Вы находитесь на странице: 1из 18

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

O Modulor : Sistema de medio proporcionada de Le Corbusier.

61 A CONCEPO de uma obra arquitetnica depende de um variado conjunto de


condicionantes. O programa de necessidades, as particularidades do contexto fsico, as diferentes alternativas tcnicas, as limitaes econmicas, o meio scio-cultural e, finalmente, as preferncias plsticas conduzem a um sem nmero de concluses individuais. Um determinado espao pode ter infinitas solues dimensionais, compatveis com diferentes situaes e nfases projetuais diversas. O arquiteto, ao estabelecer alguma forma de ordenao, comea a buscar dentro do universo das infinitas possibilidades algo que atenda sutil idia de uma justa medida, uma relao proporcional necessria ao objetivo final de uma definio espacial harmnica e bela. Em arquitetura proporo um conceito fundamental e importantes autores vm, h muito, fazendo uso deste termo at quando buscam definies para a prpria arquitetura:
Michelangelo Buonaroti: A arquitetura no seno a ordem, a disposio, a bela aparncia, a proporo das partes face ao todo, a proporo e a distribuio. Vincenzo Scamozzi: A arquitetura serve-se do nmero, da forma, da grandeza e dos materiais, por via da especulao, e serve-se ainda das propores e das correspondncias nos mesmos modos por que o faz o matemtico. G. Winckelmann: Na arquitetura o belo consiste essencialmente nas propores: somente corn a proporo e sem qualquer ornamentos um edifcio pode ser belo. Carlo Lodoli: A arquitetura uma cincia intelectual e prtica que visa estabelecer, com o raciocnio, o bom uso e as propores do que constri. Louis Hautecoeur: A arquitetura, que de todas as artes a mais submetida s condies materiais, econmicas e sociais, tambm aquela que graas s propores e as formas geomtricas exprime as especulaes mais abstratas do pensamento humano.

PROPORO: SECO UREA e TRAADO REGULADOR

PROPORO

Capitel jnico segundo Viola.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

62
Para muitos tericos uma concepo que d sentido, alicera e consolida a prpria ao projetual. No entanto, como j observado anteriormente, algumas vezes a noo de escala confundida com a noo de proporo, sendo aquela explicada por esta e vice-versa, portanto necessrio esclarec-las novamente (ver captulo 1). Em termos matemticos proporo uma igualdade entre razes. Uma razo o resultado de uma diviso, de uma distribuio fracionria [ratio = rateio]. Quando essa distribuio no deixa sobras diz-se que exata. No h disperdcio ou desequilbrio. Quando duas razes so iguais, diz-se que so proporcionais. Ou seja, uma proporo refere-se a uma equivalncia fracionria. Em arquitetura grande parte das definies de proporo reconhecem uma relao quantitativa, expressa numericamente, entre tamanhos de partes de um edficio com a totalidade da edificao ou com outras partes do mesmo edifcio. Por exemplo, se dissermos que uma janela tem de altura 2/3 de uma porta estaremos estabelecendo uma proporo. Neste caso, a relao se efetua atravs do transporte dimensional de um elemento de uma dada edificao a outro elemento da mesma edificao, sendo o conjunto (toda edificao) considerado como um sistema fechado. No entanto, as relaes de proporo de uma edificao, por si s, no nos permitem conhecer as medidas de tal edificao. Para med-la necessrio a utilizao de uma referncia dimensional externa a esse conjunto fechado, como, por exemplo, o metro. Se agora dissermos que a altura da porta ser de 2,10m, aplicando-se a relao de proporo saberemos ento que a janela ter 1,40m de altura. Como j visto anteriormente, necessariamente a noo de escala supe, portanto, que as medidas de um edifcio, ou de parte dele, sejam relacionadas a uma referncia dimensional exterior edificao. Para os arquitetos, esta referncia vai levar em conta o tamanho do ser humano. Na figura ao lado, as duas fomas espaciais guardam a mesma proporo 2 : 1, no entanto se considerarmos a figura humana, as duas formas so distintas e por isso diferentes.

Proporo e escala.

