Вы находитесь на странице: 1из 27

MANUAL DE DETALHE - Bsico -

www.detailstore.pt www.carpremium.net
4 EDIO Junho de 2011

EXTERIOR
Lavagem Descontaminao Polimento Manual Polimento Mecnico Aplicao de Glazes Aplicao de Selantes Enceramento

LAVAGEM
Comear por colocar shampoo no balde (numa das seces) e encher com gua ambas as seces do balde ou o balde com grit guard, deixando 2 dedos sem gua para evitar que a gua transborde. Colocar a luva na gua. Passar a viatura por gua, deixando-a escorrer livremente. Passar a luva pela seco com shampoo e passar num painel da viatura. Seguidamente mergulhar a luva na seco sem shampoo, removendo qualquer sujidade da luva e mergulhar novamente agora na seco com shampoo. Lavar novo painel da viatura e repetir estas operaes para o resto da viatura. Enxaguar frequentemente o carro para que a sujidade no seque na viatura e no necessite de efectuar nova lavagem. Antes de secar a viatura, passe-a por gua para tirar o shampoo. Aguardar alguns instantes e comece a secar a viatura com a toalha de secar. Comear a secar os painis mais na vertical, seguindo depois para a mala, capot e tecto (no final). Espremer a toalha caso seja necessrio.

MATERIAL RECOMENDADO
Balde Duplo Chemical Guys Bodywash Shampoo Toalha Waffle Weave Sonax Gloss Shampoo

1 www.detailstore.pt

DESCONTAMINAO
Nunca comear esta operao sem antes lavar a viatura como descrito na pgina anterior. Amassar insistentemente a ClayBar com o auxlio das palmas das mos at que esta tenha adquirido o formato semelhante ao de uma moeda. Borrifar a ClayBar com Quick Detail tal como a superfcie de chapa a ser descontaminada de modo a que esta deslize sem esforo. Passar a barra insistentemente embora de forma suave na pintura at que esta fique macia (sem irregularidades que se sentem na passagem da plasticina). Caso o painel ainda no esteja descontaminado e a barra deixar de deslizar convenientemente, proceder a uma ou mais borrifadelas de QuickDetail conforme achar necessrio. ATENO: Ir amassando a ClayBar medida que esta for ficando mais suja de modo a que as impurezas no estejam constantemente em contacto com a pintura!

MATERIAL RECOMENDADO
Claybar Agressiva Claybar Suave XT Detail Claybar Kit Chemical Guys Pro Detailer

2 www.detailstore.pt

POLIMENTO MANUAL Fase de Corte


Isolar todas as partes de plstico e borracha no pintadas antes de iniciar o polimento. O Einszett Ultra Paint Polish um composto de polimento de abrasividade mdia, no sendo recomendado para pinturas recentes ou em bom estado de conservao. Ideal para remover a oxidao provocada pela exposio solar, os riscos circulares (swirls) provocados pelas lavagens automticas ou com vassoura ou outros riscos profundos provenientes de toques, raspes, vandalismo, etc. Para utilizar este polish em toda a pintura do veculo a fim de a renovar recomendase o uso de uma Polidora para detalhes, com uma esponja de corte, que alm de facilitar de sobremaneira o trabalho permite obter resultados mais homogneos. Para corrigir riscos localizados ou em pequenas seces pode ser trabalhado usando um aplicador de algodo ou de microfibras ou ainda esponjas de 4 e respectivo aplicador de borracha, insistentemente e com movimentos perpendiculares ao risco. Aps o tratamento, remover o excesso de produto com um pano Microfibras limpo. ATENO: Aps a aplicao do Einszett Ultra Paint Polish , dever ser sempre usado um composto de polimento mais fino como o Einszett Paint Polish, para devolver um brilho profundo s seces tratadas previamente!

