Вы находитесь на странице: 1из 7

Apresentao de

Servio
Certificao Digital para Escritrios Contbeis

certisign.com.br

Apresentao
A Certificao Digital apoiada pelos principais rgos, entidades reguladoras e organizaes de classe como: ABRASF, CFC, CONFAZ, DNRC, SRF Secretaria da Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, Secretaria da Fazenda do Estado de So Paulo, SESCON-SP, SESCON-RJ, SESCON-ES entre outras. Fundada em 1996, a CertiSign foi a primeira autoridade certificadora brasileira e a terceira do mundo. A CertiSign credenciada na ICP-Brasil, Infra-estrutura de Chaves Pblicas Brasileira, instituda pela Medida Provisria 2200 e autorizada por seu Comit Gestor, ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informao, a emitir qualquer tipo de certificado, inclusive o e-CPF e o e-CNPJ.

Entendimento da Questo
Para atender seus clientes
Os Escritrios de Contabilidade representam diversas empresas e tm necessidade de se comunicar freqentemente com a Receita Federal. O e-CNPJ um certificado digital que garante a autenticidade e a integridade na comunicao entre pessoas jurdicas e a Secretaria da Receita Federal (SRF), funcionando exatamente como uma verso digital do CNPJ. O certificado digital e-CNPJ oferece acesso a diversas aplicaes e servios da SRF: IRPF - Declaraes Entregues Situao Fiscal do Contribuinte Cpia de Declarao Comprovante de Arrecadao Retificao de Documento de Arrecadao - Redarf Net Entrega de Declaraes com Aposio de Assinatura Digital: Dirf 2005, Simples 2005 e DCTF Mensal Procurao Eletrnica Siscomex A Receita Federal j exige a utilizao do e-CNPJ para entrega da DCTF mensais para um grupo de empresas e programou para 2006 o envio da DCTF anual por meio eletrnico utilizando o certificado digital para todas as empresas com Lucro Real e Presumido, muito embora, ainda no tenha definido a data em que esta aplicao entrar em vigor. Devido quantidade de empresas que utilizam estes regimes fiscais recomendamos aos escritrios de contabilidade que se antecipem para comodidade dos clientes.

Para seu escritrio


O Conselho Federal de Contabilidade atravs da resoluo 1020 de 18 de fevereiro de 2005 instituiu a escriturao fiscal em forma eletrnica, estabelecendo critrios e procedimentos para a escriturao contbil em forma eletrnica e a sua certificao digital, sua validao perante terceiros, manuteno dos arquivos e responsabilidade do contabilista.

A partir desta resoluo permitida a escriturao contbil em forma eletrnica e as emisses de livros, relatrios, peas, anlises, mapas demonstrativos e demonstraes contbeis assinadas digitalmente com certificados ICP-Brasil. As principais Juntas Comerciais esto se modernizando para se adequar ao recebimento dos registros fiscais eletrnicos cujo layout j foi definido pelo DNRC - Departamento Nacional de Registro do Comrcio.

Para representar seus clientes junto a SRF :Procurao Eletrnica


Para evitar o risco do manuseio e guarda dos certificados digitais de seus clientes existe a procurao eletrnica que permite delegar, mediante o estabelecimento prvio de procurao eletrnica, todos os servios oferecidos pela Receita Federal. O cadastramento eletrnico de procuraes a terceiros poder ser efetuado atravs de certificado digital quando o escritrio de contabilidade e o cliente possurem certificados digitais.

Descrio do Servio
Procurando facilitar a adoo da Certificao Digital por parte dos escritrios de contabilidade e seus clientes, a Certisign criou uma srie de servios para que seu escritrio possa oferecer os certificados digitais necessrios, da forma mais confortvel possvel. O processo de emisso de certificados digitais representa um avano nas comunicaes e utilizao da Internet, entretanto para conferir um certificado digital a Autoridade Certificadora Certisign necessita cumprir critrios estabelecidos pelo Governo a fim de preservar a segurana e confiabilidade destes. As etapas necessrias para adoo da certificao digital so: Pedido Validao Presencial Emisso e Instalao dos Certificados Utilizao dos Certificados Validao Presencial: Consiste na apresentao dos documentos da Pessoa Fsica e Pessoa Jurdica com a presena fsica do indivduo responsvel. A validao ser efetuada pelo funcionrio indicado pela Certisign denominado Agente Validador. A Certisign acompanha seus clientes nos processos necessrios para aquisio dos certificados digitais disponibilizando os seguintes servios: a) Pr-validao dos documentos b) Agendamento das Validaes Presenciais c) Pgina Web com a logomarca do seu escritrio d) Suporte Tcnico e) Manual do contabilista f) Manual de usurio g) Treinamento para Servios Contbeis h) Ferramenta de Assinatura de Documentos

Processo de aquisio do certificado digital:

a) Pr-validao dos documentos Pr-validao dos documentos: consiste no envio dos documentos necessrios para verificao prvia pela Certisign. A apresentao dos documentos no momento da validao uma etapa simples porm, a falta de documentao, podem impossibilit-la. A Certisign confirmar os documentos previamente enviados para que no haja necessidade de reagendamento e para que seja despendido menos tempo com a validao presencial. b). Agendamento das Validaes Presenciais A Certisign disponibiliza 2 tipos de validao presencial: 1) 2) Nos postos de validao da CertiSign - gratuito No domiclio preo sob consulta

