Вы находитесь на странице: 1из 20

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR IDENTIFICAO ESCOLA: Municipal Francisco Francelino de Moura SEGMENTO: 1 ano TURNO: Matutino DATA: 11/03/2013

PROFESSORA: Milka Larissa Gomes dos Santos 1 AULA TEMA: Educao ambiental e sade: Uma proposta interdisciplinar para as sries iniciais SUBTEMA: Eu e o meio ambiente REAS ENVOLVIDAS: Lngua Portuguesa; Cincias, Artes. OBJETIVO GERAL: Conhecer os elementos que constitui o meio ambiente e valoriz-lo. OBJETIVOS ESPECFICOS: Compreender o meio ambiente; Despertar para a importncia do cuidar e do preservar; Apresentar novos hbitos no tratamento ao meio ambiente.

CONTEDO: Meio ambiente; Preservar; Leitura; Escrita; Pintura.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Em Roda de Conversa, falar informalmente a respeito do tema meio ambiente com perguntas orientadas como: Voc sabe o que meio ambiente? Voc sabe como cuidar dele?,etc; Leitura de uma histria (Joo e o P de Feijo) e reflexo sobre o cuidar e o preservar;

Cantar com a turma a Msica: A grama foi crescendo, Patati e Patata; Atividade Plantando sua semente de Feijo; Explicao em sala de aula sobre os hbitos certos e errados em relao ao meio ambiente; Atividade no quadro (onde os alunos escrevero em seu caderno nome de alguns animais que existem no nosso meio ambiente). Atividade em sala de aula (Marcar com um X os hbitos corretos em relao ao cuidado com o meio ambiente), em seguida iro pintar as gravuras.

RECURSOS: Livro Joo e o P de Feijo; Lpis de cor; Copos descartveis; Sementes de Feijo; Atividade Xerografada; Som.

AVALIAO: A avaliao se dar atravs de observaes contnuas a partir da realizao de atividades em grupo e individuais e sua participao na aula.

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR IDENTIFICAO ESCOLA: Municipal Francisco Francelino de Moura SEGUIMENTO: 1 ano TURNO: Matutino DATA: 12/03/2013 PROFESSORA: Milka Larissa Gomes dos Santos 2 AULA TEMA: Educao ambiental e sade: Uma proposta interdisciplinar para as sries iniciais SUBTEMA: Eu e as Plantas REAS ENVOLVIDAS: Lngua Portuguesa; Cincias; Artes. OBJETIVO GERAL: Conscientizar acerca do respeito ao meio ambiente, atravs do cuidado com as plantas, percebendo sua importncia para as nossas vidas. OBJETIVOS ESPECFICOS: Conhecer as partes de uma planta; Compreender a importncia das plantas em nossas vidas; Demonstrar interesse pela preservao do meio ambiente.

CONTEDO: Meio ambiente; Partes da Planta; Escrita; Pintura. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Iniciar a aula cantando a msica As rvores balanam; Contar a histria da rvore que no podia respirar, para conscientiza los da importncia das rvores para a vida no nosso planeta. Conversar com as crianas a respeito do cuidado com as plantas, levando-os a atividade prtica de regar as sementes que plantaram na aula anterior; De volta sala, aplicar uma atividade em que eles devero ligar a rvore ao que ela produz; (exemplo: as frutas);

Em seguida, perguntar s crianas, quem sabe o nome das partes da planta, permitindo que eles compartilhem o que sabem; Levar para a sala Cartazes ilustrativos de uma planta, mostrando a eles as suas partes, em seguida levar para a sala uma planta afim de que eles conheam mais de perto as suas partes; Falando em seguida sobre o oxignio, que liberado pela planta e sua importncia para as nossas vidas; Atividade xerografada em que eles escrevero o nome das partes da planta e em seguida pintaro o desenho dela.

RECURSOS: Lpis de cor; Atividade Xerografada; Cartazes ilustrativos; Planta.

