Вы находитесь на странице: 1из 38

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL Secretaria de Estado de Educao Coordenao Regional de Ensino de Sobradinho Escola Classe 01 de Sobradinho Telefone: 3901-4114 escolac01.sob@gmail.com

PROPOSTA POLTICA PEDAGGICA DA ESCOLA CLASSE 01 DE SOBRADINHO

2013

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

IDENTIFICAO
COORDENAO REGIONAL DE ENSINO DE SOBRADINHO Instituio Educacional: Escola Classe 01 de Sobradinho
Endereo: Quadra 06 rea Especial 01 Rua 05- Sobradinho DF Telefones: 3901- 4114/ 3901- 6641 e-mail: escolac01.sob@gmail.com Blog: http://ec1sobradinho.blogspot.com.br Inaugurao da Instituio: 18 de Maio de 1961 Modalidade de Ensino: Ensino Fundamental Anos Iniciais 1 ao 5 ano Turnos de Funcionamento: Matutino e Vespertino

Equipe Gestora 2013


Diretora: Rosngela Gomes de Abreu. Vice- diretor: Reginaldo Fonseca das Neves. Supervisora Pedaggica: Roberta Moreira Mateus

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

APRESENTAO

O Projeto Poltico Pedaggico (PPP) de uma instituio educacional o documento legal e poltico, que visa enfrentar os desafios da realidade de cada unidade escolar. Ele precisa ser completo e flexvel no sentido de contemplar o maior nmero possvel de situaes e aes desenvolvidas neste ambiente. O Projeto Poltico Pedaggico configura uma ferramenta de planejamento e avaliao e determina a organizao da escola indicando qual direo seguir. Requer que todas as aes e decises venham de uma organizao coletiva contemplada pela Gesto Democrtica, que engloba os gestores, os professores, os auxiliares, os alunos e suas famlias. O PPP contempla a misso, os recursos, a clientela, a relao com as famlias, os dados sobre aprendizagem e as diretrizes pedaggicas.

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

QUEM SOMOS NS? NOSSA HISTRIA


A Escola Classe 01 de Sobradinho foi inaugurada em 18 de maio de 1961. Sendo a primeira escola pblica oficial de nossa cidade. A primeira reforma do prdio da escola se deu no ano de 1984, passando a funcionar em carter provisrio em dois pavilhes do Centro de Ensino 03. Sua reinaugurao foi em 06 de maro de 1985, com a presena do ento Governador Jos Ornellas de Souza Filho. A associao de Pais e Mestres da Escola Classe 01 de Sobradinho foi fundada em 22 de maio de 1976 com o objetivo essencial de integrar a comunidade, o poder pblico, a famlia e a escola, buscando o desempenho mais eficiente do processo educativo. Seu primeiro presidente foi o Senhor Antnio Francisco de Souza Filho. Representante de pais. A Associao de Pais e Mestres tem sido, at hoje, um marco importantssimo para esta Unidade de Ensino viabilizando sempre seus projetos pedaggicos, a manuteno e conservao de espao fsico da escola e assistncia aos alunos necessitados, obtendo recursos financeiros atravs da contribuio dos associados, doaes e promoo de eventos. Posteriormente as escolas pblicas passaram a contar tambm com os recursos pblicos atravs do Programa de Descentralizao e Administrao Financeira PDAF (Governo Estadual) e Programa Dinheiro Direto na Escola PDDE (Governo Federal) O desenvolvimento pedaggico da escola, sempre inovador, possibilitou sua escolha pela Secretaria de Educao para ser: Centro de Alfabetizao no ano de 1984 at o ano de 1994, exercendo a funo de orientadora para outras escolas da rede pblica de ensino em Sobradinho, com aulas demonstrativas. Escola Laboratrio no ano de 1995 at 1997, com funo de desenvolver, a nvel de pesquisa, a Pedagogia de Projetos ao pedaggica para o desenvolvimento da aprendizagem. Escola Candanga ainda no ano de 1997 at 1999, passa a trabalhar com jornada ampliada para 5 boras aula,operacionalizando o projeto baseado no sistema de fases, onde os alunos so enturmados por idade, tornando-se a primeira escola em Sobradinho a adotar a nova filosofia. A partir do ano de 2000, acatando orientao da Secretaria de Educao, volta a ser uma escola seriada, continuando a trabalhar com jornada ampliada.

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 Tendo sido pioneira na implantao da Pedagogia de Projetos em 1995 at a data atual, norteia suas aes pedaggicas tendo como base os princpios desta pedagogia com redimensionamento de estratgias que possam garantir a qualidade de sua prtica pedaggica. Diante da necessidade de promover o acesso s novas tecnologias aos nossos alunos foi inaugurado em 29 de setembro de 2003 o laboratrio de informtica da escola, com o apoio da APM e doaes de algumas organizaes pblicas e privadas. Em 2002, a escola recebeu o 1 lugar no concurso Prmio ao Professor, promovido pela Secretaria de Educao na categoria Ensino Fundamental. No ano de 2007, a escola foi reconhecida pelo Governo no Distrito Federal pelo bom desempenho no IDEB/MEC 2005, estando entre as dez melhores escolas do DF. Alm disso, a escola foi reconhecida pelo IDEB/MEC 2007 pelo com desempenho e melhor colocao da Diretoria Regional de Sobradinho, hoje denominada Coordenao Regional de Ensino. Em 2007 a escola se tornou inclusiva, recebendo alunos portadores de necessidades de diferentes necessidades educacionais especiais ANEE- em turmas regulares e ofereceu a Classe Especial para atender alunos com Deficincia Auditiva em fase de Alfabetizao. A Escolinha como carinhosamente conhecida, foi adquirindo a confiana da comunidade e com ela crescendo e sendo respeitada. Seu trabalho reconhecidamente de qualidade por ser fundamentado num coletivo forte de professores. Educando e formando alunos capazes de expressar seus valores e competncias, a Escola Classe 01, tm contribudo ao longo dos anos para a formao de verdadeiros cidados, agentes de suas histrias. E na continuidade dessa histria, no final de 2012, por meio do processo da Gesto Democrtica das Escolas Pblicas, foi eleita uma nova equipe para dirigir a escola e que nesse momento est reescrevendo o Projeto Poltico Pedaggico de nossa instituio.

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

NOSSA MISSO (Diagnstico)


Nossa escola tem como misso atender as crianas aqui inscritas em suas expectativas de aprendizagem, respeitando o ritmo prprio de cada educando, em cada etapa do ensino, fazendo uso das caractersticas da pedagogia de projetos. Esta estratgia de trabalho possibilita a colaborao para outra funo essencial da escola, a formao do cidado. De modo geral, o emprego desta tcnica possibilita o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem atravs da contribuio das diversas reas do conhecimento e favorece a compreenso dos diversos aspectos que formam a realidade em que esto inseridos os alunos e o professor. Tanto o aluno quanto o professor possuem os mesmos objetivos de trabalho e seus contedos so organizados em torno de questes que possam ser ressignificadas no decorrer do processo ensino aprendizagem. Este mtodo traz ao processo ensino aprendizagem uma dinmica, que se observa como natural dos elementos que se utilizam das TICs ( Tecnologias da Informao e Comunicao) Nossa instituio busca, apoiado no trabalho coletivo, desenvolver uma educao de qualidade, que garanta permanncia e a formao de cidados participativos, colaborativos e crticos que possam atuar positivamente com a construo da nossa sociedade. Enquanto coletivo de profissionais da educao esperamos construir uma educao significativa e profcua. Queremos uma escola de leitura, literatura, arte, expresso, ludicidade, conscincia, atitude, desafio, conhecimento, cooperao, comunicao e alegria.