As validaes nos postos de validao Certisign ou no domiclio da empresa cliente, o agendamento ser feito diretamente com o cliente, representante legal da empresa. O escritrio de contabilidade poder ainda reunir seus clientes para uma validao conjunta nas dependncias do seu escritrio. As reservas podero ser feitas em perodos de 1 ou dia. A organizao e agendamento com os clientes sero feitos pelo escritrio. Para realizao de validao no domicilio do cliente ou nas dependncias do escritrio de contabilidade a capacidade de emisso por perodo ser: Com pr-validao: 32 validaes dirias Sem pr-validao: 16 validaes dirias c) Pgina Web criada uma pgina web com informaes e logo do seu escritrio onde seus clientes faro a solicitao de cada certificado. Nesta pgina seu cliente encontrar com facilidade links para os produtos oferecidos, telefones de contato e pesquisa do status dos certificados.

d) Suporte Tcnico A Certisign conta com uma experiente equipe de suporte disponvel em horrios comercias, atendimento por telefone e site. Esta equipe orientar seu escritrio no processo de solicitao, emisso e instalao do seu certificado digital e hardwares criptogrficos. e) Manual do contabilista Manual padro que descreve todos os passos que o contabilista dever seguir para que seus usurios recebam seus certificados, assim como atend-los em possveis dvidas e instalao do software e hardware comercializados. f) Manual de usurio Manual apresenta questes fundamentais sobre a certificao digital, produto, software e hardware que sero utilizados, assim como instrues de gerenciamento do software, regras fundamentais de segurana do certificado e os passos para a revogao do certificado, caso necessrio. g) Treinamento para Servios Contbeis As empresas de contabilidade ainda no possuem experincia na utilizao de certificados digitais. Com intuito de facilitar o entendimento dos recursos dos certificados digitais a Certisign disponibilizou o treinamento de certificao digital para servios contbeis. Este treinamento apresenta conceitos bsicos sobre certificao digital, o passo-a-passo de solicitao de certificados digitais, orientao para instalao do certificado e respectivos hardwares criptogrficos, utilizao do certificado no ambiente da Receita Federal e em outras possveis ferramentas. Sua organizao poder participar, em breve, dos treinamentos nas instalaes do SESCON-SP e SESCON-RJ. h) Ferramenta de Assinatura de Documentos Com a resoluo CFC n. 1020/05, que trata das formalidades da escriturao contbil de forma eletrnica, os documentos em papel podem ser digitalizados e armazenados em meio eletrnico ou magntico, ou ainda criados de forma inteiramente digital. A Certisign possui solues completas de assinatura de documentos para garantir a autenticidade de arquivos contendo Balano Patrimonial, Livro Dirio, Livro Razo, alm dos demais livros exigidos por lei.

Concluso
Seu escritrio precisa estar preparado para a adoo da Certificao Digital. Alm da utilizao na comunicao com a Receita Federal do Brasil, Secretarias de Receita Estaduais e outros rgos do governo a adoo simplificar seus processos e a troca de documentos com seus clientes. A utilizao de certificados digitais por seus clientes vai dar mais agilidade e eficincia aos servios prestados por seu escritrio. A adoo da Certificao Digital, neste momento, vai dar mais comodidade a seus clientes para a emisso dos certificados. Estamos disposio para dirimir qualquer dvida pelo e-mail televendas@certisign.com.br ou pelo telefone (21) 4501-1809. Solicite agora sua proposta comercial. Prepare sua organizao para o entendimento e adoo da Certificao Digital. Conhea os cursos de Certificao Digital Certisign direcionados a usurios, profissionais de TI, advogados, contadores, desenvolvedores de sistemas e demais profisses. Confira em www.certisign.com.br/treinamento

Sobre a Certisign
Com foco exclusivo em certificao digital desde 1996, a Certisign emite certificados digitais utilizando a tecnologia mais avanada no desenvolvimento e prestao deste servio. nica no mercado brasileiro credenciada para operar em mltiplas hierarquias, como ICP Brasil, VeriSign Trust Network (VTN) e hierarquia privada, a Certisign prov solues em certificao digital que garantem aos seus clientes uma ambiente digital mais seguro, ajudando-os a proteger informaes, reduzir a fraude digital e o roubo de identidade.

Endereos da Certisign
Certisign So Paulo
Rua Bela Cintra, 904 - 16 andar Cerqueira Csar - So Paulo - SP CEP 01415-000

Certisign Braslia
SAS - Qd. 01 - Bl. M, Ed. Libertas - Sala 909 Braslia - DF CEP 70070-010

Certisign Rio de Janeiro


Rua do Passeio, 70 - 7 andar Centro - Rio de Janeiro - RJ CEP 20021-290

Certisign Recife
Av. Eng Domingos Ferreira, 890 Sl 908 Boa Viagem - Recife - PE CEP 51011-050

Вам также может понравиться