Вы находитесь на странице: 1из 80

P L A N TA S I N V A S O R A S E M P O R T U G A L

fichas para identificao e controlo

Hlia Marchante, Elizabete Marchante e Helena Freitas

Plantas Invasoras em Portugal - fichas para identificao e controlo


@ Hlia Marchante, Elizabete Marchante e Helena Freitas
Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/ 2001), financiado pela FCT (Fundao para a Cincia e a Tecnologia) e pelo POCTI (Programa Operacional Cincia, Tecnologia e Inovao) comparticipado pelo fundo comunitrio europeu FEDER.

mail: invader@ci.uc.pt www.ci.uc.pt/invasoras Texto: Elizabete Marchante Hlia Marchante Fotografias: Elizabete Marchante (E.Marchante) Hlia Marchante (H.Marchante) Vitor Carvalho (V.Carvalho) pontualmente: Ana Clara Gaspar (C.Gaspar) Carla Santos (C.Santos) Joo Almeida (J.Almeida) Lisia Lopes (L.Lopes)

Capa: Hlia Marchante Design grfico: Vitor Carvalho Jorge Tavares Dezembro 2005 Impresso: Quilate Tiragem: 500 exemplares Depsito legal n.: Reservados todos os direitos A consulta deste trabalho deve ser referenciada da seguinte forma: Marchante, H.; Marchante, E. e Freitas, H. 2005. Plantas Invasoras em Portugal fichas para identificao e controlo. Ed. dos autores. Coimbra.

ndice
Introduo ............................................................................... 1
Introduo ao problema das invases biolgicas e breve caracterizao do processo de invaso ............ 2 Impactos causados pelas espcies invasoras ............. 2 A situao em Portugal ............................................... 3 Gesto da invaso por espcies vegetais exticas ...... 4 Ficha tipo ..................................................................... 7 Glossrio de termos utilizados ...................................... 8 Referncias bibliogrficas .......................................... 10 A coleco de fichas Plantas Invasoras em Portugal tem como objectivo contribuir para o reconhecimento de algumas das principais espcies de plantas invasoras em Aizoaceae Apiaceae Asteraceae 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Azollaceae 8. 9 Cactaceae Commelinaceae Convolvulaceae Fabaceae 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. Haloragaceae Hydrocharitaceae Oxalidaceae Pittosporaceae Poaceae 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. Pontederiaceae Proteaceae 29. 30. 31. Simaroubaceae Solanaceae 32. 33. Carpobrotus edulis Eryngium pandanifolium Arctotheca calendula Conyza bonariensis Erigeron karvinskianus Galinsoga parviflora Senecio bicolor s.ubsp. cineraria Azolla filiculoides Azolla mexicana Opuntia ficus-indica Trandescantia fluminensis Ipomoea acuminata Acacia dealbata Acacia karoo Acacia longifolia Acacia mearnsii Acacia melanoxylon Acacia pycnantha Acacia retinodes Acacia saligna Robinia pseudacacia Myriophyllum brasiliense Elodea canadensis Oxalis pes-caprae Pittosporum undulatum Arundo donax Cortaderia selloana Spartina densiflora Eichhornia crassipes Hakea salicifolia Hakea sericea Ailanthus altissima Datura stramonium ESAC Portugal Continental, visando ainda fornecer informao sobre metodologias para o seu controlo. Pretende-se que seja uma ferramenta til do ponto de vista tcnico e prtico para auxiliar em situaes concretas, particularmente em reas sensveis e com problemas de invaso por alguma destas espcies. Dever contribuir tambm para alertar para a identificao de algumas das espcies que colocam mais problemas, sensibilizando para a importncia de evitar a sua utilizao e/ou promover o seu controlo. A lista agora apresentada no inclui todas as espcies susceptveis de causar problemas em Portugal. Foi baseada na lista apresentada na legislao portuguesa (Decreto-Lei n. 565/99), tendo-se acrescentado trs espcies que, apesar de no serem consideradas invasoras no referido decreto-lei, apresentam, actualmente, comportamento invasor em alguns pontos do pas. Existem muito mais espcies que podem ser acrescentadas a esta lista (inclusivamente espcies dos arquiplagos dos Aores e da Madeira), sendo nosso objectivo dar continuidade a este projecto no futuro. Este trabalho foi desenvolvido no mbito do projecto de investigao INVADER (POCTI/BSE/42335/2001), o qual coordenado pela Prof. Doutora Helena Freitas, e conta com a participao do IMAR (Dep.Botnica, Universidade de Coimbra), da Escola Superior Agrria de Coimbra e do Instituto da Conservao da Natureza.

Introduo

Fichas de plantas invasoras em Portugal

Introduo ao problema das invases biolgicas e breve caracterizao do processo de invaso


Tamanho da populao

% das espcies exticas que so introduzidas, que se naturalizam e que se tornam invasoras

invaso
estabilizao
da dis trib ui o

A invaso biolgica por espcies exticas considerada a segunda maior causa para a perda de biodiversidade a nvel global, sendo apenas ultrapassada pela destruio directa dos habitats. Estas espcies, denominadas invasoras, ocorrem um pouco por toda a parte, e de forma to frequente que chegam a ser confundidas com espcies nativas. No entanto, a maioria destas espcies so exticas que depois de introduzidas num novo habitat se tornam prejudiciais e causam actualmente problemas muito graves nomeadamente a nvel econmico, ecolgico e social (Williamson, 1999). Podem ser plantas (como as mimosas ou o jacinto-de-gua), animais (como o lagostimvermelho ou a gambzia) ou at microrganismos que provocam doenas (como a doena de alguns ulmeiros). Muitas destas espcies foram introduzidas no passado de forma intencional (para fins ornamentais, controlo de eroso, explorao florestal ou agrcola, etc.) ou acidental (transportadas com sementes de outras espcies), mas hoje continuam a ser introduzidas novas espcies que podem vir a causar os mesmos problemas ou ainda piores. Se as aces que levaram sua introduo no passado no podem, luz do conhecimento da altura, ser condenadas, as aces que actualmente continuam a conduzir sua introduo, sem verificao dos riscos associados, no podem ser encaradas com a mesma tolerncia. Diz-se que as espcies so invasoras quando, uma vez introduzidas, tm a capacidade de aumentar muito a distribuio das suas populaes, sem a interveno directa do Homem, e fazem-no com tal sucesso que acabam por ameaar as espcies nativas, eliminando-as completamente nas situaes mais graves. Geralmente, so espcies que atravs de um conjunto de caractersticas que facilitam o seu rpido crescimento, conseguem ser mais competitivas do que as espcies nativas. Associado a essas caractersticas, e por serem espcies que esto deslocadas do seu local de origem, tm a vantagem de no serem afectadas pelos seus inimigos naturais, que contribuiriam, a par com outros factores, para as manter em equilbrio. importante salientar que nem todas as espcies exticas se tornam invasoras. De todas as espcies que so introduzidas, apenas uma fraco se fixa para alm do seu local de introduo inicial e forma populaes que se mantm a si prprias, sem a interveno directa do Homem, em habitat naturais ou semi-naturais. Quando isto sucede, diz-se que essas espcies esto naturalizadas (figura 1).

introduo naturalizao facilitao

Au me nto

tempo

Figura 1 Principais etapas de um processo de invaso. Tanto o tamanho da populao como o tempo de durao de cada etapa variam conforme a espcie.

As espcies naturalizadas podem permanecer em equilbrio durante tempo varivel, e algumas fazem-no a longo prazo. No entanto, em algumas dessas espcies o equilbrio interrompido por um qualquer fenmeno que facilita o aumento rpido da sua distribuio, desencadeando o processo de invaso biolgica. Esta facilitao pode ser uma perturbao natural, como a adaptao de um agente dispersor ou a ocorrncia de uma tempestade, ou uma perturbao antropognica, como alteraes no uso do solo, fogo ou inclusivamente o controlo de outra espcie. As perturbaes traduzem-se, muitas vezes, por aberturas de clareiras e o aparecimento destes nichos disponveis constitui uma excelente oportunidade para uma espcie invasora se fixar. Se tivermos em conta as alteraes globais, provvel que no futuro algumas destas perturbaes se tornem mais frequentes, o que poder agravar muitos problemas de invaso biolgica. O subsequente aumento de distribuio de uma espcie invasora depende da sua taxa de crescimento e reproduo, da eficincia dos seus mecanismos de disperso e das caractersticas do habitat invadido. Nas ltimas etapas de um processo de invaso (figura 1), as espcies invasoras passam a interagir com as espcies animais, vegetais ou outras formas de vida que as rodeiam, frequentemente com efeitos negativos para essas espcies, e, finalmente, podem ou no estabilizar as suas populaes.

Impactos causados pelas espcies invasoras


As espcies invasoras, so consideradas como a segunda maior causa para a perda de biodiversidade a nvel do

planeta, e uma das principais causas das alteraes globais (D'Antonio e Vitousek, 1992; Arroyo et al., 2000), causando impactos negativos a muitos nveis. Entre estes, incluem-se, frequentemente: 1) impactos econmicos - nomeadamente quando so

espcies que invadem reas de produo agrcola, florestal ou pisccola (no caso de plantas aquticas), implicando perdas avultadas a nvel da produo e gastos elevados na aplicao de medidas de controlo 2) impactos na sade pblica - por exemplo, quando so espcies que provocam doenas, alergias, ou funcionam como vectores de pragas 3) diminuio da disponibilidade de gua dos lenis freticos quando so espcies muito exigentes no seu consumo, quer pela sua morfologia e fisiologia, quer pelas densidades elevadas que atingem, implicando perdas gravssimas neste recurso que j escasso em muitas partes do mundo 4) impactos no prprio equilbrio dos ecossistemas conseguido ao longo de milhares de anos de evoluo. Concretamente, a este nvel inclui-se, por exemplo, a alterao dos ciclos biogeoqumicos (Vitousek et al., 1987), a uniformizao dos ecossistemas (Mooney e Hobbs, 2000), a alterao dos regimes de fogo (D'Antonio, 2000), a alterao das cadeias alimentares, e, em alguns casos, a extino de espcies (D'Antonio e Vitousek, 1992). Considerando todos estes impactos, a invaso por espcies exticas provoca alteraes que, alm de serem de difcil e dispendiosa resoluo, causam muitas vezes prejuzos irreversveis. Tambm por isso, as espcies invasoras so consideradas como uma forma de poluio que, ao contrrio das outras, no cessa quando se elimina a fonte de emisso.

n . d e e s p c ie s

Espcies de plantas exticas em Portugal


600 500 400 300 200 100 0

1500

1600

1700

1800

1850

1900

1950

2005

Figura 2 Evoluo do nmero de espcies de plantas introduzidas em Portugal desde 1500 (baseado em Almeida 1999; Almeida & Freitas, in press).

potencialmente, consideradas invasoras (Figura 3), incluindo infestantes agrcolas e invasoras de habitats naturais; cerca de 7% so consideradas invasoras perigosas(Almeida 1999). Em 1999, a legislao portuguesa reconheceu a gravidade deste problema no decreto-lei n. 565/99, de 21 de Dezembro, o qual regula a introduo na natureza de espcies no indgenas, listando as espcies exticas introduzidas em Portugal, assinalando entre essas as que so consideradas invasoras (Figura 3), e proibindo a introduo de novas espcies a menos que se realize um estudo de avaliao de impacto da espcie a introduzir e que se prove ser inofensiva. Este decreto, segue directivas europeias que recomendam a adopo de medidas que limitem a introduo deliberada e previnam as introdues acidentais de novas espcies, assim como tomem medidas de controlo e erradicao de espcies invasoras j introduzidas. O decreto probe tambm a deteno, a criao,

A situao em Portugal
Apesar do problema das invases biolgicas incluir espcies de animais, plantas e microrganismos, devido especificidade deste trabalho ser aqui abordada apenas a situao relativa s espcies vegetais. A invaso por espcies de plantas exticas ameaa muitas comunidades de espcies nativas em Portugal (Marchante et al 2005). Ao longo dos dois ltimos sculos, e especialmente nas

o cultivo e a comercializao das espcies consideradas invasoras. No entanto, considerando a livre circulao de mercadorias (inclundo espcies) que ocorre actualmente entre muitos pases, a limitao de entrada de novas espcies potencialmente invasoras s ser possvel com a participao activa de todos os intervenientes na utilizao dessas espcies.

Categorias das espcies exticas em Portugal

espcies invasoras potencial/ invasoras sem aparente risco

ltimas dcadas, o nmero de espcies de plantas introduzidas


n. de espcies

tem aumentado muito (figura 2), correspondendo actualmente a cerca de 15% dos taxa nativos. Actualmente, so listadas em Portugal cerca de 550 espcies de plantas exticas (Almeida & Freitas, in press). No entanto, este nmero deve ser encarado como conservador, verificando-se frequentes novas introdues, principalmente no sector ornamental, cuja evoluo muitas vezes difcil de acompanhar. Cerca de 40% das espcies exticas listadas so, de facto ou

600 500 400 300 200 100 0 decreto 565/99 almeida,1999 2001

marchante et al, 2005 fonte

Figura 3. Espcies de plantas exticas distribudas por categorias de acordo com a sua invasibilidade em Portugal, segundo diferentes fontes bibliogrficas.

Gesto da invaso por espcies vegetais exticas


O planeamento e implementao de um plano de gesto de espcies invasoras frequentemente um processo moroso e extremamente dispendioso. No entanto, o adiamento da sua execuo conduz ao agravamento das situaes e, por vezes, a perdas irreversveis com consequente aumento exponencial dos custos envolvidos, quer na sua implementao quer na mitigao dos prejuzos causados. Quanto mais cedo for implementado menores sero os custos implicados e maiores os benefcios em termos dos impactos que se evitam.

Os conceitos de que "nem tudo o que verde bom", ou que "uma planta pode provocar degradao ecolgica", so ainda muito difceis de interiorizar para a maioria das pessoas. preciso investir na divulgao. S reconhecendo as espcies invasoras se pode evitar a sua utilizao.

Deteco precoce e erradicao


No caso das espcies com elevado potencial invasor que, de uma ou de outra forma, sejam introduzidas, a soluo passa pela monitorizao do territrio, especialmente nas reas com interesse para a conservao da natureza, de forma a detectlas muito pouco tempo aps a sua introduo. A deteco de

Preveno
A preveno a primeira e mais sustentvel medida a tomar contra os problemas causados pelas espcies invasoras e concretiza-se atravs do impedimento de introduo de novas espcies com potencial invasor e da limitao de utilizao de espcies invasoras j introduzidas. Inclui 3 componentes fundamentais e consequentes custos associados: 1) criao de legislao que regule a entrada de novas espcies e controle a utilizao das espcies com comportamento invasor j existentes no pais, assegurando-se posteriormente a operacionalidade de mecanismos para aplicao da legislao 2) criao e manuteno de um sistema de excluso de espcies potencialmente invasoras, incluindo gastos que vo desde salrios e treino de tcnicos para a deteco de introduo de novas espcies potencialmente invasoras e entrada de espcies j listadas como invasoras, nas vrias vias de entrada de mercadorias do pas; instalaes de cmaras de quarentena e de fumigao e mecanismos de inspeco. Ainda que nem todas as espcies exticas a introduzir se tornem invasoras, todas devem ser tratadas como tal, pelo que s deve ser autorizada a sua introduo aps demonstrada a sua segurana. 3) investimento em aces/campanhas de educao ambiental, sensibilizao e informao do pblico. Uma das grandes dificuldades associada a este problema que cada pessoa, no consciente do problema, pode contribuir para o agravar quer introduzindo novas espcies quer utilizando espcies invasoras.

espcies com potencial invasor, quando apresentam distribuies muito limitadas, permite, frequentemente, a sua erradicao com custos relativamente baixos e de forma mais fcil. Apesar de ser a fase em que se torna mais difcil convencer os decisores a agir, j que no se visualiza o problema no terreno, sem dvida a opo mais acertada. A partir do momento em que as espcies se naturalizam ou comeam a invadir, falar de erradicao completa passa a ser praticamente impossvel, e os custos das aces de controlo aumentam exponencialmente.

Metodologias aplicadas no controlo de espcies de plantas invasoras


O controlo de espcies invasoras exige uma gesto bem planeada, que inclua a determinao da dimenso da invaso, a identificao das suas possveis causas, a avaliao dos impactos, o estabelecimento de prioridades (quais as espcies e reas prioritrias), a avaliao das metodologias de controlo mais adequadas e a posterior monitorizao da recuperao da rea controlada (Cronk e Fuller, 1995). As medidas de controlo pouco cuidadas, por vezes precipitadas ou adiadas, podem conduzir ao agravamento das situaes, alm de muitas vezes se tornarem excessivamente dispendiosas. O sucesso de um programa de controlo facilitado ao controlar a invaso nos estgios iniciais, quando a espcie no constitui ainda um problema grave, e aplicando controlo simultneo, quando vrias espcies invasoras coexistem. O controlo bem sucedido de uma s espcie pode facilitar a invaso por outras espcies (Dennill e Donnelly, 1991). Qualquer que seja a metodologia de controlo seleccionada, esta deve sempre incluir 3 fases: controlo inicial (reduo drstica das

populaes, sendo a fase que implica normalmente os gastos mais elevados), controlo de seguimento (acompanhamento frequente das reas controladas, para deteco da regenerao por rebentamento de toua ou raiz, germinao de sementes, etc. e repetio da aplicao do controlo) e controlo de manuteno (controlo eficaz de baixos nveis das populaes invasoras, a mais longo prazo). O nvel de sucesso das vrias metodologias de controlo pode ser comprometido pela existncia de bancos de sementes numerosos e com grande longevidade, pela disperso eficiente de sementes de reas vizinhas, ou pela recuperao das reas controladas devido ausncia de controlo de seguimento, acabando por provocar re-invases. Num plano de gesto, fundamental que se contemplem as 3 etapas de controlo referidas, de modo a impedir a rpida re-invaso, devido a germinao, propagao vegetativa ou recuperao dos indivduos controlados. Sem esta garantia, o investimento inicial, frequentemente elevado, pode reflectir-se apenas num agravamento da situao. persistncia fundamental! Antes da aplicao de qualquer metodologia de controlo, importante que se encontrem os estgios mais vulnerveis no ciclo fenolgico de cada espcie, de forma a que se possa explorar esse factor, aplicando o(s) mtodo(s) de controlo mais adequado(s). Factores como a densidade e idade da populao invasora, o tipo e as condies da vegetao indgena, e as condies de acesso ao prprio terreno, devem ser considerados na escolha das metodologias de controlo (Pieterse e Cairns, 1988). Os mtodos geralmente utilizados so o controlo mecnico, o controlo qumico, o controlo biolgico (ainda no disponvel em Portugal para fins ambientais), e por vezes o fogo controlado. A utilizao de diferentes mtodos de controlo combinados frequentemente a opo mais adequada, resultando num reforo e melhoramento dos resultados obtidos. O sucesso da aplicao de estratgias de controlo requer a persistncia dos tratamentos, e implica custos a curto e mdio prazo para a gesto das reas invadidas. Tambm essencial o treino de tcnicos que garantam a correcta aplicao das metodologias (Campbell et al., 1996). A

elevados na eliminao de indivduos que no iriam vingar. Em indivduos adultos, utiliza-se, frequentemente, o corte raso mas importante considerar que esta metodologia, aplicada isoladamente, no eficaz para espcies que rebentam de toua ou raiz. Outras metodologias mecnicas passam por danificar as plantas de forma a impedir determinadas funes fundamentais, como ocorre com a realizao de descasques (Figura 4), ou remoo de anis de casca.Uma das vantagens deste tipo de controlo o facto de poder ser extremamente selectivo.

.Figura 4. Realizao de descasque em Acacia dealbata.

Controlo qumico Neste tipo de controlo, recorre-se utilizao de produtos qumicos, os quais devem ser cuidadosamente seleccionados. O seu uso indiscriminado francamente desaconselhado, devido probabilidade de efeitos adversos nos ecossistemas, podendo constituir uma ameaa para outras espcies. O facto da maioria dos qumicos no ser especfico, pode prejudicar a fauna e flora adjacentes, o que ainda agravado por muitos serem persistentes, acumulando-se no solo ou nos tecidos biolgicos (Cronk e Fuller, 1995). No entanto, a sua aplicao indispensvel em algumas espcies e situaes, em prejuzo da obteno de maus resultados, e quando realizado de forma localizada e responsvel pode diminuir muito os efeitos indesejveis. A sua aplicao e manuseamento devem seguir rigorosamente as normas indicadas nos rtulos dos produtos. A utilizao de um produto qumico deve ter em conta uma srie de factores que podem alterar a sua eficcia, e que so por vezes esquecidos: 1) no caso de produtos miscveis em gua, a dureza da gua pode influenciar os resultados; 2) as condies meteorolgicas do momento de aplicao exercem uma

Controlo mecnico
O controlo mecnico inclui vrias modalidades cujo objectivo retirar ou danificar fisicamente os indivduos. No caso de plntulas, estas podem ser arrancadas, quando o solo est hmido, quando atingem uma determinada altura, varivel com a espcie, mas que previna investimentos demasiadamente

influncia determinante, no se recomendando de todo a aplicao da maior parte dos qumicos em dias de precipitao ou muito vento; 3) no caso de aplicaes em superfcies da planta que tenham sido cortadas o tempo entre o corte e a aplicao no deve ultrapassar os poucos segundos. A aplicao de qumicos passado muito tempo aps o corte

resulta frequentemente em eficcia nula, porque a planta j no tem capacidade para o absorver; 4) a idade e o estado fenolgico das plantas em que vai ser aplicado tambm tm influncia nos resultados. A maior causa de falha deste mtodo advm da incorrecta aplicao do herbicida, ou mesmo da mistura incorrecta que origina concentraes inadequadas e no eficazes (Campbell et al., 1990). A susceptibilidade das plantas varia muito, dependendo dos herbicidas, dos mtodos de aplicao, das concentraes, da poca de aplicao e da parte da planta onde aplicado o herbicida. Frequentemente, so necessrias experincias at atingir o equilbrio entre os custos e a eficcia do tratamento (Cronk e Fuller, 1995). Dependendo das espcies, das metodologias e dos prprios qumicos, a sua aplicao pode realizar-se por injeco, pincelamento ou pulverizao.

longifolia (Figura 5) est actualmente a ser testado, mas ainda sem libertao em condies naturais.

Figura 5. Galhas formadas por Trichilogaster acaiaelongifoliae, agente de controlo biolgico actualmente a ser testado em Portugal para o controlo de Acacia longifolia.

Fogo controlado O fogo controlado um mtodo tambm utilizado, tendo como uma das vantagens a reduo do banco de sementes, destruindo uma parte das sementes, e estimulando a germinao de outras (Pieterse e Cairns, 1988). Depois de germinadas necessrio o controlo das plntulas, ou resultar no agravamento da situao. A sua aplicao depende muito da espcie em questo e exige a participao de tcnicos

Controlo biolgico No controlo biolgico utilizam-se inimigos naturais, normalmente originrios da regio nativa da espcie invasora, para auxiliar no seu controlo. Quando bem sucedido, um mtodo pouco dispendioso, que permite a reduo das populaes de espcies invasoras e a sua manuteno abaixo de nveis que causem prejuzos econmicos e de conservao. A grande desvantagem o risco de seleco de organismos que interfiram no equilbrio de espcies no-alvo. Actualmente, utilizam-se, sempre que possvel, agentes monoespecficos, diminuindo o risco de efeitos em espcies no-alvo. Para

especialistas em fogo controlado. A temperatura do fogo e a poca mais apropriada para a sua realizao devem ser determinadas de acordo com as caractersticas de cada espcie. A utilizao deste mtodo , no entanto, muito limitada pelas caractersticas do ecossistema e da vegetao envolvente, revelando-se muito perigoso em vrias situaes (Campbell et al., 1990). H a considerar que, para alm dos efeitos na espcie invasora, ter sempre efeitos nas populaes e bancos de sementes das espcies indgenas.

