Вы находитесь на странице: 1из 6

EXCELENTSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA SEGUNDA VARA FEDERAL DA SEO JUDICIRIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Proc.: 2008.84.00.013635-0

ANIZ ABRAHO DAVID, nos autos da ao penal acima mencionada, vem, atravs dos advogados infra-assinados,

tempestivamente, com base no que dispe o artigo 588 do Cdigo de Processo Penal, requerer a Vossa Excelncia que se digne de autorizar a juntada aos autos de suas Razes de Recurso em Sentido Estrito, que seguem anexadas.

Nestes Termos, Pede e Espera Deferimento.

Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2011.

UBIRATAN T. GUEDES OAB/RJ 23.674

CAROLINE F. DA SILVA OAB/RJ 175.170-E

RODRIGO D. DO NASCIMENTO OAB/RN 4476

RECORRENTE: Aniz Abraho David

RECORRIDO: Ministrio Pblico Federal

ORIGEM: Segunda Vara Federal da Seo Judiciria do Estado do Rio Grande do Norte

Proc.: 2008.84.00.013635-0

RAZES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO

DOS FATOS

Em 05 de dezembro de 2008, o ora Recorrente foi denunciado perante o Juzo da Segunda Vara Federal da Seo Judiciria do Estado do Rio Grande do Norte por infringncia, em tese, ao disposto no artigo 288, pargrafo nico do Cdigo Penal c/c artigo 334, 1, alneas c e d, e 2 do mesmo diploma c/c artigo 16 da Lei n. 7.492/86 c/c artigo 1, III, V, VI e VII, 1, I e II, 2, I e II, e 4 da Lei n 9.613/98 . A exordial acusatria foi recebida em 11 de dezembro daquele mesmo ano, dando incio presente ao penal. Ocorre que em 15 de setembro do corrente ano, o Juzo a quo proferiu deciso Declinando a Competncia para a apreciao e julgamento do feito para o Juzo da Seo Judiciria da Justia Federal no Estado do Rio de Janeiro. Vejamos, em apertada sntese, o seu teor: [...] No caso em apreo, a pea acusatria narra que os rus constituram organizao criminosa estruturada para a explorao de mquinas caanquel e realizao de operaes financeiras sem a

autorizao do BACEN. Ademais, a denncia aponta a prtica do crime previsto na Lei n 9.613/98. Com efeito, consoante a inteligncia do art. 78, II, a, do Cdigo de Processo Penal, concorrendo jurisdies de mesma categoria, preponderar a do lugar da infrao, qual for cominada a pena mais grave. In casu, havendo o crime de lavagem de dinheiro sido supostamente levado a efeito nesta capital, alega o Ministrio Pblico Federal que este Juzo competente para processar e julgar a presente ao. Em que pese o entendimento do rgo ministerial, malgrado o delito com a pena mais grave cominada tenha, segundo a denncia, sido cometido em Natal/RN, a regra do aludido dispositivo no se demonstra apta a fornecer a melhor soluo para a situao em estudo. A fixao de competncia territorial, que relativa, deve ser - repise-se - estudada com prudncia para possibilitar uma adequada apurao e punio de crimes. Da anlise dos autos, v-se que a suposta organizao criminosa tem sua estrutura fixada no Rio de Janeiro, onde, inclusive, tm domiclio 14 (catorze) dos 16 (dezesseis) acusados, entre eles o suposto chefe da organizao. Por sua vez, a atuao dos rus tambm se dava, de modo macio, naquele estado, vez que as mquinas de caa-nquel eram exploradas em diversos estabelecimentos localizados na regio denominada baixada fluminense. Ao longo da pea acusatria, a narrao dos fatos , em sua grande maioria, exposta valendo-se de reiteradas referncias a prticas realizadas no estado do Rio de Janeiro. No por acaso, das 86 (oitenta e seis) testemunhas arroladas, apenas 8 (oito) residem em Natal/RN [...]. (grifos nossos)

