Вы находитесь на странице: 1из 136

Prof Msc. Msc.

Jean Lus de Souza Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura Mestre em Magistrio Superior Diretor Geral do IPGU IPGU-Unisaude Presidente SOBRAFISA

Magnetoterapia Eletroestimulao Laser

WQ, NKL, Hai Hua

Definio

ANTIGUIDADE Os magnetos mais abundantes na natureza provem da lava que ao solidificar, prende partculas com o alinhamento do campo magntico predominante no local. H milhares de anos (4000, 5000 anos ou mais) que os magnetos so utilizados na China e no Japo para fins teraputicos.

Igualmente foram empregues na ndia, Egipto e Grcia antiga. Registos indicam o emprego dos imanes pelos egipcios e que Clepatra usava ornamentos feitos com imanes naturais... No sculo II antes de Cristo, registos indicam que o mdico grego Galen [129-210] entre outros gregos conhecidos ter sido o primeiro Europeu a utilizar imanes para fins teraputicos.

Ainda nos dias de hoje no Oriente a "Magneto Terapia" (ou terapia magntica) muito empregue, principalmente no Japo: Tambm usada na China podendo os magnetos serem usados pelos especialistas de acupuntura em troca das agulhas fsicas.

No sculo XIX, mais precisamente em 1862, um cientista que ficou para a histria pela descoberta da penicilina, na verdade, um dos seus maiores feitos ficou esquecido: a redescoberta das propriedades dos imanes. Neste ano, Louis Pasteur [1822-1895] publicou uma srie de artigos sobre as experiencias que realizou utilizando magnetos.

Foi Michael Faraday [1791-1837], que entrou para a histria em 1831 com a inveno do Dnamo entre outras invenes na rea da electricidade, que veio a descobrir por acidente que o sangue seco tinha propriedades magnticas. Registou o facto nos seus apontamentos mas nunca chegou a fazer nenhuma investigao.

Em 1954 Linus Pauling (1901-1994), um dos raros cientistas a receber duas vezes um prmio Nobel (quimca e paz (1962)), recebeu o prmio Nobel da Qumica pelas suas descobertas revolucionarias sobre o fucnionamento e comportamento dos compostos sanguneos. Concretamente descobriu que o sangue venoso tem propriedades magnticas enquanto o arterial desprovido. A sua tese era muito mais vasta em que concluiu que o nosso sangue circula biomagneticamente.

Embora tenha sido William Harvey (15871657) a descobrir que o sangue tinha um sentido de circulao, nunca compreendeu como se processava. Linus Pauling analisou alm dos ies de ferro, o comportamento dos electrlitos essenciais presentes na circulao sangunea (os ies cloro, sdio, clcio, ferro, magnsio e potssio) ao aumentar e diminuir o campo magntico

Actualmente as suas investigaes e trabalho so continuados pela fundao "Linus Pauling Institute" que tem por misso a pesquisa das funes desempenhadas pelos micronutrientes, vitaminas, fitoquimicos na manuteno de um excelente estado de saude, na preveno e no tratamento de doenas.

Na Ucrnia e Rssia, os aparelhos electromagnticos pulsantes e estticos so utilizados nos hospitais. Existe uma investigao e desenvolvimento continuo de tecnologia magntica e electromagntica.

Nos pases da antiga Unio Sovitica qualquer medicina cujos os resultados so comprovados passa a ser uma medicina reconhecida e empregue pelas instituies do Estado. o caso felizmente da "Magneto Terapia

Nos Estados Unidos aonde no existia referencias ao emprego da "Terapia Magntica" at 1989, ano de inicio de actividade da Nikken neste Pas, comeou a se generalizar a comercializao de produtos magnticos de inmeras fontes nos ltimos anos.

Arno Latske criou um magneto de polaridade alternada. Ele observou que estes magnetos quando aplicado em reas com dores, ocorria um alivio e uma recuperao mais rpida devido energizao dos ies que constituem os electrlitos do sangue.

Na pratica o "efeito de halo" que criado pelas linhas de fluxo magntico sobrepostas ao longo de uma tira positivo sobre os vasos sanguneos que passam em cima dos plos positivos/negativos longitudinais. O problema que a rea de cobertura magntica proporcionada por estas tiras muito pequena (5% no mximo da rea da tira) sendo o seu efeito sobre o organismo diminuto e sem eficcia real sobre os vasos sanguneos que existem aleatoriamente em todas as direces.

Culturas antigas

prticas mgicas

rituais "pagos".

Menes da magnetita pelos gregos Homero (850 AC), Aritsteles (384 AC) e Plato (429(429-347 AC).

Sculo II

bssola para a navegao marinheiros chineses.

atrativa que est acima da compreenso, pois, alm de atrair o ferro e outras coisas, esta fora especialmente til para curar doenas, inflamaes, etc. etc.