Opta-se frequentemente pela combinao de vrias das metodologias referidas anteriormente. A melhor forma de gerir um habitat invadido, contempla, alm do controlo, a reduo das perturbaes, implicando medidas que integram todo o ecossistema e no apenas as espcies invasoras. A limitao das perturbaes, como a reduo de fogos de origem humana, podem ser fundamentais no controlo de vrias espcies invasoras. O prprio controlo de espcies invasoras, quando se trata de grandes extenses com elevada cobertura dessa espcie, constitui uma perturbao que no deve ser negligenciada, podendo ter graves consequncias na regenerao de outras espcies. Pode ser mesmo necessria a substituio artificial com espcies nativas, de forma a evitar a invaso por outras espcies exticas. O controlo de espcies vegetais invasoras normalmente uma tarefa morosa e complexa; pelo que, o seguimento das metodologias sugeridas para cada espcie no podem garantir sucesso total no seu controlo.

garantir que no h troca de hospedeiro, e depois de identificado um possvel agente, necessrio a realizao de testes de especificidade, com diferentes espcies de plantas que se encontram no habitat onde se prope a sua introduo (Cronk e Fuller, 1995). Apesar dos riscos, em situaes em que uma invaso biolgica pode afectar toda uma comunidade, processar-se rapidamente e produzir efeitos irreversveis, at os mais cpticos concordam que o controlo biolgico deve ser considerado (Simberloff e Stiling, 1996). medida que as espcies invasoras se tornam mais problemticas, o controlo biolgico tem vindo a ser mais utilizado, tornando-se, por vezes, na nica alternativa vivel para algumas espcies (Cronk e Fuller, 1995). Em Portugal, ainda no existem agentes de controlo biolgico libertados na natureza para o controlo de espcies invasoras. Para algumas espcies, foram j testados agentes (por ex. agentes para jacinto-de-gua) e um agente para Acacia

Ficha tipo:

famlia taxonmica

barra verde: espcies terrestres barra azulada: espcies aquticas

nome vulgar mais comum nome cientfico referido no decreto lei 565/99. Optou-se pela sua utilizao (em vez de uma flora) de forma a facilitar a consulta destas fichas em ligao com a legislao existente. sinonimia (nomes cientficos equivalentes utilizados noutras fontes bibliogrficas) descrio breve, muito resumida para identificao rpida do tipo de espcie

n. sequencial da ficha, dentro da coleco, estabelecido segundo a ordem alfabtica das famlias outros nomes vulgares tambm utilizados em Portugal; quando apenas existe um nome vulgar repete o nome vulgar mais comun descrio botnica da espcie distino de outras espcies, que ocorrem em Portugal, com as quais pode ser confundida regio do Mundo onde a espcie ocorre como nativa razo pela qual a espcie foi inicialmente introduzida em Portugal categoria da espcie no dec. lei 565/99 distribuio da espcie em Portugal Continental

01

Aizoaceae
choro, malcia, blsamo

choro-da-praia

Carpobrotus edulis (L.) N. E. Br. = Mesembryanthemum edule L. (1) PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL subarbusto rastejante perene, de folhas carnudas

Como reconhecer

Camfito rastejante de caules com alguns metros. Folhas carnudas com seco triangular (tringulo equilatero) e pice agudo; ngulo dorsal serrilhado. Flores com 5-9 cm , amarelas ou purpurescentes; Espcies semelhantes Carpobrotus acinaciformis (choro) semelhante mas as folhas quando cortadas tm seco de tringulo issceles (5). Origem frica do Sul (1): zonas costeiras da parte Mediterrnica (3). Razes de introduo Introduzido como espcie ornamental (6). Cultivado com frequncia para fixao de dunas e taludes (2). Estatuto legal em Portugal pormenor de uma flor amarela

fotografia da flor ou de outro pormenor importante para a identificao

n. da referncia bibliogrfica onde foi obtida a informao

Espcie invasora (32)


Distribuio em Portugal Continental Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Baixo Alentejo, Algarve (5). regies do pas em que est registada a Caractersticas que facilitam a invaso O vigoroso crescimento vegetativo leva formao de extensos tapetes contnuos, impenetrveis, que substituem a vegetao nativa e impedem o seu (re)estabelecimento. Promove a acidificao dos solos. Os frutos so comidos por pequenos mamferos que dispersam as suas sementes (3). tapete de Carpobrotus edulis em

fotografia de uma rea invadida pela espcie (sempre que disponvel)

caractersticas que possibilitam o comportamento invasor da espcie e alguns dos impactos que causam

Ambientes preferenciais de invaso

Zonas dunares costeiras, cabos e reas adjacentes a

tipos de habitats onde a espcie tem sido observada com comportamento invasor em Portugal

regies de Portugal Continental onde foi registada a presena da espcie fora de cultura. No pretende representar a cobertura completa das reas assinaladas, mas apenas a presena na regio colorida. Por falta de acesso a informao sobre a situao insular a mesma no apresentada neste trabalho.

Agradece-se o envio de informao relativa ocorrncia da espcie noutras localizaes para: invader@ci.uc.pt

Metodologias de Controlo

metodologias utilizadas em Portugal, ou noutros pases, para o controlo da espcie

Controlo mecnico: os indivduos podem ser arrancados manualmente, sendo fundamental que no fiquem fragmentos vegetativos, os quais enraizam facilmente originando novos fcus de invaso. Depois de arrancados devem ser removidos para local "seguro" onde devem ser deixados a

A ter em ateno

muito importante o controlo de seguimento para remoo de plntulas que germinem posteriormente

anotaes sobre aspectos importantes que devem ser tomados em conta aquando da aplicao das metodologias de controlo

e/ou de possvel recuperao de fragmentos vegetativos que tenham ficado em contacto com o substracto. Sem o

pormenor de uma flor purpurescente

pormenor da seco

pormenor de um fruto

tapete de C.edulis em expanso num

Referncias bibliogrficas consultadas:

referncias bibliogrficas consultadas para realizao da ficha da espcie

(1) Akeroyd, J.R. & Preston, C.D . 1993. Carpobrotus. in: Tutin, T.G.[et al]. (ed.) Flora Europaea . Vol. I: Psilotaceae to Platanaceae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg. 135. (2) Franco, J .A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae . Edio do Autor. Lisboa. Pg. 105 - 6. (3)

Compilao da informao: Eliabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho 2 Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras
1

ESAC
Instituto do
2

DCEA,

Glossrio de termos utilizados


(baseado em Fernandes 1972 & Harris e Harris 1994)

A ______________________________________________________ Acuminado que termina em acmen (ponta muito aguda e mais estreita que a parte restante) Acunheado em forma de cunha (triangular e com a parte mais estreita no ponto de insero) Aernquima tecido de reserva de ar existente em algumas plantas; frequentemente forma um tecido mais ou menos esponjoso que pode auxiliar a flutuao da planta Agudo rgo cujas margens confluem no pice segundo um ngulo agudo; termina em ponta pice ponta terminal ou vrtice de qualquer rgo Ascendente rgo que se encurva at ficar aproximadamente vertical Axilar situado na axila (vrtice do ngulo formado por um rgo com o eixo em que se insere) B ______________________________________________________ Basal (folha) (folha que est) situada na base (do caule) Bi- prefixo para indicar qualquer rgo ou disposio que se encontra repetido duas vezes Brctea folha mais ou menos modificada, de cuja axila sai(em) a(s) flor(es) Brctea interfloral pequena brctea que se encontra entre as flores, por exemplo, nos captulos de algumas espcies da famlia das compostas Brctea Involucral brctea que envolve algumas inflorescncias, por exemplo, os captulos das espcies da famlia das compostas C ______________________________________________________ Cacho conjunto de flores com pedicelos, inseridas ao longo de um eixo comum Camfito planta cujas gemas (gomos) de renovo se situam a menos de 25cm da superfcie do solo Captulo conjunto de flores globoso, ou achatado no cimo, de flores ssseis renidas num receptculo comum Cpsula fruto seco, com muitas sementes, que deixa as sementes cair quando maduro Cespitosa planta (normalmente herbcea) cujos caules formam tufos, geralmente muito juntos Ciliolado com clios muito curtos Cimeira conjunto de flores com eixo principal de crescimento limitado, terminando numa flor que a primeira a abrir Cipsela fruto seco, com uma nica semente, frequentemente provida de um papilho de pelos Claddio caule achatado ou laminar, de cor verde semelhante a uma folha, apresentando por vezes ramos e folhas reduzidos e flores Colmo caule cilndrico com os ns bem marcados e os entrens mais ou menos revestidos pelas bainhas das folhas Cordiforme em forma de corao (estilizado) Corimbo conjunto de flores cujos ramos tm tamanhos desiguais de forma a que todas as flores se encontram mais ou menos ao mesmo nvel Corola conjunto de ptalas D ______________________________________________________ Decumbente deitado em grande extenso sobre a superfcie do solo Dentado forma de recorte superfcial provido de dentes mais ou menos perpendiculares linha da margem Distal afastado do ponto de insero Dorsal relativo ao dorso ou inserido no dorso

E ______________________________________________________ Eliptco plano, limitado por linhas curvas, com o comprimento 2-3 vezes a largura e que diminui do meio e igualmente para os extremos Emarginado com um pequeno entalhe ou xanfro no meio da extremidade Escbrido ligeiramente escabro (rude, spero ao tacto) Escaposo provido de escapo (caule sem folhas desenvolvidas, que tem apenas com uma flor ou inflorescncia na extremidade) Escarioso membranceo mas seco, um tanto firme e translcido Espiga conjunto de flores ssseis, inseridas sobre um eixo mais ou menos alongado Espinescente com a extremidade terminada em espinho Estilete parte estreita e delgada, da flor, compreendida entre o ovrio e o estigma Estpula apndice que se encontra na base da folha, geralmente dois, um de cada lado do pecolo Espiga conjunto de flores ssseis , inseridad sobre um eixo mais ou menos alongado Espinescente com a extremidade terminada em espinho Estilete parte estreita e delgada, da flor, compreendida entre o ovrio e o estigma Estpula apndices que se encontram na base da folha, geralmente dois, um de cada lado F ______________________________________________________ Falciforme estreito e mais ou menos achatado e encurvado como uma foice Fanerfito escandente = liana, planta trepadora sarmentosa cujo caule, lenhoso mas flexvel, pode atingir muitos metros Fascculo conjunto de folhas (ou de outros rgos) reunidos em grupo Fendido dividido at cerca de meio (do limbo se se tratar de folhas) Fildio pecolo dilatado e achatado, com aspecto de limbo foliar Folculo fruto seco, com vrias sementes, que abre por uma nica fenda para deixar as sementes cair Fololo cada um dos limbos parciais de uma folha composta Funculo cordo que une o vulo (mais tarde semente) placenta G ______________________________________________________ Gefito planta cujas gemas de renovo esto abaixo da superfcie da terra, frequentemente dentro de um bolbo ou rizoma Glabrescente que se torna glabro, ou quase, com a idade Glabro desprovido de pelos Glauco de cor cinzenta-azulada Globoso limitado por superfcie curva, com comprimento, largura e altura aproximadamente iguais Gloqudio pelo farpado, hirsuto ou com o pice recurvado H ______________________________________________________ Hemicriptfito planta bienal, ou perene, cuja parte area morre anualmente e cujas gemas de renovo se encontram superfcie do solo Hialino transparente ou sem cor Hidrfito planta cujas gemas de renovo esto submersas; planta aqutica Hirsuto coberto de pelos compridos um pouco rgidos mas flexveis e patentes ou quase I ______________________________________________________ Imparifoliolada folha composta com um fololo terminal no pice do rquis

Inciso com a zona marginal profunda, irregular e agudamente recortada Indumento conjunto de pelos, escamas ou glndulas que recobre um rgo L ______________________________________________________ Lanceolado em forma de lana Lanoso coberto de pelos longos e crespos, semelhante a l de carneiro Lgula excrescncia geralmente membranosa, situada na face interna das folhas de algumas plantas (principalmente gramneas), na unio da bainha com o limbo; ou, flores marginais em forma de lngua presentes nos captulos de muitas espcies da famlia das compostas Limbo parte terminal da folha, geralmente laminar e verde, que constitui vulgarmente a folha propriamente dita Linear estreito e comprido, com as margens paralelas ou quase unio da bainha com o limbo/// Flores liguladas Limbo parte terminal da folha, geralmente laminar e verde, que constitui vulgarmente a folha propriamente dita Linear estreito e comprido, com as margens paralelas ou quase M ______________________________________________________ Mssula massa de gros de poln unidos transportados como uma unidade Mesofanerfito planta lenhosa com as gemas de renovo 830m acima do solo; rvores de porte mediano Microfanerfito planta lenhosa com as gemas de renovo 2-8m acima do solo; grandes arbustos e pequena rvores Microsporangial relativo aos esporngios onde se formam os micrsporos (esporos de menor tamanho que originam o protalo masculino) Microsporngio esporngio onde se formam os micrsporos (esporo de tamanho menor) Monocarpo fruto simples resultante de um fruto com um nico carpelo Mucronado que tem mucro (ponta curta, aguda e rgida, que ocupa posio terminal ou subterminal) Mtico que no termina em mucro ou arista N ______________________________________________________ Navicular que tem forma semelhante a um barco O ______________________________________________________ Ob- prefixo que confere o significado de forma ou posio invertida, relativamente ao termo original do termo a que se junta (por exemplo, obovado forma de ovo invertido) Obtuso que termina em ngulo obtuso ou curva arredondada Orbicular com contorno de um circulo ou quase Ovado em forma de ovo: base larga e arredondada, lados curvos convergentes para o pice, e comprimento um tanto maior que a largura Ovide em forma de ovo P ______________________________________________________ Pancula conjunto de flores (cacho de cachos) em que o comprimento dos ramos decresce da base para o cimo, tomando a forma aproximada de uma pirmide Papilho tufo de pelos (sedas ou escamas) que coroa certos frutos e sementes Pauciflora com poucas flores Pecolo poro mais ou menos alongada da folha que une o limbo bainha ou ao ramo (p da folha) Pedicelo p de uma flor que esteja integrada numa inflorescncia composta (conjunto de flores) Pednculo p de uma flor isolada ou de um conjunto de flores Plo setgero pelo com a terminao em forma de seta

Penatipartida folha com nervao peninrvea (em forma de pena) cujo limbo est recortado para alm do meio do semilimbo mas sem chegar nervura mediana Penatissecto folha com nervao peninrvea cujo limbo est dividido/recortado at nervura mediana Perianto conjunto de peas florais de proteco que rodeam os rgos sexuais da flor Piloso que tem pelos, geralmente afastados e fracos Pinada diz-se da folha composta, com os fololos articulados ao longo do eixo comum Pinulada folha (re)composta com os fololos articulados ao longo do eixo comum (rquis) Prostrado deitado sobre a terra ou outro meio ou suporte Proximal diz-se da parte de um rgo (ex. folha) que est mais prxima do eixo ou do ponto de insero Pruinoso coberto de pruna (cera em forma de p muito tnue, que cobre a cutcula de certos rgos dando-lhes um tom cinzento-azulado) Puberulento com pelos finos, curtos, direitos e pouco densos, dificilmente visiveis vista desarmada Pubescente com pelos fracos e densos Q ______________________________________________________ Quilha parte em forma de quilha de barco da corola papilioncea (caracterstica da famlia das leguminosas) R ______________________________________________________ Rquis eixo da folha composta onde se inserem os fololos e que est em continuao do pecolo Ritidoma parte da casca das rvores e arbustos formada por tecidos mortos Romboidal com forma aproximada de losango Roseta conjunto de folhas aproximadas e dispostas radialmente S ______________________________________________________ Samariforme semelhante a uma smara (fruto seco, com uma nica semente, provido de uma asa membranosa) Spalas peas de proteco da flor, externas s ptalas, frequentemente verdes, que formam o clice Septado provido de septos (divises) Serrado forma de recorte com dentes marginais agudos e prximos, como os de uma serra, dirigidos para o pice do rgo Serrilhado recorte serrado, mas com dentes especialmente pequenos Sssil que no tem p ou suporte Soro grupo de esporngios dos fetos T ______________________________________________________ Tearneo com pelos longos, finos e macios, tenuamente entrecruzados Terfito planta anual, herbcea, s com um perodo vegetativo de vida Tomentoso com muitos pelos moles geralmente lanosos, formando enfeltrado mais ou menos denso U ______________________________________________________ Umbela conjunto de flores agrupadas em forma de guarda-sol Umbeliforme semelhante a uma umbela Umbilicada com depresso na parte central, em forma aproximada de umbigo Uninrvea com uma (ou aparentemente uma) nica nervura V ______________________________________________________ Vagem fruto seco, com vrias sementes que quando maduro deixa as sementes cair abrindo duas fendas Valva cada uma das partes em que se dividem alguns frutos (cpsulas, vagens, ...)

Referncias bibliogrfias:
Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Almeida, J.D. & H. Freitas. The exotic and invasive flora of Portugal: a reassessment Bot. Complutensis (in press). Arroyo, M.T.K.; Marticorena, C.; Matthei, O. e Caviers, L. 2000. Plant invasions in Chile: present patterns and future predictions. In: Mooney, H.A. e Hobbs, R.J. Invasive Species in a Changing World. Island Press. Washington, DC USA. Campbell, P .L.; Bell, R.S. e Kluge, R.L. 1990. Identifying the research requirements for the control of silver wattle (Acacia dealbata) in Natal. South African Forestry Journal. 155: 37-41. Campbell, P .L.; Kluge, R.L. e Naud, D.C. 1996. A new dimension in managing control strategies for alien plant control. Second International Weed Control Congress. Pp. 1279-1284. Copenhagen. Cronk, Q.B. e Fuller, J.L. 1995. Plant invaders. Chapman and Hall. London. UK. D'Antonio, C.M. 2000. Fire, Plant Invasion and Global Changes. In: Mooney, H.A. e Hobbs, R.J. Invasive Species in a Changing World. Island Press. Washington, DC USA. D'Antonio, C.M. e Vitousek, P.M. 1992. Biological invasions by exotic grasses, the grass/fire cycle, and global change. Annual Review of Ecology and Systematics. 23: 63-87. Dennill, G.B. e Donnelly, D. 1991. Biological control of Acacia longifolia and related weed species (Fabaceae) in South Africa. Agriculture, Ecosystems and Environment. 37: 115-135. Fernandes, R.B. 1972. Vocabulrio de termos botnicos. Separata do Anurio da Sociedade Broteriana. Ano XXXVIII. 292 Pg. Harris, J.G. e Harris, M.W. 1994. Plant identification terminology an illustrated glossary. Spring Lake Publishing, Utah. 198 Pg. Marchante, H.; Marchante, E & Freitas, H. 2005. Invasive plant species in Portugal: an overview. In: S.Brunel (Ed.) Proceedings of the International Workshop "Invasive Plants in the Mediterranean Type Regions of the World" Council of Europe Publishing Pg. 105110. Mooney, H.A. e Hobbs, R.J. 2000. Global change and invasive species: where do we go from here? In: Mooney, H.A. e Hobbs, R.J. Invasive Species in a Changing World. Island Press. Washington, DC USA. Pieterse, P .J. e Cairns, A.L.P . 1988. The population dynamics of the weed Acacia longifolia (Fabaceae) in the absence and presence of fire. South African Forestry Journal. 145: 25-27.

Agradecimentos
A Ana Clara Gaspar, Carla Santos, Lisia Lopes e Joo Almeida pela cedncia de algumas fotografias includas nesta coleco. A Jos Maia e Silvia Neves pela colaborao na reviso dos textos. A Liliana Mendes e Ana Torrinha pela colaborao na recolha de informao e na organizao grfica do trabalho. Publicao realizada no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/ 2001), financiado pela FCT (Fundao para a Cincia e a Tecnologia) e pelo POCTI (Programa Operacional Cincia, Tecnologia e Inovao) comparticipado pelo fundo comunitrio europeu FEDER.

Simberloff, D. e Stiling, P . 1996. Risks of species introduced for biological control. Biological Conservation. 78: 185-192. Ministrio do Ambiente. 1999. Decreto-Lei n. 565/99. Dirio da Repblica. I-A, 295/99 : 9100-9114. Vitousek, P .M.; Walker, L.R.; Whiteaker, L.D.; Mueller-Dombois, D. e Matson, P .A. 1987. Biological invasion by Myrica faya alters ecosystem development in Hawaii. Science. 238: 802-804. Williamson, M. 1999. Invasions. Ecography. 22: 5-12.

Nota: a bibliografia referente a cada uma das espcies em particular, consta apenas nas respectivas fichas.

10

1 Aizoaceae
Nome Vulgar
choro, malcia, blsamo (4)

choro-da-praia
Carpobrotus edulis (L.) N. E. Br.
= Mesembryanthemum edule L. (1)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Subarbusto rastejante perene, de folhas carnudas.

Camfito rastejante de caules que podem atingir vrios metros. Folhas carnudas com seco triangular (tringulo equiltero) e pice agudo; ngulo dorsal serrilhado. Flores com 5-9 cm de dimetro, amarelas ou purpurescentes; estames amarelos (2).

Espcies semelhantes
Carpobrotus acinaciformis (L.) L. Bolus (choro) semelhante mas as folhas tm seco de tringulo issceles (5).
pormenor de uma flor amarela

Origem
frica do Sul (1): zonas costeiras da rea de clima Mediterrnico (3).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais fixao de dunas e taludes (2).
(6).

Cultivada com frequncia para

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).
tapete de Carpobrotus edulis em expanso num sistema dunar

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Baixo Alentejo, Algarve (5).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


O vigoroso crescimento vegetativo leva formao de extensos tapetes contnuos, impenetrveis, que substituem a vegetao nativa e impedem o seu (re)estabelecimento. Promove a acidificao dos solos, facilitando o seu prprio desenvolvimento. Os frutos so comidos por pequenos mamferos que dispersam as suas sementes (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Regies dunares costeiras, cabos e reas adjacentes a taludes onde foi plantado (7). Desenvolve-se tanto em zonas secas como hmidas (3).

Metodologias de Controlo
Controlo mecnico: os indivduos podem ser arrancados manualmente, sendo fundamental que no fiquem fragmentos vegetativos, os quais enrazam facilmente originando novos focos de invaso. Depois de arrancados devem ser removidos para local "seguro", onde se deixam a secar, preferencialmente cobertos com plstico preto de forma a acelerar a sua destruio/degradao. Alternativamente, podem deixar-se no local mas com as razes voltadas para cima, sem qualquer contacto com o substrato. As razes principais devem ser removidas para no rebentarem. mais fcil de controlar enquanto jovem. Controlo qumico: por vezes utilizada a pulverizao com glifosato apesar de no ser aconselhado para grandes extenses. Tendo em conta os possveis efeitos adversos, nas outras espcies e no meio ambiente, a sua aplicao deve ser sempre muito bem ponderada.

