Вы находитесь на странице: 1из 52

Cadernos Tcnicos PROCIV

Guia para Elaborao de Exerccios aos Planos de Emergncia Internos de Barragens

Edio: Autoridade NAcional de Proteco Civil OUTUBRO de 2011

02

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

NDICE  1. Introduo 2. OBJECTIVOS 3. TIPOLOGIA DE EXERCCIOS PROPOSTOS 4. Comparao entre exerccios propostos 5. Frequncias recomendadas para exerccios 6. CONSTRUO de UM Exerccio de Nvel INTERNO ou TableTOP 7. Construo de Um Exerccio LIVEX 8. Notas extras na realizao de um exerccio 9. Concluses 10. Referncias Bibliogrficas

05 06 07 17 19 20 23 32 36 37

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

03

O que o Guia para Elaborao de Exerccios aos Planos de Emergncia Internos de Barragens? um documento que pretende auxiliar a elaborao de Exerccios aos Planos de Emergncia Internos de Barragens, conforme definidos pelo Regulamento de Segurana de Barragens (Decreto-Lei n 344/2007, de 15 de Outubro). Este Guia tem como objectivo dotar as entidades exploradoras de barragens com os conhecimentos necessrios concretizao do programa de exercitao dos planos de emergncia, englobando as fases de concepo, preparao, coordenao, conduo e avaliao de exerccios. Centrando-se sobretudo nas atribuies e responsabilidades dos Donos de Obra, este guia visa tambm a exercitao dos Planos de Emergncia Internos (PEI) e, quando necessrio, a sua articulao com os Planos de Emergncia Externos (PEE) da responsabilidade do sistema de Proteco Civil. A quem interessa? Interessa especificamente s entidades responsveis pela elaborao de planos de emergncia internos de barragens e genericamente a todas as entidades directamente ligadas rea de Segurana de Barragens. Quais os contedos deste Caderno Tcnico? Este caderno procura apresentar e explicar o contedo e organizao tipo de um programa de exercitao aos planos de emergncia internos luz do pretendido e do disposto na legislao portuguesa de segurana de barragens, propondo a tipologia de exerccios que as entidades exploradoras de barragens d evem conduzir conjuntamente com as entidades de resposta a emergncias, de acordo com os princpios de aplicao de programas de complexidade progressiva.

04

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Antes de imprimir este caderno pense bem se mesmo necessrio. Poupe electricidade, toner e papel. Se optar por imprimir, este caderno foi preparado para serem usados os dois lados da mesma folha durante a impresso.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

05

1. Introduo A construo de barragens introduz riscos que, em caso de acidente grave, podem gerar consequncias que necessrio atenuar, sendo fundamental proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situaes ocorram. Apesar de todos os dispositivos e medidas de segurana adoptados, na prtica impossvel eliminar todas as condies que proporcionam acidentes em barragens, devidas quer a situaes decorrentes da sua explorao quer a situaes excepcionais que ocorram durante a sua vida til, como, por exemplo, problemas com o corpo da barragem, sismos de elevada magnitude, ou outros. Neste mbito, tornou-se vital desenvolver planos de emergncia que previnam, acompanhem e respondam eficazmente a quaisquer situaes de emergncia em barragens, para melhor proteger a vida e os bens das pessoas que habitam os vales a jusante, uma vez esgotadas todas as outras aces possveis de mitigao do risco. No entanto, um plano no testado um plano com limitaes, pelo que exercitar recorrentemente a implementao dos planos de emergncia de barragens, visando a sua constante actualizao e aperfeioamento, uma actividade fundamental. Com efeito, o acto de exercitar procura aprimorar o dispositivo de primeira actuao e socorro, para respostas mais eficazes e eficientes em situaes reais, permitindo a deteco e correco de fragilidades, bem como o treino, teste e aperfeioamento de todos os procedimentos institudos e a interligao e cooperao entre todas as entidades que cooperam nesta matria, sendo absolutamente decisivos para a integrao dos agentes, para a automatizao dos mecanismos de resposta e para o aumento da confiana entre os operacionais envolvidos. Um exerccio uma actividade prtica que coloca os participantes numa situao simulada e que requer deles uma actuao semelhante que seria esperada numa situao real. Tem por objectivo a manuteno de uma determinada capacidade de resposta atravs do teste de planos e do treino do pessoal. A experincia demonstra que as pessoas lidam normalmente durante uma emergncia da mesma forma que a exercitaram e a praticaram no passado. Faz assim todo o sentido que as organizaes exercitem os seus planos e procedimentos de forma a estarem mais e melhor preparadas para responder e recuperar de uma emergncia. O objectivo do planeamento de exerccios estabelecer um programa exaustivo de exerccios em que estes ocorrem de forma sucessiva, uns aps outros, de modo a atingir objectivos operacionais especficos com a finalidade de garantir a competncia em todas as funes da resposta emergncia. Um programa de treino de exerccios tem dois benefcios principais: O treino individual que permite s pessoas praticar os seus papis e ganhar experincia nesses mesmos papis; O desenvolvimento do sistema de gesto da emergncia da organizao. Estes benefcios advm no apenas do exerccio mas da avaliao que lhe feita e da actuao decorrente da avaliao efectuada.

06

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

2. OBJECTIVOS O objectivo deste documento , no mbito da Segurana de Barragens, dotar os Donos de Obra com os conhecimentos necessrios concretizao do plano de exerccios ao Plano de Emergncia Interno (PEI), o qual da sua responsabilidade, englobando as fases de concepo, preparao, coordenao, conduo e avaliao de exerccios. Centrando-se sobretudo nas atribuies e responsabilidades dos Donos de Obra, a abordagem deste trabalho visar essencialmente a exercitao dos PEI e, quando necessrio, a sua articulao com os Planos de Emergncia Externos (PEE) da responsabilidade do sistema de Proteco Civil. Assim este documento tem como objectivos especficos ajudar os Donos de Obra a: Compreender a necessidade de se coordenarem e cooperarem com as entidades pblicas e com os agentes de proteco civil na zona afectada pela onda de inundao e a importncia de se exercitarem os planos de emergncia; Identificar e conhecer os diferentes tipos de exerccios que constam de um potencial programa de exerccios; Identificar os passos necessrios preparao, desenvolvimento, conduo e avaliao de um exerccio e implementao das aces resultantes; Determinar o tipo de exerccios que devem conduzir conjuntamente com as entidades de resposta a emergncias, de acordo com os princpios de aplicao do programa progressivo de exerccios; Identificar as fontes possveis de suporte concepo e realizao de um exerccio.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

07

3. TIPOLOGIA DE EXERCCIOS PROPOSTOS Analisando a literatura e a prtica internacional, seguro afirmar que os programas de exerccios podem tipicamente ser decompostos em diversas etapas ou classes de exerccios, no sendo um requisito que todos os programas de exerccios incluam todas as classes ou etapas previstas. No entanto, recomendvel a estruturao de um programa de exerccios que inclua competncias desenvolvidas em exerccios mais simples que tenham tido sucesso para mais tarde poder ser pensada uma progresso na complexidade dos exerccios. Esta significa que um programa de exerccios deve ser desenvolvido e conduzido de uma forma ascendente no grau de complexidade. Simultaneamente, deve ser dado um intervalo de tempo suficiente entre exerccios destinado anlise e apreenso dos conhecimentos adquiridos com o exerccio anterior para posteriormente se poder progredir na complexidade do prximo exerccio. Tendo em vista a realidade portuguesa so propostos trs tipos de exerccio, em ordem ascendente de complexidade, que devero ser precedidos de uma preparao sob a forma de seminrio ou conferncia. I. Preparao de Exerccios Seminrio de Orientao Este seminrio pretende ser um frum de divulgao para difundir o PEI e fomentar a comunicao entre entidades e agentes que tm um papel no PEI e no PEE, tendo em vista um acordo e planificao do respectivo plano de exerccios e, se possvel, uma discusso prtica visando a realizao prxima do primeiro exerccio. Os participantes envolvidos correspondem aos recursos da barragem e s entidades externas que possuem um papel activo no PEI. Esta iniciativa dever ser aproveitada tambm para sensibilizar os representantes das populaes residentes na Zona de Auto-Salvamento (ZAS) para os riscos envolvidos e aces a implementar em caso de necessidade.

