Вы находитесь на странице: 1из 22

Aula 1 Direito Penal

paulosumariva@ig.com.br

26/04/11

Obs: O presidente da banca especializado em crime organizado. Tambm h examinadores especializados em direito ambiental. E Lei de lavagem de capitais. Obs: A maioria das questes referem-se a parte geral do direito penal Princpio da exclusiva proteo de bens jurdicos: um princpio impeditivo, impede que o Estado utilize o direito penal para a proteo de bens ilegtimos, limitando-se a proteo dos bens mais relevantes ao homem. Princpio da interveno mnima: O direito penal s atua quando estritamente necessrio, mantendo-se subsidirio e fragmentrio. Subsidiariedade: atua na interveno em abstrato, na criao da norma. O direito penal s invertem com a ineficincia dos demais ramos do direito. considerado a ultima racio. Fragmentariedade: atua na interveno em concreto, o direito penal s aplicado no caso concreto quando houver intolervel leso ou perigo de leso ao bem jurdico. desta caracterstica que se extrai o princpio da insignificncia. Ou seja, o princpio da insignificncia um desdobramento lgico do princpio da fragmentariedade. Princpio da insignificncia: Originrio do direito Romano, estabelece que o direito penal no deve ser preocupar com bagatelas. A insignificncia atua em duas frentes da tipicidade. Existe a tipicidade formal (a descrio do fato na norma) e a tipicidade material (analisa se houve efetiva ofensa ao bem jurdico). A insignificncia exclui a tipicidade material do crime, logo o fato atpico. Na viso dos tribunais superiores a aplicao do princpio da insignificncia esta condicionado ao preenchimento de quatro requisitos: a) mnimia ofensividade da conduta do agente; b) nenhuma periculosidade social da ao; c) reduzido grau de responsabilidade do comportamento; d) inexpressividade da leso. O STF admite nos crimes funcionais, no admite nos crimes de moeda falsa e contra a f-pblica. H julgados condicionado a aplicao deste primariedade do agente. P: O delegado de polcia pode reconhecer o princpio da insignificncia? R: STJ decidiu recentemente que o delegado de polcia no pode reconhecer a aplicao do princpio da insignificncia. O caso um furto de dois sacos de cimento, avaliados em 45 reais, foi preso e reagiu priso, o delegado fez o flagrante por furto e resistncia, em juzo foi reconhecido a insignificncia do

furto, ento a defesa impetrou HC alegando que se no houve furto tambm no houve resistncia. S que o STJ decidiu que o delegado no pode reconhecer a insignificncia, s o poder judicirio e o MP. (HC 154.949. 5 T. informativo 441) Princpio da insignificncia imprprio: a infrao penal que nasce relevante para o direito penal, uma vez que existe um desvalor da conduta e do resultado, mas, posteriormente, verifica-se que a incidncia de qualquer pena no caso concreto apresenta-se totalmente desnecessria. a soma do princpio da desnecessidade de uma pena conjugado com o princpio da irrelevncia penal do fato. Ex: Roubo de telefone celular, a vtima no teve prejuzo, o ru permaneceu preso cautelarmente durante 2 meses, no final do processo o juiz pode reconhecer que a pena tornou-se desnecessria. Ou seja, a infrao nasceu relevante mas a aplicao da pena se tornou desnecessria. Ex: Perdo judicial; peculato culposo com o ressarcimento do dano antes da sentena irrecorrvel; delao premiada no crime de lavagem de dinheiro. Princpio da materializao ou exteriorizao do fato: O Estado s pode incriminar condutas voluntrias, s pode incriminar fatos, o direito penal do fato. O Direito Penal no pode punir a pessoa pelo que ela , por seus pensamentos e estilo de vida, isso proibido, direito penal do autor. H quem diga que a reincidncia contraria ao princpio da materializao do fato, haja vista que ela esta sendo punida por seu modo de vida. Tal princpio est consagrado no art. 2 do Cdigo Penal.
Art. 2 - Ningum pode ser punido por FATO que lei posterior deixa de considerar crime, cessando em virtude dela a execuo e os efeitos penais da sentena condenatria.

Tal princpio afasta a contraveno penal da vadiagem, uma vez que pune estilo de vida. A mendicncia j foi revogado. Leis Penais: existem as leis penais incriminadoras e as no incriminadoras. a) LP incriminadoras: so as normas que descrevem condutas proibidas, fixando-lhes as sanes. b) LP no incriminadoras: Subdividem-se em duas: b1) LP no incriminadoras permissivas: Leis que determinam a licitude de certas condutas. A conduta tpica, mas lcita. (legitima defesa, estado de necessidade, estrito cumprimento do dever legal, aborto no caso de estupro).

