Вы находитесь на странице: 1из 50

INSTITUTO DE FORMAO E EDUCAO TEOLGICA BACHARELADO EM TEOLOGIA FRANCISCA SONIA LIMA DA ASSUNO VIEIRA

ADORAO A DEUS ATRAVS DA MSICA

FORTALEZA CE 2012

INSTITUTO DE FORMAO E EDUCAO TEOLGICA BACHARELADO EM TEOLOGIA FRANCISCA SONIA LIMA DA ASSUNO VIEIRA

ADORAO A DEUS ATRAVS DA MSICA

Monografia apresentada como exigncia do curso de Bacharelado em Teologia, para obteno do ttulo de Graduao, sob orientao do Professor Especialista Gledson de Souza Ferreira.

FORTALEZA - CE 2012

FICHA CATALOGRFICA

VIEIRA, Francisca Sonia Lima da Assuno Adorao a Deus Atravs da Msica. Fortaleza CE. Instituo de Formao e Educao Teolgica. Orientao: Prof Gledson de Souza Ferreira. Fortaleza. 2012. Paginas: 49 Monografia apresentada como exigncia do curso de Bacharelado em Teologia para obteno do titulo de Graduao.

1. Msica; 2. Adorao; 3. Deus.

ADORAO A DEUS ATRAVS DA MSICA

FRANCISCA SONIA LIMA DA ASSUNO VIEIRA

APROVADA EM _____/_____/________

BANCA EXAMINADORA

_____________________________________________ Prof. Espec. Wagner da Costa Gaspar

______________________________________________ Prof. Espec. Gledson de Souza Ferreira

A todos os irmos que louvam a Deus em suas congregaes atravs da msica. Que esta obra ajude as igrejas e a seus ministros de louvor em sua caminhada crist.

AGRADECIMENTOS

A Deus que me permitiu, por sua misericrdia e amor, a obteno do discernimento de toda a Sua vontade concernente ao uso da msica em Sua adorao. A Ele toda a honra e toda a glria.

A meu marido Joo que me auxiliou nesta caminhada acadmica juntamente com meus amados filhos.

A igreja a qual eu congrego, que por diversas vezes compreendeu minha ausncia no ministrio de louvor por estar preparando esta obra.

RESUMO

Esta obra analisa, atravs da Bblia Sagrada, de obras sobre a Histria Universal da Msica e a partir de obras e citaes de cristos, a msica de adorao a Deus. Os primrdios da msica de adorao a Deus na Bblia Sagrada e o nascimento e desenvolvimento da msica de adorao a Deus na Histria Universal, so claramente demonstrados, inclusive o fato de que a msica de adorao a Deus, segundo a Bblia, originou-se ainda na criao do Universo. Analisa-se tambm, detalhadamente, as principais passagens que mencionam a msica de adorao a Deus nas pginas de toda a Bblia Sagrada, incluindo assim os livros do Antigo Testamento e os do Novo Testamento. Esta obra analisa ainda esta msica inserida no contexto da igreja evanglica atual. Esta anlise aborda inicialmente os equvocos nas composies das msicas que contm, em suas letras, diversas doutrinas herticas. Analisa-se tambm a problemtica ligada aos estilos musicais mundanos que esto sendo usados em muitas igrejas. Os mais diversos tipos de ataques sofridos pelo ministrio de louvor so descritos de forma contundente, sendo esta descrio acompanhada de sugestes, a pastores e ministros de louvor, para que exeram de forma ntegra o ministrio que foi a eles confiado. A forma correta e sbia de se ministrar o louvor na congregao est demonstrada de forma objetiva, bem como deve ser o cuidado com todos os obreiros que fazem parte do ministrio de louvor, evitando-se assim os mais diversos tipos de escndalos que prejudicam a obra de Deus. Palavras-chave: Msica. Adorao. Deus.

ABSTRACT

This work examines, through the Holy Bible, works on the Universal History of Music and from work and quotes from Christians, worship music to God. The beginnings of worship music to God in the Holy Bible and the birth and development of music in worship to God in Universal History, are clearly shown, including the fact that the music of worshiping God according to the Bible, originated yet in creation of the universe. It also analyzes in detail the main passages that mention the worship music to God in the pages of the entire Bible, including the books of the Old Testament and the New Testament. This work also analyzes this music into the context of the evangelical church today. This analysis first addresses the misconceptions in the compositions of the songs that contains, in their letters, various heretical doctrines. It also analyzes the problems linked to mundane musical styles that are being used in many churches. The various types of attacks suffered by the ministry of praise are described forcefully, being this description together with suggestions to the pastors and ministers of praise, to exercise the ministry with integrity that was entrusted to them. The correct and wise way to give praise in the congregation is demonstrated objectively, and should be careful with all workers who are part of the worship ministry, thus avoiding several types of scandals that undermine the work of God. Keywords: Music. Worship. God.

SUMRIO

INTRODUO........................................................................................................................09 1. HISTRIA DA MSICA DE ADORAO A DEUS.......................................................11 1.1 Os primrdios da msica de adorao a Deus na Bblia.....................................................11 1.2 O nascimento e desenvolvimento da msica de adorao a Deus na Histria....................16 2. A MSICA DE ADORAO A DEUS ATRAVS DA BBLIA.....................................22 2.1 A msica de adorao a Deus nos livros do Antigo Testamento........................................22 2.2 A msica de adorao a Deus nos livros do Novo Testamento..........................................29 3. A MSICA NO CONTEXTO DA IGREJA EVANGLICA ATUAL...............................33 3.1 Os equvocos nas composies ..........................................................................................33 3.2 A problemtica dos estilos..................................................................................................36 3.3 Os ataques ao ministrio de louvor.....................................................................................37 3.4 Conselhos para a estruturao do louvor............................................................................41 3.5 Conselhos ao lder de louvor e a seu pastor........................................................................44 CONCLUSO..........................................................................................................................47 REFERNCIAS........................................................................................................................48

INTRODUO

Esta obra uma pesquisa bibliogrfica scio-histrica-crtica e teolgica que a autora, busca em toda a Bblia Sagrada e em obras de Histria da Msica, o conhecimento do nascimento e desenvolvimento da msica de adorao a Deus, e ainda busca, em obras e artigos de autores cristos, conhecer qual tem sido a conduta da igreja evanglica atual em relao msica de adorao, bem como explanar como devem sem compostas e executadas as msicas de adorao a Deus, e ainda qual deve ser a postura dos lderes e ministros de louvor na igreja atual. A finalidade deste trabalho , a princpio, oferecer aos cristos o conhecimento das origens da msica de adorao a Deus para que o mesmo possa refletir se, por acaso, a msica que ele canta nos dias de hoje, fiel ao modelo bblico. Adorar a Deus atravs da msica de forma biblicamente sadia deve ser o desejo de todos. O contedo desta obra apresenta o surgimento da msica de adorao a Deus na Bblia, bem como a anlise do desenvolvimento da msica de adorao a Deus atravs da Histria Universal desde os primrdios da humanidade. O desenvolvimento da msica de adorao a Deus aps o incio do cristianismo tambm detalhadamente explanado. O acompanhamento deste desenvolvimento til para que a igreja possa identificar o momento e os motivos que levaram esta msica a gradualmente distanciar-se do modelo bblico, ora com acrscimos benficos como o uso da polifonia, ora com acrscimos prejudiciais. O relato bblico, com a respectiva apresentao dos principais textos bblicos que demonstram claramente o uso da msica, desde o Antigo Testamento at no Novo Testamento, permite ao leitor conhecer um pouco de riqussimas composies, como os Salmos, bem como aprender como a msica de adorao a Deus foi executada de forma prtica pelo povo de Deus. O uso dos mais diversos instrumentos musicais fica claramente demonstrado, bem como o nvel de importncia que era dado, no apenas msica, mas a todos os que eram responsveis por execut-la. Posteriormente, esta obra analisa, j no contexto atual, o contedo da letra uma de msica evanglica para que o leitor perceba a necessidade de submeter este tipo de composio ao crivo da doutrina bblica. necessrio identificar e evitar as que transmitam mensagens herticas. A finalidade antropocntrica de algumas msicas comparada com a postura teocntrica e cristocntrica dos louvores encontrados na Bblia.

10

A problemtica que existe ma igreja atual quanto aos estilos musicais adotados, tambm analisada, com a posterior reflexo sobre como deve ser o proceder cristo na escolha de quais estilos musicais devem ser evitados pelas igrejas da atualidade. Neste contexto da igreja evanglica atual esta obra apresenta ainda quais so alguns dos principais ataques sofridos pelo ministrio de louvor. As principais tentaes so analisadas, tanto no mbito dos ministros de louvor como no mbito da vida do lder de ministrio de louvor. A conduta dos ministros de louvor, tanto em sua vida diria, como no momento que exercem seu ministrio no culto, so analisados luz da doutrina bblica, para que cada membro possa perceber em que nvel est o cristianismo que ele apresenta ao mundo. Visando minimizar os problemas atuais, a autora apresenta diversos conselhos que podem ser teis na estruturao e na conduo da obra do ministrio de louvor. Princpios cristos norteiam uma srie de orientaes que colaboram para a formao e manuteno de um ministrio de louvor sadio espiritualmente e psicologicamente. Os equvocos que surgem, logo a partir da estruturao fsica da obra, bem como os que surgem no momento da estruturao dos ministrios, so detalhadamente analisados para que os ministros possam fazer uma autoanlise de sua situao na igreja local. Esta obra busca ainda oferecer conselhos especficos ao lder de louvor e a seu pastor. A conduo da msica no culto precisa ser executada com maturidade e em completa sintonia entre pastor e ministrio de louvor. Existem ainda decises que precisam ser tomadas pelos que esto consagrados a estas funes eclesisticas e, caso sejam adotadas atitudes equivocadas, existe o risco de haver enorme prejuzo, trgico na vida das ovelhas envolvidas, bem como lamentvel em toda a sade espiritual da congregao. A igreja atual precisa solidificar sua credibilidade e evitar os escndalos, responsabilidade esta que recai primordialmente nas lideranas. Esta obra busca, desta forma, em todo o seu contedo, contribuir, no contexto da igreja atual, para o enriquecimento e fortalecimento da obra de Deus com a excelncia no uso da msica de adorao a Deus.

11

1. HISTRIA DA MSICA DE ADORAO A DEUS

A msica est presente na vida de todos os seres humanos. Atravs dela as pessoas transmitem os mais diferentes sentimentos e as mais diversas mensagens aos que esto sua volta. Segundo Ciro Sanches Zibordi (2009, p. 147-148, grifo do autor):
O vocbulo latino musica vem do grego mousik, a arte das musas. [...] De acordo com os dicionrios da Lngua Portuguesa, a msica a arte e a tcnica de combinar sons de maneira agradvel ao ouvido. Agradvel, no em relao ao gosto musical, mas aos bons efeitos que causa ao ouvido humano.

A msica de adorao a Deus destaca-se das demais msicas por buscar um contato com o divino, o sobrenatural. A histria universal da msica no possui muitos elementos que comprovem precisamente suas origens, apesar de concluir que a mesma surgiu com um carter sagrado:
De tudo que o nosso sculo descobriu sobre as origens do homem e as mais rudimentares condies de vida da humanidade primitiva, sobressai que a msica, assim que se manifesta, de ordem sagrada. A msica o ritual da existncia e, simultaneamente religiosa e profana, ela que d vida quotidiana o seu sentido sagrado. (STEHMAN, 1979, p. 19).

1.1 Os primrdios da msica de adorao a Deus na Bblia A msica de adorao a Deus, ao Deus criador, o nico e verdadeiro Deus, por conseguinte, tem elevada importncia no transcorrer de toda a Bblia, de seu primeiro livro at o Novo Testamento:
A msica, prxima deste conceito da arte da oratria e associada a ele, tinha um lugar de destaque em Israel. Non impedias musicam, no interrompa quando a msica estiver sendo tocada, disse Bem Sirach, dando a essas palavras um sentido mais literal que Claudel. O Velho Testamento fala muito de msica, instrumentos musicais, canes e danas; e a maravilhosa histria de Deus feito homem no evangelho tem incio com o cntico alegre dos anjos no cu e o som das flautas dos pastores. (DANIEL-ROPS, 1986, p. 187).

Ainda se pode observar a origem da msica sacra nas palavras do Maestro Nilton Didini Coelho no Programa em vdeo Mensagem Eficaz com o tema: O Papel da Msica na Igreja (2010):
[...] mas a Bblia nos relata que a msica surgiu primeiramente nos cus. Os anjos cantaram glorificando ao Senhor no nascimento de Jesus Cristo. Quando o Senhor conversa com J, l pelo captulo 38, Ele comea a falar numa maneira bastante potica com J e pergunta: onde estavas tu, responde-mes se tens inteligncia, quando Eu fundava, quando eu firmava os fundamentos da terra e os astros, as estrelas cantavam alegremente, quer dizer, j havia msica celestial.

12

Esta passagem citada demonstra claramente que a msica de adorao a Deus originou-se antes at da criao do homem e do universo em que vivemos, ou seja, ela de valor infinitamente maior que qualquer outro tipo de msica. A Bblia nos conta a criao do mundo, do homem e de seu relacionamento com Deus na histria, a Palavra menciona o surgimento de instrumentos musicais e dos msicos que os usavam:
A msica desempenhava uma parte importante na vida dos israelitas e os acompanhava em muitas ocasies. J no princpio, em Gnesis 4:21, descobrimos que o pai dos instrumentos musicais era Jubal, filho de Lameque, sete geraes depois de Ado. Ele inventou a lira (kinnor), e a flauta (ugav). J o nome Jubal (yuval=chifre de carneiro) traz em si uma referncia ao mais destacado dos instrumentos em Israel, a saber, o shofar (chifre de carneiro). Jubal tinha um irmo, Tubal-Cain, o qual conhecido por ns como aquele que fabricava ferramentas de bronze e de ferro. (DOUKHAN, 2002).