Figura 1 Aco de informao em Alqueva (fonte: ANPC)

08

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Sensibilizao e Informao Pblica A sensibilizao e a informao pblica tm como objectivo consciencializar o cidado da sua importncia como actor social e interveniente activo no sistema de Proteco Civil. Assim, e no caso de risco de rupturas ou acidentes em barragens responsabilidade do Operador e da Proteco Civil a promoo das medidas de autoproteco junto das populaes, mas dever do cidado ter um papel interveniente, promovendo uma cultura de segurana, de modo a converter-se no primeiro agente de proteco civil. A sua actuao pode efectivar-se em vrios cenrios, como no lar, na escola, no local de trabalho e na comunidade onde vive. O cidado tem o direito de ter sua disposio informaes concretas sobre os riscos colectivos e como os prevenir e minimizar os seus efeitos, caso aconteam. Desta forma, apreende comportamentos correctos de como actuar perante uma catstrofe ou acidente grave, bem como ganha as bases para uma cultura de preveno e de segurana. No caso dos riscos em barragens, as populaes do vale a jusante devem ser informadas sobre: Se esto ou no em zona de risco; Qual o tipo de aviso (sinal sonoro ou outro mtodo) existente e perante o mesmo qual o comportamento a ter; Quais as rotas de fuga e quais os pontos de refgio. Este tipo de informao dever ser prestado pelo Dono de Obra populao em risco, ou em alternativa pelo respectivo Servio Municipal de Proteco Civil. Como material de apoio podem ser usados diferentes suportes, que possam auxiliar a aco consciente do cidado, quer no contexto pblico, quer privado e recorrendo a instrumentos de comunicao de imediato acesso como folhetos, spots udio, cartazes, publicaes, contedos Web, etc.
AF inundacoes_Aut 7/3/07 10:46 AM Page 1
C M Y CM MY CY CMY K

DEPOIS DA INUNDAO
Faa uma inspeco rpida sua casa. Se ameaar ruir, saia. Se houve evacuao regresse s depois de lhe ser dada essa indicao. No toque em cabos elctricos cados. Pode ficar electrocutado. Tenha especial cuidado com aparelhos elctricos ou a gs, se atingidos pela inundao. Chame um tcnico para os examinar. Verifique o estado das substncias inflamveis ou txicas que possa ter em casa. Deite fora a comida (mesmo a embalada) e medicamentos se estiveram em contacto com a gua da inundao. Beba apenas gua engarrafada ou fervida. Comece as limpezas da casa pelas zonas mais altas. No ande descalo. Utilize calado protector (solas duras e anti-derrapantes). Facilite o trabalho das equipas de limpeza da via pblica. Mantenha-se informado, principalmente se reside numa regio habitualmente sujeita a inundaes, e desenvolva as aces necessrias para a sua proteco, da famlia e bens. Acompanhe o evoluir da situao junto das entidades competentes e pelos rgos de comunicao social. importante que tenha consigo um rdio a pilhas. Cumpra as indicaes dadas.
PSP/GNR BOMBEIROS

COLABORE, a proteco comea em si e na sua casa. A fora da gua pode ser destruidora...

TELEFONES TEIS

112
N DE EMERGNCIA
SERVIO MUNICIPAL DE PROTECO CIVIL

Inundaes
Autoproteco

Para mais informaes consulte a internet em: www.proteccaocivil.pt

PREVENIR

PLANEAR

SOCORRER

Ministrio da Administrao Interna


Avenida do Forte em Carnaxide - 2794-112 Carnaxide Tel.: 21 424 7100 Fax: 21 424 7180 e-mail: geral@prociv.pt / Site: www.proteccaocivil.pt

Autoridade Nacional de Proteco Civil

Composite

Figura 2 Exemplo de folheto informativo produzido pela ANPC (fonte: ANPC).

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

09

Em anexo so apresentados dois exemplos de brochuras, produzidas nos Estados Unidos e em Espanha, que procuram informar sobre os riscos associados a uma barragem e que tipo de informao deve ser fornecida ao cidado, cujo contedo poder ser traduzido e modificado de modo a adaptar-se a casos portugueses. Tambm se anexam duas brochuras em lngua portuguesa, produzidas pela Autoridade Nacional de Proteco Civil (ANPC), que sendo dedicadas a inundaes de carcter natural, pela sua similaridade de efeitos causados podem ser adaptadas com sucesso a inundaes induzidas por acidentes em barragens. A realizao de um seminrio desta natureza no implica necessariamente a execuo simultnea de um exerccio, sendo um encontro que permite a cada participante familiarizar-se com o PEI/PEE e os papis, responsabilidades e procedimentos de todos os envolvidos. Um seminrio de orientao pode tambm ser til na discusso e descrio de assuntos tcnicos com pessoal no tcnico que esteja envolvido na gesto e execuo dos planos de emergncia interno e externo. Quadro I Caractersticas do Seminrio de Orientao Seminrio de Orientao Formato Lio Discusso Apresentao de slides ou vdeos ou outros audiovisuais Palestras por convidados Apresentao de um novo PEI Discusso do contedo do PEI Introduo de um ciclo de exerccios Motivao das pessoas para a preparao de exerccios subsequentes Divulgao para a populao da Zona de Auto-Salvamento (ZAS) Devem ser debatidos ambos os cenrios descritos no PEI (situao de ruptura, cheia de projecto), no havendo lugar a simulaes. O seminrio liderado por um moderador que apresenta a informao e conduz a discusso. O seminrio pode ser multifuncional, envolvendo os recursos humanos da barragem e pode ser conduzido por uma nica entidade, sendo recomendvel tambm estarem representadas todas as entidades citadas no PEI. A Autoridade de Segurana de Barragens, a ANPC e os Servios Municipais de Proteco Civil, com competncias na ZAS, devem ser informados com uma antecedncia no inferior a dez dias, de modo a permitir a presena opcional dos seus representantes aquando da realizao do Seminrio. Pode ser conduzido numa sala de reunies ou qualquer outra instalao. Entre meia hora a 2 horas. O seminrio de preparao e conduo simples, em geral 2 a 3 semanas so suficientes.

Objectivos

Cenrios Moderao Participantes

Instalaes Tempo Preparao

10

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Salienta-se que no existe uma regra especfica para a organizao de um evento deste tipo, sendo o seu formato determinado em funo do propsito e objectivos previamente delineados, pelo Dono de Obra. II. Exerccio Interno (Exerccio de Nvel A) O objectivo de um exerccio interno a aferio da execuo de uma operao ou funo especfica de forma coordenada e sob superviso. Este exerccio visa testar o nvel de formao e preparao do pessoal responsvel pelas principais aces durante uma ocorrncia imprevista, para assegurar que estes esto totalmente cientes dos procedimentos e aces necessrios durante uma emergncia. O exerccio envolve a participao dos recursos da barragem sendo desejvel a participao, como observadores, de entidades externas (Proteco Civil, Autoridade de Segurana de Barragens, etc.). Note-se que este tipo de exerccio pode ser executado em simultneo com a realizao de uma visita de especialidade por parte da Autoridade de Segurana de Barragens. Os responsveis pela realizao do exerccio devem simular um tipo de ocorrncia, que pode variar cada vez que um exerccio deste nvel conduzido. Quaisquer procedimentos especiais necessrios para responder a potenciais ocorrncias nocturnas, fins-de-semana ou feriados tambm devem ser considerados no desenvolvimento do cenrio. O teste de equipamentos e comandos remotos de rgos de segurana deve ser includo, devendo ser igualmente testados diferentes nveis de notificao da hierarquia interna. Um exerccio com esta especificidade no testa a coordenao entre entidades, nem necessita da activao da totalidade dos recursos. A sua funo, num programa de exerccios, praticar e aperfeioar uma componente especfica do PEI, permitindo concentrar a ateno numa rea problemtica que tenha sido identificada e ajudar na preparao de exerccios mais exigentes em que vrias funcionalidades devero coordenadas e testadas. Em muitos casos, um exerccio interno poder ser somente um teste validade dos contactos listados no PEI, um teste ao funcionamento dos rgos de segurana e ao sistema de alerta e aviso (SAA) e a resposta prtica dos responsveis pelo seu accionamento. Um exerccio interno envolve a resposta de um determinado sector e deve ser o mais realista possvel com recurso utilizao de equipamentos ou aparelhos necessrios ao cumprimento da funo que est a ser exercitada.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

