Вы находитесь на странице: 1из 32

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________

REAS DE VIVNCIA NA INDSTRIA DA CONSTRUO

Autor DEOGLEDES MONTICUCO, profissional com mais de 50 anos de atuao na Indstria da Construo, Automobilstica, Colonizao, Comrcio, Educao e Consultoria, nas reas de Engenharia Civil, Engenharia de Segurana do Trabalho, Gerncia de Riscos, Meio Ambiente, Administrao, Pesquisa e Docente. Autor de livros, artigos tcnicos, recursos audiovisuais e projetos de protees coletivas. Coordenador Nacional da alterao da NR18, no sistema tripartite, em 1994 e 1995. Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurana do Trabalho.

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________

Agradecimento Eng Maria Aparecida Pantarolli, coordenadora de SSO Segurana e Sade Ocupacional da Racional Engenharia pelo apoio e incentivo a esta publicao.

Dedicatria Dedico esta publicao Racional Engenharia, pois no se limita ao cumprimento mnimo legal e sim procura ter uma atuao contnua de aprimoramento das condies das reas de Vivncia a cada novo canteiro de obra. Sem dvida, trata-se de referncia de empresa na indstria da construo, a qual permite pesquisas e constantes avanos na Engenharia de Segurana do Trabalho.

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________

SUMRIO
Objetivos Instalaes mveis Instalaes sanitrias compreendem: Lavatrios Vasos Sanitrios Mictrios Chuveiros Vestirio Local de Refeio rea de lazer Reservatrios de gua Bebedouros Ambulatrio Sala de treinamento Especificaes Placas recomendadas Concluso

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________

1. Objetivos
Evidenciar exemplos de reas de Vivncia na Indstria da Construo, com aprimoramento contnuo, onde os colaboradores sentem-se bem e consequentemente torna-se um dos fatores de aumento da produtividade. Ter respeito com os colaboradores da prpria empresa e das empresas terceirizadas. Fornecer subsdios s empresas e aos profissionais sobre reas Vivncia na Indstria da Construo.

2. Instalaes mveis
Instalaes mveis, inclusive contineres, sero aceitas em reas de vivncia de canteiro de obras e frentes de trabalho, desde que, cada mdulo: - Possua rea de ventilao natural, efetiva, de no mnimo 15% (quinze por cento) da rea do piso, composta por, no mnimo, duas aberturas adequadamente dispostas para permitir eficaz ventilao interna; - Garanta condies de conforto trmico; - Possua p direito mnimo de 2,40m (dois metros e quarenta centmetros); - Garanta os demais requisitos mnimos de conforto e higiene estabelecidos na NR 18; - Possua proteo contra riscos de choque eltrico por contatos indiretos, alm do aterramento eltrico. Tratando-se de adaptaes de contineres, originalmente utilizados no transporte ou acondicionamento de cargas, dever ser mantido no canteiro de obras, disposio da fiscalizao do trabalho e do sindicato profissional, laudo tcnico elaborado por profissional legalmente habilitado, relativo ausncia de riscos qumicos, biolgicos e fsicos (especificamente para radiaes) com a identificao da empresa responsvel pela adaptao; Os contineres devem ser instalados em locais planos, nivelados e calados com pranchas adequadas em pelo menos 6 (seis) pontos de apoio; Os acessos aos contineres devem estar limpos e desimpedidos; No colocar materiais, caixa dgua, cargas e/ou mquinas sobre os contineres; No utilizar cordas para iamento e sim cintas de polister ou cabos de ao; No efetuar furos nas chapas, principalmente na cobertura; Evitar acumulo de gua e/ou lquidos sob os contineres.

3. Instalaes sanitrias compreendem:


Lavatrios Coletivos e/ou Individuais. Gabinetes de Vasos Sanitrios. Mictrios Coletivos e/ou Individuais. Gabinetes de Chuveiros.

Entende-se como instalao sanitria o local destinado ao asseio corporal e/ou ao atendimento das necessidades fisiolgicas de excreo; proibida a utilizao das instalaes sanitrias para outros fins que no aqueles previstos na NR 18; Manter em perfeito estado de conservao e higiene; Portas de acesso que impeam o devassamento e ser construdas de modo a manter o resguardo conveniente; Paredes de material resistente e lavvel, podendo ser de madeira; Pisos impermeveis, lavveis e de acabamento antiderrapante; No se ligar diretamente com os locais destinados s refeies; Ser independente para homens e mulheres, quando necessrio; Ventilao e iluminao adequadas; Instalaes eltricas adequadamente protegidas; P direito mnimo de 2,50 m (dois metros e cinquenta centmetros), ou respeitando-se o que determina o Cdigo de Obras do Municpio da obra;

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________
Estar situadas em locais de fcil e seguro acesso, no sendo permitido um deslocamento superior a 150 m (cento e cinquenta metros) do posto de trabalho aos gabinetes sanitrios, mictrios e lavatrios; A instalao sanitria deve ser constituda de lavatrio, vaso sanitrio e mictrio, na proporo de 1 (um) conjunto para cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores ou frao, bem como de chuveiro, na proporo de 1 (uma) unidade para cada grupo de 10 (dez) trabalhadores ou frao.

