Вы находитесь на странице: 1из 2

EXERCCIOS

PROF: ROSIVALDO Frente: 02 Aula: E04


MA100407 SF / AC / CN / ES

01. (UFRN) A caracterstica - musculatura desenvolvida adquirida por um halterofilista dever ser transmitida a seus descendentes. Esta afirmao enunciada por: a) Lineu. b) Darwin c) Malthus. se baseia na teoria evolucionista

05. Considere os seguintes fatos relacionados com a evoluo das espcies: (I) lei do uso e do desuso; (II) seleo natural; (III) herana dos caracteres adquiridos; (IV) mutao; (V) isolamento de girafas. A hiptese de Lamarck era fundamentada em: a) I e III b) I, III e IV c) I, III, IV e V d) I, III e V e) I, II e V 06. (UFAC) A lei do uso e desuso e a transmisso das caractersticas adquiridas caracterizam o: a) lamarckismo. b) criacionismo. c) darwinismo. d) fixismo. e) mendelismo 07. (MACK-SP) As teorias da transmisso hereditria dos caracteres adquiridos e da seleo natural foram propostas, respectivamente por: a) Darwin e Lamarck. b) Lamarck e Darwin. c) Darwin e Weismann. d) Weismann e Darwin. e) Lamarck e Mendel. 08. (PUC-RJ) Lamarck (1744-1829) foi um dos nicos a propor, antes de Darwin, uma hiptese bem elaborada para explicar a evoluo. Analise as trs afirmaes abaixo, verificando a(s) que poderia(m) ser atribuida(s) a Lamarck: I. A falta de uso de um rgo provoca a sua atrofia e, conseqentemente, o seu desaparecimento. II. Na luta pela vida, os jovens menos adaptados so eliminados, perpetuando-se os mais fortes. III. Os caracteres adquiridos podem ser transmitidos de uma gerao a outra. Marque a opo correta: a) somente I b) somente II c) somente III d) somente I e II e) somente I e III 09. (OSEC-SP) "Seus ancestrais eram animais de quatro patas como os demais rpteis. Uma necessidade surgiu e esses animais passaram a se mover deslizando pelo solo e esticando o corpo para atravessar passagens estreitas. Nessas condies as patas deixaram de ter utilidade e passaram at a prejudicar o deslizamento. As patas, pela falta de uso, foram se atrofiando e, aps um longo tempo,

d) Lamarck. e) Mendel.

02. (UFRS) Os princpios a seguir relacionados referemse teoria da evoluo das espcies. I. Adaptao ao meio. II . Seleo natural . III. Mutao. IV. Lei do uso e desuso. V. Herana dos caracteres adquiridos Lamarck, em sua teoria, considerou: a) I, II e III. b) II, III e IV. c) I, IV e V. d) II, IV e V. e) II, III e V.

03. (UFRS) O grfico abaixo descreve um fenmeno que deu a Darwin a idia do mecanismo da seleo natural como determinante da evoluo. No grfico, as linhas A e B descrevem, respectivamente, os aumentos:

a) de uma populao e de seus recursos alimentares. b) de duas espcies em competio. c) das espcies predadoras e das espcies parasitas. d) das espcies hospedeiras e das espcies parasitas. e) da poluio ambiental e de uma populao causadora desta poluio. 04. (F. OBJETIVO-SP) O principal ponto positivo do Darwinismo foi: a) a descoberta das mutaes. b) o estabelecimento da lei do uso e do desuso. c) a descoberta da origem das variaes. d) o conceito de seleo natural. e) a determinao da imutabilidade das espcies.

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

desapareceram por completo". Este texto exemplifica a teoria denominada: a) seleo natural. b) morganismo. c) darwinismo. d) lamarckismo. e) fixismo. 10. (UFRS) As afirmativas abaixo esto baseadas em teorias evolutivas. I. As caractersticas adquiridas ao longo da vida de um organismo so transmitidas aos seus descendentes. II. Uma ginasta que desenvolveu msculos fortes, atravs de intensos exerccios, ter filhos com a musculatura bem desenvolvida. III. 0 ambiente seleciona a variabilidade existente em uma populao. IV Em uma ninhada de ces, o animal mais bem adaptado s condies de vida existentes sobreviver por mais tempo e, portanto, ter oportunidade de gerar um nmero maior de cezinhos semelhantes a ele. A alternativa que contm, respectivamente, idias de Lamarck e de Darwvin : a) I e II. d) III e IV. b) I e IV. e) IV e II. c) III e II.