MATERIAL RECOMENDADO
Aplicador Algodo Aplicador Microfibras Einszett Ultra Paint Polish Pano Microfibras

3 www.detailstore.pt

POLIMENTO MANUAL Fase de Polimento


Isolar todas as partes de plstico e borracha no pintadas antes de iniciar o polimento. O Einszett Paint Polish um polish excelente para todo o tipo de pinturas, especialmente com sinais de ainda pouca oxidao e riscos superfciais. Este produto pode ser usado de forma muito segura tanto mo com o auxlio de um aplicador de Microfibras ou ainda esponjas de 4 e respectivo aplicador de borracha, como com uma Polidora, usando uma esponja de polimento macia. Quando usada mo garante uma renovao fantstica da camada superior da pintura (mais desgastada) devolvendo um brilho semelhante ao de carro novo, embora para uma remoo completa de riscos seja necessria alguma insistncia extra. Se aplicado mquina, o Einszett Paint Polish alm de retirar sem grande dificuldade a maioria dos riscos mais superficiais, confere um brilho e uma homogeneidade incrveis que podem ser constatados aps o tratamento num veculo quando colocado sob o sol forte.

MATERIAL RECOMENDADO
German Applicator Aplicador Microfibras Einszett Paint Polish Pano Microfibras Prestige Detail

4 www.detailstore.pt

POLIMENTO MANUAL Fase de Acabamento


Isolar todas as partes de plstico e borracha no pintadas antes de iniciar o polimento. O Einszett Metallic Polish tem melhores resultados nas pinturas escuras, concedendo um brilho profundo e cristalino como se de um espelho se tratasse, sem quaisquer nvoas ou imperfeies de polimento como comum ver no dia a dia em maus polimentos. Em pinturas claras, como o cinza-prata ou o branco, os resultados no saltam to facilmente vista mas mesmo assim so de certa forma notrios. Pode ser aplicado mo com aplicador Microfibras ou German Applicator ou ainda esponjas de 4 e respectivo aplicador de borracha ou mquina, usando uma esponja de acabamento muito macia.

MATERIAL RECOMENDADO
German Applicator Aplicador Microfibras Einszett Metallic Polish Pano Microfibras Prestige Detail

5 www.detailstore.pt

POLIMENTO MECNICO Fase de Corte


O polimento usando polidora deve ser efectuado sempre com cuidado, quer se utilize uma rotativa quer uma orbital. Devemos sempre ter em conta que a camada de verniz/tinta tem uma espessura limitada pelo que tirar 99% dos riscos nem sempre a melhor opo. Isolar todas as partes de plstico e borracha no pintadas antes de iniciar o polimento. Comear por colocar numa esponja de corte, adequada mquina a usar, uma pequena poro de polish de corte (ex. Menzerna FG500). Comear com uma velocidade mdia (Orbital meio da escala ; Rotativa 600rpm) e observar os resultados depois de polir. O polimento deve ser feito de uma forma linear, primeiro da esquerda para a direita e depois de cima para baixo. No devem ser feitos movimentos circulares de modo a evitar a criao de swirls. Os movimentos devem ser feitos de maneira a que o movimento seguinte cubra 50% do movimento anterior, isto , deve-se sobrepor as passagens da polidora na pintura. Fazer pequenas seces de cada vez ( ~40cmx40cm). Quando tiver mais experincia poder aumentar a velocidade (Orbital normalmente mxima ; Rotativa 900/1200 rpm). Trabalhar o polish at que este comece a ficar enevoado. Neste caso, aconselhvel fazer pequenas seces de cada vez para evitar acidentes. Retirar o excesso de polish com um pano de microfibras.