A ter em ateno
muito importante o controlo de seguimento para remoo de plntulas que germinem posteriormente e/ou de fragmentos vegetativos que tenham ficado em contacto com o substrato e tenham recuperado. Sem o controlo de seguimento as reas podem ser rapidamente re-invadidas. Quando se considera a aplicao de agentes qumicos extremamente importante que todas as precaues sejam tomadas e as regras de segurana rigorosamente respeitadas, tanto relativamente ao utilizador como a eventuais contaminaes do meio e espcies no alvo.

pormenor de uma flor purpurescente com estames amarelos ao centro

pormenor da seco transversal de uma folha - tringulo equiltero

pormenor de um fruto

tapete de C.edulis em expanso num espao ajardinado em que foi plantado.

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Akeroyd, J.R. & Preston, C.D. 1993. Carpobrotus. in: Tutin, T.G.[et al]. (ed.) Flora Europaea. Vol. I: Psilotaceae to Platanaceae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg. 135. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 105 - 6. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 86. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 210. ISBN972-757-265-0. (5) Gonalves, M.L. 1990. Carpobrotus. in: Castroviejo, S. [et al] (ed.). Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. II Platanaceae - Plumbaginaceae (partim). Real Jardn Botnico, CSIC. Madrid. Pg. 82-84. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg.15. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www.issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

2 Apiaceae (Umbelliferae)
Nome Vulgar
piteiro (6)

piteiro
Eryngium pandanifolium Cham. & Schlecht.

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva bianual de porte elevado e folhas carnudas em roseta basal, semelhantes a um cacto.

Hemicriptfito de caules erectos com 150-400 cm. Folhas basais carnudas, com 150-250 cm de comprimento e espinhos marginais finos, reunidas numa sub-roseta. Flores reunidas em numerosos captulos de 6-10X4-8 mm, ovide-globosos, branco-esverdeados; captulos reunidos em umbelas, por sua vez reunidas em panculas; 6-8 brcteas involucrais, ovado-lanceoladas, agudas, inteiras; brcteas das umbelas inteiras, por vezes cilioladas (2).

pancula

captulo

Origem
Zona subtropical da Amrica do Sul (1).

pormenor dos captulos ovide globosos

vista geral da planta

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais, provavelmente no Jardim Botnico de Coimbra (7).

Estatuto legal em Portugal


pormenor da folha com espinhos marginais

Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Beira Litoral (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Ambientes preferenciais de invaso


Comum nos taludes das valas do Baixo Mondego (6), em lagoachos e em arrozais (2).

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Chater, A.O. 1968. Eryngium L. in: Tutin, T.G., [et al]. (ed.) Flora Europaea. Vol. II: Rosaceae - Umbelliferae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg.324. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 498, 509. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 19-20. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www.issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

3 Asteraceae (=Compositae)
Nome Vulgar
erva-gorda
(4)

erva-gorda
Arctotheca calendula (L.) Levyns.
= Arctotis calendula L., Cryptostemma calendulaceum (L.) R. Br.
(3)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva anual de inflorescncias "em malmequer" amarelas e negras.

Terfito escaposo ou com caules folhosos decumbentes at 40 cm. Folhas com 7-20 cm, lirado-penatipartidas, puberulento-speras na pgina superior e branco-tomentosas na inferior. Flores reunidas em captulos com 3-5 cm de dimetro; brcteas involucrais externas em grande parte herbceas mas com margens escariosas e frequentemente um apndice terminal penatissecto; as brcteas internas so na maior parte escariosas, obtusas; lgulas com 15-20 mm, amarelo plidas na pgina superior, purpurescentes na inferior; flores do disco negro-esverdeadas. Cipselas densamente lanosas (2).

Espcies semelhantes
------

captulo com lgulas amarelas e flores do disco negrasesverdeadadas

Origem
frica do Sul (3).

Motivos para a introduo


Provavelmente introduo acidental (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Trs-os-Montes (Alto Douro), Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Algarve (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

aspecto geral da planta

Caractersticas que facilitam a invaso


Espcie de crescimento rpido, que se dissemina vigorosamente devido aos caules rastejantes que enrazam nos ns e podem atingir 2m de comprimento. O crescimento vegetativo rpido leva formao de tapetes impenetrveis que eliminam a vegetao nativa. Os fragmentos dos caules, desde que tenham algum n, enrazam facilmente originando uma nova planta. As sementes so dispersas pelo vento originando focos de disperso em locais distantes (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Stios arenosos, ridos (2).

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: algumas das metodologias utilizadas incluem a solarizao, arranque manual, e remoo repetida da florao antes da formao das sementes. Controlo qumico: por vezes recorre-se pulverizao usando glifosato (9). Tendo em conta os possveis efeitos adversos, nas outras espcies e no meio ambiente, a sua aplicao deve ser sempre muito bem ponderada, sendo desaconselhada em reas naturais.

A ter em ateno
Aquando do arranque, ter cuidado para que no permaneam fragmentos. muito importante garantir o controlo de seguimento de forma a assegurar que algum rebento ou plntulas provenientes de germinao no venham a originar novas populaes. Quando se considera a aplicao de agentes qumicos extremamente importante que todas as precaues sejam tomadas e as regras de segurana rigorosamente respeitadas, tanto relativamente ao utilizador como a eventuais contaminaes do meio e espcies no alvo.

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A. 1984. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. II: Clethraceae - Compositae. Edio do Autor . Lisboa. Pg. 334, 434. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 52. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 196. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 22. (9) Western Australian Planning Commission. 2003. Coastal Planning and Management Manual. disponvel: http://www.planning.wa.gov.au/publications/CPMM/8_Weeds_Management.pdf. consultado: 7/9/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

4 Asteraceae (=Compositae)
Nome Vulgar
erva-pau
(4),

avoadinha-peluda
Conyza bonariensis (L.) Cronq.
= Erigeron bonariensis L., Erigeron linifolius Willd., Leptilon bonariense (L.) Small, Leptilon linifolium (Willd.) Small (8)

erva-da-esforrica

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva anual ou bianual, verde acinzentada.
captulo de frutos (cipselas)

Terfito at 60 cm, de caule revestido de plos curtos e plos setgeros; caule primeiro simples com pancula terminal, mais tarde frequentemente com ramos compridos ultrapassando o eixo primrio. Folhas acinzentadas, as inferiores com 5-8 x 0,5-1cm, oblanceoladas, inteiras ou com 2-5 lobos ou dentes grosseiros de cada lado, as distais com 1-3 x 0,2-0,3 cm, linear-oblongas, inteiras e ssseis. Flores reunidas em captulos abertos com 8-15mm de dimetro; brcteas involucrais com 3-4mm, hirsutas; lgulas at 0,5mm, menores que os estiletes e geralmente tambm que o papilho. Cipselas com 1,25-1,5mm, esparsamente pubescentes; papilho com 4-5mm, branco-sujo (2).

brcteas involucrais

captulo de flores
E.Marchante 2005

pormenor dos captulos (flor e fruto) de Conyza sp.

Espcies semelhantes
As outras espcies do gnero Conyza, tambm infestantes, so muito semelhantes sendo por vezes difcil distingui-las. No entanto, C. canadensis (L.) Cronq. tem folhas e brcteas involucrais glabras, folhas verde mais escuro, ramifica menos e os captulos so maiores; C. albida Sprengl. apesar de tambm ter folhas pilosas, tem o caule com indumento simples, de plos hirsutos; folhas mais verdes e captulos menores que C. bonariensis (abertos: 4-8mm) (2).

Origem
Amrica do Sul (2).
terreno de cultivo abandonado invadido por Coniza sp.

Motivos para a introduo


Introduo acidental (7).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32). Apesar de s esta espcie de Coniza ser listada como invasora, outras espcies do gnero foram introduzidas e apresentam comportamento semelhante.

Distribuio em Portugal Continental


Todas as provncias (6).
Regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Produo de elevado nmero de sementes/frutos os quais so eficientemente dispersos pelo vento, aumentando rapidamente a sua rea de distribuio.

Ambientes preferenciais de invaso


Espcie infestante ruderal, muito frequente em reas perturbadas: junto a reas urbanas, beiras de estrada, caminhos (7) e terrenos cultivados ou baldios.

plntula de Coniza sp.

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: podem ser facilmente arrancadas de preferncia antes da formao da semente. Devem utilizar-se luvas j que a seiva pode causar irritao cutnea. Controlo qumico: por vezes recorre-se a pulverizao com glifosato. Tendo em conta os possveis efeitos adversos, nas outras espcies e no meio ambiente, a sua aplicao deve ser sempre muito bem ponderada, sendo desaconselhada em reas naturais. Quando se considera a sua aplicao, extremamente importante que todas as precaues sejam tomadas e as regras de segurana rigorosamente respeitadas, tanto relativamente ao utilizador como a eventuais contaminaes do meio e espcies no alvo.

A ter em ateno
Se forem arrancadas na poca de frutificao no devem ser depositadas em locais onde as sementes possam germinar. De preferncia devem armazenar-se em local fechado, por exemplo em sacos pretos, at que as sementes percam a viabilidade e/ou sejam decompostas. As sementes acumuladas no banco de sementes e/ou provenientes de reas adjacentes exigem controlo de seguimento nas estaes seguintes.

E.Marchante 2005

pormenor dos captulos em fase de florao

pormenor das folhas de Conyza sp.

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A. 1984. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. II: Clethraceae - Compositae. Edio do Autor . Lisboa. Pg. 334, 359. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 188. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 25. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www.issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (8) USDA, NRCS. 2004. The PLANTS Database, Version 3.5 (http://plants.usda.gov). National Plant Data Center, Baton Rouge, LA 70874-4490 USA. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

5 Asteraceae (=Compositae)
Nome Vulgar
intrometidas, floricos (4)

vitadnia-das-floristas
Erigeron karvinskianus DC.
=Erigeron mucronatus DC. (3)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva perene, frequentemente rasteira, de pequenas inflorescncias "em malmequer" brancas e amarelas.

Camfito herbceo de 15-50 cm, sublenhoso na base, prostrado ou ascendente. Folhas caulinares proximais obovadas a acunheadas, com pecolo curto, geralmente com 3-lobos; folhas distais lanceoladolineares, inteiras. Flores reunidas em captulos inseridos em pednculos de 3-8 cm prximo da extremidade dos ramos, formando um corimbo folhoso e frouxo; lgulas brancas ou lilacneas na pgina superior e purpreas na inferior. Pelo menos algumas cipselas com papilho de pelos compridos (2).

Espcies semelhantes
H vrias espcies de malmequer amarelo e branco semelhantes. No entanto, E. karvinskianus tem captulos menores que a maioria das outras espcies. Uma das espcies mais semelhantes Bellis annua L., a qual um terfito, com apenas 5-12 (20)cm, folhas normalmente mais largas que E. karvinskianus, e cipselas sem papilho (2) .

captulo de flores marginais (lgulas) brancas e flores do disco amarelas

Origem
Mxico, Sul da Amrica tropical (3).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais, continuando a ser cultivada em jardins (2, 6).
aspecto de uma rea onde E.karvinskianus est a aumentar a sua distribuio.

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Trs-os-Montes (Alto Douro), Douro Litoral, Beira Alta, Beira Baixa, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo (6), Beira Litoral.
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Forma tapetes contnuos por crescimento vegetativo e cresce rapidamente em reas perturbadas, facilitando o desaparecimento de espcies nativas ao competir por espao, gua e nutrientes (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Muros, fendas de rochas (2), empedrados; junto a espaos ajardinados, frequentemente perturbados, onde foi plantada.

pormenor de um captulo em fase de frutificao, onde se pode observar algumas cipselas com papilho de pelos compridos
H.Marchante@2005

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: os indivduos podem ser arrancados manualmente, sendo fundamental que no fiquem fragmentos vegetativos. Depois de arrancados, devem ser removidos para local "seguro" onde se deixam a secar, de preferncia cobertos com plstico preto de forma a acelerar a sua destruio/degradao.

A ter em ateno
Os indivduos que forem arrancados na poca de frutificao no devem ser depositados em locais onde as sementes possam germinar. De preferncia, devem armazenar-se em local fechado, por exemplo sacos pretos, at que as sementes percam a viabilidade e/ou sejam decompostas.

H.Marchante@2005

folhas proximais com pecolo curto e 3 lobos

H.Marchante@2005

captulos em fase de desenvolvimento tardio com flores "velhas" lilacneas

H.Marchante@2005

folhas distais lanceolado-lineares, inteiras

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A. 1984. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. II: Clethraceae - Compositae. Edio do Autor . Lisboa. Pg. 334, 356-7. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 158. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 232. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 27. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

6 Asteraceae (=Compositae)
Nome Vulgar
erva-da-moda
(4)

erva-da-moda
Galinsoga parviflora Cav.
= Galinsoga parviflora Cav. var. semicalva Gray, Galinsoga semicalva (Gray) St. John & White, Galinsoga semicalva (Gray) St. John & White var. percalva Blake (8)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Pequena erva anual de flores discretas amarelas e brancas.

Terfito at 80cm, ramoso, inferiormente glabro. Folhas at 5 (-9) cm, ovadas, agudas a acuminadas, serradas, de pecolo menor que o limbo. Flores reunidas em captulos subglobosos, de brcteas involucrais com ca. 4 mm, largamente ovadas; brcteas interflorais 3fendidas; lgulas com ca. 1 mm, quase to largas como compridas, geralmente 5 (raramente 6), brancas, 3-dentadas; flores do disco amarelas (2).

lgula

Espcies semelhantes
relativamente semelhante a G. ciliata (Rafin.) S.F Blake mas esta ltima tem a parte inferior dos caules com plos; pednculos com muitos plos glandulosos maiores que 0,5 mm e brcteas interflorais inteiras (2).
pormenor dos captulos com apenas 5 lgulas brancas, e flores do disco amarelas

Origem
Amrica do Sul (1).

Motivos para a introduo


Introduo acidental atravs do porto da Figueira da Foz ou do Jardim Botnico de Coimbra (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

valeta invadida por Galinsoga parviflora

Distribuio em Portugal Continental


Todas as provncias (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Os frutos escamosos esto provavelmente adaptados disperso por via fluvial (6), facilitando o aumento da sua distribuio. As sementes so dispersas pelo vento germinando facilmente quando encontram alguma humidade.

Ambientes preferenciais de invaso


reas cultivadas e stios ruderalizados (2), sendo muito frequente em zonas com alguma humidade, como culturas regadas e valetas.

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: Recorre-se frequentemente ao arranque manual.

A ter em ateno
Se forem arrancadas na poca de frutificao no devem depositar-se em locais onde as sementes possam germinar. De preferncia, devem armazenar-se em local fechado, por exemplo sacos pretos, at que as sementes percam a viabilidade e/ou sejam decompostas. As sementes acumuladas no banco de sementes e/ou provenientes de reas adjacentes exigem controlo de seguimento nas estaes seguintes.
pormenor de captulo ainda por abrir (entre as folhas)

E.Marchante 2005

captulo em fase de fruto

folhas e captulos de Galinsoga parviflora

aspecto geral da planta

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Tutin, T.G. 1990. Galinsoga Ruiz & Pavn. in: Tutin, T.G., [et al]. (ed.). Flora Europaea. Vol. IV: Plantaginaceae - Compositae (and Bubiaceae). Cambridge University Press. Cambridge. Pg.144. (2) Franco, J.A. 1984. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. II: Clethraceae - Compositae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 334, 386. (4) Fernandes, F.M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 240. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 27-28. (8) USDA, NRCS. 2004. The PLANTS Database, Version 3.5 (http://plants.usda.gov). National Plant Data Center, Baton Rouge, LA 70874-4490 USA. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

7 Asteraceae (=Compositae)
Nome Vulgar
sencio (4)

sencio
Senecio bicolor (Willd.) Tod. subsp. cineraria (DC.) Chater
= Senecio cineraria DC.(8)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Subarbusto de folhas esbranquiadas e flores amarelas vistosas.

Camfito lenhoso de 25-50(-100)cm, com caules muito ramosos, robustos, branco-tomentosos. Folhas subarrosetadas/arrosetadas, com 4-5 x 2,5-7 cm, ovadas ou ovado-lanceoladas, no liradas, dentadas a penatipartidas, densamente esbranquiado-tomentosas na pgina inferior, e tearneo-tomentosas, esverdeadas a glabrescentes na superior. Flores reunidas em captulos com 12-15mm dimetro, numerosos, reunidos em corimbos compostos densos; pednculos curtos; invlucro esbranquiado-tomentoso, com 5-8mm, com 1-5 brcteas acessrias de 1-2mm; lgulas 10-13, com 3-6mm, amarelas (2).

pormenor das flores reunidas em captulos

Origem
Regio Mediterrnica Central e Oriental (2).

Motivos para a introduo


Introduo provavelmente para fins ornamentais (6).
pormenor das folhas branco-tomentosas

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Douro Litoral, Beira Baixa, Estremadura (6), Beira Litoral.
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Ambientes preferenciais de invaso


Subespontneo em diversos stios rochosos litorais (6).

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A. 1984. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. II: Clethraceae - Compositae. Edio do Autor . Lisboa. pg. 334, 424. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 188. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 31. (8) USDA, NRCS. 2004. The PLANTS Database, Version 3.5 (http://plants.usda.gov). National Plant Data Center, Baton Rouge, LA 70874-4490 USA. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

8 Azollaceae
Nome Vulgar
azola (4)

azola
Azolla filiculoides Lam.
= Azolla caroliniana Willd., non auct. (1), Azolla rubra R.Br. (3)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Pequeno feto anual de gua doce, de cor esverdeada, azulada ou avermelhada, que se desenvolve superfcie.

Hidrfito com 1-10 cm, elptico, subglauco ou avermelhado. Folhas com lobo superior herbceo e o inferior maior e hialino; lobo superior da folha com 2,5x0,9-1,4 mm, obtuso. Soros microsporangiais com 2 cm, cada microsporngio com 5-8 mssulas; gloqudios no septados (2).

Espcies semelhantes
A. caroliniana auct., non Willd. muito semelhante mas as folhas tm lobo superior subagudo e a margem membrancea muito mais estreita (2).

pormenor da planta com cor avermelhada

Origem
Amrica Tropical (2).

Motivos para a introduo


Introduo acidental com a cultura do arroz (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).
rea invadida por Azolla filiculoides (zonas de cor avermelhada)

Distribuio em Portugal Continental


Beira Litoral, Estremadura, Baixo Alentejo (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Dissemina-se facilmente por fragmentao vegetativa originando reas muito densas. A reproduo sexuada tambm frequente sendo os esporos muito resistentes dissecao. Na frica do Sul so referidos mantos de 5-30 cm de espessura, reduzindo a qualidade da gua, a biodiversidade aqutica e aumentando a eutrofizao (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Lagoachos, valas e arrozais (2).

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: inclui a remoo das plantas com redes finas, apesar de ser impraticvel para reas muito extensas. Quando aplicado, e partindo do princpio que todos os fragmentos foram removidos, a espcie tem a capacidade de se restabelecer a partir de esporos pelo que uma metodologia que implica persistncia a mdio prazo. Controlo qumico: tendo em conta que h poucos herbicidas autorizados para aplicao em meio aqutico, e ainda os efeitos negativos que a sua aplicao pode ter, no aconselhada a sua aplicao em reas naturais e mesmo noutras reas s deve ser utilizado se a metodologia mecnica no for conseguida. Como ltima opo, recorre-se por vezes aplicao de herbicidas incluindo glifosato (3). Controlo biolgico: o gorgulho Stenopelmus rufinasus Gyllenhal (Curculionidae) (EUA e frica do Sul) e outro agente de controlo biolgico, Pseudolampsis guttata (LeConte) (Chrysomelidae: Alticinae ) (EUA), tm sido usados com bons resultados no controlo da espcie (10). Estes agentes no foram ainda testados em Portugal, de forma a verificar a sua segurana relativamente s espcies nativas, pelo que a sua utilizao ainda no constitui uma alternativa no nosso pas.

A ter em ateno
O controlo de seguimento extremamente importante para impedir o desenvolvimento de novas plantas germinadas a partir dos esporos (3). Quando se considera a aplicao de qumico extremamente importante que todas as precaues sejam tomadas e as regras de segurana rigorosamente respeitadas, tanto relativamente ao utilizador como a eventuais contaminaes do meio e espcies no alvo.

pormenor das folhas com cor esverdeada, tonalidade frequente em algumas estaes

rea invadida por azola, mas onde so visveis outras espcies aquticas

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Jermy, A.C. 1993. Azolla Lam. in: Tutin, T.G. [et al]. (ed.) Flora Europaea. Vol. I: Psilotaceae - Platanaceae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg. 33. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 35. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 64. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 200. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 10. (10) Hill, M.P . 1999. Biological control of red water fern, Azolla filiculoides Lamarck (Pteridophyta: Azollaceae) in South Africa. African Entomology: Memoir no.1: 119-124. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

Azollaceae
azola (4)

azola
Azolla mexicana C.Presl.
= Azolla caroliniana auct.,non Willd.

Nome Vulgar

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Pequeno feto anual de gua doce, de cor esverdeada, azulada ou avermelhada, que se desenvolve superfcie.

Hidrfito de 0,7-2,5cm de dimetro, suborbicular, verde-olivceo ou acastanhado. Folhas com lobo superior subagudo, com uma margem membrancea muito estreita, com 1,5 x 0,7-1,1mm. Cada microsporngio com 3-6 mssulas; gloqudios septados (2).

Espcies semelhantes
A. filiculoides Lam. muito semelhante mas as folhas tm lobo superior obtuso e uma larga margem membrancea (2).
@ Paul Redfearn, Jr pormenor da planta com cor avermelhada

Origem
Amrica (2).

Motivos para a introduo


Introduo acidental com a cultura do arroz (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Beira Alta , Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Alto e Baixo Alentejo (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Dissemina-se facilmente por fragmentao vegetativa podendo originar mantos espessos, que reduzem a qualidade da gua, a biodiversidade aqutica e aumentam a eutrofizao (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Lagoachos, valas e arrozais (2).

Metodologias de controlo
Controlo qumico e fsico semelhante a A.filiculoides.

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Jermy, A.C. 1993. Azolla Lam. in: Tutin, T.G. [et al]. (ed.) Flora Europaea. Vol. I: Psilotaceae - Platanaceae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg. 33. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 35. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 64. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 200. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 10. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. Fotografia retirada de http://www.biology .missouristate.edu/Herbarium/ tendo a sua utilizao sido gentilmente autorizada pelo autor referido na fotografia.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

10 Cactaceae
Nome Vulgar
figueira-da-barbria, piteira
(4)

figueira-da-ndia
Opuntia ficus-indica (L.) Miller
=Opuntia gymnocarpa Weber (3), Opuntia maxima Miller, Opuntia ficus-barbarica A.Berger (6)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Cacto de grandes dimenses, de frutos comestveis que se assemelham a figos.

Microfanerfito suculento at 5-6 m, erecto com ramos patentes; claddios terminais com 30-50 cm, oblongos ou oblongo-obovados, verdes mas por fim cinzentos, no se destacando com facilidade. Folhas com 5x2 mm, finas; espinhos muito variveis em densidade e tamanho - de nulos a 3-6, com 2-5 a 10-40 mm (consoante as formas), finos, rectos e esbranquiados. Flores com 7-8 cm de dimetro, amarelo ou laranja intenso; filetes amarelo-plidos. Pseudobaga com 5-6x3-4 cm, obovide-oblonga, acentuadamente umbilicada no pice, amarela, purprea ou variegada, comestvel (5).

