Вы находитесь на странице: 1из 9

METODOLOGIA QUALITATIVA1

(Por Ana Flvia do Amaral Madureira 2)

Epistemologia positivista e instrumentalismo metodolgico: a metodologia como o caminho para a verdade

Para Descartes, o universo material era uma mquina, nada alm de uma mquina. No havia propsitos, vida ou espiritualidade na matria. A natureza funcionava de acordo com leis mecnicas, e tudo no mundo material podia ser explicado em funo da organizao e do movimento de suas partes. Esse quadro mecnico da natureza tornou-se o paradigma dominante da cincia no perodo que se seguiu a Descartes. [...] Toda a elaborao da cincia mecanicista nos sculos XVII, XVIII e XIX, incluindo a grande sntese de Newton, nada mais foi do que o desenvolvimento da idia cartesiana. Descartes deu ao pensamento cientfico sua estrutura geral - a concepo da natureza como uma mquina perfeita, governada por leis matemticas exatas. (CAPRA, 1982, p.56)

A perspectiva epistemolgica positivista marcada pela viso elementarista e determinista sobre a realidade, prprias fsica newtoniana, cuja a metfora utilizada para descrever o universo remonta ao pensamento cartesiano (como pode ser claramente observado na citao anterior). A concepo de uma realidade absoluta, supra-histrica, governada por leis imutveis apresenta uma longa histria no pensamento ocidental. De acordo com Mahoney (1991 apud NEUBERN, 1999), a concepo de uma realidade estvel, fixa, no qual a mudana uma iluso remonta ao pensamento filosfico pr-socrtico de Parmnides, em oposio concepo de um realidade fluida, processual, no qual o estvel uma iluso defendida por Herclito de feso (considerado o "pai" do pensamento dialtico). No decorrer da histria do pensamento filosfico Ocidental, a noo de uma realidade imutvel, externa ao sujeito do conhecimento tornou-se dominante. Neste sentido, nos sculos XVII e XVIII (surgimento das

1 2

Texto organizado em junho de 2000 com fins didticos. Mestre em Psicologia pela Universidade de Braslia na rea: Desenvolvimento Humano no Contexto Sociocultural. Professora da disciplina de Metodologia Cientfica do curso de Cincias Jurdicas Instituto de Educao Superior de Braslia (IESB).

cincias naturais, como a fsica e a qumica), as duas perspectivas epistemolgicas dominantes, o racionalismo e o empirismo, apesar de todas as suas divergncias, compartilhavam duas premissas bsicas: a) separao radical entre sujeito e objeto do conhecimento; b) o conhecimento estabelece uma relao linear com a realidade, ou seja o conhecimento seria como um espelho da real idade (GONZLEZ REY, 1997). No sculo XIX (surgimento das cincias humanas, como a sociologia, a antropologia e a psicologia), tais pressupostos epistemolgicos so retomados e radicalizados pela perspectiva positivista que se torna a referncia epistemolgica dominante nas cincias modernas. Em linhas gerais, o positivismo, apresenta as seguintes caractersticas (GONZLEZ REY, 1997):

Caractersticas do positivismo:

Separao excludente entre sujeito (pesquisador) e objeto de estudo. A subjetividade e a afetividade so consideradas de forma pejorativa. Super-valorizao do mtodo (viso instrumentalista) e desprezo pela teoria e pela interpretao. Crena no empreendimento cientfico como algo neutro, objetivo. O mtodo cientfico considerado de forma monoltica. O que varia so os objetos de estudo, o mtodo de investigao o mesmo para todas as cincias. Os objetivos da cincia seriam a descrio imparcial, a predio e o controle sobre a realidade. Viso determinista acerca da realidade. De acordo com a perspectiva positivista, a complexidade, os processos fluidos so meras iluses, a realidade seria ordenada por leis simples e universais que regem os fenmenos fsicos, biolgicos, sociais e individuais, sendo que a descrio exata de tais fen menos pressupe a adoo de instrumentos metodolgicos vlidos, de uma forma aparentemente independente do sujeito do conhecimento, bem como do contexto cultural em que se insere a atividade de pesquisa. Apesar das inmeras e profundas diferenas que separam o pensamento cientfico moderno do pensamento medieval pode-se estabelecer uma relao entre ambos no que se refere concepo de verdade. Para o pensamento medieval, a verdade, enquanto desgnios de Deus, imutvel e independente do universo mundano das paixes e impresses humanas, seu acesso restrito aos iniciados nos estudos das Sagradas Escrituras, ou seja, restrito ao clero e aos telogos. Para o pensamento cientfico moderno - marcado pelo racionalismo, empirismo e, posteriormente, pelo positivismo - a verdade continuou sendo considerada como algo externo ao ser humano, como imutvel.

