Вы находитесь на странице: 1из 9

Tribunais superiores reconhecem direito a Gratificaes de Desempenho entre Servidores e Aposentados

advogadoszonaleste.com.br /index.php/tribunais-superiores-reconhecem-direto-a-gratif icacoes-dedesempenho-entre-servidores-e-aposentados/


Fernando Ciz otto Os funcionrios pblicos da Unio (funcionrios pblicos federais aposentados ou pensionistas) que recebem Gratificao de Desempenho tm direito equiparao com os funcionrios pblicos ativos.

As aes de equiparao de Gratificaes tem guarida nos tribunais superiores que reconhecem que a falta de critrios objetivos para a avaliao de desempenho dos funcionrios pblico obriga a equiparao dos ativos e inativos.

OS INATIVOS TM RECEBIDO MENOR VALOR PARA AS GRATIFICAES, SENDO QUE ATRAVS DE AO JUDICIAL PODEM IGUALAR OS VALORES DAS GRATIFICAES RECEBIDAS PELO PESSOAL DA ATIVA TENDO EM VISTA A ISONOMIA.

As gratificaes foram criadas com o objetivo de melhorar a qualidade dos servios mediante o reconhecimento profissional e a avaliao do desempenho individual e institucional.

Com a nova Lei, a maior parte dos servidores da Administrao Federal, excludos os policiais rodovirios federais (que no tem direito), passaram a ter alguma parcela da sua remunerao vinculada ao desempenho ou produtividade.

Este benefcio dado tambm aos servidores pblicos aposentados e pensionistas, que tero o direito pontuao mnima, igual a dos que esto na ativa.

Todos os aposentados antes de 19/12/2003 (EC 41/2003), que foram funcionrios dos Ministrios, do Ibama, da Funai, Funasa, IBGE, INSS, INCRA, DNER, Professores de Universidades Federais, entre outros, tm direito essa equiparao que s vem atravs de ao judicial.

Em regra geral, tem direito o servidor ou pensionista que passou a perceber seu benefcio at 19/12/2003!

Dependendo do Ministrio em que o servidor trabalhou, ainda, h outras gratificaes que estes tm direito a receber com a mesma pontuao dos que esto na ativa.

No h praz o para ajuiz ar essa ao. Porm, apesar do aposentado ou pensionista poder entrar com esta ao a qualquer momento, o praz o para receber os valores atrasados est correndo e a cada ms que o aposentado ou pensionista demorar a ingressar na justia, deixar de receber o retroativo referente a um ms, posto que o praz o

prescricional (aquilo que pode ser cobrado a ttulo de atrasados) de 5 anos.

Ento, quanto antes o servidor ingressar com a ao, mais ir ter direito a receber.

Os valores a ttulo de atrasado partem de cerca de R$5.000,00 e podem atingir mais de 60 salrios- mnimos, a depender do caso.

Consulte agora mesmo um advogado e faa valer o seu direito, ganhando a equiparao com os funcionrios pblicos da ativa que, certamente, trar um bom valor a ttulo de atrasados para quem ajuiz ar essa ao.

SAIBA QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSRIOS PARA PROMOVER ESSA AO:

- Procurao, requerimento justia gratuita (se for o caso) e contrato de honorrios; - Cpia da cdula de identidade; - Cpia do CPF; - Comprovante de residncia/endereo em nome do autor; - Documento que comprove a data de sua aposentadoria, ou o termo inicial da penso; - Contracheques de 2002 at o ltimo recebido. (se tiver) caso no tenha juntar somente os ltimos. (Preferencialmente, envie ao seu advogado as fichas financeiras de todo o perodo que recebe o seu benefcio para que se possa estimar os valores que o funcionrio tem a receber).

Conhea algumas das Gratificaes recebidas pelas funcionrios pblicos:

GDATA (Grat if icao de Desempenho de At ividade Tcnico Administ rat iva)

Trata- se de gratificao de 37,5 pontos aos servidores no perodo de fevereiro de 2002 a junho de 2004, e de 60 pontos de julho de 2004 a julho de 2006. Os aposentados e pensionistas (servidores inativos) recebiam pontuao limitada a apenas 10 pontos, sendo que aos servidores ativos eram pagos no mnimo 37,5 e 60 pontos, havendo uma gritante distoro nos rendimentos mensais.