b.2) LP no incriminadoras explicativas: Normas que apresentam conceitos. (ex: conceito de funcionrio pblico, conceito de autoridade na lei de abuso de autoridade). Normas penais em branco: so normas penais incriminadoras que exigem uma complementao normativa, por outras normas de nvel igual ou diverso. Ex: Trfico de drogas; art. 34 da lei dos crimes ambientais, que trata do crime de pesca, pescar em perodo em qual a pesca seja proibida ou em locais interditados, esse perodo e esses locais so definidos por portarias do IBAMA. Prpria, em sentido estrito, heterognea: o complemento normativo no emana do legislador, so fontes diversas. (ex. drogas e pesca). Imprpria, em sentido amplo, homognea: o complemento normativo emana da mesma fonte formal da lei punitiva, o complemento surge do poder legislativo da Unio. H duas espcies: a) - Homovitelina (homologa): o complemento emana da mesma instancia legislativa (mesmo documento) da norma penal incompleta. Ex.: o prprio cdigo penal d o conceito de funcionrio pblico, ou seja, o mesmo documento, a mesma instancia legislativa. b)- Heterovitelina (heterloga): o complemento emana de instancia legislativa diversa (documentos diferentes). Ex.: art. 236 do CP, ocultar impedimento de casamento. Sendo que os impedimentos esto relacionados no CC. Obs: Para Rogrio Greco a norma penal em branco heterognea inconstitucional, j que ferem o princpio da legalidade. Argumenta o referido autor que seu contedo criado e modificado sem que haja uma discusso amadurecida da sociedade a seu respeito, como acontece quando os projetos de lei so submetidos apreciao do Congresso. Evidente que tal posicionamento no pode ser utilizado na prova de delegado. O argumento da constitucionalidade que a lei cria um ncleo essencial da conduta, o complemento no cria condutas, apenas complementa o tipo penal. Norma penal em branco ao revs ou inversa ou invertida neste caso o complemento normativo diz respeito a sano e no ao contedo proibitivo. Ex.: Lei 2.889/55, art. 1 - (Lei do genocdio). Art. 304 do CP, uso de documento falso, utiliza-se a pena da falsificao. Na norma penal em branco ao revs o complemento s pode ser atravs de lei.

H tambm a norma penal em branco que depende um complemento valorativo. o tipo penal aberto. Tipo aberto: depende de comportamento valorativo dado pelo juiz. Ex.: crimes culposos (negligencia, imprudncia e impercia). Ex. Tipos incriminadores com elementos normativos [dependem de valorao do judicial ou social] Art. 154 do CP diz sem justa causa o juiz vai analisar a justa causa no caso concreto. Ex. Art. 299 documento depende de valorao judicial. Ex. Tipos penais culposos, tambm so tipos abertos. O juiz que vai analisar se houve ou no culpa. H um nico crime culposo que no tipo penal aberto, e sim fechado, o caso do crime de receptao culposa. Neste caso o prprio legislador j descreveu os comportamentos tidos como negligentes, o juiz no precisa valorar nada. Princpio da legalidade: Funes do princpio da legalidade: 1) proibir a retroatividade da lei penal. 2) proibir a criao de crimes e penas pelos costumes 3) proibir o emprego de analogia para criar crimes, fundamentar ou agravar penas. 4) proibir incriminaes vagas e indeterminadas. H dois tipos de legalidade, a formal e a material. Para ter legalidade preciso das duas. Legalidade formal: a obedincia aos trmites procedimentais previstos na Constituio Federal para que determinado diploma legal possa fazer parte do nosso ordenamento jurdico. (princpio da mera legalidade) Lei vigente. Legalidade material: a analise da lei sob o seu contedo, analisando-a em relao as garantias fundamentais previstas no ordenamento jurdico. (princpio da estrita legalidade). Lei vlida. Ex.: O regime integral fechado, embora respeita-se a mera legalidade (lei vigente) foi declarado inconstitucional por violao a estrita legalidade, a legalidade material, j que no respeitava os direitos e garantias fundamentais. [lei invlida].

A legalidade material feito por meio do controle de constitucionalidade, tanto difuso quanto concentrado. Vigncia da lei: a legalidade formal. Validade da lei: a legalidade material. Conflito intertemporal das leis: Extra-atividade, retroatividade e ultraatividade. a) Abolitio criminis: Lei posterior deixa de considerar o fato como infrao penal. Causa extintiva da punibilidade. retroativa. Mantm os efeitos extrapenais de eventual condenao. b) Novatio legis in mellius: A nova lei beneficia de alguma forma o infrator. retroativa. c) Novatio legis in pejus: a nova lei agrava a situao do agente. d) Novatio legis incriminadora: Nova lei cria nova figura incriminadora. irretroativa. Ex: Art. 311 do CP. Adulterao de chassi ou qualquer sinal de veculo automotor surgiu em 96, at ai essa conduta era atpica. Princpio da continuidade normativo tpica: Ocorre quando a conduta descrita em uma norma penal migra de uma regra revogada para outra norma penal em atividade. A conduta continua sendo tpica, mas em outra norma penal. Ex: Antiga lei de drogas foi revogada, mas o trfico continua existindo em outra lei. Passou do artigo 12 para o art. 33 da nova lei.
Abolitio criminis Princpio da continuidade normativo-tipica

Supresso formal + supresso material, do contedo Alterao formal, porm com a manuteno do criminoso contedo criminoso A inteno do legislador no mais considerar o fato como crime Ex.: art. Seduo, rapto consensual, adultrio A inteno do legislador manter criminoso o fato, apenas h uma migrao do contedo proibitivo Ex.: art. 214 do CP 213 do CP.

Leis temporrias e excepcionais: Art. 3 do CP. a lei de curta durao. A) Lei temporria/lei temporria em sentido estrito: aquela que tem prefixado no seu texto o tempo de sua vigncia. B) Lei excepcional/lei temporria em sentido amplo: a que atende a transitrias necessidades estatais, tais como, guerras, calamidades, epidemias etc., perdurando por todo o tempo excepcional.