3.1. 3.1.1.

Lavatrio Coletivo e/o Individual. 1 (uma) unidade para cada grupo de 20 trabalhadores ou frao, sendo que a unidade do coletivo deve ter comprimento de 0,60 m e o individual ser espaados a cada 0,40 m. Caractersticas:

3.1.1.1.

Ser individual ou coletivo (tipo calha); Possuir torneiras de gavetas; Ficar a uma altura de 0,90 m (noventa centmetros); Ser ligado diretamente rede de esgoto, quando houver; Revestimento interno de material liso, impermevel e lavvel; Espaamento mnimo entre as torneiras de 0,60 m (sessenta centmetros), quando coletivos; Espelho de 0,45 X 0,60 m, localizado a 1,20 m do piso e para cada torneira do lavatrio; Iluminao mnima de 25 w/m; A rede eltrica deve ser protegida pr eletrodutos; rea de ventilao de, no mnimo, 1/10 (um dcimo) da rea do piso; Interruptor prximo porta; Manter o local sempre limpo; Cesto redondo de 20 litros, cor marrom e com tampa basculante em cada extremidade do lavatrio coletivo e 1 (um) para cada lavatrio individual; Suporte e papel toalha em cada extremidade do lavatrio coletivo e 1 (um) para cada lavatrio individual; 1 (um) suporte com sabonete lquido (desengraxante e dosador) em cada extremidade do lavatrio coletivo e1 (um) para cada lavatrio individual.

3.1.2.

Croquis do lavatrio coletivo tipo calha

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ LAVATRIO COLETIVO TIPO CALHA


0, 45

0,60

0,50

2 A 4

5 d d d

0,90

PISO

Legenda: 1 2 3 4 5 Torneira tipo gaveta. Suporte e sabonete lquido em cada extremidade Espelho 0,45 X 0,60 m. Orifcio para lquidos servidos. Lavatrio coletivo tipo calha.

Ter inclinao de 3% do lado A para o lado B. d = 0,60 m para cada grupo de 20 trabalhadores ou frao Cesto redondo de 20 litros, cor marrom, com tampa basculate, em cada extremidade. Suporte e papel toalha em cada extremidade. Material: Chapa galvanizada de 0,7 mm ou 1/32. Unidade: m
CROQUIS N 01

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ 3.1.3. 3.1.4. Lavatrio Feminino


Programar e construir lavatrio feminino, cujo dimensionamento deve ser em funo do efetivo previsto para a obra, na proporo de 1 uma) unidade para cada grupo de 20 trabalhadoras ou frao, sendo que a unidade do coletivo deve ter comprimento de 0,60 m e o individual ser espaados a cada 0,40 m. visando atender as necessidades das mulheres que iro trabalhar na limpeza, cozinha etc.

3.2. 3.2.1. 3.2.2.


Gabinete de Vaso Sanitrio 1 (uma) unidade para cada grupo de 20 trabalhadores ou frao, possuir porta e rea mnima de 1,12 m. Caractersticas:

Ser provido de porta, 0,60 X 1,75 m, com trinco interno e borda inferior de 0,15 m (quinze centmetros) livre do piso; Ter divisrias com altura de 1,75 m (um metro e setenta e cinco centmetros) e borda inferior de 0,15 m (quinze centmetros) livre do piso; rea livre do piso igual a 1,12 m, possuindo 1,40 m de profundidade X 0,80 m de largura; O vaso sanitrio deve atender: - bacia sifonada e com tampa de assento; - caixa de descarga ou vlvula automtica; - ser ligado rede geral de esgoto ou a fossa sptica, com interposio de sifes hidrulicos. Possuir ventilao e iluminao adequadas; Possuir suporte e papel higinico tipo rolo; Cesto redondo de 20 litros, cor marrom e com tampa basculante; Ser instalado em local independente, dotado de antecmara; Possuir 2 (dois) ganchos para pendurar roupas (capa de chuva, jaqueta, capacete etc.), preferencialmente atrs da porta; Interruptor prximo entrada da rea dos gabinetes sanitrios ou prximo e internamente porta do gabinete sanitrio; Iluminao mnima de 25 w/m; Rede eltrica protegida por eletrodutos; Paredes internas revestidas de material liso, resistente, impermevel e lavvel at altura mnima de 1,50 m.