11

Quadro II Caractersticas do Exerccio Interno (Nvel A) Exerccio Interno (Nvel A) Formato Um exerccio interno envolve a resposta de um sector especfico e deve ser o mais realista possvel com recurso utilizao de equipamentos ou aparelhos necessrios ao cumprimento da funo que est a ser testada. Os exerccios so utilizados para testar uma operao especfica. Podem igualmente ser utilizados para proporcionar treino com novos equipamentos, para desenvolver novos procedimentos ou para praticar e manter uma determinada capacidade ou aptido e devem constituir uma componente rotineira do trabalho e do treino na gesto de um aproveitamento. Deve ser simulado e testado um cenrio descrito no PEI (ou situao de ruptura, ou cheia de projecto) ou ainda um evento que constitua uma outra situao anmala que obrigue activao do plano. Este nvel de exerccio pode ser dirigido por um supervisor ou mesmo pelo tcnico responsvel conforme expresso no PEI. Dependem do que considerado objectivo deste exerccio, podendo incluir pessoal de coordenao e equipas operacionais. desejvel a participao, como observadores, de entidades externas (Autoridade de Segurana de Barragens, Proteco Civil). A Autoridade de Segurana de Barragens, a ANPC e os Servios Municipais de Proteco Civil, com competncias na ZAS, devem sempre ser informados com uma antecedncia no inferior a dez dias, de modo a permitir a presena opcional dos seus representantes, aquando da realizao do exerccio. No centro de controlo da barragem, no posto de observao ou equivalente. Entre 1 e 3 horas. Tipicamente cerca de um ms de preparao. Poder ser necessrio fazer um briefing previamente ao exerccio para os intervenientes no mesmo.

Objectivos

Cenrios

Moderao Participantes

Instalaes Tempo Preparao

III. Exerccio de Tabletop (Exerccio de Nvel B) Um exerccio Tabletop (TTX) tem o propsito de proporcionar a anlise de uma situao de emergncia num ambiente informal. Neste nvel j esperada a participao activa de agentes de proteco civil, enquanto representantes dos servios de proteco civil com jurisdio na rea atingida pela hipottica onda de inundao, mesmo a jusante da ZAS. Tambm recomendvel a participao activa de representantes da populao residente na rea de risco. O TTX concebido para proporcionar uma discusso construtiva ao mesmo tempo que os participantes examinam e resolvem problemas baseados no plano de emergncia existente

12

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

e identificam quais as aces que necessitam de ser aperfeioadas. Neste tipo de exerccio, o sucesso depende em grande escala da participao do grupo na identificao das reas problemticas.

Figura 3 Exerccio TTX em sala (fonte: ANPC)

Os moderadores que esto a conduzir o TTX tm como misso liderar a discusso, ajudando os participantes a no se afastarem do objectivo do exerccio. O nvel de simulao mnimo no sendo utilizado equipamento, mobilizados recursos, nem impostos constrangimentos de tempo. Tipicamente o exerccio comea com a descrio do evento a simular e prossegue com debates pelos participantes para avaliar o PEI e os procedimentos de resposta e para resolver as preocupaes relativas coordenao e responsabilidades. No havendo neste nvel utilizao de equipamentos ou instalao de recursos, todas as actividades so simuladas e os participantes interagem atravs do dilogo. A narrativa estabelece o cenrio para a simulao do evento. Ela descreve brevemente o que aconteceu e conhecido at ao momento do exerccio. A forma sofisticada do exerccio de TTX proporciona aos participantes a recepo de mensagens como um estmulo para a possibilidade de respostas dinmicas. A vantagem de um exerccio TTX o facto de representar um investimento no significativo em termos de tempo, custo e recursos. Oferece um mtodo eficaz de reviso dos planos, procedimentos de execuo e polticas e serve como um instrumento de formao para conhecer o Dono de Obra e pessoal chave com responsabilidades numa eventual emergncia. Um exerccio deste tipo serve tambm para familiarizar os tcnicos do Dono de Obra com outros tcnicos e agentes de proteco civil. As desvantagens de um TTX so os factos de este carecer de realismo e no oferecer um verdadeiro teste s capacidades dos participantes. Ele garante apenas um exerccio limitado aos planos, procedimentos e capacidades dos participantes.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

13

Quadro III Caractersticas do Exerccio Tabletop (Nvel B) Exerccio Tabletop (Nvel B) Formato O exerccio comea com a descrio do cenrio para a emergncia hipottica. De seguida o moderador pode estimular a discusso de duas formas: Estabelecimento de problemas: Os problemas podem ser colocados, quer a participantes individuais ou a entidades participantes, atravs da descrio dos eventos globais ou detalhados. Em seguida os participantes discutem as aces que tomariam como resposta ao problema colocado. Mensagens simuladas: Mais especficas que a definio de problemas, requer igualmente que os destinatrios discutam entre si as respostas ou as aces a tomar. Em qualquer dos casos, a discusso gerada pelo problema incide nos papis (como os participantes responderiam numa emergncia real), planos, coordenao e o efeito que a tomada de decises tem sobre outras entidades. Recorre-se a diversos materiais de apoio como sejam cartas, mapas, manuais e outras fontes de informao e ferramentas de apoio deciso de modo a aumentar o realismo do exerccio. Objectivos Este tipo de exerccio tem vrias aplicaes importantes, pois proporciona uma oportunidade para que as principais entidades se familiarizem entre si e com os respectivos papis e responsabilidades. Deve ser simulado e testado um cenrio descrito no PEI (ou situao de ruptura, ou cheia de projecto). A discusso conduzida por um moderador que decide quem recebe uma mensagem ou problema, chamando participantes discusso; formula questes e guia os participantes na busca de decises fundamentadas. Os participantes dependem dos objectivos do exerccio, o qual pode envolver diversas entidades e pessoas que possam contribuir para a discusso dos aspectos planeados, tal pode significar a incluso de todas as entidades que desempenham um papel na definio do planeamento e na resposta (Dono de Obra, Autoridade de Segurana de Barragens, Agentes de Proteco Civil, representantes das populaes, etc.). Dever haver presena de observadores que podem registar e avaliar as aces dos intervenientes. A Autoridade de Segurana de Barragens, a ANPC e os Servios Municipais de Proteco Civil com competncias na ZAS, devem sempre ser informados com uma antecedncia no inferior a dez dias, de modo a permitir a presena opcional dos seus representantes, aquando da realizao do exerccio. Instalaes Este nvel de exerccio requer uma sala espaosa onde os participantes se possam sentar em redor de uma mesa.

Cenrios Moderao

Participantes

14

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Tempo

Entre 1 a 4 horas, podendo demorar mais tempo de modo a que as discusses atinjam a maior profundidade possvel. Apesar do moderador manter em mente o tempo reservado para cada rea em discusso, o grupo no tem de completar todos os itens para que o exerccio possa ser considerado um sucesso. Este nvel de exerccio requer uma preparao de pelo menos um ms, requerendo um briefing prvio e, se possvel, a realizao anterior de pelo menos um exerccio interno (nvel A).

Preparao

IV. Exerccio Livex (Exerccio de Nvel C) O Livex o exerccio que simula um evento to realisticamente quanto possvel. Neste nvel, o exerccio tem como finalidade avaliar a capacidade operacional de um sistema de gesto da emergncia num ambiente de tenso elevada que simula as condies reais de resposta. Dever haver a participao de todas as entidades listadas no plano de emergncia (pessoal e meios associados ao Dono de Obra, Autoridade de Segurana de Barragens, Agentes de Proteco Civil, populao e seus representantes, etc.). A realizao de um Livex completa o programa de exerccios e expande o alcance e a visibilidade do mesmo. Como resultado, um exerccio de campo produtivo pode resultar na melhoria substancial da ateno do pblico e da credibilidade. Ao mesmo tempo, um exerccio mal conduzido pode gerar problemas de desconfiana para todo o planeamento de emergncia. Um Livex deve ser o culminar de um programa de formao que dever crescer com a capacidade dos participantes para realizar exerccios. Tambm deve incluir um ciclo contnuo de avaliaes cada vez mais aprofundado. Como um exerccio de grande escala requer a mobilizao de pessoal e recursos, uma anlise cuidadosa tambm deve ser prestada seleco de um local de exerccio. O factor principal possuir um espao adequado, capacidade financeira, e ter apoio de entidades locais externas ao Dono de Obra. Para auxiliar ao realismo, um Livex requer a mobilizao efectiva de meios e recursos atravs de: Aces e decises no terreno; Evacuao de pessoas e bens; Emprego de meios de comunicao; Mobilizao de equipamento; Colocao real de pessoal e recursos. De notar que, apesar dos exerccios ao PEI propostos anteriormente serem da responsabilidade do Dono de Obra, a este nvel a responsabilidade de preparao e conduo do exerccio ser da autoridade competente de proteco civil, em estrita colaborao com o Dono de Obra. Tal como acontece com o TTX, um controlador responsvel por assegurar que o exerccio