Em Gnesis Deus escolheu Abrao e o chamou para, a partir dele, fazer surgir Seu povo sobre a terra. Povo que iria louv-Lo com diversos instrumentos e cuja cultura musical seria originada de vrios povos da poca:
Quando Abrao parte de Ur em direo terra de Cana (c. 1800 a.C.), comea a histria dos hebreus. Mas pouco provvel que uma tradio musical original e homognea se tenha formado antes do reinado de Davi (c. 1000 a 962 a.C.). De fato, as diferentes tribos nmades oriundas de Abrao, marcadas pela civilizao sumeriana, devem ter herdado as ricas culturas musicais da Mesopotmia. Foi certamente esse patrimnio, enriquecido pela influncia egpcia, que o povo de Moiss introduziu em Cana depois do xodo(c. 1250 a.C.). (CAND, 2001, v. 1, p. 62).

O povo de Deus, que iniciava sua caminhada na terra, trazia assim uma bagagem de conhecimento musical que remontava ao incio da humanidade. Esta riqueza possivelmente englobava os principais estilos musicais at ento conhecidos pelo homem: A histria da msica hebraica remonta primeira pessoa que bateu com um pedao de pau numa rocha, e estende-se orquestra do templo e ao celebrai com jbilo solicitado no Salmo 98. (PACKER; TENNEY; WHITE Jr., 1982, p. 97). Logo aps a passagem do povo pelo Mar Vermelho a msica de louvor e adorao a Deus se destaca em xodo 15: 1,20:
Ento, entoou Moiss e os filhos de Israel este cntico ao SENHOR, e disseram: Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lanou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. [...] A profetisa Miri, irm de Aro, tomou um tamborim, e todas as mulheres saram atrs dela com tamborins e com danas. (ARA).

13

A msica, assim como todas as demais reas da vida, progrediu e se desenvolveu com o tempo. A nao israelita amadureceu e sua msica, com o passar do tempo, foi adquirindo tambm frutos deste desenvolvimento:
O fim que a msica servia e a reao dos ouvintes tambm influram no desenvolvimento da msica hebraica. Em tempos de guerra, amide era necessrio fazer soar um alarme ou enviar algum tipo de aviso urgente. Desse modo, os hebreus criaram o shofar, um instrumento semelhante trombeta, com tons altos, penetrantes (xodo 32:17-18; Juzes 7:18-20). O divertimento e a frivolidade exigiam os tons leves e alegres produzidos pela flauta (Gnesis 31:27; Juzes 11:34-35; Mateus 9:2324; Lucas 15:23-25). (PACKER; TENNEY; WHITE Jr., 1982, p. 97).

A msica estava inserida nos mais diversos aspectos da vida do povo. Nos primeiros livros da Bblia se encontra a meno da msica recreativa no quotidiano das pessoas: Por que fugiste ocultamente, e me lograste, e nada me fizeste saber, para que eu te despedisse com alegria, e com cnticos, e com tamboril, e com harpa? (Gn 31:27 ARA). Os eventos que marcavam a vida das pessoas passaram a ser vivenciados com a presena da msica. Gradativamente ela passava a ter cada vez mais importncia na vida da sociedade, o que certamente deve ter estimulado a criao de instrumentos mais aprimorados e o aperfeioamento constante dos msicos. At mesmo na sada de algum para uma viagem, a msica estava ali marcando e reforando a importncia daquela ocasio: Na poca de Jac, os membros da tribo tinham o hbito de percorrer um trecho de estrada com o que estava partindo, acompanhando-o com seus cantos e com o som dos kinnoroth e dos tupim (singular, toph, espcie de pandeiro) (CAND, 2001, v. 1, p. 63). O tempo que o povo ficou cativo no Egito no afastou a msica do quotidiano dele. Aps a triunfal sada com a ajuda marcante de Deus, os israelitas comemoraram a passagem no Mar Vermelho ao som de msicas e danas: Cntico dos hebreus depois da passagem do mar Vermelho. A profetisa Mriam, irm de Aro, entoa o canto acompanhando-se de um toph. As mulheres pegam os seus tupim e meholot (singular, mahol: sistro) e reponderam-lhe (c.1250 a.C.). (CAND, 2001, v. 1, p. 63) A Bblia demonstra a importncia do uso da msica ao mencionar que o prprio Deus deu a Moiss uma msica que seria entoada para que o povo nunca esquecesse o que Deus havia feito por ele:
A msica foi dada pelo prprio Deus para preencher um propsito educacional. Em Deuteronmio 31: 19-22, o Senhor deu a Moiss a ordem para escrever um cntico e ensin-lo aos filhos de Israel, com o propsito explcito de fazer com que Israel se lembrasse atravs daquele cntico aquilo que Deus havia feito por eles. (DOUKHAN, 2002).

14

No livro de 1 Samuel 10:5, encontra-se o uso da msica de adorao pelos profetas de Deus: Depois voc ir a Gibe de Deus, onde h um destacamento filisteu. Ao chegar cidade, voc encontrar um grupo de profetas descendo do altar no monte tocando liras, tamborins, flautas e harpas; e eles estaro profetizando. Naquela poca diversos instrumentos, de origens distintas, j faziam parte das manifestaes musicais de louvor a Deus, e os instrumentistas que os utilizavam j se dedicavam ao estudo e aprimoramento para que este louvor fosse de qualidade:
Os profetas e seus alunos so acompanhados ou precedidos por diversos instrumentos de msica: kinnor (ctara ou harpa-ctara), nebel (harpa ou alade?), halil (flauta ou obo), schalish (tringulo?), toph. Mais de dois sculos depois do xodo, Samuel o primeiro a mencionar o nebel, que sem dvida no foi importado do Egito pelos companheiros de Moiss; seria antes um instrumento de origem fencia, sria ou cretense. Samuel, o ltimo dos Juzes, certamente um conhecedor, pois fundou (c. 1030 a.C.) uma escola de profetas e msicos! (CAND, 2001, v. 1, p. 63).

Davi foi o personagem bblico que mais se destacou na adorao a Deus com a msica. Desde a juventude ele dedilhava sua harpa com uma finalidade nobre: O dedilhar suave da harpa de Davi acalmava a um Saul atormentado (1 Samuel 16:23). (PACKER; TENNEY; WHITE Jr., 1982, p. 97). Aps ser coroado rei, a msica continuou a ocupar lugar de proeminncia na vida de Davi e, consequentemente, de toda a nao israelita:
A histria ensinou-nos que os Hebreus dedicavam considervel interesse msica; o rei Davi, poeta e msico, um ilustre exemplo deste fato. Possuam cantos de guerra e de misteres, salmos e cnticos; os seus instrumentos eram igualmente a trombeta, a flauta, a harpa e vrios tipos de tambores. (STEHMAN, 1979, p. 22).

A importncia que Davi dava a msica ficou tambm demonstrada atravs de um cuidado na formao de um ministrio de dedicao exclusiva ao louvor, inclusive com instrumentos criados pelo prprio rei: Davi formou um coro com 4.000 cantores para oferecer louvores ao Senhor com os instrumentos que Davi fez para esse mister (I Crnicas 23:5; cf. II Crnicas 7:6; Neemias 12:8). (PACKER; TENNEY; WHITE Jr., 1982, p. 97). Em II Samuel 6:5 Davi louva ao Senhor com msicas e danas diante da arca da aliana: Davi e todos os israelitas iam cantando e danando perante o Senhor, ao som de todo o tipo de instrumentos de pinho: harpas, liras, tamborins, chocalhos e cmbalos (NVI). A msica de louvor a Deus estava assim totalmente incorporada na vida religiosa da nao israelita: Alm do culto formal no interior do templo a msica era parte de outras atividades religiosas. [...] Permitia-se a participao das mulheres cantoras e musicistas

15

(Esdras 2:65; Neemias 7:67; 1 Crnicas 35:25). (PACKER; TENNEY; WHITE Jr., 1982, p. 98). A conduo da arca da aliana, um dos mais importantes eventos da nao, obedecia a uma rgida liturgia que inclua esta msica cantada com o acompanhamento dos mais diversos instrumentos:
Davi e o povo de Israel danam diante da arca, ao som do kinnor, do nebel, dos sistros, dos pandeiros e dos cmbalos (mananaim, tupim, metsilthaim). A exuberncia e o desalinho do rei escandalizaram Mical, filha de Saul. Cada transporte da arca d lugar, assim, a um cortejo com danas, cantos e acompanhamento (c. 1020 a.C.). (CAND, 2001, v. 1, p. 63, 64).

A msica de adorao a Deus j estava desta forma solidificada em todos os acontecimentos importantes da nao de Israel. Sem msica praticamente nada relacionado adorao era realizado:
Mais tarde, na dedicao do templo de Salomo, a celebrao incluiu novamente dezenas de msicos (II Crnicas 5: 12-13; 7:2-6): E todos os levitas que eram msicos ... tocando cmbalos, harpas e liras, e os acompanhavam cento e vinte sacerdotes tocando cornetas. Os que tocavam cornetas e os cantores, em unssono, louvaram e agradeceram ao Senhor. Eles cantaram o Salmo 136, Ele bom; o seu amor dura para sempre. As festividades deveriam durar por duas semanas inteiras. Uma celebrao semelhante, to espetacular quanto as anteriores, aconteceria novamente mais tarde, no retorno do exlio, para celebrarem alegremente a dedicao do muro recm-construdo de Jerusalm (Neemias 12:27). Dois grandes coros deveriam avanar por cima do muro, em direes opostas. O primeiro coro foi liderado por Esdras, seguido pelos lderes de Jud; ento vieram os sacerdotes com trombetas e os msicos instrumentais. O segundo coro era seguido por Neemias e metade do povo. Quando os dois coros se encontraram na Porta da Guarda, juntaram as suas vozes em aes de graas ao Senhor. (Neemias 12:27-40). (DOUKHAN, 2002).

O livro de Salmos demonstra de forma clara os frutos da profunda importncia que sempre foi dada msica na vida de adorao. Sua riqueza musical ultrapassou as barreiras do tempo e at hoje causam grande impacto e comoo quando so entoados ao Senhor: Os salmos hebraicos vm sendo os hinos nupciais, os cnticos de batalha, as marchas dos peregrinos, as oraes penitenciais e os louvores do culto pblico de todas as naes da cristandade, desde que o cristianismo nasceu. (Autor desconhecido) (MEYER, 2002, p. 270). Este livro da Bblia o eterno referencial quando se procura analisar ou criar uma composio de louvor e adorao. O modelo bblico do que seja uma msica de louvor e adorao est detalhadamente demonstrado em milhares de versos inspirados pelo Senhor. O povo tinha assim uma coletnea de canes que no haviam surgido meramente do dom humano, mas que brotou diretamente do corao de Deus:
O ttulo hebraico do Saltrio Livro dos Louvores (seper Tehillm). Caracterizam os Salmos o louvor, a adorao, a confisso e uma profuso de oraes. O Saltrio

16

era o hinrio do povo judeu e o manual de orao e louvor da igreja crist. Martinho Lutero chamou o Saltrio de a Bblia em miniatura. A palavra Salmos, de Psalmoi (da Septuaginta), significa cnticos acompanhados de instrumentos de cordas. (UNGER, 2006, p. 221).

O livro de Salmos fez parte no apenas da vida povo de Deus nos primrdios relatados no Antigo Testamento, muito pelo contrrio, ele nunca deixou de influenciar conduzir o modo de louvor e adorao. As ltimas palavras de Jesus Cristo antes de entregar sua vida por amor foram extradas pelo Mestre diretamente do livro dos Salmos: Tanto se impregnaram os Salmos na natureza mental de Cristo, que Suas ltimas palavras, expressas quando agonizava na cruz, eram citaes deste livro, 22:1; 31:5; Mt 27:46; Lc 23:46. Disse que muita coisa a Seu respeito tinha sido escrita nos Salmos, Lc 24:44. (HALLEY, 1994, p. 227). Aps o conhecimento de diversas passagens bblicas sobre o incio da msica de adorao a Deus, conveniente o conhecimento de como surgiu a msica de adorao a Deus atravs da Histria.

1.2 O nascimento e desenvolvimento da msica de adorao a Deus na Histria

Os historiadores geralmente explicam as origens da msica de adorao de uma forma ampla, englobando todas as formas de adorao dos povos primitivos, no apenas do povo judeu como menciona a Bblia:
De tudo quanto o nosso sculo descobriu sobre as origens do homem e as mais rudimentares condies de vida da humanidade primitiva, sobressai que a msica, assim que se manifesta, de ordem sagrada. [...] Os homens danam, gritam, batem em si prprios, pintam o rosto e o corpo, ora no intuito de conciliar a proteo dos deuses poderosos, ora de os afastar assustando-os. [...] Ser, pois, lgico afirmar que a msica primitiva sempre sagrada, porque exprime essencialmente um sentimento, ou instinto religioso. (STEHMAN, 1979, p. 19-20).

Mesmo com esta abordagem generalizada, a literatura sobre histria da Msica destaca a importncia histrica do povo judeu e sua enorme influncia em todo o mundo:
A histria ensinou-nos que os Hebreus dedicavam considervel interesse msica; o rei David, poeta e msico, um ilustre exemplo deste fato. Possuam cantos de guerra e de misteres, salmos e cnticos; os seus instrumentos eram igualmente a trombeta, a flauta, a harpa e vrios tipos de tambores. (STEHMAN, 1979, p. 22).

A msica primitiva possua uma caracterstica fundamental que contrasta com a msica atual, a sua forma mondica, como bem advoga Stehman (1979, p. 22):
Uma das principais caractersticas da msica da Antiguidade, e que sobrevive at Idade Mdia, a sua forma mondica. Nas civilizaes antigas nunca se fez meno de msica, a vrias vozes: os conjuntos vocais, instrumentais ou mistos cantam e tocam em unssono.

