Вы находитесь на странице: 1из 7

A MATRIA EDUCAO NA CONSTITUIO DE 1988

Introduo

A Constituio de 1988 foi, sem dvida alguma, a que disciplinou o tema educao de forma mais relevante. Reconhecida como direito fundamental, a matria est includa no rol de direitos sociais, no "caput" do artigo 6 e pormenorizada no ttulo VIII referente Ordem Social nos artigos 205 a 214. Consoante o artigo 205, h trs propsitos bsicos da educao: "o pleno desenvolvimento da pessoa; seu preparo para exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho." Entretanto, segundo a doutrina de Jos Afonso da Silva:

A consecuo prtica desses objetivos s se realizar num sistema educacional democrtico, em que a organizao da educao formal (via escola) concretize o direito de ensino, informado por alguns princpios com eles coerentes, que, realmente, foram acolhidos pela Constituio, tais so: universalidade (ensino para todos), igualdade, liberdade, pluralismo, gratuidade do ensino pblico, valorizao dos respectivos profissionais, gesto democrtica da escola e padro de qualidade,princpios esses que foram acolhidos no art. 206 da Constituio (...).(SILVA, 2009, p. 312).

Do Direito educao

Ainda, segundo Jos Afonso da Silva:

O art. 205 contm uma declarao fundamental que, combinada com o art. 6, eleva a educao ao nvel dos direitos fundamentais do homem. A se firma que a educao direito de todos, com o que esse direito informado pelo princpio da universalidade. Reala-lhe o valor jurdico, por um lado, a clusula a educao dever do Estado e da famlia -, constante do mesmo artigo, que completa a situao jurdica subjetiva, ao explicitar o titular do dever, da obrigao, contraposto quele direito. Vale dizer: todos tm o direito educao e o Estado tem o dever de prest-la, assim como a famlia. (SILVA, 2009, p. 312).

Quando a norma determina "A educao, direito de todos e dever do Estado e da famlia (...)" (art. 205) significa, que o Estado deve fornecer educao para todos indistintamente e " que todas as normas da Constituio, sobre educao e ensino, ho que ser interpretadas em funo daquela declarao e no sentido de sua plena e efetiva realizao". (SILVA, 2009, p. 313); ampliando, com base nos princpios elencados no art. 206, as possibilidades para que todos possam exercer de forma igualitria esse direito.

A Constituio de 1988, conforme j assinalado, ao colocar a educao no rol de direitos essenciais, que competem ao Poder Pblico sua efetiva prestao a todos de forma equivalente, demonstra sua preferncia pelo ensino pblico, que pela iniciativa privada. Brilhante a lembrana de Jos Afonso da Silva ao citar os ensinamentos de Ansio Teixeira: Obrigatria, gratuita e universal, a educao s poderia ser ministrada pelo Estado. Impossvel deix-la confiada a particulares, pois estes somente podiam oferec-la aos que tivessem posses (ou a protegidos') e da operar antes para perpetuar as desigualdades sociais, que para remov-las. A escola pblica, comum a todos, no seria, assim, o instrumento de benevolncia de uma classe dominante, tomada de generosidade ou de medo, mas um direito do povo, sobretudo das classes trabalhadoras, para que, na ordem capitalista, o trabalho (no se trata, com efeito, de nenhuma doutrina socialista, mas do melhor capitalismo) no se conservasse servil, submetido e degradado, mas, igual ao capital na conscincia de suas reivindicaes e dos seus direitos. (SILVA, 2009, p. 839).

Princpios constitucionais da matria educao

O ensino ser ministrado com base nos seguintes princpios (CF/88, art. 206):

I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idias e de concepes pedaggicas, e coexistncia de instituies pblicas e privadas de ensino; IV - gratuidade do ensino pblico em estabelecimentos oficiais; V - valorizao dos profissionais da educao escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso pblico de provas e ttulos, aos das redes pblicas; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 53, de 2006) VI - gesto democrtica do ensino pblico, na forma da lei; VII - garantia de padro de qualidade. VIII - piso salarial profissional nacional para os profissionais da educao escolar pblica, nos termos de lei federal. (Includo pela Emenda Constitucional n 53, de 2006)

Propsitos constitucionais com a educao

A lei estabelecer o plano nacional de educao, de durao decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educao em regime de colaborao e definir diretrizes, objetivos, metas e estratgias de implementao para assegurar a manuteno e desenvolvimento do ensino em seus diversos nveis, etapas e modalidades por meio de aes integradas dos poderes pblicos das diferentes esferas federativas que conduzam a (CF/88, art. 214): (Redao dada pela Emenda Constitucional n 59, de 2009) I - erradicao do analfabetismo; II - universalizao do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formao para o trabalho; V - promoo humanstica, cientfica e tecnolgica do Pas.