3.2.3.

Gabinete Sanitrio Feminino

Programar e construir gabinete sanitrio feminino, cujo dimensionamento deve ser em funo do efetivo previsto para a obra, na proporo de 1 (uma) unidade para cada grupo de 20 trabalhadoras ou frao, rea do piso de 1,12 m, possuindo 1,40 de profundidade X 0,80 m de largura, visando atender as necessidades das mulheres que iro trabalhar na limpeza, cozinha etc.

3.2.4.

Croquis de gabinete de vaso sanitrio

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ GABINETE DE VASO SANITRIO


Planta 2 1 3 4 X 1,90 Corte AA

A 0,60 X 1,75

0,15 Piso 0,60 0,80

Tipo bacia sifonada - X = 1,40 m.

Legenda: 11 22 33 44 Suporte e papel higinico tipo rolo. Cesto redondo de 20 litros, cor marrom, com tampa basculate. Bacia sifonada. Porta com trinco e abertura para o interior do box.

2 (dois) ganchos atrs da porta. 2 (duas) placas. rea livre do piso de 1,40 m (profundiade) X 0,80 m (largura). Unidade: m
CROQUIS N 02

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ 3.2.5. Fotos de gabinete sanitrio

FOTO N 01

FOTO N 02

3.3. 3.3.1.

Mictrio coletivo e individual. 1 (uma) unidade para cada grupo de 20 trabalhadores ou frao, sendo que o coletivo deve ter comprimento de 0,60 m e o individual ser espaados a cada 0,40 m.

3.3.2.

Caractersticas:

Ser individual ou coletivo tipo calha galvanizada; Revestimento interno de material liso, impermevel e lavvel; Ser providos de descarga provocada ou automtica; Ficar em uma altura mxima de 0,50m (cinquenta centmetros) do piso; Ser ligado diretamente rede de esgoto ou a fossa sptica, com interposio de sifes hidrulicos; Estar prximo da rea dos sanitrios; Iluminao mnima de 25 w/m; Manter o local sempre limpo. Usar desinfetante Lysol, colocar naftalina e tela URINOL ou tela CHEIRO BOM ou equivalente; Manter corrente mnima de gua; Interruptor prximo porta; A rede eltrica deve ser protegida pr eletrodutos isolados e aterrados;

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________
Quando instalado prximo entrada construir ante-cmera (anteparo) internamente ou externamente; Paredes internas devem ser revestidas de material liso, resistente, impermevel e lavvel at altura mnima de 1,50 m; Possuir 1 (um) suporte e papel higinico tipo rolo em cada extremidade do mictrio coletivo e 1 (um) ao lado de cada mictrio individual; Possuir 1 (um) cesto redondo de 20 litros, cor marrom, com tampa tipo basculante, em cada extremidade do mictrio coletivo e 1 (um) ao lado de cada mictrio individual.

3.3.2.1.

Croquis do mictrio coletivo

10

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ MICTRIO COLETIVO TIPO CALHA


1

2 2 3

4 A B

d 0,50

PISO

Legenda: 1 2 3 4 Registro. Canalizao de gua. Canalizao furada, para pingar gua constantemente. Orifcio para lquidos servidos.

Ter 3% de inclinao de A para B, para facilitar escoamento dos lquidos servidos. d= 0,60 m para cada grupo de 20 trabalhadores ou frao Cesto redondo de 20 litros, cor marrom, com tampa basculate, em cada extremidade. Suporte e papel higinico tipo rolo em cada extremidade do mictrio coletivo.

Material: Chapa galvanizada de 0,7 mm ou 1/32. Unidade: m


CROQUIS N 03

11

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________

3.3.2.2.

Fotos de mictrios coletivo e individual.

FOTO N 03 Mictrio coletivo

FOTO N 04 Mictrio individual

12

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ 3.4. Mictrio e lavatrio em obras verticais.

CROQUIS N 04

FOTO N 05 Entrada para o lavatrio e mictrio de obra vertical.

13

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ 3.5. 3.5.1. Gabinete de Chuveiro

1 (uma) unidade para cada grupo de 10 trabalhadores ou frao, rea mnima e livre do piso de 0,90 m.

3.5.2.