Phillippus Aureolus Theofrascus Paracelsus (1493(1493-1541), mdico, alquimista e mstico suio, suio, representou um grande marco na histria do magnetismo. Dizia ele que "aquilo que constitui um magneto uma fora

Dr. Franz Anton Messmer (1734(1734-1815), apartir das idias de Paracelsus idealizaou diversas tcnicas e obteve resultados extraordinrios no tratamento de distrbios menstruais, gota, paralisia, etc. Foi banidos pelos seus colegas por charlatanismo e expulso de Paris, faleceu na Suia

Plantas em campo magntico cresciam mais depressa e produziam mais hortalias e frutos

A exposio de sementes ao campo magntico, acelera a germinao e o crescimento Tecidos cancerosos em ratos Ovos

As plantas irrigadas com gua polarizada com ambos plos crescem de 20 a 40% mais rpido que as irrigadas com gua comum. VerificouVerificou-se o teor de sdio e potssio na urina coletada em ratos expostos a campo magntico de 20 quilogauss quilogauss, , o sdio aumentava de 2.34 a 3.29 miligramas por milmetro de urina, e o potssio aumentava de 9.14 a 14.59 miligramas por milmetro de urina. Isso indica que o magneto tem um efeito garantido sobre a glndula suprasupra-renal e seu hormnio, a aldosterona aldosterona, , que regula o equilbrio do sdio e do potssio no corpo. Cientistas americanos descobriram que a reproduo de bactrias poderia ser alterada sob a influncia de um campo magntico. Plo Norte inibe o crescimento das bactrias. Plo Sul estimula o crescimento dos microorganismos

Ondas magnticas passam atravs dos tecidos e correntes secundrias so induzidas. induzidas. Quando estas correntes se chocam com as correntes magnticas, produzem calor de impacto sobre eltrons nas clulas do corpo. O calor de impacto muito eficiente para reduzir dores e inchaos dos msculos e outros tecidos.

. O movimento da hemoglobina nos vasos sangneos acelerado e so diminudos os depsitos de clcio e colesterol no sangue. sangue. Outros materiais indesejveis, aderidos parede interna dos vasos, so dissolvidos. Isto porque o campo magntico aumenta o nmero de centros de cristalizao nos lquens lquens, , evitando os depsitos de sais e outros materiais. Como favorece a circulao sangunea, diminui a dor e a fadiga.

Por induo magntica gerada uma sensvel corrente eltrica que estimula e facilita a emisso de estmulos em todo o sistema nervoso. nervoso. As funes dos nervos autnomos so normalizados, de maneira que os rgos internos controlados por eles readquirem sua funo adequada. promovida a secreo dos hormnios e sua distribuio facilitada pelo maior grau de ionizao.

O protoplasma ionizado rejuvenesce os tecidos e ativa o metabolismo, pois atravs do sangue e linfa os nutrientes so fcil e eficientemente levados a cada clula do corpo.

As ondas magnticas penetram na pele, nos tecidos e ossos, revigorando os rgos e aumentado sua resistncia doena.

2 Plos

Norte (N) Sul (S)

Mtodos como descobrir o Plo de um Magneto Suspenso Atrao ou repulso Magnetmetro (-5 N, +5 S)

Auxiliar nos tratamentos de processos infecciosos para inibir o crescimento bacteriano Dores agudas para diminuir a ao das substncias alggenas Artrites e em todas doenas em que se pretende diminuir o metabolismo celular

Acelerar a cicatrizao das feridas asspticas, Consolidao de fraturas sseas Todas as doenas debilitantes em que se pretende estimular o metabolismo celular

Se baseia no conhecimento dos efeitos de sua polaridade De acordo com os objetivos de tratamento Tudo deve depender da potncia do magneto, do tempo de exposio e caractersticas de cada microrganismo

PN resfriamento, sedao ou disperso, polaridade yin ou negativa, gira no sentido anti-horrio, cor azul PS aquecimento, tonifica ou estimula, polaridade yang ou positiva, gira no sentido horrio, cor vermelho.

Mecanismo de Sedao e Tonificao


Tipo de estmulo
Pontos que devem ser Sedados Pontos que devem ser Tonificados

Acupuntura recomendada
Agulha de prata ou giro anti-horrio Agulha de ouro ou giro no sentido horrio

Magnetoterapia Aplicada
Plo norte - cor azul (Plo Rugoso) Plo sul - cor vermelha (Plo Plano)

Prolonga a vida dos animais (PS) Detm o crescimento de clulas malignas (PN) Promove o alvio da dor (PN) Cura certas enfermidades (PS/PN) Acelera a cicatrizao de feridas (PS) Acelera a consolidao de fraturas sseas (PS) Inibe o crescimento de bactrias (PN)

expressa em Gauss ou densidade de fluxo que uma unidade de medida. Capacidade magntica de um determinado magneto atrair ou reter aproximadamente uma grama de ferro

Os diversos tipos de magnetos usados na magnetoterapia magnetoterapia: : Grande, Mdio, Meia lua, Pequenos, com com com com 3.000 gauss 1.500 gauss 500 gauss 250 gauss

Seguros

potncia < 2.500 Gauss potncia < 1.000

Colches e palmilhas Gauss

> 3.000 Gauss a exposio prolongada pode provocar desequilbrio, por isso, em campos magnticos muito potentes no deve exceder a 30 minutos, uma ou duas vezes por dia.

Seqncia de aplicao de pequenos magnetos em rea onde o contato direto com a pele no recomendvel (ferimento, por exemplo) lado norte do im fixado para fora na gaze que em seguida fixada na pele pele. .

Problemas de Garganta

Cervicalgias Torcicolos

Aplicao Geral: P direito sobre o plo norte e p esquerdo sobre o plo sul.