exatamente dentro deste contexto histrico amplo, em que durante sculos a verdade foi concebida como completamente externa ao ser humano, que se insere o culto metodologia cientfica como o caminho para a verdade. Ao se converter a metodologia s formas corretas de produzir conhecimento objetivo, o discurso cientfico voltou-se, primordialmente, para discusses meramente metodolgicas, tornando secundrias as discusses epistemolgicas e tericas. Em outros termos, a metodologia foi excluda do processo mais amplo de produo de conhecimento. A metodologia tornou-se, portanto, uma espcie de caixa de ferramentas para o acesso s leis que governam os fenmenos estudados e os mtodos de pesquisa (observao, entrevistas...) tornaram-se as ferramentas para a produo do conhecimento cientfico (BRANCO; VALSINER, 1997). Esta concepo metodolgica foi denominada por Gonzlez Rey (1997) de concepo instrumentalista da cincia, justamente por enfatizar, por um lado, os meios, o aprimoramento dos mtodos e das tcnicas de pesquisa. Por outro lado, tal concepo tende a desvalorizar a produo terica e os questionamentos acerca dos pressupostos filosficos que esto na base de qualquer atividade cientfica. Nas cincias humanas, a disputa entre os defensores da metodologia quantitativa e da metodologia qualitativa tambm tem se caracterizado pela preocupao em defender certos mtodos em oposio a outros (por exemplo, o mtodo experimental versus a entrevista), como o meio mais adequado de se produzir conhecimentos cientficos. Nesta disputa o que est em jogo no so os pressupostos epistemolgicos, o espao da teoria na produo de conhecimento, mas sim os mtodos e sua validade na coleta de dados (GONZLEZ REY, 1999). Portanto, a discusso metodolgica continua alienada do processo de construo do conhecimento e, por extenso, a diferena entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa se reduz natureza dos mtodos utilizados. Em outros termos, muitos dos pesquisadores qualitativos e quantitativos, apesar de suas divergncias, continuam no mesmo marco epistemolgico: o positivismo (GONZLEZ REY, 1997, 1998, 1999). Na perspectiva adotada, a metodologia considerada como processo cclico articulado com o processo amplo de construo de conhecimento (BRANCO; VALSINER, 1997; BRANCO; ROCHA, 1998). Portanto, a discusso sobre a pesquisa qualitativa no deve focalizar essencialmente os mtodos utilizados, mas sim a articulao entre metodologia e uma proposta epistemolgica alternativa ao positivismo: a epistemologia qualitativa. Em poucas palavras, no so nos mtodos que devem ser buscadas as diferenas entre pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa, mas sim nos seus pressupostos epistemolgicos (GONZLEZ REY, 1997, 1998, 1999). Mas o que vem a ser epistemologia qualitativa? Quais as implicaes de uma metodologia coerente com esta proposta epistemolgica?

Epistemologia qualitativa: a cincia enquanto produo humana

Um dos pressupostos epistemolgicos centrais que diferenciam o positivismo de uma proposta epistemolgica qualitativa diz respeito compreenso da realidade em sua complexidade e no como algo simples que possa ser descrito a partir de poucas leis universais. A necessidade de transformao do paradigma epistemolgico a fim de compreender a natureza complexa da realidade no um movimento apenas na psicologia, mas em vrias cincias, como tem sido discutido pelo cientista social Edgar Morin (1990, 1996). Na psicologia, Gonzlez Rey (1997, 1998, 1999) tem sido um dos autores que tem se dedicado sistematizao e elaborao de uma proposta epistemolgica alternativa ao positivismo que contemple as especificidades do estudo do fenmeno humano. Segundo Gonzlez Rey (1999), os pressupostos centrais da epistemologia qualitativa so: Caractersticas da epistemologia qualitativa:

