Вы находитесь на странице: 1из 38

ANO 10 No 37 MARO 2008

festa!
Venha comemorar com a gente o ano 10 da revista
As idias vencedoras do concurso Faa Arte, Faa Sua Parte

Reciclagem

Conhea as novidades da Pscoa NESTL

conselho editorial Ivan Zurita, Izael Sinem, Salvador Pimentel, Mrcia Abreu, Irene Alves Ribeiro, Maria Lcia Ortiz, Alice Hirose colaboradores Dora Hosokawa, Thais Manzione, Fernanda Tartarella, Vanessa Moreira, Adriana Yonamine, Natlia Miyamoto, Miriam Chagas, Fernanda Lopes, Claudia Yoshida, Dirce P. Silva produo editorial Trade Comunicao Pedro Frazo (coordenao), Paula Ganem (edio), Camila Sipahi Pires (direo de arte), Luiz Fernando Macian (fotografia), Rodrigo Silva (reviso), Andria Eleutrio (produo) colaboradores Alessandra Bosco (assistncia de arte), Dora Dias Murano (diagramao), Breno Faber Soares, Thyago Rodrigues, DORFO, Lucas Cavalheiro, Chicophoto/ Lagoa Santa, Vinicius Valado (fotos), Ciro Augusto Silva (assistncia de fotografia), Juliana Florentino (reviso), Silas de Oliveira Silva (ilustrao), Carol Miranda (produo), Trade Prepress (tratamento de imagens), Agncia Tobias (casting), Adlson Vital (maquiagem), Amazonrai (cabeleireiro) Lojas de So Paulo que gentilmente cederam material para a produo de fotos desta edio: Barra Doce (11 5543-6652), Casa do Churrasqueiro (11 3044-5100), Cinerama (11 3168-5455), Cromus Embalagens (11 6823-8023), Fucsia Casa (11 5533-5045), M. Dragonetti (11 3846-8782), Pepper (11 3073-0333), Roupa de Mesa (11 3811-9715), Suxxar (11 3032-0188), Utilplast (11 3088-0862) jornalista responsvel Paula Ganem (MTb 27910) impresso Leograf tiragem 300.000 exemplares Foto da capa: Luiz Fernando Macian (foto), Renata Jbali (modelo) Nestl com Voc uma publicao trimestral da Nestl, coordenada pela rea de Servio ao Consumidor, de distribuio gratuita, dirigida aos seus consumidores. Telefone: 0800-770-2411 Correspondncia: Servio Nestl ao Consumidor Caixa Postal 21.144, CEP 04602-970 So Paulo SP E-mail: falecom@nestle.com.br Portal Nestl na internet: www.nestle.com.br

Querido leitor, esta edio da NESTL COM VOC especial. Ela representa a entrada no ano 10 da revista, um marco que conseguimos alcanar graas relao de carinho e confiana que construmos, lado a lado, com voc. Desde nosso primeiro nmero, lanado em maro de 1999, trocamos inmeras receitas, compartilhamos idias, ouvimos e contamos histrias. A cada nova edio, reforamos os laos de amizade que nos unem a todos os leitores. Por isso, nesta data to importante e alegre, queremos agradecer o enorme afeto que recebemos e homenagear voc, que a razo pela qual estamos aqui, sempre em busca de novos pratos e das melhores dicas de Nutrio, sade e bem-estar. pensando em cada um dos que nos lem agora que ns, da Equipe do Servio Nestl ao Consumidor, erguemos as taas e brindamos ao dcimo ano de vida da revista! Nesta festa, voc convidado a brindar com a gente e a comemorar muito, aproveitando as receitas de salgados e doces das sees VOC E MAGGI e GUA NA BOCA. Para relembrar alguns dos melhores momentos de nossa trajetria, preparamos tambm a matria RETROSPECTIVA, uma deliciosa viagem pelas pginas que escrevemos at hoje. Confira ainda na seo VIDA SAUDVEL os depoimentos emocionantes de leitores que de alguma forma melhoraram sua qualidade de vida. Estas so s algumas das surpresas que reservamos para esta edio. E vem muito mais por a. Afinal, o ano 10 est s comeando! Parabns a todos!

Nestl faz bem

imagem em tratamento

Com um carinhoso abrao de toda a equipe do SERVIO NESTL AO CONSUMIDOR

Luiz Fernando Macian

4 Retrospectiva

No ano 10 da Nestl com Voc, relembre pginas que marcaram a nossa histria.

8 Vida Saudvel

Os depoimentos de quem adquiriu hbitos mais saudveis com a ajuda da revista.

12 Harmonia Mesa

Receitas para manter a alimentao equilibrada durante a Pscoa.

15 Equilbrio Alimentar 16 gua na Boca 20 Voc e Maggi

Opes de cardpios Prtico, Econmico, Vegetariano e Tradicional para a Pscoa.

Uma festa de doces para voc comemorar com a gente o nosso ano 10.

Fotos: Luiz Fernando Macian

Sumrio

Pratos salgados para animar a nossa comemorao!

8
22 Responsabilidade
O Programa Nutrir amplia as suas fronteiras e passa a promover tambm educao ambiental.

12

25 Espao Mais Divertido

As crianas aprendem a fazer Bombons Estrelitas e descobrem curiosidades e brincadeiras para a Pscoa.

28 Da Nestl pra Voc 32 Reciclar Faz Bem 34 Espao do Leitor

A alegria da Pscoa e outros lanamentos que chegam s lojas.

hora de conhecer os vencedores do concurso Faa Arte, Faa Sua Parte.

Depoimentos, elogios, sugestes de quem sempre nos acompanha: voc!

Retrospectiva

Tempo de
E
ra 1999 e a data no poderia ser mais apropriada, 15 de maro, o Dia do Consumidor. A revista Nestl com Voc chegava pela primeira vez s mos de 100 mil leitores, com o objetivo de levar a eles servio, informao e conceitos de sade e de retribuir a conana e o carinho que demonstravam pela empresa. Naquelas linhas j estava impressa a losoa que guia a publicao at hoje: a de ouvir voc e contribuir para atender s suas expectativas e aos seus interesses. De l para c, a tiragem da revista triplicou, sem contar com

Ao comemorar o ano 10 da Nestl com Voc, homenageamos todos os leitores e lembramos alguns dos captulos mais marcantes que escrevemos at aqui

Festa
Por dentro da NESTL

os internautas que acessam a verso on-line. Foram muitas trocas de idias para denir matrias, escolher receitas, tirar fotos, redigir textos. Mas se o trabalho muito, o prazer em cumpri-lo ainda maior. Em especial porque, a cada nova revista, recebemos cartas, e-mails e telefonemas de todo o Brasil, com elogios, sugestes e comentrios. So esses registros, com a fundamental participao dos leitores, que nos indicam o caminho a seguir para que possamos sempre realizar a nossa maior misso: fortalecer cada vez mais os nossos laos de conana!

Primeiras pginas
Alinhada com o seu tempo
A Nestl com Voc j nasceu moderna, alinhada com tendncias e necessidades do consumidor. Logo na primeira edio, trouxe uma matria com as qualidades nutricionais do aa, fruta da regio amaznica que virou mania entre a gerao sade do Sul e do Sudeste do pas. Em setembro de 2002, deu dicas que seguiam o feng shui para harmonizar a cozinha e, na edio seguinte, inovou ao sugerir minibolos como presentes de Natal. Os 80 anos da NESTL no Brasil foram comemorados nas edies de setembro e dezembro de 2001. Enquanto a empresa deu 80 casas a consumidores, a revista resgatou momentos importantes vividos por seus leitores com o concurso Minha Histria com a Nestl . Oito mil cartas, com relatos emocionantes sobre o tema, foram recebidas.

Em outras palavras

A Cozinha NESTL serviu de bero para a criao de receitas que se tornaram clssicos da culinria nacional, como o Brigadeiro e o Strogonoff. Esse celeiro de grandes idias e deliciosos resultados comandado por mulheres, muitas delas mes, que como tantos leitores e leitoras identificam na arte de cozinhar uma forma de reforar os elos de carinho e unio entre familiares e amigos. Na edio de dezembro de 2003, nossas nutricionistas e culinaristas que tambm fazem questo de repetir em casa os pratos que criam no trabalho foram apresentadas ao pblico.

Receitas inditas e inesquecveis saram da Cozinha NESTL

Retrospectiva

Hora de reformular
Todo mundo est em constante evoluo. Assim tambm a Nestl com Voc, que acompanha os novos hbitos dos consumidores, os avanos tecnolgicos e de comunicao. Muda para reforar cada vez mais o vnculo com seus leitores. Em 2004, a revista veio com uma nova proposta editorial, retratando na capa situaes do cotidiano. Nas pginas internas, a edio de maro sugeriu que o leitor fizesse um SPA em casa. Em setembro, uma matria sobre gravidez deu dicas de alimentao, sexo e beleza. Era uma nova maneira de abordar as preocupaes que sempre teve: Nutrio, sade e bem-estar.

Desvendando a pirmide

Em 2005, a Nestl com Voc utilizou uma pirmide para esclarecer de modo eficiente e didtico os conceitos da boa alimentao. Criada nos Estados Unidos, a pirmide foi adaptada realidade brasileira por pesquisadores da USP. Em sua base (formada pelos alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade) esto principalmente cereais, gros e farinhas. Um pouco mais acima vm frutas, legumes e verduras. No meio temos feijes, carnes, ovos, leite e derivados. E, no topo, as gorduras, leos, acares e doces. Comer de forma moderada esses diferentes tipos de alimentos, privilegiando aqueles dos quais mais precisamos, o segredo do equilbrio alimentar.

Que moa no gostaria de ter um corpo com contornos mais bem definidos? Foi exatamente o que aconteceu com o LEITE MOA, em 2004. Depois de dois anos de pesquisas, a embalagem ganhou nova verso e passou a chamar ainda mais ateno nas prateleiras dos supermercados. Latinha por latinha, as mudanas que envolveram o LEITE MOA foram assunto de matria da edio 24.

