Вы находитесь на странице: 1из 4

As crianas no Brasil Imprio

Envie por email Imprima

Objetivos
- Conhecer o modo de vida de grupos de crianas que viveram no Brasil imperial. - Relacionar passado e presente, identificando pontos de permanncia e mudana entre a prpria vida e a dos grupos estudados. - Relacionar a vida da poca a alguns aspectos do contexto histrico em questo (transio da mo de obra escrava para a assalariada, imigrao europeia e Lei do Ventre Livre).

Contedo
Brasil imperial

Anos
4 e 5.

Tempo estimado
Dois meses.

Material necessrio
Livro Histria das Crianas no Brasil (Mary del Priore [org.], 450 pgs., Ed. Contexto, tel. 11/3832-5838, 65 reais).

Desenvolvimento
1 etapa Lance aos estudantes as seguintes perguntas: "Quem eram e como viviam as crianas durante o Brasil imperial?" e "Ser que h diferenas e semelhanas em relao a

vocs?". Anote as principais ideias e comunique que eles vo aprender sobre essa poca. Explique que o perodo se inicia com a independncia, em 1822, e vai at a proclamao da Repblica, em 1889. Fale que, nesse espao de tempo, o Brasil foi comandado pelo imperador dom Pedro I, por regentes (que governaram no perodo em que dom Pedro II ainda no tinha idade para ser imperador) e por ele prprio.

Leia mais: Viagem ao Brasil Imprio

Leia mais: A trajetria da famlia imperial brasileira

2 etapa Diga que todos estudaro os meninos negros que viveram no Brasil imperial. Indique a leitura do texto abaixo, extrado do livro Histria das Crianas no Brasil (pgs. 179 e 180): "...Por certo, algumas [crianas] eram compradas e vendidas, transaes que se faziam mais frequentes nas etapas finais da infncia, especialmente durante as fases de grandes desembarques africanos. Tambm verdade que outras eram doadas ao nascer [...] As crianas que as fazendas compravam no eram o principal objeto de investimento senhorial, mas sim as suas mes, que com eles se agregavam aos cafezais, plantaes de cana-de-acar e demais [...]. Poucas crianas chegavam a ser adultos [...]. Aqueles que escapavam da morte prematura, iam, aparentemente, perdendo os pais. Antes mesmo de completarem um ano de idade, uma entre cada dez crianas j no possua nem pai nem me anotados no inventrio. Aos cinco anos, metade parecia ser completamente rf; aos 11 anos, oito a cada dez." Comente que os meninos e meninas comeavam a trabalhar muito cedo, na lavoura, na pecuria e em trabalhos domsticos. Recomende a leitura de outro excerto do mesmo livro (pgs. 184 e 185): "Por volta dos 12 anos, o adestramento que as tornava adultos estava se concluindo. Nesta idade, os meninos e as meninas comeavam a trazer a profisso por sobrenome: Chico Roa, Joo Pastor, Ana Mucama. Alguns haviam comeado muito cedo. O pequeno Gasto, por exemplo, aos quatro anos j desempenhava tarefas domsticas leves na fazenda de Jos de Arajo Rangel. Gasto nem bem se pusera de p e j tinha um senhor. Manoel, aos oito anos, j pastoreava o gado da fazenda de Guaxindiba, pertencente baronesa de Maca. Rosa, escrava de Josefa Maria Viana, aos 11 anos de idade, dizia-se costureira. Aos 14 anos, trabalhava-se como um adulto." Proponha uma leitura dos artigos do captulo 5 do Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA), disponvel em abr.io/eca-crianca. Questione: "Muitos menores trabalham?" e "Hoje isso aceitvel?". Sistematize as opinies no quadro.

