Вы находитесь на странице: 1из 9

01

Departamento Estadual de Trnsito

GABARITO 4 PROVA VERDE

AGENTE DA AUTORIDADE DE TRNSITO


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 50 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: CONHECIMENTOS GERAIS LNGUA PORTUGUESA I LEGISLAO DO TRNSITO I INFORMTICA I RACIOCNIO LGICO I CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Questes 1a5 6 a 10

Pontos 1,5 2,5

Questes 11 a 15 16 a 20

Pontos 1,0 2,0

Questes 21 a 25

Pontos 1,0

Questes 26 a 30

Pontos 1,0

Questes Pontos Questes Pontos 31 a 35 36 a 40 2,0 2,5 41 a 45 46 a 50 3,0 3,5

b) Um CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, o candidato dever assinalar tambm, no espao prprio, o gabarito correspondente s suas provas: 04 . Se assinalar um gabarito que no corresponda ao de suas provas ou deixar de assinal-lo, ter as mesmas desconsideradas. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: A 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA : a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Concurso Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA. c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA, quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, verifique se ASSINALOU, NO CARTO-RESPOSTA, O NMERO DO GABARITO CORRESPONDENTE S SUAS PROVAS , entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivo de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes, a qualquer momento. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTA PROVA DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS , findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente , entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) .

06

07 08

09 10

11 12

SETEMBRO / 2009

Departamento Estadual de Trnsito

LNGUA PORTUGUESA I
TRNSITO NAS GRANDES CIDADES: O PREO DO TEMPO PERDIDO Quem no passou pelo pesadelo de sair de casa para um compromisso com hora marcada e ver o cronograma estourar por causa do trnsito? Assim se perderam viagens, reunies de negcios, provas na escola e outras oportunidades. Resultado: prejuzo na certa. Seja ele financeiro ou mesmo moral afinal, como fica a cara de quem chega atrasado ao trabalho? Mas ser que existe um mecanismo que leve ao clculo das perdas provocadas por estes preciosos minutos gastos dentro de um automvel ou transporte coletivo numa avenida de uma grande cidade brasileira? Quanto custa um engarrafamento? As respostas para estas perguntas, infelizmente, ningum sabe ao certo. Estudo do Denatran, em parceria com o Ipea, sobre Impactos Sociais e Econmicos dos Acidentes de Trnsito nas Rodovias Brasileiras revela que alm da perda de tempo a reteno no trnsito provoca ainda o aumento do custo de operao de cada veculo combustvel e desgaste de peas. Os congestionamentos trazem danos tambm para os governos. Cidades e estados gastam fortunas com esquemas de trfego, engenheiros, equipamentos e guardas de trnsito. Quando motivado por acidente, o engarrafamento fica ainda mais caro, pois envolve bombeiros, ambulncias, mdicos, hospitais, internaes, medicamentos, lucros cessantes e, eventualmente, custos fnebres, alm das perdas familiares. Nos Estados Unidos, as autoridades incluram, no custo financeiro do engarrafamento, o estresse emocional provocado em suas 75 maiores cidades. Conta final: U$ 70 bilhes/ano. Isso sem falar nos custos ambientais consenso na comunidade cientfica que a queima de combustveis fsseis, como o petrleo, pelos automveis uma das principais causas de emisses de carbono, um dos causadores do aquecimento global. A maior cidade do Brasil tem tambm os maiores engarrafamentos. A frota da Grande So Paulo atingiu, em 2008, a marca de seis milhes de veculos. Este nmero s aumenta: so vendidos cerca de 600 carros por dia segundo a Associao Nacional dos Fabricantes de Veculos Automotores (Anfavea). O consultor de trfego Horcio Figueira s v uma soluo: preciso priorizar o transporte coletivo. Caso contrrio, as cidades vo parar, alerta. Enquanto 60% da populao do pas utilizam o transporte pblico, apenas 47% dos paulistanos seguem o mesmo exemplo. A falta de conforto e os itinerrios limitados dos nibus levaram 30% dos usurios a optar pelas vans, realimentando os quilomtricos congestionamentos da cidade.

1
afinal, como fica a cara de quem chega atrasado ao trabalho? (A. 6-7) Quem chega atrasado ao trabalho em virtude de problemas no trnsito provavelmente demonstrar (A) consternao. (B) constrangimento. (C) compaixo. (D) compassividade. (E) comiserao.