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

15

Figura 4 Exerccio Livex em meio aqutico (fonte: ANPC)

se inicia de acordo com o programado. Simuladores e avaliadores devero manter um registo de todos os eventos significativos. Alm disso, cada participante deve tambm preferencialmente registar as suas aces numa fita de tempo. A filmagem e o registo fotogrfico do desenrolar do exerccio podem ser benficas para uma posterior anlise dos acontecimentos. A presena dos media pode ser vantajosa na realizao de um Livex, pelo que se recomenda a sua incluso num programa de exerccios. Estes podem ser extremamente teis de vrias formas, nomeadamente aumentando o realismo, se estiverem presentes. Na concluso do exerccio importante realizar a crtica e o relatrio de avaliao para que as necessrias medidas de acompanhamento possam ser tomadas. Quadro IV Caractersticas do Exerccio Livex (Nvel C) Exerccio Livex (Nvel C) Formato O exerccio comea com uma descrio do evento comunicado aos intervenientes da mesma forma que o seria se fosse uma situao real. O pessoal que desempenha funes no terreno ocupa as posies que lhe esto definidas e agem como se tratasse de uma emergncia efectiva. A partir desse ponto as aces tomadas no teatro de operaes servem como input para a simulao que coordenada num centro de operaes de emergncia. Os exerccios escala real constituem o nvel mais avanado no teste das funes. Porque acarretam normalmente custos elevados e so consumidores de tempo, devero ser executados de forma cuidadosa para testar as funes e a resposta a situaes de prioridade mais elevada. Deve ser simulado e testado o cenrio de situao de ruptura, conforme descrito no PEI.

Objectivos

Cenrios

16

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Moderao Participantes

O exerccio gerido por um ou mais controladores e requer o emprego de avaliadores e simuladores. Dever haver a participao de pessoal e meios referentes ao Dono de Obra, Autoridade de Segurana de Barragens, Agentes de Proteco Civil, etc. A nvel funcional o exerccio requer a participao de: Pessoal decisor; Pessoal de coordenao: Pessoal operacional; Pessoal do terreno (executantes). Dever haver presena de observadores que podem registar e avaliar as aces dos intervenientes. A Autoridade de Segurana de Barragens e a Autoridades Competente de Proteco Civil, devem participar na preparao do Livex garantido a presena dos seus representantes, aquando da realizao do exerccio.

Instalaes Tempo Preparao

O evento desenrola-se num cenrio realstico. Um centro de emergncias ser activado e dever haver a participao de pessoal e meios no terreno. Desde 4 horas a um dia. A preparao para um exerccio deste nvel requer um grande investimento em tempo e recursos, o que acarretar normalmente pelo menos um ano de preparao, devendo ter sido feitos anteriormente exerccios de nvel inferior. Dever-se- ter em conta que pessoal e equipamentos devero ser disponibilizados por um perodo de tempo maior.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

17

4. Comparao entre exerccios propostos Cada um dos trs tipos de exerccios anteriormente propostos possui um papel importante no programa de treino global. A tabela seguinte lista propsitos a ter em conta na realizao dos exerccios em questo. Quadro V Propsitos para executar uma tipologia de exerccio Exerccio Interno (Nvel A) Avaliar as capacidades dos rgos de segurana e equipamentos auxiliares Testar o tempo de resposta Treinar o pessoal Verificar as capacidades dos recursos e pessoal Testar o sistema de aviso Testar comunicaes e contactos Observar a partilha de informao Tabletop (Nvel B) Familiarizar os agentes e entidades para o PEI Avaliar a cobertura do plano para um cenrio especfico Examinar contingncias e limitaes do pessoal Avaliar a coordenao entre entidades Livex (Nvel C) Avaliar e desenvolver a anlise de informao Avaliar e desenvolver a cooperao entre entidades Testar a alocao de recursos e pessoal Testar a capacidade dos equipamentos Testar e avaliar o comportamento das populaes e agentes presentes na ZAS

18

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Quadro VI Participantes a prever no exerccio Exerccio Interno (Nvel A) Tabletop (Nvel B) Dependem do que considerado objectivo deste exerccio, podendo incluir pessoal de coordenao e equipas operacionais. desejvel a participao, como observadores, de entidades externas (Autoridade de Segurana de Barragens, Agentes de Proteco Civil). Dependem dos objectivos do exerccio, o qual pode envolver diversas entidades e pessoas que possam contribuir para a discusso dos aspectos planeados. Tal pode significar a incluso de todas as entidades que desempenham um papel na definio do planeamento e na resposta emergncia (Dono de Obra, Autoridade de Segurana de Barragens, Agentes de Proteco Civil, representantes das populaes, etc.). Dever haver presena de observadores que podem registar e avaliar as aces dos intervenientes. Livex (Nvel C) recomendvel a participao de pessoal e meios referentes ao Dono de Obra, Autoridade de Segurana de Barragens, Agentes de Proteco Civil, etc. A nvel funcional o exerccio requer a participao de: Pessoal decisor; Pessoal de coordenao; Pessoal operacional; Pessoal do terreno (executantes). Dever haver presena de observadores que podem registar e avaliar as aces dos intervenientes.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

19

5. Frequncias recomendadas para exerccios Face tipologia dos exerccios sugeridos, indica-se em seguida uma proposta de calendarizao dos mesmos. Quadro VII Frequncias por Tipologia de Exerccio Exerccio Interno (Nvel A) Anual Tabletop (Nvel B) 3 em 3 anos Livex (Nvel C) Frequncia a acordar entre o Dono de Obra e a Autoridade competente de Proteco Civil.

20

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

6. CONSTRUO de UM Exerccio de Nvel INTERNO ou TableTOP A. Exerccio de Nvel Interno (Nvel A) O objectivo de um exerccio de nvel interno (nvel A) testar o sistema de resposta a nvel da barragem e avaliar a eficcia dos procedimentos de resposta definidos no PEI. O exerccio deve ser precedido de um seminrio de orientao com dois objectivos: Divulgao do PEI Sensibilizao da populao que reside na ZAS O exerccio interno deve reger-se pelos seguintes objectivos especficos: 1. Testar o sistema de alerta Testar os nmeros de telefone; Determinar a capacidade para estabelecer e manter as comunicaes durante a emergncia; Verificar a capacidade do Tcnico Responsvel pela Explorao (TRE), mobilizar e activar a equipa operacional e os meios de resposta emergncia. 2. Testar o sistema de aviso Testar a operacionalidade dos meios de aviso e verificar a capacidade de notificar rapidamente a populao na ZAS; Testar a eficcia do sistema de informao ao pblico e de disseminao de mensagens, nomeadamente: em providenciar informao oficial e instrues populao da ZAS para facilitar uma resposta atempada e apropriada durante uma emergncia; em demonstrar a capacidade de coordenar a formulao e disseminao de informao clara e concisa ao pblico, e media, com impacto na segurana das populaes. 3. Testar a resposta a nvel interno Avaliar o nvel de conhecimento da equipa operacional relativamente ao PEI; Testar a operacionalidade dos rgos hidrulicos da barragem; Determinar a eficcia dos procedimentos internos e nomeadamente das medidas operativas e correctivas que constam do PEI; Avaliar a adequao das instalaes, equipamento e outros materiais para suportar o cenrio de emergncia em exerccio. B. Tabletop Exercise (TTX) (Nvel B) Este tipo de exerccio deve ser conduzido no Posto de Observao e Controlo (POC) da barragem e equivale ao que usualmente designado na terminologia inglesa como um Tabletop. A preparao deste exerccio deve seguir os 12 passos enunciados para um exerccio de nvel superior (Livex ver ponto 7), sendo, naturalmente, muito menos exigente no que diz respeito ao meios e recursos a envolver. Em particular, o objectivo deste tipo de exerccio determinar o nvel de cooperao e coordenao no seio e entre o Dono da Obra e a Autoridade de Segurana de Barragens na resposta emergncia; e ainda do sistema de proteco civil no que diz respeito ao aviso da populao.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

