Вы находитесь на странице: 1из 3

A ritalina e os riscos de um 'genocdio do futuro': Para uns, ela uma droga perversa. Para outros, a 'tbua de salvao'.

. Trata-se da ritalina, o metilfenidato, da famlia das anfetaminas, prescrita para adultos e crianas portadores de transtorno de deficit de ateno e hiperatividade (TDAH). Teria o objetivo de melhorar a concentrao, diminuir o cansao e acumular mais informao em menos tempo. Ocorre que essa droga pode trazer dependncia qumica, pois tem o mesmo mecanismo de ao da cocana, sendo classificada pela Drug Enforcement Administration como um narctico. No caso de consumo pela criana, que tem seu organismo ainda em fase de formao, a ritalina vem sendo indicada de maneira indiscriminada, sem o devido rigor no diagnstico. Tanto que, no momento, o pas se desponta na segunda posio mundial de consumo da droga, figurando apenas atrs dos Estados Unidos. Como acontece com boa parte dos medicamentos da famlia das anfetaminas, a ritalina 'chafurda' a ilegalidade, com jovens procurando a euforia qumica e o emagrecimento sem dispor de receita mdica. Fala-se muito que, se no fizer o tratamento com a ritalina, o paciente se tornar um delinquente. "Mas nenhum dado permite dizer isso. Ento no tem comprovao de que funciona. Ao contrrio: no funciona", critica a pediatra Maria Aparecida Affonso Moyss, professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Cincias Mdicas (FCM) da Unicamp. A gente corre o risco de fazer um genocdio do futuro. Mais vale a orientao familiar, encoraja a pediatra, que concedeu entrevista, a seguir, ao Portal Unicamp. "Portal Unicamp Quem est sendo medicado? Cida Moyss So as crianas questionadoras (que no se submetem facilmente s regras) e aquelas que sonham, tm fantasias, utopias e que viajam. Com isso, o que est se abortando? So os questionamentos e as utopias. S vivemos hoje num mundo diferente de 1.000 anos atrs porque muita gente questionou, sonhou e lutou por um mundo diferente e pelas utopias. Quando impedimos isso quimicamente, segundo a frase de um psiquiatra uruguaio, a gente corre o risco de estar fazendo um genocdio do futuro. Estamos dificultando, seno impedindo, a construo de futuros diferentes e mundos diferentes. E isso terrvel". Ler toda entrevista:

A ritalina e os riscos de um 'genocdio do futuro'.

Para colaborar com o tema da entrevista, podemos, tambm, assistir dois documentrios: A Medicalizao da Vida (Nau dos Insensatos): http://youtu.be/JZliK_BW2ks

Psiquiatria: A Indstria da Morte: http://youtu.be/P_as-k1ATm8

Por garantia, caso o link seja invalidado, temos estes de reserva: http://youtu.be/WLdQl21YfrQ ; http://youtu.be/ohds7hh_5dg Primeira parte de 11: http://youtu.be/c1NF7x-yfuc

* Sugesto de um livro organizado pela Universidade do Estado de Minas Gerais, que traz o debate muito interessante sobre o DSM-V: Este livro faz parte do Movimento Internacional STOP-DSM. Este movimento foi criado internacionalmente para debater o Manual diagnstico. Manifestos que questionaram validade das categorias diagnsticas do DSM e seu impulso medicalizante. Esses manifestos visam a apontar para outra prtica diagnstica possvel. Infelizmente o DSM-V foi aprovado em junho de 2013 (se no me engano). Mas, o debate e a busca de alternativas so continuos. Psicopatologia em Debate: controvrsias sobre os DSMs.

Um livro para leitura (imprescindvel) que infelizmente no encontrei na net, mas pode ser buscado em vrias bibliotecas: O Livro Negro da Psicopatologia Contempornea, Org. Alfredo Jerusalinsky. Outros artigos: DSM-5 e o universo psi: diagnsticos medida do mercado? Consideraes crticas acerca da classificao DSM e suas implicaes na diagnstica contempornea. DO DSM-I AO DSM-5: EFEITOS DO DIAGNSTICO PSIQUITRICO ESPECTRO AUTISTA SOBRE PAIS E CRIANAS.

A nica vantagem que um psicanalista tem o direito de tirar de sua posio, sendo-lhe esta reconhecida como tal, a de se lembrar, com Freud, que em sua matria o artista sempre o precede e, portanto, ele no tem que bancar o psiclogo quando o artista lhe desbrava o caminho. (LACAN, Outros Escritos. 2003 p. 200).

Вам также может понравиться