Caractersticas:
Gabinete de chuveiro deve ser revestido internamente de azulejo de 3 categoria ou outro material impermevel; Possuir divisrias em cada gabinete de chuveiro, medindo 1,00 m de largura X 1,75 m de altura, a 0,15 m livre do piso; rea livre do piso de 1,00 m (profundidade) X 0,90 m (largura), que corresponde a 0,90 m; Possuir porta de 0,60 m (largura) X 1,35 m (altura) e a 0,15 m livre do piso; Altura do chuveiro deve estar a 2,10m (dois metros e dez centmetros) do piso; Os pisos dos locais onde forem instalados os chuveiros devem ter rebaixo de 0,05 m e caimento para escoar a gua em direo parede e a seguir uma caneleta de 0,05 m de profundidade e 0,05 m de largura para a rede de esgoto, bem como serem providos de estrados de borracha; Os chuveiros devem ser de metal ou plstico, individual ou coletivo, dispondo de gua quente; Ter suporte para sabonete para cada gabinete de chuveiro; Possuir 2 (dois) ganchos, sendo um para roupas limpas e toalha e o outro para roupas sujas; Os chuveiros eltricos devem ser aterrados adequadamente; 1 (um) disjuntor para cada chuveiro, com identificao do chuveiro correspondente; Possuir evidncia do dimensionamento da carga total dos chuveiros, antes de us-los, por profissional legalmente habilitado; Possuir evidncia do Laudo de Aterramento eltrico dos chuveiros; Manter o local sempre limpo; rea de ventilao de, no mnimo, 1/10 (um dcimo) da rea do piso; rea de iluminao natural de, no mnimo, 1/8 (um oitavo) da rea o piso.

3.5.3.

Croquis de gabinete de chuveiro.

14

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ GABINETE DE CHUVEIRO A


1

3 2

A Corte AA

2 2,10 3 0,05 Piso Piso 1, 00 m Legenda: 1 2 3 4 Chuveiro para cada grupo de 10 trabalhadores ou frao. Revestido internamente de azulejos de 3 ou outro material impermevel. Registo tipo gaveta. Saboneteira. 4 Piso de 1,00 m (profundidade) X 0,90 m (largura). 1,20 1,30

Piso de 1,00 m X 0,90 m (largura), rebaixado de 0,05 m e com estrado de borracha. Canaleta para escoar gua servida. Divisrias de 1,75 m a 0,15 m livre do piso. Porta com trinco de 0,60 m de largura X 1,35 m de altura a 0,15 m livre do piso. 2 (dois) ganchos para pendurar roupas e toalha. Unidade: m

CROQUIS N 05

15

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ 3.5.4. Gabinete de Chuveiro Feminino.

Programar e construir 1 (uma) unidade de gabinete de chuveiro feminino, para cada grupo de 10 trabalhadoras ou frao, rea mnima e livre do piso de 0,90 m, cujo dimensionamento deve ser em funo do efetivo previsto para a obra, visando atender as necessidades das mulheres que iro trabalhar na limpeza, cozinha etc..

3.5.5.

Fotos de gabinetes de chuveiros.

FOTO N 06 Gabinete de Chuveiro com divisrias e sem porta 1 Etapa da implantao.

FOTO N 07 Gabinete de Chuveiro com divisrias e com porta 2 Etapa da implantao.

FOTO N 08 Dois ganchos e registro tipo gaveta. Recomenda-se que as divisrias e paredes sejam de azulejos de 3 categoria ou outro material impermevel, para evitar aparncias de sujeiras e limbos, consequentemente facilitar a manuteno.

16

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ 3.6. Vestirio.

3.4.5.1. rea mnima:


Para o VESTIRIO: at 100 funcionrios.................... 0,50 m/funcionrio de 101 at 500 funcionrios........ 0,45 m/funcionrio acima de 500 funcionrios ........ 0,35 m/funcionrio Para os Toalheiros ou Varais............................ 20% da rea do VESTIRIO

3.4.5.2. Em relao a:
Todo canteiro de obra deve possuir vestirio para troca de roupa dos trabalhadores; A localizao do vestirio deve ser prxima aos alojamentos e/ou a entrada da obra, sem ligao direta com o local destinado s refeies; Paredes de alvenaria, madeira ou material equivalente; Pisos de concreto, cimentado, madeira ou material equivalente; Cobertura que proteja contra as intempries; Armrios individuais dotados de fechadura ou dispositivo com cadeado, sendo: 1,20 m (um metro e vinte centmetros) de altura por 0,30 m (trinta centmetros) de largura e 0,40m (quarenta centmetros) de profundidade, com separao ou prateleira, de modo que um compartimento, com altura de 0,80 m (oitenta centmetros), se destine a abrigar a roupa de uso comum e outro compartimento, com altura de 0,40 m (quarenta centmetros), a guardar a roupa de trabalho ou, 0,80 m (oitenta centmetros) de altura por 0,50 m (cinquenta centmetros) de largura e 0,40m (quarenta centmetros) de profundidade com diviso no sentido vertical, de forma que os compartimentos, com largura de 0,25m (vinte e cinco centmetros), estabeleam, rigorosamente, o isolamento das roupas de uso comum e de trabalho; Os armrios devem ter em cada porta o nome da empresa ou contratada; P direito mnimo de 2,50 m (dois metros e cinquenta centmetros), ou respeitando-se o que determina o Cdigo de Obras do Municpio da obra; Ser mantido em perfeito estado de conservao higiene e limpeza; Possuir bancos em nmero suficiente para atender aos usurios, na proporo 1 (uma) rea de assento com 0,60 de comprimento e 0,30 de largura para cada grupo de 5 (cinco) trabalhadores; Iluminao mnima de 150 w /6 m; Rede eltrica protegida pr eletrodutos; Interruptor prximo porta; Colocar na entrada do vestirio um quadro de avisos indicado os horrios de funcionamento; Adjacente ao vestirio deve ficar a instalao sanitria.