21

I. PREPARAO O aspecto principal a considerar na preparao do exerccio o prvio desenvolvimento do GUIO DO EXERCCIO, do qual deve constar: Identificao dos stakeholders (controlador, participantes e avaliadores) que participam no exerccio; Definio do cenrio de acidente; Preparao do modelo de simulao da albufeira (cenrio de acidente cheia natural) ou de propagao da cheia induzida (cenrio de ruptura); Planeamento dos aspectos logsticos; Preparao das mensagens; Preparao dos inquritos para avaliao do exerccio. O Dono de Obra deve promover na fase da PREPARAO a coordenao do exerccio com a autoridade e os servios de proteco civil. Para o efeito, recomenda-se que seja contactada a autoridade mxima de cada entidade a envolver e discutir com elas os seguintes aspectos: mbito e finalidade do exerccio; Datas provveis de realizao; Envolvimento das entidades; Meios para sensibilizao e educao da populao, com nfase na que reside na ZAS. II. DESENVOLVIMENTO E CONDUO Este tipo de exerccio deve ter uma durao de 1-4 horas. Alguns dos aspectos principais a considerar so: Preparao da narrativa; Distribuio de cpias do PEI aos participantes; Apresentao do cenrio de acidente (controlador); Registo das aces (pelos observadores) de resposta (dos participantes), envolvendo em particular: Medidas operativas Medidas correctivas Teste aos rgos de manobra Teste ao sistema de alerta (nmeros de telefone) Teste ao sistema de aviso (eventualmente sirenes) No fim do exerccio todos os participantes devem preencher um questionrio com avaliao do exerccio e comentrios; Necessidade de rever o plano com brevidade enquanto as diversas questes esto presentes. III. ACES SEGUINTES Modificao do plano no seguimento das lies apreendidas no exerccio.

22

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

IV. RECURSOS HUMANOS TRE; Equipa operacional da barragem; Autoridade de Segurana de Barragens (cuja presena deve ser solicitada com uma antecedncia no inferior a dez dias, de modo a permitir a presena opcional dos seus representantes, aquando da realizao do exerccio); ANPC e Servios Municipais de Proteco Civil (cuja presena deve ser solicitada com uma antecedncia no inferior a dez dias, de modo a permitir a presena opcional dos seus representantes, aquando da realizao do exerccio); Entidades externas (a definir caso a caso, por exemplo: IM, LNEC, etc.); Controlador e observadores. V. OUTROS MEIOS O exerccio deve ser feito no POC numa mesa de conferncia e com os participantes sentados de forma a ter contacto visual entre eles. Devem em particular estar previstos mapas da rea do exerccio entre outras fontes de informao.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

23

7. Construo de Um Exerccio LIVEX A preparao de um exerccio mais ambicioso, Livex (Nvel C), pode ser considerada um processo em 12 passos: I. PREPARAO II. DESENVOLVIMENTO III. CONDUO IV. ACES SEGUINTES I. PREPARAO 1. Rever o Plano de Emergncia Pretende-se neste passo efectuar uma reviso do plano de modo a assegurar que est actualizado em termos de pessoas envolvidas, procedimentos e recursos, e criar familiaridade com o plano, caso no seja utilizado h algum tempo. Para tal, deve-se efectuar primeiro um exerccio simples, do tipo Exerccio Interno (Nvel A). 2. Avaliar Necessidades Para avaliar as necessidades relativas realizao do exerccio, vantajoso colocar algumas questes: Porqu realizar o exerccio? Que tipo de exerccio? Qual a preparao necessria? Tempo; Recursos humanos; Quando realizar o exerccio? Onde realizar o exerccio? 3. Definir mbito e finalidade mbito Na definio do mbito do exerccio deve-se estreitar a abrangncia dos pontos-chave a testar de modo a ser possvel gerir devidamente o exerccio. A definio do mbito constitui a base de todo o exerccio e compreende seis componentes a ter em conta: 1. Rever o Plano de Emergncia 2. Avaliar necessidades 3. Definir mbito e finalidade 4. Desenvolver os objectivos 5. Preparar a narrativa (cenrio) 6. Elaborar a lista sequencial de eventos 8. Conduzir o exerccio 9. Avaliar o exerccio 10. Implementar as medidas de curto prazo 11. Rever o Plano, se necessrio 12. Repetir os passos 112

24

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

1. Tipo de funes da gesto da emergncia que se pretendem testar (operaes, procedimentos, actividades), que so essencialmente de trs gneros: A Standard Alerta e aviso; Direco e coordenao; Evacuao; Abrigos; Informao pblica. B Aspectos especficos do local Deteco do tipo de acidente; Verificao das reas potencialmente afectadas; Problemas com meios de transporte; reas isoladas pela inundao; Teste de alarmes e sensores (sistemas de observao); Populao flutuante (em trnsito ou turistas); Condies de inundao variveis; Fontes de energia e telecomunicaes; Instante do acidente (noite, fim de semana, frias); Outros. C Funes dos agentes ou outras entidades Funes que os agentes ou outras entidades devem desenvolver; Obter o mais exequvel plano de emergncia. 2. Agentes e entidades envolvidas Dono de Obra; Agentes e autoridades de resposta a emergncias; Autoridades governamentais; Outras entidades. 3. Tipos de pessoal envolvidos Autoridades polticas; Gestores de emergncias; Operacionais. 4. Grau de realismo O exerccio ser tanto mais instrutivo quanto maior o grau de realismo. 5. Tipo de acidente Cenrio previsto no PEI. 6. rea geogrfica Definio da zona total afectada pela onda de inundao.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

25

Finalidade Na definio da finalidade ou inteno do exerccio (objectivos gerais) define-se o que se pretende alcanar com o exerccio. A finalidade do exerccio deve ser definida com clareza e preciso, e est, naturalmente, relacionada com o mbito do exerccio. Logo desde a fase da PREPARAO (passos 1 a 3) os servios de proteco civil devem iniciar a coordenao com o Dono de Obra. Para o efeito, recomenda-se que seja contactada, se possvel, a autoridade mxima de cada entidade a envolver e discutir com elas desde logo os seguintes aspectos: Tipo de exerccio; Necessidade de realizar o exerccio; Finalidade do exerccio; Como a realizao do exerccio vai beneficiar a entidade; Datas provveis de realizao; Envolvimento das entidades; Envio de carta resumo. O planeamento dos aspectos logsticos deve tambm ser iniciado logo na fase de preparao. II. DESENVOLVIMENTO A fase do DESENVOLVIMENTO consiste na concepo do exerccio em si, ou seja, na elaborao de todo o cenrio. 4. Desenvolver os objectivos O desenvolvimento dos objectivos de um exerccio deriva directamente da avaliao das necessidades e do mbito e finalidade delineados na fase preparatria, devendo ser especificados com clareza: O que se pretende alcanar com o exerccio; As aces esperadas pelos diferentes participantes. A definio dos objectivos especficos essencial para a preparao do cenrio do exerccio e para ajudar os Avaliadores a observar a eficcia da resposta situao de emergncia ao longo do decorrer do exerccio. Os critrios para o desenvolvimento de bons objectivos so: Especificidade; Realismo; Orientao para resultados concretos; Possibilidade de quantificao (avaliao). Antes da realizao de um exerccio deve-se assegurar que todos os participantes perceberam com clareza quais os objectivos a alcanar. Relativamente s aces esperadas pelas diferentes entidades participantes, deve-se discutir previamente com elas se dispem de meios e recursos para o efeito e aferir os

26

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

objectivos, caso seja necessrio. Devem-se atribuir prioridades a diversas aces de uma lista, as quais devero tambm ser objecto de discusso com as entidades. 5. Preparar a narrativa (1 parte do cenrio) A narrativa determina o cenrio, ou seja os eventos a serem simulados (acidentes) e deve incluir uma breve descrio dos acontecimentos anteriores ao incio do exerccio (acontecimentos que conduziram situao de emergncia, que corresponde ao prprio exerccio). Uma boa narrativa deve: Ser considerada como um 1 captulo do cenrio (os restantes captulos surgem no decorrer do exerccio); Descrever a situao de perigo e as condies em que decorre; Incluir, por ordem cronolgica, todos os eventos significativos at ao instante em que se inicia o exerccio; Estimular os participantes a agirem como se estivessem numa situao real; Apresentar devidamente o problema sem providenciar toda a informao detalhes adicionais fornecidos medida que o exerccio decorre (por exemplo, a pedido de alguma entidade participante, que necessita de certos elementos). Exemplo de uma lista de aspectos que deve estar contemplada numa narrativa de acidente numa barragem: Que evento? Como se detectou? Foi efectuado algum alerta e/ou aviso? A que horas? O que aconteceu sequencialmente? As repercusses do evento movem-se geograficamente? Onde? A que velocidade, com que altura de gua, com que perigosidade? Que tipos de respostas j existiram? O que est previsto acontecer? Quais so as condies atmosfricas? Outros aspectos...? 6. Elaborar a lista de sequncia de eventos Definido o cenrio geral necessrio elaborar a lista sequencial de eventos que vo ser introduzidos ao longo do exerccio. Os eventos simulados devem ser plausveis e realistas (provveis de acontecer numa situao real), devendo ser baseados no plano de emergncia da barragem ou seja, nos cenrios de acidente a descritos e respectivos mapas de inundao. Esta lista inclui dois tipos de eventos: os eventos principais e os eventos detalhados (relativos a cada evento principal).