2
No primeiro pargrafo do texto so apresentadas as perguntas a seguir. I Quem no passou pelo pesadelo de sair de casa para um compromisso com hora marcada e ver o cronograma estourar por causa do trnsito? II ...como fica a cara de quem chega atrasado ao trabalho? III ...ser que existe um mecanismo que leve ao clculo das perdas...? IV Quanto custa um engarrafamento? As perguntas a que se refere o estas perguntas, infelizmente, (A. 12-13) so: (A) III e IV, apenas. (C) I, II, III e IV. (E) I e II, apenas. trecho As respostas para ningum sabe ao certo. (B) II e IV, apenas. (D) I e III, apenas.

10

15

20

25

3
Segundo o estudo do Denatran, entre os fatores que contribuem para o prejuzo causado pelo trnsito NO se inclui a(o) (A) perda de tempo, que pode trazer inmeros danos. (B) despesa com pessoal especializado em trnsito. (C) gasto com sistemas de trfego pelos governos. (D) estresse emocional provocado pelos engarrafamentos. (E) aumento do custo de operao de cada veculo.

30

35

4
Observe as afirmativas abaixo. I Em So Paulo, as pessoas usam menos o transporte pblico do que nos outros lugares do Brasil. II A soluo para o trnsito de So Paulo aumentar o nmero de carros particulares. III A falta de conforto dos nibus uma das causas para o desfavorecimento do seu uso. De acordo com o texto, est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) III. (B) II e III. (C) I e III. (D) I e II. (E) I.

40

45

50

CARNEIRO, Claudio. In: Opinio e Notcia, 20 mar. 2008. Disponvel em: http://opiniaoenoticia.com.br/vida/transito-nas-grandes-cidades-opreco-do-tempo-perdido. Acesso em: 3 ago. 2009.

AGENTE DA AUTORIDADE DE TRNSITO

GABARITO 4 - PROVA VERDE

Departamento Estadual de Trnsito

5
Indique uma afirmao que NO est contida no perodo Isso sem falar...aquecimento global. (A. 31-36) (A) Os automveis queimam combustveis fsseis. (B) O petrleo um combustvel fssil. (C) O carbono um dos causadores do aquecimento global. (D) A comunidade cientfica ressalta a importncia dos custos ambientais. (E) A queima de combustveis fsseis uma das causas da emisso de carbono.

10
Observe a sentena abaixo. preciso priorizar o transporte coletivo. Caso contrrio, as cidades vo parar. Marque a opo em que a reescritura causa ALTERAO de significado. (A) preciso priorizar o transporte coletivo, ou ento, as cidades vo parar. (B) preciso priorizar o transporte coletivo, pelo contrrio, as cidades vo parar. (C) preciso priorizar o transporte coletivo, seno as cidades vo parar. (D) Se no se priorizar o transporte coletivo, as cidades vo parar. (E) Caso no se priorize o transporte coletivo, as cidades vo parar.

6
A palavra que NO substitui adequadamente motivado na sentena Quando motivado por acidente, o engarrafamento fica ainda mais caro, (A. 24-25) : (A) causado. (B) provocado. (C) determinado. (D) promovido. (E) despertado.

LEGISLAO DO TRNSITO I
11
Marcelo impugnou um auto de infrao perante o rgo executivo de trnsito e, aps, recorreu Junta Administrativa de Recursos de Infraes. Negado o recurso, Marcelo (A) deve pagar a multa imediatamente, uma vez que inexiste outra forma de impugnao. (B) pode recorrer ao Conselho Estadual de Trnsito, que a ltima esfera administrativa. (C) pode recorrer ao Departamento Estadual de Trnsito e, caso o recurso seja novamente indeferido, recorrer ainda a uma das Comisses Temticas do Conselho Nacional de Trnsito. (D) pode recorrer ao Departamento Estadual de Trnsito, que a ltima esfera administrativa. (E) pode recorrer ao Conselho Estadual de Trnsito e, caso o recurso seja novamente indeferido, recorrer ainda a uma das Comisses Temticas do Conselho Nacional de Trnsito.

