeto.

27. T = 3Mg/2; 28. a) 5m/s2 b) 75N 29. 1,6.102N

F = Mg/2

30. a) 9,8 m/s2 e 2,2 m/s2; b) 588 N


31. a) De A para B; b) 10 m/s2; c) A orientao de v est indeterminada, podendo ser de A para B ou de B para A.

32. a) 7,5 102 N; b) 4,5 102 N


33. 1,20 10 N
3

b) T1 = 9,5.104N T2 = 10.104 N T3 = 11,5.104N 19. a) 25m/s2 b) 2800N

20. a) 20m/s b) 1260N 21. a) 5250 N b) 15000N 22. a) aA = 2m/s2 e aB = 1m/s2 b) 54N 23. d 24. d 25. a) 6.102N b) 4. 102 kg

Вам также может понравиться