Вы находитесь на странице: 1из 50

Processo Administrativo Federal Lei 9.

.784/99 Apresentao: Ol alunos (as), eu sou o Gustavo Oliveira, professor de Direito Administrativo em vrios cursinho no Distrito Federal (popularmente conhecido como Braslia), ministro aulas a cerca de 2 anos e sou Bacharel em Direito e Ps Graduado em Direito Administrativo pela LFG. Est ser a nossa Aula a respeito da Lei 9.874/99, trataremos dos tpicos relevantes cobrados em Concurso Pblico e deixo avisado. QUALQUER DVIDA, fique vontade para me contatar via e-mail: jgustavooliveira@live.com e tambm por meio do meu blog: www.estudosesucessp.blogspot.com.br onde posto vrias dicas, questes comentadas, vdeo-dicas, mapas mentais etc para facilitar o entendimento da matria. Est pronto? Vamos iniciar nosso Estudos, tenho certeza que depois dessa aula, voc ir se apaixonar pelo Direito Administrativo e vai ficar sem vontade de estudar qualquer outra matria. Mas para passar voc deve estudar todas e dever um relacionamento maduro e equilbrio com o amor pelo Direito Administrativo. Levantar os ps em direo ao cu, inclinar-se tanto para trs que tudo parece estar de cabea para baixo. Levantar ncoras, iar as velas, desfazer as amarras vamos Zarpar. HORA DE NAVEGAR OS MARUJOS! J fomos ao norte, ao leste, ao oeste, e agora nos direcionarmos para o sul. TODOS PRONTOS? O Processo Administrativo Federal. O processo administrativo federal o procedimento utilizado pela administrao para se organizar internamente. Ou seja, toda a tramitao de papis (documentos, pedidos etc) sero regulador por essa lei. Tero o seu procedimento (caminho a ser seguido) de forma detalhada, estabelecendo quem far parte do processo, os prazos, os locais e todas os demais detalhes que veremos.

1. CONCEITO. O Processo Administrativo Federal, tem como objetivo traas as normas bsicas do procedimento, fixar os direitos dos administrados , a fim de que seja alcanado o melhor cumprimento dos fins administrativos. Veja o esquema:

NA LEI: Art. 1 Esta Lei estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Federal direta e indireta, visando, em especial, proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administrao. NA PROVA: 1. (AGENTE ADMINISTRATIVO MPS CESPE/2010) O processo administrativo, na administrao pblica federal, visa proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da administrao.

exatamente a finalidade da lei, trazer noes bsicas para proteger os direitos do administrador com a finalidade principal de um melhor cumprimento da finalidade pblica. Gabarito: CORRETA. 2. APLICAO. 2.1. NOS ENTES POLTICOS. As regras do processo administrativo federal, devem ser observadas tanto na administrao direta (unio) quanto na administrao indireta (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economias Mista). Porm, tal aplicao apenas em mbito nacional, ou seja, FEDERAL, por isso ser na administrao direta federal (unio) e na administrao indireta, desde que sejam Federais. VEJA O ESQUEMA:

NA LEI: Art. 1 Esta Lei estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Federal direta e indireta , visando, em especial, proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administrao.

Porm, importante lembrar que a lei tem aplicao subsidiria (supletiva, suplementar, residual), isto , poder ser usada na falta de uma norma ou tambm para nortear (direcionar) a criao de uma norma. Logo, se a lei do processo administrativo de um Estado da Federao no traz o prazo para apresentar defesa, poder ser usado o prazo da lei Federal. Dessa forma, para se criar um nova lei o Ente Poltico (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) podero buscar inspirao na lei federal, como fez o Distrito Federal em sua lei, veja: LEI N 2.834 DE 7 DE DEZEMBRO DE 2001

PUBLICAO DODF N 234 DE 10/12/01 (Folha n 1) Recepciona a Lei Federal n 9.784, de 29 de janeiro de 1999. O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, FAO SABER QUE A CMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL DECRETA E EU SANCIONO A SEGUINTE LEI: Art. 1 Aplicam-se aos atos e processos administrativos no mbito da Administrao direta e indireta do Distrito Federal, no que couber, as disposies da Lei Federal n 9.784, de 29 de janeiro de 1999. Art. 2 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 3 Revogam-se as disposies em contrrio.

Logo, a regra aplicao em nvel federal, e no que diz respeito servir como direcionamento e aplicao na falta de norma regulamentadoras aceita-se a sua utilizao como exceo. NA PROVA: 2. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRE/MT CESPE/2010) Segundo previso legal expressa na Lei n 9.784/99, as normas bsicas ali consignadas quanto ao processo administrativo aplicam-se no mbito da Unio, dos municpios, nas esferas dos distintos poderes. A lei exclusivamente federal podendo apenas servir como norte para os demais entes elaborarem a sua respectiva norma. Gabarito: ERRADA 2.2. NOS TRS PODERES. Em relao ao mbito de aplicao, ainda, importante lembrar que a lei deve ser aplicada em todos os poderes (executivo, legislativo e judicirio), afinal quando no estamos diante do poder executivo em sua funo administrativa tpica, estaremos diante dos demais poderes desempenhando o sua funo administrativa atpica, por exemplo: Senado Federal (rgo do poder legislativo) e STF (rgo do poder judicirio) quando contratam servidores por meio do concurso pblico ou realizam compras por meio da licitao. VEJA O ESQUEMA: Poder Executivo Funo Atpica Julgar Funo Atpica Legislar Poder Legislativo Poder Judicirio Julgar Administrar Legislar Julgar Administrar