7
Assinale a opo que traz os sinais de pontuao que podem ser usados para substituir os travesses em ou transporte coletivo . (A. 10-11) (A) (ou transporte coletivo) (B) :ou transporte coletivo; (C) ;ou transporte coletivo; (D) ,ou transporte coletivo. (E) ,ou transporte coletivo...

8
As palavras em destaque NO podem ser substitudas pelos pronomes direita em: (A) Jos suspendeu o envio da correspondncia suspendeu-o. (B) Joo viu o relatrio antes da reunio viu-o. (C) A concessionria vendeu os carros em poucas horas vendeu-os. (D) Os congestionamentos trazem danos para os empresrios trazem-lhes. (E) O diretor convidou os funcionrios para um evento convidou-lhes.

12

9
Observe o perodo. A meta do governo fazer com que as pessoas usem mais transportes coletivos. Os verbos destacados no perodo acima podem ser substitudos, respectivamente, mantendo a correo gramatical, por (A) foi e tenham usado. (B) era e usassem. (C) era e usavam. (D) ser e tero usado. (E) ser e terem usado.

Marcos dirige seu veculo pela via pblica, quando percebe, sua frente, um semforo queimado. Logo aps o semforo, dois pedestres esperam a oportunidade de atravessar a pista, pela faixa de pedestres. No h qualquer agente de trfego no local ou mesmo placa que indique ser rea de travessia de pedestres. Neste caso, Marcos (A) tem a prioridade de passagem j que, com o semforo queimado, apenas uma autoridade de trnsito teria competncia para interromper o trfego de veculos. (B) deve parar o veculo, ainda que o semforo volte a funcionar e d preferncia ao motorista. (C) deve parar o veculo, ainda que surja um agente de trfego no local sinalizando o contrrio. (D) deve reduzir ou mesmo parar o veculo e esperar pela travessia dos pedestres. (E) deve apenas diminuir a velocidade, por segurana, inexistindo norma que o obrigue a dar preferncia aos pedestres.

GABARITO 4 - PROVA VERDE

AGENTE DA AUTORIDADE DE TRNSITO

Departamento Estadual de Trnsito

13
Joo motorista de micro-nibus e est trafegando em rodovia em boas condies de conservao, mas que no possui qualquer placa de sinalizao de velocidade. A velocidade mnima permitida, em km/h, para seu veculo (A) 110 (B) 90 (C) 55 (D) 45 (E) 20

16
A repartio de competncias executivas em matria de trnsito complexa e envolve os trs nveis da federao. Especificamente no mbito estadual, possvel afirmar que compete (A) apenas Polcia Militar o policiamento ostensivo de trnsito. (B) ao DETRAN fixar, por portaria, a pontuao a ser atribuda aos motoristas em virtude de infraes administrativas. (C) aos rgos estaduais realizar vistorias e emplacamentos, bem como expedir o certificado de licenciamento anual, sendo isto feito por delegao da Unio. (D) aos Departamentos Estaduais de Trnsito fixar normas de trnsito em sua circunscrio, ainda que em sentido contrrio s disposies do DENATRAN. (E) aos Municpios apenas participar de campanhas educativas de trnsito, no podendo realizar autuaes de trnsito.

14
Patrcia adquiriu veculo seminovo em 2009 e descobriu que o antigo proprietrio deixou de pagar o IPVA relativo ao ano de 2008. Neste caso, para obter o certificado de licenciamento anual do veculo referente a 2009, Patrcia (A) no precisa pagar nenhum IPVA, uma vez que o certificado de licenciamento anual no documento de porte obrigatrio. (B) no precisa pagar nenhum IPVA, visto que o pagamento de tributo no condio para a obteno do certificado de licenciamento anual. (C) dever pagar apenas o IPVA de 2009, uma vez que as dvidas anteriores, relativas ao veculo, so de responsabilidade do antigo proprietrio, j que a transferncia de propriedade foi comunicada no prazo legal. (D) dever pagar apenas o IPVA de 2008, uma vez que o licenciamento anual depende apenas da quitao de dbitos relativos aos exerccios anteriores. (E) dever pagar os IPVA de 2008 e 2009, uma vez que a responsabilidade por tais dbitos sempre do proprietrio do veculo.