Formas suntuosas

Reciclar Faz Bem

A seo que leva no nome a preocupao com o mundo em que vivemos foi criada em setembro de 2005 com o objetivo de estimular o uso de embalagens NESTL em objetos teis e criativos e, assim, contribuir para que a sociedade possa evoluir de maneira ecologicamente responsvel. Dessa forma, o meio ambiente sai favorecido, j que diminui o volume de lixo, e as comunidades tambm: depoimentos de leitores comprovam que as dicas da Reciclar Faz Bem ajudam at a aumentar a renda de famlias.

Acompanhe 2004 a evoluo da Capas e matrias com imagens do cotidiano revista nos reforam o relacionamento com os leitores ltimos anos

2005

Variedade, proporcionalidade e moderao: os princpios da pirmide alimentar em detalhes

Cada fase da vida tem caractersticas prprias. Mas em todas a atividade fsica e a alimentao saudvel devem ser estimuladas como mostrou a Nestl com Voc ao longo de 2006. A conjugao desses dois fatores determinante para o bem-estar de adultos, jovens e crianas. Alis, a preocupao com elas as crianas foi o que levou o suo Henri Nestl a criar a nossa empresa h mais de 140 anos. Muito preocupado com a desnutrio infantil, ele decidiu formular um alimento base de leite e cereais que ajudasse na luta contra o problema. Assim nasceu a FARINHA LCTEA, o primeiro de uma srie de produtos NESTL.

Por toda a vida

Nossa histria em nmeros:

1921

1 milho

foi o ano em que a NESTL chegou ao pas o nmero de contatos feitos por consumidores com a empresa por ano a quantidade de visitas que o Portal Nestl recebe anualmente so as pessoas que recebem a revista, que chega a 84% dos municpios do Brasil a porcentagem de lares brasileiros em que h pelo menos um produto NESTL

12 milhes 300 mil 97%

Respeito s refeies

Caf da manh, lanche da manh, almoo, lanche da tarde e jantar. H quem insista em pular uma das refeies por falta de tempo, porque quer emagrecer ou simplesmente porque acha que no importante comer de forma equilibrada. Mas em 2007 a Nestl com Voc conseguiu chamar a ateno de muitos leitores para a questo. A revista mostrou o valor de todos esses rituais, tanto para o corpo quanto para a alma. Por exemplo: o almoo em famlia, alm de nutritivo, um momento propcio a tornar o relacionamento entre pais, filhos e irmos mais intenso.

Pelo Brasil

O pas marcado por diferenas de paisagem, clima e culinria. isso o que mostramos na seo Passeio. O objetivo contribuir para que os leitores conheam o Brasil e descubram bons motivos para viajar por ele. Na nossa edio 25, contamos a histria da Estrada Real, aberta h sculos para escoar o ouro de Minas Gerais. No seu entorno, cidades histricas, que merecem ser conhecidas, foram formadas.

2006

Sugestes imperdveis para quem quer car de bem com a vida em todas as idades

2007

Dicas para aproveitar refeies que so pratos cheios de sade

2008

No ano 10, voc a estrela!

Vida Saudvel

Mudana
sa Quero agradecer pela maravilho ito. Eu mu do revista, que est me ajudan e no sempre pulava o caf-da-manh hum. nen o conseguia emagrecer de jeit lo, SP Susana Lika Kumasaka So Pau

Leitores contam como o seu dia-a-dia se tornou melhor com as dicas e receitas da Nestl com Voc

de hbito
encontram nelas bons motivos para ter uma vida mais saudvel. A seguir, selecionamos algumas histrias de leitores que representam todos ns e que, dentro de sua prpria rotina, usam as dicas da NESTL com Voc para serem mais felizes.
oc, minha Nestl com V a st vi re a d s Depoi arido ficou m pai e bom m bo o m co fa re ta inha de semana, m s n fi os N l. ci mais f r descanso nhar para da zi co o s er iv d elogiam s filhos sempre eu M . a os p es minha revista. s sugestes da a o fa o d n a qu Fortaleza, C E A l pi o L e o

depoimento que voc v acima, e os outros que encontrar no decorrer deste texto, so alguns entre as centenas que recebemos a cada nova edio. Muitos e-mails e cartas trazem sugestes de matrias, pedidos para entrar no mural ou dicas de receitas. A maioria revela histrias emocionantes da vida de nossos leitores. So o retrato mais fiel de como a NESTL com Voc ajuda pessoas do Brasil inteiro a melhorar a sua alimentao, adquirir hbitos saudveis e colecionar momentos gostosos de lazer. Mas todo o esforo s tem valor porque voc se empenha para pr em prtica os conselhos que damos. Por isso, nesta ocasio to especial em que comemoramos o ano 10, queremos homenagear voc. E homenagear tambm a Susana, o Cssio, a Maria e todas as milhares de pessoas que se informam pelas pginas da revista e

de de Vida Sou professora de Sade e Qualida -estar e e costumo usar matrias sobre bem parao alimentao de adolescentes na pre de minhas aulas. Ct ia Cri stina A. de O. Silva Guarac i, SP

Acabo de passar para a quarta srie do colgio e j conquistei 20 campeonatos-mirins de Kung Fu, entre eles o Brasileiro e o Paulista. Tive duas convocaes para competir na sia, mas no pude ir. Treino de segunda sexta-feira, de uma hora a uma hora e meia por dia. Como me preparo para as competies? Me alimentando bem. Desde que comeou a receber a Nestl com Voc, minha me aprendeu a fazer coisas maravilhosas na cozinha e isso me ajuda a ter uma vida mais saudvel. A revista um incentivo ao atleta. Quero que as outras crianas possam tambm praticar esportes e se alimentar com qualidade, igual a mim e a vocs.

Cssio Ferrari de Souza Cipguau, SP

Arquivo pessoal

Cssio estudante e atleta. Em janeiro, completou 10 anos. Parabns para ele tambm!

Luiz Fernando Macian

Com a internet, os videogames e as muitas opes de canais de TV, as crianas tendem a ficar mais tempo paradas. Porm importante no deixar que se tornem sedentrias, estimulando entre elas a prtica de exerccios fsicos. Uma boa idia que seu filho pratique, de duas a trs vezes por semana, uma atividade que lhe d prazer. Os esportes costumam abrir o apetite das crianas. Por isso, tenha ainda mais ateno com a alimentao delas.

Vida Saudvel
Dona de casa e costureira, Maria Aparecida, de 25 anos, e sua famlia so fs da Nestl com Voc

be as revistas Tenho 12 anos e minha me rece s que fizeram desde o incio. Acho que foram voc o saudvel. eu passar a gostar de alimenta Gab rye lle Moreira Luys Varginha, MG

J nem lembro de quando comecei a receber a revista. Faz bastante tempo... E, desde ento, ela participa muito da minha vida. Nas minhas bodas de ouro, em fevereiro de 2007, pedi algumas receitas Nestl e recebi cada uma mais linda que a outra. Fiquei encantada, porque a empresa foi muito carinhosa. A festa das bodas feita pelos meus quatro filhos, dez netos e uma bisneta foi linda. Inesquecvel mesmo e uma das surpresas dos filhos foi um computador completinho, com internet e tudo. Uma vizinha minha preparou a mesa de doces inspirada nas receitas da Nestl. Essa amiga tambm recebe a revista e parte da renda familiar dela vem inclusive da venda desses doces. J eu preparo doces para os outros e at recorto algumas mensagens da revista para distribuir. Alm de estimular o convvio em casa, as matrias da Nestl com Voc so sempre assunto de conversas com as minhas amigas, que encontro no clube, e isso faz muito bem.
Ao ler o depoimento da Dona Luci, chegamos a uma importante concluso: a sade no depende apenas da alimentao equilibrada por mais essencial que esta seja. Ela depende tambm de interagir com as outras pessoas, de manter a mente s. Trocar idias com os amigos uma tima forma de fazer isso. Outras boas sugestes so ler um livro, fazer palavras cruzadas, tocar um instrumento, escrever para parentes que moram longe. Essas atividades ajudam a estimular a memria e a imaginao.
Vincius valado

Maria Aparecida Sabino Loureno Itpolis, SP

Quero contar minha histria sobre as pginas da (seo) Passeio. Quando a revista chega, que festa faz minha filha Damiana, de 6 anos! Nas fotos de lugares lindos, ela quer saber de cada um e a, juntas, viajamos por cada foto. H sete ou oito anos tenho o prazer de receber a revista em meu lar. Ela desperta em minha filha o desejo de conhecer coisas novas e de pesquisar comidas, bichos, rios, cachoeiras, peixes e tudo o que diferente do seu dia-a-dia. O gostoso que, a cada revista, cresce o elo entre me, filha, pai e irmos, pois a minha outra filha, Glnda, de apenas 2 aninhos, se senta ao lado e fica nos observando quietinha e o pai tambm participa e gosta de falar sobre cada foto e cada detalhe. No tnhamos o hbito de tomar caf-da-manh e almoar juntos, era um para cada lado. Mas com os conselhos de vocs, o tempo na mesa ao almoar, jantar, fazer lanche e caf-da-manh serve para a famlia contar coisas bonitas e juntos temos o prazer de sentir o carinho que existe nesses momentos.
Lembre-se de que as crianas esto em formao e que recebem enorme influncia dos pais. A hora das refeies, alm de proporcionar deliciosos momentos de convvio, ideal para voc dar o exemplo da boa alimentao. Se o seu prato for bem variado e na proporo correta, ser mais fcil educar o seu filho em relao importncia do equilbrio alimentar.

