Вы находитесь на странице: 1из 4

Pginas para pais: Problemas na criana e no adolescente

3.5 Medos e ansiedade na criana e no adolescente Introduo medida que cresce e descobre o mundo sua volta, a criana vai-se apercebendo como este grande e por vezes assustador. Os medos e as preocupaes so de facto normais ao longo do crescimento, desde que se mantenham dentro de certos limites e no perturbem o global funcionamento e desenvolvimento da criana. Conforme a idade da criana, tambm o tipo de medos e preocupaes varia: entre os 6 meses e os 3 anos, so frequentes e normais o medo dos estranhos, da separao em relao aos pais, do escuro, dos troves ou outros rudos fortes; entre os 2 anos e os 5 anos, os medos so muito frequentes e variados, como por exemplo de animais, fantasmas, monstros, palhaos e ainda do escuro das trovoadas, etc. Estes medos to frequentes na criana, so normalmente transitrios e rapidamente ultrapassados com o encorajamento e apoio dos pais. O que so as perturbaes de ansiedade na criana e no adolescente? Nestas situaes a preocupao ou medo da criana muito intenso e mantm-se por longos perodos, interferindo no seu dia a dia. Por vezes ao medo associam-se dores variadas (de cabea, de barriga), nuseas ou vmitos, palpitaes, tremores, tonturas e outros sintomas para os quais no encontrada nenhuma razo mdica. De entre as perturbaes mais frequentes nestas idades, destacam-se:

A recusa escolar que geralmente devida a uma dificuldade da criana em separar-se dos pais e da segurana sentida em casa. As queixas fsicas de dores e mal-estar quando se aproxima a hora da escola/jardim-de-infncia, so frequentes. Muitas vezes a situao desencadeada por modificaes ou problemas familiares (nascimento de um irmo, doena dos pais, etc.). Por etc.). vezes existem tambm problemas escolares (dificuldades de aprendizagem, problemas de relacionamento com colegas ou professores, Os medos e fobias esto ligados a situaes ou objectos especficos (por exemplo ces, aranhas, cobras, agulhas, mdicos, etc.). O medo muito intenso e surgem uma srie de comportamentos que a criana usa para evitar o objecto causador do medo condutas de evitamento que podem ser elas prprias limitativas para a vida da criana (por exemplo no sair rua, etc.).

Quais so as causas destes problemas? Para estas situaes contribuem vrios tipos de problemas: Problemas familiares: Conflitos ou violncia familiar que provocam um sentimento de insegurana generalizada na criana; Divrcio ou separao dos pais, o que coloca a criana numa situao de diviso de lealdades (para com o pai e para com a me) causando-lhe ansiedade e mal-estar; A morte ou a doena de um familiar prximo; O modo de relacionamento entre pais e filhos e o estilo educativo dos pais: uma disciplina demasiado rgida e exigente ou, por outro lado uma atitude de superproteo exagerada, determinam insegurana e falta de autoconfiana da criana. Problemas escolares: Crianas que so vtimas de ameaas (bulling) ou abusos na escola e tm dificuldade em defender-se; Crianas com dificuldades de aprendizagem que se sentem desvalorizadas e ansiosas. Experincias traumticas anteriores. Factores genticos ou modos de funcionamento familiar: por vezes os sentimentos generalizados de insegurana e ansiedade so partilhados por

outros membros da famlia, constituindo como que um modo de funcionamento particular e especfico daquela famlia. Quais as consequncias do problema? A ansiedade e o medo podem limitar o desenvolvimento e o quotidiano da criana, impedindo-a por exemplo de frequentar regularmente a escola, aprender, sair rua, fazer amigos. A solido e a falta de autoconfiana podem tambm ser problemas duradouros. Como podem ser prevenidos ou diminudos estes problemas? Estas situaes podem passar despercebidas ou no ser valorizadas durante algum tempo porque no chamam a ateno nem so muito perturbadoras para os outros. No entanto devem ser reconhecidas para que a criana seja ajudada a ultrapass-las. Para prevenir o seu aparecimento, os pais podem preparar antecipadamente a criana para situaes novas que podem ser difceis para algumas crianas, tais como o nascimento de um irmo, a entrada para a escola ou o jardim de infncia, explicando-lhe o que vai acontecer e porqu. Todas as famlias passam fases de grande tenso e preocupao; se nessas alturas a criana manifestar medos ou ansiedade mais intensa, importante que os pais a entendam e estejam disponveis para a ajudar. Sugere-se ainda que os pais confortem e apoiem a criana mas simultaneamente mantenham uma atitude firme e segura de modo a transmitir-lhe confiana. A criana deve ser incentivada a encontrar, ela prpria, solues para enfrentar a situao difcil; os pais devem dar-lhe apoio nesse processo. As situaes que causam ansiedade criana no devem ser excessivamente evitadas mas ela tambm no deve ser forada a enfrentlas para alm da sua capacidade de adaptao. Onde e quando procurar ajuda? Se a criana manifesta preocupao ou medos intensos e persistentes, que lhe causam sofrimento e se repercutem no seu funcionamento dirio e no seu desenvolvimento, consulte o seu mdico de famlia. Este saber avaliar a situao e

orientar o caso para uma consulta de sade mental infantil e juvenil se tal for necessrio. Como evoluem estas situaes? Na maioria dos casos a criana acaba por ultrapassar a situao. No entanto pode manter-se uma tendncia para manifestar ansiedade e depresso ao longo de desenvolvimento particularmente em situaes de maior tenso, podendo ser necessrio um apoio nesses perodos.

Вам также может понравиться