Funo Tpica Administrar/Fiscalizar Legislar

Note quem em todos os poderes ser necessria a utilizao do Direito Administrativo (funo administrativa tpica no executivo e funo

administrativa atpica no legislativo e n judicirio), e a norma que ir regular o procedimento a lei 9.784/99. NA LEI: Art. 1 1o Os preceitos desta Lei tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de funo administrativa. NA PROVA: 3. (TCNICO JUDICIRIO STJ CESPE/2008) Quando os membros do Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios se renem para decidir questes administrativas, tm de observar apenas a respectiva lei de organizao judiciria e seu regimento interno, haja vista a Lei n 9.784/1999 ser aplicvel to-somente aos rgos do Poder Executivo da Unio. A LEI 9.784 tem aplicao em todo os poderes do executivo (Legislativo, Executivo e Judicirio); Gabarito: Errada. 4. (ANALISTA PROCESSUAL MPU CESPE/2010 ) A referida lei estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da administrao pblica direta e indireta, e seus preceitos tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, quando no desempenho de funo administrativa. Sua aplicao ser tanto na administrao direta quanto indireta e nos trs poderes. Gabarito: Correta.

3. DEFINIES. A lei traz em seu corpo a definio de alguns conceitos muito utilizados no estudo do direito administrativo, destaca o que seriam: rgo, entidades e autoridade. rgo: seria a unidade de atuao dentro da administrao pblica, porm sem personalidade jurdica. Entidade: seria a unidade de atuao componente da administrao pblica que possui personalidade jurdica. Autoridade: servidor que possui poder de decidir. Veja o Esquema:

NA LEI: Art. 1 2 Para os fins desta Lei, consideram-se: I - rgo - a unidade de atuao integrante da estrutura da Administrao direta e da estrutura da Administrao indireta; II - entidade - a unidade de atuao dotada de personalidade jurdica; III - autoridade - o servidor ou agente pblico dotado de poder de deciso. NA PROVA:

5. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/GO CESPE/2008) rgo a unidade de atuao dotada de personalidade jurdica. rgo no possui Personalidade Jurdica; Gabarito: ERRADA. 6. (TCNICO ADMINISTRATIVO MPU CESPE/2010) De acordo com a Lei n. 9.784/1999, entidade a unidade de atuao dotada de personalidade jurdica, enquanto autoridade o servidor ou agente pblico dotado de poder de deciso. Entidade possui personalidade jurdica e autoridade diz respeito ao servidor (agente pblico) dotado do poder de deciso; Gabarito: ERRADA. 6. PRINCPIOS. A lei traz em seu artigo 2 vrios princpios elencados, dentre eles traz princpios explcitos na Constituio Federal, bem como princpios implcitos, ou seja, que devem ser interpretados. VEJA O ESQUEMA: Palavra: SR. CAPIM (Senhor Capim).

S SEGURANA JURDICA R RAZOABILIDADE C CONTRADITRIO A AMPLA DEFESA P PROPORCIONALIDADE I INTERESSE PBLICO M MOTIVAO/MORALIDADE

NA LEI: Art. 2 A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia . (a) Legalidade: a lei deve ser sempre observada na atuao administrativa. Isto , o administrador pblico s pode agir quando a lei determinar. O que o diferencia da legalidade para o particular, que poder fazer tudo aquilo que a lei no probe. Enquanto o agente pblico possui uma relao de subordinao lei, o particular possui uma relao de no contradio. (b) Finalidade/Interesse Pblico: o fim mediato do ato administrativo sempre o interesse pblico. Logo, a busca do fim pblico pela administrao sua finalidade essencial. O ato administrativo que no possui a finalidade pblica estar viciado, vcio este to grave, que no poder ser convalidada (corrigido, concertado), o ato ser nulo. (c) Motivao: em decorrncia do princpio da publicidade, o ato administrativo v sempre ser apresentado a coletividade, para que possa ser realizada a fiscalizao e o controle. Por isso, os motivos do ato (fatos + fundamentos) devem ser exteriorizados (expostos) motivados. E a lei 9.784/99, em seu art. 50 traz um rol de atos que devem ser motivado, qual seja: Art. 50. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando: I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; III - decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; V - decidam recursos administrativos;

VI - decorram de reexame de ofcio; VII - deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; VIII - importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo. (d) Contraditrio/Ampla Defesa: tais princpios caminham juntos, isto , trabalham um ao lado do outro. O contraditrio diz respeito ao direito que o interessado tem de ficar sabendo do processo (ter cincia, ser citado), bem como ao direito de contradizer todos os atos do processo (ser intimado para apresentar defesa). A ampla defesa por sua vez representa o direito que o interessado tem te fazer jus de toda e qualquer prova no processo, desde que seja legalmente admitidas pela. (e) Razoabilidade/Proporcionalidade: tais princpios, tambm, trabalham em conjunto. A razoabilidade diz que a administrao deve buscar agir apenas quando for realmente necessrio e quando for agir deve agir de forma adequada. A proporcionalidade uma vertente da razoabilidade e diz que a atuao adequada aquela que busca uma ponderao (equilbrio) entre os meios utilizados e os fins desejado pela administrao durante a sua atuao. (f) Moralidade: a agente pblico durante a sua atuao deve observar sempre agir de boa-f, com lealdade, zelo pelo patrimnio pblico, ter uma conduta moral, lcita e proba (honesta). (g) Segurana Jurdica: busca-se uma relao de estabilidade no processo, sendo vedada a aplicao de lei nova de forma retroativa de forma que venha a prejudicar o interessado. Devendo sempre respeitar o ato jurdico perfeito, a coisa julgada e o direito adquirido. (h) Eficincia: o agente pblico deve ser o mais racional para administrao, trabalhar de forma adequada para buscar menos custos e