O conhecimento uma produo construtiva-interpretativa. Quer dizer, o conhecimento no representa a soma de fatos definidos pelas constataes imediatas do momento emprico. O carter interpretativo do conhecimento aparece pela necessidade de dar sentido s expresses do sujeito estudado cuja significao para o problema estudado somente indireta e implcita. (GONZLEZ REY, 1999, p. 37, grifo meu) Carter interativo do processo de produo do conhecimento. Este segundo atributo da epistemologia qualitativa enfatiza no s que as relaes investigadorinvestigado so uma condio para o desenvolvimento das investigaes nas cincias humanas, mas sim que o interativo uma dimenso essencial do processo mesmo de produo de conhecimentos, um atributo constitutivo deste processo no estudo dos fenmenos humanos. (GONZLEZ REY, 1999, p. 39, grifo meu) Significao da singularidade como nvel legtimo de produo do conhecimento. A singularidade foi historicamente desconsiderada enquanto a sua legitimidade como fonte de conhecimento cientfico. A afirmao da singularidade na investigao da subjetividade reveste de uma importante significao qualitativa, que nos impede identific-la com o conceito de individualidade. A singularidade se constitui como realidade diferenciada na histria da constituio subjetiva do indivduo. (GONZLEZ REY, 1999, p.40, grifo meu)

Articulao entre proposta epistemolgica e metodolgica: a partir destes pressupostos epistemolgicos amplos que podemos situar a pesquisa qualitativa, no como a mera aplicao de certos mtodos (como por exemplo, a entrevista), mas sim como um estilo de investigao comprometido com as rupturas epistemolgicas, mencionadas anteriormente, em relao proposta positivista.

Crtica metfora da metodologia como caixa de ferramentas da pesquisa. A metodologia deixa de ser vista como o conjunto de procedimentos que definem o como utilizar os mtodos cientficos, para ser compreendida como processo cclico, dinmico, que engloba: as concepes de mundo e a experincia intuitiva do pesquisador, o fenmeno, o mtodo, os dados e a teoria (BRANCO; VALSINER, 1997). Crtica a idia de que os dados falam por si s: A idia comumente difundida entre os pesquisadores de que os dados falam por si s (VALSINER, 1989, 1997) reflete justamente este processo de reificao (coisificao) do dado emprico, em que o espao da teoria na construo do conhecimento reduzida descrio e organizao dos dados coletados na pesquisa emprica. Outra conseqncia da reificao dos dados empricos diz respeito minimizao do papel ativo do pesquisador no processo de construo do conhecimento, pois as suas idias se tornaro legtimas apenas no momento em que forem verificadas empiricamente (GONZLEZ REY, 1999). O papel do emprico na produo de conhecimentos cientficos: o emprico no considerado como o momento ltimo de legitimao (verificao) de hipteses rigidamente delimitadas, mas sim como um dos momentos da pesquisa que adquire sentido e relevncia a partir de uma perspectiva epistemolgica, a partir de um marco terico, a partir das perguntas e questionamentos levantados pelo pesquisador. Portanto, a produo emprica e a produo terica se encontram indissociavelmente interligadas (BRANCO; VALSINER, 1997; VALSINER, 1997; KINDERMAN; VALSINER, 1989; BRANCO; ROCHA, 1998; GONZLEZ REY, 1997, 1998, 1999). Em outros termos, pode-se afirmar que o momento emprico configura-se como uma espcie de dilogo entre o pesquisador mediado por sua intuio, seus pressupostos epistemolgicos e tericos e os fenmenos estudados. Nesse sentido, os dados empricos nunca so dados ao investigador a partir da utilizao dos mtodos de pesquisa. Ao contrrio, os dados so construdos a partir da integrao realizada pelo investigador do marco epistemolgico, terico e das informaes produzidas no momento emprico (BRANCO; VALSINER, 1997; VALSINER, 1997; KINDERMAN; VALSINER, 1989). O papel da teoria na construo de conhecimentos cientficos: a produo terica ocupa um lugar de destaque na epistemologia qualitativa, o que diferencia as investigaes qualitativas fundamentadas em tal perspectiva epistemolgica das investigaes qualitativas inspiradas nos critrios positivistas (GONZLEZ REY, 1999). Relao entre o pesquisador e o objeto de estudo: para a epistemologia qualitativa, a relao entre sujeito e objeto configura-se como dois plos indissociavelmente ligados na produo de conhecimentos (GONZLEZ REY, 1997). Disto decorre o valor do emprico na construo terica, pois a produo de indicadores empricos pode representar uma fonte de questionamento da prpria teoria, bem como pode indicar a necessidade de reformulao de alguns dos seus pressupostos. Por outro lado, o papel