Um fato praticado durante a vigncia da lei temporria ou excepcional, continuar sendo punido, mesmo depois da lei no estar mais em vigor. uma lei ultra-ativa. A importncia do art. 3 reconhecida pela doutrina. Se no houvesse a disposio legal do art. 3 se sancionaria o absurdo de reduzir as leis temporrias e excepcionais a uma espcie de ineficcia preventiva, instalando a impunidade em relao aos fatos praticados durante a sua vigncia (Bettiol). Se no fosse assim (ultra-ativa) elas estariam fadadas ao insucesso. importante, assim, que sua eficcia perdure no tempo. Este art. 3, CP, foi recepcionado pela CF/88? R.: 1) corrente: Zaffaroni e Rogrio Greco entendem que no foi recepcionado, porque a CF no prev qualquer exceo a proibio da ultra-atividade malfica, julga o art. 3 do CP no recepcionado, porm esta corrente minoritria. 2) corrente: Para a maioria da doutrina, no existe ofensa ao princpio da retroao mais benfica. Nestas leis o elemento do tipo o fator tempo, de modo que ao deixar de vigorar no lhe sucede nenhuma lei, mas apenas existe o retorno daquela que regulava a situao anterior. Por serem normas diferentes no incide a regra constitucional [Nucci, LFG, Damsio, etc.] Tempo do crime: Art. 4. Considera-se praticado o crime no momento da ao ou omisso, ainda que outro seja o momento do resultado.(Redao dada pela Lei n 7.209, de 1984) adotada a teoria da atividade. Obs. no momento da ao ou omisso que ser verificada a capacidade do agente Obs. tambm no momento da ao ou omisso que ser analisada as condies da vtima Obs. Tambm no momento da que se verificar qual lei deve reger o caso. No caso de crime permanente ou continuado h uma regra diferente.
STF - SMULA N 711 A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia.

Trata da sucesso de leis penais no crime continuado e habitual. Ao invs de ler a lei penal mais grave, o correto a lei penal mais nova, ainda que mais grave.

Se durante a prtica de um crime permanente ou continuado houver sucesso de leis penais aplica-se a lei mais nova, ainda que mais grave. Exemplo 1: data: 07/04 Traficante mantm droga em depsito Nessa data a pena de 5 a 15 anos. Ele mantm essa droga at o dia 7/5, dia em que ele preso e a droga apreendida, ocorre que no dia 10/04 uma lei agrava a pena do trfico para 10 a 30 anos. Nesse caso, aplica-se a lei mais grave, isso porque quando houve a cessao da conduta era esta lei que estava em vigor. No se trata de retroatividade da lei mais grave, at porque no dia em que ela entrou em vigor a posse de droga estava acontecendo, ela esta regulando um fato que ocorreu durante a sua vigncia. Exemplo 2: Furto simples 07/04, outro no dia 8/4, outro no dia 9/4 e outro no dia 12/4, todos nas mesmas circunstncias de tempo, lugar e maneira de execuo. Ocorre que no dia 9/4 (entre o 2 e 3 furto) a Lei X aumentou a pena do furto. Neste caso, tal pena ser aplicada ao caso concreto, at mesmo para os crimes praticados antes da alterao, isso porque praticados em continuidade delitiva. *Obs: Rogrio Greco entende que essa smula inconstitucional no que se refere ao crime continuado, isso porque so crimes isolados, que por mera fico legal, so considerados crime nico, portanto, se o juiz aplica a lei mais grave, esta estaria retroagindo em prejuzo do ru quanto aos crimes praticados antes da alterao. Princpio da territorialidade: Aplica-se a lei penal a todos os fatos praticados no territrio brasileiro. Que toda poro terrestre, rea e martima onde o pas possua soberania.
Art. 5 - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuzo de convenes, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no territrio nacional.

Obs: Embaixada estrangeira territrio nacional. Extenso do territrio nacional: As embarcaes e aeronaves brasileiras de natureza pblica, e as privadas que estiverem no espao areo ou alto-mar.
1 - Para os efeitos penais, consideram-se como extenso do territrio nacional as embarcaes e aeronaves brasileiras, de natureza pblica ou a servio do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcaes brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espao areo correspondente ou em alto-mar.

Trata-se de territrio nacional, no extraterritorialidade, at porque territrio brasileiro, caso de aplicao da territorialidade.
2 - tambm aplicvel a lei brasileira aos crimes praticados a bordo de aeronaves ou embarcaes estrangeiras de propriedade privada, achando-se aquelas em pouso no territrio

nacional ou em vo no espao areo correspondente, e estas em porto ou mar territorial do Brasil.

a questo da reciprocidade. 1 Regra: Navio ou avio que pertena ao Estado: onde ele estiver Brasil. 2 Regra: Navio ou avio privado s Brasil se aqui estiver ou estiver em alto mar, ou no respectivo espao areo. Princpio da passagem inocente: Se o fato cometido abordo de um navio ou aeronave estrangeiro de propriedade privada e que esteja apenas de passagem brasileiro, no ser aplicada a nossa lei se o crime no afetar em nada os nossos interesses. a lei 8.617/93, mas precisamente no art. 3, que prev essa regra da passagem inocente. Ela prev s para os navios, mas por extenso aplicvel ao avio. caso de intraterritorialidade, lei estrangeira sendo aplicada no nosso territrio Lugar do crime: Art. 6.
Art. 6 - Considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ao ou omisso, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.