mais benefcios, o que tornar a mquina administrativa mais rpida e econmica. NA PROVA: 7. (CESPE/2011 IFB PROFESSOR) Entre os princpios expressamente consignados na Lei 9.784/99, incluise o relativo impessoalidade. O princpio da Impessoalidade no se encontra consagrado no lei 9.874/99. Gabarito: Errada. 8. (ADMINISTRADOR CORREIOS CESPE/2011 ) Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, embora no estejam mencionados no texto constitucional, esto previstos, de forma expressa, na lei que rege o processo administrativo federal. Tais princpios so explcitos do texto constitucionais, isto , interpretados da CF. Mas na lei 9.784/99 eles vm de forma expressa. Gabarito: Correta. 9. (AGENTE ADMINISTRATIVO MPS CESPE/2010) Os processos administrativos, busca-se a adequao entre meios e fins, at mesmo com a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico, visando preveno das irregularidades. A atuao razovel/proporcional deve ser equilibrada e justa, no admitindo-se aplicao de medida superior aquela que realmente necessria; Gabarito: ERRADA. 10. (CESPE/2011 CNPQ ANALISTA EM CINCIA E TECNOLOGIA JNIOR) Nos processos administrativos, nova interpretao dada pela

administrao pblica sobre determinada matria deve ser aplicada retroativamente. De acordo com o princpio da Segurana Jurdica, no deve aplicada de forma retroativa a nova interpretao, pois caso acontea poder retirar um direito anteriormente adquirido. Gabarito: Errada. 5.1. Conceitos Importantes. (a) Informalismo: no processo administrativo os atos podem ser como regra realizados por meio informal, ou seja, no depende de rigidez, a fim e que torne a o procedimento mais rpido, fugindo de toda a burocracia e complexidade dos tramites demorados. (b) Oficialidade: a administrao no precisa ser provocada para agir, poder agir por si mesma, isto , a prpria administrao poder comear um processo, requerer diligncias, buscar provas e at mesmo nos casos em que o interessado abrir mo do processo, caso a administrao ache necessrio (conveniente e oportuno ao interesse pblico) poder dar continuidade. (c) Verdade Material: como o interesse por traz do processo o interesse pblico. Deve-se buscar a verdade material, aquela do que realmente aconteceu, afinal o interesse pblico Supremo (supremacia do interesse pblico) e indisponvel (indisponibilidade do interesse pblico), princpios formadores do regime jurdico administrativa, ponta p inicial para o estudo da matria. (d) Advogado: quem estiver litigando (discutindo) no processo no obrigado a ser representado por um advogado ou por bacharel em direito. Como nos diz a Jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal: Smula Vinculante 5 A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio.

(e) Revelia: no processo administrativo federal, no existem os efeitos da revelia (deixar de comparecer ou apresentar defesa) como existem em outros ramos do direito. Gera apenas a nomeao de um representante dativo (pessoa designada exclusivamente para dar andamento ao processo) e no gera a presuno de todos os atos alegados contra o interessado com verdadeiros e nem a renncia dos seus diretos. NA LEI: Art. 27. O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado. (f) Cobrana de custas: vedada a cobrana de custas no processo, bem como o depsito prvio para recorrer. NA LEI: Art. 2, Pargrafo nico, XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; (h) Auto Tutela a administrao pode agir de oficio (sem ser provocada), poder anular seus atos ilegais e revogar aqueles considerados inconvenientes e inoportunos. Quanto os atos forem ilegais no se originam direitos, mas quando forem inconvenientes e inoportunos se originam direito e por isso devem ser respeitados os direito adquiridos. Em ambos os casos, o interessado ter direito ao processo par exercer o seu contraditrio e ampla defesa. NA LEI: Art. 53. A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. Contudo, a administrao ter um tempo pare realizar a anulao. Se a anulao for de ato que causou efeito favorvel ao administrado ela ter

cinco anos para faz-la, porm se tal efeito favorvel decorrente de atuao de m-f do administrador a administrao no dever se submeter ao prazo de 5 anos, sendo ento imprescritvel (no haver tempo para cobrar, poder cobra 10,20,50,100 etc anos depois). NA LEI:
..

Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. NA PROVA: 11. (TODOS OS CARGOS SUPERIOR ANEEL CESPE/2010) A administrao pblica pode, independentemente de provocao do administrado, instaurar processo administrativo, como decorrncia da aplicao do princpio da oficialidade. Princpio da Oficialidade. Gabarito: Certa. 12. (TCNICO EM COMUNICAO SOCIAL DPU CESPE/2010) O princpio da gratuidade no se aplica ao processo administrativo, considerando-se a necessidade de cobertura das despesas decorrentes da tramitao. No processo administrativo Federal, no existe cobrana de taxas, logo a gratuidade aplicada. Gabarito: Errada. 13. (CESPE/2011 CORREIOS ADMINISTRADOR) Consoante o princpio da autotutela, consagrado na Lei n. 9.784/1999, a administrao deve anular seus prprios atos de contedo decisrio, quando eivados de vcio de legalidade.

Atos de contedo decisrio esto no mrito administrativo, logo no devem ser anulados por ilegalidade, mas sim revogados por motivo de convenincia e oportunidade. Gabarito: Errada. 14. (ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO MS CESPE/2010) A lei que regula o processo administrativo no mbito da administrao pblica federal assegura ao administrado a possibilidade de fazer-se assistido por advogado. Ter a assistncia de um advogado uma faculdade do administrado. Gabarito: Correta. 6. DIREITOS E DEVERES DOS ADMINISTRADOS A lei traz um rol de direitos que a administrao deve observar durante sua relao com os administrados, bem como as obrigaes (deveres) do administrado perante a administrao. VEJA O ESQUEMA:

NA LEI: Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administrao, sem prejuzo de outros que lhe sejam assegurados: I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes; II - ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; III - formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. Art. 4o So deveres do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo: I - expor os fatos conforme a verdade; II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-f; III - no agir de modo temerrio; IV - prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos. 7. FASES. Neste tpico fala-se sobre as etapas que o processo deve seguir, do seu incio at o seu fim. O processo possui trs etapas, quais sejam: (a) Instaurao; (b) Instruo; e (c) Julgamento.