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

FUNDAMENTOS - Nossos objetivos e princpios


Apoiados nas ideias de desenvolvimento, afetividade e interao de Wallon temos como objetivos: ... inspiradas nos princpios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tm por finalidade oferecer ensino pblico gratuito e de qualidade, com a participao da famlia e da comunidade, assegurando: I - o desenvolvimento integral do aluno; II - a formao bsica para o trabalho e para a cidadania; III - o aprimoramento do aluno como pessoa humana, incluindo a formao tica, o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento reflexivo e crtico, e da criatividade. (Art. 4 do Regimento das Instituies Educacionais da Rede Pblica de Ensino do DF)

Nosso desejo ser uma escola eficaz na sua funo de ensinar pautando nosso trabalho pelos seguintes princpios: 1. ALEGRIA optamos por esse princpio acreditando que sendo alegres, nosso trabalho ser muito mais produtivo. 2. ARTE sistematizao do trabalho com artes em suas vrias expresses por meio de oficinas semanais. 3. ATITUDE sair do comodismo, propor jogos e trabalhos de grupos que incentivem a autonomia. 4. COMUNICAO - que se concretiza por ouvir e falar com respeito, disposio em expor as ideias ao grupo e abertura para ouvir criticas e sugestes a elas. Manter a regularidade das reunies. Incentivar a cultura da Escuta atenta e ativa que deseja ouvir para interagir. 5. CONHECIMENTO a qualidade do nosso trabalho depende desse princpio medida que precisamos aprender para promover aprendizagem. Desenvolveremos esse princpio por meio de estudos, novas ideias, leituras, pesquisa, experincia, interao, disposio. 6. CONSCINCIA discutir e trabalhar com o princpio de que a conscincia gera uma atuao crtica diante das situaes. Buscar oferecer exemplos, estudo/conhecimento, conduta ecolgica, relao sadia com o meio, tolerncia (EU//TU/ELES ACEITAO DA DIVERSIDADE ), conscincia das obrigaes que gera responsabilidade com sua execuo. 7. COOPERAO realizar um trabalho em equipe suscitando e contando para isso com a disponibilidade dos membros da escola numa interao que busque nos momentos de deciso e discusso, a participao com ideias, avaliaes e sugestes para, estando inteirado de todas as aes, atuar ativamente com o grupo.
7

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 8. DESAFIO Vencer o desafio de pensar sempre novas maneiras de se fazer a rotina de trabalho necessria para se alcanar a aprendizagem, criar novas respostas aos desafios dirios da rotina escolar. 9. EXPRESSO Incentivar a utilizao de diversas linguagens que permitam a expresso de cada pessoa. 10. LEITURA continuar perseguindo a formao de um leitor consciente autnomo e capaz de lendo o mundo, inserir-se nele como ativo agente de sua histria e de seu fazer. 11. LITERATURA propiciar o conhecimento de obras e autores da literatura infantil brasileira se utilizando do trabalho com autores e suas obras em sala de aula, da feira do livro e da organizao da coletnea de produes das prprias crianas e apresentao desta num Sarau literrio. 12. LUDICIDADE inserir em todas as atividades da escola esse princpio como forma de diagnstico e interveno do processo de desenvolvimento das crianas.

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

PLANEJAMENTO
Currculo
De um modo geral, abrangendo o trabalho em todas as reas, a escola trabalha atendendo as diretrizes propostas pela Secretaria de Educao e, portanto tem AUSUBEL como referencial terico, uma vez que, na prtica procuramos realizar em sala de aula, rotinas, estratgias e atividades que valorizem o conhecimento prvio da criana. Temos a inteno de trabalhar o contedo novo incorporado ao conhecimento prvio do aluno para que assim a aprendizagem se torne realmente significativa. Ao planejarmos nossas aes dirias enfatizamos como ponto chave a desvalorizao das prticas de memorizao do contedo de forma arbitrria e literalmente. Tentamos trabalhar com a perspectiva de excluirmos a aprendizagem mecnica, compreendida por ns como ineficaz. Assim sendo, para garantir que essa seja a inteno real de cada professor em sua sala de aula, nos reunimos todas as quartas-feiras para, coletivamente, traarmos as diretrizes que conduziro as aulas num perodo de 15 dias. Durante essas reunies estudamos, definimos procedimentos/contedos, sugerimos atividades, avaliamos procedimentos j realizados e acompanhamos a ao diria. H algum tempo a escola optou por operacionalizar o currculo, atravs da implementao de projetos, que de forma eficaz pudessem desenvolver os contedos e procedimentos previstos nas Orientaes Curriculares de forma mais elaborada e possvel de se acompanhar. A fim de garantir a eficcia dessa deciso buscamos referenciais tericos que pudessem dar base para o trabalho. ALFABETIZAO: Temos como referncia a psicolinguista argentina, EMILIA FERREIRO. Sua concepo do processo de alfabetizao tem influencia fundamental no nosso dia-a-dia. Atravs da Psicognese da Lngua Escrita compreendemos os processos de aprendizado das crianas e assim conduzimos o planejamento das atividades dirias. Por meio de observao constante acompanhamos as crianas na construo do prprio conhecimento e na sua aprendizagem. Esse acompanhamento nos fornece elementos para elaborar intervenes dinmicas que garantam que as crianas efetivamente aprendam a ler e escrever. LNGUA PORTUGUESA: Com a inteno de formarmos verdadeiros leitores/produtores de textos, e norteados pela pesquisa da professora-pesquisadora em didtica da lngua materna, JOSETTE JOLIBERT, desenvolvemos o PROJETO ARTELER, que tem como foco a utilizao/estudo de todos os tipos/gneros de textos, em situaes concretas do uso da lngua. Executamos o projeto, planejando rotinas e atividades que favorecem o estudo dos mais diversos textos em situaes que os habilitem a reconhecerem a funo social da escrita . Queremos crianas que saibam usar a lngua tendo pleno conhecimento do que esto fazendo, para qu e para

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 quem, pois acreditamos que somente desta forma que o aluno desenvolver estratgias de autonomia no ato de ler escrever. MATEMATICA: Nessa rea, destacamos a enorme influncia que h vrios anos a teoria de CONSTANCE KAMII tem sobre nosso trabalho. Cada contedo/procedimento proposto no currculo trabalhado por ns com o objetivo de desenvolver nas crianas a autonomia ou a confiana em sua habilidade matemtica. Orientadas pelos estudos de PIAGET , KAMII, NILZA BERTONI, UBIRATAN D'AMBRSIO e outros que so da linha da educao matemtica, buscamos inmeras possibilidades de trabalho e ressaltamos algumas posturas essenciais: priorizamos o raciocnio lgicomatemtico; prestigiamos a interao social e o uso de situaes da vida diria; valorizamos e incentivamos a utilizao de procedimentos prprios na soluo de problemas; exploramos o valor dos algarismos conforme a posio que ocupam; realizamos diariamente a anlise e a reflexo sobre o sistema de numerao, evitamos memorizaes desnecessrias; encorajamos a conquista de desafios; buscamos entender a lgica existente nos erros como elemento de estudo; proporcionamos o confronto entre o raciocnio de um aluno e o dos colegas e etc. Nas outras reas do conhecimento, HISTRIA, GEOGRAFIA, CINCIAS, ARTES e EDUCAO FISICA, a seleo e organizao dos contedos se baseia nas orientaes e documentos da Secretaria de Educao sem perder a autonomia de selecionar aquilo que o plano pedaggico v como saber necessrio para a formao do aluno. Utilizao do Portflio como instrumento de avaliao. Prioridades de desenvolvimento desenvolver a autonomia para aquisio do saber socialmente constitudo de acordo com algumas diretrizes pedaggicas que avaliamos como suporte indispensvel nessa construo: Coordenao pedaggica coletiva: para definio de habilidades, contedos e procedimentos. Estudos de temas relevantes: para a fundamentao da prtica pedaggica e outras questes importantes para a organizao do trabalho pedaggico.