3.4.5.3.

Vestirio Feminino.

Programar e construir vestirio feminino, com rea mnima de 5,00 X 6,00 m = 30 m, cujo dimensionamento deve ser em funo do efetivo previsto para a obra, visando atender as necessidades das mulheres que iro trabalhar na limpeza, cozinha etc.

17

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ 3.4.5.4. Croquis do armrio de ao.

ARMRIO DE AO

1,98 m

0,42 m

Piso

0 64 m No alojado deve possuir 1 porta. Alojado deve possuir 2 portas. Unidade: m


CROQUIS N 06

18

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________

3.4.5.5.

Foto de armrios no vestirio.

FOTO N 09 Armrios de ao.

3.4.5.6.

Croquis do banco

19

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________

0,30 m

0,07 m
BANCO

O,46 m

X = 0,60 m (comprimento) para cada trabalhador

CROQUIS N 07

3.4.5.7.

Modelo de Armrio para Guardar Botinas de Borracha.

20

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________
FOTO N 10

3.4.5.8.

Modelo de Toalheiro ou Varais.

FOTO N 11 Toalheiros ou varais.

Possuir duas linhas de varais, sendo uma a 1,80m e a outra a 1,10 m em relao ao piso; Possuir dois ventiladores grandes em cada extremidade da rea dos varais, para facilitar a secagem das roupas.

3.4.5.9.

Espelho para o vestirio.

1 (um) para cada grupo de 100 trabalhadores. Medida: 1,80 m (altura) X 1,00 m (largura).

3.5. Local de Refeio.


3.5.1. rea mnima: Local de refeies para uso geral (clculo para trs turnos de refeies), sendo 0,30 m por funcionrio, sendo mnimo de 50 m; Copa (onde serve as refeies), sendo 15 % da rea do local de refeies;

3.5.2. Caractersticas Nos canteiros de obra obrigatria a existncia de local adequado para refeies; Paredes que permitam o isolamento durante as refeies; Piso de concreto, cimentado ou de outro material lavvel; Cobertura que proteja das intempries; Capacidade para garantir o atendimento de todos os trabalhadores no horrio de refeies; Ventilao e iluminao natural e/ou artificial; Lavatrio instalado em suas proximidades ou no seu interior; Os tampos das mesas devem ser revestidos de frmica branca; Assentos em nmero suficiente para atender aos usurios; Extintores em nmero suficiente;

