Вы находитесь на странице: 1из 7

ARTIGO ORIGINAL

De Domenico EBL, Matheus MCC. Didtica em sade: representaes de graduandos em Enfermagem e utilizao de metodologia inovadora de ensino. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 set;30(3):413-9.

413

DIDTICA EM SADE: representaes de graduandos em Enfermagem e utilizao de metodologia inovadora de ensino


Edvane Birelo Lopes DE DOMENICOa Maria Clara Cassuli MATHEUSa RESUMO Os objetivos do estudo foram: analisar as representaes a respeito das relaes entre a prtica da Enfermagem e a Educao, revelar expectativas referentes disciplina Fundamentos, Mtodos e Tcnicas de Ensino e avaliar o uso do Mtodo de Projetos. Trata-se de uma pesquisa de avaliao, de natureza qualitativa, realizada entre abril e junho de 2007, com estudantes da primeira srie de um Curso de Graduao em Enfermagem. Os dados foram analisados com as referncias das Representaes Sociais e dos postulados construtivistas. Os estudantes revelaram que suas expectativas de aprendizado relacionavam-se aos contedos de didtica, comunicao humana e processo ensinoaprendizagem. O emprego do Mtodo de Projetos foi avaliado como capaz de proporcionar dinamismo s aulas, interesse pelo contedo e capacidade de associao teoria e prtica, favorecendo a compreenso do binmio educar/ cuidar. Concluiu-se que os contedos de didtica em sade so capazes de gerarem interesse nos estudantes, principalmente quando uma metodologia inovadora empregada. Descritores: Educao superior. Educao em enfermagem. Ensino.

RESUMEN
Los objetivos eran analizar las representaciones en las relaciones entre la prctica de Enfermera y Educacin, mostrar las expectativas sobre la asignatura Fundamentos, Mtodos y Tcnicas de Educacin y evaluar el uso del Mtodo de Proyectos. Mtodo: investigacin de evaluacin, de tipo cualitativa, realizada entre abril y junio del 2007, con estudiantes del primer ao de Pregrado en Enfermera. Los datos fueron analizados con la teora de las Representaciones Sociales y los postulados del constructivismo. Los estudiantes mostraron que sus expectativas de aprendizaje se relacionan con los contenidos sobre didctica, comunicacin humana y proceso de enseanza-aprendizaje. La utilizacin del Mtodo de Proyectos fue evaluado como capaz de proporcionar dinamismo en las clases, despertar inters en el contenido y posibilitar la asociacin entre teora y prctica, favoreciendo la comprensin del binomio educar/cuidar. Se concluy que los contenidos de la didctica en salud son capaces de generar inters en los estudiantes, principalmente cuando se emplea una metodologa innovadora.

Descriptores: Educacin superior. Educacin en enfermera. Enseanza. Ttulo: La didctica en salud: representaciones de los graduados en enfermera y utilizacin de una metodologa de enseanza innovadora. ABSTRACT
This study aimed at analyzing the representations regarding the relationships between Nursing and Education practices, to reveal expectations regarding the course Fundamentals, Methods and Techniques of Teaching, and evaluate the use of the Projects Method. Method: this is a qualitative evaluation research performed between April and June 2007 with first-year nursing students of a Baccalaureate Degree Program. The data were analyzed based on the Social Representations framework and the constructivist postulates. The students revealed that their learning expectations were related with the contents of didactics, human communication, and the teaching-learning process. The Projects Method was considered capable of providing dynamism, interest towards the content, and the ability to associate theory and practice, in addition to having favored the amplitude and appreciation of the educate/care binomial. In conclusion, health didactics contents are capable of generating students interest, especially when an innovative methodology is used.

Descriptors: Education, higher. Education, nursing. Teaching. Title: Health didactics: undergraduates nursing representations and the use of an innovative teaching strategy.

Enfermeira, Professora Adjunta da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de So Paulo (EPE-UNIFESP), So Paulo, Brasil.

414
INTRODUO

De Domenico EBL, Matheus MCC. Didtica em sade: representaes de graduandos em Enfermagem e utilizao de metodologia inovadora de ensino. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 set;30(3):413-9.