10

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

AVALIAO INSTITUCIONAL
Acompanhamento dos dados sobre aprendizagem conduzido pela Superviso e Coordenao Pedaggica com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos alunos por meio de diagnsticos, observaes, produes escrita e entrevistas, entre outros, buscando subsidiar as aes coletivas e realizando uma avaliao pedaggica das turmas duas vezes por ano. Momentos com os pais Portflio

ELABORAO DE PORTFLIO
O portflio um dos instrumentos utilizados para a avaliao do aluno em nossa escola desde 2008. Essa proposta vem sendo construda ao longo do tempo, sendo apoiada nos estudos da professora Benigna Maria de Freitas Villas Boas em seu livro PORTFLIO, AVALIAO E TRABALHO PEDAGGICO (2008) e ainda nas obras das autoras Elizabeth Shores e Cathy Grace, no livro Manual de Portflio; um guia passo a passo para o professor, assim como no livro Portflio como instrumento de aprendizagem e suas implicaes para a prtica pedaggica reflexiva de Sylvia Carolina Gonalves Torres. A cada ano o grupo de profissionais renova seus estudos e os confronta na prtica e assim vai concretizando essa proposta.

O PORTFLIO E SEU CONTEDO


Todos querem saber O que deve fazer parte de um Portflio. Na verdade, dois portflios nunca so iguais, porque as crianas so todas diferentes e, assim, suas atividades pedaggicas tambm devem ser diferentes. Da mesma forma, dois professores no deveriam criar portflios que sejam exatamente iguais, embora possam utilizar os mesmos princpios e as mesmas estratgias de organizao desse material. O portflio definido como uma coleo de itens que revelam, conforme o tempo passa, os diferentes aspectos do crescimento e do desenvolvimento de cada criana: essa a melhor resposta que podemos dar aos professores. Essas colees podem ser iniciadas com um nico tipo de item, como amostras de trabalhos, e gradualmente ser amplificadas, de modo que incluam mais tipos de itens. Cabe aqui ressaltar que servem para o portflio atividades de rotina como ditados, relatos, pesquisas, tarefas de casa que ressaltem o desenvolvimento de cada criana nas diversas reas do conhecimento. Isso garante a voc mais tempo para testar, adaptar e dominar cada nova estratgia de avaliao, antes de avanar para a prxima etapa.

11

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

TIPOS DE PORTFLIO
Os trs tipos de portflio so: - O Portflio Particular do professor - O Portflio de Aprendizagem do aluno - O Portflio Demonstrativo - resultado dos dois O primeiro tipo de portflio, o particular, um dos que voc provavelmente j compila. O que compreende o segundo tipo o de aprendizagem motivar a reflexo sobre o seu programa e oportunizar uma comunicao mais rica com os pais; alm disso, sua implantao ser a mais divertida e a mais gratificante. O portflio demonstrativo uma verso condensada dos outros dois, o qual ajudar os futuros professores e demais integrantes da equipe escolar a aprender mais sobre as particularidades de cada criana. Esses trs modelos de portflio possuem funes justapostas, mas diferentes. Dividindo suas informaes sobre cada criana nos trs portflios, mantm-se a confidencialidade de informaes privadas, proporciona-se s crianas um constante acesso aos projetos em andamento e garante-se que amostras de trabalho crticas no sejam perdidas acidentalmente.

O PORTFLIO PARTICULAR
Como professor voc deve ter mantido registros escritos a respeito de seus alunos. Alguns desses, como histricos mdicos e o nmero de telefone dos pais, so confidenciais. A confidencialidade tambm importante, tendo em vista que voc coleta tipos adicionais de registros escritos. Voc, com certeza, deseja guardar registros sistemticos, registros de casos e anotaes de entrevistas com pais separadamente dos portflios de aprendizagem das crianas. Embora esses registros no sejam arquivados nos portflios de aprendizagem das crianas, eles so uma parte importante da avaliao por portflio, pois fornecem evidncias do progresso de cada criana medida que o tempo passa. Cada tipo de registro escrito aprofunda e amplia o conhecimento do professor em relao a cada criana. Entretanto, importante ser salientado que decises sobre a aprovao, o nvel de desenvolvimento ou outras questes relativas criana no devem ser tomadas com base em nenhum tipo de registro escrito. Os portflios particulares das crianas devem ser mantidos em um armrio ou em uma gaveta segura para proteger a privacidade delas e a de suas famlias.

O PORTFLIO DE APRENDIZAGEM
Este, alm de ser o maior portflio, aquele que voc e as crianas usam com maior frequncia. Ele contm anotaes, rascunhos, esboos preliminares de projetos em andamento, amostras de trabalhos recentes e o dirio de aprendizagem da criana. Quando voc comear a conduzir as consultas formais de portflio com as crianas, esse ser o arquivo que voc e a criana iro consultar. Arquivos de gaita, ou com reparties so uma boa escolha para portflios de aprendizagem, porque so

12

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 fortes. As crianas podem guard-los em escaninhos individuais ou em ordem alfabtica em uma prateleira. Lembre-se o portflio de aprendizagem a coleo da criana.

O PORTFLIO DEMONSTRATIVO
As amostras representativas de trabalho, as quais demonstram avanos importantes ou problemas persistentes devem fazer parte do portflio demonstrativo. Por isso o portflio precisa conter alm dos xitos o processo de construo do conhecimento: atividades que revelam o incio, o meio e os resultados alcanados. A princpio, voc provavelmente ir selecionar as amostras, mas as crianas e os pais tambm podem escolher itens para o portflio demonstrativo. As fotografias, as gravaes e as cpias selecionadas de relatos narrativos dos alunos tambm pertencem a essa coleo. Voc, a criana, ou os pais podem apresentar o portflio demonstrativo para a professora da srie seguinte. Um dos benefcios de portflios demonstrativos que as crianas e os seus futuros professores podem rever seus trabalhos anteriores e encontrar pistas para novos projetos. Nesse sentido vamos pensar neste ano de 2013 como sistematizar a passagem dos portflios de um ano a outro, do 1 ano ao 3 e do 4 ao 5 ano.

ITENS DO PORTFLIO
A criatividade a nica limitao imposta aos contedos de portflios das crianas. A variedade de itens que voc pode colecionar e preservar para documentar o desenvolvimento de uma criana maravilhosamente rica. Todos os itens iro proporcionar informaes a respeito do crescimento e do desenvolvimento de cada criana. Os itens mais frequentes so amostras de trabalhos. Entre eles, desenhos e registros escritos so os mais comuns. Contudo, o portflio se torna mais rico e mais til, medida que outros tipos de itens so coletados como por exemplo fotografias, gravaes de udio e vdeo e dirios de aprendizagem.

OS PORTFLIOS ENCORAJAM O APRENDIZADO CENTRADO NA CRIANA


A avaliao baseada em portflios pode e deve concentrar a ateno de todos (das crianas, dos professores e dos familiares) nas tarefas importantes do aprendizado. O processo pode estimular o questionamento, a discusso, a suposio, a proposio, a anlise e a reflexo.

ENVOLVENDO AS FAMLIAS
Enfatizamos o fato de que o portflio pode abrir o processo de ensino para pais, irmos e outros membros da famlia, encorajando-os a fazer parte da vida da sala de aula ou do centro educacional. Dessa forma, o portflio se torna uma ferramenta para o

13

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 desenvolvimento curricular centrado na famlia. Educadores e pais que j esto rotineiramente se comunicando com as famlias percebem essa troca como sendo uma oportunidade para desenvolver um crculo de aprendizado que se estende da escola at o lar e vice-versa. Para aqueles professores que no esto se comunicando de modo sistemtico com as famlias, a coleta e reunio de tpicos, materiais e projetos que sejam baseados no lar ou na famlia podem iniciar uma comunicao significativa entre a escola e o lar.

INSTRUES PARA A CONSTRUO DO PORTFLIO DO ALUNO


Envolver a famlia no processo de construo do portflio do aluno; Comunicar famlia sobre a importncia deste material, esclarecendo seu objetivo, demonstrando assim, que os educadores desta unidade escolar esto interessados na maneira como o aluno, em particular, cresce e aprende; Utilizar mtodos variados para observar e documentar o progresso do aluno. Organizar o portflio significa guardar, colecionar os trabalhos que o aluno desenvolva em sala de aula ou em outro ambiente; Registrar atravs de fotos, registro de observao do professor e atividade do aluno; Levar em conta que o portflio tem carter avaliativo, e deve registrar o desenvolvimento do aluno; As atividades selecionadas (textos escritos, fotos, atividades do aluno, etc) devero ser significativas, apontando gradativamente o desenvolvimento do aluno.