Espcies semelhantes
H vrias espcies de Opuntia semelhantes. No entanto, apenas O. dillenii (Kert-Gawler) Haw. est tambm dada como naturalizada em Portugal. O.dillenii menor (chegando apenas a 2m), tem claddios menores (entre 20-25 x 10-15cm) e de contorno piriforme; os espinhos so frequentemente arqueados; e as flores so amarelo plido (5).

planta com muitos frutos quase maduros, acentuadamente umbilicados no pice

Origem
Amrica tropical (2) e Mxico (3).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais e pelo fruto comestvel (6) em stios secos e quentes, por vezes fugida de cultura (2, 3).

rea invadida por O. ficus-indica

Estatuto legal em Portugal


Espcie listada como extica mas no considerada invasora (32). No entanto, com reconhecido potencial invasor noutras regies do Mundo e j em frequentes locais em Portugal Continental.

Distribuio em Portugal Continental


Estremadura, Beira Alta, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Algarve Baixa, Beira Litoral, Ribatejo, Trs-os-Montes (Alto Douro).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie (5),

Beira

Caractersticas que facilitam a invaso


uma espcie suculenta que ramifica frequentemente e forma povoamentos densos, impenetrveis, que acabam por eliminar a vegetao nativa. Dispersa por sementes e por fragmentos vegetativos (os segmentos do caule desprendem-se facilmente, enrazam e formam novas plantas) (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Zonas ridas de vegetao herbcea e arbustiva, zonas rochosas e zonas costeiras (3). Aparece, tambm, frequentemente, em reas perturbadas como taludes de vias de comunicao e marginalmente a jardins ou outros locais onde foi plantada.

reas invadidas por O .ficus indica: junto a uma estrada e numa escarpa rochosa

aspecto geral da planta

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: pequenas reas podem ser removidas manualmente, sendo frequentemente necessrio repetio do controlo. Controlo qumico: a melhor poca para aplicao de controlo qumico antes do desenvolvimento do fruto, j que as sementes dos frutos ainda verdes j so viveis. Um mtodo eficaz a aplicao de herbicida (glifosato) por injeco nos caules (3). Tendo em conta os possveis efeitos adversos, nas outras espcies e no meio ambiente, a sua aplicao deve ser sempre muito bem ponderada. Controlo biolgico: em vrios pases so utilizados diferentes agentes de controlo biolgico que tm revelado alguma eficcia, nomeadamente: Cactoblastis cactorum (Bergroth) (Pyralidae) e Metamasius spinolae (Curculionidae), que se alimentam no interior dos claddios; Dactylopius opuntiae (Cockerell) (Dactylopiidae) uma cochonilha que suga a seiva (13, 29). Nenhum destes agentes foi ainda testado em Portugal, de forma a verificar a sua segurana relativamente s espcies nativas, pelo que a sua utilizao no constitui ainda uma alternativa no nosso pas.

A ter em ateno
Necessrio controlo de seguimento com regularidade, aps controlo inicial, para remoo dos claddios que sobrevivem e das plntulas que germinam.

Quando se considera a aplicao de agentes qumicos extremamente importante que todas as precaues sejam tomadas e as regras de segurana rigorosamente respeitadas, tanto relativamente ao utilizador como a eventuais contaminaes do meio e espcies no alvo. flor

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 479. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 290. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 274. ISBN972-757-265-0. (5) Berthet, P . 1990. Opuntia. in: Castroviejo, S. [et al] (ed.) Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. II Platanaceae - Plumbaginaceae (partim). Real Jardn Bonico, CSIC. Madrid. Pg. 62- 66. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 38. (13) Agricultural Research Council -Plant Protection Research Institute-Weed Research Division. 2003. Releases of Biological Control Agents against Weeds in South Africa. disponvel: http://www.arc.agric.za/institutes/ppri/main/divisions/weedsdiv/releases.htm. consultado: 1/8/2005. (29) Hoffmann, J.H.; Moran, V.C. & Zimmermann, H.G. 1999. Integrated management of Opuntia stricta (Haworth) Haworth (Cactaceae) in South Africa: an enhanced role for two, renowned, insect agents. African Entomology. Memoir 1: 15-20. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2 , Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

11 Commelinaceae
Nome Vulgar
tradescncia (4)

erva-da-fortuna
Trandescantia fluminensis Velloso
= Tradescantia albiflora Kunth (8)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva rastejante perene, de ns salientes e cor verde escura.

Camfito herbceo com caules compridos, prostrados, enraizando nos ns. Folhas com 3-8 cm, ovadas a ovado-oblongas, agudas, um tanto suculentas, geralmente purpurescentes na pgina inferior, glabras. Flores reunidas em cimeiras paucifloras; pedicelos com 1-2 cm, delgados; spalas com 3-9 mm, lanceoladas e naviculares, glabras mas com a quilha um tanto pubescente; ptalas com 7-12 mm, ovado-lanceoladas, brancas ou lilacneas (2).

Espcies semelhantes
Em Portugal existem vrias cultivares de cores diferentes mas pertencem todas mesma espcie.
cimeira com 2 flores de ptalas ovado-lanceoladas brancas

Origem
Parte tropical da Amrica do Sul (3): do Sudeste do Brasil Argentina (2).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Beira Alta, Estremadura, Alto Alentejo, Baixo Alentejo (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

rea de subcoberto de um cupressal coberta por Tradescantia fluminensis

Caractersticas que facilitam a invaso


Aumenta a sua distribuio muito facilmente por crescimento vegetativo; pequenos fragmentos dos caules radicantes originam uma nova planta com facilidade. uma espcie persistente que forma tapetes contnuos, prevenindo a regenerao de plantas nativas (3, 11).

Ambientes preferenciais de invaso


Stios sombrios e hmidos, sendo muito comum no subcoberto tanto de matas geridas como de bosques naturais, zonas ripcolas, reas perturbadas e urbanas (7). Continua a ser cultivada em jardins (2). Apesar de se desenvolver melhor em zonas de sombra, tambm cresce com luz e muito azoto. No tolera o gelo (3) e a seca diminui o seu vigor.

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: pequenas reas podem ser controladas arrancando manualmente, ou enrolando os tapetes. Em zonas quentes pode usar-se solarizao, mantendo-se o plstico de 2 a 6 semanas. No entanto, importante ter em conta que se fragmenta muito facilmente e que cada fragmento que tenha ns pode originar novas plantas com facilidade. Controlo qumico: recorre-se por vezes aplicao de qumicos, sendo o triclopir um dos princpios activos usados; pode ser necessrio mais do que uma aplicao (3, 11). Tendo em conta os possveis efeitos adversos, nas outras espcies e no meio ambiente, a sua aplicao deve ser sempre muito bem ponderada, sendo desaconselhada em reas naturais.

A ter em ateno
Muito importante remover todos os fragmentos e assegurar o controlo de seguimento ao longo das estaes seguintes. Quando se considera a aplicao de qumico extremamente importante que todas as precaues sejam tomadas e as regras de segurana rigorosamente respeitadas, tanto relativamente ao utilizador como a eventuais contaminaes do meio e espcies no alvo.

flor, folhas e n.

E.Marchante 2005

gemas florais ainda fechadas

folhas ovadas, agudas, verde escuro brilhantes na pgina superior

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A., Rocha Afonso, M.L. 2003. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. III - Fascculo III: Juncaceae - Orchidaceae. Escolar Editora. Lisboa. Pg. 31-32. ISBN: 972-592-154-2. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 436. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F.M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 312. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas V asculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 96-7. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens 18: 16-18. disponvel: http://www.issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (8) USDA, NRCS. 2004. The PLANTS Database, Version 3.5 (http://plants.usda.gov). National Plant Data Center, Baton Rouge, LA 70874-4490 USA. (11) IUCN/SSC Invasive Species Specialist Group (ISSG). Global Invasive Species Database - Tradescantia fluminensis. disponvel: http://www.issg.org/database/species/ecology .asp?si=497&fr=1&sts=tss. consultado: 7/9/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

12 Convolvulaceae
Nome Vulgar
bons-dias

bons-dias
Ipomoea acuminata (Vahl) Roemer & Schultes
= Pharbitis cathartica (Poiret) Choisy (1), Ipomoea cathartica Poir., Ipomoea congesta R. Br., Ipomoea indica (Burm. f.) Merr. var. acuminata (Vahl) Fosberg, Ipomoea mutabilis Lindl. (8), Ipomoea indica (Burm.) Merr., Ipomoea learii Paxton, Convolvulus acuminatus Vahl (1, 3)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Trepadeira perene (ou anual), com flores azuladas grandes.

Fanerfito escandente de caules at 12 m. Folhas com limbo de 4-16 cm, inteiro a 3-partido, acuminado, cordiforme. Corola com 50-85 mm, frequentemente azul mas por vezes branca, rosada ou multicolor, geralmente tornando-se rosada ao murchar (2).

Espcies semelhantes
--------

Origem
Zona Tropical da Amrica do Sul, sia e Hawai (2, 3).

corola azul com a base rosada

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais (7).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Baixo Alentejo, Algarve (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

vale completamente invadido por I.acuminata

Caractersticas que facilitam a invaso


O rpido crescimento vegetativo origina tapetes impenetrveis que tapam completamente rvores e arbustos provocando a sua morte. Os caules enrazam facilmente nos ns, pelo que a planta se propaga facilmente a partir de fragmentos vegetativos. Caules cortados regeneram vigorosamente (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Forma extensos mantos em habitats perturbados e em taludes onde foi plantada (7). muito frequente em sebes, pedreiras abandonadas (2), cobrindo rvores ou outra vegetao e sobre construes abandonadas.

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: pequenas reas podem ser removidas manualmente, mas todas as razes e caules devem ser cuidadosamente removidos, j que os fragmentos facilmente originam novas infestaes. Controlo qumico: aps o corte, pode tambm proceder-se aplicao imediata de herbicida na superfcie de corte (3); quantos menos segundos passarem entre o corte a aplicao maior a eficcia do tratamento. Tendo em conta os possveis efeitos adversos, nas outras espcies e no meio ambiente, a sua aplicao deve ser sempre muito bem ponderada, sendo desaconselhada em reas naturais.

A ter em ateno
Remover TODOS os fragmentos!! Assegurar o controlo de seguimento de forma a que possveis recuperaes (rebentos ou germinao de plntulas) possam ser controladas antes de voltar a ocupar reas de grandes dimenses. Quando se considera a aplicao de agentes qumicos extremamente importante que todas as precaues sejam tomadas e as regras de segurana rigorosamente respeitadas, tanto relativamente ao utilizador como a eventuais contaminaes do meio e espcies no alvo.
inflorescncia com algumas flores ainda fechadas

rea invadida junto a uma ribeira

folhas cordiformes de limbo tripartido

construo abandonada onde Ipomoea acuminata proliferou sobre o muro e a prpria habitao

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Stace, C.A. 1972. Ipomoea L. in: Tutin, T.G. [et al]. (ed.) Flora Europaea. Vol. III: Diapensiaceae - Myoporaceae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg. 82. (2) Franco, J.A. 1984. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. II: Clethraceae - Compositae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 87, 100. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 217. ISBN 0851996957. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 45. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www.issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (8) USDA, NRCS. 2004. The PLANTS Database, Version 3.5 (http://plants.usda.gov). National Plant Data Center, Baton Rouge, LA 70874-4490 USA. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

13 Fabaceae (=Leguminosae)
Nome Vulgar
accia-dealbada; accia-mimosa (4, 5)

mimosa
Acacia dealbata Link
= Acacia decurrens var. dealbata (Link) Muell., Racosperma dealbatum Pedley (3), A.decurrens Willd. var. mollis Lindley, A.derwentii Siebert & Voss, A.puberula Dehnh., Racosperma dealbatum (Link) Pedley (33)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
rvore perene, de folhas verde acinzentadas e florao amarelo vivo.

Mesofanerfito perene at 30m. Folhas bipinuladas, verde glaucas, de pinas com 5-40 pares de foliolulos com 3-4mm; rquis central da folha com glndulas apenas nas zonas de insero das pinas. Flores amarelo vivo reunidas em captulos de 5-6mm de dimetro, formando grandes panculas. Vagem com 40-100 mm, comprimida, castanhoavermelhada, pruinosa, no (ou ligeiramente) contrada entre as sementes (2).

Espcies semelhantes
Acacia mearnsii De Willd (accia-negra) semelhante mas tem glndulas distribudas ao acaso no rquis, folhas verde mais escuro, vagens contradas entre as sementes e florao mais plida e mais tardia. Acacia decurrens Willd. tambm semelhante mas os seus raminhos so alados, quase glabros e os fololos esto muito separados entre si (distncia maior que a sua largura), glabros (5).

flores amarelo vivo reunidas em captulos

Origem
Sudeste da Austrlia, Tasmnia (1).
vertente montanhosa exposta a Este completamente invadida por A.dealbata

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais. Cultivada (no passado) como espcie florestal e para fixao de solos (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32). provavelmente a espcie invasora mais agressiva em sistemas terrestres em Portugal Continental.

Distribuio em Portugal Continental


Todas as provncias (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Rebenta vigorosamente de toua e raiz sendo tambm uma produtora prolfica de sementes cuja germinao estimulada pelo fogo. Forma povoamentos muito densos que impedem o desenvolvimento da vegetao nativa, diminuem o fluxo dos cursos de gua e aumentam a eroso. uma espcie fixadora de azoto, aumentando o contedo deste elemento no solo (3). Invade principalmente depois de incndios (5). Alguns estudos indicam que tem efeitos alelopticos que impedem o desenvolvimento de outras espcies (33).
folha bipinulada (recomposta) com glndulas distribudas ao longo do rquis, regularmente junto ao ponto de insero das pnas

Ambientes preferenciais de invaso


Terrenos frescos dos vales ou margens de cursos de gua; solos siliciosos (14). Invade reas florestais de zonas montanhosas permanecendo arbustiva em condies de secura (54). tambm muito frequente em reas adjacentes a vias de comunicao (7).

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: Plntulas e indivduos jovens podem ser arrancados mas importante que no fiquem razes no solo. O arranque deve ser efectuado na poca das chuvas de forma a libertar mais facilmente as razes. Para indivduos adultos resulta, em algumas situaes, o descasque desde cerca de 70-100cm at ao solo ou a extraco de um anel de casca de 3-4cm de espessura. Nestas metodologias importante que no permanea NENHUMA poro de cmbio vascular, em toda a circunferncia desde o corte at ao solo, a partir do qual a rvore consegue refazer a casca e sobreviver. O descasque deve ser realizado numa poca em que as condies sejam favorveis ao crescimento (normalmente temperaturas amenas e humidade) de forma a que o cmbio vascular esteja a produzir clulas activamente e portanto seja mais fcil o destaque da casca (19). tambm importante que no permaneam rvores saudveis, no controladas, nas proximidades pois h a possibilidade de contacto entre razes facilitando a sobrevivncia das rvores descascadas. Controlo fsico + qumico: cortar to rente ao solo quanto possvel e pincelagem IMEDIATA (impreterivelmente nos segundos que se seguem) da toua com herbicida. Experincias em algumas reas tm mostrado melhores resultados com glifosato. No entanto, h heterogeneidade de resultados em relao aos diferentes qumicos e concentraes. Se houver rebentamento, os rebentos devem ser eliminados quando atingirem 15 a 30 cm de altura atravs de corte ou arranque, repetidas vezes, at que o vigor diminua ou alternativamente pulverizao das folhas, com glifosato diludo em gua a 2%. A aplicao deve ser realizada com equipamento de segurana, com pulverizador de bom desempenho e preciso, sem vazamentos, e em dias sem vento para evitar impactos paralelos sobre espcies no alvo, solo ou gua. O tratamento precisa ser repetido cada vez que os rebentos atingirem a altura indicada. A pulverizao desaconselhada em reas de conservao ou perto de gua. Controlo biolgico: o agente de controlo biolgico Melanterius maculatus Lea (Curculionidae) foi libertado na frica do Sul para destruio das sementes; o seu estabelecimento est confirmado apesar de ainda no estar quantificado o dano causado espcie invasora (13). Este agente no foi ainda testado em Portugal, de forma a verificar a sua segurana relativamente s espcies nativas, pelo que a sua utilizao ainda no constitui uma alternativa no nosso pas.

A ter em ateno
Acacia dealbata rebenta vigorosamente de raiz e toua aps corte o que torna as medidas de controlo trabalhosas e dispendiosas. essencial assegurar o controlo de seguimento aps o controlo inicial, para remoo de rebentos de toua e de raiz e arranque de plntulas jovens. Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida reinvaso da rea. A persistncia fundamental at que no sejam observados mais rebentamentos. A aplicao do qumico deve realizar-se nos primeiros segundos aps o corte - quanto menor o tempo entre o corte e a aplicao do produto, maior a eficcia do tratamento. Descuidar este aspecto resulta muitas vezes no reduzido sucesso da metodologia. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos produtos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento; e a utilizao de material de proteco.

rea invadida por A.dealbata

vagens comprimidas ligeiramente contradas entre as sementes

porte da rvore

inflorescncias antes da abertura das flores

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Franco. J.A. 1968. Acacia Miller. in: Tutin, T.G. [et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. II: Rosaceae - Umbelliferae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg.84. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 297, 303. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 14. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 185. ISBN972-757-265-0. (5) Paiva, J. 1999. Acacia. in Talavera, S. [et al] (ed.) Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VII(I) Leguminosae (partim). Real Jardn Botnico, CSIC. Madrid. Pg. 11-25. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 63. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www .issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005 (13) Agricultural Research Council -Plant Protection Research Institute-Weed Research Division. 2003. Releases of Biological Control Agents against Weeds in South Africa. disponvel: http://www.arc.agric.za/institutes/ppri/main/divisions/weedsdiv/releases.htm. consultado: 1/8/2005. (14) Franco, J.A. 1943. Dendrologia Florestal. Imprensa Lucas & C., Lisboa. Pg. 178. (19) Campbell, P . 1993. Wattle Control. Plant Protection Research Institute. Handbook no. 3. Pretoria. South Africa. ISBN 1-86849-002-5. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. (33) Casal,J.F .; Reigosa M. J. & Carballera A .1985. Potencial alllopathique de Acacia dealbata Link. Rev. col. Biol. Sol. 22(1): 1-12. (33) International Legume Database & Information Service. 2005. Legume Web: Acacia dealbata. Disponvel: http://www.ildis.org/LegumeWeb?version~9.00&LegumeWeb&tno~245 &genus~Acacia&species~dealbata Consultado: 2/11/2005.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

14 Fabaceae (=Leguminosae)
Nome Vulgar
espinheiro-karro

espinheiro-karro
Acacia karoo Hayne
= Acacia horrida auct., non Willd. (1), Acacia dekindtiana A. Chev., Acacia eburnea sensu auct., Acacia inconflagrabilis Gerstner, Acacia karroo Hayne, Acacia. .natalitia E. Meyer (33)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Arbusto ou pequena rvore perene, de flores amarelas e espinhos robustos.

Microfanerfito at 4 m, de ritidoma com estrias longitudinais. Folhas caducas, recompostas, cujas pinas tm 5-14 pares de fololos, estes com 6-10 X 2-4 mm, oblongos; espinhos estipulares com 50-100 mm nos ramos mais velhos. Flores reunidas em captulos com 10-12 mm de dimetro, por sua vez reunidos em fascculos de 4-6 captulos. Vagem com 50-130 X 6-8 mm, linear-falciforme, comprimida, castanhoacizentada quando madura (2).

Espcies semelhantes
H outras espcies de gnero Acacia com espinhos mas no se encontram em Portugal.

vagens linear-falciformes imaturas, espinhos robustos e folhas

Origem
frica do Sul (1).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais; cultivada em sebes (1).
folhas recompostas e captulos de flores amarelas

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Beira Litoral, Estremadura, Baixo Alentejo, Algarve (5).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Tem potencial para formar monoculturas. As sementes enterradas podem permanecer viveis por perodos at 7 anos. Uma rvore adulta pode produzir at 19,000 sementes por ano. Os espinhos robustos ferem e impedem a presena de animais e dificultam o seu manuseamento aquando do controlo. (15).

Ambientes preferenciais de invaso


Naturalizada em dunas litorais(5). Dispersa marginalmente a vias de comunicao mas ainda em poucas localizaes no pas. uma espcie que tolera condies adversas como geada, seca, fogo, ventos fortes e salsugem. Na sua rea de distribuio natural cresce desde o nvel do mar at aos 1800m, desenvolvendo-se em solos desde arenosos at argilosos, em reas com precipitao anual desde 1500mm, at menos de 200mm em locais onde h alguma gua disponvel no solo (15). Por ser uma espcie fixadora de azoto aumenta o seu contedo no solo (3).
vagens contorcidas

espinhos robustos que permanecem quando as folhas caem

folha recomposta e captulos

ritidoma com estrias longitudinais

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Franco. J.A. 1968. Acacia Miller. in: Tutin, T.G. [et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. II: Rosaceae - Umbelliferae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg.84. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 297, 303. (4) Fernandes, F.M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 294. ISBN972-757-265-0. (5) Paiva, J. 1999. Acacia. in: Talavera,S. [et al] (ed.) Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VII(I) Leguminosae (partim). Real Jardn Botnico, CSIC. Madrid. Pg. 11-25. (15) Faithfull, I. & Blood, K. 2004. Karoo Thorn and Giraffe Thorn: State prohibited weeds. In Landcare Notes. ISSN1329-833X. State of Victoria. Department of Sustainability and Environment & Department of Primary Industries, Australia. disponvel: http://www.dpi.vic.gov.au/dpi/nreninf.nsf/LinkView/. consultado: 1/8/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. (33) International Legume Database & Information Service. 2005. Legume Web: Acacia karoo.. disponvel: http://www.ildis.org/LegumeWeb?version~9.00&LegumeWeb&tno~293&genus~Acacia&species~karoo Consultado: 2/11/2005.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

15 Fabaceae (=Leguminosae)
Nome Vulgar
accia-de-folhas-longas, accia (4, 5)

accia-de-espigas
Acacia longifolia (Andrews) Willd.
=Racosperma longifolium (Andr.) Martius (3), Mimosa longifolia Andrews (5), Acacia longifolia(Andrews) Willd. var. typica Benth., Mimosa macrostachya Poiret, Phyllodoce longifolia (Andrews) Link (33)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Arbusto ou pequena rvore perene, de espigas amarelo vivo.

Microfanerfito perene at 8m. Folhas reduzidas a fildios laminares, oblongo-lanceoladas, com 2-4 nervuras longitudinais. Flores amarelas reunidas em espigas axilares. Vagem cilndrica contorcida na maturao. Funculo muito curto, esbranquiado (2).

Espcies semelhantes
Acacia cyclops G.Don fil. semelhante mas tem flores reunidas em captulos em vez de espigas; a vagem comprimida, contorcida na maturao; o funculo escarlate envolvendo a semente.

flores amarelas reunidas em espigas e fildios laminares

Origem
Sudeste da Austrlia (5).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais (6) e para controlo da eroso principalmente em dunas costeiras (7).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).
rea de sistema dunar invadida por A. longifolia

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Algarve (5).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Produz grande quantidade de sementes com grande longevidade. A germinao estimulada pelo fogo e apresenta taxas de crescimento elevadas. Produz muita folhada rica em azoto que enriquece o solo (3). Forma povoamentos muito densos que eliminam a vegetao nativa e impedem a sua recuperao.

