Вы находитесь на странице: 1из 5

Metodologia ASAP SAP

Muita gente j ouviu falar do termo ASAP (AcceleratedSAP), mas na prtica, algumas pessoas no sabem no que consiste e quais so as fases da metodologia ASAP da SAP para os projetos de implantao do ERP. As 5 fases que compem a metodologia ASAP. 1) Preparao do Projeto: consiste, basicamente, em identificar o time necessrio para a execuo do projeto, o desenvolvimento do plano e da estratgia de implementao do projeto. Neste processo as definies so as seguir:

2) Business Blueprint: identificar, mapear e detalhar os processos atuais do cliente e


detalhar como esses processos sero aderentes ao standard do SAP e, caso no o sejam, detalhar GAPs que sero desenvolvidos para atender as demandas que o SAP no atende. Nesta fase so geradas as documentaes de cada mdulo, detalhando como o sistema ser configurado e parametrizado para atender aos processos do cliente. Alguns dos documentos que podem ser gerados nessa fase so: Documento de Escopo, AS IS (Ou seja, definio do cenrio atual, com detalhamento dos processos de negcio atualmente utilizados e como), To Be (definio do cenrio futuro de implantao, ou seja, como ficar e ser configurado no SAP), Anlise de GAPs (Tudo que ser necessrio implantar no sistema e que o Standard no atende, com esse mapeamento o cliente poder decidir se ir desenvolver as novas funcionalidades ou no), Sign Off (este documento comprova que o cliente revisou o Blueprint e concordou com o que foi levantado e ser configurado no sistema). 3) Realizao: implementao de todos os processos de negcio, configuraes, parametrizaes, baseados no Blueprint gerado. Nesta fase tambm podem ser feitos os desenvolvimentos levantados nos GAPs. Os testes unitrios e integrados so efetuados nesta fase. 4) Preparao final: completar os testes, treinamento final dos usurios e preparao final das cargas de dados para o ambiente de produo. 5) Go-Live e Suporte: O Go-Live a entrada do sistema em produo e o suporte, dispensa maiores comentrios. Abaixo, uma descrio um pouco mais detalhada dos objetivos e produtos entregues em cada uma das fases, de acordo com a metodologia ASAP:

Fase de Preparao Objetivos: Compreender plenamente os direcionadores estratgicos, capacidades a serem desenvolvidas. Atividades Principais Plano de trabalho da equipe do projeto Transmitir as metas do projeto para obter um entendimento uniforme (kick off).

Viso geral da metodologia para a conduo do projeto. Os modelos de documentao de configurao e dos processos Definidos os Key-Users (Usurios Chave) Definio do escopo de implementao. Definio da estratgia de implementao. Definio da organizao e padro de documentos. Definio do cronograma da implementao. Treinamento da equipe de projeto quanto ao mtodo de implantao.

Produtos Entendimento e Validao do Modelo de Negcio em nvel de cenrios

Fase de Blueprint Objetivo: Nessa fase sero definidos todos os cenrios de negcios da organizao. As atividades principais a serem apresentadas em cada processo sero desenhadas. Atividades Principais Levantamento dos cenrios de negcios Identificao das cargas, interfaces desenvolvimentos Definio do documento denominado Business BluePrint. Definio da estrutura organizacional da empresa;. Desenho dos processos. Reviso dos processos de negcio. Documentao do escopo/desenho dos processos. Treinamento da equipe de projeto nos processos abordados. Produtos Definio parmetros gerais de configurao (unidades de medidas, estrutura organizacional) Inicializao da fase Detalhamento dos cenrios de negcio e definio dos BPP's Anlise de GAP e identificao de interfaces e desenvolvimentos o o o o o o Formulrios Relatrios Interfaces Converses Melhorias Workflow

o o

Adaptaes Definio de Cenrios e estratgia de testes

Fase de Realizao Objetivo: O objetivo desta fase customizao das funcionalidades dos processos SAP ECC. Atividades Principais Finalizao do processo de mapeamento Definio de funes e tarefas a serem executadas. Desenhar estratgia migratria Incio dos testes unitrios e integrados. Formao dos multiplicadores. Aprovao dos cenrios configurados no sistema. Parametrizao do sistema e da estrutura organizacional; Desenvolvimento e Customizao dos processos baseados no Business Blueprint. Criao dos perfis de autorizao; Testes integrados. Produtos Configurao do Baseline Configurao dos Cenrios Teste unitrio Teste integrado

Fase de Preparao Final Objetivo: O objetivo desta fase de preparar o go-live e executar o plano de corte.

Atividades Principais Estratgia migratria ser detalhada, com a sequencia de cargas, ativao de interfaces, transporte de objetos para o ambiente produtivo. Testes integrados.

Testes de desempenho. Estratgia do Help-Desk deve ser estipulada. Testes de perfil. Plano de entrada em produo. Teste da carga de dados/Volume de dados. Treinamento dos usurios finais;. Produtos Carga de requests para produo Processos temporrios para go-live definidos e implementados

Fase de Go-Live & Suporte Objetivo: O objetivo desta fase a aprovao final para o encerramento dos trabalhos de implantao.

Atividades Principais Revisar e refinar o ECC. Anlise dos KPI`s (Indicadores das Performance das Chaves). Monitoramento e acompanhamento da equipe de Help-Desk

Produtos Handover finalizado

Вам также может понравиться