AVALIAO: Ser avaliada participao na aula, por meio de conversas e interao com os colegas, atividades em grupo e individuais, que por sua vez sero contnuas e permanentes.

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR IDENTIFICAO ESCOLA: Municipal Francisco Francelino de Moura SEGUIMENTO: 1 ano TURNO: Matutino DATA: 13/03/2013 PROFESSORA: Milka Larissa Gomes dos Santos 3 AULA TEMA: Educao ambiental e sade: Uma proposta interdisciplinar para as sries iniciais SUBTEMA: Eu e os animais REAS ENVOLVIDAS: Lngua Portuguesa; Cincias; Artes; Matemtica. OBJETIVO GERAL: Conhecer os diferentes tipos de animais por mamferos, aves, rpteis, insetos, classificando-os por terrestres, aquticos e areos, conscientizando da importncia deles para o meio ambiente. OBJETIVOS ESPECFICOS: Conhecer os diferentes tipos de animais e onde vivem; Identific-los por terrestres, aquticos e areos; Diferenciar os animais por mamferos, aves, rpteis e insetos; Conscientizar da importncia deles para o meio ambiente. CONTEDO: Tipos de animais; Seu hbitat; Leitura; Pintura; Nmeros. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Iniciar a aula cantando a msica Bichinhos Grandes e Pequenos; Leitura de uma histria (Os msicos de Bremen) atravs do flanelgrafo e a partir dela, falar sobre os diferentes animais por meio de cartazes; Em seguida, com a turma fazer uma atividade de classificao dos animais por terrestres, aquticos e areos; Atividade xerografada (Pintar apenas os animais terrestres);

Atividade para casa (Ligar o nome a imagem e contar quantas letras h em cada palavra).

RECURSOS: Lpis de cor; Atividade Xerografada; Cartazes ilustrativos; Flanelgrafo; Fita adesiva; Som. AVALIAO: A avaliao observar a participao nas atividades, o aprendizado em relao ao assunto e a sua participao na aula, por meio da roda de conversa, participando nas discusses a respeito de dado assunto, entre outros.

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR IDENTIFICAO ESCOLA: Municipal Francisco Francelino de Moura SEGUIMENTO: 1 ano TURNO: Matutino DATA: 14/03/2013 PROFESSORA: Milka Larissa Gomes dos Santos 4 AULA TEMA: Educao ambiental e sade: Uma proposta interdisciplinar para as sries iniciais SUBTEMA: Eu e os animais domsticos e selvagens REAS ENVOLVIDAS: Lngua Portuguesa; Cincias. OBJETIVO GERAL: Conhecer os diferentes tipos de animais por domsticos e selvagens, estimulando ao cuidado correto com os mesmos. OBJETIVOS ESPECFICOS: Diferenciar os animais por domsticos e selvagens; Compreender sua alimentao e seu habitat; Instigar ao cuidado que devem ter com os animais domsticos; Conscientizar da importncia deles para o meio ambiente; Identificar as vogais e as consoantes. CONTEDO: Animais domsticos e selvagens; Sua alimentao; Seu hbitat; As vogais; As consoantes; Escrita. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Iniciar a aula, com a msica Animais de Estimao de Patati e Patata; Em roda de conversa, sero feitas algumas perguntas relacionadas temtica do dia, como: Qualquer animal pode ser criado em casa? Por qu? Quem tem animal em casa? Ele tem nome? Qual ? O que voc

d de comer? Que cuidados precisam ter com os animais que criamos em casa?,etc; A partir de Cartazes Ilustrativos, perguntar a eles quais so domsticos e qual deles so selvagens; Atividade xerografada onde iro completar com as vogais que faltam nos nomes de animais; Em seguida, a turma em crculo brincar de batata-quente dos animais (Haver uma caixa contendo gravuras de animais que dever circular entre eles ao som de uma msica. Ao parar a msica a criana que estiver com a caixa, dever pegar a figura de um animal e descrever as suas caractersticas fsicas e de habitat observadas, enquanto os demais tentaro adivinhar qual o animal); Atividade para casa (Completar com as consoantes que faltam nos nomes de animais).