Sobre as universidades

As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. 1 facultado s universidades admitir professores, tcnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. (Includo pela Emenda Constitucional n 11, de 1996) 2 O disposto neste artigo aplica-se s instituies de pesquisa cientfica e tecnolgica. (Includo pela Emenda Constitucional n 11, de 1996) (CF/88, art. 207).

A Constituio de 1988 asseverou, em seu artigo 206, inciso II, que o ensino ser ministrado com base na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. Consequentemente, seria absolutamente necessria "uma manifestao normativa expressa em favor da autonomia das Universidades." (SILVA, 2009, p. 840). Desse modo, faz-se mister ressaltar a teoria de Ansio Teixeira, citada por Jos Afonso da Silva, em seu livro Curso de Direito Constitucional positivo, a respeito da autonomia das Universidades:

As universidades no sero o que devem ser se no cultivarem a conscincia da independncia do saber e se no souberem que a supremacia do saber, graas a essa independncia, levar a um novo saber. E para isto precisam de viver em uma atmosfera de

autonomia e estmulos vigorosos de experimentao, ensaio e renovao. No por simples acidente que as universidades se constituem em comunidades de mestres e discpulos, casando a experincia de uns com o ardor e a mocidade de outros. Elas no so, com efeito, apenas instituies de ensino e de pesquisas, mas sociedades devotadas ao livre, desinteressado e deliberativo cultivo da inteligncia e do esprito e fundadas na esperana do progresso humano pelo progresso da razo. (SILVA, 2009, p. 840).

Do dever do Estado para com a educao O artigo 208 determina que o dever do Estado para com a educao ser efetivado mediante a garantia de:

I - educao bsica obrigatria e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela no tiveram acesso na idade prpria; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 59, de 2009) (Vide Emenda Constitucional n 59, de 2009) II - progressiva universalizao do ensino mdio gratuito; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 14, de 1996) III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficincia, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - educao infantil, em creche e pr-escola, s crianas at 5 (cinco) anos de idade; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 53, de 2006) V - acesso aos nveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criao artstica, segundo a capacidade de cada um; VI - oferta de ensino noturno regular, adequado s condies do educando; VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educao bsica, por meio de programas suplementares de material didticoescolar, transporte, alimentao e assistncia sade. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 59, de 2009) 1 - O acesso ao ensino obrigatrio e gratuito direito pblico subjetivo. 2 - O no-oferecimento do ensino obrigatrio pelo Poder Pblico, ou sua oferta irregular, importa responsabilidade da autoridade competente. 3 - Compete ao Poder Pblico recensear os educandos no ensino fundamental, fazer-lhes a chamada e zelar, junto aos pais ou responsveis, pela freqncia escola. (Fonte: planalto.gov.br)

Disposio dos sistemas de educao

A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios organizaro em regime de colaborao seus sistemas de ensino. (CF/88, art. 211).

1 A Unio organizar o sistema federal de ensino e o dos Territrios, financiar as instituies de ensino pblicas federais e exercer, em matria educacional, funo redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalizao de oportunidades educacionais e padro mnimo de qualidade do ensino mediante assistncia tcnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 14, de 1996) 2 Os Municpios atuaro prioritariamente no ensino fundamental e na educao infantil. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 14, de 1996) 3 Os Estados e o Distrito Federal atuaro prioritariamente no ensino fundamental e mdio. (Includo pela Emenda Constitucional n 14, de 1996) (Fonte: planalto.gov.br)