(a) INSTAURAO a fase inicial, isto , a forma como o processo comea e poder ser: - DE OFCIO: a prpria administrao d incio; - A PEDIDO: o interessado d incio, mediante o uso de um requerimento, que deve conter os seguintes requisitos: rgo/Autoridade para quem se dirige o processo; Identificao; Domiclio; Fatos + Fundamentos + Pedidos; Data e Assinatura. NA LEI:
Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado. Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitao oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados: I - rgo ou autoridade administrativa a que se dirige; II - identificao do interessado ou de quem o represente; III - domiclio do requerente ou local para recebimento de comunicaes; IV - formulao do pedido, com exposio dos fatos e de seus fundamentos; V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.

#CUIDADO! Se houver mais de um interessado e o contedo bem como os fundamentos forem idnticos, poder ser utilizado apenas um requerimento, o que chamamos de LITISCONSRCIO ATIVO.

NA LEI:
Art. 8 Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem contedo e fundamentos idnticos, podero ser formulados em um nico requerimento, salvo preceito legal em contrrio.

Afinal, quem poder ingressar com o processo, ou seja, quem sero os interessados. VEJA O ESQUEMA: PF capaz ou PJ; Direitos Afetados pela deciso; Organizaes/Associao (Direitos/Interesses coletivos); Pessoas/Associaes (Direitos/Interesses difusos); NA LEI: Art. 9o So legitimados como interessados no processo administrativo: I - pessoas fsicas ou jurdicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exerccio do direito de representao; II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos ou interesses que possam ser afetados pela deciso a ser adotada; III - as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - as pessoas ou as associaes legalmente constitudas quanto a direitos ou interesses difusos. NA PROVA 15. (TCNICO JUDICIRIO TRE/MG CESPE/2009) As organizaes e associaes representativas so legitimadas para atuar como interessadas

em processos administrativos, no tocante a direitos e interesses individuais. No so legitimas para interesse individuais, apenas COLETIVOS! Gabarito: Errada. #COMPETNCIA. A competncia a atribuio legal que conferida ao rgo ou agente para a prtica dos seus atos, ou seja, a lei diz o que cada rgo e agente pode ou no fazer, traz tudo aquilo que reservado para o seu mbito de atuao e seu cargo. A competncia no pode ser entregue a outra pessoa, ou seja, como regra ela irrenuncivel. Mas a lei admite estender a competncia (delegao) ou chamar para si a competncia de outra pessoas (avocao), contudo devem ser observados vrios requisitos: publicidade, motivao, no podem ser total ou para sempre e cada uma delas tem um porque em especial. VEJA O ESQUEMA: Delegao O que Avocao

Estender a competncia Chamar pra si a competncia de outrem (outra pessoa) Mesma Hierarquia entre Chefe Subordinados e Apenas entre Chefe e e Subordinados

Onde ocorre

Porque ocorre (motivo) Por Ordem: Tcnica, Excepcional e Relevante Social, Econmica, Territorial e Jurdica Tempo Sempre DETERMINADO, indeterminado seria renncia. por tempo

Total Parcial Motivada Publicada

NO ADMITE-SE ADMITE-SE SEMPRE SEMPRE

CUIDADO! Os atos normativos, as decises de recursos administrativos e a competncia exclusiva no podem ser objeto de delegao e avocao. VEJA O ESQUEMA : Palavra: AREX. A ATOS NORMATIVOS R RECURSOS ADMINISTRATIVOS (DECISO) EX EXCLUSIVA (COMPETNCIA) NA LEI: Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes. Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos;

III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. 1o O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2o O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. 3o As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado. Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. NA PROVA: 16. (ANALISTA DE INFORMTICA MPU CESPE/2010) No que se refere competncia dos rgos administrativos, a Lei n. 9.784/1999 admite expressamente a delegao de competncia para a edio de atos de carter normativo. Os atos de carter normativo no podem se delegados. Gabarito: Errada. 17. (TODOS OS CARGOS MS CESPE/2010) De acordo com a legislao de regncia, a edio de atos de carter normativo pode ser objeto de delegao. Os atos de carter normativo no podem se delegados. Gabarito: Errada.

18. (ANALISTA EM CINCIA E TECNOLOGIA JNIOR CNPQ CESPE/2011) No pode ser objeto de delegao a competncia para decidir sobre recursos administrativos. As Decises de Recursos Administrativos no podem se delegados. Gabarito: ERRADA 19. (ESCRIVO DE POLCIA PC/ES CESPE/2011) Somente em carter temporrio e por motivos relevantes devidamente justificados permitida a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. A avocao ser sempre temporria, e seu motivos devero ser justificados. A mesma s pode ocorrer para subordinados. Gabarito: Correta. #IMPEDIMENTO E SUSPEIO. A lei traz casos em que as pessoas que possuam vnculos com quem est participando do processo podero mostra tal vnculo para a administrao, a fim de que seja assegurada a imparcialidade no julgamento e que a deciso, bem como toda a instruo fique longe da influncia de pessoas que possuem preferncia por algumas das partes que esto discutindo no processo. Para tal acontecimento dar-se o nome de Impedimento ou Suspeio. O IMPEDIMENTO absoluto, isto , DEVE ser apresentado sob pena de gerar nulidade no processo. A SUSPEIO relativa e PODE ser apresentada, sua configurao no gera nulidade no processo. VEJA O ESQUEMA: IMPEDIMENTO Absoluta Gera Nulidade SUSPEIO Relativa No Gera Nulidade

DEVE ser apresentada Para: #Interesse na causa; #Litigando (adm/jud) (Cnjuge/Interessado); #Participou/Participar como: - Perito; - Testemunha; - Representante. Do: (Cnjuge/Interessado/Parente At 3 Grau);