21

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________
No estar situado em subsolos ou pores das edificaes; No ter comunicao direta com as instalaes sanitrias; P direito mnimo de 2,80 m (dois metros e oitenta centmetros), ou respeitando-se o que determina o Cdigo de Obras do Municpio da Obra; Independentemente do nmero de trabalhadores e da existncia ou no de cozinha, em todo canteiro de obra deve haver local exclusivo para o aquecimento de refeies, dotado de equipamento adequado e seguro para o aquecimento; Banho-maria com disjuntor especfico, balco e uma pessoa responsvel; proibido preparar, aquecer e tomar refeies fora do local de refeies; obrigatrio o fornecimento de gua potvel, filtrada e fresca, para os trabalhadores, pr meio de bebedouro de jato inclinado ou outro dispositivo equivalente, sendo proibido o uso de copos coletivos; Bebedouro de jato inclinado com filtro de carvo ativado ou equipamento similar que garanta as mesmas condies, por exemplo, garrafo de gua mineral ou potvel com copos descartveis localizado em seu interior; Balco para fornecimento de refeies; Recipientes com tampa tipo basculantes para recolhimento de lixo, detritos e resduos; Telas tipo mosqueteiro nas aberturas das janelas para prevenir a entrada de insetos; Revestimento interno de material liso, resistente, impermevel e lavvel at altura mnima de 1,50 m; Iluminao mnima de 25 w/m; Colocar na entrada um quadro de avisos, indicando horrios das refeies; Tomadas eltricas nas paredes e interruptores prximos s portas; Placas ou cartazes de preveno de acidentes e de proibio de fumar; A rede eltrica deve ser protegida pr eletrodutos isolados e aterrados; Ventiladores de teto quando necessrio; Possuir lavatrio individual ou coletivo tipo calha na proporo de 1 (uma) unidade para um grupo de 20 trabalhadores ou frao, podendo ser instalado no interior ou na parte externa em um alpendre; Deve ter espelho de 0,45 X 0,60 m, localizado a 1,20 m do piso e para cada torneira do lavatrio. O lavatrio deve possuir saboneteira, com sabonete tipo pedra ou lquido. Papel toalha e espelho de 0,40 X 0,50 m localizado a 1,30 m do piso; rea de ventilao de no mnimo 1/10 da rea do piso; Manter o local de refeies sempre limpo; Os restos de comida coletados devem ser depositados em recipiente mantidos fechados, sendo removidos diariamente para um local previamente estabelecido, de onde sero transportados para fora do canteiro ou enterrados; Instalar no interior ou no exterior do local de refeies ganchos em nmero suficiente aos usurios para colocarem capacetes.

3.5.3. Fotos do local de refeio.

FOTO N12 Lavatrios e bebedouros na entrada do local de refeies.

22

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________

FOTO N 13 Colaboradores lavando as mos antes de entrar no local de refeies.

FOTO N 14 Cabideiros para colocar capacetes na entrada do local de refeies.

FOTO N 15 Mesa com tampo e bancos de frmica branca. Ventiladores de teto.

23

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________

FOTO N 16 Local de fornecimento de alimentos.

FOTO N 17 Colaboradores almoando, inclusive de empresas terceirizadas.

3.6.5. Nutricionista.
Nutricionista presente nos horrios das refeies. Deve acompanhar e emitir cardpio de refeies semanalmente, inclusive refeies de dieta, responsabilizando-se pela qualidade dos alimentos de modo a atender o valor nutricional e calrico. Realizar treinamentos peridicos com os colaboradores para esclarecimentos sobre a importncia do balanceamento das refeies. 1.................................dia por semana para at 20 trabalhadores. 2.................................dias por semana de 21 at 90 trabalhadores 3.................................dias por semana de 91 at 200 trabalhadores 4.................................dias por semana de 201 at 500 trabalhadores 5.................................dias por semana acima de 500 trabalhadores.

3.7

rea de lazer. 24

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________
importante a existncia de um local exclusivo para rea de lazer, evitando que funcionrios fiquem descansando em locais no apropriados aps as refeies, inclusive nas caladas; rea de lazer contendo: isolamento com tela tapume, porto com cadeado, mesas para jogos de domins, snooker e pebolim; Designar um funcionrio para controlar essa rea de lazer; Colocar na entrada um quadro de avisos indicando os horrios de funcionamento, com os respectivos dias da semana; Interruptor em locais de fcil acesso e tomadas identificadas a cada 10 m; Iluminao mnima de 150 w/6,00 m, e rea de ventilao de no mnimo, 1/10 da rea do piso; Rede eltrica protegida por eletrodutos; Ventiladores no teto, se necessrio; Bebedouro de jato inclinado com filtro de carvo ativado ou equipamento similar que garanta as mesmas condies e localizado prximo da entrada; Cestos de lixo com tampa tipo basculante em seu interior e exterior;

3.7.1. Fotos de reas de lazer.

FOTO N 18

FOTO N 19 Colaboradores na rea de lazer, inclusive de empresas terceirizadas.

FOTO N 20

25

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________

FOTO N 21 Colaboradores na rea de lazer, inclusive de empresas terceirizadas.

FOTO N 22 Colaboradores na rea de lazer, inclusive de empresas terceirizadas.