Na minha casa, todo mundo muito famlia, conta a dona de casa e professora aposentada Luci, de 74 anos

sobre A revista fez a nossa famlia refletir os tem e o os cuidados com a alimenta pre tentado reduzir as gorduras que sem tos. faziam parte dos nossos pra
Ma eli Lisboa da Silva Aparec ida do Taboado, MS

10

Dorfo

Luci da Silva Leal Mag, RJ

Liliane Maria de Carvalho Ipatinga, MG

Terminei meus estudos em Fisioterapia em dezembro. Antes, fiz um estgio no posto de sade da cidade de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais. L, desenvolvemos um trabalho com um grupo que era formado por 15 pacientes com hipertenso arterial e diabetes. Por dois meses, de segunda quinta-feira, das 7h30 s 9h, fazamos diversas atividades como alongamento, exerccios de fora, equilbrio, caminhadas, relaxamento, dinmicas recreacionais e palestras sobre as doenas envolvidas e os tratamentos. Uma das maneiras de controlar a hipertenso arterial e a diabetes a alimentao saudvel e balanceada e a prtica de atividade fsica regular. Como o curso de Fisioterapia no d nfase alimentao, eu corria atrs das revistas Nestl com Voc para aprender e passar as informaes necessrias. A revista era o elo de informao entre ns e os pacientes. Alis, eles depois relataram melhoras na disposio e na autoestima, melhora no condicionamento fsico, perda de peso, diminuio dos nveis de presso e de glicose.
A hipertenso arterial popularmente conhecida como presso alta. Os hipertensos devem controlar constantemente sua alimentao conforme as orientaes mdicas. J os diabticos tm altos ndices de glicose no sangue e precisam seguir dieta especfica. Em ambos os casos, fundamental agir preventivamente, associando hbitos de vida saudvel e seguindo as orientaes dos profissionais de sade.
Liliane tambm melhorou os prprios hbitos alimentares com as dicas da revista

Estou ficando expert na cozinha graas s receitas da revista. Minha famlia est mais saudvel e feliz com tantas novidades no cardpio, que antes era pouco variado.
Ctia Cilene Lima da Luz Salvador, BA

Estou aprendendo muito com as dicas de alimentao e com a pirmide alimentar. Sei que a mudana superdifcil, mas com a ajuda de vocs tenho certeza de que vou me alimentar bem e esbanjar sade.
Rosimeire Correia Silva Itaquaquecetuba, SP

Sou estudante de Pedagogia e o que mais gosto na revista a seo Reciclar Faz Bem. Alm de ser um trabalho rico e interessante para ser aplicado na sala de aula, desperta nas crianas a conscientizao ambiental.
Delma do Nascimento Oliveira Fortaleza, CE

Minha alimentao mudou graas a vocs. Me reeduquei na alimentao diria, o que me rendeu a cura da anemia e uma gravidez segura.
Isabel Cristina S. Vieira dos Santos Valinhos, SP

A sugesto de alimentos que so fonte de fibras est ajudando a equilibrar meu organismo e a estimular meu intestino. Era o que eu precisava.
Vnia Regina Torres Nova Ftima, PR

NA INTERNET
Voc quer mais dicas sobre como ter uma vida saudvel? Visite o Portal Faz Bem: www.nestle.com.br/ nestlefazbem. No deixe tambm de conferir as outras matrias j publicadas nesta seo, no endereo www.nestle.com.br/revista.

Thyago Rodrigues

11

Harmonia Mesa

Os gros integrais so importantes para regular o trnsito intestinal, o que contribui para voc se sentir bonito e disposto. Com esta receita, possvel inclulos no seu dia-a-dia sem abrir mo do sabor.

12

Smbolo mundial da Pscoa, os ovos eram dados de presente para representar o desejo de renovao da vida. Os ovos de chocolate tornaram a tradio ainda mais gostosa!

Todos os sabores da
difcil resistir s tentaes da Pscoa. A festa em que os cristos comemoram a ressurreio de Jesus tambm uma oportunidade de confraternizar com amigos e parentes por meio da habitual troca de ovos de chocolate e com almoos especiais. A boa notcia que todos podem participar dessa comemorao, cada um do seu jeito. Este ano, ofeFotos: Luiz Fernando Macian Objetos: Roupa de Mesa (toalha e guardanapos), Cromus Embalagens (enfeites, fitas, papis dos ovos), M. Dragonetti (prato da colomba).

Pratos tpicos da poca e os tradicionais ovos podem ser, alm de muito gostosos, nutritivos e saudveis

Pscoa

recemos o leque de opes para aqueles que querem manter o equilbrio alimentar e, ao mesmo tempo, no abrem mo das delcias que se tornaram marca registrada da ocasio. As sugestes a seguir incluem receitas sem adio de acar ou rica em fibras para voc curtir a Pscoa. E lembre-se: o consumo moderado a base da alimentao saudvel.

Colomba pascal integral


Rendimento: 2 unidades

IngredIenTes Massa 3 tabletes de fermento biolgico (45g) meia xcara (ch) de leite morno 5 xcaras (ch) de farinha de trigo (cerca de 600g) 5 ovos 200g de manteiga 1 xcara (ch) de acar mascavo 1 xcara (ch) de Aveia Neston em Flocos Finos meia xcara (ch) de semente de girassol sem casca torrada meia xcara (ch) de flocos de cevada pr-cozidos meia xcara (ch) de damasco picado meia xcara (ch) de uvas passas meia xcara (ch) de ameixa seca picada Cobertura 2 claras meia xcara (ch) de acar de confeiteiro 1 colher (ch) de canela em p meia xcara (ch) de Aveia Neston Plus de Chocolate

Modo de PreParar Massa Coloque em uma tigela o fermento com o leite e uma xcara (ch) de farinha de trigo. Misture e deixe crescer por cerca de 2 horas. Misture os ovos, a manteiga, o acar mascavo, o restante da farinha de trigo, a Aveia , as sementes de girassol e os flocos de cevada. Sove a massa at que todos os ingredientes estejam bem incorporados e a massa fique bem lisa. Deixe-a crescer por cerca de 1 hora. Adicione as frutas e misture bem. Divida a massa em duas partes iguais e forme duas bolas. Coloque cada massa em uma frma para Colomba. Modele-as no formato da frma e deixe-as reservadas. Cobertura Bata as claras levemente at ficarem esbranquiadas, misture o acar e bata mais um pouco. Espalhe o suspiro na superfcie das Colombas e polvilhe a canela e a Aveia Plus. Leve ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou at que a superfcie esteja bem dourada. dICas 1. A frma para Colomba pode ser encontrada em lojas especializadas em chocolateria ou casas de artigos para festas. 2. Caso utilize uma frma de alumnio, antes de colocar a massa, unte-a com manteiga e farinha de trigo. 3. Pode-se salpicar frutas secas, castanhas ou pedaos de Chocolate Meio Amargo sobre a Colomba antes de ass-la.

13

Harmonia Mesa

Ovinhos crocantes diet


Rendimento: 30 ovinhos
Fotos: Luiz Fernando Macian Objetos: Ovinhos crocantes (toalha e guardanapo Roupa de Mesa, papis chumbo Cromus Embalagens), Peixe com molho de pprica (toalha e guardanapo Roupa de Mesa, Talher Utilplast e prato Suxxar)

ingredienteS meia xcara (ch) de castanha-de-caju triturada 1 tablete de Cobertura de Chocolate ao Leite Diet Nestl (500g) modo de preparar Pique a Cobertura de Chocolate, divida em trs partes iguais e despeje duas partes em uma tigela bem seca. Torne a picar finamente a parte restante e reserve. Aquea uma panela com gua at que atinja a temperatura de 48C, ou seja, suportvel ao contato da mo. Retire do fogo. Coloque a tigela com as duas partes de Chocolate na panela de gua quente, mexendo lentamente at derreter completamente. Retire a tigela do banho-maria e junte o restante do Chocolate picado. Mexa at derreter completamente. Continue mexendo para esfriar at 28C (encostando um pouco de Chocolate no lbio, a sensao deve ser de frio). Espalhe uma camada de Chocolate em frmas para miniovos de Pscoa e leve-as geladeira para secar com a cavidade voltada para baixo. Repita a camada de Chocolate e polvilhe com castanhas-de-caju. Leve geladeira at secar e desenforme. Junte duas metades para formar um ovinho e embale em papel alumnio. dica Se desejar, substitua a castanha-de-caju por flocos de arroz ou outro tipo de castanha. Solte sua imaginao e surpreenda a todos nesta Pscoa.

www.nestle.com.br/cozinha Que tal experimentar tambm o ovinho recheado com pistache? s seguir a receita que est no portal cozinha Nestl. Para ach-la, digite o nome da receita no primeiro campo do item Buscar receita por.

NA INTERNET

Peixe com molho de pprica


Rendimento: 6 pores

ingredienteS 3 batatas cortadas em rodelas finas 1 colher (sopa) de Fondor Maggi 1 kg de cao em postas 1 copo de Requeijo Cremoso Light Nestl 3 colheres (sopa) de leite 1 colher (ch) de pprica azeite para untar modo de preparar Em um refratrio retangular mdio (20X30cm) untado distribua metade das batatas. Polvilhe com parte do Fondor Maggi. Distribua as postas de cao sobre as batatas e polvilhe novamente com Fondor. Cubra com o restante das batatas e polvilhe Fondor. Em uma tigela, misture o Requeijo com o leite e a pprica e despeje sobre as batatas. Leve ao forno mdio-alto (200C), preaquecido, coberto com papel alumnio por cerca de 20 minutos. Retire o papel alumnio e deixe gratinar por outros 20 minutos. Sirva com legumes cozidos. dica Se desejar, voc pode substituir o cao por outro peixe de carne firme (namorado, pescada amarela, badejo...).

A procura por peixes nesta poca do ano aumenta bastante. Como so alimentos muito perecveis, fique atento ao compr-los.

14

Equilbrio Alimentar

Curta a Pscoa com um cardpio que respeita o seu estilo de vida


prtico tradicional econmico

Feito para voc


vegetariano

bebida

Coquetel Moa frescor

Nctar espumante

Frap Moa guaran

Ch verde com la frutta

entrada

Salada caprese

Pepino refrescante

Salada com molho cor-de-rosa

Quiche de abobrinha

acompaprato nhamentos principal

Bacalhau de Pscoa

Carneiro delcia

Peixe com molho de pprica

Quibe de gro-de-bico e cenoura

Arroz bem-estar

Batatas aromticas

Sufl de legumes

Risoto vegetariano

sobremesa

Cassata gelada de Pscoa

Torta mousse Diplomata

Banana dengosa

Frutas de Pscoa com baba-de-moa

agrados de pscoa

Bombom Estrelitas

Colomba com chocolate

Cenourinhas do coelho

Colomba pascal integral

Bala de coco coberta com chocolate

Ovinhos recheados com pistache

Bombom de goiaba

Ovinhos crocantes diet

Receitas disponveis na internet, no portal cozinha Nestl (www.nestle.com.br/cozinha) Receitas que fazem parte desta edio da revista Coleo Receitas Nestl Sabor & Sade, encartadas no centro da revista

legenda

15

Ilustraes: Silas de Oliveira Silva

gua na Boca

O doce sabor da nossa amizade

Ainda que o bolo seja o momento mais esperado de uma festa de aniversrio, no se esquea dos detalhes! Do convite carinhoso lembrana delicada, tudo demonstra como os convidados so importantes para voc.