3 etapa Comente que agora os alunos vo conhecer a Lei do Ventre Livre, que estabelecia que bebs nascidos de mulheres escravas passassem a ser consideradas livres a partir de 1871. Comunique que isso levou ao aumento do nmero de menores abandonados vivendo nas ruas. Sugira a leitura de um texto sobre a lei (disponvel em abr.io/ventrelivre). Pea que os estudantes escrevam sobre a situao das crianas negras no Brasil Imprio, a Lei do Ventre Livre e a existncia de menores nas ruas na poca. 4 etapa Comente que dirios escritos por pessoas do passado permitem conhecer seu dia a dia e seu tempo histrico. Faa a leitura coletiva do relato de Bernardina (abaixo), uma menina que viveu no sculo 19, sinalizando as palavras grafadas de forma diferente da atual (em itlico). Ela era filha de Benjamin Constant, um conhecido militar da poca. "No dia 1 de Setembro (no anotou o ano), papai convidou-nos para ir todos ao Jardim Zoolgico, para vermos o elephante, os camelos, a jirafa. As crianas gostaram muito do passeio. Depois do jantar fomos casa de tia Leopoldina, para cear com ella, que faz annos hoje. Alcida e eu fomos assistir pela primeira vez, uma pea de teatro. Hoje, depois do almoo, mame, Alcida e eu samos, fomos comprar dois cortes de vestido para mim e para Alcida." (livro Histria das Crianas no Brasil, pg. 169). Em seguida, questione: "Segundo os textos que lemos, quais eram as diferenas entre a vida de uma criana escrava e de uma livre, de famlia rica, como Bernardina?" e "Os pequenos escravos tinham tempo livre? Faziam passeios?". D espao para que os estudantes apresentem argumentos extrados dos textos lidos. Pergunte: "Isso acontece no Brasil de hoje?", "A vida de pobres e ricos tem diferenas?" e "Quais so?". Proponha que eles imaginem como seria um dia na vida de Bernardina no Brasil atual e registrem no caderno. 5 etapa Comente que a mo de obra escrava foi sendo substituda pela livre assalariada, de origem europeia, durante o Imprio. Nessa poca, o governo brasileiro estimulou a vinda de imigrantes, como os alemes e os italianos. Eram camponeses, que saam de suas terras e iam procurar no novo mundo terras para cultivar, atrados por anncios do Governo imperial Brasileiro. Continue, explicando que muitos pequenos vieram para o Brasil de navio, com sua famlia. Faa uma leitura compartilhada de um texto informativo sobre a lavoura cafeeira e a imigrao europeia (disponvel em abr.io/imigracao-europeia). Lembre-se de que todos os alunos devem possuir uma cpia do texto. Depois, pergunte o que mais chamou a ateno e comente que vocs iro fazer uma segunda leitura juntos, parando em cada pargrafo para sublinhar as informaes mais importantes. Diga que vocs tomaro notas com base nessa leitura.

Releia o texto, fazendo paradas estratgicas para explicar conceitos e expresses (como "latifundirio" e "viso eurocntrica") e discutir que informaes devem ser grifadas. Deixe que as crianas falem, mas faa intervenes caso as sugestes sejam inadequadas. Releia as informaes selecionadas e sublinhadas e pergunte se todas consideradas importantes esto relacionadas. Caso no percebam a ausncia de algum dado relevante, aponte voc mesmo. Em seguida, pea que a turma anote no caderno o perodo de maior entrada de imigrantes no Brasil e as razes do apoio do governo brasileiro a isso. Cite o exemplo de imigrantes em sua cidade, se houver, vinculando-os a esse contexto nacional. 6 etapa Para continuar explorando a temtica, atrelando-a ao contexto local, proponha procedimentos de Histria oral. Assim, a turma pode explorar as memrias de infncias de seus familiares e o modo de vida de seus antepassados. Elaborem em conjunto uma lista de perguntas. Exemplos: "Seus pais e avs nasceram aqui?" Se no: "De onde vieram?". De volta classe, tabulem e analisem os dados.

Avaliao
Avalie a participao das crianas durante as etapas e observe se elas so capazes de desenvolver a orientao temporal, ou seja, relacionar o passado ao presente, indicando mudanas e permanncias. Nas etapas 2, 4 e 5, verifique como cada uma constri argumentos sobre os contedos estudados. A Educao e as brincadeiras da meninada no Brasil Imprio, bem como a participao do pas na Guerra do Paraguai (1865-1870), podem ser temas de outras sequncias.

Вам также может понравиться