Finalmente: [...] Assim, haja vista os atos constantes na denncia terem sido praticados, em torrencial expresso, no estado do Rio de Janeiro e considerando inclusive que o dinheiro "lavado" em Natal/RN seria oriundo de prticas criminosas efetuadas naquele estado, bem como que a sede da suposta organizao criminosa e o domiclio da maior parte dos acusados e testemunhas localizam-se em solo fluminense, em observncia ao necessrio prestgio otimizao da pretenso punitiva do Estado, afigura-se imperioso o reconhecimento da competncia da Seo Judiciria da Justia Federal no Estado do Rio de Janeiro para processar e julgar a presente ao penal. DIANTE DO EXPOSTO, DECLINO a competncia para apreciao e julgamento dos fatos narrados na denncia Seo Judiciria da Justia Federal no Estado do Rio de Janeiro, rgo ao qual encaminho, respeitosamente, os presentes autos.

Inconformado, o Recorrente interps Recurso em Sentido Estrito, o qual foi recebido pelo MM. Juzo, que manteve a deciso recorrida.

DO DIREITO

No caso em tela, data maxima venia, notrio que a deciso proferida pelo Juzo de Primeiro Grau no merece prosperar, pois vai totalmente de encontro ao disposto em nossa Lei Processual Penal. Vejamos ento. Como cedio, a chamada competncia constitui verdadeira delimitao do poder jurisdicional, a qual fixada em razo da matria ou natureza da infrao penal; cargo ou funo do acusado ou, ainda, em razo do local do crime ou da residncia daquele que supostamente praticou o delito.
4

Num primeiro momento, h de se ressaltar que o Direito Processual vigente adota como regra bsica, no tocante competncia territorial, o denominado locus commissi delicti, pelo qual cabe ao Juzo no qual o crime se consumou conhec-lo e julg-lo. Todavia, essa regra comporta inmeras excees, especialmente no que diz respeito ao fenmeno da conexo, aduzindo, para tanto, o disposto no inciso I do artigo 76 do Cdigo de Processo Penal: A competncia ser determinada pela conexo: I se, ocorrendo duas ou mais infraes, houverem sido praticadas, ao mesmo tempo, por vrias pessoas reunidas, ou por vrias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar, ou por vrias pessoas, umas contra as outras;

A bem da verdade, os fatos narrados na exordial se encaixam no artigo supra, razo pela qual a hiptese constante na denncia trata da dita conexo. E nesse sentido, cumpre alertar para a regra do artigo 78 da Lei Processual Penal: Na determinao da competncia por conexo ou continncia, sero observadas as seguintes regras: [...] II no concurso de jurisdies de mesma categoria: a) preponderar a do lugar da infrao, qual for cominada a pena mais grave; (grifo nosso)

Pois bem. Considerando as imputaes formuladas em face do Recorrente, observa-se facilmente que a punida de forma mais gravosa reside no delito de Lavagem de Capitais, qual seja, aquele previsto na Lei n. 9.613/98. Haja vista sua suposta realizao por meio de organizao criminosa, a pena cominada a esta infrao chega a atingir o patamar de 4
5

(quatro) a 16 (dezesseis) anos e 8 (oito) meses de recluso , constituindo, dentre todos, o crime punido de forma mais grave. Assim, e por fora de lei, temos, por bvio, que o foro competente para a apreciao e julgamento do presente feito , sem dvida, o Juzo da Seo Judiciria da Justia Federal no Estado do Rio Grande do Norte, j que o dinheiro teria sido Lavado, em tese, na cidade de Natal/RN. Diferente do que faz crer o douto Juzo, a previso contida em nosso Cdigo de Processo Penal precisa ser observada, sendo irrelevantes as razes apontadas pelo mesmo quando do declnio da competncia.

DO PEDIDO

Diante do exposto, a presente para requerer a esta Egrgia Turma seja conhecido e provido o presente Recurso, dando como competente o Juzo Federal Criminal da Seo Judiciria do Estado do Rio Grande do Norte. Rio de Janeiro, 11 de outubro de 2011.

UBIRATAN T. GUEDES OAB/RJ 23.674

CAROLINE F. DA SILVA OAB/RJ 175.170-E

RODRIGO D. DO NASCIMENTO OAB/RN 4476

Вам также может понравиться