Вы находитесь на странице: 1из 2

ETNOGRAFIA: APLICAO PRTICA DA PESQUISA ETNOGRFICA NO MARKETING

objetivos
Capacitar o aluno a compreender a prtica, uso e benefcios da pesquisa etnogrfica para o marketing, nos projetos que buscam desvendar os valores, atitudes e hbitos do consumidor.

a quem se destina
Profissionais de pesquisa de mercado, marketing, planejamento, gestores de produto e marca.

a quem no se destina
Profissionais das reas de finanas e logstica.

metodologia
Aulas expositivas, discusso e resoluo de cases, uso de filmes, debate entre os participantes.

programa
o Etnografia e pesquisa de mercado: Pesquisa etnogrfica a colaborao da Antropologia para o Marketing. Definio da pesquisa etnogrfica. Encontro da Etnografia e Marketing: desde quando acontece esse namoro. Desafios no uso da Etnografia pelo Marketing. O Por que fazer pesquisa etnogrfica? o Qual o momento de optar pela etnografia? O Diferencial da etnografia: o que esse mtodo oferece que as outras metodologias no conseguem oferecer? O Diferenas entre pesquisa de observao, imerso e etnografia. o Como planejar e conduzir a pesquisa etnogrfica: Etapas de planejamento de uma pesquisa etnogrfica. Definio de amostra. Seleo dos entrevistados. Perfil de observadores. Material para registro - cmeras, cadernos de campo, gravadores: o que levar, quando e como usar? tica nas filmagens. At quando filmar? Uso das imagens. A arte da imerso: como conviver e observar o dia-a-dia e as prticas de consumo. Como organizar e tratar os dados colhidos. Anlise dos resultados. Como gerar insights e informaes teis para a empresa com base na pesquisa etnogrfica. o Erros e equvocos na pesquisa etnogrfica. o Participao de outros executivos da empresa: Como planejar a participao de outros profissionais da empresa na pesquisa etnogrfica. o Etnografia digital. o Discusso de cases de pesquisa etnogrfica: Classes populares consumidores de baixa renda. Mercado farmacutico. Segmento do luxo. Crianas e adolescentes. Servios. Varejo.

professor
Fabio Mariano Borges
Publicitrio pela ESPM, socilogo pela USP, ps-graduado em Marketing pela ESPM, mestrando em Sociologia na PUC/SP. 20 anos de atuao em estudos de mercado, tendncias e comportamento do consumidor. Atuou nas reas de pesquisa e marketing de empresas como Editora Abril, Sebrae, Lorenzetti, Martima Seguros, Datafolha-Folha de So Paulo e Ellus. Participou da Fundao do DataPopular empresa de pesquisas especializada nas classes populares. Vencedor do Prmio Mdia Estado por 7 vezes. Autor de 6 cases de pesquisa selecionados e publicados pela ESOMAR (entidade internacional de pesquisa e marketing). Atualmente dirige a InSearch, agncia de pesquisas e tendncias de mercado, com atuao no Brasil e Flrida USA. Realizao de pesquisas etnogrficas para empresas diversas como Telefnica, Embelleze,

Procter & GAmble, Sadia, Roche, Wyeth, FischerAmerica, Wal-Mart, Phisalia, Sanofi-Aventis, entre outras.

durao
Carga horria: Datas: 12 a 14/07/2010 9h/a Horrios: 19h30 s 22h30

inscries
Exclusivamente pelo site da ESPM: www.espm.br/ferias

investimento
Data de Inscrio: 01 out at 20 dez a partir de 21 de dez Valor R$ 530,00 R$ 590,00

Pagamento parcelado com cheque somente na ESPM - SP. Campus Prof. Francisco Gracioso, rua Dr. lvaro Alvim, 123 Vila Mariana, de segunda a sexta-feira, das 9h s 20h30.

cancelamento / adiamento
POR INICIATIVA DA ESPM: o curso poder ser cancelado ou adiado por falta de quorum, com 48 horas de antecedncia da data prevista para seu incio. Na hiptese de cancelamento, ser devolvido, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago por meio de depsito na conta bancria indicada pelo PARTICIPANTE, em at dez dias teis. Na hiptese de adiamento, ser devolvido MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do participante pelo e-mail frias@espm.br 100% do valor pago, por meio de depsito na conta bancria indicada pelo PARTICIPANTE, em at dez dias teis. A ESPM NO SE RESPONSABILIZA POR QUAISQUER OUTROS VALORES QUE EVENTUALMENTE TENHAM SIDO DESPENDIDOS PELO PARTICIPANTE, SEJA A QUE TTULO FOR, TAIS COMO PASSAGENS AREAS, RODOVIRIAS, COMBUSTVEL, HOSPEDAGEM ETC., EM VIRTUDE DO CANCELAMENTO OU ADIAMENTO DO CURSO. POR INICIATIVA DO PARTICIPANTE: ser devolvido 80% do valor pago. O cancelamento dever ser solicitado pelo e-mail ferias@espm.br com 24 horas de antecedncia do incio do curso. O reembolso ser efetuado por meio de depsito na conta bancria indicada pelo PARTICIPANTE, em at dez dias teis. Depois deste prazo (24 horas de antecedncia do incio do curso), no haver devoluo do valor pago. Tambm no haver devoluo do valor pago se o (a) participante desistir do curso aps seu incio.

certificado
O certificado ser fornecido ao final do curso, s pessoas que comparecerem a 75% das aulas. Caso o aluno falte ltima aula, o certificado poder ser retirado na Secretaria de Graduao: Campus Prof. Francisco Gracioso, Rua Dr. lvaro Alvim, 123 Vila Mariana, de segunda a sexta-feira, s 9h s 20h30.

Вам также может понравиться