PODE ser apresentada Para: # Amizade Intima/Inimizade Notria com: com (Cnjuge/Interessado/Parente At 3 Grau);

NA LEI: Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria; II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar. Pargrafo nico. A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. Art. 20. Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos

interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. NA PROVA: 20. (AFCE- TI TCU CESPE/2010) A suspeio gera presuno relativa de incapacidade, mas o defeito sanado se o interessado no a alegar no momento oportuno. Suspeio relativa, isto , caso no seja apresentado no tempo certo no gera nulidade. Podendo o processo continuar normalmente. Gabarito: Correta. #ATOS DO PROCESSO. (A) Forma dos Atos: Regra: Livre [Exceo]: quando a lei determinar, dever ser Escrito com: DATA + LOCAL + ASSINATURA. NA LEI: Art. 22. Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. 1oOs atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da autoridade responsvel. Em vernculo idioma oficial do pais. Brasil: portugus. NA PROVA: 21. (PROCURADOR AGU CESPE/2010) Os atos do processo administrativo dependem de forma determinada apenas quando a lei expressamente a exigir.

Como regra os atos do processo so livres, salvo quando a lei determinar. Gabarito: Correta. 22. (TCNICO JUDICIRIO TRE/MG CESPE/2009) Todos os atos do processo administrativo devem ser realizados de forma determinada. Como regra, eles so livres. Gabarito: Errada. CUIDADO! Quando houve dvidas a respeito para saber se o documento legitimo, verdadeira e autentico poder ser feito o reconhecimento de firma. CUIDADO! A autenticao do documento pode ser feita pela prprio rgo da administrao. NA LEI:
Art. 22 2o Salvo imposio legal, o reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. 3o A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo.

(b) Lugar dos atos: Regra: Na sede do rgo; [Exceo]: Fora do rgo mediante cincia do interessado. NA LEI: Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do rgo, cientificando-se o interessado se outro for o local de realizao. (c) Tempo dos atos: Regra: Dias teis no horrio de funcionamento normal da repartio.

[Exceo]: Aps o horrio, caso seu interrompimento cause dano ou prejuzo ao processo ou a direito do interessado NA LEI: Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo. Pargrafo nico. Sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou Administrao. (d) Prazo dos atos: 5 dias. NA LEI: Art. 24. Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de fora maior. # INTIMAO DOS INTERESSADOS. Intimao meio pelo qual a administrao avisa ao interessado o que est acontecendo no processo, bem como, o meio utilizado para que o interessado v at a repartio para tomar algum providncia em relao ao seu caso. Para a sua ocorrncia deve ser observado um tempo mnimo de antecedncia de 3 dias uteis. Ela poder ser de vrias formas. VEJA O ESQUEMA: Cincia no Processo; AR; Telegrama; Edital (Indeterminado/Desconhecidos/Sem Domiclio); Outro meio que assegura a cincia;

NA LEI: Art. 26 2o A intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento. 3o A intimao pode ser efetuada por cincia no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado. 4o No caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, a intimao deve ser efetuada por meio de publicao oficial. (b) INSTRUO Nesta etapa do procedimento as provas so colhidas (testemunhas/documentos) e a comisso responsvel pelo processo elabora um relatrio para sugerir autoridade julgadora que tome determinada deciso. VEJA O ESQUEMA: INSTRUO Colher provas; Elaborar Relatrio; CUIDADO! No so admitidas provas ilcitas, impertinentes, desnecessrias ou protelatrias, apenas prova LCITAS. Durante a instruo pode ser necessria a ajuda de um especialista, a fim de que tira alguma dvida que uma pessoa comum no seja capaz de verificar, por exemplo: a ajuda de um perito. Por isso, a lei traz a oportunidade da administrao requisitar um PARECER CONSULTIVO. Tal parecer ter o prazo de 15 dias prorrogveis por mais 15, poder ser Obrigatrio Vinculante ou No Vinculante, caso ele no seja entregue no dias combinado, no primeiro suspende o processo e no segundo no suspende o processo, mas em ambos os casos a pessoas responsvel pelo atraso ser punida.

VEJA O ESQUEMA: Parecer Consultivo: #Prazo: 15 + 15; #OBRIGATRIO: - Vinculante: Suspenso + Responsabilizao; - No Vinculante: Suspenso + Responsabilizao; NA LEI: Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo. 1o Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo no ter seguimento at a respectiva apresentao, responsabilizando-se quem der causa ao atraso. 2o Se um parecer obrigatrio e no vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo poder ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento. NA PROVA: 23. (PROCURADOR FEDERAL AGU CESPE/2010) Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo pode ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento. Se o parecer for obrigatrio e vinculante teremos dois reflexos: Suspenso do Processo e Responsabilizao do responsvel pela atraso. Caso ela seja obrigatrio e no vinculante no ter suspenso, mas ter a responsabilizao de quem ocasionou o atraso. Gabarito: Errada.

24. (PROCURADOR BACEN CESPE/2009) O parecer do rgo consultivo dever ser emitido impreterivelmente no prazo mximo de quinze dias. Pode ser prorrogado por mais 15 dias se devidamente justificado o motivo. Gabarito: Errada. #DFFESA dentro da fase de instruo realiada a defesa do acusado, que ser no final da instruo, isto , ser o ltimo ato da fase instrutria, dentro de 10 dias. VEJA O ESQUEMA: DEFESA: Final da instruo; 10 dias; NA LEI: Art. 44. Encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestar-se no prazo mximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. # RELATRIO depois da instruo (finalizada pela apresentao da defesa) a comisso ir elaborar um relatrio, o qual servir de base para a autoridade julgadora decidir qual deciso dever ser tomada. NA LEI: Art. 47. O rgo de instruo que no for competente para emitir a deciso final elaborar relatrio indicando o pedido inicial, o contedo das fases do procedimento e formular proposta de deciso, objetivamente justificada, encaminhando o processo autoridade competente.