Aplicao geral mo esquerda sobre o plo norte e p esquerdo sobre o plo sul.

Aplicao geral mo direita sobre o plo norte e p direito sobre o plo sul.

Aplicao local magnetos mdios (1.500 gauss) para problemas ovarianos. Plo Norte, 1 lado direito; plo sul, lado esquerdo.

Aplicao local magnetos mdios (1.500 gauss) para espondilite cervical. Plo norte na rea cervical e plo sul na palma da mo esquerda.

gua Magnetizada

Colocar garrafa com gua sobre um magneto grande, uma no plo norte e outra no plo sul aps 12 horas teremos: AMN e AMS. MisturaMistura-se o contedo das duas garrafas para obter a gua magnetizada.

PS estimula o crescimento e a proliferao de clulas no deve se usar PN inibe ou destri a proliferao de clulas e seu crescimento (principalmente maligno).

Timo
-

PS durante 30 minutos

estimula a imunidade

Asma
- Def. do P PN IG11 PN Yintang somente noite acupuntura + PS B13 e P1

Espondilite lateral do brao


-

Insnia
-

Cibra
- Def. xue F PS F3, Vb 40,

F13 VC12 VC17 B17 VB34 P9 B11 VB39

Pontos de Acupuntura relevantes usados na magnetoterapia: vista de frente

Pontos de Acupuntura relevantes na magnetoterapia: Vista lateral

Pontos de Acupuntura relevante Usados na magnetoterapia: Vista Posterior

Pacientes grvidas Pacientes com marca-passos cardacos Prximo ao globo ocular Na cabea Na rea do corao

Dor de cabea Exacerbao da dor Pruridos Reaes alrgicas Sensao de peso na cabea Sonolncia

Eletro Acupuntura

ELETRO ACUPUNTURA

DEFINIO

Forma de estmulo que consiste em se estimular os acupontos por meio de corrente eltrica de baixa freqncia diretamente sobre os pontos ou nvel do cabo de agulhas filiformes filiformes. .

ESTIMULAO ELTRICA PARA O ALIVIO DA DOR

-TENS - WQ - NKL200 -Hai Hua

WQ e TENS
WQ microvolts TENS milivolts Tens convencional F = 200 Htz Tens acupuntura F = 10 a 12 Htz (dor aguda) (dor crnica)

WQ - Frequncia

Frequncia F = 0-100

- FREQUNCIA - INTENSIDADE - TIPOS DE CORRENTE - CONTINUA - INTERMITENTE - DENSE DISPERSE

Contrao Muscular
30 30 50 80 a a a a 100 Htz 50 Htz 80 100

fibra branca fibra mista fibra vermelha

Experincia clnica 50 Htz ex: fortalecimento abdominal, neurologia, etc.

Dor
Aguda (efeito paleativo) mecanismo da comporta
F Crnica I

liberao de substncias F I

Frequncia = Hi/Lo

Mecanismo de Ao
Estmulo encefalina formao reticular beta endorfina

Efeitos Interpolares (Fisiolgicos). A) Eletroforese B) Eletromose C) Vasodilatao da pele D) Eletrotonus

Eletroforese: migraes de solues coloidais, clulas de sangue, Eletroforese: bactrias e outras clulas simples so influncia da corrente contnua. contnua . Absoro ou oposio de ons. ons. ons ( + ) migram para ( - ): cataforese; ons ( - ) migram para ( + ): anaforese. Eletrosmose: a influncia da corrente sobre as estruturas Eletrosmose: membranosas produz uma "modificao" da gua contida nos tecidos, "a eletroendosmose". eletroendosmose". Assim, as clulas do sangue (pH 7,35) e a molcula de gua tm comportamento bsico, no oxignio existe um par de eltrons que pode receber prtons, comporta-se como um on positivo ( + ) comporta ( - ).

Vasodilatao da pele: pele: no jogo de todas as reaes qumicas, ocorre liberao de energia e aumento da temperatura local. local. Na vizinhana de ambos os plos se produz uma vasodilatao ativa, uma hiperemia (devido estimulao qumica dos capilares da pele). pele). NotaNota-se tambm que a hiperemia produzida no plo ( - ) mais marcada que a do plo ( + ). Eletrotonus: modificaes eltricas produzidas no potencial de Eletrotonus: repouso das membranas celulares celulares. . De acordo com a polaridade dos eletrodos temos temos: : -cateletrotonus cateletrotonus: : potencial despolarizante catdico negativo; negativo ; -anelectrotonus anelectrotonus: : potencial hiperpolarizante, andico, positivo. positivo .

Observaes: Observaes :

O Tempo de aplicao de 20 20' ' a 30 30' ' minutos podendo ser reduzido, sendo que alm das agulhas contamos com a intensificao dos estmulos pela corrente corrente. . Efeito mecnico mais efeito eltrico (somao) (somao). . As freqncias baixas de estimulao so sedantes e freqncias altas so tonificantes tonificantes. . Normalmente de 20 a 80 /100 Hz sedante, acima de 100 Hz tonificante. tonificante .