17
O Cdigo de Trnsito Brasileiro uma lei abrangente, que busca disciplinar as relaes de trnsito relativas no apenas a automveis, motos e nibus, mas tambm a (A) bondes sobre trilhos. (B) metr sobre trilhos. (C) ciclomotores. (D) bicicletas, que so equiparadas s motonetas. (E) barcos a motor, que tambm se enquadram no conceito de veculo automotor.

18
Jorge dirigia o carro de Joo, seu irmo, em via de mo dupla. Para desviar de caminho que realizava descarga sua frente, acabou cruzando a faixa divisria e invadindo, momentaneamente, a pista em sentido oposto. Aps ultrapassar o caminho, foi abordado por Policial Militar que identificou o condutor e comunicou que lavraria auto de infrao por ultrapassagem pela contramo em local proibido. Irresignado com a autuao, Jorge se recusou a assinar o auto de infrao, afirmando que o Policial no teria como provar o cometimento da infrao. Nesta situao, (A) o auto de infrao no valer como notificao, mas esta ser enviada a Jorge, que foi identificado pelo Policial Militar. (B) o auto de infrao, mesmo sem a assinatura, valer como notificao, pois o Policial Militar atestar que o condutor estava presente, tendo sido identificado e comunicado. (C) o auto de infrao ser considerado insubsistente, j que no ser possvel provar que o condutor cometeu aquela infrao administrativa. (D) a notificao ser sempre enviada ao proprietrio do veculo, no caso, o irmo de Jorge, havendo ou no assinatura. (E) Jorge no poder ser responsabilizado pela infrao, ante a falta de assinatura, sendo certo que a notificao ser enviada ao seu irmo.

15
Joaquim, embriagado, conduzia seu veculo velocidade de 20 km/h em rodovia federal, na qual a velocidade mxima permitida de 110 km/h. Ao ser abordado pela autoridade policial, esta verificou ainda que Joaquim estava com o direito de dirigir suspenso. No que tange esfera administrativa, considere as afirmativas abaixo. I Joaquim computar quatro pontos em sua carteira pelo fato de dirigir em velocidade abaixo da mnima permitida. II Joaquim praticou infrao grave ao dirigir embriagado. III A violao suspenso do direito de dirigir acarreta pontuao maior que a direo sob efeito de lcool. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) III. (B) II e III. (C) I e III. (D) I e II. (E) I.

4
AGENTE DA AUTORIDADE DE TRNSITO GABARITO 4 - PROVA VERDE

Departamento Estadual de Trnsito

19
O transporte escolar demanda uma srie de cuidados especiais, o que se aplica tanto para o condutor quanto para o veculo. Neste contexto, Marcos, querendo se habilitar como motorista de van escolar, (A) dever ser aprovado em curso de direo defensiva. (B) dever ser habilitado na categoria C. (C) dever ter ao menos 24 anos de idade e possuir carteira de habilitao h, pelo menos, trs anos. (D) no poder ser reincidente, nos ltimos 12 meses, em infraes mdias, graves ou gravssimas. (E) no poder ter cometido, nos ltimos 12 meses, infraes mdias, graves ou gravssimas.

22

A figura acima mostra a janela denominada Arquivos, que est sendo executada em um computador com Windows XP, em sua configurao padro. O que ocorrer aps se clicar em e, em seguida, clicar ? (A) O arquivo Referncia ser copiado para a rea de transferncia. (B) O arquivo Referncia ser movido automaticamente para a pasta c:\. (C) O arquivo Referncia ser aberto automaticamente pelo Word. (D) A lista de arquivos da pasta Arquivos ser ordenada de cima para baixo em ordem alfabtica crescente. (E) A janela ir apresentar a lista de pastas e arquivos de c:\.

20
Ricardo trafegava em via urbana quando foi autuado por Guarda Municipal, porque no estava usando o cinto de segurana. Recorreu da infrao, sustentando que apenas a Polcia Militar teria atribuio para mult-lo. Esse recurso dever ser (A) provido, uma vez que o Municpio no tem poder de polcia de trnsito. (B) provido, uma vez o Municpio, apesar de ter poder de polcia de trnsito, no tem competncia para fiscalizar esse tipo de infrao. (C) provido, uma vez que diante da ausncia de regulamentao do CONTRAN sobre a matria, a fiscalizao dessa infrao de competncia apenas do Estado. (D) rejeitado, uma vez que s o Municpio pode fiscalizar essa infrao, conforme regulamentao do CONTRAN. (E) rejeitado, uma vez que fiscalizar essa infrao competncia tanto dos Estados como dos Municpios, conforme regulamentao do CONTRAN.