Compreende-se, tambm, segundo a EC n. 59, de 11-11-2009 "Na organizao de seus sistemas de ensino, a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios definiro formas de colaborao, de modo a assegurar a universalizao do ensino obrigatrio." Igualmente, nos termos da EC n. 53, de 19-12-2006 "A educao bsica pblica atender prioritariamente ao ensino regular." Conforme bem observou Alexandre de Moraes:

A EC n.53/ 2006, tambm, determinou que a distribuio dos recursos e de responsabilidades entre o Distrito Federal, os Estados e os Municpios assegurada mediante a criao, no mbito de cada Estado e do Distrito Federal, de um Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao FUNDEB, de natureza contbil; que sero constitudos por 20% dos recursos previstos no art. 155, incisos I, II e III, no art. 157, caput, e incisos II, III e IV, e no art. 159, caput, e incisos, I, a' e b' e II, todos da Constituio Federal. A distribuio dos recursos entre cada Estado e seus Municpios ser realizada na forma da lei e proporcionalmente ao nmero de alunos das diversas etapas e modalidades da educao bsica presencial, matriculados nas respectivas redes, observando-se os mbitos de atuao prioritria estabelecidos constitucionalmente, ou seja, prioridade dos Municpios no ensino fundamental e na educao infantil e dos Estados no ensino fundamental e mdio (ADCT, art. 60). (MORAES, 2010, p. 840, 841).

Aplicao dos recursos educao A Constituio obriga, nos termos do artigo 212, que a Unio aplicar, anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municpios vinte e cinco por cento, no mnimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferncias, na manuteno e desenvolvimento do ensino. Eliminando-se a parcela da arrecadao de impostos transferida pela Unio aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, ou pelos Estados aos respectivos Municpios. Consoante a Emenda Constitucional n 59/2009:

A distribuio dos recursos pblicos assegurar prioridade ao atendimento das necessidades do ensino obrigatrio, no que se refere a universalizao, garantia de padro de qualidade e equidade, nos termos do plano nacional de educao. (Fonte: planalto.gov.br)

Destarte, conforme assevera Alexandre de Moraes:

Conforme j visto, a aplicao dos recursos constitucionalmente previstos na rea da educao, a partir da Emenda Constitucional n 14, de 12-9-1996, com entrada em vigor, no primeiro ano subseqente, tornou-se princpio sensvel da Constituio Federal (CF, art. 34, VII, e), cuja inobservncia pelo Estado-membro ou Distrito Federal possibilitar a interveno federal. (MORAES, 2010, p. 841).

Concluso

O objetivo deste estudo foi explicitar como a Constituio de 1988 disciplinou a educao no pas - impondo princpios norteadores das atividades dos entes federados e buscando o desenvolvimento de todo sistema educacional. E mais, estabeleceu um percentual, obrigatrio, a ser aplicado na matria pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, cuja inobservncia possibilita, at, a interveno federal. O Brasil est no caminho certo, claro que dificuldades ainda existem; todavia, o modo com que a atual Constituio aborda o assunto indito na histria do pas - tratando o tema de forma abrangente, visando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e sua qualificao para o trabalho. Educao em sentido amplo - lato sensu contando com a colaborao e incentivo de toda a sociedade, ainda que seja um dever do Estado e da famlia.

Referncias

LENZA, Pedro, Direito Constitucional esquematizado, 13 ed. rev., atual. e ampl..Ed. Saraiva, 2009.

MORAES, Alexandre de, Direito Constitucional, 25 ed, Ed. Atlas, 2010.

RAPOSO, Gustavo de Resende. A educao na Constituio Federal de 1988. Jus Navigandi, Teresina, ano 9, n. 641, 10 abr. 2005. Disponvel em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6574. Acesso em: 21 abr. 2010.

SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito constitucional positivo . 33 ed., rev. e atual., Ed. Malheiros, 2009.

TEIXEIRA, Maria Cristina. O Direito educao nas Constituies brasileiras . disponvel em: https: //www.metodista.br/revistas/revistas. hp/RFD/article/view/464. Acesso em: 21 abr. 2010.

http://www.brasilescola.com/historiag/magna-carta.htm, acesso em: 26/02/2010 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiao91.htm acesso em 23/04/2010. http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb08.htm - acesso em 24/04/2010

Вам также может понравиться