regra para descobrir se o crime foi ou no praticado no Brasil. J a comarca onde o crime ser processado regra de direito processual penal. a teoria da ubiquidade, aplica-se a lei penal brasileira se a ao ou o resultado ocorreu ou deveria ocorrer no Brasil. a teoria mista. Extraterritorialidade: art. 7 do CP. So hipteses que se aplica a lei penal para fatos praticados fora do territrio brasileiro. (cai mais em concurso da rea federal). As 4 hipteses do inciso I caso de extraterritorialidade incondicionada. Aplicase a lei brasileira sob qualquer condio. As hipteses do inciso II aplica-se a lei brasileira dependendo de algumas condies. caso de extraterritorialidade condicionada. So cinco condies. ( 2 e 3 ). Teoria Geral do Crime: Conceito analtico: um fato tpico, antijurdico e culpvel. (conceito tripartido). Nucci, Greco, Regis Prado.

H quem adote o conceito bipartido: Fato tpico e antijurdico. (Damsio, Delmanto). O concurso de delegado adota o conceito tripartido de crime. (baseado nos ltimos dois concursos). Fato tpico: 1) CONDUTA: 2) RESULTADO: 3) NEXO CAUSAL: 4) TIPICIDADE: 5) *RISCO PROIBIDO: 1) CONDUTA: toda ao ou omisso humana voluntria e consciente dirigida a uma finalidade. Com relao a conduta o CP adotou a teoria finalista da ao. Ou seja, todo comportamento busca uma finalidade. Na conduta h a figura do dolo e da culpa, no h conduta sem dolo ou culpa. Dolo (resultado pretendido o resultado alcanado). Culpa (o resultado alcanado diferente do atingido por uma quebra do dever objetivo de cuidado). Elementos da conduta: a) ao ou omisso: b) finalidade: c) exteriorizao: projetar os atos no mundo exterior. (pensar em matar no crime). d) conscincia: a vontade. Conduta diferente de ato. Ex: Matar com 20 facadas. Cada facada um ato, a conduta uma s, matar a pessoa. O ato faz parte da conduta. Ausncia de voluntariedade: Existem alguns comportamentos que so realizados sem vontade. (ex: soluo, sonmbulo, aes reflexas). Caso ocorra um fato criminoso em razo de um comportamento humano sem vontade o fato atpico, at porque no h conduta. No movimento reflexo: O movimento corporal no impulsionado pelo elemento psquico do agente (querer) e sim por um movimento fisiolgico. Outros exemplos: sonambulismo e hipnose. Coao fsica irresistvel: aquele em que o agente usa da fora para fazer o outro praticar o ato, neste caso no h vontade, nem conduta.

Coao moral irresistvel: Esta no exclui conduta, exclui apenas a culpabilidade. uma causa dirimente. Caso fortuito ou fora maior: tambm no h conduta. Formas de conduta: a) Ao: forma comissiva. o fazer. b) omisso: Forma omissiva. o no fazer. No qualquer omisso que punida, nem toda omisso tem relevncia. S se pune apenas aquela omisso onde a pessoa tem o dever legal de agir e no age. ( a teoria normativa) omisso s punida quando a lei manda fazer. b.1) omisso prpria: quando o comportamento negativo est descrito na norma penal incriminadora. Ex: art. 135. Tal artigo manda socorrer a pessoa ferida ou criana. Ex. art. 244. Deixar de prover subsistncia do cnjuge. (246, 269, etc.). b.2) omisso imprpria: (Cai muito). quando o agente que tem o dever jurdico de evitar o resultado no faz aquilo que deveria ser feito. A questo do dever jurdico esta previsto no art. 13, 2, do CP.
2 - A omisso penalmente relevante quando o omitente devia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem: a) tenha por lei obrigao de cuidado, proteo ou vigilncia; b) de outra forma, assumiu a responsabilidade de impedir o resultado; c) com seu comportamento anterior, criou o risco da ocorrncia do resultado.

As trs alneas estabelecem quem tem o dever jurdico de agir. Alnea a) Caso clssico dos pais. Alnea b) no fala de lei, de outra forma. H a figura do garante, que pessoa que de alguma forma, diversa da lei, assumiu a responsabilidade e impedir o resultado. Ex: Bab que assume a responsabilidade de cuidar da criana. Se ela no agir responde pela omisso. Ex: salva vidas, professor, guia turstico. Alnea c): pessoa que criou o risco da ocorrncia do resultado. a prpria pessoa que cria o risco. Ex: Sujeito senta na praa e tem um casal com um beb do lado, os dois foram at o carro, ele fiz que pode olhar o filho, 6 horas depois o casal no voltou. O

sujeito no pode embora e deixar a criana, se acontecer alguma coisa ele responde por crime, isso porque ele criou o risco. Ex: sujeito sente e fica olhando uma ilha, o cara do lado chama ele para ir junto nadando. O sujeito fala que no consegue, ento esse diz que ele o ajudar, os dois pulam na gua e o sujeito no ajuda, ele responde por crime, j que ele criou a situao. Teoria da cegueira deliberada: ocorre naquela situao em que o agente tem condies de enxergar a conduta criminosa, mas ele se omite propositalmente. (TRE RO APcriminal n. 89). 2) RESULTADO: o segundo elemento do fato tpico. H o resultado naturalstico e o normativo. a) Resultado naturalstico (ou jurdico): toda modificao no mundo exterior provocado por uma conduta. Este nem sempre ir existir. b) Resultado normativo: toda leso ao bem jurdico protegido. Este sempre ir existir, at porque para ter um fato criminoso preciso que este proteja um bem jurdico. Todo crime tem resultado normativo, mas nem sempre tem resultado naturalstico. Ex: Joo mata Pedro, h resultado normativo, violao do direito vida, e resultado naturalstico, a morte de Pedro. Ex: Joo ofende a honra do Pedro. H resultado normativo, violao honra, mas no h resultado naturalstico, no h modificao do mundo exterior. P: todo resultado naturalstico normativo? R: Correto. Aula 02 3/5