23
Por meio da URL www.google.com.br em um navegador da Internet, temos acesso a (A) um pacote de aplicativos para escritrio que contm processadores de texto e planilhas de clculo em ambiente Web. (B) uma enciclopdia multilngue online, livre e colaborativa, escrita internacionalmente por vrias pessoas voluntrias. (C) uma pgina cujo principal objetivo realizar a traduo automtica de textos. (D) uma loja virtual focada na venda de livros e brinquedos importados. (E) ferramentas que podem facilitar a busca por informaes na Internet.

INFORMTICA I
21
Qual das teclas do teclado de um computador aciona o modo caixa alta, fazendo com que os caracteres, digitados aps o seu acionamento, sejam exibidos em sua forma maiscula? (A) Alt (B) Esc (C) Caps Lock (D) Pg Up (E) Home

24
Um usurio do Word 2000, com suas configuraes padres, deseja configurar o mesmo tipo de fonte, borda, alinhamento e espaamento, antes e aps cada pargrafo, para todos os pargrafos do seu documento. Qual recurso ele deve utilizar para definir todo esse conjunto de formataes? (A) Layout (B) Estilo (C) Colunas (D) Cabealho e rodap (E) Configurao de pgina

GABARITO 4 - PROVA VERDE

AGENTE DA AUTORIDADE DE TRNSITO

Departamento Estadual de Trnsito

25
Analise a planilha e o grfico a seguir, que representam a venda de produtos por ms.

RACIOCNIO LGICO I
26
Considere verdadeira a seguinte proposio: Se x = 3, ento x primo. Pode-se concluir que (A) se x primo, ento x = 3 (B) se x no primo, ento x 3 (C) se x no primo, ento x = 3 (D) se x 3, ento x primo (E) se x 3, ento x no primo

27

Se Lauro sair cedo do trabalho, ento jantar com Lcia. Se Lcia janta com Lauro, ento no come na manh seguinte. Sabendo-se que, essa manh, Lcia comeu, conclui-se que (A) Lcia jantou na noite anterior. (B) Lcia jantar esta noite. (C) Lauro jantou na noite anterior. (D) Lauro no saiu cedo do trabalho. (E) Lauro saiu cedo do trabalho.

28

Sobre uma mesa h 3 moedas do sistema monetrio brasileiro, cujos valores so diferentes. Retira-se uma delas, de modo que as duas moedas que permanecem sobre a mesa totalizam 30 centavos. Coloca-se a moeda retirada de volta e, a seguir, retira-se outra moeda. Dessa vez, as duas moedas que permanecem sobre a mesa somam 15 centavos. A soma, em centavos, dos valores das 3 moedas (A) 30 (B) 35 (C) 40 (D) 45 (E) 50

29

Considerando a situao apresentada no grfico, o eixo x representa os meses, o y representa o total de vendas, e as linhas, os respectivos produtos. No grfico que foi produzido a partir da planilha, a linha pontilhada e indicada pela seta ( (A) (B) (C) (D) (E) ) representa as vendas do seguinte produto:

A negao da proposio Mrio brasileiro ou Maria no boliviana (A) Mrio no brasileiro e Maria boliviana. (B) Mrio no brasileiro ou Maria boliviana. (C) Mrio no brasileiro e Maria no boliviana. (D) Mrio brasileiro e Maria no boliviana. (E) Mrio brasileiro ou Maria boliviana.

30

Cebola Feijo Batata Arroz Frango

Em uma urna h 4 bolas: 2 azuis, 1 branca e 1 verde. correto afirmar que (A) se 2 bolas forem retiradas dessa urna, necessariamente tero cores diferentes. (B) se 2 bolas forem retiradas dessa urna, necessariamente uma ser azul. (C) se 3 bolas forem retiradas dessa urna, necessariamente todas tero cores diferentes. (D) se 3 bolas forem retiradas dessa urna, necessariamente uma ser branca. (E) se 3 bolas forem retiradas dessa urna, necessariamente uma ser azul.

