Вы находитесь на странице: 1из 3

Raimundo Nina Rodrigues viveu de 1862 a 1906.

Formou-se mdico na Faculdade de Medicina da Bahia, porm concluiu o curso no Rio de Janeiro. Nasceu no Maranho, mas se constitui na Bahia. Nesta passou a maior parte de sua vida e escreveu a maior parte de sua obra. Nina pode ser considerado um dos primeiros etngrafos brasileiro, por isso sua importncia para a antropologia no Brasil, mas, sobretudo, [...] um testemunho de seu tempo, que tambm preciso entender para compreend-lo (CORRA, 1998 p. 83). Sua orientao terica vai da antropologia criminal italiana a escola mdico-legal francesa, de Lombroso a Paul Broca, mas antes, se faz necessria uma regresso histrica, para se compreender como estas teorias chegaram ao pas e porque foram utilizadas como modelos de anlise da realidade e do homem brasileiro. Segundo Schwarcz (1993) aps a independncia sero criadas as primeiras instituies do saber no pas como as Faculdades de Direito no Recife e em So Paulo, o Instituto Histrico e Geogrfico etc. Ou seja, inicia-se com a criao dessas instituies o processo de profissionalizao dos intelectuais. Pode-se dizer que o Brasil ser pensado at 1870, principalmente, por bacharis em direito. Porm, a partir dessa data, em decorrncia das mudanas do contexto social do pas, como a mudana do eixo econmico, o fim da escravido e o advento da Repblica, iro surgir outros discursos para se pensar a realidade nacional, estes baseados na cincia, alm da preocupao com a imagem que o Brasil possua no plano internacional. O Brasil queria se auto- representar no exterior como pas cientfico, moderno, porm, esbarrava no fato de ser um pas miscigenado. A miscigenao era tida como fator determinante de atraso, e os intelectuais mais capacitados para pensar a realidade social, e conseqentemente promover o desenvolvimento, sero os mdicos sanitaristas, em detrimento dos bacharis em direito, afinal, a concepo de sociedade naquele contexto histrico era de um organismo vivo, sendo a miscigenao uma patologia, que impediria que o organismo se desenvolvesse. Constitua-se, dessa forma, um embate intelectual, no qual a nova gerao opunha-se a anterior por recurso a cincia que passava, ento, a servir como discurso legitimador da contra elite. Pensar a miscigenao era pensar em planos de desenvolvimento para o pas: sendo um baseado no liberalismo europeu e outro em modelos evolucionistas e social-Darwinistas. Isso porque aps a abolio da escravido, havia a questo da incorporao do negro; qual seria o papel desses indivduos na ordem social brasileira? Poderiam considerar todos iguais? Estava em jogo nesse momento negao do acesso a cidadania, e,

conseqentemente, a manuteno da ordem social vigente. Sendo assim, o uso desses modelos de anlise e o recurso a cincia sero secundrios, pois:
O que interessava no era recordar o debate original, restituir a lgica primeira dessas teorias, ou o contento de sua produo, mas, antes, adaptar o que combinava da justificao de uma espcie de hierarquia natural comprovao da inferioridade de largos setores da populao e descartar o que de alguma maneira soava estranho, principalmente quando essas mesmas teorias tomavam como tema os infortnios da miscigenao. (Schwarcz, 1993 p.41)

Enquanto que na Frana, Durkheim inaugurava a sociologia enquanto disciplina, no Brasil ainda se consumiam modelos evolucionistas e social-Darwinistas. Ou seja, h um descompasso do Brasil em relao cincia que estava sendo produzida na Europa. Os modelos aqui importados j estavam sendo questionados em seus pases de origem ou cedendo lugar a outras vertentes explicativas do homem. Dessa maneira, a adoo desses modelos de anlise raciais no Brasil [...] no parece fruto da sorte. Introduzido de forma crtica e seletiva, transforma-se em elemento conservador e mesmo autoritrio na definio de uma identidade nacional e no respaldo a hierarquias sociais j bastante cristalizadas (Schwarcz, 1993 p.42). Nina, imbudo dessas teorias, e a par do debate que estava sendo realizado na Europa desde o sculo XVIII, ir analisar a realidade brasileira, a fim de constatar se a mestiagem poderia ser positiva ou negativa para o futuro da nao. Segundo o autor, no se tratava [...] mais de saber se os mestios so, sim ou no, eugensicos, mas se so um produto normal, socialmente vivel, ou, se, ao contrrio, constituem raas abastardas, inferiores, uma descendncia incapaz e degenerada. (RODRIGUES, 1899 p.1152). Para isso faziam-se necessrias pesquisas baseadas na experincia, resolver o problema atravs da observao direta e imediata indiscutvel (RODRIGUES, 1899 p.1153). Dessa forma ser realizada na cidade baiana de Serrinha, uma pesquisa emprica sobre os efeitos da miscigenao, cujos resultados ele apresenta no artigo Mestiagem, degenerescncia e crime.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetculo das raas: cientistas, instituies e questo racial no Brasil: 1870-1930. So Paulo: Companhia das Letras, 1993.

CORRA, Mariza. As iluses da liberdade: a Escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil. Bragana Paulista: EDUSF, 1998.

Вам также может понравиться