16

Fotos: Luiz Fernando Macian Objetos: Cinerama (tecido), Barra Doce (forminhas), Fucsia Casa (taas e guardanapo pink), Casa do Churrasqueiro (prato de bolo e colheres de vidro do brigadeiro) e Roupa de Mesa (guardanapos).

sempre bom ter motivos para celebrar. E por estarmos h tanto tempo juntos, gostaramos de compartilhar com voc mais este momento o ano 10 da revista

Bolo de aniversrio
Rendimento: 25 pores

arque dois minutos no relgio e aproveite cada segundo para pensar em momentos divertidos da sua vida. Pensou? muito provvel que durante essa breve volta ao passado tenham vindo sua memria lembranas de festas entre familiares e amigos. Comemoraes simples ou grandiosas. De fato, celebrar proporciona emoes inesquecveis. em momentos assim que botamos de lado os problemas e demonstramos todo o nosso carinho s pessoas queridas. E uma boa comemorao merece bolo saboroso, docinhos variados e, para brindar, uma bebida especial base de champanhe. Na celebrao do ano 10 da nossa revista, claro, tudo isso no poderia faltar. Prepare os ingredientes, siga as receitas e entre nessa festa com a gente!

IngredIentes Massa 8 ovos 1 xcara (ch) de acar 1 xcara (ch) de leite 2 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 xcara (ch) de castanha-do-par moda 1 colher (sopa) de fermento em p manteiga para untar farinha de trigo para polvilhar Recheio de Chocolate 1 lata de Creme de Leite Nestl 1 tablete de Chocolate Nestl Classic Meio Amargo Recheio de baba-de-moa 1 lata de Leite Moa 1 vidro de leite de coco (200ml) 4 gemas Cobertura 4 claras 1 xcara (ch) de acar castanha-do-par moda para decorar Modo de PreParar Massa Em uma batedeira, bata os ovos at dobrarem de volume. Adicione o acar e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e adicione o leite. Desligue e adicione a farinha, as castanhas modas e o fermento e misture delicadamente. Despeje em frma redonda (28cm de dimetro), untada e polvilhada. Leve ao forno mdio-alto (200C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e espere amornar. Reserve. Recheio de Chocolate Em uma tigela, aquea o Creme de Leite em banho-maria e misture o Chocolate picado. Mexa at formar um creme homogneo. Reserve. Recheio de baba-de-moa Em uma panela, misture o Leite Moa com o leite de coco e as gemas e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Assim que ferver, cozinhe por cerca de 1 minuto, para engrossar. Retire do fogo e espere esfriar. Reserve. Cobertura Em uma panela, misture o acar com meia xcara (ch) de gua e leve para ferver, sem mexer, at obter uma calda em ponto de fio. Enquanto a calda se forma, bata as claras em neve. No desligue a batedeira e despeje a calda em fio quando estiver no ponto. Bata at que a tigela da batedeira esfrie. Montagem Desenforme e corte o bolo em trs partes iguais. Sobre uma das partes, espalhe o recheio de Chocolate e cubra com a outra parte da massa. Espalhe o recheio de baba-de-moa e cubra com a ltima parte da massa. Espalhe o marshmallow sobre todo o bolo e cubra com castanha-do-par moda. dICa Decore com morangos ou frutas vermelhas e folhas de hortel.

17

gua na Boca

Docinho de nozes
Rendimento: 35 pores

IngredIentes 1 lata de Leite Moa 2 gemas 1 xcara (ch) de nozes modas manteiga para untar acar e nozes para decorar Modo de PreParar Em uma panela, misture o Leite Moa com as gemas e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, at desprender da panela (cerca de 10 minutos). Acrescente as nozes modas, misture bem e retire do fogo. Despeje a massa em um prato untado e deixe esfriar. Enrole em bolinhas e passe pelo acar. Sirva em forminhas de papel, decorado com nozes picadas. Surpreenda os seus convidados com As nozes tm caractersticas docinhos diferentes dos tradicionais! Eles antioxidantes e podem podem vir em sabores variados ou servicontribuir para o bom dos de forma inusitada. O importante do corpo. adoar esses funcionamento momentos especiais!

Nutritivo, o chocolate proporciona a sensao de prazer e bem-estar. No entanto, seu consumo deve ser moderado devido ao alto valor calrico.

Brigadeiro de colher
Rendimento: 18 pores

IngredIentes 1 lata de Leite Moa meio tablete de Chocolate Nestl Classic Meio Amargo picado 1 caixinha de Creme de Leite Nestl granulado ou confeitos coloridos para decorar Modo de PreParar Em uma panela pequena, leve ao fogo baixo o Leite Moa com o Chocolate. Cozinhe mexendo sempre at obter consistncia de brigadeiro mole (que corresponde a cerca de 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o Creme de Leite e misture bem. Distribua em pequenos copos descartveis (30ml de capacidade). Distribua os confeitos. dICa Para fazer o Brigadeiro branco de colher, prepare a receita com uma colher (sopa) de manteiga, sem acrescentar o Chocolate Meio Amargo.

18

Fotos: Luiz Fernando Macian Objetos: Docinho de nozes (forminhas Barra Doce), Brigadeiro (colher de vidro Casa do Churrasqueiro, guardanapos Fucsia Casa e Roupa de Mesa) Nctar espumante (tecido Cinerama, taa Fucsia Casa e Jarra e Mexedor Suxxar), Bala de Coco e chocolate (Tecido Cinerama, papel para balas Cromus Embalagens e prato Suxxar)

Bala de coco coberta com chocolate


Rendimento: 40 unidades

IngredIentes 2 tabletes de Chocolate Nestl Classic Meio Amargo 500g de bala de coco Modo de PreParar Pique a Cobertura de Chocolate, divida em trs partes iguais e despeje duas partes em uma tigela bem seca. Torne a picar finamente a parte restante e reserve. Aquea uma panela com gua at que atinja a temperatura de 48C, ou seja, suportvel ao contato da mo. Retire do fogo. Coloque a tigela com as duas partes de Chocolate na panela de gua quente, mexendo lentamente at derreter completamente. Retire a tigela do banho-maria e junte o restante do Chocolate picado. Mexa at derreter completamente. Continue mexendo para esfriar at 28C (encostando um pouco de Chocolate no lbio, a sensao deve ser de frio). Mergulhe as balas de coco uma a uma. Escorra-as sobre um tabuleiro forrado com papel alumnio e leve para gelar por cerca de 1 hora ou at o Chocolate secar. Retire da geladeira e aguarde voltar temperatura ambiente antes de embrulh-las em papel para bala de coco ou celofane.

As balas so uma opo criativa e saborosa para valorizar a festa.

Nctar espumante
Rendimento: 8 pores

IngredIentes 3 xcaras (ch) de Nctar de Laranja Nestl gelado 1 garrafa de espumante bem gelado Modo de PreParar Coloque o Nctar em uma jarra, complete com o espumante e misture delicadamente. Sirva a seguir. dICa Se quiser, bata o Nctar no liquidificador com duas metades de pssego em calda.

NA iNTERNET

sempre muito bom celebrar. Faa um brinde unio da famlia e dos amigos.

Outra tima idia para deixar a festa mais gostosa fazer Biscoitinhos recheados. Para conferir a receita, voc pode acessar o Portal Cozinha Nestl (www.nestle.com.br/ cozinha) e digitar o nome da receita no primeiro campo do item Buscar receita por.

19

para festejar

Delcias
Entre no clima de alegria e reinvente a bandeja de salgados com receitas que agradam a todos os gostos

NA INTERNET

www.nestle.com.br/cozinha

Quer experimentar tambm uma deliciosa receita de Sanduichinho de festa? Ento, acesse o Portal Cozinha Nestl. Depois, s digitar o nome da receita no primeiro campo do item Buscar receita por.

Os dias quentes pedem pratos leves e refrescantes, que ajudam a hidratar o corpo. Para prepar-los, recorra a alimentos sem gordura e que contm muita gua, como o pepino, o tomate e as verduras.

20

ma das principais atraes de festas e encontros so os diferentes pratos servidos. Eles satisfazem a fome na medida certa, podem ser bastante variados e saboreados pouco a pouco, no tempo prprio de cada um. Mas se a idia receber convidados para uma ocasio especial, esta uma boa hora para experimentar novas receitas de petiscos nutritivos e feitos com ingredientes frescos e saborosos. Tudo muito prtico, fcil de fazer, e, o melhor, sem frituras. As estrelas da temporada so o pepino e a abbora, que valorizam as sugestes que apresentamos a seguir. Depois de fazer os petiscos, procure pensar na melhor forma de coloclos na mesa. Aposte em pratos e recipientes bonitos e em uma decorao que tenha o seu estilo. Lembre-se de que o visual torna os pratos mais atraentes. Tomando esses cuidados, ser possvel surpreender os mais exigentes paladares e garantir que o seu evento seja um sucesso. Afinal, nessa comemorao da Nestl com Voc, a festa sua!

Folhadinho brasileiro
Rendimento: 10 pores

INGREDIENTES 1 pacote de massa folhada laminada (300g) 300g de carne-seca 1 tablete de Caldo Maggi de Carne 300 g de abbora pescoo cozida e amassada gema para pincelar MODO DE PREPARAR De vspera, deixe a carne-seca de molho imersa em gua, trocando a gua algumas vezes. Leve-a ao fogo para cozinhar imersa em gua, em panela de presso, por cerca de 40 minutos aps iniciar a fervura. Espere sair toda a presso da panela, escorra a gua e passe pelo processador. Reserve. Junte a abbora amassada com o Caldo Maggi e a carne-seca e misture bem para dissolver o caldo. Corte a massa folhada em duas tiras e depois divida cada uma em cinco retngulos. Coloque pores do recheio no centro de cada retngulo e dobre as duas laterais. Coloque em uma assadeira, pincele com gema e leve ao forno mdio-alto (200C), preaquecido, por cerca de 20 minutos ou at dourar.