17

Assim como Bennett (1986, p. 13): A msica mais antiga que conhecemos, tanto sacra como profana, consiste em uma nica melodia, com uma textura do tipo que chamamos monofnica. Em sua primeira fase, a msica religiosa conhecida como cantocho no tinha acompanhamento. A Histria da Msica, quando aborda especificamente a msica de adorao a Deus, detalha de forma mais profunda a msica crist, aquela que se desenvolveu na cultura ocidental aps a vinda de Jesus Cristo. Da encontra-se no texto acima a meno do cantocho, estilo que caracterizou a msica crist at por volta do ano 800 dC. Convm perceber que, apesar da deturpao da teologia com a oficializao do cristianismo como religio oficial, a msica de louvor a Deus permaneceu teologicamente sadia no cristianismo da poca. A influncia sofrida pela msica ocidental da poca tambm no foi suficiente para banalizar a msica de adorao a Deus. Mesmo ocidentalizada e sofrendo influncia da msica de outros povos, a msica de adorao nos primrdios do cristianismo continha caractersticas prprias da msica judaica:
Assim nascem os salmos mondicos, destitudos de qualquer artifcio; assim a sublimao dos arrebatamentos espirituais dos participantes se exprime por meio de uma simples linha meldica cheia de sentido. Os cnticos e as longas melopeias dos primeiros sculos da era crist constituem uma orao cantada, cuja pureza vai acentuar-se constantemente. Originrio das tradies judaicas (salmos e cnticos do Antigo testamento), gregas e pags, o canto de igreja est edificado sobre os modos descendentes da Antiguidade; a sua melodia flexvel alia-se ao texto segundo um ritmo livre (cantocho, oposto ao canto medido, que far a sua apario pelo sculo XII). (STEHMAN, 1979, p. 29).

A msica de adorao evoluiu com o passar dos anos, o estilo polifnico surge e a msica religiosa passa a influenciar a msica secular, exatamente o contrrio do que ocorre nos dias de hoje, quando os estilos musicais seculares adentram na igreja muitas vezes de forma indiscriminada:
a partir da cantilena gregoriana que surgem as primeiras tentativas de polifonia; por meio das missas e dos motetes que a linguagem musical se ornamenta e enriquece. A cincia musical evoluiu atravs da msica religiosa; e a msica religiosa transmitiu msica profana todo o seu saber. (STEHMAN, 1979, p. 9).

A msica crist continuou a influenciar a cincia musical ao ponto at de que foi um monge quem criou a nomenclatura ocidental padro para as notas musicais:
[...] o monge Hucbaldo (840-930), professor [...] estabeleceu a pauta de quatro linhas; e o benedetino italiano Guido dArezzo (980?-1050) [...] que atribuiu aos sons os seus nomes definitivos, mas de uma maneira inesperada, onde o acaso desempenhou um papel; sucede que o canto de um hino a So Joo Batista concebido em escada [...] o primeiro verso ut queant laxis comea pela nota tradicionalmente chamada C, [...] O hino a So Joo comea, portanto, por C: Chamar-lhe-o Ut. O segundo comea por D, chamar-lhe-o de R, e assim por diante. [...] Por que motivo a denominao assim elaborada compreende dois nomes,

18

Ut e D para a mesma nota? Porque o primeiro verso comea sobre Ut e o regresso do Ut, oito graus mais acima, recai sobre a oitava deste som, onde o cantor termina dizendo Domino. De onde provm o nome Si para o stimo grau? Das iniciais Sancte Johannes, o J confundindo-se com I. Eis, portanto, a escala de sete notas estabelecida a partir do som Ut. (STEHMAN, 1979, p. 41-42).

Gregrio I, Papa da Igreja Catlica Apostlica Romana no sculo VI, testemunhou o desenvolvimento da liturgia romana e, temendo que a msica religiosa sofresse influncias da msica profana que adquiria diversos estilos, decidiu implantar um estilo musical prprio e diferenciado para a msica na liturgia romana:
Aplica-se ento a reprimir esta enorme proliferao e a estabelecer a unidade da liturgia romana atravs da Europa. [...] numerosos intervalos meldicos so corrigidos e se regressa a uma severa disciplina de expresso, que rejeita tudo quanto possa ser chamado lirismo. [...] imposto a toda cristandade; enviam-se missionrios a todas as dioceses, a fim de ensinar o canto de igreja. [...] O gregoriano iria, portanto, ser doravante o canto oficial da Igreja Crist. (STEHMAN, 1979, p. 31-32).

Durante vrios sculos o canto gregoriano dominou o estilo de louvor cantado na igreja e, consequentemente, influenciou toda a vida musical na sociedade da poca:
O canto gregoriano o ncleo de toda a msica ocidental [...] A cano popular da Idade Mdia, que annima, tem a sua fonte na igreja, pois a vida do povo permanece estreitamente ligada a das comunidades religiosas. O povo rene-se em volta das igrejas ou das abadias e conventos. A msica sacra a nica a que ele tem acesso e inconscientemente que ele cantarola o que ouviu nos ofcios, transformando, ornamentando, alterando ou ritmando segundo a sua fantasia os cantos rituais ou inventando melodias inspiradas neste. (STEHMAN, 1979, p. 37).

A msica crist continuou a influenciar o mundo de forma contundente. Com o passar do tempo esta msica evoluiu, desenvolveu-se tecnicamente mantendo as caractersticas sacras do canto gregoriano com o surgimento da polifonia, como bem advoga Stehman (1979, p.58):
O movimento polifnico espalha-se porque corresponde ao gosto e curiosidade da poca. o gregoriano que serve de base aos primeiros ensaios de polifonia e, assim ser o canto de igreja que vai amparar a nova msica. No sculo XI, surge o discantus, improvisao livre em movimentos paralelos e contrrios ao canto litrgico, que se experimenta nomeadamente na Catedral de Chartres.

A Renascena ps Idade Mdia trouxe profundas transformaes culturais a todo o mundo. A msica sacra no fica de fora nestas mudanas e apresenta um desenvolvimento peculiar a este perodo:
[...] os maiores tesouros musicais renascentistas foram compostos para a Igreja, num estilo descrito como polifonia coral msica contrapontstica para um ou mais coros, com diversos cantores encarregados de cada parte vocal. [...] Uma das diferenas mais marcantes entre os estilos medieval e renascentista a textura musical, a maneira como o compositor trabalha o tecido de sua msica. (BENNETT, 1986, p.24).

19

Como j anteriormente mencionado, a msica sacra no sofreu tanto com a invaso de heresias na igreja crist aps a oficializao do cristianismo como religio oficial. A nica mudana perceptvel foi a composio de hinos em louvor a santos onde antes se louvava apenas a Deus. A igreja no conseguiu evitar a invaso de heresias, mas conseguiu manter um carter nitidamente sacro na msica religiosa. A Reforma Protestante, por conseguinte, trouxe mudanas na doutrina e na msica da igreja. Na Idade Mdia as msicas eram cantadas em latim, nem sempre sendo compreendida pelo povo, prtica esta abandonada na Reforma Protestante:
Na Alemanha do sculo XVI, em que a Igreja Protestante, liderada por Lutero, procurava encontrar caminhos que levassem as pessoas a um contato mais direto com Deus, acabou se desenvolvendo a tradio de compor hinos para serem cantados em alemo por toda congregao em lugar de corais cantados em latim. (BENNETT, 1986, p.26).

O povo passou realmente a cultuar a Deus atravs da msica, e no apenas a assistir a uma celebrao onde um coral cantava o que nem sempre o povo entendia: O salmo protestante uma parfrase em lngua vulgar dos salmos de Davi. Enquanto os catlicos os cantam em latim, os protestantes vo cante-los na lngua do pas onde praticam seu culto. (STEHMAN, 1979, p. 104). O impacto da Reforma Protestante na msica crist foi tamanho que os hinrios que ainda hoje so usados nas igrejas possuem grande semelhana com o estilo iniciado nesta poca:
Como qualquer revoluo, a Reforma purificadora e simplificadora; ela sacrifica o superfulo ao essencial. Enquanto Zwnglio, em Zurique, proscreve a msica na igreja, Lutero, mais sabiamente, deseja apenas substituir por um canto de assembleia as apresentaes artsticas dos corais instrudos. Julgando o cantocho gregoriano demasiado difcil para a massa dos fiis, resolve, com seus principais colaboradores, Rupff e Walther, dotar a igreja de um vasto repertrio de hinos em lngua alem. Por Choralgesang, eles entendem, de modo geral, canto coletivo a capela. Mais tarde, os hinos da igreja evanglica sero chamados de Choral. Mais tarde, os hinos da Igreja evanglica sero chamados de Choral. (CAND, 2001, p. 386-387).

Houve uma abertura que introduziu um repertrio oriundo de diversas fontes, o que constituiu de fato na diversificao e consequente enriquecimento dos estilos musicais usados nas msicas de adorao na igreja protestante:
O prprio Lutero escreveu ou traduziu os poemas de cerca de quarenta corais, entre 1523 e 1543. Apenas uma dzia de melodias lhe so atribudas, mas sem certeza. Mais conservadores do que se pensa, Lutero e seus colaboradores bebiam costumeiramente em trs fontes musicais: o canto litrgico romano; os cnticos populares e os Geisslerlieder (cantos de flagelantes); as canes profanas (que compreendem at canes de goliardos e de Minnesnger). (CAND, 2001, p.387388).

20

A Igreja Catlica Romana no ficou inerte e reagiu com o movimento chamado de Contrarreforma, que influenciou no apenas posicionamentos doutrinrios, mas tambm na msica daquela igreja e, neste caso, com algumas peculiaridades que diferenciaram a postura catlica da protestante em respeito msica:
A reao catlica [...] busca promover um repertrio de msica religiosa em lngua verncula, equivalente a dos corais e dos salmos protestantes. Seu sucesso desigual e os melhores msicos cometem rias espirituais e outros cnticos de uma pobreza desconcertantes. [...] A Igreja de Roma preocupou-se muito mais em combater os excessos da grande tradio polifnica ou os desvios do teatro religioso do que em inspirar uma florao de belos hinos populares e favorecer sua difuso. Ela se empenhou mais em controlar o gnio do que em mobiliz-lo. (CAND, 2001, p. 390).

Convm ressaltar uma prtica inusitada que foi adotada na Igreja Romana como forma de aprimoramento da qualidade sonora dos louvores entoados em seus templos. A busca pela perfeio suplantou o bom senso e o respeito ao ser humano. O aparente bem da Igreja foi buscado ao custo de uma verdadeira atrocidade praticada contra jovens que dedicavam suas vidas ao louvor a Deus e que, depois de submetidos a uma brutal mutilao, passavam a ser rotulados de castrati:
Castrati eram jovens que foram castrados (tiveram seus testculos removidos) antes de atingir a puberdade, para garantir que suas vozes no engrossariam. O resultado era um homem cantor, porm com a voz de um soprano menino. A fase adulta dava potncia voz e a falta do testculo a deixava fina como de criana. A falta de testosterona produzida pelos testculos causava alguns incmodos, como o crescimento anormal das epfises (nos ossos e articulaes) e o endurecimento anormal das estruturas sseas das costelas, por exemplo. Esses fatores, combinados com o treinamento intensivo, deu-lhes poder inigualvel nos pulmes e grande capacidade de respirao. Os meninos, muitas vezes, eram alimentados com pio para deix-los inconscientes na operao. (VALVERDE, 2011).

O canto coral foi uma contribuio da Reforma Protestante que permanece viva, em uso nas igrejas evanglicas. As comunidades evanglicas adotaram, com o passar dos anos, diversos estilos musicais em suas composies. Muitos grupos valorizaram ritmos tpicos de suas naes, outros se inspiraram em ritmos que nasceram recentemente, como o jazz e o blues. Os hinrios das igrejas histricas utilizam diversos ritmos oriundos de vrias pocas, como a valsa e a balada. O canto coral foi o nico estilo que conseguiu, ao mesmo tempo, sobreviver a sculos de evoluo da msica, e ser aceito como um estilo apropriado de msica sacra em praticamente todas as igrejas crists. Sua origem diretamente ligada a Martinho Lutero:
Coral um canto litrgico criado por Martinho Lutero, para ser cantado em coro pelos fiis dos cultos protestantes. No sentido moderno, o termo inclui tambm o gnero musical desses hinos e as obras de carter similar. Os corais tendem a ter

21

melodias simples e fceis de cantar, pois eram, originalmente, destinados ao canto congregacional e no a um coro profissional. Normalmente, o texto rimado e em forma estrfica (com a mesma melodia para diferentes versos). [...] Hoje, muitos dos corais Luteranos so melodias familiares, ainda usadas como hinos nas igrejas protestantes, cantados em harmonia a quatro vozes. Frequentemente as harmonizaes so extradas de finais das cantatas de J. S. Bach que, a propsito, no comps nenhuma melodia coral original; ao contrrio, baseou suas cantatas em melodias conhecidas de sua congregao, escritas por outros compositores. (WIKIPDIA).

Aps o conhecimento da histria da msica de adorao, convm demonstrar o que a Bblia ensina sobre a msica de adorao a Deus atravs de todos os escritos do Antigo Testamento e do Novo Testamento. Na Palavra a igreja pode, alm de se deleitar com as lindas melodias ao Senhor ali oferecidas, adquirir um modelo claro e santo de como deve conduzir o uso da msica em seu ministrio.

22

2. A MSICA DE ADORAO A DEUS ATRAVS DA BBLIA

A Bblia Sagrada apresenta diversas passagens em que a msica de louvor a Deus foi entoada por Seu povo. A observao destas passagens conduz ao entendimento de como a msica foi usada em diversas ocasies e inspiram os cristos da atualidade a aprenderem com os exemplos bblicos. No existe nenhuma necessidade da igreja ir buscar inspirao no mundo secular. Os louvores bblicos possuem uma riqueza incomparvel, j a partir dos compostos a partir dos escritos do Antigo Testamento.

2.1 A msica de adorao a Deus nos livros do Antigo Testamento

No livro de Gnesis encontra-se a meno da presena de msicos j em remota data:


O nome de seu irmo era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. (Gn 4:21

ARA). Percebe-se, a partir desta meno, que desde os primrdios os instrumentos musicais faziam parte da vida do povo. No transcorrer do texto bblico encontra-se a presena da msica de forma integrada vida cotidiana, sendo entoada nos mais diversos acontecimentos, principalmente em momentos de grande alegria por vitrias alcanadas ou dificuldades superadas. O povo de Deus foi milagrosamente resgatado do Egito pelo Senhor atravessando em terra seca, atravs do mar miraculosamente aberto por Jeov. Aps a travessia Moiss e os israelitas entoaram um cntico de louvor a Deus:
Ento, entoou Moiss e os filhos de Israel este cntico ao SENHOR, e disseram: Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lanou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. O SENHOR a minha fora e o meu cntico; ele me foi por salvao; este o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei. (Ex 15:1-2 ARA).