63
importante ressaltar que esta abordagem pragmtica da noo de proporo no suficiente para explicar a sutileza da sua aplicao pelos arquitetos na busca das medidas adequadas para os elementos arquitetnicos numa composio harmnica ou bela. Uma compreenso mais ampla daquilo que significa a relao das partes de uma determinada composio entre si e das partes com o conjunto pouparia-nos de vises excessivamente reducionistas que possam eventualmente transformar-se em dogmas.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

A questo da busca do belo se caracteriza como uma das reas de interesse humano mais bem documentada desde a antigidade. Os antigos textos examinam principalmente o belo arquitetnico e dentre as tradies que perduram at os nossos dias est a da beleza como um atributo das coisas. Os escritos de Plato sobre a beleza esto baseados na sua concepo de essncia. Argumenta que tudo o que sabemos pela experincia cotidiana opinio e que se deve procurar um saber real e permanente (episteme) que consistiria de essncias. Uma dessas essncias seria a da beleza, propriedade permanente de todos os objetos belos e que permanece imutvel independentemente da admirao daquele objeto por algum indivduo. Um dos aspectos constantes dessa beleza permanente seria a proporo. Se atribui a Pitgoras a primeira tentativa de utilizar a linguagem matemtica para conceber uma abordagem para esta idia. Se cr que Pitgoras descobriu as relaes dimensionais de proporo no comprimento das cordas de instrumentos musicais que produzem a harmonia de tons. A partir da a noo de harmonia extrada da msica passa ser aplicada a todo o cosmo: os nmeros formam a essncia de todas as coisas. Pitgoras, ainda, nutria certa admirao mstica e sagrada pelo pentgono regular e pelo pentagrama, o polgono regular estrelado de cinco pontas inscrito neste pentgono regular. Sobre estas bases buscou explicar tambm a proporo geomtrica ideal dos aspectos fsicos das coisa naturais, principalmente aquela de um corpo humano ideal, e de aplic-la na arquitetura e na arte. Definiu, ento, uma relao de proporo particular que se encontra no pentgono regular e no pentagrama, a da diviso de um segmento em mdia e extrema razo.

PROPORO E O BELO ARQUITETNICO

Pentgono e pentagrama.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

64
Euclides iria definir esta relao da seguinte maneira: um segmento se divide em mdia e extrema razo quando todo o segmento est para a parte maior como esta ltima esta para a menor. Alguns historiadores, como Hugh Casson, vo afirmar que as regras de semelhana e proporo matemtica, se estabeleceram como forma eficiente de comunicar intenes arquitetnicas e controlar a execuo da construo, quando no existia um sistema de medida padronizado e a transmisso de instrues construtivas era precria. No entanto, a tradio grega de proporo se manteve na arquitetura romana clssica, e chegou at nossos dias atravs do texto, j citado, de Vitruvio. Vitruvio afirma que um edifcio belo no s quando a aparncia da obra de bom gosto e agradvel mas tambm quando seus elementos so proporcionados de acordo com com os principios corretos de si-metria, aqui entendida no sentido original grego, como uma concordncia correta ou justa de medidas entre os elementos de uma mesma obra e de sua relao com o esquema geral do conjunto e de uma certa parte, deste mesmo conjunto, eleita como mdulo. Em geral, atravs da unidade modular do dimetro das colunas (canon ou cnone) de uma determinada ordem eram definidas todas as medidas dos outros elementos que compunham as construes. As ordens (dricas, jnicas, corntias e toscanas) eram para os gregos e romanos, na antigidade, a forma mais perfeita de expresso de beleza e harmonia. Mesmo durante a Idade Mdia, onde os textos da antigidade clssica no eram muito utilizados, as propores e relaes geomtricas e numricas continuaram sendo consideradas atributos importantes como se pode observar nestas pginas do caderno de esboos de Villard de Honnecourt (Sculo XIII) clebre arquiteto e construtor de igrejas gticas. O Renascimento ocasionou um novo interese pelos conhecimentos da antiguidade e reavivou o estudo das propores pitagricas. Um estudo de Leonardo DaVinci mostra as relaes de proproo no rosto humano.

Segmentos proporcionais no pentagrama.

Teorema de Pitgoras.

