Вы находитесь на странице: 1из 6

Finalidade e Aplicaes

As turbinas tm a finalidade de transformar um tipo de energia que a natureza nos oferece em trabalho mecnico. Ela , portanto, uma mquina de fluxo motriz. Existem vrios tipos de turbina, relacionadas com os tipos de fontes de energia oferecidas pela natureza na (vento, gua, calor, etc). numeras so as aplicaes que podemos dar s turbinas: como gerar energia eltrica normalmente o objetivo, suas aplicaes esto ligadas com o local de onde elas vo trabalhar - iluminao eltrica, gerao de calor, funcionamento ncionamento de outras mquinas de fluxo, etc. Em geral, as turbinas tm sido aplicadas em substituio de motores a diesel. Voltar ao incio

Classificao
Como as fontes oferecidas pela natureza so de tipos muito variados, existem vrios tipos de turbinas. A energia potencial da gua, a energia hidrulica, transformada em trabalho mecnico pelas turbinas hidrulicas (ex.: Francis, Propeller, Kaplan, Pelton....). A energia cintica do vento pode ser transformada em trabalho mecnico por turbinas elicas. A energia trmica, ou seja, a energia dos combustveis e a energia nuclear, pode ser utilizada atravs das turbinas a vapor e das turbinas a gs. Cada uma delas est explicada separadamente abaixo. Voltar ao incio

Turbinas a vapor
A turbina a vapor o mais usado entre os diversos tipos de acionadores primrios existentes, com exceo do motor eltrico. Uma turbina a vapor tem como objetivo transformar a energia contida no fluxo contnuo de um vapor que recebe em trabalho mecnico. O rendimento do ciclo trmico a vapor, bastante satisfatrio, melhora a medida que aumentam a potncia das mquinas e as presses e temperaturas de gerao de vapor. uma mquina rotativa pura, isto , a fora acionadora aplicada diretamente no elemento rotativo da mquina. Os impulsos aplicados pelo vapor nas palhetas da turbina so regulares, fazendo com que o torque aplicado no acoplamento da turbina seja uniforme. Entre as caractersticas mais importantes das turbinas a vapor, podemos citar: facilidade facilidade de controle e a possibilidade de variao de velocidade, grande confiabilidade operacional, facilidade de operao, manuteno simples e econmica e vida til longa. Os principais usos de uma turbina a vapor so: acionamento de geradores eltricos em centrais centrais termeltricas convencionais ou nucleares e acionamento mecnico de outros equipamentos rotativos (bombas, compressores, ventiladores). om relao ao seu funcionamento, a transformao de energia do vapor em trabalho feita em duas etapas. Inicialmente, Inicialm a energia do vapor transformada em energia cintica. Isso ocorre quando o vapor escoa atravs de pequenos orifcios (Expansores), adquirindo grande velocidade. Na segunda etapa, essa energia cintica transformada em trabalho mecnico, o que pode ocorrer de duas maneiras: segundo o princpio da ao ou segundo o princpio da reao. No princpio da ao (figura ao lado), o vapor completamente expandido em uma ou mais boquilhas fixas, antes de atingir as ps do rotor; as velocidades de escoamento do vapor so muito altas. No princpio da reao,

o vapor realiza um trabalho de distenso durante sua ao sobre as palhetas; nas turbinas de reao, a queda de presso atravs de cada conjunto de boquilhas relativamente pequena e as velocidades correspondentes so moderadas. Classificao das Turbinas a Vapor Conforme a trajetria do vapor:

- Turbinas Axiais: o vapor flui axialmente de boquilhas dispostas radialmente em torno do rotor; - Turbinas Radiais: o vapor se dirije de dentro para fora radialmente, atravs de canais fomados por palhetas mveis dispostas axialmente; - Turbinas Tangenciais: o vapor conduzido tangencialmente ao rotor. Conforme o nmero de estgios:

- Turbinas de um nico rotor; - Turbinas de vrios conjuntos de ps no mesmo eixo (com estgio de presso, de velocidade ou de ambos - figura ao lado); - Turbinas com recuperao direta; - Turbina com recuperao indireta. Conforme o nmero de ps sobre as quais incide o vapor:

- Turbinas de admisso total: l: quando o vapor enche por completo a coroa de ps; - Turbinas de admisso parcial: quando o vapor incide inicialmente somente sobre uma parte da coroa. Conforme as condies do vapor de escape da turbina:

- Turbinas de escape livre: o vapor sai direto na atmosfera; - Turbinas de condensao: o vapor vai a um condensador; - Turbinas de contra-presso: presso: o vapor conduzido a dispositivos para sua posterior utilizao; - Turbinas combnadas: uma partedo vapor subtrado da mquina antes de sua total utilizao utiliza e conduzida a outros dispositivos (calefao, por exemplo).