E no houve apenas a entoao de um cntico. Diante da grandiosa operao divina o povo iniciou grande festa com msicas e as mulheres com danas: A profetisa Miri, irm de Aro, tomou um tamborim, e todas as mulheres saram atrs dela com tamborins e com danas. (Ex 15:20 ARA). Convm ressaltar o abundante uso de instrumentos de percusso, tamborins so citados, o que ensina aos cristos da atualidade que banir este tipo de instrumento do louvor no possui qualquer base bblica, muito pelo contrrio.

23

Percebe-se ainda a participao ativa das mulheres nesta adorao a Deus. Este fato torna-se mais interessante quando se percebe que a sociedade ali vivenciada costumava muitas vezes relegar mulher uma presena tmida nos assuntos de maior importncia. As danas so tambm mencionadas, o que deveria levar as igrejas ditas tradicionais, a repensarem sobre quais so seus fundamentos teolgicos para proibirem o uso da dana no louvor a Deus. Inclusive o salmista tambm reala a recomendao ao uso da dana no meio dos louvores musicais: Louvem eles o seu nome com danas; ofeream-lhe msica com tamborim e harpa. (Sl 149:3 NVI). Havia entre os diversos instrumentos musicais usados pelos israelitas, um que no emitia notas musicais como todos os demais instrumentos, mas toques ritmados, sequenciados em diversas entonaes e que chamavam o povo para as mais diversas ocasies. Os toques do shofar, uma corneta feita de chifre de carneiro, tambm chamado de trombeta ou buzina em algumas verses, possuam diversos significados, desde uma convocao para reunio ou para batalha, at a representao de diversos sentimentos do povo que adorava ao Senhor: Ento, no ms stimo, aos dez do ms, fars passar a trombeta vibrante; no Dia da Expiao, fareis passar a trombeta por toda a vossa terra. (Lv 25:9 ARA). Havia ainda o uso deste instrumento de forma especfica em diversas datas e comemoraes especiais:
Da mesma sorte, no dia da vossa alegria, e nas vossas solenidades, e nos princpios dos vossos meses, tambm tocareis as vossas trombetas sobre os vossos holocaustos e sobre os vossos sacrifcios pacficos, e vos sero por lembrana perante vosso Deus. Eu sou o SENHOR, vosso Deus. (Nm 10:10 ARA).

E, alm de todos estes usos peculiares, o shofar era parte integrante do louvor a Deus junto ao rico conjunto de instrumentos utilizados para adorao:
[...] e quando em unssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem o SENHOR e render-lhe graas; e quando levantaram eles a voz com trombetas, cmbalos e outros instrumentos msicos para louvarem o SENHOR, porque ele bom, porque a sua misericrdia dura para sempre, ento, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem. (2 Cr 5:13 ARA).

Convm ressaltar que o shofar era o nico instrumento, segundo a Bblia, que era tocado tanto pelos levitas como pelos sacerdotes:
Assim, o rei e todo o povo consagraram a Casa de Deus. Os sacerdotes estavam nos seus devidos lugares, como tambm os levitas com os instrumentos msicais do SENHOR, que o rei Davi tinha feito para deles se utilizar nas aes de graas ao SENHOR, porque a sua misericrdia dura para sempre. Os sacerdotes que tocavam as trombetas estavam defronte deles, e todo o Israel se mantinha em p. (2 Cr 7:6 ARA).

24

Instrumento este que tambm era usado e recomendado pelo salmista: com trombetas e ao som de buzinas, exultai perante o SENHOR, que rei. (Sl 98:6). Buscar na Bblia o contedo de nossas canes a mais sbia deciso que qualquer compositor possa tomar. Encontramos na Palavra, inclusive, um louvor composto pelo prprio Deus que ele ensinou a Moiss e ordenou que fosse repassado ao povo. Um louvor que faria os israelitas se lembrarem de Deus quando recebessem as consequncias da desobedincia:
No nos alcanaram estes males por no estar o nosso Deus no meio de ns? [...] Escrevei para vs outros este cntico e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca, para que este cntico me seja por testemunha contra os filhos de Israel. [...] e, quando o tiverem alcanado muitos males e angstias, ento, este cntico responder contra ele por testemunha, pois a sua descendncia, sempre, o trar na boca. (Dt 17b,19,21a ARA).

Como fruto da desobedincia o povo foi levado cativo para a Babilnia, ali a tristeza e a dor de estar recebendo o fruto da desobedincia retirou da vida dos israelitas toda a fora de entoar seus belos cnticos de louvor a Deus:
Junto aos rios da Babilnia ns nos sentamos e choramos com saudade de Sio. Ali, nos salgueiros penduramos as nossas harpas; ali os nossos captores pediam-nos canes, os nossos opressores exigiam canes alegres, dizendo: Cantem para ns uma das canes de Sio! Como poderamos cantar as canes do Senhor numa terra estrangeira? (Sl 137:1-4 NVI).

O profeta Jeremias, em suas lamentaes, retrata muito bem o desaparecimento da msica no meio de um povo que sofre as causas de sua rebelio: Os lderes j no se renem junto s portas da cidade; os jovens cessaram a sua msica. Dos nossos coraes fugiu a alegria; nossas danas se transformaram em lamentos. A coroa caiu da nossa cabea. Ai de ns, porque temos pecado! (Lm 5:14-16 NVI). Por outro lado, encontramos cnticos de vitria, quando o povo obedecia a Deus o Senhor os livrava dos inimigos com mo poderosa e todo o Israel comemorava com cnticos de louvores ao Senhor: Louvai, naes, o seu povo, porque o SENHOR vingar o sangue dos seus servos, tomar vingana dos seus adversrios e far expiao pela terra do seu povo. Veio Moiss e falou todas as palavras deste cntico aos ouvidos do povo, ele e Josu, filho de Num. (Dt 32:43-44 ARA). Em outro livramento que o Senhor trouxe ao seu povo, desta feita livrando-os da Assria, encontra-se o louvor a Deus e a presena da msica em dois fatos simultneos, a comemorao da vitria e a execuo do juzo divino sobre os inimigos de Israel:
E vocs cantaro como em noite de festa sagrada; seus coraes se regozijaro como quando se vai, ao som da flauta, ao monte do Senhor, Rocha de Israel. O Senhor

25

far que os homens ouam sua voz majestosa e os levar a ver seu brao descendo com ira impetuosa e fogo consumidor, com aguaceiro, tempestades de raios e saraiva. A voz do Senhor despedaar a Assria; com seu cetro a ferir. Cada pancada que com a vara o Senhor desferir para a castigar ser dada ao som de tamborins e harpas, enquanto a estiver combatendo com os golpes do seu brao. (Is 30:29-32 NVI).

A gratido ao socorro providenciado por Deus em momentos de enfermidades que traziam grande aflio era, por muitas vezes explanada atravs da msica. O rei Ezequias estava com uma enfermidade para a morte, mas o soberano clamou ao Senhor e Ele lhe concedeu mais quinze anos de vida, falando atravs do profeta Isaas. Aps receber a notcia da providncia divina em seu socorro o rei, em gratido, declarou: O Senhor me salvou. Cantaremos com instrumentos de corda todos os dias de nossa vida no templo do Senhor. (Is 38:20 NVI). A msica estava assim bem integrada em toda a vida do povo de Deus. Quando havia castigo, havia o louvor de lamento. Quando havia obedincia e vitria, havia festa repleta de cantos de vitria e providncia divina. No reinado de Davi o louvor encontrou uma fase de grande crescimento, seus belssimos salmos de louvor enriquecem o povo de Deus at aos dias de hoje. Percebe-se no incio da jornada de Davi a presena de louvores no meio do povo quando ele voltava de suas batalhas, inclusive com letras compostas de acordo com o que havia acontecido ali:
Sucedeu, porm, que, vindo Saul e seu exrcito, e voltando tambm Davi de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saram ao encontro do rei Saul, cantando e danando, com tambores, com jbilo e com instrumentos de msica. As mulheres se alegravam e, cantando alternadamente, diziam: Saul feriu os seus milhares, porm Davi, os seus dez milhares. (1 Sm 18:6-7 ARA).

J como rei, Davi festeja enquanto transportavam a arca de Deus. O evento terminou de forma trgica com a morte de Uz, por haver tocado na arca que estava sendo levada de forma errada. Entretanto, apesar da tragdia, convm perceber que o louvor era feito com diversos tipos de instrumentos: Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o SENHOR, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltrios, com tamboris, com pandeiros e com cmbalos. (2 Sm 6:5 ARA). luz destes textos que mencionam a riqueza e diversidade de instrumentos usados no louvor a Deus atravs das pginas da Bblia Sagrada, percebe-se a total incoerncia de denominaes que probem o uso de diversos instrumentos de louvor. Estas restringem o uso de instrumentos, permitindo, por exemplo, apenas o uso de piano e flauta. So as tradies humanas falando mais alto que a Palavra de Deus.

26

A tribo de Levi foi separada por Deus para cuidar de tudo relacionado ao culto: Por esse mesmo tempo, o SENHOR separou a tribo de Levi para levar a arca da Aliana do SENHOR, para estar diante do SENHOR, para o servir e para abenoar em seu nome at ao dia de hoje. (Dt 10:8 ARA). Durante o reinado de Davi, este separou os levitas em diversos grupos com funes especficas, incluindo nestas o ofcio do canto: So estes os que Davi constituiu para dirigir o canto na Casa do SENHOR, depois que a arca teve repouso. (1 Cr 6:31 ARA). Os levitas no exerciam apenas a funo de canto, diversas eram as atribuies nas quais esta tribo estava envolvida, como o auxlio aos sacerdotes em tudo relacionado ao sacrifcio de animais, o cuidado e a administrao dos bens do templo e dos recursos trazidos pelo povo em forma de dzimos e ofertas. O uso da nomenclatura levita para designar algum que canta ou toca instrumentos na igreja, no passa assim de mero costume inspirado nos fatos ocorrido na Antiga Aliana com um povo especfico e em circunstncias especficas, no sendo assim um costume fundamentado na Bblia e muito menos na Histria da Igreja. Em relao ao louvor realizado pelos levitas, ele no era constitudo apenas de msica instrumental, havia cantores e os mesmos executavam suas msicas com alegria. As igrejas tradicionais que usam apenas o piano com melodias de canto coral deveriam perceber estas caractersticas do louvor bblico, a alegria com o uso dos mais diversos instrumentos: Disse Davi aos chefes dos levitas que constitussem a seus irmos, os cantores, para que, com instrumentos musicais, com alades, harpas e cmbalos se fizessem ouvir e levantassem a voz com alegria. (1 Cr 15:16 ARA). Muitos pensam que a igreja deve louvar apenas com hinos que muitas vezes se arrastam pelo templo. Devem estes colocar para fora toda a sua alegria, com grande jbilo atravs da msica, cantando e tocando com todas as suas foras como faziam os israelitas: Os filhos de Israel que se acharam em Jerusalm celebraram a Festa dos Pes Asmos por sete dias, com grande jbilo; e os levitas e os sacerdotes louvaram ao SENHOR de dia em dia, com instrumentos que tocaram fortemente em honra ao SENHOR. (2 Cr 30:21 ARA). No apenas fortemente, mas em alta voz: Cantavam alternadamente, louvando e rendendo graas ao SENHOR, com estas palavras: Ele bom, porque a sua misericrdia dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, louvando ao SENHOR por se terem lanado os alicerces da sua casa. (Ed 3:11 ARA). Convm perceber que a capacitao dos msicos e cantores era algo de fundamental importncia. O lder do louvor dos levitas era entendido no assunto, ou seja, uma pessoa com

27

formao na rea que tinha a funo de ensinar aos demais. salutar que as igrejas percebam a necessidade de investir na formao e capacitao de seus msicos e cantores, pois a obra de Deus no pode ser realizada com desleixo. O prprio apstolo Paulo, ao ilustrar a importncia de se profetizar de forma compreensvel, ilustra seus argumentos ao descrever a necessidade de que os instrumentos sejam tocados de forma harmoniosa, assim como o shofar deveria ser tocado de forma correta para que o povo soubesse de que se tratava aquele toque: At no caso de coisas inanimadas que produzem sons, tais como a flauta ou a ctara, como algum reconhecer o que est sendo tocado, se os sons no forem distintos? Alm disso, se a trombeta no emitir um som claro, quem se preparar para a batalha? (1 Co 14:7-8 NVI). Quenanias foi um lder de louvor cujo exemplo deve ser seguido: E Quenanias, prncipe dos levitas, tinha cargo de entoar o canto; ensinava-os a ento-lo, porque era entendido nisso. (1 Cr 15:22 ARC). E no havia apenas um lder com capacitao, quase trezentos eram mestres em msica: O nmero deles, juntamente com seus irmos instrudos no canto do SENHOR, todos eles mestres, era de duzentos e oitenta e oito. (1 Cr 25:7 ARA). O msico e o cantor no precisam apenas de talento e conhecimento, necessrio que os mesmos assumam uma postura de acordo com a funo que exercem. Dentro deste contexto de postura necessrio frisar que a roupa de quem ministra precisa estar em acordo com a importncia do culto a Deus. Vestir-se de forma inadequada constitui ato de desrespeito, de afronta a Deus a quem se cultua. Caso algum ministro de louvor for chamado para tocar ou cantar para o governador, por acaso ir de forma desleixada com qualquer roupa? Se um lder humano merece respeito, que se dir do Rei do Universo? O exemplo dos levitas no vestir, com um dos mais nobres tecidos, denota um cuidado que infelizmente quase todos esqueceram nos dias de hoje: Davi ia vestido de um manto de linho fino, como tambm todos os levitas que levavam a arca, e os cantores, e Quenanias, chefe dos que levavam a arca e dos cantores; Davi vestia tambm uma estola sacerdotal de linho. (1 Cr 15:27 ARA). Os lderes precisam estar em total contato e sintonia com o ministrio de louvor. O envolvimento da liderana no ministrio denota o cuidado que o pastor tem com o louvor, reala a importncia que o louvor exerce no culto e permite que seja repassada aos msicos uma maturidade de conduta e de proceder na obra de Deus que usualmente apenas os pastores possuem. Davi era diretamente envolvido, inclusive fazendo ele mesmo instrumentos