AGENTE DA AUTORIDADE DE TRNSITO

GABARITO 4 - PROVA VERDE

Departamento Estadual de Trnsito

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31
Considere as afirmativas abaixo sobre os Poderes da Repblica no Brasil. I O Poder Executivo estadual exercido pelo Governador do Estado, auxiliado pelos Secretrios de Estado. II O Poder Legislativo estadual exercido pela Assembleia Legislativa. III O Poder Judicirio municipal exercido pelos Juzes de Direito. IV O Poder Executivo federal exercido pelo Presidente da Repblica, auxiliado pelos Ministros de Estado. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) III e IV. (B) II e IV. (C) I, II e IV. (D) I, II e III. (E) I e II.

34
Suponha que o Departamento de Trnsito do Estado do Acre (DETRAN/AC) pretenda rever atos administrativos praticados h mais de quinze anos. Considerando que tais atos administrativos vm produzindo, desde ento, efeitos jurdicos favorveis aos seus destinatrios, qual princpio poderia ser invocado para impedir tal postura administrativa? (A) Segurana jurdica. (B) Motivao. (C) Sanatria dos atos administrativos. (D) Irrevogabilidade dos atos administrativos. (E) Inafastabilidade do controle jurisdicional.

35

32
A respeito da Constituio Federal e dos diferentes tipos de leis, assinale a afirmativa INCORRETA. (A) As Constituies estaduais devem estar de acordo com os princpios da Constituio Federal. (B) As Leis Orgnicas municipais devem estar de acordo com os princpios da Constituio do respectivo Estado. (C) As Leis Orgnicas municipais devem estar de acordo com os princpios da Constituio Federal. (D) As leis federais devem estar de acordo com a Constituio Federal. (E) As leis estaduais devem estar de acordo com as leis federais.

O Departamento de Trnsito do Estado do Acre (DETRAN/ AC), por ser uma autarquia estadual, integra a Administrao Pblica (A) indireta e no possui personalidade jurdica prpria. (B) indireta e possui personalidade jurdica de direito pblico. (C) indireta e possui personalidade jurdica de direito privado. (D) direta e no possui personalidade jurdica prpria. (E) direta e possui personalidade jurdica de direito privado.

36
I

No que tange aos atos administrativos, analise as assertivas abaixo. So elementos dos atos administrativos: a competncia, a forma, o motivo, o objeto e a finalidade. II Esto sujeitos a controle judicial os atos discricionrios e os atos vinculados, inclusive no que tange ao mrito administrativo. III A presuno de legalidade, legitimidade e economicidade um atributo dos atos administrativos que s pode ser desconstitudo por fora de deciso judicial. (So) correta(s) APENAS a(s) assertiva(s) (A) II e III. (B) II. (C) I e III. (D) I e II. (E) I.

33
I

Considere as afirmativas abaixo sobre as competncias da Unio, dos Estados e dos Municpios. A competncia legislativa dos Estados-membros est enumerada taxativamente na Constituio, sendo inconstitucional, por invaso de competncia, a lei estadual que dispuser sobre assunto no especificado como prprio dos Estados. II A competncia legislativa concorrente entre Unio e Estados estabelecida pela Constituio em um de seus artigos, preponderando, neste caso, a lei federal sobre a estadual. III A competncia para legislar sobre poltica nacional de transportes da Unio, e a competncia para legislar sobre trnsito e transportes concorrente. IV competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios estabelecer poltica de educao para a segurana do trnsito. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) IV. (B) II e IV. (C) I, II e III. (D) I e III. (E) I.

37

Ao cuidar do poder de polcia de trnsito dos Estados, o Cdigo de Trnsito Brasileiro dispe que a(o) (A) Polcia Militar estadual deve fiscalizar e reprimir a sobrecarga de caminhes em todas as estradas que cortem seu territrio. (B) deciso sobre a convenincia ou no de fiscalizar a emisso de poluentes produzidos pelos veculos automotores compete ao rgo executivo de trnsito do Estado. (C) arrecadao das multas impostas pelo Municpio por infraes de excesso de lotao dos veculos compete ao rgo executivo de trnsito do Estado. (D) agente de trnsito estadual deve, sempre que possvel, arrecadar o valor da multa imposta, ao autuar um infrator. (E) expedio da Carteira Nacional de Habilitao compete ao rgo executivo de trnsito do Estado, em virtude de delegao do rgo federal competente.