Ambientes preferenciais de invaso


Principalmente em reas costeiras (dunas arenosas e alguns cabos) e ao longo de linhas de gua (7). Comea a surgir tambm em taludes na margem de estradas e escapada de jardins.

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: Plntulas jovens so facilmente arrancadas manualmente. Para plantas adultas recomenda-se o corte do tronco junto ao solo, funcionando em algumas situaes. Noutras situaes, verifica-se rebentamento vigoroso de toua aps o corte tornando-se necessria a aplicao de herbicida (por exemplo glifosato) aps o corte. Em zonas de sobcoberto parece rebentar menos vigorosamente. Controlo biolgico: a vespa Trichilogaster acaciaelongifoliae (Pteromalidae) utilizada com sucesso na frica do Sul desde 1982. Esta espcie forma galhas nas gemas florais e vegetativas de A.longifolia impedindo a formao de at 90% das sementes. A sua utilizao combinada com o gorgulho (Melanterius ventralis (Curculionidae)) que se alimenta das poucas sementes formadas (16). Os testes de especificidade, em quarentena, para avaliao da segurana de utilizao de T.acaciaelongifoliae em Portugal foram oficialmente autorizados tendo sido iniciados em 2005.

A ter em ateno
O controlo de seguimento essencial para controlo de plntulas provenientes de germinao e/ou rebentos de toua antes que este comecem a produzir flores. Descuidar este controlo pode resultar na rpida re-invaso da rea. A aplicao do qumico deve realizar-se nos primeiros segundos aps o corte - quanto menor o tempo entre o corte e a aplicao do produto, maior a eficcia do tratamento. Descuidar este aspecto resulta muitas vezes no reduzido sucesso da metodologia. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos produtos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento e a utilizao de material de proteco.

aspecto de uma rea debaixo de acacial

aspecto da rvore

vagens cilndricas antes do incio da deiscncia

vagens enroladas aps o incio da deiscncia das sementes

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Franco. J.A. 1968. Acacia Miller. in: Tutin, T.G. [et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. II: Rosaceae - Umbelliferae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg. 84. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 297, 303. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 15. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 185. ISBN972-757-265-0. (5) Paiva, J. 1999. Acacia. in Talavera,S. [et al] (ed.) Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VII(I) Leguminosae (partim). Real Jardn Botnico, CSIC. Madrid. Pg. 11-25. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 63-4. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www.issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (16) Dennill, G.B.; Donnelly, D.; Stewart, K. & Impson, F .A.C. 1999. Insect agents used for the biological control of Australian Acacia species and Paraserianthes lophanta (Willd.) Nielsen (Fabaceae) in South Africa. African Entomology: Memoir no.1: 45-54. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. (33) International Legume Database & Information Service. 2005. Legume Web: Acacia longifolia . disponvel: http://www.ildis.org/LegumeWeb?version~9.00&LegumeWeb&tno~364&genus~Acacia&species~longifolia. Consultado: 2/11/2005.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

16 Fabaceae (=Leguminosae)
Nome Vulgar
accia

accia-negra
Acacia mearnsii De Wild.
= Acacia mollissima sensu auct (1) Acacia decurrens var. mollis Willd., Racosperma mearnsii (De Wild.) Pedley, Acacia mollissima Willd. (17), Acacia decurrens var. mollis Lindl. (3)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
rvore perene, de folhagem verde escura e florao amarelo plido.

Mesofanerfito perene at 15 - 20 m de altura; ramos com sulcos superficiais, com plos pequenos e finos e pices jovens pilosos e dourados. Folhas recompostas bipinadas, finamente pilosas, verdeescuras; fololos pequenos (1,5 - 4 mm) e numerosos; rquis central da folha com glndulas distribudas irregularmente. Flores reunidas em captulos, amarelo plido, globulares, com odor agradvel. Vagem plana de 5 -7 mm de largura, castanho-escuras, distintamente contradas entre as sementes (2).

Espcies semelhantes
Acacia dealbata Link (mimosa) semelhante mas as suas folhas so verde glauco e o rquis apresenta glndulas apenas na zona de insero das pinas. A florao amarelo mais escuro e mais precoce no ciclo sazonal.

captulos de flores amarelo plido

Origem
Sudeste da Austrlia, Tasmnia (1).

Motivos para a introduo


Introduo como ornamental. Cultivada para extraco de taninos (6) e como ornamental (5).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

margem de povoamento de A.mearnsii onde se observa m novos indivduos provenientes de germinao

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Beira Litoral, Estremadura, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Algarve (5), Beira Baixa.
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Produz um elevado nmero de sementes. Rebenta de toua e de raiz aps fogo, formando povoamentos monoespecficas. As sementes podem permanecer viveis por 50 anos (11). Possui a capacidade de fixar azoto atravs da simbiose com bactrias do gnero Rhizobium (17), alterando as condies do solo.

Ambientes preferenciais de invaso


Frequente em reas perturbadas, zonas ribeirinhas e reas urbanas (11). Ocorre em altitudes que variam de 850 m at ao nvel do mar em clima temperado e subtropical, com temperatura mdia no ms mais frio entre 0 e 5 C. Suportam perodos de geadas frequentes (17).

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: em rvores de grande porte pode proceder-se ao descasque desde cerca de 70-100cm at ao solo ou retirar-se um anel de pelo menos 10 cm em toda a volta do tronco, removendo completamente toda a casca. Nesta metodologia importante que no permanea NENHUMA poro de cmbio vascular, em toda a circunferncia, a partir do qual a rvore consegue refazer a casca e sobreviver. O descasque deve ser realizado numa poca em que as condies sejam favorveis ao crescimento (normalmente temperaturas amenas e humidade) de forma a que o cmbio vascular esteja a produzir clulas activamente e portanto seja mais fcil o destaque da casca (19). tambm importante que no permaneam rvores saudveis, no controladas, nas proximidades pois h a possibilidade de contacto entre razes facilitando a sobrevivncia das rvores descascadas. Controlo fsico + qumico: uma alternativa para controlo de rvores em p consiste em realizar cortes sucessivos e intercalados com uma machada na base do tronco, separados 10 cm em altura, ao redor de todo o tronco, aplicando-se glifosato (diludo 2% em gua) em cada corte, no momento em que cada um deles feito. Quanto menor o tempo entre o corte e a aplicao do produto, maior a eficcia da metodologia. Em caso de remoo das rvores, necessria a aplicao imediata (em questo de segundos) de herbicida na toua para evitar a formao de rebentos, que em geral dificultam e oneram o controlo posterior. Utilizam-se qumicos base de triclopir (ex. Garlon 4 [80%] diludo em leo diesel [20%]) ou glifosato (ex. Roundup [33% ou 50%] diludo em gua). Se ainda assim ocorrer a formao de rebentos, estes devem ser eliminados quando atingirem 15 a 30 (50) cm de altura atravs de arranque ou pulverizao, com glifosato diludo em gua a 2%. O tratamento precisa ser repetido de cada vez que os rebentos atingirem a altura indicada. Alguns trabalhos realizados sugerem uma tendncia de eliminao das plantas com 4 aplicaes nos rebentos. fundamental que se realize acompanhamento posterior com aces de remoo de plntulas nascidas do banco de sementes, que tm longa viabilidade no solo (17). Controlo biolgico: na frica do Sul tem sido utilizado o gorgulho Melanterius maculatus Lea que se alimenta de sementes de A.mearnsii, causando a reduo do nmero de sementes em algumas reas, apesar do nvel de destruio de sementes no ser ainda muito elevado (16). Este agente no foi ainda testado em Portugal, de forma a verificar a sua segurana relativamente s espcies nativas, pelo que a sua utilizao ainda no constitui uma alternativa no nosso pas.

A ter em ateno
Se as rvores forem cortadas ou aneladas abaixo do colo (transio raiz/caule), diminui a probabilidade de formao de rebentos e no h necessidade de uso de herbicidas. essencial assegurar o controlo de seguimento aps o controlo inicial, para remoo de rebentos de toua e de raiz e arranque de plntulas jovens. Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida re-invaso da rea. A persistncia fundamental at que no sejam observados mais rebentamentos. A aplicao de herbicidas deve ser realizada com equipamento de segurana, e em dias sem vento para evitar impactos paralelos sobre espcies no alvo, solo ou gua (17).
folha recomposta com glndulas distribudas irregularmente ao longo do rquis
vagens planas comprimidas entre as sementes

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Franco. J.A. 1968. Acacia Miller. in: Tutin, T.G. [et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. II: Rosaceae - Umbelliferae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg.84. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 297. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 16. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 185. ISBN972-757-265-0. (5) Paiva, J. 1999. Acacia. in: Talavera,S. [et al] (ed.) Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VII(I) Leguminosae (partim). Real Jardn Botnico, CSIC. Madrid. Pg. 11-25. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 64. (11) IUCN/SSC Invasive Species Specialist Group (ISSG). Global Invasive Species Database - Acacia mearnsii. disponvel em: http://www.issg.org/database/species/ecology.asp?si=51&fr=1&sts=sss. consultado: 7/9/2005. (16) Dennill, G.B.; Donnelly , D.; Stewart, K. & Impson, F .A.C. 1999. Insect agents used for the biological control of Australian Acacia species and Paraserianthes lophanta (Willd.) Nielsen (Fabaceae) in South Africa. African Entomology: Memoir no.1: 45-54. (17) Instituto Hrus de Desenvolvimento e Conservao Ambiental. 2004. Espcies Exticas Invasoras: Fichas tcnicas - Acacia mearnsii. disponvel: http://www.institutohorus.org.br/download/fichas/Acacia_mearnsii.htm. consultado: 8/03/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

17 Fabaceae (=Leguminosae)
Nome Vulgar
accia-da-austrlia, accia-negra-da-austrlia, accia-negra, accia-austrlia (4, 5)

austrlia
Acacia melanoxylon R.Br.
= Racosperma melanoxylon (B.Br.) Mart. (3) Acacia arcuata Sprengel, Acacia melanoxylon R. Br. var. arcuata (Sprengel)Ser., Acacia melanoxylon R. Br. var. obtusifolia Ser., Acacia melanoxylum R. Br., Mimosa melanoxylon (R. Br.) Poiret, Racosperma melanoxylon (R. Br.) Pedley (33)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer rvore perene, de florao amarelo plido.
Meso ou megafanerfito perene at 40m, de ritidoma castanho-escuro profundamente fendido. Folhas jovens de dois tipos (umas recompostas e outras reduzidas a fildios); folhas adultas todas reduzidas a fildios laminares, ligeiramente falciformes, com 2-6 nervuras longitudinais. Flores amarelas plidas, reunidas em captulos com cerca de 10 mm de dimetro. Vagem plana com 70-120 X 8-10 mm, contorcida, castanho-avermelhada; semente rodeada por funculo alaranjado numa dobra dupla (2).

captulos de flores amarelo plido

Espcies semelhantes
Acacia cyclops G.Don fil. semelhante mas tem captulos de flores amarelo mais escuro, os fildios no so falciformes, e as sementes so envolvidas por um funculo escarlate.

Origem
Sudeste da Austrlia, Tasmnia (1).
rea montanhosa invadida por A.melanoxylon

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais (6). Cultivada (no passado) como espcie florestal, como rvore de sombra, ornamental (7) e fixadora de solos (5).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Todas as provncias (5).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Produz muitas sementes de longa viabilidade no solo (superior a 50 anos), as quais podem ser activamente dispersas por aves, pelo vento, por gua e, possivelmente, por roedores, aumentando as reas invadidas. As sementes germinam aps abertura de espao e/ou ocorrncia de fogo. Rebenta vigorosamente de toua e raiz aps o corte (3, 17). Domina os ambientes invadidos promovendo a perda de biodiversidade. Fixa azoto e altera o balano de nutrientes no solo, afectando a capacidade de sobrevivncia de plantas nativas (17). Invade principalmente aps incndios (5).

Ambientes preferenciais de invaso


Prefere terrenos granticos, no se desenvolvendo to facilmente em calcrios (14). Tolera bem a seca, locais com pouca drenagem, ventos martimos, locais poludos e temperaturas extremas (11). muito frequente ao longo de estradas, orlas de florestas ou espaos abertos e margens de cursos de gua (7).
aspecto da rvore

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: Plntulas e indivduos jovens podem ser arrancados mas importante que no fiquem razes no solo. O arranque deve ser efectuado na poca das chuvas de forma a libertar mais facilmente as razes. Para indivduos adultos resulta, em algumas situaes, o descasque desde cerca de 70-100cm at ao solo ou a extraco de um anel de casca de 3-4cm de espessura. Nestas metodologias importante que no permanea NENHUMA poro de cmbio vascular, em toda a circunferncia desde o corte at ao solo, a partir do qual a rvore conseguiria refazer a casca e sobreviver. O descasque deve ser realizado numa poca em que as condies sejam favorveis ao crescimento (normalmente temperaturas amenas e humidade) de forma a que o cmbio vascular esteja a produzir clulas activamente e portanto seja mais fcil o destaque da casca (19). tambm importante que no permaneam rvores saudveis, no controladas, nas proximidades, pois h a possibilidade de contacto entre razes facilitando a sobrevivncia das rvores descascadas. Controlo fsico + qumico: corte to rente ao solo quanto possvel e pincelagem IMEDIATA (impreterivelmente nos segundos que se seguem) da toua com herbicida. Experincias em algumas reas tm mostrado melhores resultados com glifosato. No entanto, h heterogeneidade de resultados em relao aos diferentes qumicos e concentraes. Se houver rebentamento, os rebentos podem ser arrancados ou cortados quando atingirem 15 a 30 cm de altura, repetidas vezes, at que o vigor diminua. Alternativamente podem ser eliminados atravs de pulverizao nas folhas, com glifosato diludo em gua a 2%. A aplicao deve ser realizada com equipamento de segurana, com pulverizador de bom desempenho e preciso, sem vazamentos, e em dias sem vento para evitar impactos paralelos sobre outras espcies, solo ou gua. O tratamento precisa ser repetido cada vez que os rebentos atingirem a altura indicada. A pulverizao deve ser evitada em reas de conservao ou perto de gua. Controlo biolgico: o gorgulho Melanterius acaciae Lea (Curculionidae), que se alimenta de sementes de A.melanoxylon (e esporadicamente A.cyclops e A.saligna que estejam perto), foi introduzido na frica do Sul em 1986, verificando-se actualmente danos extensos na espcie alvo (13, 16). Este agente no foi ainda testado em Portugal, de forma a verificar a sua segurana relativamente s espcies nativas, pelo que a sua utilizao ainda no constitui uma alternativa no nosso pas.

A ter em ateno
essencial assegurar o controlo de seguimento aps o controlo inicial, para remoo de rebentos de toua e de raiz e arranque de plntulas jovens. Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida reinvaso da rea. A persistncia fundamental at que no sejam observados mais rebentamentos! A aplicao do qumico deve realizar-se nos primeiros segundos aps o corte - quanto menor o tempo entre o corte e a aplicao do produto, maior a eficcia do tratamento. Descuidar este aspecto resulta muitas vezes no reduzido sucesso da metodologia. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos produtos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento e a utilizao de material de proteco.

ramo de planta jovem onde se podem observar os fildios e as folhas recompostas

sementes rodeadas por funculo alaranjado

fildios falciformes com 2-6 nervuras longitudinais

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Franco. J.A. 1968. Acacia Miller. in: Tutin, T.G.[et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. II: Rosaceae - Umbelliferae.Cambridge University Press. Cambridge. Pg.85. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 297, 303. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 17. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 185. ISBN972-757-265-0. (5) Paiva, J. 1999. Acacia. in: Talavera, S. [et al] (ed.) Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VII(I) Leguminosae (partim). Real Jardn Botnico, CSIC. Madrid. Pg. 11-25. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 64. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www .issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (11) IUCN/SSC Invasive Species Specialist Group (ISSG). Global Invasive Species Database - Acacia melanoxylon. disponvel: http://www.issg.org/database/species/ecology.asp?si=197&fr=1&sts=sss. consultado: 7/9/2005. (13) Agricultural Research Council -Plant Protection Research Institute-Weed Research Division. 2003. Releases of Biological Control Agents against Weeds in South Africa. disponvel: http://www.arc.agric.za/institutes/ppri/main/divisions/weedsdiv/releases.htm. consultado: 1/8/2005. (14) Franco, J.A. 1943. Dendrologia Florestal. Imprensa Lucas & C., Lisboa. Pg. 176. (16) Dennill, G.B.; Donnelly, D.; Stewart, K. & Impson, F .A.C. 1999. Insect agents used for the biological control of Australian Acacia species and Paraserianthes lophanta (Willd.) Nielsen (Fabaceae) in South Africa. African Entomology: Memoir no.1: 45-54. (19) Campbell,P . 1993. Wattle Control. Plant Protection Research Institute. Handbook no. 3. Pretoria. South Africa. ISBN 1-86849-002-5. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. (33) International Legume Database & Information Service. 2005. Legume Web: Acacia melanoxylon. disponvel: http://www.ildis.org/LegumeWeb?version~9.00&LegumeWeb&tno~314&genus~Acacia&species~melanoxylon. Consultado: 2/11/2005.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

18 Fabaceae (= Leguminosae)
Nome Vulgar
accia

accia
Acacia pycnantha Bentham
=Acacia falcinella Meissner, Acacia leiophylla Benth. Acacia petiolaris Lehm., Acacia pycnantha Benth. var. petiolaris H.Vilm., Acacia westoni Maiden., Acacia westonii Maiden (33)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
rvore perene, de folhas verde escuro e flores amarelo vivo.

Micro- ou mesofanerfito perene at 12 m, de ritidoma cinzento, liso. Fildios com 8-20 X 1-3.5 cm (at 10 cm de largura nas plas), assimtricos na base, falciformes, mticos, com 1 nica nervura longitudinal. Flores amarelas reunidas em captulos (10-20/cacho) com 8-10 mm de dimetro. Vagem subrecta com 80-130 X 5-6 mm, castanho-escura ou quase negra; funculo curto, esbranquiado (2, 5).

Espcies semelhantes
fildios falciformes com 1 nervura longitudinal

A.saligna (Labill.) H. Wendl. relativamente semelhante mas os seus fildios so simtricos na base, geralmente mucronados, e de cor verde-azulada; apresenta menos captulos (apenas 2-10) por cacho (5).

Origem
Sul da Austrlia, Victria (1).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais. Cultivada como planta taninfera e ornamental (6).
aspecto da rvore

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Beira Litoral, Estremadura, Algarve (5), Beira Baixa.
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Pode formar povoamentos densos que eliminam e impedem a regenerao de espcies nativas. Por ser uma espcie fixadora de azoto aumenta o seu contedo no solo (3).

Ambientes preferenciais de invaso


No seu ambiente nativo cresce em florestas secas esclerfitas, principalmente em solos arenosos ou rochosos. Em Portugal, alguns dos locais que invade so secos e perturbados, nomeadamente em locais marginais a vias de comunicao.

rebento com fildios mais largos do que o normal

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: plntulas e indivduos jovens podem ser arrancados mas importante que no fiquem razes no solo; o arranque deve ser efectuado na poca das chuvas de forma a libertar mais facilmente as razes. Controlo qumico: indivduos adultos devem ser cortados to rente ao solo quanto possvel (recomendado abaixo dos 15cm) e pincelagem IMEDIATA (nos segundos que se seguem) da toua com qumico. A aplicao de qumico deve ser rigorosamente limitada toua. Controlo biolgico: a vespa Trichilogaster sp. B (Pteromalidae), formadora de galhas nas gemas de A.pycnantha, foi Introduo na frica do Sul em 1987, verificando-se actualmente danos extensos na espcie invasora (13, 16). Este agente no foi ainda testado em Portugal, de forma a verificar a sua segurana relativamente s espcies nativas, pelo que a sua utilizao no constitui uma alternativa no nosso pas.

A ter em ateno
essencial assegurar o controlo de seguimento aps o controlo inicial, para remoo de rebentos de toua e de raiz e arranque de plntulas jovens. Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida reinvaso da rea. A aplicao do qumico deve realizar-se nos primeiros segundos aps o corte - quanto menor o tempo entre o corte e a aplicao do produto, maior a eficcia do tratamento. Descuidar este aspecto resulta muitas vezes no reduzido sucesso da metodologia. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos produtos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento e a utilizao de material de proteco.

captulos muito jovens ainda sem flores abertas

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Franco. J.A. 1968. Acacia Miller. in: Tutin, T.G. [et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. II: Rosaceae - Umbelliferae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg.85. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 297, 304. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 19. ISBN 0851996957. (5) Paiva, J. 1999. Acacia. in: Talavera, S. [et al] (ed.) Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VII(I) Leguminosae (partim). Real Jardn Botnico, CSIC. Madrid. Pg. 11-25. (6) Almeida, J .D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 64. (13) Agricultural Research Council -Plant Protection Research Institute-Weed Research Division. 2003. Releases of Biological Control Agents against Weeds in South Africa. disponvel: http://www.arc.agric.za/institutes/ppri/main/divisions/weedsdiv/releases.htm. consultado: 1/8/2005. (16) Dennill, G.B.; Donnelly, D.; Stewart, K. & Impson, F .A.C. 1999. Insect agents used for the biological control of Australian Acacia species and Paraserianthes lophanta (Willd.) Nielsen (Fabaceae) in South Africa. African Entomology: Memoir no.1: 45-54. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. (33) International Legume Database & Information Service. 2005. Legume Web: Acacia pycnantha. disponvel: http://www .ildis.org/LegumeWeb?version~9.00&LegumeWeb&tno~352&genus~ Acacia&species~pycnantha. Consultado: 2/11/2005.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

19 Fabaceae(=Leguminosae)
Nome Vulgar
accia (4)

accia-virilda
Acacia retinodes Schlecht.
= A. floribunda auct., non Willd. (1) A.fragrans Pottier, A.longissima Chopinet, A.provincialis A. Camus, A.retinodes Schldl. var. floribunda H.Vilm., A.retinoide Schltr., A.retinoides Schltr., A.rhetinoides Schltr., A.rostellifera sensu auct., A.semperflorens A. Berger (33)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Pequena rvore perene, de folhas verde claro e flores amarelas.

Microfanerfito perene at 8-10m, de ritidoma cinzento liso. Folhas reduzidas a fildios verde-claros, de 0,2-1,5 cm de largura, com uma nica nervura longitudinal. Flores amarelas reunidas em captulos (510/cacho) de dimetro inferior a 0,8 cm. Vagem castanha clara subrecta; funculo rosado/escarlate circundando a semente numa dupla volta (2).

Espcies semelhantes
Acacia saligna (Labill.)H.Wendl relativamente semelhante mas os seus fildios so mais largos (0,5-5cm) e azulados; os captulos so amarelos mais escuros e de dimetro superior; o funculo menor que a semente e esbranquiado (5).

captulos de flores amarelo plido

Origem
Sul da Austrlia (1).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais (6).
rea marginal a uma estrada onde A.retinodes prolifera

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Beira Litoral, Estremadura, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Algarve (5).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Pode formar povoamentos densos que eliminam e impedem a regenerao de espcies nativas. Sendo uma espcie fixadora de azoto altera as condies do solo.

Ambientes preferenciais de invaso


reas perturbadas, margens de estradas. Por vezes, em areias litorais.

