Вы находитесь на странице: 1из 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUB CAMPUS ITABIRA

DANIEL NOGUEIRA 20938 PK LUIGY DANGELO DOS SANTOS 21575 - PK LUIZ OTVIO MANHANI MACHADO 22543 PK

Experimento 7 Capacitores e Indutores em Corrente Alternada

Itabira 2011

1.Introduo
Capacitores e indutores so elementos passivos, como os resistores, porm ao invs de dissipar energia estes elementos so capazes de absorver e fornecer energia. Isto ocorre porque a energia absorvida fica armazenada na forma de campo eltrico ou magntico. Capacitores e indutores podem ser lineares ou no lineares, variantes ou invariantes e tambm podem ser associados como as resistncias. A eles tambm se estendem todos os conceitos de anlise considerados anteriormente.

2.Objetivos
- Executar medies de reatncias capacitivas e indutivas. -Executar medies de capacitncias e indutncias. -Verificar o defasamento angular. - Executar medies com o osciloscpio.

2.1.Equipamentos
01 Gerador de sinais 01 varivolt 01 Osciloscpio de 2 canais e 02 pontas de prova 02 Multmetros Digitais 01 Proto Board Resistor e capacitor Dcada capacitiva e indutiva R1 = 3,3 Ohms R2 = 1000 Ohms C2 = 100 nF

3 .Prtica Indutor

O circuito alimenta com tenso de 30 Volts eficazes um indutor de uma dcada indutiva. Medir a corrente e a tenso no indutor. Com esses valores eficazes (rms), calcular o valor da reatncia indutiva ( L X ) e em seguida o valor da indutncia L. Lembrar que a freqncia da rede 60 Hz. Anote os valores na tabela 1. 3.1.2) Utilizando-se o valor fornecido da potncia reativa Q = 350 Var, calcular novamente o valor de L X e da indutncia L, comparando-os com os valores obtidos no item anterior. Anote os valores na tabela 1. 3.1.3) Utilizando-se agora do multmetro (DMM) na escala de indutncia, confirme o valor da indutncia, por medio direta. Anote na tabela 1.

Tabela 1 - Indutor
Mtodo Medio V e I Calculo pelo Q Medio DMM Vef 30 V 30 V Ief 183.6 mA XL 2,57 2,57 L 0,320 H 0,320 H 0,311 H

3.2.4) Associao de indutores: Utilizando-se o multmetro, na escala de indutncia, mea na dcada indutiva, dois indutores em paralelo e anote os valores na tabela 2. Faa o mesmo para esses indutores em srie e anote os valores na tabela 2.

Tabela 2 Associao de Indutores


Associao Paralelo Srie L1 0,320 H 0,320 H L2 0,320 H 0,320 H Leq 0,160 H 0,640 H

3.2 Capacitor
3.2.1) Desligue o circuito e substitua o indutor por um capacitor da dcada capacitiva. O circuito alimenta com tenso de 30 Volts eficazes um capacitor. Medir a corrente e a tenso no capacitor. Com esses valores eficazes (rms), calcular o valor da reatncia capacitiva ( Xc ) e em seguida o valor de da capacitncia C. Anote na tabela 3. 3.2.2) Utilizando-se o valor fornecido da potncia reativa Q = 350 Var, calcular novamente o valor de Xc e da capacitncia C, comparando-os com os valores obtidos no item anterior. Anote na tabela 3. 3.2.3) Utilizando-se agora do multmetro (DMM) na escala de capacitncia, confirme o valor da capacitncia, por medio direta. Anote na tabela 3.

Tabela 3 - Capacitor
Mtodo Medio do V e I Clculo pelo Q Medio MMD Vef 30 V 30 V Ief 190 mA Xc 1,43 1,29 C 18,45 mF 18,6 mF 18.6 mF

3.2.4) Associao de capacitores: Utilizando-se o multmetro, na escala de capacitncia, mea na dcada capacitiva, dois capacitores em paralelo e anote os valores na tabela 4. Faa o mesmo para esses capacitores em srie e anote os valores na tabela 4.