28

musicais: e quatro mil porteiros, e quatro mil, para louvarem ao SENHOR com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi. (1 Cr 23:5 ARC). No livro de 2 Reis existe uma interessante passagem que vincula a msica ao poder de Deus. O profeta, antes de da falar em nome de Deus, solicita que seja trazido sua presena um harpista. Quando a msica comeou a ser tocada, o poder de Deus veio sobre o profeta e ele profetizou: Mas agora tragam-me um harpista. Enquanto o harpista estava tocando, o poder do Senhor veio sobre Eliseu. (2 Rs 3:15 NVI). No se pode criar uma doutrina a partir de apenas um trecho bblico, mas este episdio serve de indcio para que a igreja reconhea o valor da msica de adorao a Deus, bem como reconhea o papel dos msicos envolvidos na obra do Senhor. Muito se debate acerca da necessidade do reconhecimento do trabalho dos msicos na obra. A igreja contempornea tende a valorizar apenas o trabalho do pastor. Convm perceber-se o fato de que, alm da capacitao dos msicos, encontramos na Palavra a valorizao do trabalho dos mesmos: Sucedeu, pois, que nos dias de Zorobabel e de Neemias, todo o Israel contribua com ofertas dirias para os cantores e para os porteiros, alm de separar a parte dos outros levitas, e os levitas separavam a poro dos descendentes de Aro. (Ne 12:47 NVI). necessrio, neste processo de valorizao da msica no culto a Deus, o conhecimento de tudo o que a Palavra de Deus nos ensina sobre a presena da msica na histria universal. No livro de J, como j mencionado no captulo anterior, encontramos a meno da presena da msica de louvor a Deus j na criao do universo: Sobre que esto fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? (J 38: 6-7 ARA). Certamente que este louvor era diretamente inspirado pelo prprio Deus. Hoje, infelizmente, o louvor feito a partir da capacidade humana, travestido de cristo, assume uma posio nitidamente antropolgica. As letras de muitas composies coloca o homem como o centro das atenes. Os anseios, sonhos e desejos de bnos materiais so colocados em proeminncia. necessrio que se perceba o contedo da msica de louvor a Deus descrita nas Sagradas Escrituras. O salmista demonstra aqui que o Senhor e suas obras ocupavam o lugar principal no louvor: Louvar-te-ei, SENHOR, de todo o meu corao; contarei todas as tuas maravilhas. (Sl 9:1 ARA). Os trechos bblicos demonstram a riqueza do louvor contido no livro dos Salmos. Este deveria ser uma das maiores fontes de inspirao dos compositores contemporneos. Este

29

trecho de Salmos representa de forma majestosa diversas das recomendaes sobre o louvor repassadas anteriormente:
Cantem de alegria ao Senhor, vocs que so justos; aos que so retos fica bem louv-lo. Louvem o Senhor com harpa; ofeream-lhe msica com lira de dez cordas. Cantem-lhe uma nova cano; toquem com habilidade ao aclam-lo. Pois a palavra do Senhor verdadeira; ele fiel em tudo o que faz. (Sl 33:1-4 NVI).

Quando algum precisar saber qual deve ser a fonte do contedo de suas composies, basta seguir o exemplo de vida do salmista, e beber na mesma fonte de inspirao que ele usou em todas as suas composies, a Lei de Deus: Os teus estatutos tm sido os meus cnticos no lugar das minhas peregrinaes. (Sl 119:54 ARC). Convm ressaltar, no conhecimento da msica atravs dos livros da Bblia Sagrada, a existncia do livro Cantares de Salomo. No transcorrer da Histria da Igreja, muitos interpretaram este livro como uma alegoria do amor de Cristo, o noivo, para com a Igreja, a noiva. Uma leitura detalhada do texto bblico, porm, ir brindar o leitor com muitas passagens que refletem apenas declaraes de amor entre um casal. A interpretao rgida de que o livro, como um todo, apenas a ilustrao do relacionamento do Messias com a Igreja, fora por demais o texto bblico. Diante deste fato percebe-se que, entoar uma cano que no seja explicitamente de louvor a Deus, mas que relate como no livro de Cantares, a beleza do amor entre pessoas, no constitui, por si s um ato pecaminoso como querem impor muitas denominaes. Ou seja, cantar a msica dita secular que retrata apenas fatos corriqueiros da vida, como o amor, no constituiria um pecado em si. O que ocorre, e isto que deve ser repassado aos que questionam a conduta dos cristos, que o nascido de novo tem alterada sua escala de prioridades e que, louvar ao Deus criador e a Jesus Cristo Seu Filho infinitamente mais valioso e prazeroso que cantar o cotidiano da vida. O Novo Testamento, que nos apresenta Jesus Cristo, tambm contm precioso ensino sobre a msica de louvor a Deus.

2.1 A msica de adorao a Deus nos livros do Novo Testamento

No Novo Testamento encontra-se a presena da msica no cotidiano das pessoas, inclusive na parbola do filho prdigo, onde a famlia toda comemorava com msicas e danas o retorno do filho perdido: Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando

30

voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a msica e as danas. (Lc 15:25 ARA). Convm ressaltar neste episdio que Jesus, em nenhum momento, considerou esta atitude familiar como inadequada, o que traz tona um alerta s denominaes que consideram a dana inadequada para fazer parte do louvor a Deus. Cantar hinos de louvor a Deus foi assim, logicamente, parte integrante da vida de Jesus Cristo. Encontra-se a meno explcita a esta realidade aps a ceia, quando Jesus e os discpulos louvaram a Deus: Depois de terem cantado um hino, saram para o monte das Oliveiras. (Mt 26:30 NVI). No incio da igreja crist o louvor atravs da msica continuou a fazer parte integrante da vida, inclusive nos momentos de grande aflio, nas cadeias e prises, a msica servia de louvor a Deus e de testemunho do viver cristo aos que presenciavam o sofrimento dos apstolos: Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de priso escutavam. (At 16:25 ARA). A Palavra de Deus faz meno a um tipo de msica rara de se ouvir em muitas comunidades, o canto espiritual. Aps a descida do Esprito Santo no livro de Atos dos Apstolos, os discpulos passaram a orar em outras lnguas e, pelo relato de Paulo, a tambm cantar debaixo da uno direta do Esprito: Ento, que farei? Orarei com o esprito, mas tambm orarei com o entendimento; cantarei com o esprito, mas tambm cantarei com o entendimento. (1 Co 14:15 NVI). Na nascente igreja crist a msica era parte integrante da vida, recomendada por Paulo aos colossenses: Habite ricamente em vocs a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cnticos espirituais com gratido a Deus em seu corao. (Cl 3:16 NVI). Convm ressaltar nesta passagem a presena de trs tipos de msicas: salmos, hinos e cnticos espirituais. Esta diversidade de estilos musicais deve ser a prtica usual na vida da igreja crist. Os salmos devem ser cantados, relatando a importncia de letras que contenham as Sagradas Escrituras. Os hinos demonstram a presena do que poderia ser visto como o ancestral da atual Harpa Crist e de seu contemporneo Cantor Cristo. Os cnticos espirituais denotam a importncia de se manter a ntima comunho com o Esprito Santo no louvor, com os respectivos dons espirituais, incluindo como frutos destes, os cnticos espirituais providenciados diretamente por Deus para a Sua igreja. O livro do Apocalipse apresenta diversas ocasies em que o louvor a Deus ser entoado pela igreja salva nos ltimos acontecimentos que sero vivenciados por toda a

31

humanidade no aguardado futuro vindouro. O louvor vai assim acompanhar a igreja at ao Cu. Interessante perceber que aqueles que j estavam ali na chegada da igreja arrebatada, os quatro seres viventes e os vinte e quatro ancios, j entoavam louvores ao Rei dos Reis:
Ao receb-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro ancios prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taas de ouro cheias de incenso, que so as oraes dos santos; e eles cantavam um cntico novo: "Tu s digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, lngua, povo e nao. Tu os constituste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinaro sobre a terra". (Ap 5:8-10 NVI).

Convm perceber neste texto a letra de uma cano composta no cu. A igreja dispe de vrias canes descritas nas pginas da Bblia Sagrada cujas letras podem receber nos dias atuais um arranjo musical, e as mesmas serem entoadas nas comunidades. lamentvel a prtica de se compor msicas com letras pobres quando na Palavra existem muitos trechos belssimos que podem ser transformados em msicas de adorao. A presena da harpa nesta ocasio demonstra que os instrumentos usados para o louvor na Terra tambm so usados no Cu. O mesmo Apocalipse revela que 144.000 sero apresentados ali como aqueles que no se contaminaram, e eles entoaro um cntico ao som de instrumentos celestiais:
Ento olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, de p sobre o monte Sio, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai. Ouvi um som do cu como o de muitas guas e de um forte trovo. Era como o de harpistas tocando suas harpas. Eles cantavam um cntico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos ancios. Ningum podia aprender o cntico, a no ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra. (Ap 14:1-3 NVI).

Nestes versos existe a meno de um som sobrenatural que se assemelha a fenmenos da natureza e ao mesmo tempo relembra o som de harpistas. A Bblia diz que ouvidos no ouviram o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Certamente o som era desconhecido pelo autor do livro, Joo, que tentou compar-lo a sons que ele conhecia na Terra. O louvor tambm ser entoado por aqueles que vencero a besta e recebero harpas celestiais dadas pelo prprio Deus:
Vi algo semelhante a um mar de vidro misturado com fogo, e, de p, junto ao mar, os que tinham vencido a besta, a sua imagem e o nmero do seu nome. Eles seguravam harpas que lhes haviam sido dadas por Deus, e cantavam o cntico de Moiss, servo de Deus, e o cntico do Cordeiro: Grandes e maravilhosas so as tuas obras, Senhor Deus todo-poderoso. Justos e verdadeiros so os teus caminhos, Rei das naes. Quem no te temer, Senhor? Quem no glorificar o teu nome? Pois

32

tu somente s santo. Todas as naes viro tua presena e te adoraro, pois os teus atos de justia se tornaram manifestos. (Ap 15:2-4 NVI).

Novamente o autor v cenas que ele nunca havia presenciado e obrigado novamente a comparar com imagens terrenas. Interessante perceber que ali ser entoado o canto de Moiss, ou seja, a prtica de cantar louvores j descritos na Palavra de Deus deve ser semeada na igreja pois vai continuar na eternidade. Por fim a igreja santa, salva e remida por Jesus, a noiva, ir encontrar-se em imensa celebrao de jbilo:
Ento ouvi algo semelhante ao som de uma grande multido, como o estrondo de muitas guas e fortes troves, que bradava: "Aleluia! pois reina o Senhor, o nosso Deus, o Todo-poderoso. Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glria! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva j se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino so os atos justos dos santos. E o anjo me disse: "Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! " E acrescentou: "Estas so as palavras verdadeiras de Deus". (Ap 19:6-9 NVI).

Diante de to grande abundncia de louvor a Deus nas pginas da Bblia Sagrada, convm agora o estudo de como a igreja contempornea tem vivenciado o louvor e a adorao a Deus atravs da msica.

33

3. A MSICA NO CONTEXTO DA IGREJA EVANGLICA ATUAL

A msica de adorao a Deus na igreja evanglica est, muitas vezes, sendo composta de forma inadequada, com letras que se baseiam em princpios que no so originrios das Sagradas Escrituras. Alm desta grave realidade, encontra-se ainda a presena de instrumentistas e cantores cuja postura no exprime uma conduta adequada a quem deveria fazer tudo para a glria de Deus. Por conseguinte, para complicar mais a situao, muitas lideranas ainda no conseguiram compreender a importncia do ministrio de louvor. Muitos at compreendem a importncia, mas, por diversos motivos, no investem na valorizao desta rea ministerial. A igreja deve observar o ensino de Paul Basden (2000, p. 121-123) quando ele advoga que a msica crist visa a atingir alguns propsitos:
O primeiro propsito que a msica uma das formas bsicas de louvar a Deus. De todas as maneiras pelas quais o cristo pode render graas a Deus, a msica frequentemente considerada a mais expressiva e significativa. [...] O segundo propsito da msica o de ser um ato de orao. Quando cantada de corao, ela se torna um veculo de comunicao do humano com o divino. [...] Vemos como terceiro propsito da msica a facilidade com que podemos ensinar verdades bblicas ao povo de Deus. [...] O quarto propsito da msica ajudar na confisso de nossa f. [...] Por ltimo, a msica d aos adoradores a um meio genuno de participar ativamente no culto.

No se deve nunca esquecer que: O louvor a comunicao do homem com Deus; a pregao da Palavra a comunicao de Deus com o homem. (MURADAS, 2007, p.107).

3.1 Os equvocos nas composies

muito importante que a msica de adorao a Deus tenha uma letra que contenha uma mensagem bblica, ou que no se contraponha de forma alguma a verdades e princpios bblicos. O contedo das letras deve refletir a essncia da adorao crist:
No apenas somos levados a adorar como guia, mas inspirados a escrever e a entoar hinos que expressam nossa profunda adorao ao Senhor. Cnticos que entronizam a Jesus, que exaltam o poder de Deus e que falam da obra do Esprito Santo fazem parte de nossa hinologia. SOUZA FILHO, 2003, p. 33

Hoje no basta apenas uma composio ser classificada como gospel para que a igreja a execute de forma indiscriminada. Ningum possui o interesse em exigir dos compositores letras que sejam doutrinariamente sadias, pois para muitos o interesse maior a comercializao do contedo.