GABARITO 4 - PROVA VERDE

AGENTE DA AUTORIDADE DE TRNSITO

Departamento Estadual de Trnsito

38
De acordo com o Cdigo de Trnsito Brasileiro, para que o agente da autoridade de trnsito possa lavrar autos de infrao, ele (A) dever ser, necessariamente, servidor civil estatutrio ou policial militar. (B) dever ser, necessariamente, servidor civil celetista ou policial militar. (C) poder ser servidor civil sob o regime celetista. (D) dever ser, necessariamente, policial militar ou policial rodovirio federal. (E) dever ser policial civil.

41
Luiz pegou emprestado o carro de propriedade de seu irmo, Manoel. Parado numa blitz policial, foi lavrado auto de infrao, porque o veculo estava com o certificado de licenciamento anual expirado h dois anos. Nesse caso, a responsabilidade pela infrao (A) de Luiz, que deveria ter verificado a validade do certificado antes de guiar o automvel. (B) de Luiz e de Manoel, sendo que cada um receber uma autuao diferente. (C) de Luiz e de Manoel, sendo que haver apenas uma autuao. (D) de Manoel, j que cabe ao proprietrio manter o veculo regularizado. (E) inicialmente de Luiz, que pode transferi-la a Manoel.

39
Felipe foi notificado de autuao por transitar em velocidade incompatvel com o local, em rua prxima sua casa e em horrio de sada de escola. Quer contestar a autuao, j que o radar da referida rua est quebrado h um ms e a autoridade de trnsito que o autuou no colheu a sua assinatura. Nesse caso, Felipe (A) tem razo, pois, com o radar quebrado, no pode prevalecer a palavra da autoridade de trnsito. (B) tem razo, porque a assinatura do infrator elemento indispensvel para a validade do auto de infrao. (C) no tem razo, porque a fiscalizao por radar no reconhecida pelo Cdigo de Trnsito como meio de prova da infrao. (D) no tem razo, porque mesmo com o radar quebrado, a declarao da autoridade vale como prova e a falta de assinatura do infrator no invalida a autuao. (E) no tem razo, porque a lei no prev a assinatura do infrator como elemento do auto de infrao.

42

Raquel foi autuada, nos ltimos doze meses, por trs infraes de natureza grave e uma de natureza mdia, todas devidamente notificadas e em face das quais no cabe mais recurso. As multas j foram pagas. Nesse caso, Raquel (A) ser condenada por crime de trnsito, se for autuada novamente. (B) dever passar por curso de reciclagem. (C) ter suspenso seu direito de dirigir por um perodo entre um ms e um ano. (D) ter seu veculo apreendido. (E) est livre de qualquer punio administrativa.

43

40
Reteno e remoo de veculos so medidas diferenciadas e que no se confundem. Nesse sentido, correto afirmar que (A) somente no caso de remoo possvel sanar a irregularidade no local da infrao, liberando-se o veculo. (B) tanto a reteno como a remoo podem ensejar recolhimento ao depsito, caso em que ser lavrado termo de apreenso de veculo. (C) a apreenso decorrente da reteno ter prazo de trinta dias, podendo o prazo ser renovado a critrio do rgo executivo de trnsito estadual, at que a irregularidade seja sanada. (D) a liberao do veculo, no caso de reteno, est condicionada ao pagamento de todas as multas devidas, o que no ocorre na remoo. (E) o recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual proibido, na hiptese de reteno.

A legislao de trnsito prev a possibilidade de substituio da pena de multa por advertncia escrita. Essa substituio pode ocorrer (A) tambm com o pedestre, se a autoridade de trnsito julgar conveniente. (B) quando o condutor no tiver somado vinte pontos na carteira nos ltimos doze meses, ainda que seu pronturio no recomende. (C) quando, pelas caractersticas do infrator, ficar claro que a multa no surtir o efeito desejado. (D) sempre que o infrator no for reincidente em uma infrao mdia ou grave, passvel de multa. (E) sempre que a autoridade de trnsito julgar conveniente.