Esta gratificao foi instituda pela lei n 10.404 de 09/01/2002, que em seu art. 1 assim dispe:

Art. 1 Fica instituda, a partir de 1o de fevereiro de 2002, a Gratificao de Desempenho de Atividade TcnicoAdministrativa GDATA, devida aos servidores alcanados pelo Anexo V da Lei no 9.367, de 16 de dez embro de 1996, e pela Lei no 6.550, de 5 de julho de 1978, que no estejam organiz ados em carreira, que no tenham tido

alterao em sua estrutura remuneratria entre 30 de setembro de 2001 e a data da publicao desta Lei, bem como no percebam qualquer outra espcie de vantagem que tenha como fundamento o desempenho profissional, individual ou institucional ou a produo.

O GDATA s se aplica aos servidores abaixo, conforme Anexo V da Lei n 9.367, sendo:

Carreiras de Diplomata Auditoria do Tesouro Nacional Polcia Federal Polcia Civil do DF e dos Policiais Civis dos Extintos Territrios Federais Oramento de Finanas e Controle Procuradoria da Faz enda Nacional Especialistas em Polticas Pblicas e Gesto Governamental Carreira de Cincia e Tecnologia dos servidores da SAE FCBIA Fundao Centro Brasileiro para a Infncia e Adolescncia Susep Superintendncia de Seguros Privados CVM Comisso de Valores Mobilirios IPEA Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada IBAMA Instituto Brasileiro do Meio Ambiente EMBRATUR Instituto Brasileiro de Turismo INCRA Instituto Nacional de Coloniz ao e Reforma Agrria CFIAE Caixa de Financiamento Imobilirio da Aeronutica IBPC Instituto Brasileiro de Pesquisa em Cncer IBPC Instituto Brasileiro de Pesquisa em Cncer Ibac FBN FCRB FCP LBA FUNAI Funag FAE

Enap FNS Fundao Nacional de Sade (36205) Roquette Pinto FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao Sudam Suframa Sudene Ceplac Tabela de Especialista dos Tcnico- administrativos das instituies Federais de Ensino, conforme art. 3 e seguintes da Lei n 7.596/87 e aos Cargos do Sistema de Cargos Institudos pelas Leis ns 5.645/70 e 6.550/78.

A percepo da GDATA entre ativos e inativos, ainda que relacionada ao desempenho de funo, vai de encontro norma expressa no referido art. 7 da EC 41/2003, que garantiu a paridade de vencimentos e proventos entre servidores da ativa, aposentados e pensionistas (antes prevista no art. 40, 8, da Constituio Federal, na sua redao original).

A matria pacfica no Supremo Tribunal Federal, tendo sido decidido em Plenrio, em abril de 2007, o direito ao recebimento, pelos inativos das gratificaes na mesma proporo garantida aos servidores inativos (RE 476.279).

Recentemente, na sesso plenria de 19.02.2009, por unanimidade, e nos termos do voto do Relator, Ministro Gilmar Mendes, foi reconhecida a repercusso geral em relao GDATA, e julgado o mrito da questo com fixao dos parmetros de pagamento da gratificao aos inativos e pensionistas, com determinao para que as demais instncias judicirias sigam o entendimento da Suprema Corte (Repercusso Geral por questo de ordem no RE 597.154).

H tambm a smula vinculante n 20 do STF, que assim dispe: A Gratificao de Desempenho de Atividade Tcnico- Administrativa GDATA, instituda pela Lei 10.404/2002, deve ser deferida aos inativos nos valores correspondentes a 37,5 (trinta e sete vrgula cinco) pontos no perodo de fevereiro a maio de 2002 e, nos termos do art. 5, pargrafo nico, da Lei 10.404/2002, no perodo de junho de 2002 at a concluso dos efeitos do ltimo ciclo de avaliao a que se refere o art. 1 da Medida Provisria 198/2004, a partir da qual para a ser de 60 (sessenta) pontos.

Para ser devida a GDATA preciso que a data de concesso do benefcio de aposentadoria ou penso por morte seja anterior EC 41/2003 (19.12.2003).

Est consolidado o entendimento de que no h direito extenso equivalente das gratificaes, ainda que em carter geral, dos servidores ativos aos servidores inativos cuja aposentadoria/penso foi instituda posteriormente a EC 41/03 e, portanto, no abrangidos pela regra de transio.

Em junho de 2006 se deu a extino da GDATA pela MP 304/2006, que foi convertida na Lei 11.357/2006, onde houve a substituio da GDATA pela GDPGTAS.

GDPGTAS (Grat if icao de Desempenho de At ividade Tcnico- Administ rat iva e de Suport e)

O art. 7, 7, da Lei 11.357/06 estabeleceu que a gratificao ser devida a todos os servidores no valor correspondente a 80% do seu valor mximo.

