Вы находитесь на странице: 1из 3

COLGIO Cuiab, Aluno (a): Turma: 3 Ano EM Peso: Professora: de de 20 Bimestre N

ORIENTAES: A PESQUISA DEVER SER FEITAPELO ALUNO(A) EM FONTES SEGURAS


(INTERNET) E/LIVROS E TRANSCRITA DE FORMA MANUSCRITA NO CADERNO DESTINADO DISCIPLINA. Critrios de Avaliao: Caso o aluno opte pelo lpis, a escrita dever ser o mais forte possvel para facilitar a leitura. Se optar pela caneta, esta dever ser de cor azul ou preta. PROIBIDO uso de corretivo lquido (Erro ex) Coerncia e organizao na exposio das ideias e dos argumentos. O trabalho NO dever ser entregue digitado, em hiptese alguma. O prazo do trabalho ser no dia da prova sujeito ao visto da professora

ATIVIDADE AVALIATIVA DE LEITURA E PRODUO DE TEXTO PESQUISA BIBILOGRFICA 1 Pesquise a relao que se estabelece entre a Literatura e a Sociedade, em seguida explique essa relao de forma a expor o seu ponto de vista. (Lembre-se, empregue a variedade padro da lngua)

2 Agora, crie um conceito para a literatura, usando como parmetro a pesquisa feita anteriormente.

3 Todo texto tem um contexto, seja ele literrio ou no. O contexto refere-se a todos os fatos e acontecimentos importantes da poca em que o texto foi escrito. Como, por exemplo, as guerras, revoltas, manifestaes pblicas, greves, entre outros. A histria, pode ajudar voc nesta pesquisa. Por isso, sugiro que valorize as aulas de histria, pois ela ser companhia constante em nossas aulas de literatura. Agora, com base nessas informaes, pesquise quais so os fatos importantes do perodo do Pr - Modernismo, 1 fase, 2 fase e 3 fase do Modernismo brasileiro . 4 Quais so as caractersticas da poesia nesses perodos. Aqui voc dever elencar separadamente cada perodo. Faa um quadro para evidenciar melhor tais estticas.

4 Pesquise os principais autores desses perodos. Pode utilizar a mesma estratgia para distinguir as pocas literrias

5 Explique a diferena entre poesia e poema. 6 Explique qual a sua concepo de leitura em seguida, elenque as obras que voc j leu. B

LEITURA E PRODUO DE TEXTO 1 - Como voc define a linguagem 2 - Explane a relao entre a linguagem e a sociedade. Explique. 3 Ilustre a diferena entre linguagem verbal e no verbal 3 - Explique o que texto. 4 Cite os aspectos do texto. 5 Comente o que so gneros textuais 6 - Explique o que tipologia textual

Prticas de produo de texto - 3

ano

Leia atentamente aos textos a seguir. Texto 1 O quarto estava localizado na parte velha de Paris. No era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento de sua vida: uma cama-beliche, duas cadeiras e uma mesa, sobre a qual ficava uma bacia e uma jarra dgua. Uma grande janela envidraada iluminava fartamente o aposento, deixando sobre o assoalho de tbua corrida um rastro de luz. Nas paredes ao lado da cama havia dois quadros e algumas fotografias que lembravam ao pintor a sua origem. Texto 2 Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no incio de janeiro alugou o quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para l transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotografias. Em seguida instalou o cavalete de pintura ao p da janela, por onde entrava a luminosidade necessria e comeou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar muito. Texto 3 O fato de viajar longe de casa pode ter contribudo para uma maior disposio artstica do pintor. De fato, a histria pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento maior capacidade de produo: assim foi com Cames, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrrio, parece estril, no leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solido para as telas que pintou em seu quarto em Paris. Fonte: Carneiro, Agostinho Dias. Redao em Construo a escritura do texto. Editora: Moderna; Ano de publicao: 2003.

A partir da leitura dos textos responda as questes abaixo: a Identifique a tipologia textual predominante, em cada um dos textos acima. Quais so os marcadores que caracteriza esse tipo textual.

__________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ ________________________________________________________

Proposta de redao

A idade no importa para a gente. Um dia a coisa vai pesar, mas, por enquanto, nenhum de ns liga para isso. Marlia Gabriela em entrevista na televiso, em 15/09/2002, sobre Gianecchini.

Barbosa Gomes, empossado em 2003, o

primeiro juiz negro no Supremo Tribunal

Objetivo: produzir texto dissertativo utilizando estratgias argumentativas compatveis com a proposta de produo.) Discorra sobre o tema apresentado usando em seu texto, pelo menos, uma das imagens da proposta.

Evite copiar trechos dos textos apresentados;

No escreva em versos;

Use linguagem clara e utilize a norma culta da lngua portuguesa;

No se esquea de dar um ttulo sua redao.

Bom trabalho!!!

Вам также может понравиться