do investigador considerado essencial, visto que as suas idias, os seus questionamentos, a sua perspectiva terica esto sempre presentes na atividade de pesquisa (mesmo que no sejam explicitados). Os instrumentos na pesquisa qualitativa: na pesquisa qualitativa, fundamentada em uma epistemologia qualitativa, os instrumentos deixam de ser vistos como um fim em si mesmo (instrumentalismo positivista) para se tornar uma ferramenta interativa entre o investigador e o sujeito investigado. Em outros termos, o instrumento deixa de ser considerado a via de estudo das respostas do sujeito, para englobar os procedimentos usados pelo pesquisador para estimular a expresso e a construo de reflexes pelo sujeito que esto alm das possibilidades definidas a priori pelos instrumentos (GONZLEZ REY, 1999). Em sntese...
A investigao qualitativa que defendemos substitui a resposta pela construo, a verificao pela elaborao e a neutralidade pela participao. O investigador entra no campo com o que lhe interessa investigar, no qual no supe o encerramento no desenho metodolgico de somente aquelas informaes diretamente relacionadas com o problema explcito a priori no projeto, pois a investigao implica a emergncia do novo nas idias do investigador, processo em que a o marco terico e a realidade se integram e se contradizem de formas diversas no curso da produo terica. (GONZLEZ REY, 1998, p.42)

A entrevista como instrumento metodolgico: Dentro de uma perspectiva epistemolgica positivista, o sujeito investigado visto como sujeito ingnuo, no -consciente das leis que regem o seu comportamento. Nesse sentido, por que deixar o sujeito se expressar mais livremente em uma situao de investigao pouco estruturada, como, por exemplo, na entrevista semi-estruturada? Qual a validade de sua expresso ingnua na produo de conhecimentos empiricamente verificveis? Portanto, o pouco prestgio da entrevista como instrumento metodolgico na pesquisa positivista perfeitamente coerente com os seus pressupostos epistemolgicos-metodolgicos centrais. Em contrapartida, na investigao qualitativa - fundamentada nos pressupostos epistemolgicos discutidos no presente trabalho - a entrevista ganha um espao legtimo na produo de novos conhecimentos nas cincias humanas. Para tanto, necessrio superar a idia de que a utilizao da entrevista na prtica de pesquisa repre senta um meio para se acessar os contedos intra-psquicos do sujeito investigado. Em outras palavras, no h uma relao direta entre as respostas do sujeito (os dados) e os fenmenos estudados. O momento da entrevista consiste em um espao dialgico, perpassado pelos significados que so

co-construdos pelos participantes, ou seja pelo entrevistado e pelo pesquisador (MELO, 1996). Portanto, a entrevista, enquanto instrumento metodolgico, consiste em uma ferramenta interativa (GONZLEZ REY, 1999) que adquire sentido dentro de um espao dialgico, em que o estabelecimento do vnculo entre o pesquisador e os sujeitos investigados cumpre uma funo essencial na qualidade dos indicadores empricos produzidos. Portanto, o papel do entrevistador (do pesquisador) no se restringe atividade de perguntar. Da mesma forma, o papel do sujeito investigado no se restringe a responder s questes formuladas pelo investigador, pois as suas respostas no esto prontas a priori (dentro de suas cabeas), mas so verdadeiras construes pessoais implicadas no espao dialgico da entrevista, no tipo de vinculao estabelecido com o entrevistador (GONZLEZ REY, 1999). Mesmo em uma entrevista no-estruturada como, por exemplo, a entrevista aberta auto-biogrfica, no possvel desconsiderar a participao da dimenso relacional (entrevistador e entrevistado) no momento da entrevista. A entrevista, enquanto instrumento metodolgico legtimo na produo de conhecimentos nas cincias humanas, representa tambm uma valorizao do singular como campo produtivo de investigao e desenvolvimento terico. Contudo, como qualquer instrumento metodolgico, a entrevista, abre novas zonas de sentido sobre o fenmeno estudado e, por outro lado, fecha o nosso ol har para outras zonas de sentido do real. Por exemplo, ao realizar a transcrio e a interpretao de uma entrevista, o pesquisador tende a se concentrar nos indicadores verbais, devido a dificuldade de recuperar, em termos de uma anlise pormenorizada, a complexidade dos processos comunicativos envolvidos no momento da entrevista (alm da linguagem verbal). A considerao acerca dessa dificuldade metodolgica aponta, portanto, para a necessidade de integrarmos diferentes instrumentos metodolgicos, a partir da natureza do problema investigado, dos objetivos da pesquisa e dos pressupostos epistemolgicos e tericos assumidos pelo investigador. importante enfatizar que qualquer instrumento metodolgico no consiste em um fim em si mesmo, mas adquire sentido dentro do processo amplo de construo de conhecimento. Portanto, no se pretendeu defender um mtodo de pesquisa (por exemplo, a entrevista) em oposio a outros mtodos, mas sim enfatizar o quanto construo metodolgica est instrinsecamente relacionada a certos pressupostos epistemolgicas e tericos, aos objetivos do pesquisador, bem como s caractersticas dos fenmenos estudados.