No cenrio atual, os profissionais da sade so desafiados a participarem da socializao dos saberes cientficos mediante aes educativas eficazes, que possam acarretar mudanas nos processos de vida dos diversos segmentos sociais, alterando a tendncia epidemiolgica atual, fortemente demarcada pela prevalncia de doenas crnicas e o desenvolvimento precoce de co-morbidades(1,2). Nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Enfermagem, encontramse competncias e habilidades especficas voltadas para a rea da educao em sade (Art. 5), como Planejar, implementar e participar de programas de formao e qualificao contnua dos trabalhadores de enfermagem e de sade e Planejar e implementar programas de educao e promoo sade, considerando as especificidades dos diferentes grupos sociais e dos distintos processos de vida, sade, trabalho e adoecimento(3). Em sintonia com as demandas sociais e com as Diretrizes Curriculares, docentes do Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Federal de So Paulo (UNIFESP), responsveis pela disciplina Fundamentos, Mtodos e Tcnicas de Ensino (FMTE), preocupadas com a adequao dos objetivos e contedos da disciplina ante a importncia e necessidade da construo de competncias profissionais voltadas para a educao em sade, consideraram a necessidade de familiarizao e apropriao de novos saberes pedaggicos. No cenrio do ensino universitrio, o emprego de novas estratgias de ensino desejado e h especial destaque para o emprego de metodologias que possibilitem a pesquisa cientfica, a discusso em pequenos grupos e a avaliao que considere o processo de desenvolvimento da atividade e no apenas o resultado final expresso numa prova(2,4). Unindo as necessidades de atender ao desafio de sensibilizar para a importncia do desenvolvimento de competncias para as aes educativas em sade, a disciplina FMTE (inserida no 1 ano letivo, com a carga horria de 30h/a) foi estruturada a partir dos postulados construtivistas e na escolha da estratgia de ensino Mtodo de Projetos. Construtivismo e Mtodo de Projetos Para o construtivismo, a aprendizagem est intimamente relacionada com o desenvolvimento

humano. O aprender depende da capacidade de elaborar uma representao pessoal sobre um objeto da realidade ou de um contedo(4). Assim, a iniciativa para o aprendizado advm de experincias, interesses e conhecimentos prvios que aproximam o indivduo do algo a ser aprendido(5,6). Relaciona-se a essa concepo todas as metodologias que se baseiam na atividade conjunta entre estudantes e professor, no sentido de tornar real o conceito de zona de desenvolvimento proximal, compreendido pela ao deliberada de execuo compartilhada da tarefa at que haja a autonomia do estudante(7,8). Dando vida a essa premissa, o Mtodo por Projetos compreende a organizao dos contedos didticos de forma a subsidiar a idealizao e o planejamento de um projeto, de qualquer natureza, tendo os estudantes como atores principais do processo ensino-aprendizagem, e os professores como mediadores do processo de criao(9). A estratgia tem por princpios: proporcionar ao estudante uma situao autntica de vivncia; estimular o pensamento criativo; deix-los escolher o problema e mobiliz-los quanto necessidade de acessar os fatores intervenientes, considerando estratgias para vencer os desafios; desenvolver a capacidade de observao para melhor utilizar informaes e instrumentos; dar oportunidade ao estudante para que comprove suas idias, por meio da priorizao de atividades que permitam a discusso de conceitos/fatos/contextos com o objetivo de desenvolvimento das etapas constituintes do pensamento crtico(9). O papel do professor consiste em interagir com os estudantes de forma colaborativa, integrar os diferentes grupos, direcionar as discusses para focos de ateno capazes de permitir associaes, priorizaes, embates terico/prticos, tomada de deciso e avaliao de resultados, como tambm sinalizar para o desenvolvimento de projetos aplicveis na vida real(8,9). Organizao da disciplina FMTE Na disciplina FMTE, optou-se por, primeiramente, sensibilizar os estudantes para os temas Educao, Educao em Sade e Enfermagem com leituras de textos e debates em classe a partir da leitura de resenhas e resoluo de casos (descries sucintas de situaes dependentes de ao educativa).