Eletroacupuntura (NKL)

Caractersticas: Possui 8 canais de sadas (4+4); 10 teclas de memrias para armazenamento dos programas de tratamentos; Funcionamento do tipo equipamento 2 em 1 com sadas independentes (4 + 4 sadas) ou do tipo equipamento unificado (8 sadas iguais); Proteo contra sadas em aberto (evita que o paciente tenha um susto ao executar um programa caso a sada esteja ligada);

Dois tipos de pulsos: polarizado (positivo/negativo) ou alternado (sem polaridade). Morfologia do pulso do tipo assimtrica balanceado retangular com exponencial invertida; 4 tipos de formas de ondas: Contnua; Burst (intermitente); Mista (densa / dispersa); Avanada: permite um controle maior dos parmetros da forma de onda;

Largura de pulso ajustvel entre 100 a 1000 microssegundos (forma de onda avanada)*; Freqncia de repetio dos estmulos de 1 a 2500 Hz (em passos discretos); Tempo de estmulos e de repouso programveis e independentes entre 1 a 30 segundos (TF1, TF2 e TR); Timer de funcionamento programvel entre 1 a 60 minutos; Sadas implementadas com estimulao em fonte controlada de corrente;

Corrente mxima de sada programvel de 10 ou 30 miliamperes (2 potncias); Alimentao em 110 / 220V; Funcionamento a PILHA (Opcional); Dimenses: 18 x 21,5 x 7,2 cm.

HAI HUA-Equipamento de Audio frequencia

Especificaes Tcnicas:
Forma de onda de sada: onda pulsante de audiofreqncia (aproximadamente senoidal). Freqncia de sada: 500 - 8.000 HzVoltagem mxima de sada: 80 V 40mA Valor de resistncia de carga: 1.000 ohms Potncia de sada: 2,6 w Dimenses: 170 x 120 x 70 mm (comprimento x largura x altura) Peso: 650 Temperatura de trabalho: - 10 C at 40 Umidade: < ou = 80% Intensidade magntica: > 0,2

LASER ACUPUNTURA

LASER ACUPUNTURA DEFINIO

Forma de estimulao dos pontos de acupuntura utilizando a Laser de Baixa Potncia Potncia. .

Aplicaes na Sade: Sade: No campo mdico /fisioterpico a radiao laser proporcionou inmeros avanos avanos. . Na rea cirrgica, tumores at ento impossveis de serem tratados atravs de tcnicas cirrgicas convencionais, foram viabilizados atravs do uso da radiao laser laser. . No campo das aplicaes mdicas, temos a atuao em: em: Aplicaes cirrgicas; cirrgicas; Aplicaes teraputicas.

CLASSIFICAO DOS TIPOS DE LASER (SEGUNDO A POTNCIA DE EMISSO)

"Power - Laser" Laser": : - So radiaes emitidas com alta potncia; potncia; - Possui um potencial destrutivo destrutivo; ; - Utilizado em cirurgias. cirurgias. "Mid - Laser": Laser": - Radiaes de potncias medianas medianas; ; - Sem potencial destrutivo destrutivo. . Ex.: Laser de Arseneto de Glio (AS(AS-Ga).

"Soft - Laser": Laser": - Radiaes emitidas com potncias baixas baixas; ; - Tambm sem potencial destrutivo destrutivo. . Ex Ex.: .: Laser de HlioHlio-Nenio (He (He-Ne) Ne). .

TIPOS DE LASER UTILIZADOS EM ACUPUNTURA


Em acupuntura so utilizados os tipos de laser sem potencial destrutivo, ou seja, radiaes emitidas com potncia inferior a 1 w. Laser de Hlio Hlio-Nenio (He (He-Ne); Ne); Laser de Arsnio de Glio (As(As-Ga) Ga). .

O laser HeHe-Ne obtido a partir da estimulao de uma mescla de gases (hlio e nenio na proporo de 9:1) e possibilita uma radiao visvel, com comprimento de onda de 632,8 nm, o que confere ao mesmo a cor vermelha.

SUAS CARACTERSTICAS
Regime de emisso: emisso: contnuo contnuo. . Comprimento de onda onda: : 632 632, ,8 nm nm. . Cor: Cor : Vermelha (Visvel) (Visvel). . Utilizao do Laser HeHe-Ne: Ne: A radiao laser obtida atravs da mescla de gases hlio e nenio se tem mostrado com grande poder teraputico tanto em leses tidas como superficiais como em leses profundas. profundas. Porm, comparativamente ao laser AsAs-Ga, apresenta potencial teraputico mais destacado em leses superficiais, como o caso de leses dermatolgicas, estticas ou em processo de cicatrizao. cicatrizao.

Formas de Aplicao Aplicao: : Por ser visvel, o laser HeHe-Ne permite um maior nmero de formas de aplicao quando comparado ao laser As As-Ga. Ga. So elas elas: : Aplicao por pontual pontual: : - Aplicao por pontos em um determinado segmento, distncia 1 cm - Aplicao por pontos de Acupuntura. Acupuntura.

Aplicao por zona: zona: Consiste na aplicao, de uma s vez, de uma rea maior do que um ponto ponto. . Para isso, utilizam utilizam-se recursos como fibra ptica e lentes divergentes divergentes. . Aplicao por varredura: varredura: Consiste na aplicao onde se movimenta, maneira de um pincel, a caneta aplicadora, fazendo com que o ponto iluminado "varra" toda uma regio. regio.