Reflexo final... Afinal, o que so os instrumentos metodolgicos? So meras ferramentas interativas utilizadas pelos protagonistas da produo cientfica: os seres humanos concretos. Infelizmente, o instrumentalismo metodolgico defendido pelo positivismo nos fez acreditar que o mais importante so os meios, o como investigar realidade. Em outras palavr as, o mais importante seriam as tcnicas de pesquisa. Mas o que significa uma tcnica de pesquisa, ou o instrumento metodolgico em si, sem o sujeito do conhecimento? Significa justamente a morte de uma das mais instigantes aventuras humanas: a cincia.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:
BRANCO, A . U.; ROCHA, R. F. A questo da metodologia na investigao cientfica do desenvolvimento humano. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Braslia, v. 14, n. 3, p. 251-258, 1998. BRANCO, A . U.; VALSINER, J. Changing methodologies: A co-constructivist study of goal orientations in social interactions. Psychology and Developing Societies, v. 9, n. 1, p. 35-64, 1997. CAVALLARO RENATO, II concetto di gruppo, SEAM, Roma 1999. CAVALLARO RENATO, Storie senza Storia, CSER, Roma 1999. CAPRA, F. O ponto de mutao. So Paulo: Cultrix, 1982. GONZLEZ REY, F. Epistemologa cualitativa y subjetividad. So Paulo: Educ, 1997. GONZLEZ REY, F. Lo cualitativo y lo cuantitativo en la investigacin de la psicologa social. Psicologia & Sociedade, So Paulo, v. 10, n. 2, p. 32-52, 1998. GONZLEZ REY, F. La investigacin cualitativa en Psicologa: rumbos y desafios. So Paulo: Educ, 1999. KINDERMANN, T.; VALSINER, J. Research strategies in culture-inclusive development psychology. In: VALSINER, J. (Org.). Child development in cultural context. Toronto: Hogrefe & Huber, 1989. p. 13-50. MELO, C. S. Crenas maternas sobre desenvolvimento e educao da criana em contexto de baixa renda. 1996. Dissertao (Mestrado em Psicologia) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Instituto de Psicologia, Universidade de Braslia, Braslia. MORIN, E. Introduction la pense complexe. Paris: ESF diteur, 1990 (traduo: Dulce Matos). MORIN, E. A noo de sujeito. In: SCHNITMAN, D. F. Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. p. 45-58. MORIN, E. Epistemologia da complexidade. In: SCHNITMAN, D. F. Novos Paradigmas, Cultura e Subjetividade. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1996. p. 274-289. NEUBERN, M. S. Fragmentos para uma compreenso complexa da terapia familiar: dilogos epistemolgicos sobre a subjetividade e as emoes no sistema teraputico. 1999. Dissertao (Mestrado em Psicologia) Departamento de Psicologia Clnica, Instituto de Psicologia, Universidade de Braslia, Braslia. VALSINER, J. Human Development and culture: the social nature of personality and its study. Lexington: Lexington Books, 1989.

VALSINER, J. Culture and the development of childrens actions. New York: Wiley, 1997.

Вам также может понравиться