De Domenico EBL, Matheus MCC. Didtica em sade: representaes de graduandos em Enfermagem e utilizao de metodologia inovadora de ensino. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 set;30(3):413-9.

415

Depois, organizou-se o bloco terico com contedos do Planejamento Educacional (suas etapas constitutivas: escopo, planejamento, execuo, controle, encerramento) e com referncias tericas e conceituais do processo ensino-aprendizagem, com nfase em Piaget, Vygotsky, Ausubel e Paulo Freire. Esses contedos foram ministrados na primeira hora de aula pelas docentes, para subsidiarem as duas horas/aula subseqentes para o desenvolvimento dos projetos educacionais em sade pelos alunos, sub-divididos em grupos de at oito alunos. Nesse segundo perodo da aula, as docentes circulavam pelos grupos ajudando-os no desenvolvimento do projeto. A partir dessa experincia, as perguntas de estudo formuladas foram: Quais as representaes dos discentes a respeito das relaes entre a Enfermagem e a Educao? O que os discentes esperam da disciplina FMTE? Quais as respostas dos alunos ante a metodologia de ensino Mtodo por Projetos? Esses questionamentos geraram os objetivos da investigao: analisar as representaes de discentes a respeito das relaes entre a prtica da Enfermagem e a Educao; revelar as expectativas discentes antes do incio da disciplina FMTE; avaliar a utilizao da estratgia de ensino Mtodo de Projetos na disciplina FMTE. MTODOS Tipo de estudo Pesquisa de avaliao por possuir a inteno de determinar o efeito ou resultado de um programa de disciplina, com a utilizao de procedimentos e tcnicas qualitativas de pesquisa(10). Utilizouse o mtodo qualitativo por este proporcionar a busca das relaes dos significados(11), a possibilidade de avanar para alm das palavras ao entender e interpretar os sentidos e significados que os sujeitos concedem ao fenmeno, no seu campo de pertena. Populao e local Alunos matriculados na Disciplina Fundamentos, Mtodos e Tcnicas de Ensino da 1 srie do Curso de Graduao em Enfermagem da Universidade Federal de So Paulo, situada no municpio de So Paulo, que aceitaram, voluntariamen-

te, participar do estudo aps leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, devidamente autorizado pelo Comit de tica e Pesquisa da instituio de ensino (CEP 1717/06). Coleta de dados A coleta foi programada em duas etapas, tipo antes e depois do cumprimento do plano de disciplina, por meio de questionrios, contendo perguntas semi-estruturadas, a serem respondidas por escrito em folha sem identificao pessoal. Os participantes receberam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido previamente a cada tempo de coleta de dados, uma vez que transcorreram trs meses entre a primeira coleta de dados, ocorrida no 1 dia de aula, em abril de 2007, e a segunda coleta de dados, ocorrida em julho de 2007. As questes norteadoras para a coleta de dados no primeiro tempo da pesquisa foram: Quais as relaes entre Enfermagem e Educao? Discorra sobre o assunto. e Quais so as suas expectativas ao cursar uma disciplina intitulada Fundamentos, Mtodos e Tcnicas de Ensino?. E no segundo tempo: Conte como foi construir um projeto educativo em sade? e A disciplina Fundamentos, Mtodos e Tcnicas de Ensino atendeu s suas expectativas? Por qu?. A caracterizao do grupo foi delineada pelos dados: idade; contato anterior com os contedos da disciplina em outros eventos/cursos/disciplinas; trabalho atual ou anterior em atividades que envolvam as prticas didtico-pedaggicas: qual e o que fez; prtica de ensino anterior: especificar. Anlise dos dados Os dados obtidos com a entrevista semi-estruturada foram analisados de acordo com a Anlise de Contedo(12). O fundamento da especificidade da anlise de contedo reside na articulao entre os elementos caractersticos presentes no texto e seus fatores determinates, a partir de uma descrio e anlise dedutiva(12). As representaes existentes na relao entre Enfermagem e Educao foram interpretadas sob a tica das Representaes Sociais, por compreender uma atividade de re-interpretao contnua que emerge do processo de elaborao das representaes no espao da interao: o contexto da produo e da significao(13). Nesse espao cont-