Fotos: Luiz Fernando Macian Objetos: Suxxar (prato de madeira com sanduches e prato sob o folhadinho), Casa do Churrasqueiro (travessas verdes), Roupa de Mesa (toalha e guardanapos), M. Dragonetti (copos do pepino), Pepper (tbua de madeira na foto do folhadinho).

Pepino refrescante
Rendimento: 10 pores

INGREDIENTES 1 copo de Requeijo Cremoso Nestl 2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada 1 stick de Meu Segredo Maggi 2 pepinos em cubos pequenos 50g de salmo defumado em tiras MODO DE PREPARAR Bata no liquidificador o Requeijo com a cebolinha e o Meu Segredo Maggi. Coloque o pepino em copos pequenos descartveis e cubra com o creme de Requeijo. Decore com uma fatia de salmo defumado e leve geladeira at o momento de servir. DICA Se desejar, decore com dill ou endro e uma tira de pepino.

A combinao de carne-seca com abbora um clssico da cozinha brasileira apreciado de norte a sul do pas.

21

Responsabilidade

1. Nas hortas, as crianas aprendem conceitos de sade e ecologia 2. Alunos da Sociedade Alternativa, entidade apoiada pelo Nutrir em So Paulo, junto a voluntrios do programa: (ao fundo) Vanessa Dezem, Thiago Franco, Samantha Bull, Juliana Lofrese, ( frente ) Karina Nascimento e Carmen Ferreira
ric B.

22

Christian Cravo

Nutrir,
P

Com a expectativa de chegar a 1 milho de crianas e jovens atendidos, o principal projeto social da Nestl agora abrange educao ambiental
e de fornecer a eles prensa e material de segurana romover a educao alimentar, combater a para que as embalagens pudessem ser amassadas e desnutrio e a obesidade. Com essas memais facilmente transportadas. Dessa forma, o valor tas prioritrias, o Programa Nutrir (nutrir@ agregado ao produto aumentou, bem como a renda br.nestle.com) foi criado em 1999 pela Fundao dos catadores. So Loureno (MG) e Ubatuba (SP) Nestl Brasil. Hoje, ele est entre as aes sociais da so as prximas cidades onde a questo ambiental companhia mais bem-sucedidas no mundo e j levou ser trabalhada. conceitos de sade a mais de 800 mil crianas e adolescentes, entre 5 e 14 anos, em situao f inanceira Ensinando a pescar desfavorvel. A meta chegar A essncia do Nutrir est em levar ina 1 milho de benef iciados formao s pessoas assistidas, em vez de neste ano de 2008. Diante Meio Ambiente, simplesmente fornecer alimentos. Assim, dos bons resultados, o proalimentao possvel promover o desenvolvimento grama amplia o seu alcance sustentvel das comunidades e no apenas e passa a promover tambm e sade - todas uma melhora passageira. Para alcanar a a educao ambiental. meta, o programa se estrutura sobre trs essas questes A incluso do novo tema pilares. O corao o voluntariado, natural. Af inal, meio amesto interligadas conta Silvia. biente, alimentao e sade, Colaboradores capacitados da Nestl todas essas questes esto se dispem a trabalhar junto a associaes, creches e interligadas. Sempre usvamos o cultivo de hortas escolas. Eles comparecem, uma vez por ms, a essas para falar da alimentao saudvel nas escolas, asinstituies, onde organizam as chamadas Folias Culisociaes e creches que participam do programa, nrias. Os eventos consistem no desenvolvimento de exemplif ica a diretora da Fundao Nestl Brasil, Silvia Zanotti. E a pensamos: por que no usar isso para falar da gua, da terra, enf im, para tratar O programa em trs tempos tambm da questo ambiental?. Lanado como piloto na cidade de Mirabela (MG), o novo enfoque do programa aborda ainda a importantssima questo da reciclagem, com crianas e adultos. Em Caapava (SP), por exemplo, esta era a fonte de renda de muitas famlias. Mas os catadores no estavam organizados e trabalhavam individualmente. O Nutrir fez ento uma parceria com a organizao no-governamental Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre) a fim de capacitar os catadores

cada vez mais

Reciclagem

Mais de 800 mil crianas e adolescentes beneficiados Educao alimentar e ambiental so os focos do Nutrir Voluntariado, capacitao e parcerias sustentam o programa

23

Responsabilidade
atividades ldicas com as crianas e os jovens, todas com temas que giram em torno da alimentao e do meio ambiente. Esse processo dura dois anos e inclui a preocupao com a merenda escolar. Mil e quatrocentos colaboradores participam da ao nos lugares onde a Nestl tem unidades no Brasil. Grande parte dos 16 mil profissionais da empresa tambm faz doaes financeiras mensais para o programa. Para cada real doado, a Nestl investe mais um real no programa. O segundo pilar do Nutrir o da capacitao: uma equipe de educadores, nutricionistas e culinaristas passa os seus conhecimentos a profissionais como merendeiras, professores e coordenadores. Eles retransmitem o que aprendem a outras pessoas, provocando uma espcie de efeito domin. At hoje, 8,5 mil profissionais de 3 mil instituies j foram capacitados. Por fim, o programa baseia-se em parcerias, em especial com organizaes no-governamentais. Isso permite ampliar o alcance de suas aes. Ao lado da ONG Educando para o Futuro, por exemplo, o Nutrir participa do Rally Internacional dos Sertes e leva seus servios a populaes carentes do Nordeste do Brasil. Outros parceiros tambm fundamentais so o Instituto Akatu, o Instituto Avisa L, a Pastoral da Criana e, mais recentemente, o Cempre.
1. Merendeiras so envolvidas na ao 2. Cempre: parceria pela reciclagem

Brincadeira saudvel
Que tal transformar legumes e palitos de fsforo em animais superbacanas para a crianada brincar? Depois s lavar os alimentos, cozinh-los e acrescent-los ao almoo ou ao jantar.
Cachorro de cenoura Jacar de quiabo com ps de palitos de fsforo

Sucuri de quiabo e lngua de tomate

Porquinhos de batata

Vaca de chuchu

24

Edu Mendes

As brincadeiras propostas aqui so de autoria do pesquisador de cultura da infncia Adelsin (foto ao lado), que tambm atua como consultor do Nutrir (nutrir@br.nestle.com).

ric B.

Edu Mendes

Espao Mais Divertido

1. Quantos ovos de Pscoa o Andr pode encontrar? 2. Ajude o nosso amigo O Andr ganhou um monte de ovos nesta a procurar tambm os Pscoa. Mas os pais dele esconderam todos no quarto e o Andr est fazendo a maior baguna objetos do quadro ao lado! (veja as respostas na pgina 27) para tentar encontr-los. Vamos ajud-lo?

25

Ilustraes Silas de Oliveira Silva

Seguindo a receita abaixo, voc pode fazer docinhos deliciosos para presentear os amigos e os parentes nesta Pscoa

Veja como fazer:

Bombom
Rendimento: 25 pores

Estrelitas
INGREDIENTES 1 tablete de Chocolate Nestl Classic ao Leite 3 xcaras (ch) de Estrelitas Nestl

1. Quebre o Chocolate em pedaos, coloque em um recipiente refratrio e leve ao microondas por 1 minuto e meio em potncia alta. 2. Retire do microondas e misture bem at que fique liso e derretido por completo.

3. Espere esfriar, acrescente as Estrelitas e misture bem.

4. Forre uma frma ou travessa grande com papel alumnio. 5. Com duas colheres, modele os bombons e despeje-os sobre o prato.
DICA Se quiser, coloque os bombons em saquinhos de celofane e oferea para os amigos.

6. Leve geladeira por cerca de 30 minutos ou at que estejam secos. 7. Retire e sirva a seguir em forminhas de papel ou embrulhados em papel de bombom.

26

Basta desenhar em uma cartolina o modelo abaixo, duplicando o tamanho ou seguindo as medidas propostas, cortar, dobrar e colar as partes indicadas.Depois, s desenhar a cara do coelho, colorir as orelhas, colar o algodo no local indicado, inventar o que voc quiser e pronto!

Que tal fazer uma caixa com a cara do coelhinho da Pscoa e encher de Bombons Estrelitas, ovinhos ou outras lembranas?

O Domingo de Pscoa comemora a ressurreio, o renascimento de Cristo. E o ovo da Pscoa representa exatamente nascimento e ressurreio.

VOC SABIA?

8 cm

COLAR
dobrar dobrar

3,5 cm

COLAR
dobrar
8 cm

A data da Pscoa varia de ano para ano. O carnaval ocorre sempre 40 dias antes da chegada do coelhinho.

FIQUE LIGADO!

8 cm

Desenhe aqui a carinha do seu coelho

Cole aqui uma bolinha de algodo

dobrar

dobrar

1. So 6 ovos de Pscoa. 2.

RESPOSTAS

dobrar

dobrar

dobrar

COLAR

COLAR
Desenhe o esquema seguindo as medidas propostas ou amplie em 100% numa copiadora. Escala: 1 quadrado = 1 cm

De cara nova

O Portal Mais Divertido ficou ainda mais... divertido! Alm de novas brincadeiras, ele agora est mais interativo. L, voc encontra um monto de jogos, divercards para enviar para a turma, desenhos para colorir e muito mais. Quer conferir? s acessar o endereo www.nestle.com.br/maisdivertido. Chame os amigos e curta para valer.