34

Os compositores precisam vigiar e orar para sempre comporem canes inspiradas por Deus. necessrio que os compositores cristos passem a estudar a Bblia Sagrada para que assim possam ser inspirados por Deus. Que eles digam como o salmista: De ti vem o tema do meu louvor (Sl 22:25a NVI), e mais adiante: Os teus decretos so o tema da minha cano (Sl 119:54a NVI). Cabe igreja, atravs de suas lideranas, escolher msicas espiritualmente sadias e alertar aos membros quais composies eles devem evitar, explicando-lhes o motivo. necessria a cuidadosa anlise das letras, pois de fato: O problema que precisamos raciocinar sobre aquilo que cantamos e perguntar ao Senhor se verdade. Existem letras que no deixam nenhuma dvida de que foram inspiradas por Deus. Porm outras so verdadeiras aulas de heresias. (MURADAS, 2007, p. 152). preciso tambm sabedoria antes de mencionar que tal msica ou no do diabo, pois:
No existe msica diablica. Em nosso conceito formado, a msica divina, as letras que podem ser profanas. O diabo s o pai da mentira, todas as boas msicas deveriam ser para louvar a Deus, se assim no acontece, porque Satans, que ladro, rouba do homem a msica que este teria feito e que deveria ser para adorar a Deus. [...] Martinho Lutero, o pai da reforma protestante foi o primeiro a proclamar que o diabo no deveria ficar com a melhor msica. (SAVEDRA; SANTOS, 2003, p. 28).

A verdadeira msica de adorao ajuda o cristo em seu culto racional a Deus. Esta msica exerce um efeito no mundo espiritual e no esprito do adorador:
[...] a msica de adorao toca a alma do homem e o coloca em contato com Deus. Ela leva o ser humano ao quebrantamento e humilhao pessoal; sublimao divina; ao entendimento da soberania e propsitos divinos. Para alcanar tudo isso, basta ler e estudar a adorao luz do que diz a Bblia. H um tom espiritual que precisa ser alcanado por todo aquele que quer adorar a Deus e viver em comunho com ele. (SOUZA FILHO, 2003, p.63).

Muitas msicas atualmente colocam nosso relacionamento com Deus em um modelo semelhante ao relacionamento entre casais enamorados, apaixonados. A. W. Tozer, j em 1959 (apud LUCARINI, 2005, p. 69) criticou duramente este tipo de letra:
Muitas das msicas de adorao, entoadas em alguns cultos, tm mais indcios de romance do que da obra do Esprito Santo. [...] Cristo cortejado com uma familiaridade que revela completa ignorncia a respeito de quem Ele . Tal adorao no a intimidade reverente do verdadeiro adorador, e sim uma familiaridade impudica de amantes carnais.

A Bblia mostra a paixo como algo passageiro, entretanto muitas pessoas deixam de confessar seu amor a Cristo e, em lugar disso, testemunham que esto apaixonadas por Jesus, algo bem inferior, uma prtica equivocada, que de fato um retrocesso.

35

A msica Faz Um Milagre em Mim, de Rgis Danese, retrata muito bem a falta de cuidado existente no momento da composio, como bem atesta Zibordi (2009, p. 24-25):
Ento por que um verdadeiro adorador desejaria ser como Zaqueu? portanto um grave erro cantar essa cano como se fosse um louvor ou uma orao. [...] Como Zaqueu, eu quero subir, estou afirmando que desejo ser como era nos tempos do mundo antes de ter a certeza da salvao. Observemos que foi somente depois de ter entrado na casa de Zaqueu que Jesus lhe disse: Hoje veio a salvao a esta casa (Lc 19.9).

Em outro trecho, quando quem canta pede a Jesus que entre em sua vida, percebe-se claramente a linguagem nitidamente equivocada do autor:
Considerando que esse louvor tem sido cantado nos templos, pelos salvos em Cristo, pergunto: Por que um verdadeiro adorador, um servo de Deus algum que louva a Jesus de verdade, sendo habitao do Senhor cantaria Entra na minha casa? Segundo a Palavra, j somos moradas de Deus (Jo 14.23; 1 Co 6.19,20). O servo de Deus no precisa pedir para Ele entrar em sua vida, a menos que esteja desviado. E que ningum diga que isso licena potica, pois tudo tem limite. (ZIBORDI, 2009, p. 30).

Os autores buscam letras emotivas cujos versos rimam de forma potica, mas que nem sempre possuem fundamentao bblica. O povo no estuda a Palavra, por conseguinte no a conhece, nem suas doutrinas, da tudo que tem o rtulo gospel cantado inadvertidamente. Os incautos pensam estar louvando a Deus quando de fato esto agredindo a Ele e a sua Palavra. Os lderes, tanto pastores quanto lderes de ministrios, devem evitar as msicas herticas, por mais famosas que as mesmas possam ser. A igreja no pode agir como um programa de rdio que executa as msicas mais populares, mas como um local onde o louvor biblicamente sadio entoado em adorao a Deus. Paul Basden (2000, p. 125) oferece algumas dicas para ajudar na busca de msicas sadias:
[...] escolha msicas que sejam doutrinariamente firmes e vlidas quanto experincia. Uma maneira muito fcil de avaliar uma msica por esse critrio fazer duas perguntas: O contedo dessa msica verdadeiro? e As palavras so profundas o suficiente para servirem de guia para vida devocional dos cristos? Se a resposta a essas duas perguntas for sim, ento a msica passou pelo teste.

Existem muitas msicas j compostas que so retiradas diretamente do texto bblico, como, por exemplo, a que conduz o cristo a entoar o cntico de Moiss:
[...] e entoavam o cntico de Moiss, servo de Deus, e o cntico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admirveis so as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros so os teus caminhos, Rei das naes! Quem no temer e no glorificar o teu nome, Senhor? Pois s tu s santo; por isso, todas as naes viro e adoraro diante de ti, porque os teus atos de justia se fizeram manifestos. (Ap 15: 3-4 ARA).

36

No existe nenhuma necessidade de se buscar composies herticas da moda. Desta forma o povo de Deus poder, de forma biblicamente sadia, cumprir a instruo do apstolo Paulo: enchei-vos do Esprito, falando entre vs com salmos, entoando e louvando de corao ao Senhor com hinos e cnticos espirituais. (Ef 5: 18b-19 ARA).

3.2 A problemtica dos estilos

Uma questo que gera grandes conflitos diz respeito aos estilos musicais a serem usados na igreja. Uma parcela tradicional da comunidade evanglica probe o uso de qualquer estilo musical nitidamente mundano. Estas igrejas adotam preferencialmente o uso de hinrios ou, no mximo, corinhos criados por grupos musicais tradicionais e que possuam ritmos suaves. O uso de estilos musicais que esto claramente ligados a prticas pecaminosas induz os irmos a lembrarem de suas prticas passadas, de antes da converso. O cristo descansa nas promessas do Senhor de que Ele no se lembrar de seus pecados, como diz o salmista: No te lembres dos meus pecados da mocidade, nem das minhas transgresses. Lembra-te de mim, segundo a tua misericrdia, por causa da tua bondade, SENHOR. (Sl 25:7 ARA). Seria ento uma atitude ilgica e de grande risco, a prpria igreja prover um estilo musical que trar tona lembranas de pecados na mente dos fiis. Colocar os convertidos, por exemplo, que eram viciados em forr, para cantar msicas em ritmo de forr, um contra senso que trar, mente do mesmo, a recordao no apenas da dana, mas de todas as prticas pecaminosas que ele cometia na poca. Caso seja imaturo, corre o risco de vir a desviar-se e sofrer graves consequncias, como bem menciona Ezequiel:
Mas, desviando-se o justo da sua justia e cometendo iniquidade, fazendo segundo todas as abominaes que faz o perverso, acaso, viver? De todos os atos de justia que tiver praticado no se far memria; na sua transgresso com que transgrediu e no seu pecado que cometeu, neles morrer. (Ez 18:24 ARA).

Existe ainda, em relao ao ritmo musical, o fato de que o mesmo influencia diversas reas do corpo humano, podendo trazer reaes benficas ou malficas: Segundo a musicologia (cincia que estuda a msica e seus efeitos), a msica pode acelerar ou reduzir os batimentos cardacos, irritar ou relaxar os nervos, aumentar ou diminuir a presso arterial, ajudar ou prejudicar a digesto de alimentos, etc.. (ZIBORDI, 2009, p. 150).

37

Mesmo diante desta realidade, alguns defendem o uso de ritmos ligados ao mundanismo com a alegao de que, com eles, a evangelizao dos perdidos se torna mais eficiente. Tal justificativa carente de subsdios lgicos, pois:
[...] ao se empregar estilos como rock, funk, reggae, forr, etc., a mensagem comunicada da forma como as pessoas desejam ouvi-la, e no da maneira como precisam ouvi-la. As msicas pesadas atraem, mas, em razo das suas caractersticas, tambm impedem que a mensagem chegue clara aos ouvidos das pessoas. (ZIBORDI, 2009, p. 155, grifos do autor).

Superadas as dificuldades em relao s letras das composies e aos ritmos utilizados, a igreja deve focar sua ateno nas batalhas espirituais enfrentadas pelo ministrio de louvor.

3.3 Os ataques ao ministrio de louvor

O ministrio de louvor um dos mais atacados, no apenas pelo inimigo, mas tambm pela prpria carne de seus membros. preciso, urgentemente, que haja antes de qualquer reflexo o reconhecimento, por parte dos membros deste ministrio nas igrejas, de que os erros existem. Uma postura de humildade, seguida de um verdadeiro arrependimento, so condies essenciais para a restaurao de uma conduta bblica que trar o crescimento espiritual. A soberba, a arrogncia, a prepotncia e o orgulho certamente impediro o agir de Deus neste ministrio. Poder haver um belo espetculo musical, aplaudido na Terra, mas reprovado no Cu, com msicos e cantores que ganharo a fama passageira diante dos homens e a condenao eterna diante de Deus. Que cada um faa um exame de si mesmo ao refletir sobre a sua conduta no ministrio de louvor. As atitudes reprovveis podem ser um sintoma de que a pessoa de fato nunca se converteu, no um cristo genuno, apenas um religioso indo em direo ao precipcio. O primeiro exame a ser feito de forma individual na vida de cada componente, antes de se analisar o grupo como um todo:
O diabo persegue todos os ministrios, mas, principalmente o da msica. Por isso ns, msicos, enfrentamos tantos problemas na rea afetiva e devemos tomar alguns cuidados para que Satans no encontre brechas em nossas vidas: No acuse seu irmo, perdoe. Voc tambm pode precisar de seu perdo. No tenha dio, seja uma fonte inesgotvel de amor. No deixe de tocar ou cantar por uma simples discusso. Evite aes e intimidades que possam levar a mal entendido. (SAVEDRA; SANTOS, 2003, p. 28).

38

O pecado na vida de um ministro de louvor impede que o mesmo exera seu ministrio de forma genuna, o que torna cada ato dele no plpito uma manifestao de hipocrisia onde deveria haver santa adorao. Esta realidade fica assim bem descrita:
[...] prefervel ter um irmo, sozinho, com seu violo, tocando em trs acordes com todas as limitaes possveis a ter uma pluralidade de instrumentos executados por vrias pessoas que estejam em pecado. Em geral os demnios se sentem vontade no meio de crentes que estejam assim, e inflamam a igreja com o mesmo pecado que a liderana est praticando. [...] Mas as vossas iniquidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que vos no oua. (Is 59.2). Afasta de mim o estrpito dos teus cnticos, porque no ouvirei as melodias das tuas liras. (Am 5.23). duro ouvir isso da boca do prprio Deus! No adianta se esforar, fazer o melhor, ensaiar no dizer de Ams [...] se no houver uma vida de justia e integridade. (SOUZA FILHO, 2003, p. 36, grifo do autor).

O pecado, entretanto, nem sempre daquele tipo que escandaliza de forma explcita, como o adultrio, pois na maioria das vezes ele se apresenta de forma bem mais sutil. O ministro de louvor tentado principalmente pelos pecados da vaidade e do orgulho. No plpito ele muitas vezes se v como algum que precisa fazer o melhor uso possvel de seu minuto de fama:
O orgulho, a soberba e a arrogncia so sintomas de uma grave enfermidade espiritual. [...] O Senhor abomina o orgulho. Para ele, este , dos pecados, o mais vil. Isso porque o indivduo que se tem como o tal, que se ensoberbece, assemelha-se a Satans. Tiago captou muito bem o que o Senhor sente sobre isso ao citar um outro texto bblico: Deus resiste aos soberbos, mas d graa aos humildes (Tg 4:6). (SOUZA FILHO, 2003, p. 39).

Quanto maior o talento de quem toca ou canta, maior o risco da vaidade, que pode, inclusive, distrair as pessoas que esto, durante o louvor, em ntima comunho com Deus, pois: O orgulho e a vaidade no fazem parte do louvor a Deus. Se couber um solo de algum instrumento, ou vocal, evidentemente poder ser feito, porm, com humildade e sem exageros, para no roubar a ateno das pessoas que esto ligadas em Deus. (MURADAS, 2007, p.103). Como a motivao dos soberbos no a de adorar a Deus, certamente os problemas surgiro. Interessante perceber, nesta extensa, mas fiel explanao, os sintomas visveis de enfermidades espirituais, mais especificamente no lder do ministrio de louvor:
Os dirigentes de louvor no devem chamar ateno para si quando esto diante da congregao. E s vezes o fazem. Falam demais. Gesticulam excessivamente. Pulam em demasia. Usam roupas extravagantes, cordes de ouro e enfeites. Abusam de coreografias. O dirigente de louvor no pode aparecer. O que ele deve fazer aparecer a pessoa do Senhor Jesus Cristo. Deve liderar o culto a Deus de tal maneira que passe despercebido. Dessa forma, as pessoas no se fixam nele, e sim no ambiente de contemplao e de adorao. Quando a glria de Deus inunda o lugar em que estamos, o dirigente de louvor est escondido; ora prostrado, ora ministrando com algum, ora cantando suavemente, e at mesmo sentado. Ele deixa Deus agir! s

39

vezes vemos mais o homem, o grupo e o conjunto de cantores do que a Jesus. Hoje criamos uma cultura de gritaria, de berros e urros; de exaltao do baterista, do contrabaixista e do tecladista. como se esses fossem os instrumentos pelos quais Deus se faz presente. Podemos incorrer no mesmo pecado de Lcifer: contemplar nossa beleza e nossa habilidade artstica, desviando para ns mesmos a glria devida a Deus. Uma coisa a espontaneidade de um grito numa manifestao do Esprito, outra bem diferente so as expresses de nossa carnalidade. (SOUZA FILHO, 2003, p. 16-17).