Voltar ao incio

Turbinas a gs

As turbinas a gs tm uma nica fonte de calor recupervel constituda por um fluxo de gases quentes a uma temperatura elevada (na ordem de 500 graus). , A demanda de potncia mnima requerida na ordem de 500 kW eltrico e 2000 kW trmico. Um exemplo de utilizao dessas turbinas num complexo hospitalar que apresenta uma grande necessidade de vapor ou calor. As turbinas a gs apresentam trs partes distintas: - compresso de ar para ser injetado na cmara de combusto; - cmara de combusto; - expanso dos gases da combusto. Classificao das Turbina a Gs - Axiais: quando tem um fluxo de gases coaxial com o eixo da mquina; - Radiais: quando tem um fluxo de gases radial ao eixo da mquina. O rendimento nas turbinas axiais menor do que nas radiais devido menor deflexo das correntes de gases. Alem disso, so complexas e mais caras. Logo, predominam as turbinas radiais de gs de pequena potncia e operam com excesso de ar na ordem 275 a 500 500 %. O combustvel mais adequado o gs natural, pois evita impurezas ou partculas slidas nas ps, possibilitando sua reutilizao aps a combusto. As turbinas a gs natural so alimentadas com uma presso 6 a 25 bar. Os gases de escape da turbina tem temperaturas na faixa de 420 C a 650 C, o que torna possvel, depois de uma passagem por uma caldeira de recuperao, produzir vapor a alta presso. Dependendo do caso podem ser usados, junto com a turbina, equipamentos complementares, tais como um compressor comp de gs (co-gerao). gerao). A figura ao lado mostra uma turbina a gs acoplada a um compressor. Apesar de ser mais adequado o uso do gs natural, pode-se pode se tambm optar pelos seguintes tipos de combustveis: querosene, leo diesel e leo pesado de alto grau. Pode-se, se, em certos modelos, misturar combustvel lquido e gasoso. Como as turbinas a gs tm um grande momento de inrcia, grandes cargas reversas produzidas por elevadores, guindastes, etc., podem ser facilmente absorvidas sem necessidade de cargas externas exte reservas. Esta capacidade estimada em 4 vezes maior que a dos motores a diesel, alm do que pequenas turbinas so utilizadas para dar partida em grandes motores.

Voltar ao incio

Turbinas hidrulicas
Turbinas Francis: O receptor fica internamente ao distribuidor, de modo que a gua ao atravessar o rotor da turbina aproximaaproxima se constantemente do eixo. So rigorosamente centrpetas, e permitem o uso de um tubo para conduzir a gua, aps sair do receptor, at um poo, chamado de tubo de suco, de aspirao, difusor ou recuperador. A funo do tubo de suco manter a continuidade da massa lquida em escoamento, impedindo que caia livremente do receptor. Conseguindo desse modo, um aumento da queda hidrulica e, pela transformao da energia cintica que possui a gua ao sair do receptor em energia de presso, um aumento na potncia da turbina.

O distribuidor das turbinas Francis constitudo de um conjunto de ps dispostas em volta do receptor, podendo ser ajustado um melhor ngulo de entrada no receptor para cada valor de descarga, obtendo um mnimo de perdas hidrulicas. As ps desta turbina, possuem um eixo de rotao paralelo ao eixo da turbina e podem girar simultaneamente de um mesmo ngulo, fezendo a seo de escoamento variar de uma admisso mxima at o fechamento total. Esse tipo de rotor est mostrado na foto a esquerda.

Turbinas Hlices: So utilizadas para velocidades considerveis em baixas quedas e grandes descargas. O receptor possui um formato de hlice de propulso. A distncia entre as ps do distribuidor e as do receptor bem maior em relao tipo Francis. Ver figura a direita. Turbinas Kaplan: So turbinas axiais a hlice de ps orientveis. Podem ter diferentes nmeros de ps. Servem para quedas pequenas e mdias e grandes descargas. Permite variar o ngulo de inclinao das ps conforme a descarga, sem variao aprecivel do rendimento. A figura abaixo (esquerda) mostra uma turbina Kaplan.

Turbinas Driaz: ou turbinas diagonais, devido a forma inclinada de suas ps. Nestas turbinas, as ps do receptor so articuladas e podem variar o ngulo de inclinao. Esta variao as torna adequadas a amplas variaes de descarga numa faixa de bom rendimento. So usadas tambm em instalaes de Centrais de Acumulao, onde funcionam ora como turbina, ora como bomba. Conservam o rendimento numa larga amplitude de variao de potncia, podendo trabalharem quedas acima de 200m. A figura a direita uma foto do rotor de uma turbina Driaz. Turbinas Pelton: Nestas, o distribuidor um bocal, proporcionando um jato cilndrico sobre a p do receptor, o que conseguido por meio de uma agulha. O receptor possui ps com formato de conchas especiais, dispostas na periferia de um disco que gira, preso a um eixo. Estas turbinas podem ser de um, dois, quatro e at seis jatos. Possuem tambm um defletor de jato, que intercepta o jato, desviando os das ps quando ocorre uma diminuio violenta na potncia demandada pela rede de energia. Ver as figuras abaixo:

Voltar ao incio

Turbinas elicas
A energia elica origina-se se do ar em movimento prximo superfcie da Terra, conseqncia da ao do fluxo solar que aquece de forma desigual vastas zonas da superfcie terrestre. As grandes turbinas elicas acopladas a geradores so capazes de aproveitar essa energia, transformando-a transformando a em energia eltrica. Atualmente, grandes turbinas so instaladas em grandes reas, formando "farms" para gerao de grandes gr quantidades de energia. Em condies de vento favorveis, como por exemplo, uma velocidade mdia de 50 Km/h, um nico gerador elico, pode gerar anualmente um total de 3 Megawatt. Isso seria suficiente, no Brasil para suprir de energia eltrica; uma cidade de 30.000 habitantes. O pas deve ter 1.600 turbinas elicas para gerao de energia eltrica at 2005. A energia elica atraente por no causar danos ambientais, ao contrrio das usinas hidro e termoeltricas, e ter custo de produo mais baixo em relao a outras fontes alternativas, como a gerao nuclear, a queimada de biomassa e a converso da luz solar. As modernas turbinas de torres tubulares -- as mais antigas ainda tm estrutura de metal entrelaado -- aplicam princpios da engenharia aeronutica aer para gerar energia. O segredo da melhor converso do movimento do ar em energia eltrica est no design das ps da hlice: cada p tem o mesmo formato que as asas de um avio. As trs ps tm freios aerodinmicos nas pontas, acionados em caso de excesso xcesso de vento (velocidade acima de 20 m/s), turbulncias e raios. Por causa desses fatores, a escolha do local de instalao fundamental para uma boa gerao de energia. A estrutura interna composta por um rotor, que liga hlice 'nacelle', compartimento timento onde ficam o gerador e sensores de velocidade, direo e temperatura do vento. O rotor transmite os movimentos da hlice para a 'nacelle' e tambm os comandos desse compartimento para as ps. Da 'nacelle' saem os cabos que levam a energia convertida convertida para a rede eltrica e para os computadores do sistema de controle. Um exemplo de turbina elica a Horizontal: possui corpo intermedirio para imprimir movimento rotativo e fora mecnica, capaz de movimentar mquinas, bombear gua. Pode produzir energia energ eltrica com alternador e acomulador, ou gerar energia eltrica contnua em grande escala atravs de rotor, capacidade a ser dimensionada. Trabalha na posio horizontal com eixo vertical aproveitando mais a fora elica. A grande vantagem desse tipo de turbina que, alm de poderem ser instaladas rapidamente, no necessitaro posteriormente de combustvel. No Brasil, o primeiro gerador elico para 75 kw, foi instalado em 1992 na Ilha de Fernando de Noronha, resultado de um Convnio celebrado entre o

Folkecenter lkecenter da Dinamarca, com a Celpe e UFPE. A torre tem 23 m de altura e a hlice trips, tem 17 m de dimetro.

Voltar ao incio

Links
www.windpower.dk , www.windcenter.com , www.lol.com.br/~movidoavento , www.netsite.com.br/fgm www.bcity.com/fzanoto , www.highnet.combr/texas Voltar ao incio

Perguntas e Respostas
1. Qual a vantagem se se utilizar turbinas a gs ao invs de bombas a diesel? A absoro de cargas reversas nas turbinas a gs 4 vezes maiors que dos motores a diesel, assim pequenas turbinas podem ser usadas para dar partida em grandes motores, ao contrrio do motores a deisel. Motores a diesel requerem monitormento semanal, enquanto que as turbinas a gs precisam apenas de 5 minutos de giro em em intervalos de 1 a 2 meses, sem a necessidade de carga. A turbina possui tambm, 1/4 da vibrao esttica dos motores a diesel, sendo fcil o seu atenuamnto. 2. Porque as turbinas a vapor so as mais utilizadas dentre os diversos tipos de acionadores primrios existentes? Porque possuem vrias caractersticas muito positivas, dentre as quais podemos citar: facilidade de controle e a possibilidade de variao de velocidade, grande confiabilidade operacional, facilidade de operao, manuteno simples e econmica, e vida til longa. 3. Quais so os tipos de turbinas hirulicas mais importantes e conhecidas que podemos citar? So as turbinas francis, hlices, Kaplan, Driaz e Pelton. 4. Qual a turbina mais econmica e mais ecologicamente satisfatria?

A turbina elica, pois trabalha com o vento que uma fonte de energia inesgotvel e de graa, e ainda possui a vantagem de no produzir nenhum tipo de poluio. Voltar ao incio

Вам также может понравиться