3 cm

NA INTERNET

Quer aprender outras deliciosas receitinhas? D uma olhada no endereo www.nestle.com.br/ maisdivertido e clique no nome receitinhas

27

Da Nestl pra Voc

A Pscoa fica muito mais legal com os chocolates Nestl. E os Ovos de nossas marcas mais tradicionais j esto nas prateleiras de lojas de todo o Brasil. Tem Galak, Diplomata, Crunch e Sem Parar. Chokito, Prestgio, Charge, Sensao e Especialidades. Mas este ano trazemos tambm novidades deliciosas e divertidas, com brindes especiais para a garotada, novos formatos, diferentes sabores e recheios. Um festival de chocolate para completar a alegria da sua festa!

Como o Homem-Morcego
Para as garotas, a dica o Ovo das Meninas Superpoderosas, com formato de corao e chaveiro colecionvel.

Poderosas

O Ovo do Batman est de visual novo. E vem com uma capa preta radical!

O Ovo do Homem-Aranha tem a cara do super-heri e traz uma mscara igualzinha do personagem!

Superlegal

28

De chocolate branco e preto com pedaos de biscoito, o Passatempo conta com um game eletrnico que faz o maior sucesso.

Game imperdvel

Diverso garantida

Alm de delicioso, o Ovo do Super-Homem tem como brinde um boneco voador. Os meninos vo adorar!

O mais querido
Sucesso de vendas entre os consumidores de todo o pas, o Ovo Alpino chega s lojas em diferentes verses para voc escolher a sua: tem a clssica, o Ovo diet (sem adio de acar) e ainda uma caixa de miniovos com recheio Alpino. Outra sugesto de dar gua na boca, e com embalagem especial, o Alpino Tripla Camada com chocolate ao leite entremeado por creme Alpino.

base de protena de soja, o Ovo Sollys fonte de clcio e fibras. Ele tem zero por cento de lactose e zero por cento de colesterol. a escolha certa para pessoas que tm restrio lactose ou problemas de presso, mas que no abrem mo de um bom Ovo de Pscoa.

Escolha saudvel

Para colecionar
Um ditado popular afirma que recordar viver. E a histria da Nestl recheada de bons momentos para relembrar. Por isso, nesta Pscoa, lanamos a Classic Coleo Retr, que traz Ovos de chocolate ao leite ou chocolate com leite, como se dizia nos velhos tempos. Eles vm em quatro diferentes tipos de balde. So reprodues de embalagens antigas que mostram que desde 1870 a Nestl tem paixo por chocolate. A linha Classic conta ainda com o Ovo tradicional, o Nestl Classic Duo (de chocolate preto e branco) e o Ovo de Gianduia.

29

Da Nestl pra Voc

Venha nos visitar


Voc pode conhecer as nossas lindas parreiras os espaos para exposio dos Ovos de Pscoa nos principais supermercados e lojas. Elas so vermelhas e contam com o nosso famoso coelhinho. Para encontr-las, s seguir as pegadas que o mascote da Pscoa deixou pelo cho! Veja que o Ovo Alpino tem um espao s para ele, superatraente. Voc pode encontrar ainda, no meio da parreira, os Ovos dos super-heris voando! E se quiser mais informaes sobre os Ovos, procure nossos representantes que podero ajud-lo a escolher a variedade de que mais gosta. Ou o ideal para presentear o netinho, a professora, o marido... Venha tambm conhecer nosso site www.nestle. com.br/pascoa, onde voc poder encontrar as informaes sobre todos os Ovos Nestl, participar do nosso concurso cultural e de outras atividades superdivertidas.

Ovos refrescantes

Novas verses paradisacas


Dentro do conceito de sorvete cremoso, com muita calda e baixa caloria, a linha Heaven disponvel em algumas cidades do Sul e no Sudeste do pas traz o novo Heaven Zero que tem apenas 64 calorias por poro, 0% de gordura e sem adio de acares. A novidade pode ser encontrada nos sabores: Chocolate com calda de chocolate e Morango

Os fs de sorvete podem comemorar. Nesta Pscoa, eles contam com duas opes de Ovos que, alm de gostosos, so refrescantes: Ovo Sensao com sorvete de morango e minibombons e Ovo Alpino com recheio de chocolate e minibombons. O primeiro para os que no dispensam a dobradinha chocolate com morango. O segundo, para quem no resiste ao melhor sabor do tradicional Alpino.

com calda de morango. E para quem quer saborear a cremosidade da linha em um momento nico, a verso Heaven Unik vem em embalagens com 4 bombons de 125 ml de sorvete de baunilha com recheio de doce de leite e uma deliciosa cobertura crocante de chocolate com castanhas, embalados um a um para serem consumidos em diferentes situaes.

30

Pensando nas necessidades especficas para esta fase da vida, acaba de ser lanada a Minha 1a Farinha Lctea Nestl, um produto indito no mercado. Trata-se de uma verso nutricionalmente apropriada e dedicada a bebs a partir do sexto ms de vida, porque suave, leve e no pesa na barriguinha. Afinal, o sistema digestivo deles ainda est em formao. Seu filho vai adorar: uma delcia. E voc, mais ainda: rica em ferro e contm 11 vitaminas.
O MINISTRIO DA SADE INFORMA: APS OS SEIS MESES DE IDADE CONTINUE AMAMENTANDO SEU FILHO E OFEREA NOVOS ALIMENTOS.

Especialmente para a 1 infncia

Mais energia para voc

Passatempo agora chocolate


Uma deliciosa combinao do tradicional chocolate ao leite Nestl com o biscoito que a crianada adora! Os tabletes Passatempo tm o formato dos personagens que caracterizam a marca e trazem figurinhas adesivas com toda a turma. para brincar, colecionar e saborear.

A linha PowerGel traz duas novas verses: Cassis e Ma Verde, ambas com adio de cafena. Muito mais energia e disposio durante o exerccio fsico.

Hummm, Chandelle!

O Chandelle ganhou uma nova linha de sensaes e sabores: Brigadeiro, Prestgio, Beijinho e Papaia com cassis. Imperdveis!

Duplamente saudvel: Nesvita Light e Nesvita 1+1

Chamyto Big Citrus

Seu leite fermentado preferido agora tem um novo e delicioso sabor: uma mistura perfeita de limo, laranja e tangerina com os lactobacilos vivos paracasei, exclusivos da Nestl. Alm disso, o Chamyto vem em embalagens BIG, com 50% mais produto.

Mais sabores

A linha de Iogurtes Naturais Nestl ganhou dois sabores exclusivos: Maracuj com Camomila e Uva com Slvia. Experimente!

A linha de leite fermentado Nesvita com ActiFibras, que auxiliam o funcionamento do intestino, acaba de ganhar uma verso sem acar e com 0% de gordura: o Nesvita Light, disponvel nos sabores de Morango e Ameixa, em lquido e em polpa. J o Nesvita 1+1 chega ao mercado em embalagens especiais nos sabores Nesvita com granola, com polpa sabor mel de um lado e granola de outro, e Nesvita com ameixa , com polpa da fruta e uma deliciosa calda de ameixa do outro lado do pote.

31

Reciclar Faz Bem

Festival de boas idias


oram centenas de sugestes para transformar embalagens em objetos teis e divertidos. O concurso Faa Arte, Faa sua Parte mobilizou leitores de todo o pas que inscreveram projetos nas categorias Plstico, Vidro, Papel/Papelo e Metal. Os trabalhos foram tantos, feitos com tamanho capricho e criatividade, que foi uma rdua ainda que divertida tarefa selecionar apenas oito. Mas, enf im, chegamos aos finalistas: Maria Aparecida de Sousa Silva (Queluz, SP), Elza Berenice Machado Bussi (Taubat, SP), Deborah de Carvalho Pucci (So Paulo, SP), Conceio Fernandes Cordeiro Ferreira (Lagoa Santa, MG),

hora de conhecer os vencedores do concurso Faa Arte, Faa sua Parte

Luiz Fernando Macian

Maria Claudia da Silva de Oliveira (Rio de Janeiro, RJ), Eliosnae Menezes Silva (Embu, SP), Snia de Mendona Silva (Mesquita, RJ) e Sabina Oliveira das Neves (Campinas, SP). Gostaramos de agradecer muito o carinho e a participao de todos e lembrar que a grande vitria em um concurso usar, no dia-a-dia, o aprendizado que ele traz. Neste caso, isso significa implementar a reciclagem como um hbito de vida. Tambm por isso ficam aqui os nossos parabns aos participantes, que ajudam a difundir e a conscientizar outras pessoas sobre a importncia da reciclagem para a preservao do nosso planeta. A seguir, conhea os quatro trabalhos vencedores e os seus criadores.
Os oito finalistas do concurso receberam em casa uma cesta recheada de produtos Nestl!

PAPEL PAPELo

Alimentador de pssaros Elza B. Machado Bussi


Ela confessa que iniciante na arte de criar novos objetos a partir de embalagens usadas. Ainda assim, saiu vencedora da categoria Papel/Papelo do nosso concurso. Sempre dou embalagens para o pessoal de rua reciclar e agora vou fazer mais tambm por conta prpria, utilizando as dicas da Nestl com Voc, revela Elza. O trabalho que deu a vitria dona de casa, de 39 anos, foi um alimentador de pssaros, feito com palitos de churrasco e de sorvete, cartolina e caixas tipo longa-vida.

A idia de criar a casinha onde pode ser colocado alimento para os passarinhos veio de sua paixo por eles. Mas s gosto de v-los soltos, pondera.

32

Luiz Fernando Macian

METAL

Luminria Deborah de Carvalho Pucci


De uma lata de cereais, pendurada sobre galhos de rvore, surgiu uma luminria charmosa e moderna, daquele tipo que a gente v em lojas. Foi a primeira vez que a estudante de Odontologia Deborah, de 24 anos, se arriscou como artista. O resultado foi o primeiro lugar na categoria Metal. No esperava, foi uma grande surpresa, garante a jovem, que daqui para frente quer deixar o seu lado criativo fluir. Agora, vejo as embalagens com outros olhos, diz.

Mas a atitude responsvel em relao ao meio ambiente Deborah sempre teve. Tanto que faz questo de separar o lixo antes que o caminho passe pela sua casa para peg-lo.