65
O maior tratadista de arquitetura do Renascimento Leon Battista Alberti, no seu texto fundador De Re dificatoria, deu enorme enfse aos aspectos formais dos edifcios principalmente com relao a proporo, definindo-a da forma geral como a entendemos hoje: a relao das partes de uma determinada composio entre si e das partes com o conjunto. No entanto, o ressurgimento, no Renascimento, pelo interesse na diviso proporcional de Pitgoras de mdia e extrema razo se deve ao matemtico Lucca Pacciolli di Borgo. No seu livro De Divina Proportione, apresentado em Veneza em 1509 e ilustrado por Leonardo DaVinci, vai denomin-la proportio divin. Esta diviso proporcional veio, mais tarde a ser chamada de seo urea (veja a prxima seo) pelo prprio Leonardo DaVinci e continua sendo muito aplicada ainda hoje com essa denominao:Um segmento de reta est dividido de acordo com a seo urea quando composto de duas partes desiguais, das quais a maior est para a menor assim como o todo est para a maior. Deriva deste conceito o que veio a se conhecer como retngulo de ouro ou ureo: um retngulo cuja razo entre os lados maior e menor equivalente ao chamado nmero de ouro [? = 1,618...]. Depois do Renascimento a concepo platnica de beleza como atributo do objeto foi criticada e alguns estudiosos comearam a adotar uma concepo mais ampla em que a beleza no s resultado das propriedades do objeto mas que depende tambm das circunstncias que envolvem a pareciao ou fruio deste objeto. J na antigidade nem todos os filsofos concordavam com a posio de Plato. Epicuro foi um que apresentou uma teoria distinta argumentando que quando um indivduo aprecia a beleza entra em jogo um sentimento de prazer. No entanto, de acordo com o modelo estabelecido pelos tericos do Renascimento Alberti, Serlio, Vignola, Palladio entre outros a partir do seculo XVII as novas normas para a boa arquitetura que comearam a ser elaboradas, principalmente, por tericos de escolas de arquitetura francesas, nunca deixaram de incluir consideraes sobre a proporo.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

Villard de Honnecourt: Propores e relaes geomtricas e numricas.

Leonardo Da Vinci: Relaes de proporo no rosto humano.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

66
Viollet-le-Duc, um dos mais importantes tericos do Sculo XIX, viu como misso desenvolver uma concepo de arquitetura baseada, na mesma forma que a filosofia de Descartes, na razo. De acordo com seu famoso Dictionnaire Raisonn de lArchitecture o termo proporo vai ser definido como:
Por propores, entendem-se as relaes entre o todo e as partes, relaes lgicas, necessrias, que satisfazem ao mesmo tempo a razo e aos olhos. Deve-se estabelecer uma distino entre proporo e dimenso. As dimenses indicam simplesmente alturas, larguras e superfcies enquanto que as propores so relaes entre as partes segundo uma lei.

Viollet-le-Duc: Proporo estabelecida atravs de relaes geomtricas.

Ao contrrio do que frequentemente pensado, as propores, em arquitetura, no implicam relaes fixas entre as partes, mas relaes variveis, em vista de obter uma escala harmnica. As propores no derivam de um mtodo cego nem de uma frmula inexplicvel, mas de relaes entre os cheios e os vazios, as alturas e as larguras, as superfcies e as elevaes; relaes das quais a geometria cuida e cujo estudo demanda grande ateno e varia segundo o lugar do objeto. O arquiteto, enfim, no escravo de um sistema de propores fixo. Ele pode modific-lo achando aplicaes novas e relaes proporcionais, assim como acha aplicaes variadas das leis da geometria. Com efeito, as propores so filhas da geometria. Em arquitetura, elas se estabeleceram primeiramente sobre as leis da estabilidade e estas derivam da geometria. Um tringulo uma figura inteiramente satisfatria, perfeita, d a idia mais exata de estabilidade. Foi por meio dos tringulos que os egpcios, os gregos e mais tarde os arquitetos da Idade Mdia estabeleceram suas regras de proporo, para que estivessem submetidas s leis da estabilidade.