44

O rgo executivo de trnsito, para aplicar uma penalidade por determinada infrao, deve seguir um procedimento estabelecido pela legislao de trnsito. Neste procedimento, destaca-se a (A) remessa da notificao da penalidade imposta, no prazo mximo de trinta dias. (B) remessa da notificao ao Ministrio da Justia, no caso de o infrator ser Cnsul. (C) existncia de duas notificaes, uma relativa autuao e outra, imposio da penalidade. (D) necessidade de que a notificao da penalidade no seja devolvida por desatualizao do endereo do proprietrio. (E) necessidade de que o auto de infrao seja considerado inconsistente ou irregular.

AGENTE DA AUTORIDADE DE TRNSITO

GABARITO 4 - PROVA VERDE

Departamento Estadual de Trnsito

45
Jair foi autuado por uma infrao de trnsito e recorreu. A autoridade de trnsito encaminhou o recurso Junta Administrativa de Recursos de Infraes. O recurso ainda no foi julgado. Nessa situao, Jair (A) s poder pagar a multa aps o julgamento do ltimo recurso. (B) s ter de pagar a multa se o recurso no for julgado em trinta dias. (C) ter de pagar a multa, j que o recurso no tem efeito suspensivo. (D) tem a liberdade de pagar ou no a multa, sendo reembolsado se o recurso for julgado procedente. (E) perder o direito de ver o recurso julgado, se pagar a multa.

48
No que tange fiscalizao dos caminhes de carga, considere as afirmativas a seguir. I admitida a fiscalizao do excesso de peso por meio da anlise da documentao da carga, j que nem todo posto de controle possui equipamento de pesagem. II Trafegar com excesso de peso constitui infrao grave, mas admitida certa margem de tolerncia. III A fiscalizao por excesso de carga atribuio dos rgos e entidades executivos rodovirios de todos os entes da Federao. Est(o) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) III. (B) II e III. (C) I, II e III. (D) I e III. (E) I e II.

46
Aps completar sua formao como motorista, Cristina fez exames para obter a Carteira Nacional de Habilitao. Sobre esse documento, asinale a afirmao correta. (A) vedada a apresentao de fotocpia pelo condutor, mesmo que seja autenticada. (B) Contm diversas informaes acerca do condutor, como tipo sanguneo e endereo atualizado. (C) Recebe nmero de registro no RENACH idntico ao nmero do documento de identidade. (D) Recebe duas carteiras, com dois registros no RENACH, aquele condutor que for habilitado em duas categorias. (E) S tem validade se for apresentado junto com documento de identidade com f pblica em todo o territrio.

49
Os veculos abaixo so registrveis no rgo de trnsito, segundo a disciplina do Cdigo de Trnsito Brasileiro, EXCETO os (A) de uso blico. (B) de pavimentao de ruas. (C) carros policiais. (D) reboques oficiais. (E) automveis oficiais da Unio.

50
A placa dos veculos uma das formas de exteriorizar sua identificao e pode auxiliar o agente de trnsito na responsabilizao dos culpados pelas ocorrncias de trnsito. Dentre as regras relativas s placas, est aquela que (A) reserva as placas com as cores verde e amarela apenas para o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica. (B) permite o reaproveitamento do nmero da placa aps a baixa do registro do veculo. (C) probe a utilizao de placas particulares por carros policiais, em qualquer hiptese. (D) estabelece a obrigatoriedade de placas para bicicletas, norma ainda no regulamentada. (E) dispensa a placa dianteira nos veculos de trs rodas.

47
O Cdigo de Trnsito Brasileiro prev a existncia de uma estatstica geral de trnsito, que engloba no apenas os acidentes e as vtimas, mas as habilitaes, as autuaes, as penalidades aplicadas, entre outros aspectos. Sobre essa estatstica geral, analise as afirmativas a seguir. - organizada pelos rgos executivos de trnsito dos estados, sendo apenas arquivada pelo rgo de trnsito mximo da Unio. II - Rene dados coletados pelos diferentes rgos e entidades de trnsito da Federao, sendo vedada sua divulgao, por questo de segurana. III - Haver modelo padro de coleta das informaes, fixado pelo rgo mximo executivo de trnsito da Unio. IV - Os dados estatsticos para sua elaborao sero remetidos pelos rgos executivos de trnsito em intervalos no superiores a dois meses. (So) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s) (A) III e IV. (B) III. (C) II e IV. (D) II e III. (E) I. I

GABARITO 4 - PROVA VERDE

AGENTE DA AUTORIDADE DE TRNSITO

Вам также может понравиться