VIDRo

PLSTICo

chicophoto/lagoa santa

Terrrio Conceio F. Cordeiro Ferreira


Um terrrio que enfeita qualquer ambiente o campeo da categoria Vidro. Para crilo, a dona de casa com muito orgulho!, ressalta Conceio, de 41 anos, buscou inspirao na natureza. Usei terra, areia, pedras decorativas, minicactos e suculentas. Uma fita e o vidro do Nescaf, explica. Conceio no precisou nem pensar muito para saber com que pea iria concorrer no Faa Arte, Faa sua Parte, uma vez que j desenvolve esse tipo de trabalho com diferentes embalagens de vidro. Tinha o material que utilizei em casa, afirma. A idia do terrrio pode ser um presente bem bacana, fcil e barato de fazer!

Trenzinho Maria Aparecida de Sousa Silva


Formada em Artes Plsticas, Maria Aparecida encara a reciclagem como uma atitude natural. Adoro transformar o que feio em bonito, diz. Procuro colocar o meu eu em tudo. Aos 50 anos, ela me de Gabriel, de 3, e conta que foi nele que buscou a inspirao para criar o trenzinho campeo da categoria Plstico. O brinquedo utiliza tampas de requeijo, potes de sorvete, embalagem de Nestl Farinha Lctea, tampas de Nescau e um pedao de tubo PVC. Maria Aparecida levou cerca de uma semana para planejar e montar o brinquedo, que pode ser facilmente replicado para fazer a alegria da garotada tanto na hora de mont-lo quanto depois!

Breno Faber Soares

33

Luiz Fernando Macian

Espao do Leitor
desde seMPre... A Nestl faz parte da nossa vida desde sempre. Tenho um livrinho que acompanha as fases do beb em que minha me anotou tudo: quando andei, quando meus dentes nasceram e, no fim, tem alguns produtos. Guardei para anotar as fases dos meus filhos. Imaginem que essa edio deve ter mais de 32 anos, que a minha idade, mas ainda no tive o prazer de ser me...
Viviane de Jesus Conceio Salvador, BA

um prazer enorme compartilhar com vocs e com tantos outros leitores, h todos esses anos, tantos momentos especiais. Gostaramos de agradecer por estarem sempre ao nosso lado, passando com a gente por diferentes fases. Temos certeza de que ainda dividiremos muitas histrias inesquecveis.
elogios Quero parabeniz-los pelo trabalho. Sempre que recebo uma revista fico muito feliz, pois sei que com ela vou aprender novas idias para viver cada dia melhor.
Vandenise Maria Figueiredo Guariba, SP

um sonho receber esta revista que contm tantas informaes para ns, mes, donas de casa, jornalistas, empresrias, mdicas, faxineiras, casadas, solteiras e at mesmo crianas. Receitas e curiosidades que nos fazem elaborar pratos apetitosos e nutritivos. Aprendi tanto nesses nove anos... Fico feliz pelo grande carinho que vocs nutrem por todos ns. A Nestl proporciona aos seus clientes satisfao e bem-estar, porque a Nestl faz bem.
Maria de Lourdes Dahmer Taquara, RS

vicentinos Dia 28/12, minha me pegou seu violo e foi at o Lar Ozanam (abrigo para idosos aqui em Itabira), passar a tarde com os moradores de l. Ela levou a minha revista com a matria sobre os vicentinos e quando voltou me surpreendeu: o Lar Ozanam recebeu latas de Neston da campanha Torcer faz bem! Parabns, parabns e parabns. Esse trabalho , com certeza, uma semente muitssimo bem plantada e que pode crescer muito. Divulgar o trabalho dos vicentinos, anjos da guarda mesmo, como vocs to bem denominaram, os tornam anjos como eles...
Maria Marta Quinto Martins da Costa Itabira, MG

A edio de dezembro foi de muita valia para a minha ceia de natal, inspirada nas receitas da revista. A Bche de Nol fez o maior sucesso!
Mariana Leite Paduanelli Ingai, MG

Recebo a revista desde a primeira edio. Adorei todas at hoje.


Andra Fonseca Drumond Ituiutaba, MG

Eu e minha esposa gostamos da N ESTL com Voc . A revista trouxe receitas teis para comemorar nosso primeiro Natal juntos.
Josu Calixto da Silva Filho Fortaleza, CE

Meus PriMeiros Pratos Gostaria muito de receber os folhetos da coleo Meus Primeiros Pratos. Tenho uma filha de 9 anos que gosta muito de ler a revista NESTL com Voc e sempre quer fazer alguma das receitas que so enviadas na revista. Ela ficaria muito feliz de receber receitas que ela mesma pudesse fazer e eu, muito orgulhosa da minha mestre-cuca.
Ilmara Rodrigues dos Santos Salvador, BA

Calendrio 2008
Sou nutricionista e gostaria de parabeniz-los pelo calendrio de 2008: ficou prtico, nutritivo e lindo! Adoro os produtos da Nestl e recomendo todos!
Thatiane Martins Coelho Campo Belo, MG

Adorei a ltima edio da revista NESTL com Voc, principalmente os potes de biscoito e o calendrio, que veio com receitas bem brasileiras.
Maria Jos Andrade Sousa Divinpolis, MG

Tenho dois filhos, o Marcos Paulo, de 11 anos, e o Eduardo, de 10. Eles j me ajudam na cozinha. Gostaria de receber o livro da coleo Meus Primeiros Pratos para que se empolguem mais pela arte da culinria.
Marjorye Cristiane Campos Rio Claro, SP

O calendrio o meu dirio. Nele, anoto consultas mdicas, odontolgicas e tambm os aniversrios. muito til para mim.
Olga Salomo da Silva So Luis, MA

A NESTL com Voc de dezembro est muito linda, sem falar das receitas. Fiz a Bche de Nol aqui em casa e foi o maior sucesso. Receber a revista e o calendrio 2008 foi o maior presente de Natal!
Dbora da Silva Veroneze Antonina, PR

Gostaramos de agradecer por todas as manifestaes de carinho e pelos votos de boas festas que recebemos no fim de 2007. Ficamos felizes por acompanhar vocs durante o ano todo e o calendrio mais uma forma de estarmos presentes no seu dia-a-dia.

Agradecemos o interesse na assinatura da coleo e j estamos providenciando o cadastro para que o envio seja feito. Os outros interessados podem solicitar a Meus Primeiros Pratos pelo site www.nestle.com.br ou pela Caixa Postal: 21.144 CEP: 04602-970 So Paulo SP. sugestes de receitas Gostaria que vocs falassem mais sobre as frutas. Sobre dicas de consumo e como fazer um bom aproveitamento de todas as suas vitaminas.
Elaine Cristina da Silva Ribeiro Preto, SP

34

Mural
Gostaria de me corresponder com leitoras que faam ponto cruz. Fiz uma promessa Nossa Senhora Aparecida que bordaria em ponto cruz a sua imagem. Se algum puder me enviar essa imagem ficarei grata.
Ccera Edijane dos Santos Cavalcanti Stio Bom Sucesso, Barra Funda Ipigu, SP CEP: 15108-000

Peo receitas de bolo gelado, salgadinhos, como torta de frango, e torta de biscoito champanhe. casa do consuMidor Gostaria que publicassem uma matria sobre dietas, com receitas de frutas principalmente.
Luciana Karla de S Leito Varela Au, RN Berenice Marques dos Santos Rua Janaitila, 1025, So Geraldo Belo Horizonte, MG CEP: 31050-260

Gostaria de dar uma sugesto: coloquem sempre na revista dicas de exerccios fsicos para manter o corpo saudvel.
Patrcia Dias da Silva Poos de Calda, MG

Quero trocar idias com quem goste de artesanato, de preferncia de f lores com meia de seda.
Rosinaura da Silva Rua da Estrela, 754 Araguan, MA CEP: 65368-000

Ol, Elaine e Luciana. Nossa proposta levar aos leitores dicas de alimentao saudvel. Por isso, muitas de nossas receitas so base de frutas no calendrio, vocs podem encontrar algumas. Quanto recomendao de dietas, elas devem ser especficas para cada caso. Assim, importante procurar um mdico ou nutricionista. Gostaria de uma matria com receitas de bombons caseiros.
Ftima Soares F. de Jesus Cantagalo, RJ

Queria que vocs fizessem uma matria sobre comida vegetariana, como prepar-la e como combinar alimentos para que fique mais saborosa.
Sayonara Duarte Soares Silva Itanhm, BA

Gostaria de me corresponder com pessoas que tenham receitas com produtos integrais e para diabticos, e tambm de fazer amizades sinceras.
Jesus Rocha (Jesuizinha) Rua Alfredo Gama, 49, Casa Amarela Recife, PE CEP: 52070-570

Sayonara, no deixe de conferir as fichas da coleo Nestl Sabor & Sade desta edio. H receitas vegetarianas para voc saborear! Gostaria de ver receitas com Nescaf (descafeinado), idias de cobertura para bolos de aniversrio e de casamento e tambm de docinhos finos com chocolate Nestl .
Claudineia Trindade Souza Cruz das Almas, BA

Ftima, aproveite esta edio especial que est cheia de receitas saborosas com chocolate para a Pscoa! Passeio Sugiro que nas prximas edies vocs faam uma reportagem sobre a Serra da Cantareira, na zona norte de So Paulo. A minha famlia mora l e um lugar lindo.
Jos Weltom Pirapora, MG

Gostaria de me corresponder com pessoas de todo o Brasil que gostem e queiram trocar grficos de ponto cruz e desenhos para pintura em tecido.
Hilda A. Pacheco Rua Belo Horizonte, 209, Fidalgo Pedro Leopoldo, MG CEP: 33600-000

Oi, Claudineia. Nesta edio voc vai encontrar muitas receitas com chocolate de docinhos a bolo e ovos de Pscoa. D uma olhada nas sees gua na Boca e Harmonia Mesa e tambm nas fichas da coleo Receitas Nestl Sabor & Sade. sobre o Mural Agradeo a Nestl por ter o mural, pois atravs dele pude me corresponder com a Roseli de Francisco Morato e hoje somos grandes amigas. Um grande abrao para a Nestl e a Roseli.
Wanessa dos Santos Tapira, PR