MATERIAL RECOMENDADO
Menzerna Fast Gloss FG500 Esponja de Corte de 6 Pano de Polimento sem costuras Pano Microfibras Prestige Detail

6 www.detailstore.pt

POLIMENTO MECNICO Fase de Polimento


Isolar todas as partes de plstico e borracha no pintadas antes de iniciar o polimento. Continuar o polimento colocando uma esponja de polimento na mquina e colocar uma pequena poro de polish de polimento (ex. Menzerna PO91L). Comear com uma velocidade mdia (Orbital meio da escala ; Rotativa 600rpm) e observar os resultados depois de polir. O polimento deve ser feito de uma forma linear, primeiro da esquerda para a direita e depois de cima para baixo. No devem ser feitos movimentos circulares de modo a evitar a criao de swirls. Os movimentos devem ser feitos de maneira a que o movimento seguinte cubra 50% do movimento anterior, isto , devese sobrepor as passagens da polidora na pintura. Fazer pequenas seces de cada vez ( ~40cmx40cm). Nesta fase, no aconselhvel aumentar a velocidade da polidora. Trabalhar o polish at que este comece a ficar enevoado. Neste caso, aconselhvel fazer pequenas seces de cada vez para evitar acidentes. Retirar o excesso de polish com um pano de microfibras.

MATERIAL RECOMENDADO
Menzerna PO203 Esponja de Polimento de 6 Menzerna PO91L Pano Microfibras Prestige Detail

7 www.detailstore.pt

POLIMENTO MECNICO Fase de Acabamento


Isolar todas as partes de plstico e borracha no pintadas antes de iniciar o polimento. Para finalizar o polimento, coloque uma esponja de acabamento na mquina e coloque uma pequena poro de polish de acabamento (ex. Menzerna PO85RE5). Use uma velocidade baixa (Orbital velocidade 1 ou 2 ; Rotativa 300rpm) para trabalhar o polish e observe os resultados depois de polir 5 min. O polimento deve ser feito de uma forma linear, primeiro da esquerda para a direita e depois de cima para baixo. No devem ser feitos movimentos circulares de modo a evitar a criao de swirls. Os movimentos devem ser feitos de maneira a que o movimento seguinte cubra 50% do movimento anterior, isto , deve-se sobrepor as passagens da polidora na pintura. Fazer pequenas seces de cada vez ( ~40cmx40cm). Nesta fase, no aconselhvel aumentar a velocidade da polidora. Trabalhar o polish at que este comece a ficar enevoado. Retirar o excesso de polish com um pano de microfibras.

MATERIAL RECOMENDADO
Menzerna PO85RD Esponja de Acabamento de 6 Menzerna PO85RE5 Pano de Microfibras

8 www.detailstore.pt

APLICAO DE GLAZES
Os glazes so produtos destinados a esconder os microriscos, muitas vezes deixados aps o polimento de acabamento. No servem no entanto para esconder os riscos de viaturas no detalhadas. A aplicao de glazes pode ser feita manualmente com aplicador poliespuma ou atravs do uso de uma polidora com uma esponja de acabamento suave. Se aplicar mo, dever colocar uma poro de glaze no aplicador poliespuma e espalh-lo sobre a superfcie pintada, de forma a cobri-la totalmente. Deixar actuar durante alguns minutos e depois remover o excesso com um pano de microfibras limpo. Se aplicar com o auxlio de uma polidora, dever colocar o glaze na esponja de acabamento e com uma velocidade baixa da polidora, espalhar o produto com movimentos suaves. Deixar actuar durante alguns minutos e remover posteriormente com um pano de microfibras limpo.

MATERIAL RECOMENDADO
Chemical Guys Ez~Creme Glaze Poorboys White Diamond XT Detail Aplicador Poliespuma Esponja de Acabamento 6

9 www.detailstore.pt

SELAGEM (CAMADA DE PROTECO)