416

De Domenico EBL, Matheus MCC. Didtica em sade: representaes de graduandos em Enfermagem e utilizao de metodologia inovadora de ensino. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 set;30(3):413-9.

nuo de re-formulaes, os conhecimentos de senso-comum influenciam-se pelos conhecimentos de base formal ou cientfica, sendo utilizados para a classificao e nomeao de objetos que estaro presentes na orientao da ao e da comunicao(14). No caso, buscou-se compreender as representaes dos alunos sobre a educao e enfermagem como possibilidade de acessar a estrutura bsica de suas experincias sociais comuns, presentes nos seus pensamentos e aes, gerando subsdios para o desenvolvimento da disciplina a partir das crenas que sustentam essas representaes. RESULTADOS A primeira coleta de dados ocorreu no 1 dia de aula, anteriormente a qualquer apresentao formal da disciplina. Obteve-se 32 formulrios respondidos. A idade dos sujeitos variou entre 17 e 26 anos. Dentre os alunos, sete consideraram j ter tido contato com contedos que so pertinentes a uma disciplina com o tema Educao, pois foram responsveis pelo ensino de msica, ingls, bal ou religio para crianas ou adolescentes. Quando questionados sobre a existncia ou no da relao entre Educao e Enfermagem todos responderam que esta afirmativa, sendo as justificativas dessa relao categorizadas como: Educao como instrumento para promover a sade, prevenir doenas e melhorar a qualidade de vida; Educao como recurso para o desenvolvimento de habilidades de comunicao e das relaes humanas; Educao como contedo terico-metodolgico para o processo ensino-aprendizagem; e trade indissocivel: educar, cuidar, viver.
A Enfermagem usa muito da educao em seus procedimentos, pois informa a populao de mtodos para melhorar a qualidade de vida, preveno sade entre outros temas. Por isso a necessidade de ter uma didtica (E2). Se definirmos educao como a arte de ensinar como viver, lidar com pessoas, como se comportar, como se expressar verbal e oralmente, a educao estaria diretamente proporcional a qualidade do profissional de sade como o enfermeiro (E12). A enfermagem o sinnimo do cuidado ao prximo, por isso que h uma grande relao enfermagem-educao. A minha essncia, a essncia de cada indivduo estar no limite do prprio eu e saber que no outro tam-

bm h limitaes. Viver aprender a cada dia, e quando h limitaes e amor ao prximo nos colocamos em um local principalmente familiar e profissional [enfermagem] tudo o que est relacionado educao importante (E25).

Identificou-se, em cada categoria, a amplitude e valorao do binmio educar/cuidar. Corroborando com esta evidncia, pde-se extrair na continuidade do processo de codificao dos dados, os Sentidos da Educao atribudos pelos discentes, sendo possvel categoriz-los em: Competncias e habilidades para educar; Regras de comportamento social; Gerao do prprio aprendizado para o exerccio profissional.
[...] devemos aprender uma forma de melhor instruir o paciente em relao ao seu cuidado. Fazer-se entender nesse processo essencial, j que estaremos cuidando de seres humanos (E9). Educao primordial para que o tratamento seja o mais adequado, evitando a falta de respeito e provocando maior conforto para que o paciente fale sobre suas dvidas e para que o enfermeiro possa exercer sua funo de forma tranqila (E20). [...] educar a populao no que diz respeito promoo/preveno da sade, ela extremamente importante. Tambm est relacionada a como se obter tcnicas de ensino, no sentido de como ensinar auxiliares e tcnicos a realizarem corretamente procedimentos de enfermagem (E30).

As expectativas dos alunos sobre a disciplina foram: Dinamismo, Eficincia e Motivao na forma de ensinar e, em relao aos contedos de Didtica, Comunicao Humana, Processo EnsinoAprendizagem: como este ocorre e como aperfeio-lo.
Espero aprender tcnicas que iro facilitar e otimizar meu modo de passar conhecimento atravs de palestras, etc. (E17). Desenvolver a minha capacidade de expressar idias, facilitando os vnculos comunicativos, principalmente com pessoas que no conheo. Aprender sobre maneiras, mtodos e instrumentos que possam facilitar a comunicao (E32). Aprender como posso ajudar meu prximo ao ensinar conhecimentos que possuo, que mtodos e tcnicas posso utilizar para transmitir os meus conhecimentos (E5).