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

27

Eventos principais: So eventos definidos para todo o perodo de conduo do exerccio, desde o incio sua concluso, e dos quais resultam aces de resposta emergncia; Cada evento pressupe uma resposta; So desenvolvidos de acordo com o mbito e objectivos gerais do exerccio (tipos de funes da gesto da emergncia que se pretendem testar: Standard; Aspectos especficos do local; ou Funes dos Agentes ou outras Entidades, etc.). Eventos detalhados: Eventos detalhados para cada evento principal; Eventos que motivam uma ou mais aces por cada entidade participante; Introduzem mensagens que motivam aco; Interligam a simulao com a aco; So baseados nas aces esperadas definidas nos objectivos especficos do exerccio. Existem algumas questes tipo que ajudam a sugerir estes eventos, e os seus possveis resultados, para um acidente numa barragem: Quem est envolvido no exerccio? So decisores, pessoal operativo, autoridades polticas (ex: Presidentes de Cmaras, etc.)? Que populao est em risco? Que servios so necessrios para proteger as pessoas e os bens? Quem toma medidas de resposta: entidades governamentais, sectores privados, voluntrios? Que meios e recursos so necessrios? E de onde provem? Quanto tempo demoram os meios e recursos a actuar? Quais so os problemas previstos? Qual o resultado esperado? 7. Preparar as mensagens O objectivo das mensagens introduzidas ao longo do exerccio motivar aces ou respostas e so formuladas com base na lista de eventos detalhados e nas aces esperadas. Na realidade, correspondem aos aspectos de simulao que cada participante recebe. So tambm meios de transmitir informao ou detalhes aos participantes ao longo do exerccio, e devem conter informao suficiente para que um participante possa responder com uma aco ou com uma deciso. O tipo de mensagens varia com o tipo de exerccio. Assim: Num Seminrio de Orientao, so problemas; Num Tabletop, so mensagens chave; Num Livex, so mensagens o mais realistas possveis. As mensagens podem ser transmitidas ao longo do exerccio de formas diferentes: Oralmente; Escritas; Por telefone, rdio, fax, etc.; Serem acompanhadas por outros documentos (mapas, etc.).

28

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Cada forma de transmisso tem naturalmente vantagens e desvantagens. As mensagens transmitidas oralmente so mais rpidas e mais prticas mas perdem a possibilidade de serem registadas. Assim, na fase final de avaliao mais difcil determinar se uma mensagem, que no obteve aco de resposta, foi efectivamente transmitida oralmente ou no (pior capacidade de observao). As mensagens por telefone, fax ou rdio permitem testar os meios de telecomunicaes, conferindo tambm maior realismo, uma vez que numa situao real os participantes no se encontram todos sentados na mesma sala. As mensagens escritas devem ter um impresso devidamente preparado para o efeito e devem conter campos onde conste: A origem da mensagem (provenincia); Meio de transmisso; Contedo; Destinatrio. Alm das mensagens predefinidas, podem ainda ser introduzidas mensagens espontneas ao longo do exerccio, sugeridas pela forma como este est a decorrer. A elaborao da narrativa, da lista de eventos e das mensagens a introduzir constituem no seu todo o cenrio do exerccio. III. CONDUO 8. Conduzir o exerccio A fase da conduo corresponde realizao do exerccio propriamente dito. A forma como conduzido depende, naturalmente, do tipo de exerccio: Nos exerccios existem cinco tipos distintos de papis ou funes: Controladores; Simuladores; Avaliadores; Participantes; Observadores (pode ser a autoridade de segurana de barragens ou outras entidades). Os Controladores asseguram que o exerccio conduzido de acordo com o plano estabelecido e que os objectivos so alcanados. Tm as seguintes responsabilidades: Conduzir o exerccio; Manter o exerccio em curso; Ter a ltima palavra sobre o progresso do exerccio; Manter a ordem e o profissionalismo; Evitar a preponderncia de um participante ou entidade; Reduzir ou acelerar o desenrolar do exerccio; Estimular a discusso; Conduzir a sesso crtica de avaliao.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

29

Figura 5 Possvel diagrama de fluxo aplicado conduo de um exerccio. Os Simuladores introduzem as mensagens no exerccio (tanto as predefinidas como as espontneas, sugeridas na altura) para desencadear as aces de resposta. As suas responsabilidades so: Repetir informao da narrativa, se interrogados; Introduzir as mensagens no exerccio; Reportar ao Controlador eventuais desvios ao exerccio ou outros problemas que surjam. Os Avaliadores observam as aces e/ou decises tomadas no decorrer do exerccio e reportam mais tarde, na fase de avaliao, a forma como foram conduzidas, elaborando uma anlise crtica. Tm as responsabilidades de: Monitorizar o progresso do exerccio; Observar se o exerccio alcanou os objectivos; Avaliar as aces dos Participantes; Avisar o Controlador de problemas que surjam. Para poderem cumprir as suas funes os Avaliadores necessitam de conhecer: Que eventos vo ocorrer; Quando vo ocorrer; Quem est envolvido; Que processos devem ser observados. Os Participantes so as entidades que respondem aos eventos simulados e introduzidos ao longo do exerccio (dono da barragem e entidades de gesto de emergncias). Devem:

30

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Agir naturalmente como se fosse numa situao real; Explicar as decises tomadas ao Simulador (que representa a realidade); Assumir que o Controlador representa a autoridade mxima. Os Observadores so geralmente as entidades que tutelam a segurana das barragens, ou outras entidades convidadas, e observam o modo como decorre o exerccio. Devem: Providenciar assistncia, se necessrio; Participar na sesso crtica final. O nmero de Controladores, Simuladores e Avaliadores que deve existir depende do tipo de exerccio. No dia do exerccio: O organizador (entidade exploradora da barragem) deve: Assegurar que tudo est nos seus devidos lugares antes da chegada dos participantes; Registar os participantes; Conduzir o ltimo briefing antes da realizao do exerccio; Sincronizar todos os relgios; Passar o controlo do exerccio ao Controlador. O Controlador deve: Dar incio ao exerccio; Conduzir o exerccio; Concluir o exerccio. IV. ACES SEGUINTES 9. Avaliar o exerccio Esta a fase final do exerccio, que deve suceder imediatamente aps o Controlador dar o exerccio por concludo. A discusso crtica deve ser construtiva e decorrer num ambiente amigvel, tendo sempre presente que o que se visa o aperfeioamento global das aces de resposta em todas as suas fases (incluindo a de planeamento) e relativas a todos os participantes. Os comentrios crticos podem ser orais ou escritos. No painel de discusso deve-se: Identificar as necessidades de aperfeioamento do plano de emergncia da barragem; Identificar as necessidades de aperfeioamento do sistema de resposta a emergncias; Identificar as deficincias e necessidades de treino dos participantes envolvidos; Observar se o exerccio alcanou os objectivos; Identificar a necessidade de adquirir mais meios (equipamento); Identificar outras necessidades.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