Os selantes so produtos destinados a aplicar uma camada de proteco na pintura contra os agentes externos. Esta camada protege a pintura dos dejectos dos passros, chuvas cidas, riscos superficiais, contra oxidao proveniente dos raios UV e dificulta de sobremaneira a aderncia de mosquitos, alcatro e outros contaminantes pintura. A camada de proteco tem durao varivel dependendo do selante aplicado e condies atmosfricas. Se aplicar mo, dever colocar um bocado de selante no aplicador poliespuma e espalh-lo sobre a superfcie pintada, de forma a cobri-la totalmente. Deixar actuar durante alguns minutos e depois remover o excesso com um pano de microfibras limpo. Se aplicar com o auxlio de uma polidora, dever colocar o selante na esponja de acabamento e com uma velocidade baixa da polidora, espalhar o produto com movimentos suaves. Deixar actuar durante alguns minutos e remover posteriormente com um pano de microfibras limpo. Ateno: A camada de proteco vai desaparecendo ao longo do tempo e no protege eficazmente a pintura contra todos os agentes externos. No caso dos dejectos de passros, a camada retarda a aco corrosiva dos dejectos no verniz da viatura.

MATERIAL RECOMENDADO
Chemical Guys Jet Seal Chemical Guys M-Seal XT Detail Aplicador Poliespuma Esponja de Acabamento 6

10 www.detailstore.pt

ENCERAMENTO
A aplicao de ceras lquidas ou em pasta pode ser feita manualmente com aplicador poliespuma ou atravs do uso de uma polidora com uma esponja de acabamento suave. Se aplicar mo, dever colocar um bocado de cera no aplicador poliespuma e espalh-lo sobre a superfcie pintada, de forma a cobri-la totalmente. Com a maioria das ceras, deixa-se que a cera aplicada fique com aspecto enovoado e s depois que se remove o excesso com um pano de microfibras limpo. Se aplicar com o auxlio de uma polidora, dever colocar a cera na esponja de acabamento e com uma velocidade baixa da polidora, espalhar o produto com movimentos suaves. Com a maioria das ceras, deixa-se que a cera aplicada fique com aspecto enovoado e s depois que se remove o excesso com um pano de microfibras limpo.

MATERIAL RECOMENDADO
Poorboys Nattys Paste Wax Chemical Guys XXX Paste Wax XT Detail 2 Panos Microfibras XT Detail Aplicador Poliespuma

11 www.detailstore.pt

EXTERIOR
Diversos
Tratamento das Jantes Remoo de Alcatro Tratamento das superfcies vidradas Tratamento das borrachas Limpeza do compartimento do motor Recuperao e tratamento dos plsticos exteriores Recuperao de farolins de plstico Diversos

TRATAMENTO DAS JANTES


Borrifar a jante com Einszett Wheel Cleaner e deixar actuar alguns segundos, a fim de desprender pedaos de alcatro e ferodo incrustado. Utilizar um pincel para esfregar e limpar a sujidade da jante. Passar por gua de modo a que a sujidade escorra das jantes. Repetir a operao at a jante ficar limpa e secar a jante. Em alternativa, pode-se utilizar a Shmitt Preta para lavar as jantes por fora e por dentro. Para conseguir melhores resultados e deixar as jantes como novas, proceder desmontagem das mesmas do veculo de modo a tratar no s a parte exterior mas sim toda a superfcie interior e exterior da jante. IMPORTANTE: Aps tratar as jantes, selar toda a superfcie com um selante para as jantes que alm de lhes conceder um brilho intenso, d ainda uma grande proteco, dificultando a aderncia de ferodo ou alcatro, facilitando de sobremaneira a limpeza. No usar em jantes pintadas. Redobrar a ateno ao usar em jantes cromadas.

MATERIAL RECOMENDADO
Chemical Guys Wheel Guard Poorboys Wheel Sealant Einszett Wheel Cleaner XT Detail Aplicador Poliespuma

12 www.detailstore.pt

REMOO DE ALCATRO
Esta operao deve ser efectuada com o carro lavado e com a pintura seca e sombra. Aps efectuar a lavagem, retirar o alcatro incrustado na pintura com o auxlio do Einszett Acrysol e um pano tipo vileda. Deitar uma poro de Acrysol no pano e molhar os pontos/manchas de alcatro presentes na pintura. No necessita de esfregar. Aguardar alguns segundos e comece a esfregar suavemente at que a totalidade do alcatro saia da pintura. Se necessrio, repetir a operao. Lavar o painel tratado com o Acrysol pois este produto um solvente e se deixado a secar na pintura, poder danificar pinturas com camadas de verniz debilitadas. Aps limpar o alcatro, deitar fora o pano ou a parte suja de alcatro! IMPORTANTE: Esfregar suavemente. No esfregar com fora com perigo de danificar a camada de verniz! Limpar com um pano ou esponja humedecidos qualquer resto de Acrysol presente na pintura.