SUGESTO PARA CONSTRUO DO PORTFLIO DO ALUNO


Aqui na EC 01 de Sobradinho, conforme estudos realizados, nossa sugesto para organizao do incio do portflio : 1. Abertura (utilizando alguma tcnica de artes que oportunize dar identidade da criana ao seu portflio). 2. Identificao/ Ficha bibliogrfica. 3. Conceito de portflio (discutir com as crianas a funo do portflio e construir com elas um conceito que as ajude a dar valor ao seu portflio). 4. Aspectos gerais de avaliao. (O que deve ser avaliado na apreciao das atividades desenvolvidas pelo professor e pelo aluno.) 5. Expectativas pessoais para o ano letivo. (Discutir oralmente as expectativas de aprendizagens e depois oportunizar o registro individual.) 6. Autobiografia 7. Nmeros significativos. (Dentro dos dados biogrficos, h diversos nmeros, que fazem parte da histria de vida, do cotidiano e da identidade da criana. Aqui o espao para o registro desses nmeros, seja com uma ficha, uma ilustrao ou outra forma pensada pelo professor
14

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 8. Testes diagnsticos (Teste da psicognese, produo textual, atividade matemtica, entrevista ou outro instrumento utilizado). 9. Abertura do projeto ArteLer Conceituar com as crianas o projeto e registrar criativamente. 10. Descritores quinzenais. Enfim, desenvolver bons portflios ajuda a todos. A avaliao com portflio aumenta a cooperao e o entendimento entre professores e pais, individualiza as experincias de aprendizagem para ajudar cada criana a crescer no seu prprio potencial mximo e encoraja o desenvolvimento profissional do professor.

15

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

CONSELHO DE CLASSE
Na nossa escola teremos duas modalidades de Conselho de Classe: um entre o corpo docente ( a maneira convencional) e uma outra na modalidade participativo com a presena de pais, alunos, professores, direo e equipe pedaggica.

AS FUNES GERAIS DE UM CONSELHO DE CLASSE:


*De acordo com o Regimento Interno das Escolas Pblicas do Distrito Federal Art. 41. Compete ao Conselho de Classe: acompanhar e avaliar o processo de ensino aprendizagem dos alunos; analisar o rendimento escolar dos alunos , a partir dos resultados das avaliaes; propor alternativas que visem o melhor ajustamento dos alunos com dificuldades; sugerir procedimentos para resoluo dos problemas no processo de aprendizagem dos alunos que apresentem dificuldades; discutir e deliberar sobre a aplicao do regime disciplinar; deliberar sobre os casos de aprovao e reprovao de estudos.

CONSELHO DE CLASSE PARTICIPATIVO


A Gesto Democrtica prevista pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB Lei n 9394/1996) em seu artigo 12. inciso VI, estabelece uma nova perspectiva de Planejamento Participativo, possibilitando a autonomia das escolas em definir as suas regras democrticas bem como a participao da Comunidade Escolar. Nesse intuito, consideramos prioritrio aos responsveis por todo dinmica da ao educativa, repensar o processo ensino-aprendizagem dos educandos, envolver e comprometer pais, alunos e gestores para que todos possam participar da tomada de decises coletivamente e contribuir para uma melhor qualidade do ensino. Sendo assim, entendemos que para que o processo de gesto da escola seja realmente participativo e democrtico necessita promover a colaborao efetiva de todos os segmentos envolvidos. Neste sentido resolvemos que o Conselho de Classe Participativo acontecer bimestralmente e ao final do semestre e do ano letivo, ou, extraordinariamente, quando convocado pela equipe gestora da Instituio educacional como previsto no Regimento Interno das Escolas Pblicas do DF.

16

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

Devem participar do Conselho de Classe: o Orientador Educacional, o Supervisor Pedaggico, o Coordenador Pedaggico com a presena de todos os alunos e professor regente da turma, bem como pais ou responsveis. Podem participar o representante da Equipe Especializada de Apoio Aprendizagem e do Atendimento Educacional Especializado (Sala de Recursos). Nesse contexto, necessria uma nova dinmica para o Conselho de Classe, possibilitando uma reflexo avaliativa dos contedos dados, a qualidade do trabalho desenvolvido, o aproveitamento dos alunos, o desempenho e a metodologia utilizada pelos professores bem como a estrutura fsica e a administrao geral da escola na melhoria do ensino e da Instituio Escolar como um todo. Procuramos, com isso, construir uma nova possibilidade de Planejamento Participativo na escola, que parte das necessidades reais estabelecidas pela comunidade escolar. Atribui-se, portanto, outro carter ao Projeto Poltico Pedaggico, isto , o carter da legitimidade e da coletividade, uma vez que estaro inseridos nestas propostas concretas de construo do espao escolar, cuja qualidade se faz de acordo com os interesses de seus participantes.

17

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

PLANEJAMENTO COLETIVO
Todas as aes Pedaggicas na escola so decididas no Planejamento Coletivo que acontece quinzenalmente sob a organizao e responsabilidade dos Coordenadores Pedaggicos e Superviso Pedaggica. imprescindvel a participao de TODOS os professores. As diretrizes que conduzem a execuo do planejamento so determinadas pela SEDF. As decises tomadas no COLETIVO devem ser executadas por todos os professores, em todas as turmas. A Direo / Superviso / Coordenao, acompanharo a execuo e o desempenho das atividades. - MURAL do ARTELER: Continuar sendo o espao para destacar os melhores escritores. O professor dever, ao final da quinzena selecionar o texto que ser exposto e entregar a coordenao. De acordo com as possibilidades da Escola, os textos divulgados sero premiados. Observao: Essa uma rotina que no deve ser deixada de lado, por isso professor, no espere que a coordenadora pea o texto de sua turma, as crianas se sentem prestigiadas no resultado daquilo que fez. - PORTFLIO: Dirio de aprendizagem construdo por uma coleo de registros, capazes de nos fazer compreender a dinmica existente na aprendizagem de nossos alunos. Faz parte da Proposta da Escola e deve ser realizada em TODAS AS TURMAS sob a superviso / orientao da Coordenao Pedaggica. O portflio apresentado aos pais no final de cada bimestre; - ATENDIMENTOS/ EQUIPE: (Sala de Recurso - Monitor - SOE - Curricular Especfico Laboratrio de Informtica Bibliotecrio Professor Videoteca- EEAA): De acordo com as atribuies de cada funo, referendadas pelas diretrizes da SEDF e pela Equipe Gestora da Escola. PROJETO INTERVENTIVO: Tem objetivos especficos para um grupo de alunos. contnuo e temporrio em relao aos alunos que dele se beneficiam uma vez que as necessidades dos mesmos so diferenciadas. composto de quatro momentos: identificao ou problematizao; elaborao do que vai trabalhar e como (registro das intervenes realizadas); desenvolvimento e sistematizao da avaliao. REFORO: Os alunos com dificuldades de aprendizagem que no tenham sido sanadas pelo projeto interventivo, devero receber atendimento em horrio prdeterminado, com planejamento prvio elaborado. A cada planejamento as estratgias e o acompanhamento podero ser modificados, sob a orientao da Superviso e Coordenao Pedaggica.

18

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

- PATIO DIRIO: A entrada dos alunos ser feita com filas organizadas no ptio, sob a orientao da Coordenao Pedaggica. Ao sinal de entrada, os professores devem participar das atividades de recepo junto com os alunos e a coordenao: Orao Avisos - Hino Nacional - Histrias e etc. O horrio da Coordenao do Professor ser definido e organizado pela SEDF atravs de portaria, observando-se que o cumprimento do mesmo igualitrio para TODOS os professores. - PATIO CULTURAL: Momento de socializao das atividades desenvolvidas no dia-adia da sala de aula. o momento para a criana participar das atividades que envolvem o teatro, a msica, a dana e etc. com proposta de realizao mensal.