(c) DECISO a ltima fase do processo e compete a autoridade julgadora faz-la. Ser aps finalizada toda a instruo no prazo de 30 dias prorrogveis por mais 30. As razes da deciso devem ser apresentadas, isto motivadas. VEJA O ESQUEMA: DECISO Aps Instruo; 30 + 30; NA LEI: Art. 48. A Administrao tem o dever de explicitamente emitir deciso nos processos administrativos e sobre solicitaes ou reclamaes, em matria de sua competncia. Art. 49. Concluda a instruo de processo administrativo, a Administrao tem o prazo de at trinta dias para decidir, salvo prorrogao por igual perodo expressamente motivada. 8. RECURSO E REVISO. Existem trs formas de impugnar as decises no processo administrativo federal, recurso, reviso e reconsiderao. (a) Recurso: contra informalismo no que tange a ilegalidade mrito; NA LEI: Art. 56. Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. (b) Reviso: por meio de provas novas surgem fatos s novos e relevantes; NA LEI:

Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano. (c) Reconsiderao: a retratao da autoridade que decidiu, ou seja, arrependeu-se e resolveu rever a sua antiga deciso. VEJA O ESQUEMA: RECURSO Porque Ocorre Inconformismo (ilegalidade/mrito) 10 dias pior in Poder Ocorrer REVISO Fatos novos ou relevantes (novas provas) Qualquer Tempo No pode ocorrer

Prazo Reforma para (reformatio pejus) Reconsiderao

5 dias

No h

CUIDADO! O endereamento deve ser para a autoridade de menor grau hierrquico. CUIDADO! O nmero mximo de instncias so trs, caso no haja mais instncias esgota-se na ltima. NA LEI: Art. 56 1o O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias , o encaminhar autoridade superior. 2o Salvo exigncia legal, a interposio de recurso administrativo independe de cauo.

Art. 57. O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. NA PROVA: 25. (PROCURADOR FEDERAL AGU CESPE/2010) No processo administrativo, eventual recurso deve ser dirigido prpria autoridade que proferiu a deciso, podendo essa mesma autoridade exercer o juzo de retratao e reconsiderar a sua deciso. O recurso enviado para a prpria autoridade que proferiu a deciso, para que ela faa a retratao (rever sua prpria deciso) em at 5 dias. Gabarito: Correta. 26. (TCNICO JUDICIRIO TRE/MG CESPE/2009) Todos os recursos administrativos devem tramitar, no mximo, por duas instncias administrativas. O mximo so trs instncias. Gabarito: ERRADA. 27. (TCNICO JUDICIRIO TRE/MG CESPE/2009) O agravamento da sano pode decorrer da reviso do processo. No se admite reforma para pior na reviso, apenas no recurso. Gabarito: Errada. 28. (ANALISTA JUDICIRIO ARQUIVOLOGIA TRT 17 REGIO CESPE/2009) Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos; entretanto, dessa reviso no poder resultar agravamento da sano.

O reviso decorre de fatos novos e poder ser a qualquer tempo, no podendo resultado agravamento da sano. Gabarito: Errada. 9. PRAZOS. A lei buscou base na legislao processual civil, logo apresenta semelhanas entre os prazos utilizados na no cdigo de processo civil. No que diz respeito contagem, devem ser observadas algumas peculiaridades. VEJA O ESQUEMA: Prazos: Exclui: comeo. Inclui: vencimento. Em dias: Continuamente. Em anos/Meses: data data. Vencimento em feriado: prorroga-se para o 1 dia til subsequente. NA LEI: Art. 66. Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento. 1o Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte se o vencimento cair em dia em que no houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal. 2o Os prazos expressos em dias contam-se de modo contnuo. 3o Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms.

Art. 67. Salvo motivo de fora maior devidamente comprovado, os prazos processuais no se suspendem. 10. Extino do Processo. O processo poder ser extinto por renncia, desistncia, exaurimento da sua finalidade ou o objeto a ser discutido torna-se sem utilizado devido a fato ocorrente aps a abertura do processo. Deve-se ficar atento as diferenas entre renncia e desistncia. VEJA O ESQUEMA: RENNCIA - do DIREITO; - Escrita; - Total/Parcial; - S atinge quem a formulou; DESISTNCIA - do PROCESSO; - Escrita; - Total/Parcial; - S atinge quem a formulou;

NA LEI: Art. 51. O interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis. 1o Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. 2o A desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige. Art. 52. O rgo competente poder declarar extinto o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente.

REVISO POR MEIO DE ESQUEMAS:

Poder Executivo Funo Atpica Julgar Funo Atpica Legislar

Poder Legislativo Poder Judicirio Julgar Administrar Legislar Julgar Administrar

Funo Tpica Administrar/Fiscalizar Legislar

S SEGURANA JURDICA R RAZOABILIDADE C CONTRADITRIO A AMPLA DEFESA P PROPORCIONALIDADE I INTERESSE PBLICO M MOTIVAO/MORALIDADE

Requisitos do Requerimento rgo/Autoridade para quem se dirige o processo; Identificao; Domiclio; Fatos + Fundamentos + Pedidos; Data e Assinatura. Interessados: PF capaz ou PJ; Direitos Afetados pela deciso; Organizaes/Associao (Direitos/Interesses coletivos); Pessoas/Associaes (Direitos/Interesses difusos);

Delegao O que

Avocao

Estender a competncia Chamar pra si a competncia de outrem (outra pessoa) Mesma Hierarquia entre Chefe Subordinados e Apenas entre Chefe e e Subordinados