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: plntulas e indivduos jovens podem ser arrancados mas importante que no fiquem razes no solo. O arranque deve ser efectuado na poca das chuvas de forma a libertar mais facilmente as razes. Controlo qumico: indivduos adultos devem ser cortados to rente ao solo quanto possvel (recomendado abaixo dos 15cm) e aplicada pincelagem IMEDIATA (nos segundos que se seguem) da toua com qumico ou pulverizao da base do tronco com herbicida, semelhana do recomendado para outras espcies de Acacia (18). A aplicao de qumico deve ser rigorosamente limitada toua ou base do tronco, de forma a limitar possveis efeitos adversos em espcies no-alvo ou no meio ambiente.

A ter em ateno
essencial assegurar o controlo de seguimento aps o controlo inicial, para remoo de rebentos de toua e de raiz e arranque de plntulas jovens. Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida reinvaso da rea. A persistncia fundamental at que no sejam observados mais rebentamentos! A aplicao do qumico deve realizar-se nos primeiros segundos aps o corte - quanto menor o tempo entre o corte e a aplicao do produto, maior a eficcia do tratamento. Descuidar este aspecto resulta muitas vezes no reduzido sucesso da metodologia. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos produtos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento e a utilizao de material de proteco.

sementes rodeadas pelo funculo imaturo (e por isso esbranquiado e no com a colorao rosada tpica) + captulos de flores

vagens subrectas

fildios com 1 nica nervura longitudinal e captulos de flores amarelo plido

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Franco. J.A. 1968. Acacia Miller. in: Tutin, T.G. [et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. II: Rosaceae - Umbelliferae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg.85. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 297, 303. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 185. ISBN972-757-265-0. (5) Paiva, J. 1999. Acacia. in: Talavera, S. [et al] (ed.) Flora Iberica Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VII(I) Leguminosae (partim). Real Jardn Botnico, CSIC. Madrid. Pg. 11-25. (6) Almeida, J .D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 64. (18) Starr, F .; Starr, K. & Loope, L. 2005. Acacia retinodes. disponvel: http://www.hear.org/starr/hiplants/reports/pdf/acacia_retinodes.pdf. consultado: 2 /8/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. (33) International Legume Database & Information Service. 2005. Legume Web: Acacia retinodes. disponvel: http://www.ildis.org/LegumeWeb?version~9.00&LegumeWeb&tno~5839&genus~Acacia&species~retinodes. Consultado: 2/11/2005.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

20 Fabaceae (= Leguminosae)
Nome Vulgar
accia

accia
Acacia saligna (Labill.) H. Wendl.
=Mimosa saligna Labill., Acacia cyanophylla Lindl. (12), Acacia bracteata Maiden & Blakely, Acacia lindleyi Meissner, Racosperma salignum (Labill.) Pedley (33)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Pequena rvore ou arbusto perene, de folhas verde azulado e flores amarelas.

Micro-mesofanerfito perene at 8-10m; ritidoma cinzento liso. Folhas reduzidas a fildios com 10-20(35)mm de largura (chegando a 80mm nas polas) frequentemente verde-glauco, laminares, linear a lanceolados ou oblanceolados, simtricos na base, com 1 nervura longitudinal e pice mucronado. Flores amarelas reunidas em captulos (2-10/cacho) de 10-15mm . Vagem subrecta contrada entre as sementes. Funculo curto, esbranquiado (2, 5).

Espcies semelhantes
captulos de flores amarelo vivo

A. retinodes Schlecht. relativamente semelhante mas os seus fildios so mais estreitos (< 1,5cm de largura); os captulos tm flores amarelo plido e dimetro inferior (< 0,8cm); o funculo rosado envolvendo a semente por completo. A.pycnantha Bentham tambm semelhante mas tem fildios de base assimtrica, falciformes, de pice mtico e apresenta mais captulos por cacho (10-20)(5).

Origem
Oeste da Austrlia e Tasmnia (5).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais (5), tendo sido tambm plantada para controlo da eroso em dunas costeiras (6).

C.Santos @ 2005

rea de um sistema dunar invadido por A.saligna

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Beira Litoral, Estremadura, Baixo Alentejo, Algarve (5).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Forma povoamentos muito densos que dificultam o desenvolvimento da vegetao nativa e impedem a sua recuperao. Produz muita folhada rica em azoto aumentando o seu contedo no solo. Produz muitas sementes com grande longevidade cuja germinao estimulada pelo fogo. Regenera facilmente aps corte ou fogo (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Frequente em regies ridas, resistindo muito bem secura (14). Muito frequente em sistemas dunares do sul do pas. uma espcie robusta mas afectada pela geada.

aspecto da pequena rvore

vagens contradas entre as sementes, com funculo muito curto

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: plntulas e indivduos jovens podem ser arrancados mas importante que no fiquem razes. O arranque deve ser efectuado na poca das chuvas para libertar mais facilmente as razes. Controlo qumico: indivduos adultos devem ser cortados to rente ao solo quanto possvel (recomendado abaixo dos 15cm) a toua deve ser pincelada de IMEDIATO (nos segundos que se seguem) com herbicida. Alternativamente, pode pulverizar-se a base do tronco, sem corte ou descasque, com herbicida. A aplicao de qumico deve ser rigorosamente limitada toua ou base do tronco, de forma a limitar possveis efeitos adversos em espcies no-alvo ou no meio ambiente. Controlo biolgico: na frica do Sul foram libertados o fungo Uromycladium tepperianum (Sacc.) McAlp (Uredinales), em 1987, formador de galhas nos tecidos jovens, e o gorgulho Melanterius compactus (Corculionidae), em 2001, que se alimenta das sementes. O fungo provocou j danos muito extensos, no havendo ainda quantificao dos efeitos do gorgulho (13, 20). Nenhum destes agentes foi ainda testado em Portugal, de forma a verificar a sua segurana relativamente s espcies nativas, pelo que a sua utilizao ainda no constitui uma alternativa no nosso pas.

A ter em ateno
essencial assegurar o controlo de seguimento aps o controlo inicial, para remoo de rebentos de toua e de raiz e arranque de plntulas jovens. Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida re-invaso da rea. A aplicao do qumico deve realizar-se nos primeiros segundos aps o corte - quanto menor o tempo entre o corte e a aplicao do produto, maior a eficcia do tratamento. Descuidar este aspecto resulta muitas vezes no reduzido sucesso da metodologia. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos produtos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos.

fildios verde azulados, com 1 nica nervura longitudinal

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 297, 304. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 20. ISBN 0851996957. (5) Paiva, J. 1999. Acacia. in: Talavera, S. [et al] (ed.) Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VII(I) Leguminosae (partim). Real Jardn Botnico, CSIC. Madrid. Pg. 11-25. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg.64. (12) Whibley, D.J.E. 1980. Acacias of South Australia. D.J.Wollman. South Australia. Pg.130. (13) Agricultural Research Council -Plant Protection Research Institute-Weed Research Division. 2003. Releases of Biological Control Agents against Weeds in South Africa. disponvel: http://www.arc.agric.za/institutes/ppri/main/divisions/weedsdiv/releases.htm. consultado: 1/8/2005. (14) Franco, J.A. 1943. Dendrologia Florestal. Imprensa Lucas & C., Lisboa. Pg. 176. (20) Morris, M.J. 1999. The contribution of the gall-forming rust fungus Uromycladium tepperianum (Sacc.)McAlp. to the biological control of Acacia saligna (Labill.) Wendl. (Fabaceae) in South Africa. African Entomology: Memoir no.1: 125-8. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. (33) International Legume Database & Information Service. 2005. Legume Web: Acacia saligna. disponvel: http://www.ildis.org/LegumeWeb?version~9.00&LegumeWeb&tno~366&genus~Acacia&species~saligna. Consultado: 2/11/2005.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2 , Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

21 Fabaceae (=Leguminosae)
Nome Vulgar
falsa-accia, accia-da-terra, accia-de-flores-brancas, acciabastarda, accia-boule, accia-pra-sol (4, 5)

robnia
Robinia pseudoacacia L.
= Robinia pseudoacacia var. rectissima (L.) Raber (11), Robinia pringlei Rose, Robinia pseudacacia L., Robinia pseudoacacia L. var. rectissima Raber (33)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
rvore de folha caduca, com espinhos robustos e flores brancas vistosas.

Mesofanerfito at 25m; ritidoma fendido formando losangos. Folhas imparifolioladas caducas, com 3-11 pares de fololos elpticos ou ovados, de pice mucronado ou ligeiramente chanfrado, glabros; estpulas espinescentes. Flores papilionceas brancas. Pequena vagem plana, ligeiramente contrada entre as sementes (5).

Espcies semelhantes
Sophora japonica L. (sfora-do-japo) tem folhas relativamente semelhantes mas no tem estpulas espinhosas; os fololos tm pice agudo e a vagem fortemente comprimida entre as sementes. Gleditsia triacanthos L., apesar de diferente, pode por vezes ser confundida devido aos espinhos robustos. No entanto, os seus fololos so muito menores, as vagens muito maiores (at 40cm) e os espinhos frequentemente so divididos em trs partes.
flores brancas de corola papilioncea

Origem
Zona centro e este da Amrica do Norte (1).
aspecto da rvore

Motivos para a introduo


Introduo para estabilizao de solos secos (1), para fins ornamentais e medicinais (6). Cultivada como espcie florestal (14).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Trs-os-Montes (Alto Douro), Douro Litoral, Beira Alta, Beira Baixa, Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


As plntulas estabelecem-se rapidamente em espaos abertos formando uma canpia densa. De seguida, os indivduos aumentam a distribuio rapidamente por crescimento lateral e rebentos de raiz, formando povoamentos densos monoespecficos (por vezes formam um enorme clone ligado pelo sistema radicular) que acabam por eliminar a vegetao nativa, principalmente as espcies que precisam de sol. Sendo uma fixadora de azoto, aumenta os nveis deste elemento no solo para nveis que podem, por vezes, afectar a composio florstica nativa. rvores danificadas regeneram vigorosamente a partir da base (3, 21). Em algumas regies as suas flores fragantes so apontadas como competindo com as espcies nativas pelas abelhas polinizadoras. Apesar de produzir muitas sementes, no frequente germinarem (21).

folhas imparifolioladas cujos fololos apresentam pice chanfrado

Ambientes preferenciais de invaso


Frequente em margens de estradas e linhas de gua, pinhais e subcoberto de outra vegetao arbrea e reas perturbadas (7). Nos seus habitats nativos uma planta dos primeiros estgios da sucesso, preferindo muita exposio ao sol, solos bem drenados e pouca competio. Encontra-se, frequentemente, em reas perturbadas, tais como reas abandonadas, comunidades arbreas degradadas e margens de estradas (21). Desenvolve-se em todos os solos mas prefere os leves e frescos e os arenosos, secos (14).

rea com R.pseudoacacia em proliferao

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: plntulas e plantas jovens podem ser arrancadas ou escavadas. As razes devem ser removidas. Cortes repetidos e frequentes podem, por vezes, matar as rvores. No entanto, muitas vezes o corte resulta no rebentamento de razes, revelando-se ineficaz para matar o clone (21). Corte e o fogo so eficazes para reduzir temporariamente o aumento da distribuio de rebentos a partir da planta me (21). Controlo fsico + controlo qumico: 1- aplicao de qumico (triclopir a 25% (3leo basal:1 triclopir) ou glifosato) nas touas e casca que permanece abaixo da superfcie de corte, imediatamente aps o corte (em questo de segundos) e evitando o escorrimento para o solo (21). Deve ser feito na Primavera logo a seguir s folhas estarem completamente expandidas. 2- aplicao de qumico na base do tronco (herbicida (ex. triclopir) misturado com um leo (h leos especiais para aplicao basal ou pode usar-se fuelleo, querosene, etc), desde 45 cm de altura at ao nvel do solo, toda a volta do tronco. Deve ser aplicado de forma a molhar a casca, mas impedindo o escorrimento. A melhor poca para aplicao desde a formao das novas folhas, na Primavera, at mudana de cor da folha no Outono, desde que a rvore esteja em crescimento activo. Este mtodo tem dado melhores resultado do que 1, pelo menos no controlo da parte area promovendo menor rebentamento (11). 3- mtodo de golpe-injeco em que so realizados golpes em ngulo descendente at ao alburno, de forma a fazer um reservatrio para recolher o qumico. Os golpes devem ser feitos de forma a que os centros de corte fiquem espaados cerca de 10cm, e o qumico concentrado (ex. triclopir) ou diludo (depende do qumico) deve ser colocado dentro do corte 1ml/golpe suficiente. Se os cortes forem contnuos volta do tronco o floema completamente interrompido diminuindo a eficcia do mtodo j que o qumico no consegue circular eficazmente at raiz (11). Eficcia semelhante a 2.

A ter em ateno
As plantas aparentemente mortas podem rebentar de toua ou raiz alguns anos aps o tratamento com herbicida! A monitorizao anual muito importante de forma a efectuar os controlos de seguimento que forem necessrios. Danos fsicos s razes e caules podem estimular o rebentamento tornando o controlo mais difcil (21). Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida re-invaso da rea. A aplicao do qumico deve realizar-se nos primeiros segundos aps o corte - quanto menor o tempo entre o corte e a aplicao do produto, maior a eficcia do tratamento. Descuidar este aspecto resulta muitas vezes no reduzido sucesso da metodologia. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos produtos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento e a utilizao de material de proteco. A aplicao do qumico deve ser rigorosamente limitada planta que est a ser tratada de forma a evitar ao mximo possveis efeitos adversos em espcies no-alvo ou no meio ambiente.

estpulas espinescentes robustas

H.Marchante@2005

H.Marchante@2005

vagens planas, ligeiramente contradas entre as sementes

ritidoma fendido formando losangos

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Ball, P .W. 1968. Robinia L. in: Tutin, T.G. [et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. II: Rosaceae - Umbelliferae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg.106. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 361. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 294. ISBN972-757-265-0. (5) Paiva, J. 1999. Acacia. in: Talavera,S. [et al] (ed.) Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VII(I) Leguminosae (partim). Real Jardn Botnico, CSIC. Madrid. Pg. 265-6. (6) Almeida, J .D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 54. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www.issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (11) IUCN/SSC Invasive Species Specialist Group (ISSG). Global Invasive Species Database - Robinia pseudoacacia. disponvel: http://www.issg.org/database/species/ecology .asp?si=572&fr=1&sts=sss. consultado: 7/9/2005. (14) Franco, J.A. 1943. Dendrologia Florestal. Imprensa Lucas & C., Lisboa. Pg.184. (21) Wieseler, S. 2005. Black locust. in Plant Conservation Alliance's Alien Plant Working Group. Weeds gone Wild: Alien Plant Invader of Natural Areas. disponvel: http://www.nps.gov/plants/alien/fact/rops1.htm. consultado: 1/8/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. (33) International Legume Database & Information Service. 2005. Legume Web: Robinia pseudoacacia. disponvel: http://www.ildis.org/LegumeWeb?version~9.00&LegumeWeb&tno~6264&genus~Robinia&species~pseudoacacia. Consultado: 2/11/2005.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

22

Haloragaceae
mileflio-aqutico, pinheirinha-de-gua (4)

pinheirinha
Myriophyllum brasiliense Camb.
=Myriophyllum aquaticum (Vell.) Verdc. (1), Enydria aquatica Vell., Myriophyllum proserpinacoides Gillies ex Hook. & Arn. (8, 23).

Nome Vulgar

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva aqutica, com uma parte emergente azul-esverdeado.

Caules com mais de 200 cm, frequentemente lenhosos na base. Folhas 4-6 por verticilo, normalmente mais longas do que os entrens; folhas emergentes azul-esverdeadas claras, cobertas por glndulas hemisfricas, minsculas, transparentes; recortadas em 8-30 segmentos. Flores unissexuais, solitrias, axilares; brcteas penatissectas; ptalas das flores masculinas com 5 mm, inexistentes nas femininas. Fruto 1,8X1,2 mm, ovide, finamente tuberculado (1).

Espcies semelhantes
Por vezes confundida com a espcie nativa Myriophyllum verticillatum L. a qual tem normalmente folhas com mais segmentos (24-35); flores reunidas em espigas e ptalas das flores masculinas com apenas 2,5mm (2).

caule com 4-6 folhas inseridas em cada verticilo.

Origem
Amrica do Sul (11): Estados meridionais do Brasil, Per, Uruguai, Argentina e Chile (23).
rea invadida por M.brasiliense

Motivos para a introduo


Refere-se a sua introduo como espcie ornamental (6), apesar de haver alguma controvrsia relativamente sua possvel introduo acidental (23).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo (5).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Fora da sua rea de distribuio nativa, dispersa exclusivamente de forma vegetativa, por fragmentao dos caules. Ao contrrio de outras espcies, no forma auto-fragmentos, mas estes podem ser formados por aces mecnicas, enraizando rapidamente. Os rizomas so resistentes, podendo viajar longas distncias agarrados ao fundo dos barcos (11). As partes areas crescem tanto fora de gua como submersas. O seu crescimento reduz a biodiversidade, a luz disponvel e o fluxo de gua (3), alterando o ecossistema aqutico. Acaba por diminuir o aproveitamento recreativo das zonas onde prolifera.

parte apical de um ramo

Ambientes preferenciais de invaso


Lagoas, valas, linhas de gua, pntanos e solos encharcados (6).
E.Marchante 2005

folha com 30 segmentos

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: uma vez que a planta se reproduz vegetativamente, os mtodos mecnicos acabam por aumentar a disperso ao promoverem a fragmentao. No entanto, actualmente parece ser a melhor alternativa disponvel em Portugal. Controlo qumico: tendo em conta que h poucos herbicidas autorizados para aplicao em meio aqutico, e ainda os efeitos negativos que a sua aplicao pode ter, desaconselhada a sua aplicao em reas naturais e mesmo noutras reas s deve ser utilizado se a metodologia mecnica no for conseguida. Adicionalmente, algumas fontes (24) referem que difcil de obter um controlo completo recorrendo a herbicidas devido grossa cutcula de cera que reveste a planta exigindo a aplicao de um molhante para penetrar a cutcula. Mesmo assim, o peso do qumico acaba por promover o afundamento das plantas, removendo o qumico antes de ser translocado eficientemente. Controlo biolgico: o escaravelho desfolhador Lysathia sp.(Chrysolmelidae ), foi introduzido na frica do Sul, em 1994, causando actualmente danos extensos na espcie invasora (13, 25). Este agente no foi ainda testado em Portugal, de forma a verificar a sua segurana relativamente s espcies nativas, pelo que a sua utilizao ainda no constitui uma alternativa no nosso pas.

A ter em ateno
O controlo de seguimento fundamental para controlar a recuperao de fragmentos que possam ter-se separado. A aplicao de qumico deve ser cuidadosamente ponderada, e quando se decide pela sua aplicao, devem utilizar-se apenas qumicos homologados para aplicao em meio aqutico, respeitando todas as normas de segurana.

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Cook, C.D.K. 1968. Myriophyllum L. in: Tutin, T.G. [et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. II: Rosaceae - Umbelliferae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg.312. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 493. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 277. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 1998. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 268. ISBN 972-757-265-0. (5) Cirujano, S. 1997. Myriophyllum. in: Castroviejo, S. [et al] (ed.) Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VIII Haloragaceae-Euphorbiaceae. Real Jardn Bonico, CSIC. Madrid. Pg. 3-4. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 58. (8) USDA, NRCS. 2004. The PLANTS Database, Version 3.5 (http://plants.usda.gov). National Plant Data Center, Baton Rouge, LA 70874-4490 USA. (11) IUCN/SSC Invasive Species Specialist Group (ISSG). Global Invasive Species Database - Myriophyllum brasiliense. disponvel: http://www.issg.org/database/species/ecology.asp?si=401&fr=1&sts=sss. consultado: 7/9/2005. (13) Agricultural Research Council -Plant Protection Research Institute-Weed Research Division. 2003. Releases of Biological Control Agents against Weeds in South Africa. disponvel: http://www.arc.agric.za/institutes/ppri/main/divisions/weedsdiv/releases.htm. consultado: 1/8/ 2005. (23) Teles, A.N & Pinto da Silva, A.R. 1975. A "pinheirinha" (Myriophyllum aquaticum (Vell.) Verdc.), uma agressiva infestante aqutica. Agronomia lusitana. 36(3): 307-323. (24) Washington State's Department of Ecology. 2003. Technical Information About Parrotfeather (Myriophyllum aquaticum). disponvel: http://www.ecy.wa.gov/programs/wq/plants/weeds/aqua003.html. consultado: 13/9/2005. (25) Cilliers, C.J. 1999. Biological control of parrot's feather, Myriophyllum aquaticum (Vell.) Verdc. (Haloragaceae), in South Africa. African Entomology: Memoir no.1: 113-118. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

23

Hydrocharitaceae

eldea
Elodea canadensis Michx.
eldea (4)
=Anacharis canadensis (Michx.) Planch. (3), Anacharis canadensis (Michx.) Planch. var. planchonii (Caspary) Victorin , Elodea brandegeeae St. John, Elodea ioensis Wylie, Elodea linearis (Rydb.) St. John, Elodea planchonii Caspary , Philotria canadensis (Michx.) Britt., Philotria linearis Rydb.(8).

Nome Vulgar

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva vivaz aqutica de pequenas dimenses.

Hidrfito verde-escuro, de caules finos. Folhas com 5-12 x 1-2 mm, raramente maiores, geralmente oblongo-lineares, obtusas, miudamente serrilhadas nos 2/3 distais. Spalas das flores femininas com 2-2,7 mm; ptalas brancas ou de tom prpura-plido (2).

Espcies semelhantes
--------

Origem
Amrica do Norte (2).

@Roy Anderson flor de tom prpura-plido

Motivos para a introduo


Provvel introduo para fins ornamentais (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Douro Litoral, Beira Litoral (5).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

@Ian Dodkins caules finos com pequenas folhas oblongo-lineares, obtusas

Caractersticas que facilitam a invaso


A sua capacidade de invaso deve-se ao rpido crescimento, reduzindo o fluxo de gua at 80%, alterando a disponibilidade de luz e impedindo o desenvolvimento de espcies aquticas nativas. Fragmenta-se facilmente, enraizando rapidamente nos ns (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Lagoas, valas e arrozais (2). Cresce entre os 0,5 e os 7 m de profundidade, ficando parada ou movendo-se lentamente. Desenvolve-se principalmente em guas bsicas lmpidas e frias.

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: Uma vez que a planta se reproduz vegetativamente, os mtodos mecnicos, ao promoverem a fragmentao, acabam por aumentar a disperso. No entanto, acaba por ser uma das melhores alternativas disponveis. O ensombramento das colunas de gua invadidas reduz substancialmente o seu ritmo de crescimento. Controlo qumico: tendo em conta que h poucos herbicidas autorizados para aplicao em meio aqutico, e ainda os efeitos negativos que a sua aplicao pode ter, desaconselhada a sua aplicao em reas naturais e mesmo noutras reas s deve ser utilizado se a metodologia mecnica no for conseguida.