DIA DIA DA ESCOLA E ESPAOS COLETIVOS

- SALA DOS PROFESSORES: Como ambiente coletivo, deve ser conservado por todos. No deve ter material de aluno e de professor espalhados em cima dos armrios e mesas. preciso lembrar que a sala precisa estar disponvel para o outro grupo, no outro turno. - VIDEOTECA: Todo acervo da videoteca est disponvel com a professora responsvel, porm imprescindvel que o regente agende o horrio com antecedncia ou submeta-se a disponibilidade do momento. O professor, depois de usar a TV/VIDEO/DVD/DATA SHOW responsvel por devolver a aparelhagem ao responsvel e no local designado, no deixando em hiptese nenhuma na sala de aula ou em ambientes sem segurana. - DIRIOS: Com o objetivo de evitarmos equvocos que prejudicam o registro correto das informaes, o Dirio de Classe ser verificado com mais freqncia, tanto pela Secretaria quanto pela Coordenao; - RELATRIOS: Os Relatrios bimestrais e individuais dos alunos, devem ser construdos pelo professor bimestralmente e supervisionado pela Coordenao Pedaggica. Deve ser assinado pelo pai ou responsvel na reunio bimestral e devolvido imediatamente Secretaria por se tratar de documento do aluno o qual poder ser requisitado pelo responsvel a qualquer momento ou em caso de transferncia de Instituio de Ensino.

19

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 - SALA DE LEITURA: Com a presena de uma bibliotecria, a utilizao do espao ser organizada para que cada turma possa aproveitar os benefcios de uma sala de leitura, um espao to importante no dia-a-dia escolar. - LABORATRIODE INFORMTICA: De acordo com a disponibilidade seu uso ser organizado atravs de projeto, acompanhado pela coordenadora do laboratrio e agendado; - MATERIAL DE EXPEDIENTE: Todo o material coletivo recebido pelo professor durante o ano deve ser entregue ao expediente para ser separado, organizado e usado coletivamente. Ao usar o material individualmente, cada professor deve organizar-se para evitar desperdcios, usando o necessrio e devolvendo as sobras ao expediente para ser reaproveitado.

- MURAL: O mural principal possui uma escala para produo e renovados a cada ms, de responsabilidade de cada ano/srie. Os murais externos das salas tambm devem ser renovados e utilizados para expor trabalho das crianas, realizados de acordo com a QUINZENA de estudo. - LUDOTECA: A ludoteca um espao de organizao de jogos pedaggicos coletivos de diversas funcionalidades que atender com emprstimo, com agendamento prvio de acordo com o objetivo planejamento do professor e que dever ser devolvido pelo mesmo ao utilizao. e materiais sistema de traado no final de sua

PROJETOS PEDAGGICOS
Projeto ArteLer
Trabalho da Lngua Materna apoiado no estudo dos gneros textuais. Realizado pelo coletivo dos professores sob orientao da Superviso e Coordenao Pedaggica. PROJETO ARTELER HISTRIA: Projeto criado pelo grupo de professores e desenvolvido na escola h mais de 10 anos com grandes resultados, principalmente porque estabelece posturas em sala de aula e no apenas etapas de execuo.
20

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 JUSTIFICATIVA: A aprendizagem precisa ser aplicvel: no apenas saber, mas poder usar o que se sabe. Exercer a cidadania significa saber agir utilizando a informao. Em uma sociedade letrada, obter informaes, analis-las criticamente, saber divulg-las e agir utilizando-as passam pelo domnio da LINGUAGEM ESCRITA. Para lidar de maneira eficiente com as prticas de linguagem, quer dizer, falar, ler e escrever, preciso utilizar procedimentos e estratgias que conferem maior eficcia aos textos produzidos e as leituras realizadas. EIXOS FUNDAMENTAIS: Literatura - Leitura e Produo de Texto Ortografia O Projeto ArteLer orienta a prtica pedaggica desenvolvida na escola. Ele prev que nas reunies coletivas acontea o planejamento pedaggico de cada turma seguindo as etapas estabelecidas pelo projeto. baseado no trabalho a partir de gneros textuais. Escolhido o gnero a ser estudado orienta-se o trabalho por uma rotina prpria para todas as quinzenas. A cada trs semanas as turmas vivenciam por meio do turbilho a leitura do gnero em estudo, so levados a reconhecer suas caractersticas e a produzir coletiva e individualmente um texto desse gnero. Junto com esse trabalho com a linguagem vai-se apresentando os contedos das diversas reas de conhecimento. Dentro do Projeto ArteLer h a realizao da FEIRA DO LIVRO como atividade dinamizadora para valorizao da leitura. Ela acontece no incio do ano, durante o trabalho, em sala de aula, com gnero Literatura Infantil. Outra atividade do ArteLer o SARAU LITERRIO que acontece ao final do ano com o objetivo de divulgar as melhores produes escritas pelos alunos.

TRABALHANDO COM A DIVERSIDADE DE GNEROS TEXTUAIS


Variar os gneros importante, mas no uma idia mecnica. Quando introduzimos um gnero novo, preciso ter um sentido para isso. Para ler poemas, tenho um foco, se vou ler histrias, tenho outro. O que os diferentes gneros permitem abrir o leque das possibilidades de leitura e oferecer o discurso escrito em suas diversas formas. Na verdade, quando as crianas ouvem o adulto ler, no aprendem s o enredo, mas tambm sua linguagem, que no igual a dos outros. A variedade tem de ser selecionada em funo daquilo que a turma pode aprender das diferenciaes que os alunos j tm condies de fazer. Trabalhar com uma diversidade de textos na escola, alm de enriquecer os conhecimentos, instiga o desejo de realizar produes textuais prprias, desenvolve a competncia discursiva e amplia a capacidade de produzir e interpretar textos. importante diferenciar os textos que nos servem apenas para leitura e aqueles que necessitamos produzir.
21

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 1. Ano 2. Ano 3. Ano Slogan Anedotas Regras de Jogo Lendas Fbulas Embalagens Calendrios Quadrinhos Cantigas Receitas Biografias Cartas Poemas Contos Anncios No verbal Manchetes Mitos Folhetos Panfletos Informativos Cientficos Novelas Infantis Dicionrios Enciclopdias Contas de guas, luz,... Literatura Infantil 4. Ano Regras de Jogo Lendas Fbulas Instrucionais Quadrinhos Msicas Receitas Biografias Bulas Cartas Poemas Contos Anncios No verbal Manchetes Classificados Propagandas Mitos Reportagens Informativos Cientficos Dicionrio Enciclopdia Crnicas Trava lngua Postais Estatutos Declaraes Literatura Infantil 5 ano Instrucionais Tiras de Jornal Msicas Receitas Biografias Cartas de Leitor Poemas Contos E-mails No verbal Mitos Entrevistas Notcias Informativos Cientficos Novelas Verbetes Dicionrio Enciclopdia Crnicas Legendas Romances Diagramas Tabelas Roteiros Relatos Cordel Formulrios Estatutos Declaraes Dirios Pessoais Literatura

No verbal Rtulo Listas Slogan Rtulo Anedotas Lenda Regras de Jogo Fbulas Lendas Embalagens Fbulas Calendrios Embalagens Tiras Calendrios Cantigas Quadrinhos Infantis Cantigas Receitas Receitas Biografias Biografias Cartas Cartas Poemas Poemas Contos de Contos Infantis Fada Anncios Literatura No verbal Infantil Manchetes Mitos Folhetos Publicitrios Parlendas Advinhas Cartazes Legendas Literatura Infantil