Gostaria de fazer amizades com pessoas de todo o Brasil que gostem de trocar cartas, receitas e informaes de biscuit (porcelana fria).
Karla Souza Rua Antonio Carreia de Arajo, 95 San Martin, Recife, PE CEP: 50761-130

Mais sugestes Queria muito que a revista abordasse temas sobre bons restaurantes, roteiros de viagem e informaes sobre beleza e sade.
Priscila Soares Rio de Janeiro, RJ

converse conosco
Caixa Postal 21.144, CEP 04602-970, So Paulo SP e-mail: falecom@nestle.com.br Voc tambm pode se cadastrar pelo Portal Nestl: www.nestle.com.br

revista nestl com voc

35

receitas

almoo
prtico

receitas

almoo
prtico

receitas

vegetariano

almoo

receitas

vegetariano

almoo

Bolo de cenoura com aveia

Bacalhau de Pscoa

Quibe de gro-debico e cenoura

Quiche de abobrinha

receitas

econmico

almoo

receitas

econmico

almoo

receitas

tradicional

almoo

receitas

tradicional

almoo

Cenourinhas do coelho

Salada com molho cor-de-rosa

Carneiro delcia

Colomba com chocolate

Rendimento: 8 pores

Quiche de abobrinha
Modo de PreParar Massa: Em um recipiente, coloque a farinha com a manteiga, o Creme de Leite, o fermento e o Fondor Maggi. Sove a massa at que fique lisa e no grude nas mos. Deixe descansar por 30 minutos. Abra a massa sobre uma superfcie enfarinhada, forre o fundo e as laterais de uma frma de aro removvel (25cm de dimetro). Fure a massa com um garfo e leve ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 20 minutos. Recheio: Coloque em uma tigela a abobrinha com os ovos, o queijo, o Creme de Leite, a farinha e o Fondor. Despeje sobre a massa pr-assada e leve ao forno mdio (180 C) por mais cerca de 1 hora, ou at dourar. Sirva. dica Voc pode substituir o queijo tipo suo por queijo prato.
almoo

Quibe de gro-de-bico e cenoura


Rendimento: 6 pores

Bacalhau de Pscoa
Rendimento: 7 pores

Bolo de cenoura com aveia


Rendimento: 20 pores

ingredientes Massa 1 xcara e meia (ch) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de manteiga meia lata de Creme de Leite Nestl 1 colher (ch) de fermento em p 1 colher (ch) de Fondor Maggi farinha de trigo para polvilhar Recheio 2 abobrinhas grandes raladas no ralo grosso 3 ovos 1 xcara (ch) de queijo tipo suo ralado meia lata de Creme de Leite Nestl 1 colher (sopa) de farinha de trigo meia colher (sopa) de Fondor Maggi
receitas

Peter Michael Leist

ric B.

Peter Michael Leist

ingredientes 1 xcara (ch) de trigo para quibe 2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 1 dente de alho amassado suco de 1 limo 2 xcaras (ch) de gro-de-bico cozido e amassado 1 cenoura mdia ralada 1 caixinha de Sollys Creme de Soja 2 colheres (sopa) de folhas de hortel picadas 2 colheres (sopa) de salsa picada azeite para untar molho de soja para pincelar

Modo de PreParar Coloque o trigo em uma tigela e cubra com gua. Deixe de molho por cerca de 40 minutos. Escorra bem a gua e misture com o restante dos ingredientes. Coloque em um refratrio mdio (20x30cm) untado, alisando bem a superfcie. Pincele com azeite e molho de soja. Faa desenhos com a ponta de uma faca na superfcie e leve ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou at dourar. Espere amornar, corte em quadrados e sirva com gomos de limo.

ingredientes 1kg de bacalhau 1kg de tomates sem pele e sem sementes 1kg de batatas em rodelas 1 pimento vermelho em rodelas 2 cebolas grandes em rodelas meio mao de brcolis limpos, aferventados 1 colher e meia (sopa) de Fondor Maggi meia xcara (ch) de azeitonas pretas picadas meia xcara (ch) de azeite

Modo de PreParar De vspera, deixe o bacalhau de molho em gua, trocando-a vrias vezes nesse perodo. No dia seguinte, troque a gua e ferva o bacalhau por cerca de 20 minutos. Depois de frio, deixe-o em lascas. Tempere o tomate, as batatas, o pimento, as cebolas e os brcolis com uma colher (sopa) de Fondor Maggi e reserve. Em um recipiente refratrio ou assadeira, disponha os ingredientes em camadas, alternando-os: tomate, batata, pimento, cebola, bacalhau, brcolis, at acabar os ingredientes. Misture o Fondor restante com o azeite, regue os ingredientes e espalhe as azeitonas. Cubra com papel de alumnio e deixe em forno mdio-alto (200C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Sirva a seguir.
almoo
prtico

ingredientes Bolo 2 cenouras grandes cozidas (cerca de 250g) 4 ovos meia xcara (ch) de leo meia xcara (ch) de Leite Ninho 2 xcaras (ch) de acar 2 xcaras (ch) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em p meia xcara (ch) de Aveia Neston em Flocos Cobertura 1 xcara (ch) de Chocolate em P Solvel Nestl meia xcara (ch) de acar 50g de manteiga meia xcara (ch) de leite meia xcara (ch) de Aveia Neston em Flocos
receitas

Modo de PreParar Bolo: Bata no liquidificador as cenouras com os ovos, o leo e o Leite Ninho. Despeje em uma vasilha e misture o acar, a farinha peneirada com o fermento e a Aveia. Coloque em uma frma retangular (20x30 cm) untada e enfarinhada. Leve ao forno mdio (180 C), preaquecido, por cerca de 40 minutos. Cobertura: Misture o Chocolate em P com o acar, a manteiga e o leite e leve ao fogo baixo. Deixe ferver por 2 minutos ou at engrossar. Desligue, misture a Aveia e bata bem a cobertura com uma colher ou garfo. Coloque sobre o bolo ainda quente.

vegetariano

receitas

vegetariano

almoo

receitas

almoo
prtico

Colomba com chocolate


Rendimento: 2 unidades

Carneiro delcia
Rendimento: 10 pores

Salada com molho cor-de-rosa


Rendimento: 5 pores

Cenourinhas do coelho
Rendimento: 35 unidades

Luiz fernando Macian

Luiz fernando Macian

Fernando Carrera

ingredientes Massa 3 tabletes de fermento biolgico (45g) meia xcara (ch) de leite morno 5 xcaras (ch) de farinha de trigo (cerca de 600g) 5 ovos 180g de manteiga meia xcara (ch) de acar 2 tabletes de Chocolate Nestl Classic Meio Amargo, picado Cobertura: 2 claras meia xcara (ch) de acar de confeiteiro 1 colher (ch) de canela em p

Modo de PreParar Coloque em uma tigela o fermento, o leite e uma xcara (ch) de farinha de trigo. Misture e deixe crescer por cerca de 2 horas. Junte os ovos, a manteiga, o acar, a farinha de trigo restante e misture bem. Sove a massa at que todos os ingredientes estejam bem incorporados e a massa lisa. Deixe crescer por cerca de 2 horas. Adicione o Chocolate picado e misture bem. Divida a massa em duas partes e enrole-as em bolas. Coloque cada massa em uma frma para Colomba e modele nesse formato. Reserve. Bata as claras com um batedor at ficarem esbranquiadas, misture o acar. Espalhe o suspiro sobre a superfcie das Colombas e polvilhe a canela. Leve ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou at dourar.
almoo

ingredientes 3 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de azeite 1kg de carne de carneiro em pedaos 1 xcara (ch) de vinho branco 2 colheres (sopa) de Gril Maggi 1 pitada de noz-moscada 5 batatas mdias, sem casca, cortadas ao meio 2 xcaras (ch) de leo 2 alhos-pors em rodelas 1 colher (sopa) de alecrim

Modo de PreParar Em uma panela de presso, aquea a manteiga e o azeite. Acrescente os pedaos de carneiro e deixe dourar muito bem. Junte o vinho branco, o Gril Maggi, duas xcaras (ch) de gua fervente e a noz-moscada. Tampe a panela e cozinhe por 40 minutos (aps iniciar a fervura). parte, doure as batatas no leo bem quente, at ficarem macias. Retire, escorra em papel absorvente; junte carne as batatas, o alho-por e o alecrim. Misture bem e sirva com arroz branco.

ingredientes Salada meio p de alface picado 1 cenoura ralada 1 pepino cortado em rodelas 1 beterraba pequena ralada Molho de iogurte: 1 pote de Iogurte Natural Nestl meia colher (ch) de Fondor Maggi 1 colher (sopa) de catchup meia xcara (ch) de crotons

Modo de PreParar Em uma taa grande ou travessa coloque a alface picada, a cenoura, o pepino e a beterraba. Reserve. Misture bem os ingredientes do molho e espalhe sobre a salada. Decore com crotons. Sirva a salada gelada. dica Crotons so pequenos cubos de po torrados.

ingredientes Docinho 4 cenouras pequenas raladas no ralo fino 1 xcara (ch) de acar 1 xcara (ch) de Chocolate em P Solvel Nestl leo para untar Cobertura meio quilo de fondant pronto corante comestvel lquido laranja Modo de PreParar Docinho: Em uma panela, misture a cenoura com o acar e uma xcara (ch) de gua e cozinhe em fogo mdio at comear a formar uma calda encorpada. Acrescente o Chocolate em P, misture e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre,

at formar uma massa e desprender do fundo da panela (cerca de 15 minutos). Despeje em um prato untado e espere esfriar. Com as mos untadas pegue pequenas pores da massa e modele em formato de cenourinhas (cones). Reserve. Cobertura: Prepare o fondant de acordo com as orientaes da embalagem, deixando-o bem fluido. Tinja com o corante no tom desejado, misturando bem para que fique uniforme. Com auxlio de um garfo, banhe as cenourinhas uma a uma no fondant. Escorra o excesso e seque sobre papel alumnio untado. Depois de secas, sirva embrulhadas ou em forminhas de papel.

receitas

tradicional

receitas

tradicional

almoo

receitas

econmico

almoo

receitas

econmico

almoo

ric B.

ric B.

Вам также может понравиться