3) NEXO CAUSAL: a ligao entre conduta e resultado. Em relao ao nexo causal o Cdigo Penal adotou a teoria da conditio sine qua non (teoria da equivalncia dos antecedentes causais). Todos aqueles que deram causa ao resultado respondem pelo crime. Evidente que preciso que o agente tenha agido com dolo ou culpa. Ex: A mata B. ele deu causa ao resultado. C deu dinheiro para que A matasse o B. este C tambm responde pelo fato criminoso. D tinha um revolver e vendeu para o A, neste caso, ele no responde pelo crime.

Art. 13 - O resultado, de que depende a existncia do crime, somente imputvel a quem lhe deu causa. Considera-se causa a ao ou omisso sem a qual o resultado no teria ocorrido. (Redao dada pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Para ter conduta preciso que a pessoa tenha agido com dolo ou culpa. O art. 13 diz que causa a conduta (ao ou omisso) sem a qual o resultado no teria ocorrido, ou seja, no exemplo, como o D no teve dolo, ele no tem conduta, logo no responde por crime. Em suma, todos que agiram com dolo ou culpa, sem a qual o resultado no teria ocorrido respondem pelo crime. Concausas: (ou supervenincia causal): quando temos uma causa que deu origem a outra causa, que deu origem ao resultado. Adota-se a teoria da condicionalidade adequada. (art. 13, 1).
Supervenincia de causa independente(Includo pela Lei n 7.209, de 11.7.1984) 1 - A supervenincia de causa relativamente independente exclui a imputao quando, por si s, produziu o resultado; os fatos anteriores, entretanto, imputam-se a quem os praticou. (Includo pela Lei n 7.209, de 11.7.1984)

Ex: Cardaco assaltado morre do corao, essa parada cardaca foi provocada por uma circunstncia que deu origem ao resultado. Nesse caso, o assaltante ter responsabilidade pelo resultado praticado. H dois tipos de causas supervenientes. 1) causas absolutamente independentes: so as que tm origem e atuao totalmente desvinculadas da conduta agindo e produzindo efeitos. a que surge sem ser provocada pela conduta. (PEGAR O RESTANTE). Ex: Eu quero matar meu vizinho hoje, vou at a casa dele, ele esta aparentemente dormindo, e dou 6 tiros na cabea dele, s que o sujeito j estava morto quando levou os tiros. A minha conduta no tem qualquer relao com a morte do sujeito, at porque ele j estava morto. A causa absolutamente independente no tem nexo causal, no h fato tpico, no h crime. 2) causas relativamente independentes: so as que tm origem e atuao vinculadas conduta, mas agem como se produzissem por si s o resultado. Ex: sujeito assalta e a vtima morre do corao. causa relativamente independente conduta. Nesse caso, existe nexo causal, o agente responde pelo resultado.

Caso 1: Nora convidou a sogra para tomar um ch em sua casa, quando ela acabou de tomar a nora mandou a sogra embora, o ch estava envenenado. Quando ela estava indo embora um ladro mata a sogra. Temos a conduta da nora do ladro e do resultado morte. A nora responde? R: O resultado da morte foi o tiro do ladro. A conduta da nora uma causa absolutamente independente em relao ao resultado, logo ela no responde pelo homicdio. Caso 2: A esfaqueia a perna de B, s que a vtima hemoflico, ento ele morre. A causa da morte a doena e no a facada. Se tirarmos a conduta do A da histria o resultado alterado, ento teremos a conduta do A, que deu causa a doena, que deu causa ao resultado, uma causa relativamente independente, ento ele responde, ainda que na forma culposa. Caso 3: A efetua trs tiros em B, este socorrido e levado ao hospital. O mdico coloca sangue errado no paciente e, em razo disso, ele morre. O mdico responde pelo crime e o A tambm, trata-se de uma causa relativamente independente. O que deu causa a morte de B foi o sangue errado que o mdico colocou. O mdico s colocou o sangue errado porque o B estava baleado por uma conduta de A. Caso 4: A efetua trs tiros em B, este socorrido e levado ao hospital. O mdico coloca sangue certo no paciente, ento o C, ex enfermeiro, coloca fogo no hospital e mata o B. Nesse caso o A responde s por tentativa de homicdio. causa absolutamente independente. O que deu causa a morte de B foi o fogo, o fogo no tem qualquer relao com a conduta de atirar, se o A no tivesse dado os tiros, o hospital teria pegado fogo do mesmo jeito. Teoria da imputao objetiva: ela no afasta a teoria da equivalncia dos antecedentes causais, na verdade, ela deixa de lado a observao de uma relao de causalidade puramente material para se valorar uma outra relao de natureza jurdico-normativa. H 4 requisitos da imputao objetiva: 1) Relao fsica de causa e efeito: 2) Criao de uma situao de risco proibido: 3) O resultado deve estar dentro do mbito do risco provocado pela conduta do agente: 4) A conduta do agente deve atuar no sentido da violao da norma:

Ex: Carcereiro coloca um estuprador numa cela com 15 pessoas e diz estuprador de criana. Os presos matam o sujeito. O carcereiro, pela imputao objetiva, responde pelo crime, ele criou um risco proibido, e a morte ocorreu em virtude do risco que ele criou. Ex: Marido milionrio e a mulher quer que ele morra. A mulher o convida para comer peixe na esperana que este engasgue e morra, ento o marido engasga e morre, evidentemente, que a esposa no responde pela morte, chamar o marido para jantar um risco permitido, logo no h nexo causal. Ex: Viciado em droga compra 1kg de p do traficante, o viciado cheira tudo e morre de overdose. A venda da droga no criou risco proibido nenhum, no responde pela morte. Julgados do STJ: HC 46.525 5 Turma e RESP. 822.517 5 Turma. Incremento do risco: Ex: o sujeito doente faz tratamento mdico e tambm procura um curandeiro, e este manda o paciente parar de tomar todos os medicamentos, nesse caso, ele responde pelo homicdio, ele potencializou o risco. 4) TIPICIDADE: a correspondncia entre o fato praticado pelo agente, com a descrio de cada espcie contida na lei, causando a efetiva ofensa a um bem jurdico protegido. Tipicidade formal: o fato descrito na norma. Tipicidade material: a ofensa ao bem jurdico protegido. HC 100.100.690 STF: Negou o reconhecimento do princpio da insignificncia num furto de 2 dvds avaliados em 34 reais de uma loja, a justificativa que a pessoa j era reincidente. O professor discorda. Teoria do carter indicirio da ilicitude: essa a teoria adotada pelo CP no que tange a tipicidade. Significa que todo fato tpico (conduta, resultado, nexo e tipicidade) presume-se que seja antijurdico. Evidente que se trata de uma presuno relativa, possvel a demonstrao do contrrio. Existindo alguma causa justificadora (estado de necessidade, legtima defesa, estrito cumprimento do dever legal e exerccio regular do direito) excluise a antijuridicidade, a prtica de um fato tpico sem ser antijurdico. Elementos do tipo penal: 1) Elementos objetivos (ou descritivos): so os elementos que se referem ao aspecto material da infrao penal. No demandam juzo de valor, diz

respeito a forma de execuo, tempo, modo, lugar. Com a simples observao possvel identific-lo. Ex. matar algum. local pblico, ou aberto ou exposto ao pblico. 2) Elementos normativos: so aqueles onde no se extrai o seu significado com a simples leitura, sendo necessrio um juzo lgico de valorao. a opinio de cada um levando em considerao o aspecto histrico, moral, cultural, jurdico e poltico. Ex: ato obsceno, vulnervel, justa causa. 3) Elementos subjetivos (dolo especfico): o elemento que exige uma finalidade especial do agente. com o fim de para tal coisa. Ex: art. 28 com o fim de consumo pessoa. com o fim de transmitir molstia grave. P: crime de homicdio tem elemento subjetivo? R: No exige, no precisa de uma finalidade especfica para matar, o tipo s composto de elementos objetivos. Tipo penal normal: o tipo penal que s contm elementos objetivos. Ex: 121. Tipo penal anormal: o tipo penal que alm dos elementos objetivos, contm elementos normativos ou subjetivos. DOLO: a vontade consciente de realizar os elementos descritos no tipo penal. O dolo esta inserido na conduta (do fato tpico). (art. 18, I).
I - doloso, quando o agente quis o resultado (TEORIA DA VONTADE) ou assumiu o risco de produzi-lo (TEORIA DO ASSENTIMENTO).

O art. 18, I, adota duas teorias. 1) teoria da vontade: Dolo direto. 2) teoria do assentimento (ou consentimento): Dolo indireto. Elementos do dolo: 1) Conscincia da conduta e do resultado: 2) Conscincia do nexo causal entre a conduta e o resultado: 3) Vontade de realizar a conduta e produzir o resultado: DOLO INDIRETO: se divide em duas partes. a) dolo eventual: quando o agente prev o resultado e aceita os riscos de produzi-lo. O sujeito no quer o resultado, mas o prev e assume o risco de que este ocorra. (FODA-SE).

b) dolo alternativo: quando o agente prev o resultado e assume o risco de produzir aquele resultado ou qualquer outro. o crime de inteno alternativa. Ex: eu quero dar uma facada no sujeito para lesion-lo, mas se matar tudo bem. Neste caso, ele quer um resultado e assume o risco de produzir outro. J no dolo eventual o sujeito no quer resultado algum. Dolo de dano: quando o agente busca a leso. Ex. quer matar, furtar, lesionar. Dolo de perigo: quando o agente quer colocar o bem jurdico em perigo, ex: atirar perto para amedrontar. Dolo de primeiro grau: o dolo direto, propriamente dito, onde o fim aquele diretamente desejado pelo agente. Dolo de segundo grau (dolo necessrio): compreende todos os provveis e inevitveis resultados da ao criminosa. (ainda que no queridos direitamente pelo agente). CULPA: a violao ou inobservncia de uma regra de conduta que resulta numa leso do direito alheio. a prtica no intencional do crime. H uma quebra do dever objetivo de cuidado. Dever objetivo de cuidado: o cuidado normal exigido de todos os seres humanos. o dever imposto a todos. Modalidades de quebra do dever objetivo de cuidado: 1) imprudncia: prtica de um ato sem as cautelas devidas, ta ligado a ideia de ao, comportamento positivo. (ex. corre com o carro, mexe na arma na frente de pessoas). 2) negligncia: ligada a um comportamento omissivo, o agente no faz o que tinha que fazer, a ausncia de precauo, o agente deixa de tomar os cuidados devidos. (ex: Viaja e no calibra o pneu, sai da veculo e no puxa o freio de mo, deixa a arma no sof com crianas em casa). 3) impercia: a inaptido tcnica, o desconhecimento do ofcio. Ex: Sujeito que no sabe dirigir e pega o carro. O crime culposo um tipo penal aberto, no h como descrever a conduta. Depende de complementao valorativa dado pelo juiz Obs: S existe crime culposo quando existir previso legal expressa nesse sentido, se o tipo no falar nada, s se pune o dolo.