22

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

ARTELER EM SALA
- Decidir um tipo/gnero de texto para ser trabalhado durante 15 dias e no mais que isso. Determinar um texto para ser utilizado como referncia. - Enfatizar o objetivo do gnero e suas principais marcas. O conhecimento que se tem sobre um gnero que determina as possibilidades de eficcia do discurso; - Fazer a leitura de um texto todo dia, no inicio da aula. O texto dever ser de acordo com o gnero da quinzena. Poderoso instrumento no processo de produo por possibilitar o contato com diversas escritas. - Analisar o texto referncia, que deve ser reproduzido, explorando de acordo c/ o gnero. - Selecionar o enfoque para anlise: Contedo - Estrutura Anlise do Discurso. - Trabalhar: Antecipao - Transformao - Inferncia - Crtica Extrapolao - Situao Problema e Emoes. - Determinar a FORMA da produo coletiva, diversificando a estratgia; - Investigar hipteses de escrita para aquele tipo/gnero de texto; - Produzir texto com a turma destacando em pequenos momentos da produo: formao dos pargrafos, aspectos gramaticais, estruturais e ortogrficos. Momento para visualizar as marcas daquele tipo/gnero conseguindo identificar as principais caractersticas e a linguagem apropriada a ser utilizada. - Determinar a FORMA de produo, diversificando estratgias: em dupla, em trio, com incio, com final... - Exercitar o gnero obedecendo estrutura e o tipo de linguagem. - Encaminhar todo o processo de escrita explicando o objetivo, dando subsdios e revisando conceitos gramaticais, estruturais e normas ortogrficas. - Utilizar estratgias de correo reforando caractersticas de linguagem, estrutura, gramtica e ortografia - Propor correes coletivas e individuais: Reestruturao Refaco I e II Codificao Autocorreo; - Encontrar uma forma de divulgar, expor ou mostrar os textos escritos pelas crianas. Eles precisam ver que seus textos esto melhorando e esto sendo reconhecidos. - Selecionar textos para a PRODUO FINAL DO PROJETO: LIVRO e SARAU

TIPO/GNERO

CONCEITUAO

TURBILHO

ANLISE DO TEXTO

TEXTO COLETIVO

TEXTO INDIVIDUAL

CORREO

DIVULGAO

SELEO

23

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

DISTRIBUINDO AS ETAPAS DO ARTELER NA QUINZENA


1. SEMANA: APRESENTAO TEXTO REFERENCIA Apresente e explore na 1. Semana, pois o principal texto da quinzena; Escolha de acordo c/ o nvel da turma p/ ser explorado de todas as formas possveis; Faa Cartaz ou Reproduza e cole no caderno das crianas; 2. SEMANA: ANLISE E PRODUO Faa sempre uma tempestade de idias antes de produzir qualquer coisa; Relembre os textos lidos e suas caractersticas; Relembre os elementos do gnero; Relembre os conhecimentos ortogrficos e gramaticais explorados; D objetivo ao que vai ser produzido; Determine os leitores e a divulgao; 3. SEMANA: APRIMORAMENTO CORREO Corrija os textos individualmente e escolha um para ser corrigido coletivamente; Determine um aspecto a ser corrigido: ORTOGRAFIA-ESTRUTURAGRAMTICA Reproduza em cartaz para a correo coletiva; Aproveite a correo para relembrar os aspectos estudados;

LITERATURA:
QUINZENA DE LITERATURA Cada turma escolhe um ator para conhecer suas obras, sua biografia. Produo de um livro por turma ou criana. FEIRA DO LIVRO Realizao de uma Feira do Livro no inicio do ano com apresentao de trabalho das crianas, venda de livros. MALA DOS AUTORES Cada turma ao final da quinzena organiza os livros lidos do autor escolhido numa caixa. Junto com eles preparar uma carta endereada s outras crianas de outras turmas, expondo suas impresses e aprendizagens sobre o autor e convidando- as a apreciar a leitura das obras do mesmo. Aps esse preparo as malas viajam de sala em sala socializando as obras dos autores.

24

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

ORTOGRAFIA
O trabalho em sala de aula deve ser desenvolvido a partir da descoberta dos acertos. O professor deve discutir as regras ortogrficas com os alunos, ajudandoos a entender o que escrevem. Assim, o espao da memria ser reservado para os casos de irregularidades. Depois disso preciso fixar as descobertas nos exerccios e finalmente fazer com que os alunos as apliquem nos textos. Em todas as atividades, os professores devem mostrar a diferena entre escrita e fala. preciso ter o cuidado de explicar que no existe um jeito certo ou errado de se expressar, e que a escrita uma conveno, com regras definidas. Todas as atividades devem permitir que o aluno reflita sobre a lngua e aja pensando. POSTURA EM SALA DETERMINAR FOCO FAZER SONDAGEM ESCLARECIMENTOS Escolha a regra que pretende trabalhar e direcione seu trabalho nela; Faa ditados ou exerccios que possibilitem fazer a categorizao dos erros ortogrficos mais comuns em sua sala. recomendvel, que a sondagem seja freqente, para acompanhar a evoluo dos alunos. Avalie as dificuldades de seus alunos e registre. Abastea sua turma com um banco de dados, ou seja, um quadro, cartaz ou tabela com o maior nmero de palavras que possuem aquela dificuldade; Conduza o registro e a exposio da regra estudada, pois assim ela ser memorizada. Aos poucos, voc pode classific-las por categorias. Pendure as descobertas da turma na sala de aula. Faa anotaes importantes; D sentido a regra que est sendo estudada atravs de uma discusso direcionada. " importante pensar sobre as regras e escrev-las". Proporcione uma reflexo que facilite a compreenso da regra e dos casos de exceo. Trabalhe de forma a exercitar a regra dissolvendo um grupo de palavras pr-estabelecido. Explore letra e slaba; Ordem alfabtica; Forme novas palavras; Separao silbica; Classifique de acordo com o nmero de slabas; Forme frases; Faa anlise gramatical e principalmente exclua de sua prtica repeties sem sentido. Crie estratgias de memorizao; Abuse da criatividade com atividades ldicas e interessantes.

FORNECER SUBSDIOS

REALIZAR MOSTRA

ESTIMULAR DISCUSSO

PROPORCIONAR TRATAMENTO DIDTICO

25

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

MATEMTICA VIVA
Trabalho voltado para o desenvolvimento de uma postura mais significativa da aprendizagem da matemtica. Realizado pelo coletivo dos professores sob orientao da Superviso e Coordenao Pedaggica.

MATEMTICA VIVA POSTURA EM SALA HISTRIA: Aps cursos e estudos passamos por uma transformao, ampliamos o
nosso campo de viso e passamos a enxergar a matemtica de outra forma, com outros olhos. Para alcanarmos resultados mais eficientes, nos dispomos a modificar atitudes e romper paradigmas nos predispondo a trabalhar com posturas mais elaboradas e mais desafiadoras que necessitaram de procedimentos mais lgicos, diferenciados daqueles que estvamos habituados, ou seja, mais tradicionais, apenas com conceituao e memorizao. Essa mudana foi difcil, mas realizada com sucesso e grandes resultados, por isso concordamos em prosseguir com o trabalho.

A VIVNCIA DA MATEMTICA
H inmeras razes que justificam o desenvolvimento do raciocnio lgico. As crianas que so estimuladas demonstram, em geral, mais segurana ao enfrentar situaesproblema: mostram-se mais autnomas e com uma capacidade mais ampla de escolher caminhos para obter a soluo de uma dificuldade. Por fim, parecem compreender com mais facilidade at mesmo as tcnicas usuais de clculo, como a do "vai um", por exemplo. OBSERVAES ESSENCIAIS Dar sentido explorao que ser realizada; Explorar os trs conhecimentos: Lgico Matemtico Social Concreto; Explorar os nmeros de vrias maneiras para libertar as c rianas da operao convencional; Propor desafios dirios que estimulem o desenvolvimento de suas prprias tcnicas de clculo evitando a limitao de um nico processo. Analisar com a turma, toda e qualquer situao matemtica explorando o que for possvel permitindo a escolha de um procedimento vantajoso para resoluo do problema; Possibilitar, provocar, favorecer e visualizar vrias formas de resoluo de operaes e problemas, nunca exigindo ou apresentando apenas um jeito de resolver; Corrigir exerccios no quadro, explorando dobros, metades, agrupamentos, seqncias...