Com a edio da Lei n 11.784/08 que converteu a MP n 41/08, foi institudo o 10 no qual constam critrios diferenciados de concesso da GDPGTAS aos servidores inativos. Contudo, da mesma forma que a GDATA, a GDPGTAS assumiu carter de gratificao de naturez a geral devendo, portanto, ser estendida aos servidores inativos, do mesmo modo que aos ativos.

A Lei n 11.784, de 22/09/08, extinguiu a GDPGTAS, criando outra gratificao, denominada Gratificao de Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo GDPGPE

GDPGPE (Grat if icao de Desempenho do Plano Geral de Cargos do Poder Execut ivo)

A GDPGPE passou a ser paga a partir de 01/01/09, porm, a sistemtica de pagamento em nada diferiu da anteriormente utiliz ada para o clculo da GDATA e da GDPGTAS.

O que ocorreu de fato foi somente a substituio da nomenclatura da gratificao. A GDPGPE foi criada para substituir a GDPGTAS, tal qual a GDPGTAS foi instituda para ocupar o lugar da GDATA.

A Lei n 11.784, de 22/09/08, instituiu o Plano de Reestruturao do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo PGPE, alterando vrios dispositivos da Lei n 11.357/06 (diploma que criou a GDPGTAS) e introduz iu o artigo 7- A, na Lei n 11.357/06.

O artigo 7- A introduz ido na Lei n 11.357/06 estabeleceu que a partir de 01/01/09 era criada a GDPGPE da mesma forma que as outras gratificaes j abordadas. Esta gratificao (GDPGPE) era devida em raz o do desempenho do servidor, e da mesma forma, a avaliao seria estabelecida em regulamento prprio.

Assim, enquanto no avaliados os servidores quanto ao seu desempenho, a lei estabeleceu que o valor devido fosse de 80% do seu valor mximo ( 7).

Desde a criao da GDPGPE, esta vem sendo paga a parte autora o correspondente a 50% do valor mximo, enquanto que um servidor da ativa, ocupante de idntico cargo ao do Autor ou do instituidor da penso, vem

percebendo o equivalente a 80%.

Conclui- se, assim, que a gratificao denominada GDPGPE genrica, merecendo soluo idntica a proclamada pelo Supremo Tribunal Federal no caso da GDATA, notadamente porque no foi iniciado o primeiro ciclo de avaliao dos servidores da ativa, muito menos restou este concludo. Desse modo, a partir de 01/01/09, devida a GDPGPE no valor equivalente a 80 pontos.

O valor do ponto da GDPGPE, observado o cargo, a classe, nvel e o padro respectivo, est estabelecido nos Anexos I V da Lei n 11.784/08.

GRATIFICAO DOS INTEGRANTES DOS MINISTRIOS DA SADE, DA PREVIDNCIA, ASSISTNCIA SOCIAL, DO TRABALHO E EMPREGO E FUNASA GDASST Grat if icao de Desempenho de At ividade da Seguridade Social e do Trabalho

Criada em trs de julho de 2002, atravs da Lei n 10.483, a GDASST que era incorporada ao salrio nominal, e paga em percentuais aos servidores da ativa.

Atravs do referido dispositivo legal, foi incorporado/alterado os valores referentes GDASST para os integrantes dos Quadros de Pessoal dos Ministrios da Sade, da Previdncia e Assistncia Social e do Trabalho e Emprego, em funo do desempenho institucional e coletivo.

De outro lado, os aposentados e pensionistas, funcionrios inativos federais, recebiam a pontuao limitada em valor inferior. Somente este fato j traz ia uma grande diferena nos rendimentos mensais.

No entanto, para uma piora da situao dos inativos, a referida legislao limitou como valor mximo 100 pontos por servidor; e como valor mnimo, 10 pontos (INATIVOS).

Esta situao est equiparada aos servidores inativos que recebem a GDATA e a GDPGTAS.

A GDASST foi extinta em 14.05.2008 com a MP 431/2008 sem que os critrios para avaliao de desempenho fossem fixados, permanecendo a aludida gratificao, durante toda a sua existncia, sendo paga em valores fixos, isto , de forma genrica, desprovida de naturez a pro labore faciendo.

Em seguida essa gratificao foi substituda pela GDPST.