A primeira abordagem arquitetnica mais independente da tradio formal da antiguidade foi chamada de Art Noveau que comeou a fazer uso de formas puras da geometria. A partir deste movimento alguns dos arquitetos mas hbeis do sculo XX passaram a propor formas particulares de interpretar a questo da proporo. Um dos primeiros foi Le Corbusier que props um sistema de medio proporcionada denominado Modulor.
Le Corbusier: Medidas em funo das necessidades humanas.

Le Corbusier acreditava que o seu sistema de medidas satisfaria tanto s exigncias de beleza porque ser derivado da seo urea quanto s funcionais porque adequado s

67
dimenses humanas. Para ele, este era um instrumento universal, fcil de empregar, e que podia ser usado no mundo inteiro para obter beleza e racionalidade nas propores de tudo o que produzido pelo homem. Le Corbusier, inicialmente, estabeleceu como estatura mdia do ser humano a medida de 1,76 m. No entanto, sob pretexto de considerar a mdia de altura dos policiais ingleses e ciente da progressiva evoluo da estatura do ser humano, ao menos na Europa, resolveu adotar 1,829 m, como ponto de partida para o Modulor. Embora sob o prisma cientfico, as concluses possam ser consideradas questionveis: pela inadequao na aplicao antropomtrica geral; por desconsiderar variaes anatmicas individuais e por idealizar situaes. O grande mrito dessa anlise, em que Le Corbusier, atravs de duas sries numricas, considera as alturas do ser humano e de seu brao erguido, que possibilita a criao futura do conceito de desenho universal. Apesar de no ter sido a inteno preliminar de LeCorbusier, com a evoluo do ideal de cidadania e os traumas das guerras recentes do sculo XX, este conceito, ao invs da usual tendncia de excludncia do ser humano, procura possibilitar, ao contrrio, o mximo de acesso aos equipamentos, mobilirios, edificaes etc., em geral, no mbito pblico.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

O Modulor de Le Corbusier.

Eu penso que o trabalho secreto que faz atribuir valores profundos, o melhor significado que se pode dar minha obra de arquiteto.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

68

TRAADOS GEOMTRICOS

D IVISO

DE UM

S EGMENTO DE R ETA EM M DIA E E XTREMA R AZO


Velasquez: O ponto dourado na Adorao dos Reis Magos.

C ONSTRUO DE UM R ETNGULO UREO

69

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

R ELAES G EOMTRICAS NO R ETNGULO UREO : D IAGONAIS , Q UADRADOS G IRANTES E E SPIRAL C RESCIMENTO D INMICO .

DE

Espiral de crescimento dinmico e natureza.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

70

C ONSTRUO

DO

DADO

P ENTGONO O SEU L ADO

Gricault: O pentagrama em Lamour vache.

C ONSTRUO DO P ENTGONO DADO O R AIO DO C RCULO C IRCUNSCRITO

71

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

R ETNGULOS E STTICOS E D INMICOS

Para Hambridge a decomposio de um arranjo em seus retngulos mais elementares suficiente para por em evidncia o esquema harmnico de suas propores. Segundo este autor o que distingue um retngulo a razo entre seus lados. De um retngulo de razo n diz-se que tem mdulo n. Partindo desta noo de mdulo ?, Hambridge vai agrupar os retngulos em estticos e dinmicos. Retngulos Estticos So aqueles em que o mdulo n um nmero inteiro (1, 2, 3, 4 ...) ou fracionrio (3/4, 2/3, 5/8 ...). Retngulos Dinmicos So aqueles em que o mdulo n um nmero incomensurvel. So retngulos que crescem em proporo descontnua, gerados pelos rebatimentos das diagonais, cujos valores partem de 2, com incremento constante de 1 ao nmero sob o radical.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