13. (UEPA) Dos postulados abaixo, qual deles est mais diretamente relacionado a Charles Darwin? a) As caractersticas adquiridas pelo uso so transmitidas de gerao em gerao. b) Um rgo ou uma outra estrutura qualquer se desenvolve quando o meio externo impe tal necessidade. c) A evoluo resulta de modificaes nos genes dos indivduos, que por sua vez sero transmitidas aos seus descendentes. d) A mutao uma alterao na seqncia de bases do DNA. e) Atravs da seleo natural, as espcies sero representadas por indivduos cada vez mais adaptados. 14. (Unifor-CE) Considere os itens que seguem. I. Comprovao da transmisso das caractersticas adquiridas. II. Desenvolvimento do conceito de adaptao dos indivduos ao meio ambiente. III. Descoberta dos mecanismos responsveis pela variabilidade gentica de uma populao. A contribuio de Lamarck teoria da evoluo reside em: a) I apenas. c) I e III apenas. e) I, II e III b) II apenas. d) II e III apenas.

11. (Unisinos-RS) Existem, pelo menos, dois gneros de siris habitando o litoral gacho e um deles, o Arenaeus, se confunde facilmente com a areia do fundo do mar, j que a sua carapaa assume cor e desenho semelhante. Essa semelhana: a) resultante do tipo de sua alimentao. b) resultante da seleo natural. c) absolutamente fortuita. d) lembra a origem evolutiva dos animais que foram originrios do solo. e) devida forma que o animal passa a ter para poder se defender. 12. (F Dom Bosco-DF) Analise as proposies: I. As girafas ficaram com o pescoo comprido para comerem as folhas situadas em rvores altas. II. Algumas girafas, por terem pescoo comprido, podiam comer as folhas situadas em rvores altas. III. Um halterofilista, com a musculatura desenvolvida custa de muito exerccio, dever ter filhos com grande desenvolvimento muscular. Essas proposies podem ser atribudas respectivamente a: a) Lamarck, Lamarck, Darwin. b) Darwin, Lamarck, Lamarck. c) Lamarck, Darwin, Lamarck. d) Darwin, Darwin, Darwin. e) Lamarck, Lamarck, Lamarck.

15. (UFRS) As afirmativas abaixo esto baseadas em teorias evolutivas. I. As caractersticas adquiridas ao longo da vida de um organismo so transmitidas aos seus descendentes. II. Uma ginasta que desenvolveu msculos fortes, atravs de intensos exerccios, ter filhos com a musculatura bem desenvolvida. III. 0 ambiente seleciona a variabilidade existente em uma populao. IV Em uma ninhada de ces, o animal mais bem adaptado s condies de vida existentes sobreviver por mais tempo e, portanto, ter oportunidade de gerar um nmero maior de cezinhos semelhantes a ele. A alternativa que contm, respectivamente, idias de Lamarck e de Darwvin : a) I e II. d) III e IV. b) I e IV. e) IV e II. c) III e II.

16. (UFRN) August Weismann cortou a cauda de camundongos durante mais de cem geraes e verificou que as novas ninhadas continuavam a apresentar aquele rgo perfeitamente normal. Dessa experincia pode-se concluir que: a) as espcies so fixas e imutveis. b) quanto mais se utiliza determinado rgo, mais ele se desenvolve. c) a evoluo se processa dos seres vivos mais simples para os mais complexos. d) a seleo natural e as mutaes so fatores que condicionam a evoluo dos seres vivos. e) os caracteres adquiridos do meio ambiente no so transmitidos aos descendentes

Fale conosco www.portalimpacto.com.br

Вам также может понравиться