26

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 Agrupamentos e Desagrupamentos Ordem Crescente e Decrescente Seqncia Numrica Agrupamentos na Base 10 Composio e Decomposio Numrica 3+100+20) Operaes de Iguais Operao em Seqncia Operaes Exatas e Inexatas Reta Numrica Antecessor e Sucessor QVL : +1;+10+100 Nmeros Negativos Metades e Dobros

(123=

ATIVIDADES FUNDAMENTAIS

ETAPA CONHECIMENTOS PRVIOS

OBJETIVOS De acordo com o contedo e a habilidade escolhida para a quinzena, identificar o que o aluno sabe a respeito. Explorar seu cotidiano para que ele reconhea a matemtica na prpria vida. O turbilho ser caracterizado pela ARTILHARIA. Esse momento deve estar contextualizado com o contedo escolhido para a quinzena. Escolher uma situao problema, uma operao, um tipo de grfico, um jogo, etc, para ser o referncia da semana/quinzena. Esse momento dever ser parecido ao ARTELER. Dever explorar cada detalhe da situao escolhida. Pode separar por dias: Hoje, voc vai explorar no jogo a escrita numrica, amanh, voc explorar a sequncia, o antecessor e sucessor... Enfim, esmiuar tudo o que for possvel da situao escolhida (interpretao, inferncia, extrapolao e nova situao problema) No decorrer da semana/quinzena, o professor dever propor turma uma situao para ser resolvida em grupos. Exemplo: jogos, ordenar situaes problema, resolver operaes de clculo mental, desafios de raciocnio lgico. Para os maiores, esse pode ser um momento da prpria turma (em grupos) criar suas situaes problema e montar um arquivo (uma problemateca) na sala.

TURBILHO

PROBLEMATIZADOR

ANLISE DO PROBLEMATIZADOR

PRODUO COLETIVA

27

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 Ser o momento de acompanhar/investigar os avanos e as dificuldades de cada um. Poder passar uma atividade para a turma e atender algumas crianas separadamente com atividades especficas, pode-se passar um teste diagnstico com aquilo que foi trabalhado durante a semana/quinzena para observar o que ainda falta ou onde pode avanar. Socializao das estratgias dos prprios alunos (toda semana, se possvel, todos os dias). Esse momento muito importante para que as crianas consigam identificar as vrias formas de se resolver uma mesma operao. um momento rico e se for estimulado na sala de aula, auxilia aqueles que ainda no identificaram uma estratgia para resolver determinadas situaes. Montar um mural na sala, para que as estratgias desenvolvidas pelas crianas sejam expostas. A partir desse quadro, explorar com as crianas novas estratgias a partir de desafios.

PRODUO INDIVIDUAL

CORREO

DIVULGAO

28

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

Oficinas de Artes + ArteLer


Oficinas de artes plsticas, musica, dana, origami, mosaico, fotografia, desenho que acontecem quinzenalmente. Realizado pelo coletivo dos professores sob orientao da Superviso e Coordenao Pedaggica. Por meio da arte, a criana aprende a trabalhar melhor em sociedade, a ser curiosa, a ganhar autoestima. No perda de tempo. Christina de Luca, em depoimento sobre o trabalho da Escola Lugar de Arte.

Justificativa:
A arte reconhecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), como disciplina integrante do currculo e deve atender s orientaes dos Parmetros Curriculares Nacionais de Arte. Deve dar nfase aos contedos da cultura brasileira, linguagens artsticas e patrimnio cultural, incluindo, entre outros temas, a histria indgena, afro-brasileira e africana. A ludicidade, a criatividade e a sensibilidade foram, durante o ano de 2012, vrias vezes, apontadas como necessrias para o trabalho pedaggico da Escola Classe 01. Dentre os bens culturais e cientficos que so objeto de trabalho da atividade pedaggica que realizamos esto os conhecimentos relacionados com o patrimnio cultural, nas suas mais variadas expresses artsticas. O Plano Nacional de Cultura coloca em suas metas a necessidade de confluncia de aes entre o setor de educao e cultura, aponta querer que as culturas regionais sejam difundidas e valorizadas e pensa que para isso as instituies educacionais, entre muitos outros espaos,sejam, conforme a Meta, o grande espao para circulao da cultura brasileira, acesso aos bens culturais e respeito sua diversidade. (pg.47). Diante de tudo isso nossa escola deseja fomentar o conhecimento e a produo artstica no cotidiano escolar a partir da experincia de cada professor. Deseja possibilitar aos docentes aproximarem-se dos bens culturais e da criao cultural, conhecendo, vivenciando e partilhando seus conhecimentos e experincias. Acreditamos que essa ao manter viva a curiosidade e a criatividade do professor para que possa lev-las para a sala de aula e aos seus alunos. Desejamos ser uma escola onde haja espao para a circulao da cultura brasileira, ambiente de acesso aos bens culturais e vivncia do respeito diversidade.

29

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

Objetivos:
Desenvolvimento da sensibilidade esttica dando condies para transmisso dos saberes e fazeres culturais. Desenvolver atividades permanentes de arte e cultura. Estimular a criatividade, a liberdade, a expresso, as mltiplas linguagens, a tolerncia, a sensibilidade, a inventividade, coordenao motora, trabalho em grupo, desenvolvimento da fala, ampliao de vocabulrio, criar sentidos e sensibilizar os sentidos. Propiciar o acesso variadas expresses culturais Criar identidade cultural com a comunidade Oportunizar a produo cultural Fazer intercmbio e propiciar momentos de encontro com artistas da cidade. Reconhecer expresses culturais da nossa cidade. Valorizar o trabalho artstico e os artistas em geral. Fortalecimento da reflexo sobre a cultura. Pesquisar linguagens artsticas.

Organizao Geral:
Definio das atividades de cada oficina de acordo com a experincia e habilidade de cada professor, dentro das diversas reas de expresso cultural: teatro, dana, circo, artesanato, corais, artes visuais, associaes literrias. Cada turma organizada em tantos grupos quantas forem as oficinas oferecidas. As oficinas tero a durao de um (01) semestre sendo aulas de 90 minutos. Cada criana ter a oportunidade de trabalhar em duas oficinas por ano. O trabalho contar com o apoio dos pais na aquisio de eventuais materiais necessrios para a realizao das oficinas alm de participarem quando possvel das prprias oficinas. AO FINAL DE CADA SEMESTRE HAVER UMA MOSTRA DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM CADA OFICINA.

30

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

CORAL (Trabalhando com msica)


JUSTIFICATIVA
Segundo Plato A msica o instrumento educacional mais potente do que qualquer outro. Concordando com esse pensamento acreditamos que a educao musical estimula vrias reas do crebro e desenvolve habilidades importantes, como a coordenao motora, a concentrao e a socializao. A msica com maior ou menor intensidade est na vida do ser humano, ela desperta emoes e sentimentos de acordo com a capacidade de percepo de cada indivduo. As atividades com musicalizao tambm contemplam as crianas com necessidades educacionais especiais pelo seu carter ldico e de livre expresso e sem apresentar presses por resultados funcionando como uma maneira de relaxar a criana e incentivar sua desinibio contribuindo assim para o envolvimento social. A criana que consegue desenvolver pouco a pouco a apreciao sensorial,aprende a gostar ou no de determinados sons e passa a reproduzi-los e a criar novos, desenvolvendo sua imaginao. A boa msica harmoniza o ser humano, trazendo-o de volta a padres mais saudveis de pensamento, sentimento e ao. Sendo assim, o aluno, depois de musicalizado vocalmente, ter mais segurana para no futuro, escolher tocar um instrumento que mais lhe agradar. Pensando nisto resolvemos oferecer aos alunos a possibilidade de participar de aulas de msica 2 vezes por semana com horrios 50 minutos em turno regular de aula e disponibilizarmos dois professores de jornada ampliada, para ministrar as aulas, para atendimento nos dois turnos.

OBJETIVOS
Aguar a percepo e desenvolver o raciocnio; Desenvolver a autodisciplina, a pacincia e a sensibilidade; Valorizar o trabalho em equipe; Trabalhar o respeito, a memria e a persistncia; Desenvolver uma conscincia rtmica e esttica; Criar um terreno favorvel para a imaginao despertando as faculdades criadoras de cada um.

31

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 O resultado desse trabalho dirio ir culminar na montagem de um coral/orquestra da escola, de livre participao das crianas, para apresentaes em eventos internos e externos. A compra do material necessrio tanto para as aulas quanto para as apresentaes (instrumentos musicais, microfones e uniformes) ser custeada parte pelo PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), parte pelo PDAF (Programa de Descentralizao Administrativa e Financeira) e parte por aes individuais de patrocinadores, bem como por eventos promovidos pela APM (Associao de Pais e Mestres).