A ter em ateno
A decomposio de grandes massas mortas pode levar a um aumento substancial de nutrientes (3). O controlo de seguimento fundamental para controlar a recuperao de fragmentos que possam ter-se separado. A aplicao de herbicida deve ser cuidadosamente ponderada e quando se decide pela sua aplicao devem utilizar-se apenas qumicos homologados para aplicao em meio aqutico e respeitando todas as normas de segurana. .

aspecto geral da planta

@Paul Kackney

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A. & Rocha Afonso, M.L. 1998. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. III - Fascculo I: Alismataceae - Iridaceae. Escolar Editora. Lisboa. Pg. 7, 9. ISBN: 972592-081-3. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 151. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F.M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 231. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 98. (8) USDA, NRCS. 2004. The PLANTS Database, Version 3.5 (http://plants.usda.gov). National Plant Data Center, Baton Rouge, LA 70874-4490 USA. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. Fotografias retiradas de www.habitas.org.uk/flora. tendo a sua utilizao sido gentilmente autorizada pelos autores referidos em cada uma das fotografias.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

24 Oxalidaceae
Nome Vulgar
erva-pata, erva-canria, trevo-azedo
(4)

azedas
Oxalis pes-caprae L.
=Oxalis cernua Thunb. (1), Bolboxalis cernua (Thunb.) Small (8)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva vivaz com bolbilhos, de caules azedos, folhas de "trevo" e flores amarelas.

Gefito cespitoso, com um bolbo profundamente enterrado emitindo um caule anual, ascendente, subterrneo, provido de bolbilhos e duma roseta foliar face do solo. Pecolos at 20 cm; 3 fololos com 8-20 X 1240mm, obcordiformes e inciso-emarginados. Flores por vezes dobradas; ptalas com 20-25 mm, amarelas (2).

Espcies semelhantes
-------flores at 25mm com ptalas amarelas

Origem
frica do Sul (3).

Motivos para a introduo


Introduo provavelmente para fins ornamentais (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


rea invadida por O.pes-caprae

Trs-os-Montes (Alto Douro), Douro Litoral, Beira Litoral, Beira Baixa, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo, Baixo Alentejo, Algarve e provavelmente outras regies (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Produz muitos bolbilhos que facilmente se fragmentam e funcionam como o principal propgulo para a disperso. Aumenta a sua distribuio rapidamente originando extensas reas onde domina. mais conhecida como infestante agrcola, conhecendo-se tambm algumas reas naturais onde invade, competindo com as espcies nativas (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Principalmente terras cultivadas e stios descampados, sobretudo em solos argilosos (2). No suporta bem as geadas ou temperaturas muito baixas, acabando por morrer a parte area nessas condies.

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: indivduos isolados podem ser escavados, tendo em ateno que todos os bolbos e bolbilhos devem ser removidos de forma a impedir re-invaso. No fcil! Arrancar frequentemente, antes de haver tempo para formao de novos bolbilhos, acaba por enfraquecer a planta. Controlo qumico: por vezes recorre-se a controlo qumico por pulverizao com glifosato ou outro herbicida (3). Tendo em conta os possveis efeitos adversos, nas outras espcies e no meio ambiente, a sua aplicao deve ser sempre muito bem ponderada, sendo desaconselhada em reas naturais.

A ter em ateno
Muito importante remover todos os bolbilhos e assegurar o controlo de seguimento ao longo das estaes seguintes. Quando se considera a aplicao de qumico, extremamente importante que todas as precaues sejam tomadas e as regras de segurana rigorosamente respeitadas, tanto relativamente ao utilizador como a eventuais contaminaes do meio e espcies no alvo.
fololo

folhas 3-folioladas com fololos obcordiformes

flor com agente polinizador

aspecto geral da planta

E.Marchante 2005

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Young, D.P . 1968. Oxalis L. in: Tutin, T.G. [et al] (ed.). Flora Europaea. Vol. II: Rosaceae - Umbelliferae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg.193. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 390-2. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 294. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F.M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 275. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 170. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www .issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (8) USDA, NRCS. 2004. The PLANTS Database, Version 3.5 (http://plants.usda.gov). National Plant Data Center, Baton Rouge, LA 70874-4490 USA. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

25 Pittosporaceae
Nome Vulgar
pitsporo, pitsporo-ondulado, pau-incenso, incenseiro, falsarvore-do-incenso (4, 5, 14)

rvore-do-incenso
Pittosporum undulatum Vent.

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
rvore ou arbusto perene, verde escuro, de flores brancas.

Micro-mesofanerfito perene at 10-15m com ritidoma cinzento. Folhas pecioladas ovado-lanceoladas, agudas, glabras, de margem ondulada. Flores com ptalas brancas, lanceoladas reunidas em cimeiras umbeliformes. Cpsulas obovides, glabras, bivalves, cor-delaranja quando maduras. Sementes envolvidas por mucilagem (2).

Espcies semelhantes
Por vezes confundida com Laurus nobilis L. (loureiro) mas este tem aroma forte, bagas pretas e as folhas no tm as margens onduladas. Mais raramente pode ser confundido com Viburnum tinus L. (folhado), enquanto jovem, mas este apresenta tufos de plos nas axilas das nervuras da pgina inferior.
folhas de margens onduladas e flores brancas

Origem
Sudoeste da Austrlia (5).

Motivos para a introduo


Introduo para ornamentao de jardins, arborizao urbana e sebes (6).
aspecto geral da rvore

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Beira Litoral, Estremadura (5).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Forma densos aglomerados que impedem o crescimento de outras espcies. Apresenta uma enorme capacidade de atrair polinizadores, o que diminui a disponibilidade de agentes polinizadores para as plantas nativas e, simultaneamente, maximiza a sua produo de frutos e sementes (at 37.500 sementes/rvore) (17). Os indivduos regeneram vigorosamente depois de danificados (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Tem sido observado como invasora, frequentemente em reas geridas onde foi plantada como ornamental (7) e a partir de onde dispersou, por vezes no subcoberto. Pouco exigente quanto ao solo. Desenvolvese bem no litoral e em terrenos calcrios. uma espcie de luz, mas suporta bem a sombra (14). Surge tambm na margem de estradas e locais ruderalizados (5).

cpsulas obovides imaturas

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: As plntulas so facilmente arrancadas, mas importante que no fiquem razes no solo. O arranque deve ser efectuado na poca das chuvas de forma a libertar mais facilmente as razes. Controlo qumico: As rvores devem ser cortadas junto ao solo e aplicado qumico imediatamente aps o corte, em questo de segundos, para ter maior eficcia. A aplicao deve limitar-se rigorosamente toua tratada. Podem usar-se herbicidas com 2,4-D ou glifosato. Se ocorrer formao de rebentos, estes devem ser eliminados quando atingirem 15 a 30 cm de altura atravs da pulverizao nas folhas, com glifosato diludo em gua a 2%, ou repetio do corte. O tratamento deve ser repetido cada vez que os rebentos atingirem a altura indicada. Alguns trabalhos sugerem uma tendncia para eliminao das plantas com 4 aplicaes/cortes sucessivas. Outro tratamento possvel consiste em realizar cortes sucessivos e intercalados na base do tronco, separados 10 cm em altura, em redor de todo o tronco. Deve-se aplicar glifosato diludo a 2% em gua em cada corte, no momento em que cada um deles feito (17).

A ter em ateno
P . undulatum rebenta vigorosamente de toua e raz aps corte, o que torna a remoo mecnica trabalhosa e dispendiosa (17). O controlo de seguimento muito importante para controlar rebentos e emergncia de plntulas (3); a sua ausncia pode resultar na rpida reinvaso da rea. A persistncia fundamental at que no sejam observados mais rebentos. A aplicao do qumico deve realizar-se nos primeiros segundos aps o corte - quanto menor o tempo entre o corte e a aplicao do produto, maior a eficcia do tratamento. Descuidar este aspecto resulta muitas vezes no reduzido sucesso da metodologia. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos herbicidas e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de chuva ou dias de muito vento e a utilizao de material de proteco.

cpsulas com o tom alaranjado caracterstico + cpsula aberta com as sementes envolvidas por mucilagem (canto superior esquerdo)

Referncias bibliogrficas consultadas:


((2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 258. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 333. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2001. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 284. ISBN972-757-265-0. (5) Paiva, P . 1997. Pittosporum. in: Castroviejo, S. [et al] (ed.). Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. V Ebenaceae - Saxifragaceae. Real Jardn Bonico, CSIC. Madrid. Pg. 73. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 72. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www.issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (14) Franco, J.A. 1943. Dendrologia Florestal. Imprensa Lucas & C., Lisboa. Pg. 162. (17) Instituto Hrus de Desenvolvimento e Conservao Ambiental. 2005. Espcies Exticas Invasoras: Fichas tcnicas - Pittosporum undulatum. disponvel: http://www.institutohorus.org.br/download/fichas/ Pittosporum_undulatum.htm. consultado: 10/03/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1 2

ESAC
DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

26 Poaceae (=Gramineae)
Nome Vulgar
canavieira, cana-do-reino, cana-comum (4)

cana
Arundo donax L.
=Arundo maxima Forskl (1)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva vivaz de grande porte, com longos caules cilndricos e ocos.

Colmos (caules) com 2-6 m x 1-3.5 cm, robustos, simples ou pouco ramificados, com os ns envolvidos pelas bainhas arredondadas das folhas. Folhas com 1-8 cm de largura, lanceolado-lineares, glaucas, auriculadas na base e longamente atenuadas em ponta fina. Flores reunidas em panculas com 30-90 cm, oblongas, densas e contradas, geralmente curtamente pedunculadas (2).

Espcies semelhantes
Phragmites australis (Cav.) Steudel. tem alguma semelhana mas tem dimenses muito menores.
bainhas arredondadas a envolver o colmo

Origem
Parte oriental da Europa, sia temperada e tropical (3).

Motivos para a introduo


Provavelmente introduzida pelo interesse dos colmos (6) , nomeadamente na agricultura. Utilizada frequentemente em sebes e para segurana de taludes. Cultivada por todo o Portugal Continental, excepto nas grandes altitudes (2).

Estatuto legal em Portugal


Espcie listada como extica mas no considerada invasora (32). No entanto, observada com comportamento invasor em frequentes localizaes em Portugal.

rea invadida por A.donax

Distribuio em Portugal Continental


Todas as provncias (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Reproduz-se vegetativamente apresentando taxas de crescimento elevadas. Os fragmentos dos rizomas so facilmente transportados nos cursos de gua, originando novos pontos de invaso a grandes distncias. Os ramos mortos so altamente inflamveis e a prpria planta acaba por rebentar muito facilmente aps o fogo. frequente formarem-se clones que podem ocupar reas extensas, retirando a vegetao nativa, excluindo a fauna associada e interferindo com o fluxo de gua (3, 30).

Ambientes preferenciais de invaso


Muito comum nas proximidades das linhas de gua (2). Invade zonas ripcolas, ao longo de diques, zonas hmidas, pais e zonas pantanosas costeiras. tambm muito frequente na margem de estradas e reas agrcolas. Uma vez estabelecidas podem formar clones gigantes, por vezes cobrindo centenas de hectares (11).

plantas distribudas ao longo de uma ribeira

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: corte repetido pode ser relativamente eficaz mas se forem deixados pequenos fragmentos de rizomas no solo estes podem levar a restabelecimento da invaso. Para melhores resultados recomenda-se a remoo fsica dos rizomas, apesar de ser um trabalho moroso e dispendioso, e por isso mais adequado para populaes pequenas. Controlo qumico: Quando se opta pela utilizao de herbicidas, estes devem ser apropriados para zonas hmidas ou aquticas. Herbicidas sistmicos, como o glifosato, podem ser aplicados depois da florao, tanto por aplicao na zona de corte, como por pulverizao foliar. Fogo controlado, quer sozinho ou combinado com aplicao de herbicidas, pode ser eficiente se feito aps a florao. Tendo em conta os possveis efeitos adversos, nas outras espcies e no meio ambiente, a aplicao de qumicos deve ser sempre muito bem ponderada, sendo desaconselhada em reas naturais. Controlo biolgico: iniciada pesquisa (11, 30).

A ter em ateno
Os herbicidas devem ser aplicados aps a florao (3, 11). Uma vez que esta espcie tende a espalhar-se para jusante, a melhor opo comear o controlo a montante. essencial assegurar o controlo de seguimento aps o controlo inicial, para remoo de novos rebentos. Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida re-invaso da rea. A persistncia fundamental at que no sejam observados mais rebentos. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos produtos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento e a utilizao de material de proteco.
panculas densas e contradas

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Tutin, T.G. 1980. Arundo L. in: Tutin, T.G. [et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. V: Alismataceae - Orchidaceae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg.253. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 57. ISBN 0851996957. (2) Franco, J.A. & Rocha Afonso, M.L. 1998. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. III - Fascculo II: Gramineae. Escolar Editora. Lisboa. Pg. 198. ISBN: 972-592-104-6. (4) Fernandes, F.M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 198. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 103. (11) IUCN/SSC Invasive Species Specialist Group (ISSG). Global Invasive Species Database - Arundo donax. disponvel: http://www.issg.org/database/species/ecology.asp?si=112&fr=1&sts=sss. consultado: 7/9/2005. (30) Benton, N; Bell, G. & Swearingen, J. M. 2005. Giant reed - Arundo donax. in Plant Conservation Alliance's Alien Plant Working Group. Weeds gone Wild: Alien Plant Invader of Natural Areas. disponvel: http://www.nps.gov/plants/alien/fact/ardo1.htm. consultado: 1/8/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

27 Poaceae (=Gramineae)
Nome Vulgar

penachos
Cortaderia selloana
(Schult. & Schult.fil.) Ascherson & Graebner

erva-das-pampas, paina, capim-das-pampas, plumas, penachobranco (4)

=Arundo selloana Schult, Cortaderia dioica (Spreng.) Speg (17), Cortaderia argentea (Nees) Stapf, Arundo selloana Schult. & Schult. (60), Gynerium argenteum Nees (11)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva vivaz de grande porte e grandes plumas branco-prateadas.

Espcie herbcea rizomatosa, robusta, perene, de 1,5-2,5 m de altura, com numerosos colmos (caules) densos, cuja roseta de folhas basilar chega a atingir 3,5 m de dimetro. Folhas acinzentadas ou verdeazuladas, lineares e de margens speras (cortantes), com pice acuminado, formando um v quando vistas em corte transversal. Inflorescncias constitudas por plumas grandes, densas, brancoprateadas, medindo entre 40 e 70cm de altura, podendo situar-se a mais de 4 m de altura, muito ramificadas, assemelhando-se a penas. Ocorre uma forma de plumas arroxeadas e outra, mais rara, amarela (2, 11, 17).

indivduos com plumas de colorao ligeiramente diferentes

Espcies semelhantes
Cortaderia jubata (Lemoine ex Carriere) Stapf semelhante mas distingue-se de C. selloana pela pancula mais solta, amarelada ou rosada e espiguetas menores (1,27-1,59 cm), aristas brancas at 3,96 mm, lema com aristas at 7,95 mm surgindo acima do topo da plea (11).

Origem
Parte tropical do Sul da Amrica, Chile, Argentina (3).
rea de um sistema dunar invadida por C.selloana

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie listada como extica mas no considerada invasora (32). No entanto, apresenta comportamento invasor em muitos locais em Portugal Continental, com crescimento exponencial das populaes.

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Algarve (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invso invaso


O crescimento vigoroso e a formao de rosetas densas tornam-na uma eficaz competidora, dominando a vegetao nativa em estgio de regenerao inicial ou herbceo-arbustiva. Os densos aglomerados que origina criam barreiras circulao da fauna (17). A produo de sementes extremamente elevada, as quais so dispersas eficazmente pelo vento (3). Tanto a parte area como a subterrnea removem eficazmente os recursos disponveis para as outras espcies (11). As folhas cortantes podem limitar a utilizao de reas onde as suas populaes aumentem muito (11).

Ambientes preferenciais de invaso


reas degradadas onde aparece como espcie oportunista antes do estabelecimento da vegetao natural. Muito espalhada em algumas dunas costeiras, ao longo de vias de comunicao e reas perturbadas (7). Consegue estabelecer-se numa grande variedade de solos mas cresce melhor em solos profundos, com boa drenagem. Encontra-se muito frequentemente em reas com muito sol, que recebam alguma humidade. sensvel ao gelo na fase de plntula, tornando-se mais tolerante com a maturao (11).

roseta basilar de folhas

rea perturbada junto a zona urbana invadida por C.selloana (e Arundo donax)

indivduo jovem j com florao

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: plntulas e plantas pequenas podem ser arrancadas mo ou escavadas nas situaes de solos pouco compactos. Plantas maiores podem ser removidas recorrendo a maquinaria pesada, ou cortando a planta pela base com motorroadora e posteriormente removendo os rizomas com enxadas ou outro equipamento. A biomassa pode ser posteriormente queimada. No entanto, esta metodologia torna-se demasiado difcil, dispendiosa e causadora de perturbao em reas com muitos indivduos. Controlo qumico: aplicaes foliares de herbicidas com glifosato (2 a 4%, variando com o produto) so eficazes. As plantas devem ser pulverizadas at estarem molhadas mas no a ponto de escorrer; o herbicida deve ser aplicado no incio do dia. Deixar as plantas no local aps a pulverizao pode causar menos perturbao, ajudando a diminuir a germinao de plntulas. Outra alternativa remover as folhas e panculas atravs de corte ou queima e s depois tratar o novo crescimento com um herbicida de ps-emergncia (11). As sementes permanecem viveis por alguns meses. Testes mostraram que algumas plantas recuperaram um ms aps a aplicao do herbicida que dever, ento, ser reaplicado (17). Tendo em conta os possveis efeitos adversos, nas outras espcies e no meio ambiente, a aplicao de qumicos deve ser sempre muito bem ponderada.

A ter em ateno
Conter as sementes ou panculas de flores colocando-as em sacos duplos para serem posteriormente destrudas ou aguardar a sua degradao. No deixar os rizomas arrancados em contacto com o solo e/ou outro substrato, j que estes recuperam facilmente. Assegurar o controlo de seguimento (11), cuja ausncia pode resultar na rpida re-invaso da rea. A persistncia fundamental at que no sejam observados mais rebentos ou plntulas. A aplicao do qumico deve realizar-se nos primeiros segundos aps o corte - quanto menor o tempo entre o corte e a aplicao do produto, maior a eficcia do tratamento. Descuidar este aspecto resulta muitas vezes no reduzido sucesso da metodologia. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos qumicos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento e a utilizao de material de proteco. Os trabalhadores devem usar roupas protectoras aquando da remoo manual j que as folhas so extremamente cortantes (17).

rebentos de uma planta aps corte

E.Marchante@2005

E.Marchante@2005

vrias panculas

aspecto de uma pancula

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A. & Rocha Afonso, M.L. 1998. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. III - Fascculo II: Gramineae. Escolar Editora. Lisboa. Pg. 1. ISBN: 972-592-104-6. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to EnviroCABI Publishing. Switzerland. Pg. 120. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F.M. & Carvalho, L.M. 1998. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 219. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 105. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www.issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (11) IUCN/SSC Invasive Species Specialist Group (ISSG). Global Invasive Species Database - Cortaderia selloana. disponvel: http://www.issg.org/database/species/ecology.asp?si=373&fr=1&sts=sss. consultado: 7/9/2005. (17) Instituto Hrus de Desenvolvimento e Conservao Ambiental. 2005. Espcies Exticas Invasoras: Fichas tcnicas - Cortaderia selloana. disponvel: http://www.institutohorus.org.br/download/fichas/Cortaderia_selloana.htm.8/03/2005. Consultado: 1/8/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

28 Poaceae (=Gramineae)
Spartina densiflora Brongn.

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva graminide perene, presente nas lamas da mar baixa.

Proto-hemicriptfito densamente cespitoso. Colmos at 150 cm, glabros, robustos. Folhas enroladas, com 3-8 mm de largura quando planas. Inflorescncia com 10-30 cm e 2-15 espigas geralmente sobrepostas e muito aplicadas ao eixo, lineares, com 3-6 cm. Espiguetas com 7-10(-14) mm, esverdeadas. Glumas glabras ou puberulentas, uninrveas, lanceoladas e escbridas na nervura, a inferior com 1,5-4 mm, a superior com 7-10(-14) mm (2).

Origem
Amrica do Sul temperada (2).

SFEISP

SFEISP

espigas lineares

aspecto geral da planta

Motivos para a introduo


Introduo provavelmente acidental (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).
SFEISP

rea invadida por S.densiflora

Distribuio em Portugal Continental


Algarve
(6).

regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Apresenta crescimento rpido, formando populaes muito densas e impenetrveis (11 Spartina alterniflora).

Ambientes preferenciais de invaso


Meio martimo, lamas das mars baixas (2).

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A., Rocha Afonso, M.L. 1998. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. III - Fascculo II: Gramineae. Escolar Editora. Lisboa. Pg. 1, 215. ISBN: 972-592-104-6. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 110. (11) IUCN/SSC Invasive Species Specialist Group (ISSG). Global Invasive Species Database - Spartina alterniflora. disponvel: http://www.issg.org/database/species/ecology.asp?si=792&fr=1&sts=sss. consultado: 1/7/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. Fotografias retiradas de http://www.spartina.org tendo a sua utilizao sido gentilmente autorizada por "San Francisco Estuary Invasive Spartina Project" (SFEISP)

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2 , Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

29 Pontederiaceae
Nome Vulgar

jacinto-de-gua
Eichhornia crassipes (C.F.P .Mart.) Solms-Laub. in A. & C. DC.
jacinto-aqutico (4)
=Pontederia crassipes Mart. & Zucc. (3), Piaropus crassipes (Mart.) Raf., E. speciosa Kunth, (8), Pontederia azurea Hook., Pontederia azurer Roem & Schult, Piaropus crassipes Raf., Piaropus mesomelas Raf., Piaropus tricolor Raf., Heteranthera formosa Miq., E.azureae Miq., Pontederia elongata Balf., E. crassicaulis Schlect., Pontederia crassicaulis Schlect., E. cordifolia Gandoger (26).

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva aqutica, flutuante, de folhas intumescidas e flores azuis/violetas muito vistosas.

Hidrfito rizomatoso, geralmente flutuante. Folhas areas, crescendo em tufos, com limbo at 8 x 9 cm, romboidal a suborbicular; pecolos de comprimento varivel, os mais curtos muito intumescidos na metade inferior, e todos contendo aernquima esponjoso. Espiga com ca. 15 cm, com 8-12 flores com 5-7 cm de dimetro, azuis/violetas; anteras amarelas, variegadas de azul (2).

Espcies semelhantes
-------espiga de flores violetas com anteras amarelas

Origem
Amrica do Sul, na Bacia Amaznica (11).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).
linha de gua completamente invadida por E.crassipes

Distribuio em Portugal Continental


Douro Litoral, Estremadura, Ribatejo, Alto Alentejo (6), Beira Litoral.
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Reproduz-se facilmente tanto por semente como vegetativamente, por rizomas ou pequenos fragmentos. Tem crescimento extremamente rpido, formando tapetes que podem cobrir totalmente a superfcie da gua. Pode sobreviver em terra se houver muita gua disponvel. O seu crescimento reduz a biodiversidade, a luz disponvel e o fluxo de gua (3), alterando o ecossistema aqutico. Acaba tambm por diminuir o aproveitamento recreativo das zonas onde prolifera. considerada uma das piores invasoras do mundo (3, 11).