MATERIAL RECOMENDADO
Einszett Acrysol Pano tipo vileda

13 www.detailstore.pt

TRATAMENTO DAS SUPERFCIES VIDRADAS


Lavar e descontaminar as superfcies a tratar e secar bem. Aplicar uma poro de Einszett Glass Polish num aplicador Microfibras ou de Algodo e tratar cada vidro individualmente. Insistir com movimentos verticais at o vidro ficar com um acabamento agradvel, sem marcas de gua ou gorduras. Os vidros podem tambm ser limpos com o produto de limpeza de vidros da XT Detail. Para remover microriscos aconselhvel o recurso polidora rotativa, com a esponja de corte e Einszett Glass Polish. Para finalizar e prolongar o acabamento, aplicar uma camada de selante do kit Carlack de vidros. IMPORTANTE: No caso de polir o pra-brisas com a polidora e esponja de corte, no insistir durante muito tempo a fim de evitar que a superfcie vidrada aquea em demasia! Ter em ateno quando polir vidros com peliculas pois o polish poder causar danos pelcula.

MATERIAL RECOMENDADO
Chemical Guys Miracle Window Einszett Glass Polish XT Detail Kit de Vidros XT Detail Aplicador Algodo

14 www.detailstore.pt

TRATAMENTO DAS BORRACHAS


Limpar bem as borrachas com o auxlio de um pano simples humedecido. Embeber um bocado de esponja com Einszett Kunststoff e passar em todas as borrachas de vedao, de modo a cobrir toda a superfcie de borracha. Deixar as portas abertas a fim de permitir a secagem do produto por um perodo de sensivelmente 1 hora. Para melhorar a revitalizao das borrachas poder necessitar de repetir a operao passadas algumas horas. IMPORTANTE: No fechar as portas logo aps a aplicao do Einszett Kunststoff, deixar secar pelo menos durante 1 hora, mantendo as portas abertas!

MATERIAL RECOMENDADO
Einszett Kunststoff Esponja de Aplicao

15 www.detailstore.pt

LIMPEZA DO COMPARTIMENTO DO MOTOR


Antes de proceder limpeza isolar todos os componentes elctricos necessrios. Pulverize o XT Detail Degreaser em todo o motor e compartimento do mesmo, deixando actuar alguns minutos. Encher um pulverizador Premium somente com gua e pulverizar em toda a superfcie e esfregar com o auxlio de pinceis para limpeza de motor. No fim de uma limpeza satisfatria, enxaguar com uma pequena quantidade de gua, evitando molhar os componentes elctricos, mesmo que previamente isolados. Colocar o motor em funcionamento, frequentemente, para que este seque. Depois da lavagem final, aguardar que o motor arrefea e pode aplicar o lustrante e protector de motor Einszett Motor-Lack nos cabos metlicos. No aplicar nos plsticos j que estes podem ficar malhados. IMPORTANTE: Ter o cuidado de isolar bem os componentes elctricos e evitar a todo o custo que apanhem humidade!

