Вы находитесь на странице: 1из 3

CARVALHO, Jos Murilo.

Cidadania no Brasil o longo caminho CAPTULO III PASSO ATRS, PASSO ADIANTE (1964-1985) - governos militares podem ser divididos em trs fases: (p. 157) primeira: 1964-1968; intensa atividade repressiva seguida de sinais de abrandamento e na economia h o combate a inflao; segunda: 1968-1974; anos mais sombrios da histria do pas, do ponto de vista dos direitos civis e polticos; ndices jamais vistos de crescimento econmico; (p. 158) terceira: 1974-1985; liberalizao do sistema; forte oposio do sistema de represso; crise do petrleo em 1973 reduz os ndices de crescimento; PASSO ATRS: NOVA DITADURA (1964-1974) - presena dos militares na poltica brasileira comeou na proclamao da Repblica; (p. 159) - em 1964, os militares julgavam-se preparados para assumir o governo e contavam com aliados poderosos; (p. 160) - os instrumentos legais da represso foram os atos institucionais AI-5: foi o mais radical de todos, o que mais fundo atingiu direitos polticos e civis; (p. 161) - resposta para a falta de alternativa para a oposio legal grupos de esquerda comeam a agir na clandestinidade e adotar tticas militares de guerrilha urbana e rural; (p. 162) - mquina de represso cresceu rapidamente e tornou-se quase autnoma dentro do governo; (p. 163) - a censura imprensa eliminou a liberdade de opinio; - rgos estudantis e sindicatos tambm foram alvos da ao da represso; (p. 164) - a nica instituio que conseguiu defender-se, apesar de alguns conflitos com o governo, foi a Igreja Catlica; (p. 165) - coincidncia do perodo de maior represso com o de maior crescimento econmico era perturbadora; (p. 168) - nesse contexto, as desigualdades tinham crescido ao invs de diminuir isso no era evidente na poca; - ao mesmo tempo em que cerceavam os direitos polticos e civis, os governos militares investiam na expanso dos direitos sociais 1966: criado o Instituto Nacional de Previdncia Social (INPS); (p. 170)

PASSO ADIANTE: VOLTAM OS DIREITOS CIVIS E POLTICOS (1974-1985) - Geisel: lento retorno democracia; (p. 173) - abertura teve incio em 1974, quando o general presidente diminuiu as restries propaganda eleitoral; - a oposio teve acesso televiso e pde falar com alguma liberdade; (p. 175) - 1979: Congresso votou a lei da anistia era polmica pois estendia a anistia aos dois lados; (p. 176) - desmantelamento do sistema repressivo s foi feito nos anos 1990; (p. 178) - paralelamente abertura houve, a partir de 1974, a retomada da renovao de movimentos de oposio; - fora do mundo partidrio e sindical houve tambm grandes modificaes no movimento popular; (p. 182) - movimentos sociais urbanos movimento dos favelados o movimento pedia o bsico (energia eltrica, asfaltamento, sade, etc.); (p.184) - a medida que os efeitos do milagre desapareciam. As greves dos setores mdios tornaram-se mais frequentes do que as greves operrias; (p. 185) - outras organizaes se firmaram como ponto de resistncia ao regime militar, alm do MDB e da Igreja Catlica OAB e a ABI (Associao Brasileira e Imprensa); - artistas e intelectuais tambm fizeram oposio; (p. 187) - o auge da mobilizao popular foi a campanha pelas eleies diretas, em 1984; (p. 188) - oposio lana Tancredo Neves como candidato; (p. 189) UM BALANO DO PERODO MILITAR - ampliaram os direitos sociais e restringiram os direitos polticos o milagre econmico deixara a classe mdia satisfeita, disposta a fechar os olhos a perda dos direitos polticos; (p. 190-191) - queda dos governos militares teve muito mais participao popular do que a queda do Estado Novo; (p. 192) - direitos civis foram os que mais sofreram durante os governos militares; (p. 193)

- esses direitos foram restitudos com o fim do regime, mas continuaram beneficiando apenas parcelas reduzidas da populao, o que levou a violncia, ao aumento do trfico de drogas, etc.; (p. 194) CAPTULO IV: A CIDADANIA APS A REDEMOCRATIZAO - 1988: Constituio Cidad; (p. 199) - a partir do terceiro ano do governo Sarney, o desencantamento comeou a crescer, pois ficara claro que a democratizao no resolveria automaticamente os problemas do dia-a-dia que mais afligiam o grosso da populao; (p. 203) - as velhas prticas polticas, incluindo a corrupo, estavam todas de volta; - Collor: decepo popular impeachment (isso deu aos cidados a sensao indita de que podiam ter algum controle sobre os governantes); (p. 205) - desigualdades: sobretudo de natureza regional e racial; (p. 208) - educao o fator que mais bem explica o comportamento das pessoas no que se refere ao exerccio dos direitos civis e polticos; (p. 210) - a falta de garantia dos direitos civis se verifica, sobretudo, no que se refere segurana individual, integridade fsica e ao acesso justia; (p. 211) - do ponto de vista da garantia dos direitos civis, os cidados brasileiros podem ser divididos em classes: (p. 215-216) privilegiados, os doutores que esto acima da lei; ao lado dessa elite privilegiada, existe uma grande massa de cidados simples, de segunda classe, que esto sujeitos aos rigores e benefcios das leis para eles existem o cdigo civil e penal, mas aplicados de maneira parcial e incerta; h os elementos (cidados de terceira classe) ignoram seus direitos civis ou os tm sistematicamente desrespeitados por outros cidados, pelo governo, pela polcia;

Вам также может понравиться