Art. 18 - Pargrafo nico - Salvo os casos expressos em lei, ningum pode ser punido por fato previsto como crime, seno quando o pratica dolosamente. Elementos do tipo penal culposo: 1) Conduta: 2) Resultado involuntrio: 3) Nexo causal: 4) Tipicidade: 5) quebra do dever objetivo de cuidado (imprudncia, negligncia e impercia): 6) previsibilidade objetiva: 7) ausncia de previso: (exceto na culpa consciente). Previso: o agente v que o resultado ir acontecer. Ex: vai at a janela, v que tem pessoas, e joga a faca, h a previso de que tem pessoas na embaixo. Esta a previso, esta ligada ao crime doloso, ainda que eventual. Previsibilidade: a possibilidade de ser antevisto o resultado. Esta ligado aos crimes culposos. Ex: Sujeito no 10 andar do prdio sentando no sof com a janela aberta, do sof o sujeito joga uma faca. previsvel que tenha algum passando na rua, ou seja, h previsibilidade. O crime culposo exige a previsibilidade objetiva: a relacionada com o homem mdio, , hipoteticamente, o sujeito que segue todas as regras. aquela previsibilidade onde comparamos a conduta do agente a do homem mdio. aplicada justamente para identificarmos se existe ou no tipo penal culposo. Previsibilidade subjetiva: Analisam-se as circunstncias pessoais do agente no momento do fato. (isso analisado na culpabilidade, esta relacionada a aplicao de pena, no se analisa no fato tpico). Ex: Meia noite sujeito para no sinal vermelho, duas motos param do lado com sujeitos armados, o sujeito d a r em disparada e mata algum sem querer. Ele praticou o crime, o homem mdio no daria r sem olhar, crime culposo, h

previsibilidade objetiva, mas l no frente possvel alegar que o sujeito fez isso em situao de desespero, que naquele momento havia a inexigibilidade de conduta diversa, analisando-se a previsibilidade subjetiva. Princpio do risco tolerado: so as situaes em que o comportamento perigoso imprescindvel para a realizao do fato e por isso deve ser aceito. Ex: Mulher grvida comea a entrar em trabalho de parto. S tem um posto precrio na cidade, o sujeito tem que fazer o parto com o que ele tem em mos. A me acaba morrendo, nesse caso, a morte da me no gera responsabilidade ao mdico, isso porque, naquelas circunstncias o mdico no teria condies ideais para realizar o parto. Culpa consciente: quando o agente prev o resultado, mas no assume o risco de produzi-lo. ( o FUDEU). uma exceo, na culpa conscincia o agente tem a previso do resultado e no a mera previsibilidade. Ex: Atirador de facas no circo. Ele prev o resultado, mas acredita que ele no ir ocorrer, no assumiu o risco de produzi-lo. Culpa imprpria (culpa por extenso/ culpa por assimilao / culpa por equiparao): Ocorre quando o agente, em razo de um erro inescusvel, imagina estar diante de uma causa justificadora que nunca existiu e acaba praticando um crime. Ex: meu desafeto na rua noite -> coloca a mo no bolso -> acho que ele vai me matar (tirar uma arma) -> a eu Lano minha arma e mato. Depois constatasse que o desafeto iria tirar do bolso um simples leno. Apesar de a ao ser dolosa, eu respondo por culpa, por razes de poltica criminal. Esse erro exclui o dolo da conduta e o agente responde por culpa imprpria. Apesar de a ao ser dolosa, o agente responde por culpa. A ESTRUTURA DO CRIME DOLOSA, PORM ELE PUNIDO COMO SE CULPOSO FOSSE. *OBS.: a culpa imprpria admite tentativa exatamente pela estrutura supramencionada. CRIMES PRETERDOLOSOS OU PRETERINTENCIONAL:
Art. 19 - Pelo resultado que agrava especialmente a pena, s responde o agente que o houver causado ao menos culposamente.

um crime misto, tem uma conduta dolosa que vai gerar um resultado culposo. O resultado sempre mais grave do que o pretendido pelo agente.