"LASER DE ARSNIO DE GLIO (As(As -Ga)"

O laser As As-Ga uma radiao obtida a partir da estimulao de um ponto de um diodo semicondutor, formado por cristais de arsenieto de glio, e por isso tambm chamado de laser semicondutor ou laser didico didico. .

A Emisso nesse tipo de laser ocorre de forma pulsada Regime de emisso emisso: : Pulsado Pulsado. . Comprimento de onda onda: : 904 nm nm. . Cor: Cor : Infravermelha (Invisvel)

Utilizao do Laser AsAs-Ga Ga: : - Leses profundas do tipo articular, muscular, etc. etc. Formas de Aplicao: Aplicao: - Aplicao por pontos - Muito utilizado em Acupuntura Acupuntura. . - Desaconselha o uso por varredura

TEORIA DO BIOPLASMA

Colnia Cls. A

Colnia Cls B

Mitose No Estimulada

Estimulada

ESTUDOS SOBRE A AO DA RADIAO LASER NO PROCESSO DE CICATRIZAO DE FERIDAS DE RATAS


Microcospia eletrnica: Aumento de fibroblastos; Aumento de fibras colgenas; Aumento de corpsculos intracelulares do tipo lisossoma; Aumento de vescula intracelulares. Vias histoqumicas: Aumento da atividade da sucinildesdrogenase das clulas epiteliais basais; Aumento das atividades da lactodesidrogenase e esterases nono -especficas dos fibroblastos.

PENETRAO E ABSORO DA RADIAO LASER


Deve-se levar em consideraes Deveconsideraes: : - diferenas individuais individuais; ; - regies especficas dos corpo corpo; ; - detalhes relativos forma de aplicao: aplicao: A quantidade de radiao absorvida depende depende: : - da quantidade e da distribuio de estruturas absorventes (pigmentos) que, de pessoa para pessoa, se apresentam de maneira e quantidades diferentes diferentes; ; - da regio do corpo irradiada irradiada. . Ex Ex: : Aplicao na face anterior do antebrao maior quantidade de
radiao absorvida do que na regio calcnea da planta do p Indivduo negro absorver maior quantidade de radiao, em funo da maior quantidade de pigmentos existentes. existentes.

FENMENOS PTICOS A SEREM CONSIDERADOS


Quando da incidncia da radiao laser sobre o corpo humano, certamente ocorrem os seguintes fenmenos fenmenos. . A.Reflexo; Reflexo; B.Transmisso Transmisso; ; C.Difuso Difuso; ; D.Absoro. Absoro. A. Transmisso: Transmisso: Parte da radiao incidente ultrapassar as diferentes camadas da pele. pele . B. Difuso: Difuso: Na medida em que a radiao est transpondo diferentes camadas, parte dela retida e difundida pelos diferentes estratos da pele. pele.

C. Reflexo Reflexo: : A parcela de radiao emitida que no sofreu reflexo ento incorporada pelo corpo humano em diferentes camadas da pele. pele. D. Absoro Absoro: : A absoro o ponto de maior importncia do esquema apresentado. apresentado . a absoro ou o processo de incorporao da radiao laser que determinar seus efeitos e, portanto, deve deve-se zelar para que a maior quantidade de radiao possvel seja absorvida absorvida. . Para isso importante destacar: destacar:

A incidncia da radiao deve ser sempre perpendicular, de modo a dificultar a reflexo. A parte do corpo a ser irradiada deve estar isenta de barreiras mecnicas como: suor; cremes; plos em excesso, etc. Aconselha-se proceder limpeza da regio a ser irradiada antes da aplicao.

COMPORTAMENTO DA RADIAO LASER

HeHe -Ne

As As-Ga

65%

65%

EPIDERME DERME

17%

21%

HIPODERME

82%

86%

PENETRAO DA RADIAO LASER

Dentro da polmica o ponto de maior discusso a profundidade a que esta radiao capaz de chegar. chegar. A afirmao de que a radiao de qualquer um deles no ultrapassa a camada muscular gera a dvida quanto forma de atuao em estruturas profundas como os ossos. ossos. Parece difcil que a radiao laser tenha capacidade de ultrapassar a camada muscular uma vez que o tecido muscular extremamente denso e tido como o que impe maior resistncia passagem da radiao. radiao. Como explicar, ento, a atuao teraputica da radiao laser em leses do tipo fratura ssea?

Ao e Efeitos Efeitos: :
Radiao Absorvida

EFEITOS PRIMRIOS OU DIRETOS

Efeito Bioqumico Efeito Bioeltrico Efeito Bionergtico

Efeitos Indiretos

Estmulo Microcirculao Estmulo Trfico Celular

Efeitos Teraputicos

Efeitos Analgsico Efeitos Antiinflamatrio Efeito Antiedematoso Efeito estimulante do trofismo dos Tecidos

EFEITOS PRIMRIOS OU DIRETOS

Efeito Bioqumico Efeito Bioeltrico Efeito Bionergtico

EFEITO BIOQUMICO
Liberao de Substncias PrPr-Formadas: Ocorre, liberao de substncias como a histamina, a serotonina e a bradicinina prpr-formadas. Modificaes em Reaes Enzimticas: Proporciona modificaes estimulatrias em reaes enzimticas normais, como so a produo de ATP e a sntese de prostaglandinas. Outro importante efeito bioqumico o aumento da "lise" de fibrina, fibrina, determinando importantes vantagens nos efeitos teraputicos.