Ambientes preferenciais de invaso


Canais de irrigao, lagoachos, lagoas e regolfos de barragens (2). No suporta gua salobra e a salinidade limita a sua distribuio. Favorecido por guas ricas em nutrientes, principalmente azoto, fsforo e potssio. Pode suportar flutuaes drsticas no nvel de gua, acidez e nveis baixos de nutrientes (11).

aspecto de E. crassipes numa rea de gua salobra para onde foi arrastada

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: remoo manual ou com ceifeiras mecnicas, ou aspiradores, sendo fundamental que no fiquem fragmentos!! Por vezes, usam-se barreiras flutuantes, para conter a espcie dentro de uma rea pequena. Controlo qumico: tendo em conta que h poucos herbicidas autorizados para aplicao em meio aqutico, e ainda os efeitos negativos que a sua aplicao pode ter, desaconselhada a sua aplicao em reas naturais e mesmo noutras reas s deve ser utilizado se a metodologia mecnica no for conseguida. Em ltimo caso, pode recorrer-se pulverizao foliar com um glifosato ou 2,4-D mas dispendioso e apenas temporrio. Tem efeitos em espcies no alvo e a sua eficcia est muito dependente da idade e estado fenolgico das plantas e da temperatura, pelo que pode resultar em nveis de sucesso muito baixos. Controlo biolgico: existem vrios agentes de controlo biolgico libertados em vrios pases com algum sucesso, por exemplo: Eccritotarsus catarinensis (Carvalho)( Miridae), sugador de seiva; Neochetina bruchi Hustache e N.eichhorniae Warner (Curculionidae) que se alimentam no interior dos caules; Niphograpta albiguttalis Warren (Pyralidae), que se alimenta nos pecolos; Orthogalumna terebrantis Wallwork (Galumnidae) mineira de folhas - com resultados variveis em diferentes locais (3, 11, 13, 27). Em Portugal, realizaram-se testes com Neochetina mas a baixa sobrevivncia dos insectos no permitiu a obteno de resultados conclusivos (34), pelo que este tipo de controlo no ainda uma alternativa.

A ter em ateno
essencial o controlo de continuidade durante vrias estaes para controlar novas plantas. Qualquer fragmento que fique pode originar rapidamente uma re-invaso.

mancha de E.crassipes j seco

pecolos intumescidos

mancha de E.crassipes em proliferao

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A. & Rocha Afonso, M.L. 1998. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. III - Fascculo I: Alismataceae - Iridaceae. Escolar Editora. Lisboa. Pg. 126. ISBN: 972592-081-3. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 148. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F.M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 230. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 111. (8) USDA, NRCS. 2004. The PLANTS Database, Version 3.5 (http://plants.usda.gov). National Plant Data Center, Baton Rouge, LA 70874-4490 USA. (11) IUCN/SSC Invasive Species Specialist Group (ISSG). Global Invasive Species Database - Eichhornia crassipes. disponvel: http://www.issg.org/database/species/ecology.asp?si=70&fr=1&sts=sss. consultado: 7/9/2005. (13) Agricultural Research Council -Plant Protection Research Institute-Weed Research Division. 2003. Releases of Biological Control Agents against Weeds in South Africa. disponvel: http://www.arc.agric.za/institutes/ppri/main/divisions/weedsdiv/releases.htm. consultado: 1/8/2005. (26) CAB International (PEST CABWeb). 2005. Eichhornia crassipes. disponvel: http://pest.cabweb.org/Archive/Pestofmonth/waterhy.htm. consultado: 1/8/2005. (27) Hill, M. P . & Cilliers, C.J. 1999. A review of the arthropod natural enemies, and factors that inlfuence their efficacy, in the biological control of water hyacinth, Eichhornia crassipes (Mart.) Solms-Laubach (Pontederiaceae), in South Africa. African Entomology. Memoir no.1.pp. 103-112. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna. (34) Monteiro, A., Moreira, I., Santos, A.C. & Serrasqueiro, P .M. 2003. Water hyacinth (Eichhornia crassipes) in Portugal. Synopsis of its Bioecology and Management. In Actas del IX Congreso de la Sociedad Espaola de Malherbologa, Barcelona, 4-6 Noviembro. Pp. 89-103.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

30 Proteaceae
Nome Vulgar

hquea-folhas-de-salgueiro
Hakea salicifolia (Vent.) B. L. Burtt
hquea-folhas-de-salgueiro (4)
=Hakea saligna (Andrews) Knight (1), Embothryum salicifolium Vent. (6)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Arbusto ou pequena rvore perene de raminhos avermelhados.

Microfanerfito perene de 4-6 m; raminhos avermelhados. Folhas de pecolo curto, planas, com (5-)7-10(-15) X 0,5-2 cm, lanceoladas ou estreitamente elpticas, avermelhadas em novas. Flores em fascculos axilares; perianto branco. Folculo lenhoso com 2,5x 1-2 cm, +/- rugoso com ponta encurvada (2).

Espcies semelhantes
Algumas accias (A. longifolia (Andrews) Willd. e A. retinodes Schlecht) e alguns salgueiros so relativamente semelhantes mas nenhum tem folculos como fruto. Adicionalmente, as accias tm flores amarelas e vagens; os salgueiros apresentam muito frequentemente plos na pgina inferior e diferentes tonalidades nas duas pginas da folha. H.salicifolia apresenta o pice das folhas jovens avermelhado, o que no acontece com a maioria das espcies semelhantes.
raminhos avermelhados, folhas lanceoladas e folculos lenhosos

Origem
Sudeste da Austrlia e Tasmnia (5).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais (6). Usada na formao de sebes em stios ventosos principalmente prximo do litoral, mas tambm noutros locais (2).

ramos com folhas avermelhadas no pice

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura (5).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Est adaptada a solos pobres em nutrientes e forma manchas monoespecficas densas que reduzem a riqueza especfica e eliminam a vegetao nativa. As sementes permanecem viveis nas rvores por um longo perodo de tempo e uma vez libertadas germinam rapidamente se tiverem condies apropriadas (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Stios ventosos e secos, sobretudo prximo do mar (6) e adjacente a reas onde foi plantada em sebes; reas perturbadas (7). Como depende da luz, no regenera facilmente por baixo de uma canpia fechada e o seu estabelecimento depende das clareiras existentes, originadas pela ocorrncia de perturbaes.

folhas lanceoladas de pecolo curto

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: as plntulas e as plantas pequenas podem ser arrancadas mo ou escavando para as retirar. O arranque deve ser efectuado na poca das chuvas de forma a libertar mais facilmente as razes. O fogo pode levar libertao de sementes em grande quantidade (3). Controlo fsico + qumico: indivduos maiores podem ser cortados junto ao solo, aplicando-se herbicida na toua, imediatamente a seguir ao corte. A aplicao deve ser rigorosamente limitada toua tratada, de forma a evitar efeitos adversos noutras espcies ou no meio ambiente.

A ter em ateno
essencial assegurar o controlo de seguimento aps o controlo inicial, para remoo de rebentos de toua e de raiz e arranque de plntulas jovens. Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida reinvaso da rea. A persistncia fundamental at que no sejam observados mais rebentamentos. A aplicao do qumico deve realizar-se nos primeiros segundos aps o corte - quanto menor o tempo entre o corte e a aplicao do produto, maior a eficcia do tratamento. Descuidar este aspecto resulta muitas vezes no reduzido sucesso da metodologia. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos herbicidas e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento e a utilizao de material de proteco.

folculo rugoso com a ponta recurvada

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Burges, N.A. 1993. Hakea Schrader in:Tutin, T .G. [et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. I: Psilotaceae - Platanaceae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg. 82. (2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 67-8. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 188. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 244. ISBN972-757-265-0. (5) Paiva, J. 1997. Hakea. in: Castroviejo, S. [et al] (ed.) Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VIII Haloragaceae-Euphorbiaceae. Real Jardn Bonico, CSIC. Madrid. Pg. 145-148. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 76. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. 2004. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www.issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

31 Proteaceae
Nome Vulgar
espinheiro-bravo, salina (6)

hquea-picante
Hakea sericea Schrader
=Hakea acicularis (Sm. ex Vent.) Knight (1), Hakea tenuifolia (Salisb.) Domin., Hakea acicularis (Vent.) R. Br. (3)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer folhas em agulha, robustas e muito picantes.
Microfanerfito perene de 2-5m. Folhas aciculares de 1mm de dimetro, com 4-7cm, extremamente picantes, verde-escuras a verdeacinzentadas. Flores de perianto branco. Folculos lenhosos com 3 (-4) cm, castanhos, com crista e bico patentes (3), contendo duas sementes aladas. Arbusto ou pequena rvore perene, de

Espcies semelhantes
Existem outras espcies de Hakea relativamente semelhantes, tambm espinhosas, (H. gibbosa (Sm.) Cav. por exemplo), mas no foram ainda identificadas em Portugal.

ramos com folhas aciculares e folculos cor de chocolate com crista e bico patentes

Origem
Sul da Austrlia (5).

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais. Muito utilizada para formar sebes de proteco (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).

Distribuio em Portugal Continental


Minho, Douro Litoral, Beira Litoral, Estremadura, Ribatejo, Baixo Alentejo, Algarve (5).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

rea invadida por H. sericea

Caractersticas que facilitam a invaso


Forma bosquetes densos e impenetrveis, reduzindo a riqueza especfica nativa, afectando a vida selvagem, reduzindo a quantidade de gua disponvel e aumentando a probabilidade de ocorrncia de fogo. As sementes so libertadas a partir dos frutos quando a rvore morre, por exemplo, depois da ocorrncia de fogo e so projectadas para grandes distncias criando novos focos de invaso (3).

Ambientes preferenciais de invaso


reas perturbadas, como margens de estradas e caminhos, surgindo ocasionalmente indivduos isolados em reas de vegetao arbustiva e arbrea relativamente no perturbada (7). Resistente ao vento e secura (14).

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: em comunidades adaptadas ao fogo, o controlo mecnico pode incluir o corte das rvores deixando-as por 12-18 meses no local at libertarem as sementes. De seguida queima-se a biomassa, matando ento as sementes e as plntulas. um mtodo eficaz mas dispendioso e com consequncias para a vegetao nativa. Controlo qumico: podem controlar-se as plntulas e arbustos atravs de pulverizao com triclopir (3). Tendo em conta os possveis efeitos adversos, nas outras espcies e no meio ambiente, a sua aplicao deve ser sempre muito bem ponderada, sendo desaconselhada em reas naturais. Controlo biolgico: na frica do Sul tm-se obtido bons resultados com vrios agentes: Aphanasium australe (Boisduval) (Cerambycidae), que destri vegetativamente as plantas perfurando os caules; Erytenna consputa Pascoe (Curculionidae), um gorgulho que se alimenta das sementes; Carposina autologa Meyrick (Carposinidae), que destri tambm as sementes (13, 31). Nenhum destes agentes foi ainda testado em Portugal, de forma a verificar a sua segurana relativamente s espcies nativas, pelo que a sua utilizao no constitui ainda uma alternativa.

A ter em ateno
A utilizao do fogo como forma de controlo deve ser sempre muito bem ponderada, considerando a vegetao nativa que pode ser afectada. Quando se opta pela sua utilizao esta s deve ser realizada se controlada por tcnicos especializados. essencial assegurar o controlo de seguimento aps o controlo inicial, para remoo de rebentos e arranque de plntulas jovens. Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida re-invaso da rea. A persistncia fundamental at que no sejam observados mais rebentos. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos produtos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento e a utilizao de material de proteco.

aspecto geral da rvore

pequenas flores brancas

folhas aciculares extremamente picantes

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Burges, N.A. 1993. Hakea. in:Tutin, T.G. [et al]. Flora Europaea. Vol. I: Psilotaceae - Platanaceae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg. 82. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 189. ISBN 0851996957. (5) Paiva, J. 1997. Hakea. in Castroviejo, S.; Aedo, C.; Bened, C; Lanz, M.; Munoz Garmendia, F .; Nieto Feliner, G. & Paiva, J. Flora Iberica - Plantas Vasculares de la Pennsula Ibrica e Islas Baleares. vol. VIII Haloragaceae-Euphorbiaceae. Real Jardn Bonico, CSIC. Madrid. Pg.145-148. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 76. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www.issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf . consultado: 1/8/2005. (13) Agricultural Research Council -Plant Protection Research Institute-Weed Research Division. 2003. Releases of Biological Control Agents against Weeds in South Africa. disponvel: http://www .arc.agric.za/institutes/ppri/main/divisions/weedsdiv/releases.htm. consultado: 1/8/2005. (14) Franco, J.A. 1943. Dendrologia Florestal. Imprensa Lucas & C., Lisboa. Pg. 152. (31) Gordon, A.J. 1999. A review of established and new insect agents for the biological control of Hakea sericea Schrader (Proteaceae) in South Africa. African Entomology. Memoir 1:35-43. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

32 Simaroubaceae
Nome Vulgar
rvore-do-cu, ailanto, ailanto-da-China, rvore-do-paraso (4)

espanta-lobos
Ailanthus altissima (Miller) Swingle
=Ailanthus glandulosa Desf., Rhus cacodendron Ehrh. (3), Toxicodendron altissimum Miller, Ailanthus peregrina (Buc'hoz) Barkley (6)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
rvore de grandes folhas caducas, de cheiro ftido quando cortado.

Mesofanerfito caduco at 20m, emitindo numerosos rebentos de raiz; ritidoma cinzento, liso ou longitudinalmente fendilhado; raminhos castanho-brilhantes, grossos, tortuosos e medulosos. Folhas compostas imparifolioladas, com rquis at 1m, cujos primeiros pares de fololos longamente acuminados, tm 2-4 lobos irregulares na base. Monocarpos samariformes com 3-4 cm, avermelhados em novos. Cheiro ftido (2).

Espcies semelhantes
Pode por vezes confundir-se com a nogueira-negra (Juglans nigra L.) mas esta no apresenta os 2 a 4 lobos irregulares na base dos fololos e tem como fruto uma noz.

folhas jovens com caracterstico tom avermelhado nos pices

Origem
sia temperada (3) - China.

Motivos para a introduo


Introduo para fins ornamentais (6), em espaos urbanos e margens de estradas.

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32). provavelmente uma das espcies invasoras mais agressivas em sistemas terrestres em Portugal Continental.

rea de margem de estrada invadida por A.altissima

Distribuio em Portugal Continental


Todas as provncias (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Espcie pioneira de crescimento muito rpido, dependente de luz, que forma matos cerrados extensos. Rebenta vigorosamente de raiz, formando extensos estolhos radiculares, ocupando o espao da vegetao nativa. As plntulas e rebentos podem persistir no subcoberto durante muito tempo espera de uma abertura e crescem ento rapidamente (at 3cm/dia!) dentro da canpia. Produz uma elevada quantidade de sementes (cerca de 350 000/ano) que podem viajar at grandes distncia (smaras dispersas pelo vento) e germinam se tiverem humidade (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Estabelece-se muito facilmente em reas perturbadas, tais como margens de estradas, caminhos de ferro, junto a vedaes, reas agrcolas abandonadas e espaos urbanos (passeios, parques de estacionamentos, jardins,...) (7). Em reas naturais pode estabelecer-se quando ocorrem perturbaes. Desenvolve-se em todos os tipos de solos preferindo os leves e profundos (14). Cresce facilmente em solos pobres, em condies ambientais de stress e desenvolve-se melhor em locais de muito sol. As taxas de germinao so elevadas, desde que haja humidade no solo. Adapta-se facilmente a solos argilosos e outros solos com baixo contedo em nutrientes e oxignio (28).
pormenor dos fololos com 2-4 lobos irregulares na base

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: plntulas ou indivduos muito jovens podem ser arrancados quando o solo est hmido. No entanto, algum fragmento que fique tem grande probabilidade de rebentar. Controlo qumico: em rvores adultas recomenda-se a aplicao de qumico (triclopir ou glifosato) directamente no sistema vascular: a cerca de 1,2 m de altura fazem-se cortes at ao alburno num ngulo de 45 com uma machada/inch (no necessrio fazer o corte muito profundo) e injecta-se o qumico. Os vrios cortes devem ser realizados mesma altura do tronco de forma que quase se toquem, deixando cerca de 2-4cm de casca por cortar entre eles. Para indivduos menores, apenas necessrio realizar 2 ou 3 cortes, e no devem ser profundos. Com um esguicho deve aplicar-se lentamente cerca de 1ml (0,5 a 2ml consoante o tamanho do corte) de herbicida em cada ferida (normalmente os esguichos deitam +/- 1ml); o qumico deve ficar dentro da ferida. Aps o tratamento a rvore rapidamente ficar castanha e com aspecto de morta. No entanto, importante que a rvore fique de p mais 1 ano e no seja removida; assim assegura-se que a rvore gasta parte dos hidratos-de-carbono de reserva da raiz. Podem utilizar-se outros mtodos (corte e aplicao qumico na toua; aplicao basal de qumico na casca; retirar anel de casca) mas no se revelam to eficientes como o golpe/injeco porque acabam por no prejudicar to gravemente o sistema radicular. A melhor poca de aplicao no vero ou primavera (com o tempo seco) logo que a planta tenha as folhas completamente expandidas) (28).

frutos imaturos no centro de uma coroa de folhas

renovo jovem e ramo com as cicatrizes folheares muito marcadas

A ter em ateno
No cortar as rvores tratadas! Eliminar as rvores femininas adultas prioritariamente por forma a diminuir a produo de mais sementes. No esquecer que a parte subterrnea tem que ser tambm controlada. essencial o controlo de seguimento durante vrias estaes para controlar novas plntulas e/ou possveis recuperaes. Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida re-invaso da rea. A persistncia fundamental at que no sejam observados mais rebentamentos. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos produtos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento e a utilizao de material de proteco. Quem aplica o qumico deve andar com mscara de proteco e luvas de nitrilo.

pormenor de smaras ainda imaturas

E.Marchante 2005

E.Marchante 2005

planta feminina isolada

Indivduos jovens provenientes de germinao a proliferar na margem de um canal

indivduos jovens

Referncias bibliogrficas consultadas:


(2) Franco, J.A. 1971. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. I: Lycopodiaceae - Umbelliferae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 426. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World - A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 32. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa Pg. 189. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas V asculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 83-4. (7) Almeida,J.D.; Marchante, E.; Marchante, H. & Freitas, H. A brief report on the invasive flora of Portugal. Aliens. 18: 16-18. disponvel: http://www .issg.org/aliens_newsletter/Aliens18.pdf. consultado: 1/8/2005. (14) Franco, J.A. 1943. Dendrologia Florestal. Imprensa Lucas & C., Lisboa. Pg. 152. (28) Swearingen, J.M. & Pannill, P . 2005. Tree of heaven - Ailanthus altissima (Mill.)Swingle. in Plant Conservation Alliance's Alien Plant Working Group. Weeds gone Wild: Alien Plant Invader of Natural Areas. disponvel: http://www .nps.gov/plants/alien/fact/aial1.htm. consultado: 1/8/2005. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

33 Solanaceae
Nome Vulgar
estramnio, erva-do-diabo, erva-das-bruxas, erva-dos-mgicos, figueira-brava, castanheiro-do-diabo, pomo-espinhoso (4)

figueira-do-inferno
Datura stramonium L.
=Datura talula L. (1), Datura inermis Juss. Ex Jacq. (3), Datura stramonium L. var. tatula (L.) Torr. (8)

PLANTAS INVASORAS EM PORTUGAL


Como reconhecer
Erva ou subarbusto anual, de flores brancas grandes.

Terfito de 50-200 cm, glabro a puberulento. Folhas com 5-18(-21) X 415 cm, ovadas a elpticas, acunheadas a subcordadas na base; sinuado-dentadas a -lobadas. Corola com 5-10 cm, afunilada, branca ou purprea. Cpsula com (2,5-)3,5-7 X (2-)3-5 cm, ovide, erecta, regularmente deiscente, densamente revestida de acleos +/- iguais, um tanto finos, raramente inerme (2).

Espcies semelhantes
-------pormenor da corola branca

Origem
Sul da Amrica tropical (3).

Motivos para a introduo


Provavel introduo acidental (6).

Estatuto legal em Portugal


Espcie invasora (32).
aspecto geral da planta

Distribuio em Portugal Continental


Todas as provncias (6).
regies do pas em que est registada a ocorrncia desta espcie

Caractersticas que facilitam a invaso


Espcie infestante muito disseminada, com produo prolfica de sementes. As plntulas estabelecem-se rapidamente e so formados grandes tapetes que ensombram a vegetao circundante graas s folhas de grandes dimenses (3).

Ambientes preferenciais de invaso


Terras cultivadas, stios ruderalizados e outros descampados (2).

Metodologias de Controlo
Controlo fsico: as plantas isoladas podem ser arrancadas mo ou retiradas por escavao, antes da formao dos frutos. O arranque deve ser efectuado com o solo hmido de forma a libertar mais facilmente as razes. Controlo qumico: Tendo em conta os possveis efeitos adversos, nas outras espcies e no meio ambiente, a aplicao de qumicos deve ser sempre muito bem ponderada, sendo desaconselhada em reas naturais. Os herbicidas eficazes para a pr-emergncia so o atrazine ou o dicamba. As plntulas e as plantas maiores podem ser pulverizadas com dicamba ou 2,4 - D (3).

A ter em ateno
essencial assegurar o controlo de seguimento aps o controlo inicial, para remoo de plntulas jovens. Descuidar o controlo de seguimento pode resultar na rpida re-invaso da rea. A persistncia fundamental at que no seja observada mais germinao. fundamental que se respeite rigorosamente a informao dos rtulos dos produtos e os cuidados gerais da aplicao de qumicos, nomeadamente, a no aplicao em dias de precipitao nem dias de muito vento e a utilizao de material de proteco.

corola ainda no completamente aberta

cpsula imatura, ainda fechada, revestida de acleos

cpsula madura com as sementes negras no interior

Referncias bibliogrficas consultadas:


(1) Moore, D.M. 1972. Datura L. in: Tutin, T.G. [et al] (ed.) Flora Europaea. Vol. III: Diapensiaceae - Myoporaceae. Cambridge University Press. Cambridge. Pg. 200. (2) Franco, J.A. 1984. Nova Flora de Portugal (Continente e Aores). Vol. II: Clethraceae - Compositae. Edio do Autor. Lisboa. Pg. 192, 206. (3) Weber, E. 2003. Invasive Plant Species of the World A Reference Guide to Environmental Weeds. CABI Publishing. Switzerland. Pg. 137. ISBN 0851996957. (4) Fernandes, F .M. & Carvalho, L.M. 2003. Portugal Botnico de A a Z - Plantas Portuguesas e Exticas. LIDEL. Lisboa. Pg. 225. ISBN972-757-265-0. (6) Almeida, J.D. 1999. Flora extica subespontnea de Portugal Continental (Plantas Vasculares). 2 ed. Dissertao de Mestrado. Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pg. 84-5. (8) USDA, NRCS. 2004. The PLANTS Database, Version 3.5 (http://plants.usda.gov). National Plant Data Center, Baton Rouge, LA 70874-4490 USA. (32) Decreto-Lei n 565/99, de 21 de Dezembro (DR n 295/99, I-A Srie) - Regula a introduo na natureza de espcies no indgenas da flora e da fauna.

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

Compilao da informao: Elizabete Marchante1, Hlia Marchante2 Design Grfico: Vitor Carvalho2, Jorge Tavares Desenvolvido no mbito do projecto INVADER (POCTI/BSE/42335/2001) www.uc.pt/invasoras Mais informao: invader@ci.uc.pt Dezembro de 2005
ESAC
Instituto do Mar Dep. Botnica, Univ. Coimbra
1

DCEA, Escola Superior Agrria de Coimbra

Вам также может понравиться