RECURSOS: Lpis de cor; Atividade Xerografada; Cartazes ilustrativos; Caixa de papelo pequena; Som. AVALIAO: A avaliao se dar atravs de observao em relao participao dos alunos nas atividades e nas brincadeiras, o aprendizado do contedo e sua participao nas aulas.

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR IDENTIFICAO ESCOLA: Municipal Francisco Francelino de Moura SEGUIMENTO: 1 ano TURNO: Matutino DATA: 15/03/2013 PROFESSORA: Milka Larissa Gomes dos Santos 5 AULA TEMA: Educao ambiental e sade: Uma proposta interdisciplinar para as sries iniciais SUBTEMA: Eu e o contato com a natureza REAS ENVOLVIDAS: Lngua Portuguesa; Cincias. OBJETIVO GERAL: Propiciar inmeras sensaes relacionadas ao contato com a natureza, a partir de recurso audiovisual, permitindo as crianas explorar as paisagens, os animais, os sons e a flora encontrados nas cenas. OBJETIVOS ESPECFICOS: Conhecer o que h na natureza; Compreender como o homem se relaciona com ela; Diferenciar os inmeros sons; Instigar o cuidado que devemos ter com a natureza. CONTEDO: Natureza; Preservao dos animais; Contato com a natureza; Escrita.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Iniciar a aula, fazendo perguntas sobre que contato eles j tiveram com a natureza (Plantar uma semente, regar uma planta, cuidar de animais, etc);

Em seguida, passar o filme Tain 2, que fala de uma menina ndia que luta pela preservao da natureza; Aps o filme, perguntar a eles do que achara do filme, o que mais gostaram que cena mais chamou ateno, que animais selvagens eles lembram ter visto, entre outros; Atividade xerografada, onde elas iro completar as palavras que faltam relacionadas natureza; Atividade para casa, circular as palavras relacionadas natureza com a ajuda de seus pais.

RECURSOS: Atividade Xerografada; Filme Tain; Aparelho DVD; Televiso. AVALIAO: A avaliao se dar atravs de observao da participao dos alunos nas atividadese o aprendizado do contedo.

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR IDENTIFICAO ESCOLA: Municipal Francisco Francelino de Moura SEGMENTO: 1 ano TURNO: Matutino DATA: 18/03/2013 PROFESSORA: Milka Larissa Gomes dos Santos 6 AULA TEMA: Educao ambiental e sade: Uma proposta interdisciplinar para as sries iniciais SUBTEMA: Eu e minha alimentao REAS ENVOLVIDAS: Lngua Portuguesa; Cincias, Matemtica, Artes. OBJETIVO GERAL: Conhecer a importncia de cada tipo de alimentos e frutas para a nossa sade. OBJETIVOS ESPECFICOS: Conhecer os alimentos da pirmide alimentar; Reconhecer a importncia dos alimentos para sade; Apresentar novos hbitos alimentares. CONTEDO: Sade; Alimentao; Leitura; Escrita; Pintura; Nmeros.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Em Roda de Conversa, falar informalmente a respeito do tema Alimentao Saudvel perguntas sobre como a alimentao de cada um;

Leitura de uma histria (Camilo o Comilo) mostrando a importncia de se alimentar bem, e dividir sempre os alimentos com os que no tm; Cantar com a turma a Msica: Hora da Refeio, Patati e Patata; Em seguida explicar as crianas a respeito da pirmide alimentar em forma de cartaz; Atividade xerografada (eles iro marcar com um X os alimentos saudveis) e em seguida pintaro; Atividade onde eles iro completar as palavras e iro contar as letras das palavras.