3.8. Reservatrio de gua.


Alm da rea industrial do canteiro de obras, deve-se programar reservatrio de gua para as instaes sanitrias e local de refeies; Escada tipo marinheiro para o acesso do reservatrio superior e disponibilizar cabo-guia e trava-quedas; Um reservatrio geral e um especfico para a cozinha; Realizar a cada seis meses manuteno preventiva, limpeza e higienizao do reservatrio, bem como limpeza do filtro e da bomba, e substituies quando necessrio, com evidncia de relatrio; Realizar, periodicamente, anlise de potabilidade da gua;

FOTO N 23

3.9. Bebedouros.
Fornecer gua potvel, filtrada e fresca para os colaboradores por meio de bebedouros de jato inclinado ou equipamento similar que garanta as mesmas condies, na proporo de 01 (um) para cada grupo de 25 (vinte e cinco) ou frao; Distribuir em locais que atendam todas as frentes de servio; No deixar bebedouros ou equipamentos similares em reas ensolaradas e/ou empoeiradas; Evitar que o jato dgua atinja a tomada do bebedouro, para tanto recomenda-se posicionar o jato e a tomada em sentidos opostos; Na impossibilidade de se utilizar bebedouros ou equipamentos similares nas frentes de servios recomenda-se utilizar garrafas trmicas de 5 litros e copos descartveis; Programar para cada bebedouro: tomada, canalizao de gua potvel, uma base de 10 cm de altura e rede de gua servida (esgoto).

26

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________ 3.10. Ambulatrio.


3.10.1. Fotos.

FOTO N 24 Local de espera para atendimento.

FOTO N 25 Colaborador sendo atendido.

3.11. Sala de treinamento.


3.11.1. Deve atender: Integrao aos recm-admitidos; Segurana do Trabalho; Sade Ocupacional; Meio Ambiente do Trabalho; Curso de Alfabetizao; Etc.

3.11.2. Caractersticas. P-direito de 2,70m; rea:

27

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________
de 100 a 200 trabalhadores (alojados ou no) 10 x 6m; acima de 200 trabalhadores (alojados ou no) a ser definido pela direo do empreendimento. Bebedouro de jato inclinado com carvo ativado ou equipamento similar que garanta as mesmas condies e localizado no alpendre. Programar para o bebedouro: tomada, canalizao de gua potvel, uma base de 10 cm e canalizao de gua servida (esgoto); Rede eltrica deve ser protegida por eletrodutos, um interruptor prximo a porta e trs tomadas de fora nas paredes da frente e de trs; Iluminao mnima de 200 w/4,00m, com rea de ventilao de, no mnimo, 1/10 da rea do piso e rea de iluminao natural de, no mnimo, 1/8 da rea do piso; Disponibilizar os seguintes recursos: - TV de 40 polegadas; - Data show com microcomputador; - Videocassete; - Flip-charp; - Quadro branco e canetas; - Carteiras de aula; - Cortinas nas janelas para escurecer o ambiente, quando necessrio; - Ar condicionado ou ventiladores de parede; - Sanitrio prximo sala; - Vdeos educativos de segurana e meio ambiente do trabalho; - Vdeo de integrao padro da empresa; - Mapa do Brasil. a) b)

FOTO N 26 Sala de treinamento.

Especificaes. 1. Lavatrio
1.1. Espelho Medidas: 45 X 60 cm.

1.2. Desengraxante e Dosador

Dosador para Multi-Green. Modelo Gojo Dispensador Bleck 1/1200 ml. Kimberley Clark

28

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________
Ou, equivalente
1.3. Suporte de papel toalha Possuir suporte e papel toalha. 1.4. Torneira Tipo gaveta.

2. Mictrio coletivo.
2.1. Caimento de gua Possuir sistema de caimento de gua permanente. 2.2. Tapete de borracha Na rea do piso colocar tapete de borracha da Borcol ou equivalente. 2.3. Evitar mau cheiro

Usar: Desinfetante Lysol. Colocar: Naftalina, tela urinol ou tela CHEIRO BOM ou similar.

3. Gabinete de Chuveiro.
3.1. Registro
Tipo gaveta.

4. Gabinete sanitrio e mictrio.


4.1. Suporte para papel higinico Tipo rolo. 4.2. Papel higinico Tipo rolo.

5. Gabinete sanitrio, chuveiro e suporte para capacete.


5.1. Gancho

Cabide Grande Zamac. Referncia 6398/3 Caixa contm 20 Peas.

5.2. Parafuso

Parafuso para madeira, cabea chata. Dimenses: 3,2 x 20 mm Dimetro do furo: 2,5 mm Material: ao Caixa: 20 Peas Referncia: MDC 07 da Fischer ou equivalente.

6. Lavatrio, gabinete sanitrio e mictrio.

29

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________
6.1. Cesto para coleta de papis usados.

Cesto de 20 litros, redondo, cor marrom, com tampa tipo basculante e localizado em cada extremidade do lavatrio coletivo e do mictrio coletivo, 1(um) no lavatrio individual e mictrio individual e1(um) no gabinete sanitrio, para coleta dos papis usados.

7. Gabinete de Chuveiro e Mictrio.


7.1. Especificao tcnica do estrado de borracha.

Estrado de borracha, modelo multiuso, dimenses 1100 X 900 X 21 mm, cor amarela ou preta, com furao de 15 mm. Referncia: Borcol ou equivalente.