De Domenico EBL, Matheus MCC. Didtica em sade: representaes de graduandos em Enfermagem e utilizao de metodologia inovadora de ensino. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 set;30(3):413-9.

417

A segunda coleta de dados ocorreu no ltimo dia de aula da disciplina. Os alunos foram questionados quanto experincia de construir um projeto educativo a partir do Mtodo de Projetos e tambm para avaliarem a disciplina como um todo. Dos 22 respondentes desta etapa, todos afirmaram que a experincia da estratgia de ensino adotada, Mtodo de Projetos, foi positiva e alguns apresentaram alguns pontos negativos do processo. Os aspectos positivos e negativos esto presentes nas categorias, com exemplos das falas que sustentaram a categorizao. Categoria Aprendizado terico e prtico simultneos
Na aula fomos aprendendo a fazer o projeto. Cada dia crescemos junto com a disciplina [...] (R7). Nas aulas foi tudo muito bem explicado, tanto nos mostraram os procedimentos de ensino como fizeram com que colocssemos a teoria na prtica [...] (R17).

Foi um pouco complicado, pois havia duas formas de sermos avaliados, o que para uma professora estava coerente, para a outra estava precisando de melhoramentos, desta forma fiquei confusa e frustrada (R11).

DISCUSSO Entre a Enfermagem e a Educao, os alunos construram representaes com contedos atuais(15), associando a educao (contedo tericometodolgico) com a preveno de doenas, qualidade de vida, capacidade de comunicao e de melhoria das relaes humanas dentro de espaos sociais constitudos. A Organizao Mundial de Sade (OMS) organizou o Expert Committee on Planning and Evaluation of Health Education, que tem por foco uma educao em sade direcionada para a populao e para a ao(16). Os objetivos devem ser de encorajar as pessoas para a adoo e manuteno de padres de vida sadios; para o uso judicioso e cuidadoso dos servios de sade colocados sua disposio; e para a tomada das prprias decises, tanto individual como coletivamente, visando melhorar suas condies de sade e as condies do meio ambiente. Assim, esses estudantes indicaram possuir um substrato analtico mobilizado para compreender a Educao como uma forma tambm de dilogo na interface poltica do conhecimento e dos acontecimentos sociais, e valorizar o aprendizado e aplicao de modelos educativos que de fato contribuam para promover um saber fazer autnomo e consciente. Para a Educao tambm foram atribudos significados, por alguns respondentes, que extrapolaram o sentido instrumental para o ensino, enquanto referencial terico-metodolgico do processo ensino-aprendizagem, pois estariam associados ao seu carter disciplinador, na medida em que oferece regras de condutas sociais. Foi gratificante observar a preocupao de alunos do primeiro ano letivo com o respeito aos espaos de interao social, com as escolhas do prximo e com o compromisso profissional de estar presente sem, contudo, ser impositivo. Passando para a anlise dos resultados da segunda fase da investigao, a utilizao de uma metodologia ativa, o Mtodo de Projetos, foi possvel verificar as vantagens e desvantagens quando o plano de disciplina se afasta da dinmica de ensino tradicional.

Categoria Gratificante e surpreendente


Foi uma experincia diferente da que eu tive anteriormente, pois pude refletir passo-a-passo sobre a importncia em elaborar de maneira qualitativa um projeto educativo [...] (R14). Foi bem interessante [...] Fizemos vrias pesquisas e nos interamos mais sobre vrios assuntos, incluindo o tema que escolhemos desenvolver (R21). Foi trabalhoso, porm gostoso, ao ver o resultado final, que me surpreendeu [...]. Saiu algo bem feito (R22).