A tentao da soberba ataca todos os participantes do louvor, mas com mais eficcia aqueles que tenham problemas com sua autoestima ou com sua autoaceitao. Pessoas complexadas que no trataram adequadamente seus dramas psicolgicos costumam buscar o ministrio de louvor como uma muleta, uma fuga para suas enfermidades da alma. A necessidade de ser reconhecido como algum de valor e de ser elogiado conduz naturalmente este tipo de pessoa a cair nestas tentaes. Quando o lder no apenas um vaidoso soberbo, mas de fato um doente psicolgico, caso no receba o tratamento necessrio, pode tornar-se um psicopata de alta periculosidade. Algum com um sorriso meigo quando no plpito, pode, muito bem, devido a sua psicopatia, lanar palavras amargas a seus liderados, humilhar os mais frgeis e assim multiplicar a multido dos chamados feridos em nome de Deus. Cabe ao dirigente da igreja observar muito bem o carter, a personalidade e a sade psicolgica de suas ovelhas antes de nomear alguma ao cargo de liderana do louvor. Muitos podem ser nomeados por presso poltica da liderana ou por parentesco com o lder, mas o pastor ir responder diretamente a Deus por todos os danos causados por quem ele nomeou. Existe uma imensa multido que no deseja nunca mais adentrar a uma igreja devido ao destas mentes doentias que um dia ocuparam algum cargo de proeminncia na obra. necessrio que a igreja como um todo d um basta nesta falta de respeito com os filhos de Deus, chega de irresponsabilidade eclesistica. A postura dos ministros de louvor outra rea que sofre grandes ataques do inimigo e da carne humana. O uso de roupas inadequadas e a forma de se portar no plpito demonstram a imaturidade de um grupo. Sem falar dos que s tocam mediante grande recompensa financeira, os cachs, independente do fato de que sua plateia possa ser composta de pobres:
Suas vestimentas tambm no so decentes, esto mais de acordo com o estilo social de bem-vestir adotado pela igreja. Mulheres sensuais e seminuas, com vocabulrio profano no que queiramos que todos aprendam o evangeliqus afirmam ser membros dessa ou daquela igreja. No apenas as mulheres, mas tambm os homens confundem, pelo visual e pelo modo de falar, a mensagem do evangelho. Apesar da obscenidade e do mundanismo que chega a repugnar ao mais vil pecador, seus pastores sorriem e caladamente consentem. [...] Outros, vestindo a roupagem tradicional dos evanglicos, com a promessa de um compromisso com Deus, sugam dos pobres o dinheiro e os bens. (SOUZA FILHO, 2003, p.37).

40

O que deveria ser um grupo de louvor a Deus passa a ser um instrumento de vergonha para a verdadeira igreja. O mundo tem adentrado na igreja sem qualquer cerimnia. Ai destes que trazem o escndalo, o que diz a Palavra. No conseguem nem cuidar do prprio corpo, templo do Esprito Santo: Acaso, no sabeis que o vosso corpo santurio do Esprito Santo, que est em vs, o qual tendes da parte de Deus, e que no sois de vs mesmos? (1 Cor 6:19 ARA). Convm ressaltar que a perfeita aparncia externa de um membro do ministrio de louvor pode no descrever a realidade espiritual do mesmo. A conduta escandalosa forte indcio de uma vida de religiosidade barata, contudo a postura politicamente correta nos moldes das igrejas mais tradicionais no indica que o indivduo seja um cristo genuno, como bem advoga este autor:
No possuem aquela extravagante aparncia, nem as requebradas coreografias, nem o palavreado mundano. Mantm a antiga forma de vestir e o visual tradicional dos crentes. Contudo em nada diferem em suas atitudes e em sua moral dos que no conhecem a Jesus. No foram por ele transformados. Seus cachs so os mais altos e seu comportamento, o pior! So pessoas que, mesmo mantendo a postura evangelical, a aparncia tradicional, repito, encaixe-se perfeitamente no perfil traado por Pedro e por Judas (2 Pe 2: 10-22; Jd 8-16). Quer dizer, na aparncia so crentes, cantores e pastores, mas, no interior, so to pervertidos como qualquer mundano. Em contrapartida, s vezes a aparncia de alguns componentes de grupos e de alguns pastores no aquela convencional evanglica/pentecostal. Aboliram a tradicional gravata e o palet e, no entanto, interiormente, so santos. O colorido de suas roupas no os encaixa no perfil de santos, mas o interior desses irmos comprova o contrrio. (SOUZA FILHO, 2003, p. 38).

O importante, acima de tudo, que o cristo seja genuno, ntegro diante de Deus, pois somente os verdadeiros cristos podem apresentar um louvor aceitvel a Deus, como atesta Ciro Sanches Zibrordi (2010, p. 166):
Somente os verdadeiros adoradores que servem a Deus em esprito (Rm 1:9) e tm a verdade da palavra escondida em seus coraes (Sl 119:11) podem produzir adorao e louvor autnticos. Por isso, em Efsios 5.18,19 e Colossenses 3.16, vemos que ser cheio do Esprito e ter o corao igualmente cheio da Palavra de Cristo so pr-requisitos para quem adora, louva e canta louvores ao Senhor.

Os msicos cristos, Carlos H. Savedra e Moiss Santos oferecem, em sua obra Como Melhorar o Louvor na sua Igreja (2003, p. 25-26), diversos conselhos teis aos ministros de louvor, dentre os quais se destacam os relacionados postura dos mesmos no momento em que vo desempenhar suas atribuies ministeriais:
Antes de adorar, confesse a Deus as suas fraquezas e pea a ele perdo (1 Jo 1.9); evite trajes ilcitos para que o seu louvor seja aceito a boa apresentao faz parte da adorao (Rm 12.1); no chupe bala nem masque chiclete enquanto louva mantenha a reverncia na Casa do Senhor (Lv 19:30b); concentre-se no presente e

41

adore com sinceridade (Jo 4:23); seja pontual e organizado; no se mostre como estrela, tirando a ateno das pessoas a glria do Senhor (1Cr 29:11); [...] nem fique tocando (mesmo baixinho) na hora da leitura bblica ou pregao. [...] toque como foi ensaiado - no tente inventar ou improvisar demasiadamente; controle o volume do seu instrumento com moderao [...] porte-se de forma adorativa no cenculo.

A vida, o proceder do membro do louvor est visvel aos olhos de todos, como peixinhos em um aqurio, e ele deve, portanto, cuidar para ter uma conduta santa, permeando de amor seus relacionamentos interpessoais sem dar brechas ao Diabo. De forma semelhante ele observado ao ministrar, o que deve lev-lo a ser prudente em relao a sua conduta no plpito:
Precisamos tomar cuidado para no darmos lugar para Satans colocar seu garfo no nosso trabalho. [...] s vezes achamos que um determinado irmo no vai com a nossa cara, da criamos um bloqueio frente a esse pensamento e isto nos impede de louvarmos em plenitude. Essas barreiras devem ser quebradas com orao sincera e contadas s pra Jesus. [...] Outra coisa que deve ser motivo de constante preocupao o fato de estarmos sendo observados, pelo pblico na congregao. Isto posto, nos faz entender que reverncia deve ser a tnica nos nossos movimentos sobre o lugar onde estamos ministrando, pois todos esto de olho em cada integrante da equipe. (SAVEDRA; SANTOS, 2003, p. 22).

Diante deste quadro, repleto de ataques, urgente a necessidade de que pastores e ministros de louvor adquiram o conhecimento de suas mais diversas responsabilidades em relao obra de Deus.

3.4 Conselhos para a estruturao do louvor

A responsabilidade para que o louvor de uma igreja seja conduzido de forma biblicamente sadia e por pessoas genuinamente crists, recai primeiramente na liderana da obra. A escolha do lder de louvor geralmente responsabilidade direta do pastor dirigente da congregao. Sua escolha, caso seja a correta, o incio de uma obra que pode obter xito. primordial que o lder de louvor esteja em sintonia espiritual com o pastor, pois: Os ministros de louvor devem ser pessoas reconhecidamente crists e preparadas para a tarefa de conduzir o povo na adorao, da mesma forma que o pastor. [...] Pastores e ministros de louvor devem estar sempre em perfeita sintonia. (MURADAS, 2007, p. 26). Esta sintonia dever refletir positivamente em todo o transcorrer do culto, trazendo grandes benefcios espirituais para a congregao, pois:
O bom dirigente sabe ouvir o Esprito de Deus e por ele se deixa guiar. Costumo dizer que a sua conduta se assemelha do pregador. Este sente necessidade de estudar seu tema e de ficar um tempo em orao e meditao diante do Senhor para saber a vontade de Deus quanto o que vai pregar e ao desenvolvimento do culto. O

42

mesmo se d com o dirigente do culto. Ele precisa ouvir do Esprito Santo, conversar com o pastor sobre o tema de sua mensagem e orar para sentir se o Esprito quer um louvor que feche com a mensagem programada para o culto ou no. (SOUZA FILHO, 2003, p. 86).

Parte desta sintonia deve conter o interesse mtuo na qualidade do som oferecido aos fiis, incluindo assim a consequentemente qualidade tcnica do louvor. A igreja, na maioria das vezes, valoriza a aparncia esttica do templo, mas esquece de valorizar os investimentos em equipamentos adequados de som. O lder esquece que sua mensagem s ser adequadamente ouvida e aceita se os ouvintes conseguirem distinguir o que falado. Equipamentos de som de boa qualidade possuem custo elevado de aquisio, mas influenciam diretamente na qualidade da transmisso da mensagem. Existe ainda a necessidade de se cuidar do acabamento do templo, que deve ter um projeto acstico executado com os materiais adequado de reflexo e absoro do som. Uma das circunstncias mais desagradveis em uma igreja a presena de som desregulado que causa irritao e desconforto a todos. Muitos no suportam frequentar estes ambientes mal sonorizados. , portanto, fundamental que as lideranas amaduream no sentido de perceberem que de nada adianta belas paredes com um som pobre e perturbador. Alm de irritar aos ouvintes, uma estrutura de som pobre desestimula os msicos. O pior de tudo que as lideranas no investem e ao mesmo tempo exigem qualidade do som e da msica, no lembrando que fizeram ouvidos de mercador s solicitaes de verbas do ministrio, que no consegue operar milagre com falta de estrutura tcnica. Sem os recursos e desesperados para oferecer o melhor a Deus, os msicos podem fugir, como os levitas mencionados por Neemias, ou precisam recorrer a realizar todo tipo de gambiarra para conseguir os recursos que lhe foram negados. Todo este quadro denota falta de responsabilidade na administrao da igreja e s traz prejuzos materiais e espirituais para a obra, como bem advoga Souza Filho (2003, p. 71):
H outro tipo de situao que deixa os msicos cansados e abatidos. quando eles se esforam em fazer o melhor para Deus, mas no so compreendidos pela liderana da igreja que no entende suas reivindicaes. A reclamao que mais se ouve dos lderes em congresso de louvor e adorao que a liderana pastoral no faz a sua parte, isto , no adquire o equipamento do qual eles precisam. [...] triste quando se tem de fazer muletas, ou festinhas e almoos para angariar fundos para equipar a igreja de bons instrumentos e de bom sistema de som. Isso jamais deveria ocorrer. A igreja deveria contribuir e o tesoureiro abrir o cofre! No sem razo que muitos de nossos msicos fogem para outros campos, como aconteceu com os levitas no tempo de Neemias. O desnimo e a canseira so obstculos ao mover de Deus nas reunies da igreja! Tambm fiquei sabendo que os levitas no tinham recebido a parte que lhes era devida, e que todos os levitas e cantores responsveis pelo culto haviam voltado para suas prprias terras. Por isso repreendi os oficiais e lhes perguntei: Por que essa negligncia com o templo de Deus? Ento eu convoquei os levitas e cantores e os coloquei em seus postos. (Ne 13:10-11

43

NVI)[...] dos dzimos e das ofertas que devem sair os recursos para a equipe de louvor, para a compra de equipamentos e de instrumentos.[...] Quando uma equipe de louvor constantemente cobrada pela liderana, mas no recebe, em contrapartida, a ateno devida, pode ocorrer uma desafinao no mundo espiritual.

Outra caracterstica peculiar de muitas igrejas a desvalorizao dos obreiros do louvor, principalmente dos operadores de som. Usualmente os msicos e cantores trabalham ali por prazer e gratido a Deus. Entretanto, o equipamento de som, para ser adequadamente regulado e ter suas qualidades devidamente aproveitadas, precisa de operadores com qualificao adequada, profissionais treinados nesta rea tcnica. Caso no haja um voluntrio com as prerrogativas de conhecimento adequadas, cabe a igreja duas opes: pagar curso de formao especfica para algum voluntrio ou contratar um cristo que j possua este conhecimento mediante a devida remunerao. curioso que muitos mencionam termos do Antigo Testamento como levitas e dzimos no mesmo contexto da igreja, e esquecem que os levitas recebiam todas as ddivas do povo, administravam o templo e pagavam ao sacerdote a parte devida. Ser chamado de levita e no receber qualquer valorizao de seu trabalho um contra senso dentro desta realidade. Um dos grandes dilemas dos lderes reside em permitir, ou no, que pessoas desqualificadas realizem o louvor da igreja. Diversas variveis e circunstncias complicam ainda mais a vida da liderana. Na ausncia de msicos qualificados nomeia-se quem estiver disponvel. A necessidade supera as exigncias. Quando existem msicos qualificados, os que ainda so aprendizes alegam que a qualidade da execuo secundria, o que importa o corao sincero do msico na adorao. Pode existir ainda a presso poltica para que se nomeie este ou aquele filho de algum influente na obra, principalmente se a msica for o nico elo que segure este jovem na igreja. salutar a observncia do exemplo bblico. Os msicos eram nomeados, e a Palavra clara, por que possuam a devida aptido:
preciso ter dom para a msica. Quem quer ser mdico vai estudar medicina, quem quer ser telogo vai cursar teologia, o caminho lgico. E muito natural tambm que, se algum deseja ser msico, dever ento, frequentar uma boa escola de msica. O mesmo se aplica a quem tem o dom de cantar, essa pessoa dever, diariamente, treinar e aprender as tcnicas de canto. Se Deus deu o dom, basta estudar para aperfeio-lo. [...] Cada igreja deve saber selecionar bem os seus msicos e cantores. Este trabalho deve ser feito, compulsoriamente, por algum experiente, com talento e um bom conhecimento musical. J era essa a prtica no meio do povo de Israel no antigo testamento. Pessoas hbeis na arte de cantar e de tocar eram escolhidas para louvar. [...] leia e confira o que est escrito em (1 Cr 15:19-22) [...] e Quenanias,chefe dos levitas, estava encarregado dos cnticos e os dirigia, porque era apto. (SAVEDRA; SANTOS, 2003, p. 11-12, grifos do autor).