MATERIAL RECOMENDADO
XT Detail Degreaser Einszett Motor-Lack

16 www.detailstore.pt

RECUPERAO E TRATAMENTO PLSTICOS EXTERIORES


Dependendo do estado em que se encontram h dois tipos de tratamentos possveis: Recuperao completa de plsticos queimados/esbranquiados: Neste caso o produto a usar ser o Return to Black (Preto) ou Return to Grey (Cinzento), dependendo da cor original dos plsticos. Dever ser aplicado em finas camadas com o auxlio da esponja fornecida ou com um bocado de flanela. Aplicar as camadas necessrias at o plstico ficar literalmente como novo. Deixar secar pelo menos 20 minutos antes de se poder mexer na superfcie tratada. A superfcie no dever estar em contacto com gua durante pelo menos 24h. Tratamento de plsticos pouco queimados ou descolorados: Aplicar um condicionador de plsticos exteriores numa pequena esponja ou aplicador Microfibras e tratar as superfcies plsticas no pintadas. No aplicar directamente nos plsticos pois poder manchar os plsticos. IMPORTANTE: Quando aplicar Return to Black ou Return to Grey, ter o cuidado de no aplicar nas superfcies pintadas do veculo. Se tal acontecer limpar imediatamente com um pano humedecido com gua. Se passarem vrios minutos, recorrer ao auxlio do Einszett Acrysol.

MATERIAL RECOMENDADO
Einszett Balsam Einszett Vinyl Gel Poorboys Trim Restorer Return to Black ou R2Grey

17 www.detailstore.pt

RECUPERAO DE FAROLINS DE PLSTICO


Aps os farolins se encontrarem limpos e descontaminados, colocar num aplicador Microfibras uma poro de Plastic Polish e esfregar bem em toda a superfcie dos farolins, de forma homognea. Quando j no tiverem riscos ou sulcos perceptveis, pode se aplicar uma camada de cera e de selante para melhorar o brilho e reflectividade dos farolins, ao mesmo tempo que se garante maior proteco contra agentes externos. A recuperao completa de farolins muito mais eficaz quando usada a polidora orbital, deixando um acabamento espantoso. Remover o excesso de polish/selante/cera com um pano de microfibras. IMPORTANTE: A maioria dos riscos dos farolins removida com os polishes para plsticos, no entanto, riscos mais fundos so impossveis de tirar.

MATERIAL RECOMENDADO
XT Detail Plastic Polish Meguiars Plast-X Aplicador Microfibras XT Detail Panos Microfibras

18 www.detailstore.pt

EXTERIOR DIVERSOS
Prolongamento da vida das escovas limpa pra-brisas e optimizao da limpeza: Lavar a borracha das escovas com um algodo embebido em alcool etlico, de seguida proceder ao polimento do pra-brisas com Einszett Glass Polish e selar com o selante do Kit de vidros da Carlack. Encher o depsito do lava vidros com gua destilada at meio e despejar o uma poro do contedo das embalagens de anti-congelante (XT Detail Glass Citrus) e do desengordurante e lubrificante (1Z Kristalklar Premium) e acabar de encher o depsito com gua destilada. Limpeza e tratamento das molduras das portas: Com o auxlio de um pano e de um pincel, limpar, usando Einszett W99 diludo todas as molduras das portas a fim de remover leos e poeiras incrustadas e restante sujidade. Finalizar com um pano (somente) humedecido e secar a superfcie. A superfcie poder ser depois polida e selada. Colocar Einszett UltraGel em todas as dobradias e fechaduras a fim de garantir uma lubrificao correcta. IMPORTANTE: Evitar a passagem de polish, selante ou cera nas borrachas de vedao das portas!

MATERIAL RECOMENDADO
Einszett W99 Einszett Ultra Gel XT Detail Glass Citrus Einszett Kristalklar Premium

19 www.detailstore.pt

INTERIOR
Limpeza e tratamento dos plsticos interiores Limpeza de estofos Limpeza de tecidos

LIMPEZA E TRATAMENTO DOS PLSTICOS INTERIORES


Comear por limpar todas as superfcies a tratar com All Purpose Cleaner, usando um pano de microfibras para o interior para auxiliar e deixar secar bem. Se se tratar do primeiro tratamento, aplicar um condicionador de plsticos interiores num pano Microfibras e passar em todo o tablier, consola central e forros das portas, sem remover o excesso! Aguardar cerca de 10 minutos e aplicar uma nova camada, removendo o excesso com um pano Microfibras limpo. Se se tratar dos tratamentos seguintes, remover o excesso 5 minutos aps a aplicao. Para limpar as sadas de ventilao e restantes frinchas em que existam entrestcios, usar um pincel de limpeza.