31

A discusso final de um exerccio, entre outras matrias, deve: Debater o que correu bem e mal; Avaliar os procedimentos e no os indivduos; Encorajar a participao de todos; Introduzir observaes e recomendaes das entidades externas. Num exerccio do tipo Exerccio Interno (Nvel A), Tabletop (nvel B) e Livex (nvel C) dever ser sempre elaborado pela entidade promotora um relatrio aps a reunio de discusso e de avaliao do exerccio (Artigo 48 do RSB). Este relatrio, a entregar Autoridade de Segurana de Barragens e ANPC, deve: Documentar e avaliar todos os aspectos do exerccio; Incluir os comentrios orais e escritos efectuados na fase da avaliao; Incluir observaes, recomendaes e lies aprendidas. Este relatrio poder seguir o seguinte formato geral: 1. mbito e finalidade; 2. Data e local de realizao; 3. Concepo do exerccio; 4. Resultados do exerccio; 5. Crtica ao exerccio; 6. Aces seguintes; 7. Sumrio; Anexos. 10. Implementar medidas de curto prazo Os passos 10 e 11 consistem na implementao das medidas recomendadas para solucionar as deficincias detectadas na avaliao do exerccio. Para a implementao das medidas a curto prazo deve ser elaborado um plano e respectivo calendrio, os quais devem constar do relatrio a elaborar. 11. Rever o Plano, se necessrio Se a avaliao do exerccio detectar a necessidade de aperfeioamento do Plano de Emergncia Interno da Barragem, ele deve ser revisto de imediato, contemplando e corrigindo todas as deficincias encontradas. 12. Repetir os passos 1-12 S aps a implementao das medidas recomendadas na avaliao se deve reiniciar todo o processo, numa tentativa gradual de melhorar a resposta a situaes de emergncia, para melhor salvaguardar a vida de pessoas e bens.

32

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

8. Notas extras na realizao de um exerccio Nas linhas seguintes apresenta-se algumas indicaes teis para a realizao de exerccios ao PEI. 8.1. Aspectos relevantes num exerccio Durante a fase de preparao, em que se define o mbito e a finalidade do exerccio, devem considerar-se diversos aspectos de organizao, dos quais se destacam: 1. Identificao dos recursos Equipa do exerccio: Controladores/Coordenadores; Simuladores; Avaliadores; Participantes; Observadores. Pessoal tcnico do Dono de Obra e outras entidades; Pessoal administrativo; Aspectos logsticos; Parmetros do exerccio. 2. Calendarizao das actividades Concepo do exerccio; Coordenao; Instalaes e logstica; Realizao de exerccios preparatrios de complexidade mais baixa; Outras tarefas; Distribuio de tarefas. 3. Logstica das instalaes Local de realizao do exerccio (instalaes): Adequado para acomodao dos participantes; Simulando a realidade (realizar o exerccio onde se age numa situao real de emergncia). Mapa (layout) da distribuio dos participantes nas instalaes: Distribuir pelo espao disponvel a entidade exploradora da barragem e as diferentes entidades participantes; Distribuir os lugares de modo a simular a realidade (criar separao fsica entre os participantes, distribuindo-os por salas diferentes, ou colocando divisrias na mesma sala); Exercitar no modo em que se age na realidade; 4. Materiais de apoio utilizados: Devem ser seleccionados de forma a proporcionar realismo: Instalar painis de localizao das equipas, por exemplo. Devem contribuir para a simulao dos eventos: mapas grandes da zona de simulao;

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

33

diagramas / fluxogramas; listas; relgios; etc. Utilizar o mais possvel audiovisuais e outros materiais de apoio: Utilizar meios de apoio habituais (do dia a dia) para criar realismo; Utilizar quadros ou outros materiais que possibilitem a visualizao rpida da informao necessria (grandes quadros brancos de parede, painis de cortia para afixao, etc.); Listar todos os materiais e equipamentos de apoio necessrios (formulrios, lpis, clips, listas telefnicas, etc., etc.). 5. Logstica do exerccio: Utilizar equipamentos de telecomunicaes para conferir maior realismo: telefones, rdios, faxes, etc.; Utilizar um quadro de parede para visualizao dos principais eventos; Utilizar um quadro de parede para registar um diagrama com os danos observados ao longo da emergncia: reas afectadas; instantes em que foram atingidas; extenso dos danos; etc. Dispor outros diagramas: locais de acolhimento (abrigos); localizao dos quartis de bombeiros e de outros agentes; etc. Expor um mapa com a simulao do acidente: mapas da zona afectada (simulao) com zonas de inundao bem marcadas e visveis. Alimentao, bebidas e outros aspectos de necessidades pessoais: No descurar estes aspectos, sendo bastante importante para o sucesso do exerccio fazer com que os participantes se sintam confortveis. 6. Preparao do exerccio (exemplificada no captulo anterior com a regra dos 12 passos). Outros aspectos vitais a ter em considerao na realizao do exerccio so, entre outros, a COORDENAO e a implementao de um SISTEMA DE APOIO organizao do exerccio. 8.2. Coordenao A coordenao do exerccio vital para o sucesso da sua realizao. Deve ser contemplada desde a fase inicial de preparao e proporciona tambm uma excelente oportunidade de cooperao e interligao entre todas as entidades envolvidas na gesto de emergncias e a entidade exploradora da barragem. Em exerccios de maior complexidade, como um Livex, para alm da figura do Director de Exerccio este poder ser assistido por clulas de avaliao, controlo, simulao e coordenao.

34

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Figura 6 Organigrama funcional das equipas que assistem o Director do Exerccio.

Em relao s entidades participantes, estas devem ser cuidadosamente seleccionadas conforme as reas temticas em causa (gesto de emergncias, servios de proteco civil, bombeiros, polcia, Cruz Vermelha, equipas de busca e salvamento, departamentos de sade, Autoridade de Segurana de Barragens, outras autoridades, etc.). O tipo de participantes de cada entidade deve ser tambm contemplado: Autoridades Polticas; Representantes mximos das entidades (decisores, dirigentes mximos dos Servios de Proteco Civil); Operacionais. 8.3. Sistema de Apoio Organizao do Exerccio De acordo com a definio apresentada, um sistema de apoio um conjunto informal de indivduos ou grupos que demonstram uma forte e mtua lealdade face a um conjunto de objectivos e que esto motivados para investir os seus esforos na concretizao desses objectivos. Neste caso concreto, os objectivos so os que se prendem com a eficcia do processo de gesto e resposta de emergncias na barragem e que incluem os princpios subjacentes realizao dos exerccios de teste aos planos de emergncia. O que essencialmente se procura que um grupo de pessoas, representativas de todas as entidades envolvidas (se possvel), se envolva desde o incio na organizao e concretizao do exerccio, o que uma condio necessria ao seu xito. So apresentadas trs sugestes chave para a implementao do sistema de apoio: Identificar os indivduos/ entidades de apoio; Listar os aspectos positivos; Identificar os indivduos/ entidades que so neutros ou crticos; Listar razes; Utilizar as duas listas para desenvolver estratgias que reforcem os factores de auxlio ou colaborao e que reduzam os factores de obstruo. 8.4 Manual para Participantes A realizao de um Livex pode carecer da necessidade e utilidade da elaborao de um manual do participante, fornecendo este a informao til para a participao no exerccio. O manual poder conter as seguintes temticas: Finalidade Informao;

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

35

mbito Descrio da extenso do exerccio, concepo genrica do mesmo e simulaes a fazer; Objectivos do exerccio; Cenrio Deve conter a informao relevante que os participantes devem possuir sobre os cenrios a simular; Procedimentos Notas sobre a conduo do exerccio, indicao dos papis especficos e responsabilidades dos participantes, e como gerir problemas que podem surgir durante o exerccio; Segurana Descrio dos procedimentos de segurana, incluindo as preocupaes de segurana e pontos de contacto, em caso de quebras de segurana; uma informao til que pode constar neste descritor ser o procedimento de segurana que estabelece que no incio e no final de cada mensagem (escrita ou oral) se use a frase Exerccio, Exerccio, Exerccio. Comunicaes Dever ser fornecida uma indicao geral dos sistemas de comunicaes implantados, bem como os fluxos de informao disponibilizados; Relatrio Deve ser indicado que toda a informao recolhida junto dos participantes dever ser analisada; Administrao Indicao do suporte administrativo montado (computadores, salas, equipamentos audiovisuais, planos em suporte papel, etc.). 8.5. Outra Documentao A organizao de um Livex pode ainda ser enriquecida com a elaborao dos seguintes documentos: Plano do Exerccio Identificando os procedimentos e responsabilidades que servem ao planeamento do exerccio, e no fundo, descrevendo como o mesmo ser conduzido e coordenado; Plano de Avaliao Descreve os propsitos do exerccio e fornece a informao especfica aos avaliadores e controladores sobre os objectivos, pontos a rever, procedimentos administrativos e mtodos de controlo de simulao e avaliao. Este Plano fornece aos avaliadores, controladores e simuladores, linhas de orientao no que se refere aos procedimentos e responsabilidades no apoio avaliao; Plano de Controlo Estabelece as linhas de orientao de procedimentos e responsabilidades dos controladores e simuladores; define os fluxos de informao, a logstica e a estrutura necessria de suporte ao controlo e simulao durante o exerccio. 8.6. Impressos Em anexo ao presente documento, renem-se alguns modelos de impressos que podem ser utilizados em exerccios, depois de analisados e adaptados a cada caso especfico.