EFEITOS BIOELTRICO
As clulas tm seu interior negativo em relao ao seu exterior. exterior . Essa diferena de potencial deve deve-se existncia de diferentes concentraes de ons positivos ou negativos dentro ou fora da clula. clula. A partir da existncia desse gradiente eltrico e de concentrao, h uma tendncia natural neutralizao por processo de difuso, que s no se completa devido existncia de um mecanismo "bomba de sdio e potssio" potssio". . A bomba de sdio e potssio trabalha constantemente contra os gradientes eltricos e de concentrao existentes. existentes. Para isso, consome energia, advinda o ATP ATP. . O efeito bioeltrico do laser se resume na manuteno do potencial de membrana. membrana.

EFEITOS BIOENERGTICOS
Diz respeito normalidade energtica que a radiao laser proporciona ao bioplasma bioplasma. . DefendeDefende -se o aporte energtico da radiao laser tem a capacidade de normalizar o contigente energtico que coexiste com o contigente fsico dos indivduos indivduos. . Tal normalizao proporcionar benefcios teraputicos, pois h interferncia do contigente energtico sobre o fsico e viceviceversa. versa .

Efeitos Secundrios

Estmulo Microcirculao Estmulo Trfico Celular

ESTMULO MICROCIRCULAO
No sistema circulatrio, as artrias se dividem e diminuem progressivamente de calibre at que, posteriormente s arterolas, abreabre -se chamada rede capilar capilar. . Os capilares so vasos de calibre extremamente reduzido e com paredes com a espessura de at uma nica clula. clula. nessa regio que ocorrem as trocas de nutrientes e restos metablicos metablicos. .

Na entrada da rede capilar existem vlvulas, denominadas "esfincteres prpr-capilares" que, trabalhando alternadamente, abrindo ou fechando a passagem para a rede capilar, proporcionam distribuio do fluxo sangneo e conseqente alternncia das regies a serem irrigadas. irrigadas. Provavelmente em decorrncia da ao da histamina liberada pela radiao laser, ocorre paralisao deste enfincter prpr-capilar e, como conseqncia, o fluxo sangneo local se v aumentado aumentado. . DeveDeve -se ressaltar que o processo apresentado no se refere ao mesmo proporcionado pela administrao de calor calor. . Embora possa ocorrer ligeiro aumento de temperatura local e at hiperemia restrita, devedeve -se ter em mente que esse fato decorre exclusivamente do aumento do metabolismo local local. .

O laser de baixa potncia um recurso acalrico, no proporcionando, aparentemente, dilatao de artrias nem o aumento da permeabilidade de vnulas, como ocorre na administrao de calor. calor. Esse fato acaba proporcionando ao laser de baixa potncia condies de atuar em alguns quadros onde a administrao de calor, superficial ou profundo, contracontraindicada, ou seja na fase aguda. aguda.

ESTMULO AO TROFISMO CELULAR


Com o aumento da produo de ATP, a velocidade mitsica aumentada, o que proporciona, em escala tecidual, aumento na velocidade de cicatrizao e tambm melhor trofismo dos tecidos. tecidos . O efeito aqui apresentado sintetiza as alteraes, ao nvel celular, que proporcionaro efeitos teraputicos relativos cicatrizao e ao trofismo em escala tecidual tecidual. .

ESTMULO LIBERAO DE -ENDORFINA


Estudo realizado com ratos, medindo indiretamente os nveis de endorfina, atravs de medio de nveis plasmticos de prolactina, demonstrou que provavelmente ocorreram maiores nveis de endorfina aps irradiao de laser de baixa potncia potncia. .

EVITA REDUO DE LIMIAR DE EXCITABILIDADE DOS RECEPTORES DOLOROSOS Nos processos inflamatrios, o limiar de excitabilidade dos receptores dolorosos esto reduzidos, proporcionando o chamado quadro de "hiperalgesia" dor na presena de trauma trauma. . Esse fato se deve provavelmente ao da bradicinina bradicinina. . A ao da bradicinina e da histamina potencializada pelas prostagladinas, ou seja, seus efeitos, na ausncia das prostaglandinas, so reduzidos. reduzidos. Um dos efeitos bioqumicos do laser diz respeito interferncia na sntese de prostaglandinas, que inclusive embasa seu efeito antiinflamatrio. antiinflamatrio . Com a reduo na sntese de prostaglandinas, decresce a potencializao da bradicinina e, por conseqncia, o limiar de excitabilidade dos receptores dolorosos tem sua manuteno favorecida. favorecida.

ELIMINAO DE SUBSTNCIAS ALGGENAS

A eliminao de, por exemplo, substncias cidas, ou outras conseqentes de fagocitose, que sensibilizam os receptores dolorosos, tambm, favorece a analgesia local local. . Devido ao estmulo microcirculao, a radiao laser de baixa potncia contribui para a eliminao dessas substncias substncias. .

EQUILBRIO ENERGTICO LOCAL


O equilbrio energtico local, proporcionado pela ao da radiao laser junto ao bioplasma, tambm uma das formas de justificar o efeito analgsico proporcionado por esse recurso. recurso.