Categoria rduo, trabalhoso, porm enriquecedor


Foi interessante e muito trabalhoso, pois muitas foram as pesquisas, leituras e avaliaes do que lamos para que a partir de fatos construssemos um trabalho [projeto] coerente, e graas a este desafio nos sentimos hoje enriquecidos e habilitados para principiar a educao em sade segundo o que nos foi proposto (R8).

Categoria Difcil e confuso


Foi muito difcil, mas uma experincia muito interessante (R9).

418

De Domenico EBL, Matheus MCC. Didtica em sade: representaes de graduandos em Enfermagem e utilizao de metodologia inovadora de ensino. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 set;30(3):413-9.

Os alunos evidenciaram apreciar o dinamismo, a responsabilidade, a liberdade de criao, no mesmo tempo que indicaram o aumento na carga de trabalho e os problemas relativos a ter mais que um docente em sala de aula para as orientaes dos trabalhos, s vezes com opinies distintas. O emprego de um modelo didtico que concebe a idia de elaborar projetos como estratgia pedaggica caracteristicamente humana(17), traz muitos desafios para estudantes e professores por desconfigurar a forma prescritiva e linear das metodologias centradas no contedo e no docente. A adoo de novas prticas escolares se faz necessria ante a complexidade dos canais e dos contedos de informao que nos cercam na atualidade. O ato de informar tornou-se precrio para que verdadeiramente capacitemos indivduos em relao a qualquer rea de saber(18). necessrio que este experimente e vivencie as dificuldades; as respostas possveis e as inviveis; os desafios da multiplicidade de caminhos e os recursos; enfim, que construa seus prprios esquemas de conhecimento, agregando habilidades, conhecimentos e competncias s suas experincias anteriores(18,19). Assim, os resultados evidenciaram que quando h vnculo afetivo e o comprometimento mtuo na relao de ensino-aprendizagem, mesmo que a tarefa seja rdua e trabalhosa (como caracterizada pelos respondentes), os resultados finais compensam, pela capacidade de demonstrarem a superao dos obstculos. As estratgias intencionais de aproximao dos professores com os estudantes so fundamentais para o desenvolvimento profissional por favorecerem a capacidade de mobilizao do conhecimento para o atendimento das pessoas e dos seus projetos, na medida em que as competncias no nascem e se manifestam no vazio, crescem e se fortalecem no compromisso, respeito e dedicao(17). CONCLUSES As representaes sociais obtidas sobre as relaes entre Educao e Enfermagem permitiram a reflexo acerca da complexidade que essa associao traz, principalmente quando revela o carter ontolgico dessa relao, e quando sugere que as representaes sociais acerca do que Enfermagem num grupo de alunos ingressantes na graduao precisam ser discutidas na perspectiva

da identificao dos seus saberes, enquanto corpo de conhecimento prprio que lhe atribui o status de cincia. Construir o plano de ensino da disciplina FMTE, unindo os sentidos das representaes da Educao e da Enfermagem s expectativas dos estudantes foi um desafio determinado pela responsabilidade de agregar contedos prprios da cincia da pedagogia (teorias, mtodos e tcnicas) aos contedos biopsicossocial e antropolgico que norteiam o processo sade-doena na atualidade, alm de verdadeiramente assegurar que a Graduao o espao de re-elaborao do pensamento lgico na perspectiva de internalizao de valores, conceitos e dos princpios de aes inerentes escolha profissional. O emprego de metodologia de ensino ativa apresentou muitas vantagens, considerando-se os resultados almejados como o aprender a aprender, ao competente, tica e esttica. Porm, foi um exerccio de aprendizado para os docentes, no sentido de manter um planejamento de aula sintonizado, como tambm para os estudantes, que se deslocaram do papel de ouvintes para os de responsveis por idealizarem e elaborarem projetos educativos. O passo a seguir, certamente, constituir-se- por uma pesquisa sobre o processo de avaliao adotado na disciplina, que faa jus trajetria percorrida e que traga a complexidade das representaes sociais e expectativas j explicitadas. REFERNCIAS
1 Starfield B. Ateno primria: equilbrio entre necessidades de sade, servios e tecnologia. Braslia (DF): UNESCO Brasil; Ministrio da Sade; 2004. 2 Rosa RB, Maffacciolli R, Nauderer TM, Pedro ENR. A educao em sade no currculo de um curso de enfermagem: o aprender para educar. Rev Gacha Enferm [Internet]. 2006 [citado 2008 out 20];27(2): 185-92. Disponvel em: http://www.seer.ufrgs.br/ index.php/RevistaGauchadeEnfermagem/article/ view/4595/2516. 3 Ministrio da Educao (BR), Conselho Nacional de Educao. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduao em Enfermagem [Internet]. Braslia (DF); 2001 [citado 2008 mar 17]. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/Enf. pdf.