44

Se os fatores acima descritos, como por exemplo, a necessria qualificao de msicos e tcnicos e os investimentos em equipamentos e instalaes adequadas, no forem obedecidos, apenas o inimigo vai lucrar, pois:
Quando o louvor realizado com msicos e cantores despreparados e mal ensaiados, cantando msicas imprprias para o momento, num ambiente imprprio, utilizando equipamento inadequado, sendo operado por tcnicos inabilitados, o diabo no precisa nem aparecer para atrapalhar. (MURADAS, 2007, p. 36).

Superada a fase de estruturao do equipamento, da estrutura fsica e do grupo de louvor, cabe ento ao lder de louvor a conduo de sua misso de forma adequada para o engrandecimento do Reino de Deus.

3.5 Conselhos ao lder de louvor e a seu pastor

O lder de louvor, devidamente escolhido pela liderana da igreja e consagrado funo com a beno de toda a congregao, dever buscar uma vida de santificao com intimidade diria com Deus. Muitos sero os obstculos na caminhada, o que exige do mesmo a observncia dos preceitos bblicos e os conselhos de obreiros mais experientes. O primeiro cuidado que o dirigente deve ter a percepo de que o Esprito Santo quem deve conduzi-lo durante o culto e de que sua misso levar o povo a aproximar-se de Deus atravs do louvor: O dirigente de louvor, por fim, deve seguir a glria de Deus e no uma direo prpria. Ele est encarregado de levar as pessoas a experimentarem o mover do Senhor na vida delas. Cabe a ele trazer essa glria divina aos homens e aproxim-los cada vez mais de Deus! (SOUZA FILHO, 2003, p. 23). O dirigente de louvor deve caminhar em sintonia com os msicos, exercendo a liderana e o direcionamento na execuo dos louvores. O respeito conduo do lder garante, como em uma orquestra que acompanha o maestro, o xito na conduo do louvor, pois:
Enganam-se os que pensam que o dirigente de louvor deve seguir o que os msicos determinarem. Ele deve impor o ritmo, a cadncia. Os msicos o seguem. O dirigente no fica atrelado aos msicos, mas estes, ao dirigente. [...] O dirigente de louvor e os msicos criam cdigos entre eles que lhes permite andar na mesma direo. Um sinal com a mo, com o dedo, uma palavra, e todos sabem o que vir a seguir. E mais: no so os msicos que puxam o dirigente, e sim o lder comanda o louvor. (SOUZA FILHO, 2003, p. 66).

Durante a conduo do culto por parte do lder de louvor, o pastor deve buscar adequar a liturgia visando o maior aproveitamento do momento espiritual do louvor, do estado de

45

comunho com Deus que est sendo vivenciado pelos fiis. Existem cuidados pontuais que fazem grande diferena neste aspecto, como, por exemplo, o cuidado de que: Entre o perodo de louvor e a mensagem no pode haver espao nem avisos, a mensagem deve ser ato contnuo do perodo de louvor, o fogo no pode apagar e a comida no pode esfriar. (SAVEDRA; SANTOS, 2003, p.16). Esta conduta inadequada das igrejas causa grande prejuzo. A pregao o momento principal do culto e o louvor prepara o solo para receber a semente da Palavra. Quebrar esta sequncia abenoada para dar avisos a maior prova de falta de sabedoria dos lderes, pois:
Existem outros momentos durante o culto: no incio, no final, antes da bno ou antes do louvor. Por que dar avisos exatamente no momento em que estamos na presena de Deus, adorando-o? Os avisos so importantes e devem ser dados, mas eu pergunto: o que mais importante, adorar a Deus e imediatamente ouvi-lo atravs da pregao, ou ficarmos a discorrer sobre atividades diversas da congregao? (MURADAS, 2007, p. 114).

O mesmo pode se dizer do recolhimento de dzimos e ofertas. No sabemos o estado espiritual dos visitantes. Algum descrente, devido a concepes equivocadas sobre a igreja, pode ter sua ateno desviada com o recolhimento de ofertas e assim no mais prestar a devida ateno pregao:
Um bom momento para se recolher dzimos e ofertas o anterior orao final da reunio. Os visitantes iro se sentir mais vontade, porque provavelmente Deus j falou com eles durante a reunio; assim, eles entendero que dzimos e ofertas tm um propsito. Recolher ofertas no incio poder causar-lhes um bloqueio, a ponto de eles no ouvirem mais qualquer palavra posterior. (MURADAS, 2007, p. 114).

De forma semelhante, o dirigente do culto deve ser sbio e D a oportunidade ao cantor ou pregador em outro momento do culto, nunca entre o louvor e a Palavra. (MURADAS, 2007, p. 115). primordial assim, que nunca se esquea da verdade basilar de que [...] o louvor congregacional deve acontecer imediatamente antes da mensagem, para que seja estabelecida uma sequencia de ideias no culto. (MURADAS, 2007, p. 116). O lder de louvor deve, tambm, conduzir sua ministrao com total integridade sem se deixar levar pela emoo ou pela vontade desesperada de demonstrar ao povo que Deus est operando enquanto ele louva, assim: No comece a dizer coisas que no esto acontecendo para ver se elas acontecem. Saiba aguardar a manifestao do poder e da glria de Deus. (MURADAS, 2007, p.97, grifo do autor). necessria a presena da devida maturidade durante a ministrao para que no se deixe influenciar pelas diferentes reaes da congregao, pois:

46

Uns estaro chorando, outros se sentiro alegres, outros estaro apticos. No se preocupe com as diferentes reaes. No tente forar os mais resistentes ao mover do Esprito a sentirem algo que no esto sentindo. Cada pessoa se quebranta de uma forma diferente; nem sempre isso acontece atravs de lgrimas. As lgrimas no so sinnimo de quebrantamento ou de uno. Elas so a liberao da emoo sentida pela alma que pode estar quebrantada, ungida, ou mesmo triste, com remorso, alegre, ou qualquer outro sentimento. Uma pessoa pode cantar tanto com o esprito quanto com o entendimento (1Cor 14:15). (MURADAS, 2007, p.103).

Findo o culto, no acaba ali a obra do lder de louvor. Cabe a ele o cuidado com seu ministrio e com seus liderados. Da mesma forma que o pastor cuida de suas ovelhas, recai sobre o lder de louvor a responsabilidade diante de Deus de acompanhar msicos e cantores em suas lutas espirituais e emocionais, pois: O ministro de louvor como se fosse o pastor dos levitas, ele deve visit-lo quando tm problemas, deve orar com eles, se algum levita est passando por alguma necessidade ela deve ser prontamente solucionada, e levada ao conhecimento do pastor da igreja. (SAVEDRA; SANTOS, 2003, p. 21-22). fundamental, nesta sociedade em que ningum tem tempo para nada, que o lder use com sabedoria as oportunidades que conseguir para a comunho do grupo. Enquanto os jovens que no so envolvidos em ministrios usam as convivncias para brincadeiras fteis, o ministrio de louvor deve usar seu tempo livre com sabedoria e a devida maturidade que a guerra espiritual de seu ministrio exige:
Assim como dedicamos longas horas ao ensaio, para tocarmos com perfeio, devemos separar um bom tempo para que o grupo de louvor ore, jejue e adore. Isso pode ser feito em retiros espirituais. Um feriado prolongado ou um fim de semana dedicado especialmente adorao, orao, e jejum afinam espiritualmente o grupo. (SOUZA FILHO, 2003, p. 89).

Um ministrio de louvor formado por crentes genunos, bem cuidados, devidamente acompanhados, sadios psicologicamente e espiritualmente, produzir muitas bnos na obra do Senhor, contribuindo para que seu povo viva o Salmo 150 (ARA):
Aleluia! Louvai a Deus no seu santurio; louvai-o no firmamento, obra do seu poder. Louvai-o pelos seus poderosos feitos; louvai-o consoante a sua muita grandeza. Louvai-o ao som da trombeta; louvai-o com saltrio e com harpa. Louvaio com adufes e danas; louvai-o com instrumentos de cordas e com flautas. Louvaio com cmbalos sonoros; louvai-o com cmbalos retumbantes. Todo ser que respira louve ao SENHOR. Aleluia!

Fica assim claramente demonstrada toda a grande e complexa responsabilidade da Igreja do Senhor, de seus pastores e lderes no que diz respeito adorao a Deus atravs da msica.

47

CONCLUSO

Aps a anlise de diversos aspectos da msica de adorao a Deus, pode-se considerar que, os objetivos primordiais desta obra: a busca em toda a Bblia Sagrada e em obras de Histria da Msica do conhecimento de como nasceu e se desenvolveu a msica de adorao a Deus, e ainda a busca, em obras e artigos de autores cristos, de se conhecer qual tem sido a conduta da igreja evanglica atual em relao msica de adorao, e ainda a explanao de como devem sem compostas e executadas as msicas de adorao a Deus, demonstrando qual deve ser a postura dos lderes e ministros de louvor na igreja atual, foram plenamente alcanados. A anlise das obras seculares de Histria da Msica, bem como dos trechos bblicos que mencionam a msica de adorao a Deus, permitiu ao leitor conhecer quais eram as caractersticas essenciais da msica de adorao a Deus em seus primrdios. A partir deste conhecimento o leitor pde ento analisar, por um prisma cristo, no apenas a letra das atuais composies, bem como qual deve ser o ritmo adequado s msicas crists e como as mesmas devem ser executadas na igreja. Esta obra permitiu tambm a percepo de que a igreja atual nem sempre tem conduzido de forma crist a misso de ministrar a msica de adorao a Deus. A msica de adorao a Deus atualmente est muitas vezes inserida em um triste contexto de religiosidade que permite a insero de ritmos mundanos e letras herticas, realidade que deve ser combatida por todos os filhos de Deus. A responsabilidade de pastores e lderes de louvor quanto conduo da obra foi analisada minuciosamente. O texto apresentou um conjunto de condutas e procedimentos que visam ao crescimento espiritual do ministrio de louvor, bem como a obteno de uma congregao sadia espiritualmente, que entoa de forma bblica canes que adoram a Deus atravs de letras doutrinariamente sadias. Que a msica de adorao a Deus em nossas congregaes seja, a cada dia, mais bblica, conduzida por um ministrio que busca incessantemente a santificao e a excelncia na obra de Deus, e sendo entoada por congregaes repletas de cristos autnticos, sadios espiritualmente e psicologicamente.

48

REFERNCIAS A BBLIA Sagrada. Texto Bblico: Revista e Atualizada no Brasil (ARA). Barueri: Sociedade Bblica do Brasil, 2001. BASDEN, Paul. Estilos de Louvor: descubra a melhor forma de adorao para a sua igreja. So Paulo: Mundo Cristo, 2000. BENNET, Roy. Uma breve histria da msica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.

BBLIA de Estudo NVI. Texto Bblico: Nova Verso Internacional (NVI). So Paulo: Editora Vida, 2003. CAND, Roland de. Histria universal da msica. 2 volumes. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 2001. COELHO, Nilton Didini. O papel da msica na igreja. Programa Mensagem Eficaz. Rio de Janeiro: Igreja Evanglica Assembleia de Deus Ministrio Belm Lapa, 2010. Disponvel em: http://vimeo.com/9132936. Acesso em 7 set. 2011. DANIEL-ROPS, Henri. A vida diria nos tempos de Jesus. 2. ed. So Paulo: Sociedade Religiosa Edies Vida Nova, 1986. DOUKHAN, Liliane. Msica na Bblia. Artigo publicado na internet. Extrado da Revista Shabbat Shalom, Outono de 2002, v. 49, n. 2, p. 18-25. Traduzido por Levi de Paula Tavares em mar. 2006. Disponvel em: http://musicaeadoracao.com.br/20214/musica-na-biblia/. Acesso no endereo anterior http://www.musicaeadoracao.com.br/artigos/meio/musica_biblia.htm em 19 ago. 2011. HALLEY, Henry H. Manual Bblico: um comentrio abreviado da Bblia. 4. ed. So Paulo: Vida Nova, 1994. HERRON, Mike. Criados para Adorar. Niteri: BV Films Editora Ltda., 2009.

LUCARINI, Dan. Confisses de um ministro de louvor. So Jos dos Campos, 2005.

MASTERS, Peter. Louvor em Crise. So Jos dos Campos: 2007.

MEYER, F. B. Comentrio Bblico. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Betnia, 2002.

MURADAS, Atilano. Decolando nas asas do louvor. So Paulo: Editora Vida, 2007.

49

PACKER, James I.; TENNEY, Merril C.; WHITE Jr., William. Vida Cotidiana nos Tempos Bblicos. Miami: Editora Vida, 1982. SAVEDRA, Carlos A.; SANTOS, Moiss. Como melhorar o louvor na sua igreja. 2. ed. Braslia: EME Editora, 2003. SOUZA FILHO, Joo A. de. Formando Verdadeiros Adoradores. Belo Horizonte: Editora Betnia, 2003. STEHMAN, Jacques. Histria da Msica Europia. 2. ed. Lisboa: Livraria Bertrand, 1979.

UNGER, Merril Frederick. Manual Bblico Unger. So Paulo: Vida Nova, 2006.

VALVERDE, Osmairo. Especial Castrati: Castrados pelo amor msica. Artigo publicado na internet. Disponvel em: http://jornalciencia.com/sociedade/comportamento/482-especialcastrati-castrados-pelo-amor-a-musica. Acesso em 10 jul. 2012. WIKIPDIA. Coral (protestantismo). Artigo publicado na internet. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coral_(protestantismo). Acesso em 10 jul 2012. ZIBORDI, Ciro Sanches. Erros que os adoradores devem evitar. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assemblias de Deus, 2009.

Вам также может понравиться