EFEITO ANTIINFLAMATRIO
A partir de qualquer leso tecidual, so liberadas substncias, como a histamina, a serotonina, a bradicinina e, entre outras, a fosfolipase A, que atuando sobre fosfolipdios existentes, levam formao de prostaglandinas, prostaciclinas e tromboxano. tromboxano. Em decorrncia da liberao de histamina e de bradicinina, que so potencializadas pelas prostaglandinas, ocorrem, a sensibilizao dos receptores dolorosos, o aumento da permeabilidade de vnulas e a dilatao de artrias e arterolas. arterolas . Como conseqncias do aumento da permeabilidade venular ocorre extravasamento de plasma, formando o edema edema. . Aparentemente o efeito antiinflamatrio da radiao laser de baixa potncia justifica justifica-se a partir dos seguintes pontos: pontos :

Interferncia na Sntese de Prostaglandinas


Como as prostaglandinas desempenham um importante papel em toda a instalao do processo inflamatrio, uma interferncia em sua sntese determina uma sensvel reduo nas alteraes proporcionadas pela inflamao. A propsito, a inibio da sntese de prostaglandinas o mecanismo de ao de muitos antiinflamatrios nono-hormonais existentes existentes. .

Estmulo Microcirculao
O estmulo microcirculao garante um eficiente aporte de elementos nutricionais e defensivos para a regio lesada, favorecendo, assim a sua resoluo resoluo. . Alm disso, as alteraes em nvel de microcirculao proporcionam melhores condies para a resoluo da congesto causada pelo extravasamento de plasma plasma. .

EFEITO ANTIEDEMATOSO
Um dos resultados da instalao do processo inflamatrio o surgimento do edema, conseqente do aumento da permeabilidade de vnulas e do inevitvel extravasamento de plasma. plasma . Tal reao constituiconstitui-se num ato de defesa, visando diluir ou mesmo neutralizar possvel agente agressor agressor. . Quanto ao extravasamento de plasma citado, a presena do peringeno determina a coagulao do lquido extracelular extracelular. . O fato tambm constitui constitui-se numa reao de defesa com propsito de isolar a rea lesada. lesada. Contudo, os fenmenos citados proporcionam congesto que, a grosso modo, dificulta a resoluo do processo inflamatrio em si si. . A ao antiedematosa do laser de baixa potncia pode, ento, ser justificada a partir dos seguintes fatos fatos: :

Estmulo Microcirculao
Com o estmulo microcirculao, h melhores condies de drenagem da coleo de plasma que forma o edema. edema.

Ao Fibrinoltica
A ao fibrinoltica do laser de baixa potncia proporciona resoluo efetiva do isolamento proporcionado pela coagulao, que determina o chamado "edema duro", tem sua resoluo obtida atravs da irradiao do laser de baixa potncia potncia. .

EFEITO CICATRIZANTE
Dos efeitos teraputicos, o cicatrizante que mais se destaca destaca. . PodemPodem -se afirmar que, dentre os recursos fsicos existentes, o laser de baixa potncia o mais eficaz no que se refere ao estmulo cicatrizao. cicatrizao . Tal poder teraputico deve deve-se a:

Incremento produo ATP


As clulas onde a produo de ATP aumentada tm sua velocidade mitsica acelerada. acelerada. Como a radiao laser eleva os nveis de produo de ATP, ela contribui para o aumento na velocidade de diviso celular. celular.

Estmulo Microcirculao
Com o estmulo microcirculao ocorre aumento do aporte de elementos nutricionais. nutricionais. Somando Somando-se esse fato ao aumento da velocidade mitsica, a multiplicao de clulas tronatrona -se extremamente facilitada facilitada. .

Formao de Novos Vasos


Sob os efeitos da radiao laser, a formao de novos vasos a partir dos j existentes se torna acelerada, o que gera como conseqncia maiores condies para uma cicatrizao rpida e esteticamente superior superior. .

DOSIMETRIA LASER

importante conhecer a rea que ser aplicada aplicada. . A energia que ser aplicada em uma certa rea medida em joules/cm2 . O tempo inversamente proporcional potencial de emisso emisso. . Quanto maior a potncia, menor o tempo necessrio para aplicar uma certa quantidade de energia numa certa rea. rea.

FRMULA PARA CLCULO DE TEMPO DE APLICAO

1. Saber qual dose ( J/cm2 ) deseja aplicar aplicar. . 2. Conhecer a potncia de emisso utilizada utilizada. . 3. Conhecer o tamanho da rea a ser irradiada irradiada. . A potncia de emisso uma informao normalmente fornecida pelo fabricante do aparelho emissor emissor. . Quando a rea apenas um ponto, fornecido pelo fabricante. fabricante . Quando a rea a ser tratada uma regio maior que um ponto, esta rea dever ser calculada calculada. .

CALCULANDO O TEMPO DE APLICAO

T (S) = Dose desejada ( J/cm2 ) x rea ( cm2 ) ________________________________________ Potncia (w)

POTNCIA DO LASER AS AS-GA


Como o laser As As-Ga emite em regime pulsado, devedeve-se considerar, para efeito de clculo, sua potncia mdia e no a de pico. pico . Para isso, necessrio aplicar a seguinte frmula frmula. .