De Domenico EBL, Matheus MCC. Didtica em sade: representaes de graduandos em Enfermagem e utilizao de metodologia inovadora de ensino. Rev Gacha Enferm., Porto Alegre (RS) 2009 set;30(3):413-9.

419

4 Werneck VR. Sobre o processo de construo do conhecimento: o papel do ensino e da pesquisa. Ensaio: Aval Polt Pblicas Educ [Internet]. 2006 [citado 2008 out 06];14(51):173-96. Disponvel em: http:// www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n51/a03v1451.pdf. 5 Zabala A. A prtica educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed; 1998. 6 Lucchese R, Barros S. Pedagogia das competncias: um referencial para a transio paradigmtica no ensino de enfermagem: uma reviso da literatura. Acta Paul Enferm [Internet]. 2006 [citado 2008 out 04]; 19(1 Supl 1):92-9. Disponvel em: http://www.scielo. br/pdf/ape/v19n1/a15v19n1.pdf. 7 Coll C, Juan IP, Sarabia B, Valls E. Os contedos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Mdicas; 2000. 8 Thofehrn MB, Leopardi MT. Construtivismo sciohistrico de Vygotsky e a enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2006 [citado 2008 nov 20];59(5): 694-8. Disponvel em: http://www.scielo.br/pdf/ reben/v59n5/v59n5a19.pdf. 9 Piletti C. Didtica geral. 23 ed. So Paulo: tica; 2004. 10 LoBiondo-Wood G, Haber J. Pesquisa em enfermagem: mtodos, avaliao crtica e utilizao. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001. 11 Grubits S, Noriega JAV. Mtodo qualitativo: epistemologia, complementariedades e campos de aplicao. So Paulo: Vetor; 2004.

12 Bardin L. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70; 1977. 13 S CP. Representaes sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: Spink MJ, organizador. O conhecimento no cotidiano. So Paulo: Brasiliense; 1993. p. 19-45. 14 Guareschi P, Jovchelovitch S. Textos em representaes sociais. Petrpolis: Vozes; 2000. 15 Heidmann ITSB, Almeida MCP, Boehs AE, Wosny AM, Monticelli M. Promoo sade: trajetria histrica de suas concepes. Texto Contexto Enferm. 2006;15(2):352-8. 16 Levy SH, Silva JJC, Cardoso IFR, Werberich PM, Moreira LLS, Montiani H, et al. Educao em sade: histrico, conceitos e propostas. In: 10 Conferncia Nacional de Sade; 1996 set 2-6; Braslia (DF), Brasil [Internet]. Braslia (DF): Ministrio da Sade (BR); 1997 [citado 2007 ago 17]. Disponvel em: http://www.datasus.gov.br/cns/datasus.htm. 17 Machado NJ. Educao: projetos e valores. 5 ed. So Paulo: Escrituras; 2004. 18 Anastasiou LGC, Alves PP. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratgias de trabalho em aula. 6 ed. Joinville: Univalle; 2006. 19 Zabalza MA. O ensino universitrio: seu cenrio e protagonistas. Porto Alegre: Artmed; 2004.

Endereo da autora / Direccin del autor / Authors address: Edvane Birelo Lopes De Domenico Rua Napoleo de Barros, 754, Vila Clementino 04024-002, So Paulo, SP E-mail: domenico.edvane@unifesp.br

Recebido em: 23/10/2008 Aprovado em: 17/02/2009

Вам также может понравиться