8. Lavatrio coletivo e Mictrio coletivo.


8.1. Especificao da chapa galvanizada Chapa galvanizada de 0,7 mm ou 1/32.

9. Bebedouros.
9.1. Pequeno porte (capacidade de 2,5 litros).

Bebedouro eltrico de piso em ao inox com jato inclinado, capacidade de 2,5 litros; Filtro com bojo de 25 cm de carvo ativado classe III, para reteno de partculas e reduo de cloro livre. Nota: Recomenda-se instalar nas frentes de servio com efetivo pequeno, no mximo de 25 funcionrios.
9.2. Grande porte (Capacidade de 200 litros) 3 jatos inclinados e 1 torneira.

Capacidade de 200 litros no reservatrio e 300 litros por hora; 01 Torneira Frontal cromada (sendo central); 03 Vlvulas de Jatos inclinados de 13 cm cada, sendo as 03 frontais; Aparador de gua frontal em chapa de ao inox com dreno; Com revestimento externo em chapa eletrosttica fosfatizada na cor branca; Reservatrio de gua (tanque interno) em ao inox 304; Isolamento trmico injetado em poliuretano expandido; Conjunto de filtro com tripla camada de filtragem marca AMF; Serpentina interna em ao inox 304; Gs ecolgico R 143; Motor hermtico; Tenso 220 V; Bebedouro Certificado pelo INMETRO; Dimenses aproximadas do produto: 0,47 X 0,93 X 1,38 m. Nota: Recomenda-se instalar prximo do Refeitrio, Vestirio e frentes de servio com mais de 25 funcionrios.

7.1.1. Vantagens em relao ao bebedouro de pequeno porte:

30

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________

O bebedouro normal possui 2,5 litros de capacidade de armazenamento de gua gelada. Este modelo possui 200 litros de reservatrio de gua gelada, consequentemente pode atender maior nmero de usurio sem que a gua fique quente; O bebedouro normal possui 1 (um) jato de gua. Este modelo possui 3 (trs) jatos de gua e 1 (uma) torneira; A durabilidade do modelo especificado acima bem superior ao bebedouro normal.

10. Limpeza de continer em reas de chuveiros.


Preparar soluo: 1 (um) litro de solupan mais 20 litros de gua. Usar: Vassoura, Bombril ou equivalente e quando necessrio palha de ao. Importante: O Trabalhador deve usar uniforme com mangas compridas, avental impermevel, mscara, culos e luvas de ltex.

11. Tanque com torneira.


Programar a construo de 01 (um) tanque com torneira tipo gaveta, revestido de material impermevel, 80 X 80 cm de base, para lavagens de botas de borrachas, ferramentas, latas etc., prximo ao vestirio.

12. Placas recomendadas.

Gabinete Sanitrio. JOGUE O LIXO NA LIXEIRA. D DESCARGA APS USAR.

rea do Mictrio. A MAIOR INCIDNCIA DE CNCER NO HOMEM NO PNIS, POR FALTA DE LIMPEZA.

rea dos Chuveiros. ESTE BANHEIRO SEU, AJUDE A MANT-LO LIMPO.

Entrada do Local de Refeies. LAVE AS MOS ANTES DAS REFEIES.

Interior do Local de Refeies. NO DEIXE DETRITOS DE COMIDA EM CIMA DA MESA. UM BOM DIA UM DIA SEM ACIDENTE. HOJE, AMANH E SEMPRE TRABALHE COM SEGURANA.

rea do Vestirio ROUPAS E TOALHAS FORA DO ARMRIO SERO COLOCADAS NO LIXO. MANTENHA O VESTIRIO SEMPRE LIMPO.

31

Coleo MONTICUCO Fascculo N 01 Engenharia de Segurana e Meio Ambiente do Trabalho

___________________________________________________________________________
Entrada da rea de Lazer. MANTENHA A ORDEM E LIMPEZA. NO FAA BARULHO. AO TERMINO DE CADA JOGO IMPORTANTE A PARTICIPAO DE OUTROS COLEGAS. HORRIO DE FUNCIONAMENTO: 11:00 S 13:00 HORAS.

Interior do Ambulatrio e sala de treinamento. FAA SILNCIO.

13. Concluso
Agradeo a DEUS pela oportunidade em adquirir conhecimentos e feliz de compartilhar com outras pessoas.

So Pulo, julho de 2013. Deogledes Monticuco Deogledes.monticuco@gmail.com

PERMITIDA A DIVULGAO, REPRODUO TOTAL E PARCIAL DESDE QUE MENCIONADA ESTA PUBLICAO.

32

Вам также может понравиться