Onde ocorre

Porque ocorre (motivo) Por Ordem: Tcnica, Excepcional e Relevante Social, Econmica, Territorial e Jurdica Tempo Total Parcial Motivada Publicada Sempre DETERMINADO, indeterminado seria renncia. NO ADMITE-SE ADMITE-SE SEMPRE SEMPRE por tempo

No podem ser delegados: A ATOS NORMATIVOS R RECURSOS ADMINISTRATIVOS (DECISO) EX EXCLUSIVA (COMPETNCIA)

IMPEDIMENTO Absoluta Gera Nulidade DEVE ser apresentada Para: #Interesse na causa; #Litigando (adm/jud) (Cnjuge/Interessado); #Participou/Participar como: - Perito; - Testemunha; - Representante. Do: (Cnjuge/Interessado/Parente At 3 Grau);

SUSPEIO Relativa No Gera Nulidade PODE ser apresentada Para: # Amizade Intima/Inimizade Notria com: com (Cnjuge/Interessado/Parente At 3 Grau);

Intimao Cincia no Processo; AR; Telegrama; Edital (Indeterminado/Desconhecidos/Sem Domiclio); Outro meio que assegura a cincia;

INSTRUO Colher provas; Elaborar Relatrio. Parecer Consultivo: #Prazo: 15 + 15; #OBRIGATRIO: - Vinculante: Suspenso + Responsabilizao; - No Vinculante: Suspenso + Responsabilizao; DEFESA: Final da instruo; 10 dias; DECISO Aps Instruo; 30 + 30; RECURSO Porque Ocorre Inconformismo (ilegalidade/mrito) 10 dias pior in Poder Ocorrer REVISO Fatos novos ou relevantes (novas provas) Qualquer Tempo No pode ocorrer

Prazo Reforma para (reformatio pejus) Reconsiderao

5 dias

No h

Prazos: Exclui: comeo. Inclui: vencimento. Em dias: Continuamente. Em anos/Meses: data data. Vencimento em feriado: prorroga-se para o 1 dia til subsequente.

RENNCIA - do DIREITO; - Escrita; - Total/Parcial; - S atinge quem a formulou;

DESISTNCIA - do PROCESSO; - Escrita; - Total/Parcial; - S atinge quem a formulou;

ARTIGOS DA LEI E SUMLAS UTILIZADAS: Art. 1 Esta Lei estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Federal direta e indireta, visando, em especial, proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administrao. Art. 1 1o Os preceitos desta Lei tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de funo administrativa. Art. 1 2 Para os fins desta Lei, consideram-se: I - rgo - a unidade de atuao integrante da estrutura da Administrao direta e da estrutura da Administrao indireta; II - entidade - a unidade de atuao dotada de personalidade jurdica; III - autoridade - o servidor ou agente pblico dotado de poder de deciso. Art. 2 A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia . Art. 50. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando: I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses;

II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; III - decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; V - decidam recursos administrativos; VI - decorram de reexame de ofcio; VII - deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; VIII - importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo. Smula Vinculante 5 A falta de defesa tcnica por advogado no processo administrativo disciplinar no ofende a Constituio. Art. 27. O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado. Art. 2, Pargrafo nico, XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei; Art. 53. A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administrao, sem prejuzo de outros que lhe sejam assegurados:

I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes; II - ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; III - formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. Art. 4o So deveres do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo: I - expor os fatos conforme a verdade; II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-f; III - no agir de modo temerrio; IV - prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.Art. 5o O processo administrativo
pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado.

Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitao oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados: I - rgo ou autoridade administrativa a que se dirige; II - identificao do interessado ou de quem o represente; III - domiclio do requerente ou local para recebimento de comunicaes; IV - formulao do pedido, com exposio dos fatos e de seus fundamentos; V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.

Art. 9o So legitimados como interessados no processo administrativo: I - pessoas fsicas ou jurdicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exerccio do direito de representao; II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos ou interesses que possam ser afetados pela deciso a ser adotada; III - as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - as pessoas ou as associaes legalmente constitudas quanto a direitos ou interesses difusos. Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes. Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. 1o O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os

objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2o O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. 3o As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-o editadas pelo delegado. Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria; II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar. Pargrafo nico. A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. Art. 20. Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau.Art. 22. Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. 1oOs atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da

autoridade responsvel.Art. 22 2o Salvo imposio legal, o


reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. 3o A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo.Art. 25. Os atos do processo devem

realizar-se preferencialmente na sede do rgo, cientificando-se o interessado se outro for o local de realizao.Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo. Pargrafo nico. Sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou Administrao.Art. 24. Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de fora maior.Art. 26 2 o A intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento. 3o A intimao pode ser efetuada por cincia no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado. 4o No caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, a intimao deve ser efetuada por meio de publicao oficial. Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo. 1o Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo no ter seguimento at a respectiva apresentao, responsabilizando-se quem der causa ao atraso. 2o Se um parecer obrigatrio e no vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo poder ter prosseguimento e

ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento.Art. 44. Encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestar-se no prazo mximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado.Art. 47. O rgo de instruo que no for competente para emitir a deciso final elaborar relatrio indicando o pedido inicial, o contedo das fases do procedimento e formular proposta de deciso, objetivamente justificada, encaminhando o processo autoridade competente. Art. 48. A Administrao tem o dever de explicitamente emitir deciso nos processos administrativos e sobre solicitaes ou reclamaes, em matria de sua competncia. Art. 49. Concluda a instruo de processo administrativo, a Administrao tem o prazo de at trinta dias para decidir, salvo prorrogao por igual perodo expressamente motivada.

Art. 56. Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano.Art. 56 1 o O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. 2o Salvo exigncia legal, a interposio de recurso administrativo independe de cauo. Art. 57. O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. Art. 66. Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento.

