Вы находитесь на странице: 1из 5

Recuperando Baterias Sulfatadas

Escrito por Newton C. Braga


Sex, 05 de Fevereiro de 2010 11:51

Baterias ou acumuladores do tipo chumbo-cido podem ser teis mesmo depois de retiradas de carros devido a problemas de sulfatao. Recuperados eles podem ser usados em sistemas de iluminao de emergncia, alarmes, camping, stios e fazendas sem energia. O aparelho que propomos neste artigo pode ajudar na recuperao de alguns desses acumuladores cujos problemas ainda no so irreversveis. As placas de um acumulador tipo chumbo-cido sulfatam quando este fica sem uso por muito tempo, e por isso levado a uma descarga completa. Nestas condies, o acumulador no aceita mais carga, e mesmo que ela ocorra em pequena quantidade, se perder em pouco tempo. O processo mais usado para recuperar um acumulador que chegou a este ponto consiste em fazer cargas e descargas rpidas durante um certo tempo, de modo que o processo de sulfatao se reverta e as placas voltem s condies normais de funcionamento. No entanto, a carga e a descarga em ciclos controladas devem ser feitas com cuidado, pois um excesso de corrente pode causar um problema ainda maior que inutilizar por completo a bateria ou o acumulador: as placas se deformam ou mesmo racham. Com o aparelho que descrevemos neste artigo, os ciclos de carga e descarga rpidas podem ser feitos de modo controlado e automaticamente, permitindo assim a recuperao de acumuladores do tipo usado em carros ou motos, de 12 V. Pequenas alteraes no circuito podem faz-lo trabalhar com acumuladores de outras tenses. Caractersticas: Tenso de entrada: 110/220 VCA Tenso de sada: 13 a 15 VCC Corrente de carga: picos de 5 A Corrente de descarga: 0,5 A Durao do ciclo: 1/60 segundo

Como Funciona
Nosso circuito consiste numa fonte de alimentao em que temos um transformador de enrolamento secundrio nico com uma tenso de 21 Vrms. A tenso do secundrio deste transformador retificada obtendo-se pulsos de aproximadamente 35 V de pico, que ento so aplicados a uma etapa reguladora com dois transistores de potncia na configurao Darlington.

A tenso de referncia para este circuito dada por um divisor formado pelo resistor R1 e um diodo zener de 15 a 16 V, que vai determinar a tenso mxima na bateria em recuperao. P1 determina o ajuste que vai fixar a corrente na bateria em recuperao e que monitorada pelo ampermetro A. A bateria ligada ao circuito de forma a ser carregada, porm recebe apenas os semiciclos positivos retificados por D1, de modo que temos a aplicao de pulsos de curta durao com picos que chegam a 5 A no ajuste mximo, conforme ilustra a figura 1.

Entre os semiciclos aplicados na carga, o acumulador se descarrega atravs do resistor R3 que, em funo de seu valor, determina a corrente de descarga. Valores entre 22 e 27 ohms podem ser usados, fixando a corrente em torno de 500 mA. O tempo de recuperao de um acumulador depende de seu estado podendo ir de algumas horas at alguns dias.

Montagem
Na figura 2 apresentamos o diagrama completo do aparelho.

Na figura 3 temos a disposio dos componentes numa placa de circuito impresso. Todavia, como so poucos os componentes usados, nada impede que tcnicas alternativas de montagem como, por exemplo, "pendur-los" numa ponte de terminais, sejam usadas.

Evidentemente, dadas as intensidades das correntes principais, o uso de fios grossos nas ligaes fator importante. Os resistores R2 e R3 devem ser de fio com pelo menos 5 W de dissipao, enquanto que Z1 um zener de 1 W com aproximadamente 15 V de tenso (podem ser ligados dois zeners de 400 m/W e 7,5 V em srie). O resistor R1 de 1/2 W e os dois transistores devem ser dotados de

radiadores de calor apropriados. O diodo D1 de 5 A com 50 V ou mais, e o potencimetro comum de carbono. O ampermetro, para menor custo, pode ser do tipo de ferro, mvel, que embora tenha menos preciso, serve perfeitamente para a aplicao em questo. O transformador deve ter um enrolamento primrio de acordo com a rede local, e para a conexo da bateria em recuperao sugerimos o uso de cabos polarizados contendo garras nas extremidades que sero fixados na ponte de parafusos de sada.

Prova e Uso
Ligando-se o aparelho e ajustando-se P1, devemos ter uma corrente indicada no instrumento de 500 mA dada a presena de R3. Com a ligao de um acumulador na sada, estando o mesmo descarregado, a corrente deve subir chegando a picos de 5 A. Para medir estes picos de corrente no possvel usar com preciso um multmetro, pois ele no indica valores de pico. O ideal utilizar um osciloscpio. O valor indicado pelo ampermetro mdio. A tenso na sada deve chegar a um mximo de 13 a 15 V medidos com o multmetro sem carga, ou um pouco mais. Comprovada a presena de tenso na sada, basta ligar o acumulador sulfatado e deixar o equipamento em ao durante perodos de 6 a 24 horas. Depois disso, coloque o acumulador num carregador normal para verificar se houve a recuperao.

Lista de Material
Semicondutores: Q1 - TIP41 ou equivalente - transistor NPN de potncia Q2 - 2N3055 - transistor NPN de potncia D1 - 5 A x 50 V - diodo de silcio Z1 - 15 V - diodo zener de 1 W

Resistores: R1 - 470 Ohms x 1/2 W R2 - 10 Ohms x 10 W - fio R3 - 27 Ohms x 10 W - fio P1 470 Ohms potencimetro

Diversos: A - Ampermetro 0-10 A S1 - Interruptor simples F1 - 2 A - fusvel T1 - Transformador com primrio de acordo com a rede local e secundrio de 21 V x 5 A

Placa de circuito impresso, radiadores de calor para os transistores, caixa para montagem, cabo de fora, suporte de fusvel, boto para o potencimetro, garras e cabo para conexo bateria (vermelho e preto), fios, solda, etc.
ltima atualizao em Seg, 13 de Dezembro de 2010 07:42

Вам также может понравиться