36

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

9. Concluses As barragens so teis sociedade pelos diversos fins ou usos a que se destinam; contudo e como qualquer obra construda, introduzem riscos com os quais necessrio coabitar. A possibilidade de ocorrer um acidente, mais ou menos gravoso, que possa em ltima instncia conduzir ruptura da barragem, originando uma sbita onda de inundao, uma hiptese que no est excluda e que se tem de considerar, tentando minorar a perda de vidas humanas ou bens. O Regulamento de Segurana de Barragens (RSB) o documento legal que na actual legislao portuguesa (Decreto-Lei n 344/2007, de 15 de Outubro) procura implementar meios de controlo e segurana de barragens. O RSB exige que seja efectuada para as barragens de Classe I (que potencialmente podem causar maiores danos em caso de ruptura), a elaborao do planeamento de emergncia e a implementao de sistemas de alerta e aviso. A existncia de um plano de emergncia aprovado implica a estruturao de um programa de exerccios que inclua competncias desenvolvidas com exerccios mais simples que tenham tido sucesso para mais tarde poder ser pensada uma progresso na complexidade dos mesmos. Simultaneamente, deve ser dado um intervalo de tempo suficiente entre exerccios destinado anlise e apreenso dos conhecimentos adquiridos com o exerccio anterior para posteriormente se progredir na complexidade do prximo. Este documento pretende contribuir para dotar os Donos de Obra com os conhecimentos necessrios concretizao do plano de exerccios aos planos de emergncia, que dever englobar as fases de concepo, preparao, coordenao, conduo e avaliao de exerccios. Assim, a criao e implementao de um eficaz programa de exerccios ir: Evitar que os planos de emergncia e os sistemas de segurana fiquem rapidamente obsoletos; Fomentar a implementao de metodologias de actualizao da informao pela prtica de exerccios; Evitar que os planos de emergncia e os sistemas de aviso e alerta venham a ser desenvolvidos de forma casustica, sem uma estrutura consistente para a generalidade dos casos, no deixando, porm, de serem flexveis. No entanto, reala-se que a utilidade do esforo tcnico necessrio realizao de um exerccio s ser reflectida num ganho real da segurana e de proteco da populao no caso do conhecimento e experincia adquiridos serem integrados num projecto que tenha em conta a participao, a diversos nveis, da gesto da emergncia local e regional, bem como das entidades e populaes interessadas.

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

37

10. Referncias Bibliogrficas Almeida, A. B. (1997). Vulnerabilidade e Risco de Ruptura de Barragens. Projecto NATO FLOODRISK, LNEC, Lisboa. Association of State Dam Safety Officials (2010). http://www.damsafety.org/ Autoridade Nacional de Proteco Civil (2010). http://www.prociv.pt/InformacaoPublica/ Autoridade Nacional de Proteco Civil e Instituto da gua (2009). Guia de Orientao para a Elaborao de Planos de Emergncia Internos de Barragens. Cadernos Tcnicos PROCIV #5. Carnaxide. Federal Energy Regulatory Commission (2002). Emergency Action Plan Exercise Design Course. Washington. EUA. Federal Emergency Management Agency (2004). Federal Guidelines for Dam Safety. Washington. EUA. INAG (2001). Curso de Explorao e Segurana de Barragens (coordenao de Antnio de Carvalho Quintela). ISBN 972-9412-56-1. Instituto da gua, Lisboa. Marques, J. (2006). Planeamento, Programao, Desenvolvimento e Avaliao de Exerccios. Textos de apoio a Cursos de Segurana. Lisboa. Rocha, F. (2002). Consideraes e orientaes para o Planeamento de Emergncia Externo das barragens abrangidas pelo Regulamento de Segurana de Barragens. Jornadas Tcnicas de Proteco Civil, Lisboa. Viseu, T.; Almeida, A. B. (2000) Plano de Emergncia Interno de Barragens. Comunicao ao 5 Congresso da gua Associao Portuguesa de Recursos Hdricos, Lisboa.

38

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

10. ANEXOS ANEXO 1 BROCHURAS TIPO

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

39

ANEXO 1A Informao ao Pblico sobre o Plano de Emergncia Estado do Missouri, EUA

40

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

41

ANEXO 1B Informao ao Pblico sobre o Plano de Emergncia Comunidade de Navarra, Espanha

42

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

43

44

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

45

ANEXO 1C Informao ao Pblico Inundaes / Autoproteco Coleco Preveno e Proteco, edio ANPC, Portugal

46

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

47

ANEXO 1D Informao ao Pblico Inundaes Sabes o que Fazer? Coleco Preveno e Proteco, edio ANPC, Portugal

48

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

49

ANEXO 2 IMPRESSOS EVENTOS CHAVE EVENTO: Resposta (Data/Hora) Entidade ou Pessoa Singular Aco Realizada

REGISTO DE PROBLEMAS DATA: Hora Problema Observaes

DEBRIEFING Exerccio: Sumrio Aco Recomendada Elemento/Entidade

50

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

AVALIAO DO EXERCCIO Barragem Data/Hora Local do Evento Folha 1 Exerccio Observador

A 1 2 3 4 5

Primeira Interveno A situao de emergncia foi comunicada sala de controlo Procedeu-se avaliao da situao A informao existente suficiente para a tomada de deciso Foram feitas aces de controlo atravs dos rgos de segurana Foi contactado o TRE

Sim

No

Obs

B 1 2 3 4 5 6

Interveno Sustentada O TRE demorou menos de 30 min a chegar ao local O TRE foi informado sobre a situao do evento Foi activado o Plano de Emergncia Foi activado o POC Foi definido um nvel de alerta Foi activado o sistema de aviso

Sim

No

Obs

C 1 2 3 4 5

Contactos Externos Existe uma lista de contactos actualizada Foi contactado o INAG Foi contactada a Proteco Civil Foram contactadas as barragens a jusante e montante Foram contactadas outras entidades

Sim

No

Obs

Cadernos Tcnicos PROCIV #17

51

C 1 2 3 4 5 6

Posto de Observao e Comando Existe uma verso do PEI no POC Existe uma linha telefnica e meios de comunicao redundantes Existe redundncia de comunicaes para o sistema de aviso Existe gerador de emergncia Existe possibilidade de actuar os rgos de segurana Existe medio de grandezas

Sim

No

Obs

D 1 2 3 4 5

Sistema de Evacuao O sistema de aviso funcionou sem problemas detectveis Foram utilizados outros mtodos de aviso populao Sinalizou-se as reas em risco via semforos ou painis luminosos Houve actualizao da informao perante o TRE Houve actualizao da informao com a Proteco Civil

Sim

No

Obs

Cadernos Tcnicos PROCIV #17 Guia para Elaborao de Exerccios aos Planos de Emergncia Internos de Barragens Edio: Autoridade Nacional de Proteco Civil / Laboratrio Nacional de Engenharia Civil / Instituto da gua Autores: Ncleo de Riscos e Alerta (Lus S) ANPC; Departamento de Hidrulica e Ambiente (Teresa Viseu) LNEC; Diviso de Segurana de Barragens INAG Reviso: Patrcia Pires e Henrique Vicncio ANPC e Rui Martins LNEC Design grfico: www.nunocoelho.net Data de publicao: Outubro de 2011 ISBN: 978-989-8343-10-9 Disponibilidade em suporte pdf: www.prociv.pt Autoridade Nacional de Proteco Civil Av. do Forte em Carnaxide 2794-112 Carnaxide / Portugal Tel.: +351 214 247 100 / Fax: +351 214 247 180 geral@prociv.pt / www.prociv.pt

Вам также может понравиться