RECURSOS: Livro Camilo o Comilo; Lpis de cor; Cartaz ilustrativo; Atividade Xerografada; Som.

AVALIAO: A avaliao ocorrer no percurso da aula por meio da observncia a participao na aula, interagindo, respondendo s perguntas e as atividades propostas.

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR IDENTIFICAO ESCOLA: Municipal Francisco Francelino de Moura SEGMENTO: 1 ano TURNO: Matutino DATA: 19/03/2013 PROFESSORA: Milka Larissa Gomes dos Santos 7 AULA TEMA: Educao ambiental e sade: Uma proposta interdisciplinar para as sries iniciais SUBTEMA: Eu e as frutas REAS ENVOLVIDAS: Lngua Portuguesa; Cincias, Matemtica, Artes. OBJETIVO GERAL: Conhecer os diferentes tipos de frutas e sua funo para nossa sade. OBJETIVOS ESPECFICOS: Reconhecer a importncia das frutas; Conhecer as frutas e suas funes; Diferenciar sabores e identific-los pelo paladar.

CONTEDO: As frutas; Nmeros; Leitura; Escrita; Pintura.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Cantar com a turma a Msica: A dana das Frutas, Patati e Patata; Em Roda de Conversa, falar informalmente a respeito das frutas: Quem gosta de fruta? Qual sua fruta preferida? Na sua casa tem algum p de fruta? Qual?

Leitura de uma histria (Frutinhas Amigas) e reflexo sobre a importncia das frutas e sua funo para o organismo (utilizar cartazes ilustrativos); Brincadeira Adivinhe qual a fruta?, onde com os olhos vendados iro adivinhar atravs do paladar qual que a fruta; Atividade xerografada (Escrever o nome das frutas e em seguida encontra-las no diagrama); Em seguida, faremos uma atividade de degustao de algumas frutas tpicas da regio Nordeste.

RECURSOS: Livro Frutinhas Amigas; Cartazes ilustrativos; Lpis de cor; Pratos descartveis; Frutas diversas Atividade Xerografada; Som.

AVALIAO: A avaliao se dar atravs de observaes contnuas a partir da realizao de atividades e o envolvimento nas aulas, a relao deles uns com os outros e o aprendizado por meio das atividades xerografadas.

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR IDENTIFICAO ESCOLA: Municipal Francisco Francelino de Moura SEGMENTO: 1 ano TURNO: Matutino DATA: 20/03/2013 PROFESSORA: Milka Larissa Gomes dos Santos 8 AULA TEMA: Educao ambiental e sade: Uma proposta interdisciplinar para as sries iniciais SUBTEMA: Eu e meu corpo REAS ENVOLVIDAS: Lngua Portuguesa; Cincias, Matemtica, Artes. OBJETIVO GERAL: Conhecer o corpo e suas principais partes, incluindo os cinco sentidos. OBJETIVOS ESPECFICOS: Conhecer o corpo, as partes que compem e suas diferenas; Conhecer os cinco sentidos do nosso corpo. CONTEDO: O corpo; Nmeros; Escrita; Pintura.

PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Em roda de conversa, falar informalmente sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braos, mos, tronco, pernas, ps. Perguntando em seguida: Para que servem? Levar cartazes ilustrativos sobre as partes do corpo e seus respectivos nomes; Em seguida cantar com a turma as msicas: Cabea, ombro, joelho e p e Fui ao mercado; Atividade xerografada de escrever o nome da parte do corpo conforme indicada;

Falar a respeito dos cinco sentidos, falando sobre as partes do nosso corpo responsveis por eles e suas funes; Atividade xerografada (Enumerar os sentidos as suas funes e em seguida completar o rosto da menina).

RECURSOS: Cartazes ilustrativos; Lpis de cor; Atividade Xerografada; Som.

AVALIAO: A prtica avaliativa dar-se- atravs de observaes contnuas a partir da realizao de atividades individuais e em grupo e sua participao na aula.

