Вы находитесь на странице: 1из 2

Produo Puxada x Produo Empurrada De grande importncia para o planejamento da produo, esses dois sistemas se adequam a diferentes tipos

de linhas de produo. So dois modelos distintos que determinam diversos aspectos de uma empresa. Produo empurrada: Do ingls push system, o sistema de Produo Empurrada determinado a partir do comportamento do mercado. Neste modelo, a produo em uma empresa comea antes da ocorrncia da demanda pelo produto. Ou seja, a produo depende de uma ordem anteriormente enviada, geralmente advinda de um sistema MRP ( Material Requirement Planning). Aps o recebimento de tal ordem, feita a produo em lotes de tamanho padro. Aqui no existe qualquer relao com a real demanda dos clientes da empresa. O chamado fluxo contnuo de produo tambm no tem importncia neste modelo de produo, uma vez que a produo ocorre isoladamente em cada unidade fabril utilizada no processo. Desta forma, enviada uma ordem de produo ao setor responsvel, que produz os itens e depois os empurra para a prxima etapa do processo produtivo, da o nome produo empurrada. O controle do que deve ser produzido, qual quantidade e em que momento, realizado pelo MRP. Os lead times deste tipo de produo precisam ser conhecidos antecipadamente, uma vez que as quantidades produzidas sem o conhecimento da real demanda dependero dos materiais fornecidos. A produo empurrada conhecida como um sistema de inventrio zero, mesmo isto no sendo um fato real. Este modelo de produo surgiu no incio da era industrial, onde a qualidade dos produtos no importava muito, uma vez que existia uma demanda praticamente infinita em um mercado sem competio. O volume dos produtos produzidos para atender esta demanda era a nica preocupao das indstrias. Produo Puxada Do ingls pull system, a produo puxada controla as operaes fabris sem a utilizao de estoque em processo. Neste modelo, diferentemente da produo empurrada, o fluxo de materiais ganha relevante importncia. Aqui, a demanda gerada pelo cliente o start da produo. O controle de o que, quando e como produzir determinado pela quantidade de produtos em estoque. Assim, a operao final do processo percebe a quantidade de produtos vendidos aos clientes, e que, naturalmente, saram do estoque, e as produz para repor o consumo gerado. Desta forma, cada processo produtivo puxa as peas fabricadas no processo anterior, eliminando, assim, a programao das etapas do processo produtivo atravs do MRP. Neste tipo de produo, o consumo do cliente que determina a quantidade produzida, gerando o que chamamos de sistema com nvel mnimo de inventrio. A produo puxada surgiu em um cenrio onde a qualidade comeou a determinar a compra de um produto e a demanda deixou de ser infinita. Assim, tornou-se necessrio um modelo produtivo mais avanado e menos esttico. Por fim, faz-se importante ressaltar que possvel utilizar este dois tipos de sistema produtivo em um nico sistema, com produo puxada e empurrada em pontos distintos do processo. Esta integrao d-se com a utilizao do Sistema Kanban em harmonia com o MRP, entre outros.

Referncias: Disponvel em: <http://www.sobreadministracao.com/producao-puxada-e-empurradaconceito-e-aplicacao/> Acesso em 13/09/2013.

Вам также может понравиться