Ex: leso corporal seguida de morte. o dolo na leso e a culpa na morte. Ex: leso seguida de aborto. Obs: O latrocnio pode ou no ser um crime preterdoloso. Nada impede que o agente aja com dolo na subtrao e na morte. ERRO DE TIPO: o erro que incide sobre elementares, circunstncias ou dados acessrios da figura tpica, ou ainda incidir sobre causas justificadoras. Elementar do tipo: o dado essencial da figura tpica. Sem a elementar o tipo desaparece. Ex: Matar algum, tirando o algum no h mais crime, elementar do tipo. Ex: coisa alheia mvel. Ex: funcionrio pblico. Circunstncias do tipo: um dado secundrio do tipo. Tem por funo influenciar na pena a ser aplicada. Se tirar do tipo penal ele continua existindo. Ex: repouso noturno. Dado acessrio: a informao que ir complementar a elementar ou circunstncia. Tem um carter ilustrativo, informativo. Ex: nome da vtima do homicdio algum, a pessoa individualizada dado acessrio. Ex: especificao da coisa alheia mvel subtrada dado acessrio. Formas de erro de tipo: 1) Erro de tipo essencial: o erro que recai sobre elementares e circunstncias. 2) Erro de tipo acidental: o erro que recai sobre dados acessrios da infrao penal. Erro escusvel: o erro perdovel, inevitvel, no surge da culpa do agente. aquele que at o homem mdio erraria. Erro inescusvel (erro vencvel): o erro imperdovel, evitvel. Emana da culpa do agente. Se o agente tivesse tomado mais cuidado o erro no teria ocorrido. Para saber se o erro escusvel ou inescusvel preciso analisar o caso em concreto. Ex: sujeito mata um amigo achando que era uma ona, erro de tipo essencial, recai sobre elementar (ele no queria matar algum), se escusvel ou no depende do caso concreto. Ex: Professor esta levando uma caixa para um aluno achando que era livro, s que a caixa esta cheia de droga. erro de tipo essencial (no sabia que era droga elementar) erro inescusvel, para levar a caixa preciso analisar o seu contedo.

Consequncias do erro de tipo: a) erro de tipo essencial sobre elementar): a.1) se o erro for escusvel: elimina da conduta do agente o dolo e a culpa, no tem conduta, nem fato tpico nem crime. a.2) se for inescusvel: Elimina o dolo, mas permanece a culpa, o agente responde por crime culposo. E s quando existir expressa previso da lei. No exemplo do professor, como no existe trfico culposo, ele no responde por qualquer crime. b) erro de tipo essencial sobre circunstncia: seja escusvel ou inescusvel, exclui a circunstncia, o agente responde pelo crime sem a circunstncia. Ex: Sujeito saindo da garagem e entrou na rua sem observar se vinha ou no carro, um carro vinha descendo e quase teve um acidente, a mulher nervosa comeou a xingar, a mulher comeou a seguir por vrios km. O cara desceu do carro foi at a mulher deu um soco, s que ele no tinha visto que a mulher estava grvida, ento ela teve um parto na hora. Teve uma leso corporal com acelerao de parto. S que o agente no sabia que a mulher estava grvida, ento ele no responde por essa circunstncia, responde por leso corporal simples. c) erro de tipo acidental (recai sobre dados acessrios): c.1) erro sobre o objeto: quando o agente acredita que sua conduta recai sobre um objeto, mas na verdade recai sobre outro objeto. Ex: Sujeito vai para furtar acar e acaba levando sal. Consequncia: o agente vai responder pelo crime normalmente, pouco importa se ele errou o objeto. c.2) erro sobre a pessoa: ocorre quando o agente confunde sua vtima com outra, olha para um desconhecido e pensa que a pessoa que quer atingir. (art. 20, 3).
3 - O erro quanto pessoa contra a qual o crime praticado no isenta de pena. No se consideram, neste caso, as condies ou qualidades da vtima, seno as da pessoa contra quem o agente queria praticar o crime.

Consequncia: Responde pelo crime como se ele tivesse atingido a pessoa que ele pretendida e no a pessoa atingida. Ex: mata pessoa achando que era a mulher, responde pela agravante de matar cnjuge.

c. 3) Aberratio ictus: (erro na execuo). O agente no acerta quem ele queria por uma falha de mira. No h confuso sobre a pessoa, o problema que ele era a execuo. Consequncia Mesma. Responde pelo crime, como se tivesse acertado a vtima pretendida. c.4) Aberratio criminis: tambm erro na execuo, s que nesse caso ele acaba praticando outro crime. Ex: quer ferir a vtima, ataca uma pedra e acaba acertando a janela da casa. Ele queria praticar leso e pratica um dano. Ex: quero praticar dano, taco a pedra e pega em algum. Consequncia: O agente responde pelo crime praticado de forma culposa. c. 4) Aberratio causa: (LFG) o erro sobre o curso causal. Ex: levo o sujeito para a ponte todo amarrado para jogar ele na gua. Jogo ele, s que ele bate a cabea e morre dessa leso, eu queria matar afogado, mas no deu. Consequncia: responde pelo crime normalmente. (dolo geral). d) Erro de tipo que recai sobre causas justificadoras: que so as DISCRIMINANTES PUTATIVAS: (erro de tipo permissvel). Ex. pessoa que acha que esta em legitima defesa, etc, mas no esta. Consequncia: se o erro for escusvel exclui o dolo e culpa. Se for inescusvel exclui o dolo e o agente responde por culpa. (essa a culpa imprpria). Aula 3 no assisti. Estudar pelo material do intensivo I. 1) Antijuricidade. (excludentes) 2) Culpabilidade 3) Erro de proibio 4) excusas absolutrias 5) concurso de pessoas. 6) tentativa.

Вам также может понравиться