32

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

Plano de ao Projeto ComVivncia sob coordenao do SOE


Temas Trabalho em rede Perodo de Execuo Tratar esse tema dentro das atividades da Semana Pedaggica. Tratar esse tema dentro das atividades da Semana Pedaggica a partir de uma dinmica de acolhimento das famlias, durante os meses seguintes oportunizar momentos do planejamento que tratem da temtica e que possa culminar na semana de valorizao da vida em Maio. Festival de convivncia: momentos mensais para tratar um aspecto relacionado ao tema por vez utilizando-se de filmes ou msicas. Realizar oficinas com a comunidade escolar para resoluo de situaes-problema relativas ao tema.

Comunidade e famlia

Microviolncias

Justia retributiva/ restaurativa (mediao de conflitos) Fala/escuta (mal estar Tratar esse tema dentro das atividades da Semana docente sofrimentos em Pedaggica. ressonncia) Pretendemos tratar esse tema dentro das atividades da Semana Pedaggica e se estendo ao longo de todo o Normatizao ano letivo, tratando desse assunto com as crianas, pais, professores e servidores Preconceitos/ discriminaes Juventude/infncia e participao Aproveitar o momento da eleio para diretor e vice da Democracia na escola escola para debater e vivenciar o tema. Este tema permeia todo trabalho dentro do Eixo de Esporte, cultura e lazer Educao Fsica. Implantao dos jogos cooperativos. Populaes vulnerveis Organizao do trabalho Aes a serem discutidas e pensadas durante a semana pedaggico (currculo, pedaggica e revista em cada Planejamento Coletivo de

33

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013 avaliao, aprendizagem, acordo com as necessidades apresentadas. formao, etc.) Trabalhar esse tema de forma preventiva com as turmas Drogas de 5 ano com rodas de conversa durante o ano sob orientao do SOE. Pedofilia/Violncia e Trabalho de parceria com a PM atravs do PROERD, Drogas voltado para as turmas do BIA. Pretendemos tratar esse tema dentro das atividades da Violncia institucional Semana Pedaggica.

34

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

ATIVIDADES CULTURAIS
Desde os primrdios dos tempos a arte e o lazer fazem parte da nossa vida, sempre nos diferenciando dos demais seres nossa volta, pois por meio deles expressamos nosso mundo e procuramos a compreenso para tudo aquilo que somos fazemos e usufrumos. Atividades culturais bem planejadas e organizadas no espao escolar tais como: teatro,cinema, visita a pontos tursticos, manifestaes populares, reas de preservao ambiental, entre outros, com objetivo pedaggico, valem a pena, porque servem como motivao para os alunos,enriquecendo o currculo, podendo ainda ser um forte aliado no processo de socializao e integrao entre as crianas que esto no processo de escolarizao. Dentro do nosso Plano de Trabalho Pedaggico daremos aos nossos alunos a oportunidade de vivenciarem momentos coletivos de descobertas e redescobertas de espaos e valores da Arte, da Fauna e da Flora, imprescindveis aos seres humanos e de acordo com o Currculo de cada Ano/Srie. Os passeios e demais atividades culturais previstas para serem realizados durante o ano letivo poder ter parte dos seus custos, com lanche e transporte, financiado pelo PDAF (Programa de Descentralizao Administrativa e Financeira) conforme previamente planejado na escolha dos mesmos na Semana Pedaggica.

ATIVIDADES CULTURAIS PREVISTAS


Museus Cinema Teatro Cidade Sobradinho Cidade Braslia Parque dos Jequitibs Jardim Botnico Parque da Cidade Parque Canela de Ema Parque Nacional (gua Mineral) Banco Central (Casa da Moeda) Estao de guas Emendadas Jardim Zoolgico Estao Metereolgica Instituto Histrico e Geogrfico

35

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL
SERVIO DE ORIENTAO EDUCACIONAL
A proposta do Servio de Orientao Educacional (SOE), independentemente da faixa etria com a qual se trabalha, atender s necessidades dos estudantes. O foco principal , a partir do estabelecimento de um vnculo de confiana, ajudar a criana na promoo do seu amadurecimento como ser humano e como aluno, promovendo o desenvolvimento integral do educando e seu processo de aprendizagem. O trabalho desenvolvido por este servio articulado com as demais instncias da escola, bem como com a famlia, estabelecendo uma rede social e institucional de proteo do aluno e melhoria da qualidade da educao. O SOE, nesse sentido, participa ativamente junto com a Coordenao Pedaggica e Professores do processo educativo, visando ao desenvolvimento integral dos alunos. Contribuindo para o processo de integrao escola-famlia, auxiliando e orientando os pais na educao de seus filhos, sem, contudo assumir o papel intransfervel destes.

SERVIO ESPECIALIZADO DE APOIO A APRENDIZAGEM


O Servio especializado de Apoio Aprendizagem no contexto escolar da Rede Pblica de Ensino do Distrito Federal, caracteriza-se como um servio tcnico de apoio pedaggico para assessoramento, acompanhamento e interveno no processo ensino aprendizagem , na prtica pedaggica que envolvem alunos com queixas escolares pelo baixo rendimento e Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE).

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO SALA DE RECURSO GENERALISTA


O trabalho realizado na Sala de Recursos Generalista tem como objetivo potencializar as atividades educativas dos alunos ANEES e as relaes entre pais, professores regentes e direo atuando de forma complementar e suplementar no atendimento dessas crianas matriculadas em salas comuns de ensino regular, assegurando-lhes condies de acesso, participao e aprendizagem.

36

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO CURRICULAR ESPECFICO ALUNOS COM DEFICINCIA AUDITIVA


O servio prestado nesta sala de suporte ao aluno com deficincia auditiva e tem como objetivo desenvolver o Portugus como segunda lngua para os surdos. As atividades so diversificadas e contam com um amplo repertrio de materiais didticos especficos para o atendimento do pblico alvo o qual no se restringe apenas aos alunos da nossa escola mas tambm a crianas de outras unidades escolares da Rede Pblica de Ensino pertencentes a Coordenao Regional de Ensino de Sobradinho. Existe, para este atendimento, um projeto especial SURDOS VIVENCIANDO A LNGUA PORTUGUESA (Portugus como 2 lngua) que apresenta a escola como um espao inclusivo que se preocupa em atender as necessidades e especificidades de seus educandos, principalmente daqueles que apresentam necessidades especiais, neste caso, deficientes auditivos (D.As), que por apresentarem limitaes quanto a aquisio lingstica (dficit em LIBRAS e principalmente em Lngua Portuguesa) e dentro do campo comunicativo, necessitam de aes e formas diferenciadas de ensino, para que o acesso ao conhecimento e informao lhes seja oportunizado. Para atender as estas necessidades especficas faz-se necessrio o uso de materiais diversificados dentro de sala de aula, alm das adequaes curriculares que garantam a aplicao de uma metodologia diferenciada para aprendizagem bem como um processo diferenciado de avaliao.

37

Escola Classe 01 de Sobradinho Projeto Poltico Pedaggico Gesto 2013

FINALIZANDO...

Podemos dizer assim que nenhuma sociedade poderia sobreviver se seus membros no fossem socializados, pois para fazer parte as pessoas precisam adquirir certos conhecimentos de si mesmo, do outro e do mundo que as cerca. A escola o espao apropriado para promover o conhecimento, a interao social o respeito as igualdades e s especificidades que tornam o homem um ser social. Esse indivduo social representa vrios papis, assim como aprende e ensina com os fenmenos educacionais nos quais est inserido. A educao como um grande agente de socializao que acaba por unificar os indivduos e o nosso papel enquanto educadores e estreitar os laos entre o que se aprende no currculo escolar e o que se leva pela vida a fora com as relaes interpessoais.

A educao um processo social, desenvolvimento. No a preparao para a vida, a prpria vida. John Dewey

38

Вам также может понравиться