Pm(W) = Pp
Onde: Onde :

(W)

x f

(Hz)

Pm= potncia mdia - medida em watts watts. . Pp = potncia de pico - medida em watts watts. . Ti = tempo de durao de um pulso laser - medido em segundos (Normalmente Ti = 200 ns ou 0,0000002 s). s). f = nmero de pulsos em 1 segundos - medido em hertz hertz. .

Unidade de Medida: Medida:


Potncia: Sempre medida em watts Potncia: watts. . Tempo: Tempo : Sempre medido em segundos segundos. . rea: rea : Sempre medida em cm2 . Freqncia: Freqncia : Sempre medida em hertz hertz. .

PARMETROS DE DOSAGEM
Josef Colls, em seu livro La Terapia Laser, descreveu um esquema orientativo para critrios de doses: Efeito analgsico 2 a 4 J/cm2. Efeito antiinflamatrio 1 a 3 J/cm2. Efeito cicatrizante 3 a 6 J/cm2. Efeito circultrio 1 a 3 J/cm2. Esse autor, na mesma obra, se refere a diferentes nveis de dosagem, de acordo com o estgio do processo inflamatrio. Agudo Doses baixas (1 a 3 J/cm2 ) Subagudo Doses mdias (3 a 4 J/cm2 ) Crnico Doses altas (5 a 7 J/cm2 ) Tambm considerado o carter inibitrio e o estimulatrio da dosagem: Estimulatrio (Tonifica) Doses abaixo de 8 J/cm2 . Inibitrio (Seda) Doses acima de 8 J/cm2 .

CRITRIOS DE DOSAGEM E AS DIFERANAS INDIVIDUAIS

Indivduos de pele mais escura necessitam de doses menores do que indivduos de pele mais clara clara. . Indivduos em estado nutricional normal parecem necessitar de doses menores que indivduos mal nutridos. nutridos. Regies do corpo onde a epiderme mais espessa necessitam de doses mais elevadas do que regies de epiderme menos espessa. espessa . O estresse determina a necessidade de doses mais elevadas. elevadas.

TEMPOTEMPO -LIMITE DE TERAPIA


Evitar tempo superior a 40 ou 45 minutos efeito fotobiololgico contraste luminoso luminoso. . devido

NMERO DE SESSES E ESQUEMA DE TRATAMENTO

O nmero de sesses pode chegar a 15 15/ /20 sesses ou mais Intercalar as sesses dias alternados At a 5 ou 6 aplicao, resultados ao menos parciais sero percebidos. percebidos . Caso isso no ocorra, sugere sugere-se que a terapia laser seja substituda por outro recurso. recurso. A cada 10 sesses intercaladas 10 dias sem aplicao em sesses

CONTRACONTRA -INDICAES ABSOLUTAS

Irradiao sobre massas neoplsticas ou pacientes portadores de neoplasias. Irradiao direta sobre a retina. Irradiao sobre focos e infeco bacteriana, principalmente agudos, sem devido tratamento/acompanhamento antibioticoterpico. Irradiao em gestantes.

CUIDADOS E PRECAUES
A irradiao em homens ou mulheres em fase produtiva (prximo regio das gnodas) . A irradiao sobre glndulas hipo ou hiperfuncionantes pode proporcionar reaes desconhecidas e, possivelmente, perigosas. perigosas. Pacientes submetidos a tratamento com esterides devem ter o tratamento com radiao laser evitado evitado. . Existem referncias sobre competio entre cortisona e laser, o que implica em menor efeito da laserterapia em quadros dolorosos quando o tratamento concomitante a este corticide corticide. .

Paciente epilpticos ou cardiopatas podem apresentar reaes do tipo arritmais ou vmitos frente a um recurso novo como o raio laser. laser. O tratamento laser em paciente sob tratamento com drogas fotossensibilizantes , desaconselhvel desaconselhvel. . A coumarina coumarina, , muito usada em problemas vasculares, fotossensibilizante e pode proporcionar dor intensa na regio tratada com laser laser. . H referncias sobre efeitos fotossensibilizantes quando do uso de cloranfenicol cloranfenicol, , sulfas e outros. outros . A irradiao em mama deve ser precedida de exame para certificao de ausncia de ndulos ndulos. . A presena desses, mesmos que benignos, desaconselha a terapia terapia. .

Terapeuta e paciente devem estar protegidos com culos prprios que proporcionem atenuao da visibilidade da radiao. radiao. A aplicao da radiao laser deve ser feita em ambiente tranqilo, com iluminao tnue tnue. . So aconselhveis 5 a 10 minutos de relaxamento antes da aplicao. aplicao. Antes de iniciar um tratamento com raio laser, o paciente deve ser formalmente apresentado a esse recurso recurso. . O termo laser envolvido de um certo "ar de futurismo" que, muitas vezes assusta ou intimida os pacientes. pacientes. Nunca abra ou desmonte seu aparelho emissor de laser laser. . Esses equipamentos trabalham com tenso muito elevada e s devem ser manipuladas por profissionais qualificados para tal tal. .

YAMAMURA, Ysao. Acupuntura Tradicional A Arte de Inserir. 2ed. So Paulo: Roca, 2001. BASTOS, Sohaku R C. Tratado de Eletroacupuntura Perspectivas Cientficas Teoria e Prtica. Numen Editora. Rio de Janeiro, 1993 INADA, Tetsuo FORNAZIERI, Lus Carlos SEA

Вам также может понравиться