GDPST (Grat if icao de Desempenho da Carreira da Previdncia, da Sade e do Trabalho)

Foi criada em 14/05/2008, por meio da MP 431, convertida na Lei n 11.784, de 22/09/2008, faz endo acrescer o art. 5B, a Lei 11.355/2006, sendo devida aos titulares dos cargos de provimento efetivo da Carreira da Previdncia, da Sade e do Trabalho, quando lotados e em exerccio das atividades inerentes s atribuies do respectivo cargo no Ministrio da Previdncia Social, no Ministrio da Sade, no Ministrio do Trabalho e Emprego e na Fundao Nacional de Sade FUNASA, em funo do desempenho individual do servidor e do alcance de metas de desempenho institucional do respectivo rgo e da entidade de lotao.

Os critrios para aferio do desempenho permanecem carentes de regulamentao, assim como ocorreu com a GDASST.

Ocorre que em 22/03/2010 foi publicado o Decreto n 7.133 de 19/03/2010, que regulamentou os critrios e procedimentos gerais a serem observados para a realiz ao das avaliaes de desempenho individual e institucional e o pagamento das gratificaes de desempenho de que trata, em outras, da Lei n 11.355/2006.

OUTRAS GRATIFICAES EXISTENTES

GADF (Grat if icao de Desempenho de Funo)

Ao que objetiva assegurar o pagamento da GADF sobre o maior vencimento bsico do servio pblico, considerados os valores vigentes aps a reestruturao das tabelas de fiscais e procuradores, ocorrida em 1999 servidores pblicos federais que percebem GADF.

GADT (Grat if icao de Desempenho de At ividade Tribut ria)

Extenso do pagamento a inativos e pensionistas da carreira de Fiscal Federal Agropecurio.

GDAP (Grat if icao de Desempenho de Aposent ados e Pensionist as)

Extenso para inativos e pensionistas do INSS, da pontuao definida para os servidores ativos.

GID (Grat if icao de Incent ivo a Docncia)

Extenso do pagamento a inativos e pensionistas da carreira de professor de instituio Federal de Ensino.

GDAT (Grat if icao de Desempenho de Audit or Fiscal do Trabalho)

Extenso do pagamento a inativos e pensionistas da carreira de Auditor Fiscal do Trabalho.

GDAR (Grat if icao de Desempenho de At ividade Rodoviria)

Ao para requerer a extenso da Gratificao de Desempenho de Atividade Rodoviria a todos os servidores do DNER que ainda no recebem (s recebem hoje quem integrou a ao judicial ajuiz ada pela ASDNER anos atrs). GTEMA (Grat if icao de Desempenho de At ividade Tcnico- Execut iva e de Suport e do Meio Ambient e)

A Lei n 11.357, de 19 de outubro de 2006, em seu captulo II, dispe sobre o PECMA Plano Especial de Cargos do Ministrio do Meio Ambiente e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis IBAMA.

O artigo 17 da mencionada lei assim dispe:

Art. 17. Fica instituda a Gratificao de Desempenho de Atividade Tcnico- Executiva e de Suporte do Meio Ambiente GTEMA, devida aos titulares dos cargos do PECMA, de que trata o art. 12 desta Lei, quando lotados e em exerccio das atividades inerentes s atribuies do respectivo cargo no Ministrio do Meio Ambiente, no Ibama ou no Instituto Chico Mendes, em funo do alcance de metas de desempenho institucional e do efetivo desempenho individual do servidor.

Ora, ao faz ermos uma anlise acurada observamos que o pressuposto ftico para a percepo da GTEMA (servidores ativos) no percentual de oitenta pontos seria o resultado obtido na avaliao de desempenho institucional, cabendo ao Poder Executivo dispor sobre os critrios gerais a serem observados para a respectiva avaliao.

Entretanto, todos os servidores ativos vm recebendo a GTEMA, desde a edio da Lei. 11.357/2006, pelo percentual de oitenta pontos sem que tenha havido a respectiva avaliao de desempenho institucional.

Dessa forma, no h dvidas que a ausncia de avaliao de desempenho institucional torna a gratificao genrica, devendo, portanto, ser extensiva aos servidores aposentados no mesmo percentual (80 pontos) at que venha a ser regulamentado e processado os resultados da primeira avaliao individual e institucional.

RESUMO CRONOLGICO DAS PRINCIPAIS GRATIFICAES DE DESEMPENHO

GDATA de 02/2002 a 18/10/2006

GDPGTAS de 19/10/2006 a 21/09/2008 GDPGPE a partir de 22/09/2008 GDATEM a partir de 29/06/2006 GDASST 03/07/2002 a 28/02/2008 GDPST 01/03/2008 a 21/03/2010

Fonte: Macohin & Siegel Advogados Editado por Rafael Perales de Aguiar

Share and Enjoy

Вам также может понравиться