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR IDENTIFICAO ESCOLA: Municipal Francisco Francelino de Moura SEGMENTO: 1 ano TURNO: Matutino DATA: 21/03/2013 PROFESSORA: Milka Larissa Gomes dos Santos 9 AULA TEMA: Educao ambiental e sade: Uma proposta interdisciplinar para as sries iniciais SUBTEMA: Eu e minha higiene REAS ENVOLVIDAS: Lngua Portuguesa; Cincias, Matemtica, Artes. OBJETIVO GERAL: Estimular a cada criana o cuidado com a sua higiene pessoal. OBJETIVOS ESPECFICOS: Reconhecer importncia da higiene pessoal; Diferenciar as formas e os mtodos de higiene. CONTEDO: Higiene; Leitura; Escrita; Pintura. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Em Roda de Conversa, falar informalmente a respeito da importncia da nossa higiene pessoal, fazer algumas perguntas como: quem gosta de tomar banho? Quem escova os dentes aps as refeies? Entre outras; Leitura da histria (Estrelinha Azul) onde fala necessidade que temos de cuidar bem da nossa higiene; Cantar com a turma a msica (Banho Bom) mostrando a importncia de lavarmos e cuidarmos bem do nosso corpo; Mostrar em forma de cartaz imagens para eles diferenciarem os produtos de higiene, em seguida montarmos um mural da higiene;

Atividade xerografada onde eles iro pintar somente os objetos de higiene corporal; Em seguida explicar a eles que no devemos ter higiene apenas no nosso corpo, mas em algumas partes que compe ele, como: ouvido, boca e nariz; Atividade xerografada onde iro completar as palavras cruzadas; Sortear entre eles trs kits com elementos para ajudar na sua higiene pessoal.

RECURSOS: Livro Estrelinha Azul; Lpis de cor; Cartaz ilustrativo; Atividade Xerografada; Som.

AVALIAO: A avaliao se dar atravs de observaes contnuas a partir da realizao de atividades em grupo e individuais e sua participao na aula.

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR IDENTIFICAO ESCOLA: Municipal Francisco Francelino de Moura SEGUIMENTO: 1 ano TURNO: Matutino DATA: 22/03/2013 PROFESSORAS: Milka Larissa Gomes dos Santos 10 AULA TEMA: Educao ambiental e sade: Uma proposta interdisciplinar para as sries iniciais SUBTEMA: Culminncia REAS ENVOLVIDAS: Lngua Portuguesa, Artes. OBJETIVO GERAL: Promover ao aluno um momento de recordao de tudo que foi proporcionado a eles no estgio, como tambm relembrar as atividades e brincadeiras propostas para o aprendizado de cada um. OBJETIVOS ESPECFICOS: Recordar momentos, atividades e brincadeiras vividos em sala de aula; Propiciar situaes de aprendizagem e troca de experincias. CONTEDO: Desenho livre; Leitura; Pintura; Msicas; Brincadeiras. PROCEDIMENTOS METODOLGICOS: Em Roda de Conversa, perguntar acerca da experincia deles em relao ao estgio, o que aprenderam o que recordam, entre outras; Atividade individual onde iro desenhar algumas coisas do que eles aprenderam dos temas abordados nas duas semanas e depois ir at a frente e falar sobre seu desenho; Cantar com a turma a Msica: Como Bom Ter Um Amigo, entre outras, as quais foram utilizadas no estgio, com professores e alunos;

Em seguida usaremos tinta para caracterizar cada criana de coelhinho da pscoa; Atividade xerografada onde eles iro pintar o coelhinho da pscoa; Festa de despedida.

RECURSOS: Folhas A4; Atividade xerografada; Lpis de cor; Lpis grafite; Tinta guache; Som e CD.

AVALIAO: A avaliao se dar atravs de observaes contnuas a partir da realizao de atividades em grupo e individuais e sua participao na aula.

Вам также может понравиться