Вы находитесь на странице: 1из 3

Estudo de caso: Rede de Farmcias XYZ

Voc gerente de projetos e foi recentemente contratado pela XYZ. A empresa uma grande rede de farmcias com 29 anos de existncia e 38 unidades no estado de So Paulo. Andr, o diretor comercial, lhe chama em sua sala e diz: Ns resolvemos abrir uma nova unidade em Santos. As duas unidades que possumos na cidade so na periferia, e agora queremos atender a regio central, uma vez que nossas pesquisas de mercado indicam que essa regio da cidade tem uma carncia de farmcias de qualidade. Queremos que essa unidade seja campe em vendas, uma vez que estar em uma rea movimentada. Nossas unidades geralmente ocupam entre 300 e 400 m2, e os projetos de abertura de unidade levam cerca de cinco meses. Eu vou lhe passar o plano do projeto de nossa ltima unidade para lhe ajudar no planejamento. Seu trabalho compreender alugar um imvel, adquirir o mobilirio, contratar uma construtora e gerenciar o andamento. Voc tem cinco meses para completar o projeto, pois a unidade deve ser inaugurada impreterivelmente no dia 2 de julho, quando a empresa completa 30 anos. Alguma pergunta ? Como j estava preparado, voc anotou os principais requisitos, e os valida com o Andr: O objetivo do projeto abrir uma nova unidade na regio central de Santos dentro de cinco meses; A unidade deve ser situada em uma rea movimentada; Ser alugado um espao com rea entre 300 e 400 m2; Sero feitas obras de adaptao no espao; Em seguida voc pergunta: Quem so os principais envolvidos com quem devo trabalhar na fase de planejamento? Andr responde: O Srgio a pessoa responsvel por toda a parte de equipamentos e mveis em nossas unidades. Qualquer item que no seja estoque de responsabilidade dele. Ele tem autonomia tambm para aprovar a escolha do local e do espao. A parte de estoque responsabilidade da Marta, ela poder te ajudar com o estoque inicial. E a parte de TI fica a cargo do Marcos, que o gerente responsvel por essa rea na empresa. Quanto ao oramento, j existe uma quantia destinada ao projeto ? Voc pergunta. Como temos experincia nesse tipo de projeto e criamos trs novas unidades no ano passado, acreditamos que os custos ficaro bem prximos de R$ 800 mil. Andr conclui dizendo: Sinta-se vontade para me procurar em caso de dvidas. Apesar de estar apenas no incio do projeto, com as informaes levantadas j seria possvel preparar uma proposta inicial de projeto para detalhar com os demais envolvidos e validar na reunio de abertura:

Estudo de caso: Rede de Farmcias XYZ


Termo de Abertura do Projeto (Project Charter)
Ttulo do Projeto Abertura da 39 unidade da XYZ Patrocinador Andr, Diretor Comercial 1- Objetivo do Projeto Abrir uma nova unidade na regio central de Santos a ser inaugurada no dia em que a empresa completa 30 anos. 2- Demanda de negcio Atravs de pesquisas de mercado foi detectado que a regio central da cidade tem uma carncia de farmcias de qualidade. 3- O que escopo / o que no escopo do Projeto O escopo compreende: Seleo do local Realizao de reforma no imvel Aquisio de mobilirio Aquisio de estoque inicial Fazer evento de inaugurao No parte do escopo: Realizar campanha de marketing Contratao de funcionrios Treinamento de funcionrios 4- Interessados (Stakeholders) Mencionar os principais envolvidos, interna ou externamente, com o projeto. 5- Interfaces com projetos existentes Mencionar outros projetos que possam interferir de alguma forma no seu desenvolvimento. 6- Prazo estimado para a concluso do Projeto 02/07/2003 7- Oramento estimado para a concluso do Projeto R$ 800 mil. 8- Equipe bsica Voc, Srgio, Marta e Marcos. 9- Restries Tempo. A inaugurao da unidade deve ser impreterivelmente no dia 02/07/2003. 10- Premissas A abertura de uma unidade geralmente leva cinco meses; Srgio ir supervisionar e auxiliar na parte de instalaes e equipamentos; Marta ir ajudar relacionando o estoque inicial; Data de Incio 03/02/2003 N 012/2003

Estudo de caso: Rede de Farmcias XYZ


Marcos fornecer todos os detalhes referentes a TI; Ser utilizado como informao histrica o plano do projeto de abertura da ltima unidade.

11- Gerente do Projeto Voc o gerente do projeto. Estando responsvel por alugar um imvel, adquirir o mobilirio, contratar uma construtora e gerenciar o andamento. Assinatura do Patrocinador: Assinatura da Alta Administrao:

Вам также может понравиться