MATERIAL RECOMENDADO
Einszett Tiefen XT Detail Interior Touch Poorboys Natural Look Chemical Guys Natural Shine Mothers Protectant Panos Microfibras Interiores

20 www.detailstore.pt

LIMPEZA DE ESTOFOS
Limpeza de estofos em tecido/veludo: Proceder, em primeiro lugar, limpeza da maior sujidade com o auxlio de um aspirador ou de uma escova. Borrifar uma poro de All Purpose Cleaner (APC) num pano Microfibras de interior e passar no tecido dos bancos a tratar a fim de remover toda a sujidade. Repetir a operao se necessrio! Poder em alternativa colocar uma poro de APC num alguidar e com uma escova de interiores, escovar os estofos com o APC. Limpeza e tratamento de estofos em pele: Proceder, em primeiro lugar, limpeza da maior sujidade com o auxlio de um aspirador ou de uma escova macia. Prosseguir a limpeza com APC at remover toda a sujidade incrustada na pele. Colocar o condicionador de pele num pano Microfibras e espalhar suavemente nos bancos. Deixar actuar cerca de 10 minutos at que a pele absorva o produto e remova o excesso com um pano Microfibras limpo.

MATERIAL RECOMENDADO
XT Detail All Purpose Cleaner Chemical Guys Escova Interiores Poorboys Leather Stuff CG Leather Conditioner Einszett Lederpflege Panos Microfibras Interiores

21 www.detailstore.pt

LIMPEZA DE TECIDOS
Limpeza do tecto em tecido: Colocar uma poro de APC num pano Microfibras e esfregar suavemente na superficie a tratar at remover a sujidade. Repetir a operao se necessrio! IMPORTANTE: Colocar sempre pequenas pores de APC no pano Microfibras de maneira a que fique pouco humedecido. Muita humidade no forro interior do tecto pode causar o seu descolamento !!! Limpeza de tapetes e alcatifas: Comear por aspirar as superfcies a limpar de modo a remover a maior sujidade. Embeber bem um pano Microfibras ou uma escova com APC e esfregar exaustivamente nas alcatifas a limpar. Repetir a operao at se atingir uma limpeza perfeita. Para limpar uma grande superfcie de alcatifa a fim de rentabilizar o produto, colocar gua numa pequena bacia juntamente com algumas tampas de APC. Mergulhar o pano ou a escova na soluo.

MATERIAL RECOMENDADO
XT Detail All Purpose Cleaner Chemical Guys Escova Interiores Einszett Blitz Panos Microfibras Interiores

22 www.detailstore.pt

EQUIPA TCNICA
Redaco: Joo Carvalho www.detailstation.pt / www.carpremium.net Ricardo Patro www.detailstation.pt / www.carpremium.net Estrutura: Ricardo Patro www.detailstore.pt / www.carpremium.net Reviso tcnica: Pedro Ferreira www.carpremium.net Carlos Figueira www.carpremium.net
Edio do Manual: Edio n 4 Junho de 2011 Agradecimentos: A todos os utilizadores do frum e clientes da loja que connosco partilham as suas experincias e as suas dvidas, permitindo-nos melhorar as nossas tcnicas e alcanar novos resultados. O resultado de todo este esforo est patente nesta edio do manual bsico de detalhe, exclusivamente elaborado por portugueses para portugueses.

OS MELHORES PRODUTOS DA EQUIPA TCNICA:


Chemical Guys 5050 Paste Wax Poorboys Wheel Sealant Collinite 845 Insulator Chemical Guys Pro-Polish

23 www.detailstore.pt

Вам также может понравиться