Вы находитесь на странице: 1из 2

Curso de Engenharia Ambiental Anlises de Laboratrio e Tcnicas de Amostragem Prof. Esp.

Paulo Henrique Lopes Alves

Estudo dirigido II 2. Bimestre Valor 4 pts

1) Explique, com riqueza de detalhes, o que dureza e quais os principais sais presentes em guas duras.

2) Qual a diferena entre dureza temporria e dureza permanente? Explique.

3) Cite e explique os inconvenientes causados pela dureza das guas.

4) Acerca do tratamento de dureza em guas, responda com suas palavras: a) Como funciona o tratamento atravs dos zelitos? b) Explique como feita sua reutilizao.

5) Explique com suas palavras, como o descarte sem tratamento de resduos pode influenciar em poluio em guas, ar e solos.

6) Cite e evidencie de quem a responsabilidade gerencial dos resduos gerados pelos diversos setores da sociedade no atual contexto globalizado. Voc concorda com as definies? Por qu?

7) Explique com riqueza de detalhes e, segundo seus conhecimentos, a importncia dos seguintes mecanismos no tocante s anlises de agrotxicos: a) Teor de argila e matria orgnica; b) Densidade/fugacidade; c) Capacidade de campo; d) Capacidade de Troca de Ctions (CTC).

8) O balano de cargas eltricas no solo pode ser negativo, positivo, ou zero. nulo chamado de PCZ, ou ponto de carga zero, e nessas condies de PCZ igualdade no nmero de cargas eltricas negativas e positivas, por isso flocula-se no seu mximo. Ao contrrio, quando o PCZ distante de zero torna-se dispersa.

Quando existe a a argila a argila

Baseado na assertiva acima, correlacione a percolao de agrotxicos com o PCZ.

9) Explique, como se recomenda a coleta e amostragem de solos para anlises de agrotxicos e d exemplos de um agrotxico para esta coleta e sua devida metodologia de anlise.

10) Explique com suas palavras a importncia dos estudos de controle de qualidade das guas em relao presena de metais pesados. D exemplos de dois deles e suas tolerncias para potabilidade (Portaria 1469/MS).

11) Qual a metodologia preconizada para anlises de laboratrio de presena de metais pesados? Explique sucintamente e de acordo com suas palavras como funciona o mtodo.

Explique como a remoo de metais pesados em guas e diferencie as 12) metodologias empregadas.

13) Cite as principais metodologias de preservao de amostras de gua e evidencie o porqu da existncia desta preocupao em anlises de laboratrio.

A figura ao lado 14) mostra a maneira ideal da coleta de gua para aferio de parmetros de deteco laboratorial. Nota-se que a amostragem da direita tem uma diferena em relao ao fluxo da gua, para anlises de Oxignio Dissolvido. Por qu?

Observaes: o Responder em folhas anexas. o Caso for entregar manuscrito, grampear ou colocar clip para anexo. o Preferncia para entrega em papel sulfite e caneta. o Caso entregue em folha de caderno, no se esquecer de remover as espirais. o Cpias entre si tero a nota anulada. o Cpias (CTRL + C, CTRL + V) sero monitoradas e corrigidas de acordo. o No mais, bons estudos!

Вам также может понравиться