72

T RAADOS DE R ETNGULOS COM B ASE NA S RIE DE F IBONACCI A seo de ouro apresenta importantes relaes geomtricas que, como anteriormente apresentado, podem ser expressas graficamente atravs de diagramas e traados geomtricos. No entanto, suas medidas se apresentam na forma de nmeros incomensurveis. A soluo algbrica da expresso [(a : b) = (a + b : a)] resulta numa equao de segundo grau (2 1= 0) cujas razes so 5 + 1 ) : 2] = 1,618... = . [( Na Idade Mdia o matemtico Leonardo de Pisa (Fibonnacci) vai apresentar, baseado no conhecimento matemtico desenvolvido pelos rabes, uma srie de nmeros reais positivos, que crescem em proporo contnua, onde cada nmero o resultado da adio de seus dois atencedentes. Esta srie tem como peculiaridade o fato de cada nmero guardar com o seu antecedente uma razo prxima ao nmero de ouro, bem como um certo par em relao ao par subseqente. A Srie de Fibonnacci, como ficou conhecida, um recurso para se obter uma proporo prxima a urea, sem a necessidade de se lidar com nmeros incomensurveis.

Assim pode-se facilmente desenhar retngulos ditos estticos, retngulos cuja razo entre seus lados inteira ou fracionria, que guardam uma relao de proporo muito prxima quela do retngulo ureo.

73
Na busca da boa proporo, artistas e arquitetos estabeleceram uma idealizao abstratageomtrica denominada traado regulador. Se pode defin-lo como um traado geomtrico com uma lgica ou lei de formao proporcional que ordena e regula a disposio dos principais elementos de uma composio arquitetnica. Este sistema de proporcionalidade procura estabelecer as linhas gerais de uma espcie de esqueleto estrutural que determina o posicionamento e as relaes intrnsecas, no mbito da plstica arquitetnica, de seus elementos geradores (linhas, planos e volumes). Funciona como uma retcula ou grade imaginria que contribui para a organizao dos elementos da composio, segundo uma determinada regra geral, procurando unificar visualmente mltiplos elementos, relacionandoos dentro de uma mesma famlia de propores. No um esquema geomtrico fechado e rgido cujo uso pudesse ser rigorosamente prescrito, como uma tabela de coeficientes matemticos, mas um esquema geral que contempla diversas possibilidades operativas permanecendo aberto engenhosidade e livre intuio do artista. Este recurso compositivo conhecido desde a antigidade e vem sendo aplicado formalmente por arquitetos desde Palladio, na Renascena , a Le Corbusier no sculo XX. Na ilustrao ao lado o autor Colin Rowe no seu artigo The Mathematics of the Ideal Villa compara a aplicao deste recurso por Palladio na Villa Malcontenta e por Le Corbusier na Villa Garches. Le Corbusier, considerava o traado regulador uma garantia contra o arbitrrio. No seu livro Vers une Architecture (Por uma Arquitetura) faz uma apaixonada defesa pelo emprego deste recurso de composio, e vai argumentar que:
O traado regulador uma satisfao de ordem espiritual que conduz busca de relaes engenhosas e de relaes harmoniosas [...] que traz essa matemtica sensvel que d a agradvel percepo da ordem. A escolha de um traado regulador fixa a geometria fundamental da obra; ele determina ento uma das impresses fundamentais. A escolha de um traado regulador um dos momentos decisivos da inspirao, uma das operaes capitais da arquitetura.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

TRAADO REGULADOR

O recurso compositivo do Traado Regulador na Villa Garches e na Villa Malcontenta.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

74

E XEMPLOS

DE

T RAADOS

REGULADORES

Casa Frana-Brasil Na pesquisa histrica que serviu de base para a restaurao do prdio que hoje abriga a Casa Frana - Brasil, a professora Sandra Alvim sugere que o seu autor, o arquiteto Grandjean de Montigny, tenha feito uso de um traado regulador. A ilustrao ao lado apresenta o esquema de proporcionalidade que sugere-se ter sido empregado na elaborao do projeto desta edificao que considerada como uma importante manifestao do esprito do neoclassicismo francs no Rio de Janeiro.

Perspectiva interna.

75

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

Casa Frana - Brasil

Grangjean de Montigny: Desenhos de projeto.


Diagrama analticos.

Foto do interior.

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

76

Pesrpectiva.

Habitao popular multifamiliar Lucio Costa e Gregori Warchavchik.

Gamboa: Diagramas analticos.

Pesrpectiva.

77

PROPORO: SEO UREA e TRAADO REGULADOR

Planta baixa pavimento superior.

Gamboa: Diagramas analticos.

Вам также может понравиться