Tabela 4 Associao de Resistores


Associao Paralelo Srie C1 18.6 mF 18.6 mF C2 18.6 mF 18.6 mF Ceq 37.2 mF 9.3 mF

3.2.6) Defasagem da tenso em relao a corrente - Capacitor: A tenso est atrasada em 90 em relao a corrente. - Indutor: A tenso est adiantada em 90 em relao a corrente

4.Questes
1 Aps todos os clculos compare os resultados e faa uma concluso sobre a coerncia entre os resultados prticos e tericos. R: Os resultados tericos so ideais, pois consideramos que so utilizados capacitor ou indutor ideais.O que na prtica isso no acontece pois as medies tem pequenos erros que no so considerados na teoria.Mas esse valor no foge muito do ideal, devido a haver uma faixa de operao, na qual o componente pode operar. 2 A menos de erros de clculo e de medio, a freqncia deve influenciar o valor de qual grandeza?Quais as grandezas, no indutor e no capacitor ideais, que a freqncia no deve influenciar? R: A freqncia influencia a Reatncia indutiva e a reatncia capacitiva. 3 Os resultados das associaes srie e paralelo confirmam a teoria?

R: Sim. Os resultados confirmam a teoria. 4 O que capacitncia? R: Capacitncia a grandeza eltrica de um capacitor, ou seja, a capacidade que ele tem de armazenar energia eltrica de acordo com a tenso e a corrente que o atravessa. 5 Quais as grandezas que influenciam o valor da capacitncia de um capacitor? R; A capacitncia de um material depende apenas das dimenses do material e do prprio material trabalhado. 6 Quais as trs principais grandezas para se especificar um capacitor? R: Meio isolante, distancias entre suas placas, e o material de suas placas 7 Quais os tipos de capacitores existentes no mercado? R: - Capacitores de cermica - Capacitores de papel - Capacitores de filme plstico - Capacitores de mica - Capacitores de vidro - Capacitores eletrolticos. 8 O que rigidez dieltrica? R: A rigidez dieltrica um valor limite de campo eltrico aplicado sobre a espessura do material em que a partir deste valor os tomos que compem o material se ionizam e o material dieltrico deixa de funcionar como um isolante. 9 O que corrente de fuga no capacitor? Em qual tipo de capacitor ela mais intensa? R: Quando aplicamos uma tenso entre as placas de um capacitor, uma corrente de fuga aparece, devido aos eltrons livres, mas ela to pequena que pode ser ignorada. E tal corrente de fuga costuma ser mais intensa nos capacitores eletrolticos. 10 O que a constante de tempo de um capacitor em um circuito RC? R:Essa constante um valor dado a cada capacitor que est relacionado ao tempo de carga e descarga em que com 5*RC a descarga ou carregamento se completa. 11 Como se comporta um capacitor em um circuito CC aps se ter atingido o equilbrio, isto , aps se passar um tempo maior que 5 vezes a constante de tempo = RC ? R:Aps o capacitor chegar ao equilbrio , ou seja passados 5*RC, ele se comporta como um circuito aberto. 12 Em circuitos CA, como se comporta o capacitor para freqncias muito altas? R: No capacitor quanto maior a freqncia maior a corrente. 13 O que auto-indutncia? R: a Auto-Indutncia um fenmeno dado no prprio circuito em que atravs da variao da corrente e conseqentemente do campo magntico, o circuito induz em si prprio uma fora eletromotriz. 14 Cite alguns tipos de indutores e suas aplicaes.

R: - Indutores so bobinas com algum ncleo que so normalmente empregados para armazenamento de energia em algumas fontes de alimentao utilizados tambm em transmissores e receptores de rdio e TV. Os mais importantes so: - Bobinas com ncleo de ar. - Bobinas com ncleo de ferromagntico. - Bobinas com ncleo laminado. - Bobinas com ncleo de ferrite. - Bobinas toroidais. 15 Quais os trs tipos principais de ncleos dos indutores? R: Ncleo de ar, ferromagntico e de ferrite. 16 O que a constante de tempo de um indutor em um circuito RL? R: a constante dada aos indutores que define seu tempo de carregamento e descarregamento. 17 Como se comporta um indutor em um circuito CC aps se ter atingido o equilbrio, isto , aps se passar um tempo maior que 5 vezes a constante de tempo = L/R ? R: Ao entrar em equilbrio o indutor se comporta como um curto-circuito. 18 Em circuitos CA, como se comporta o indutor para freqncias muito altas. R: No indutor quanto maior a freqncia maior a tenso

5.Concluso
Com a aula prtica reforamos o nosso conhecimento em resistores, primeira lei de ohm e multmetro, assim podemos seguir em frente com uma base firme e slida. No houve dificuldades durante a execuo de montagem dos circuitos e realizao dos exerccios.

Вам также может понравиться