Art. 51. O interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis. 1o Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. 2o A desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige. Art. 52. O rgo competente poder declarar extinto o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente. LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS:
1. (AGENTE ADMINISTRATIVO MPS CESPE/2010) O processo administrativo, na administrao pblica federal, visa proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da administrao. 2. (ANALISTA JUDICIRIO ADMINISTRATIVA TRE/MT CESPE/2010) Segundo previso legal expressa na Lei n 9.784/99, as normas bsicas ali consignadas quanto ao processo administrativo aplicam-se no mbito da Unio, dos municpios, nas esferas dos distintos poderes. 3. (TCNICO JUDICIRIO STJ CESPE/2008) Quando os membros do Tribunal de Justia do Distrito Federal e Territrios se renem para decidir questes administrativas, tm de observar apenas a respectiva lei de organizao judiciria e seu regimento interno, haja vista a Lei n 9.784/1999 ser aplicvel to-somente aos rgos do Poder Executivo da Unio. 4. (ANALISTA PROCESSUAL MPU CESPE/2010 ) A referida lei estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da administrao pblica direta e indireta, e seus preceitos tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, quando no desempenho de funo administrativa. 5. (ANALISTA JUDICIRIO JUDICIRIA TRE/GO CESPE/2008) rgo a unidade de atuao dotada de personalidade jurdica.

6. (TCNICO ADMINISTRATIVO MPU CESPE/2010) De acordo com a Lei n. 9.784/1999, entidade a unidade de atuao dotada de personalidade jurdica, enquanto autoridade o servidor ou agente pblico dotado de poder de deciso. 7. (CESPE/2011 IFB PROFESSOR) Entre os princpios expressamente consignados na Lei 9.784/99, incluise o relativo impessoalidade. 8. (ADMINISTRADOR CORREIOS CESPE/2011 ) Os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, embora no estejam mencionados no texto constitucional, esto previstos, de forma expressa, na lei que rege o processo administrativo federal. 9. (AGENTE ADMINISTRATIVO MPS CESPE/2010) Os processos administrativos, busca-se a adequao entre meios e fins, at mesmo com a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico, visando preveno das irregularidades. 10. (CESPE/2011 CNPQ ANALISTA EM CINCIA E TECNOLOGIA JNIOR) Nos processos administrativos, nova interpretao dada pela administrao pblica sobre determinada matria deve ser aplicada retroativamente. 11. (TODOS OS CARGOS SUPERIOR ANEEL CESPE/2010) A administrao pblica pode, independentemente de provocao do administrado, instaurar processo administrativo, como decorrncia da aplicao do princpio da oficialidade. 12. (TCNICO EM COMUNICAO SOCIAL DPU CESPE/2010) O princpio da gratuidade no se aplica ao processo administrativo, considerando-se a necessidade de cobertura das despesas decorrentes da tramitao. 13. (CESPE/2011 CORREIOS ADMINISTRADOR) Consoante o princpio da autotutela, consagrado na Lei n. 9.784/1999, a administrao deve anular seus prprios atos de contedo decisrio, quando eivados de vcio de legalidade. 14. (ANALISTA TCNICO ADMINISTRATIVO MS CESPE/2010) A lei que regula o processo administrativo no mbito da administrao pblica federal assegura ao administrado a possibilidade de fazer-se assistido por advogado.

15. (TCNICO JUDICIRIO TRE/MG CESPE/2009) As organizaes e associaes representativas so legitimadas para atuar como interessadas em processos administrativos, no tocante a direitos e interesses individuais. 16. (ANALISTA DE INFORMTICA MPU CESPE/2010) No que se refere competncia dos rgos administrativos, a Lei n. 9.784/1999 admite expressamente a delegao de competncia para a edio de atos de carter normativo. 17. (TODOS OS CARGOS MS CESPE/2010) De acordo com a legislao de regncia, a edio de atos de carter normativo pode ser objeto de delegao. 18. (ANALISTA EM CINCIA E TECNOLOGIA JNIOR CNPQ CESPE/2011) No pode ser objeto de delegao a competncia para decidir sobre recursos administrativos. 19. (ESCRIVO DE POLCIA PC/ES CESPE/2011) Somente em carter temporrio e por motivos relevantes devidamente justificados permitida a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. 20. (AFCE- TI TCU CESPE/2010) A suspeio gera presuno relativa de incapacidade, mas o defeito sanado se o interessado no a alegar no momento oportuno. 21. (PROCURADOR AGU CESPE/2010) Os atos do processo administrativo dependem de forma determinada apenas quando a lei expressamente a exigir. 22. (TCNICO JUDICIRIO TRE/MG CESPE/2009) Todos os atos do processo administrativo devem ser realizados de forma determinada. 23. (PROCURADOR FEDERAL AGU CESPE/2010) Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo pode ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento. 24. (PROCURADOR BACEN CESPE/2009) O parecer do rgo consultivo dever ser emitido impreterivelmente no prazo mximo de quinze dias.

25. (PROCURADOR FEDERAL AGU CESPE/2010) No processo administrativo, eventual recurso deve ser dirigido prpria autoridade que proferiu a deciso, podendo essa mesma autoridade exercer o juzo de retratao e reconsiderar a sua deciso. 26. (TCNICO JUDICIRIO TRE/MG CESPE/2009) Todos os recursos administrativos devem tramitar, no mximo, por duas instncias administrativas. 27. (TCNICO JUDICIRIO TRE/MG CESPE/2009) O agravamento da sano pode decorrer da reviso do processo. 28. (ANALISTA JUDICIRIO ARQUIVOLOGIA TRT 17 REGIO CESPE/2009) Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos; entretanto, dessa reviso no poder resultar agravamento da sano.

GABARITO 1C 11 C 21 C 2E 12 E 22 E 3E 13 E 23 E 4C 14 C 24 E 5E 15 C 6E 16 E 7E 17 E 8C 18 E 9E 19 C 10 E 20 C

Вам также может понравиться